Вы находитесь на странице: 1из 5

1/5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02604/10

Origem: Procuradoria Geral do Estado Natureza: Consulta Interessado: Jos Edsio Simes Souto Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes CONSULTA. Procuradoria Geral do Estado. Exigncia de dotao oramentria na diviso de recursos, havendo previso legal para o rateio de receita de origem privada. Deciso anterior pelo no conhecimento da consulta. Fatos em exame nas prestaes de contas. Anexao PCA da de 2010. ACRDO APL TC 00610/12

RELATRIO Tratava, o presente processo, de Consulta formulada pelo Excelentssimo Senhor Procurador-Geral do Estado, JOS EDSIO SIMES SOUTO. A Consulta, em sua origem, se cingia ao esclarecimento da seguinte questo: havendo previso legal para o rateio de receita de origem privada, a diviso dos recursos, segundo regras definidas na referida lei, exige dotao oramentria? Em 14 de julho de 2010, esta Corte, ao apreciar a matria, atravs do Parecer Normativo PN - TC 017/10 (fl. 212), decidiu, preliminarmente, em no conhecer da consulta, determinando que, nos autos, se abrisse prazo para a Procuradoria Geral do Estado se manifestar sobre as pretensas inconstitucionalidades da Lei 9.004/09, apontadas pelo Ministrio Pblico Especial junto a este Tribunal, e assim o TCE/PB pronunciar-se-ia a respeito da aplicabilidade ou no do art. 2, inciso VIII, e art. 5, incisos III, IV e V, da Lei Estadual 9.004/2009, em funo de afronta ao princpio da razoabilidade, como entendera o Ministrio Pblico, e sobre a eventual violao ao art. 48, da Lei Complementar 86/08, tudo com fundamento na Smula 347, do Supremo Tribunal Federal. Aps envio de esclarecimentos pelo Procurador-Geral do Estado (fls. 216/225), o Ministrio Pblico de Contas, em cota da Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz (fls. 238/241), entendeu no ser competente esta Corte para apreciar a constitucionalidade ou inconstitucionalidade em tese da Lei Estadual 9.004/09 ou de qualquer de seus dispositivos, mormente em tema de caderno

2/5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02604/10

processual decorrente originalmente de consulta no conhecida, devendo o Parecer PN - TC 017/10 ser declarado insubsistente e os autos encartados aos da prestao de contas dos Procuradores-Gerais do Estado ainda no examinadas, ocasio em que a aplicabilidade da Lei 9004/09 e seu efeitos oramentrio-financeiros poder ser examinada, tendo em vista a seguinte fundamentao: Malgrado o Pleno desta Corte de Contas ter se manifestado acerca da constitucionalidade do art. 2 , VIII e art, 5, II, IV e V, da Lei Estadual n 9.004/2009 para prosseguir na apreciao da matria veiculada no presente caderno processual, com fundamento na Smula 347 do STF, este Membro do Parquet de Contas entende insubsistente tal deciso, porquanto restaria configurado verdadeiro exerccio do controle de constitucionalidade de atos normativos por esta Corte de Contas. Aos Tribunais de Contas acorre a possibilidade de afastar a aplicao de lei reputada inconstitucional nos casos a elas submetidos, o que no significa que possa declarar inconstitucional certa norma ou seus dispositivos, nem muito menos exdruxulamente instar o prprio jurisdicionado de contas a faz-lo, porque tal competncia exclusiva e restrita ao Poder Judicirio, ao Legislativo, se exercida previamente, atravs das Comisses de Constituio e Justia quando da anlise dos projetos de lei, e ao Executivo, atravs dos vetos jurdicos. A Smula 347 permite que o Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, possa apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico, mas somente incidenter tantum, isto , na anlise do caso concreto, para fins de afastamento da incidncia da lei, por inconstitucional, havendo efeito somente inter partes. Vale salientar que pr-falada Smula encontra-se em via de reviso de interpretao. No caso sub examine, a partir do momento em que a Corte de Contas do Estado no conheceu da consulta e passou a verificar a inconstitucionalidade de dispositivos da Lei Estadual n. 9004/09, inclusive citando o interessado para sobre ela se pronunciar, no est mais exercendo o controle de constitucionalidade incidenter tantum, pois a discusso da constitucionalidade passa a ser analisada em abstrato e a questo sobre a aplicabilidade da lei no mais somente uma prejudicial da causa principal, vez esta j ter sido julgada. Desta forma, o Petrrio de Contas, ao aferir a constitucionalidade da norma ou de seus dispositivos usurpa, inequivocamente, competncia atribuda ao Judicirio.

3/5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02604/10 Observe-se, a este respeito, o entendimento do jovem constitucionalista Pedro Lenza:1 Por fim, conforme vimos, destacamos a Smula 347 do STF: O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do Poder Pblico. Conforme anota Bulos, embora os Tribunais de Contas ... no detenham competncia para declarar a inconstitucionalidade das leis ou atos normativos em abstrato, pois essa prerrogativa do Supremo Tribunal Federal, podero, no caso concreto, reconhecer a desconformidade formal ou material de normas jurdicas, incompatveis com a manifestao constituinte originria. Sendo assim, os Tribunais de Contas podem deixar de aplicar ato por consider-lo inconstitucional, bem como sustar outros atos praticados com base em leis vulneradoras da Constituio (art. 71, X). Reitere-se que essa faculdade na via incidental, no caso concreto, portanto. Outrossim, merece registro o comentrio tecido por Jorge Ulysses Jacoby Fernandes,2 verbis, em diametralmente oposta tese quela aqui defendida, por amor ao debate e livre circulao de idias: No pretende o Tribunal de Contas julgar a constitucionalidade de lei, com mesmo objetivo do Excelso Supremo Tribunal Federal. O Supremo julga leis, dizendo de seu valor objetivo em nosso ordenamento jurdico. Vale dizer, a competncia do Supremo Tribunal Federal abrange a prpria lei, emprestando-lhe a validade, ou suprimindo a sua existncia no campo da realidade jurdica. O Tribunal de Contas, por outro lado, aprecia a constitucionalidade. No o fato de ser incidental, ou no, que retira a faculdade de julgamento, o que importa que o efeito decorrente deste, diversamente do que o Supremo Tribunal impe, to-somente o de conduzir a interpretao da lei a parmetros centrados na Constituio Federal, sem, de fato, implicar em efeito objetivo sobre a norma. Alguns julgados demonstram que as Corte de Contas analisam o controle caracteristicamente incidental de constitucionalidade.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. 13. ed. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 447. FERNANDES, Jorge Ulysses Jacoby. Tribunais de Contas do Brasil: jurisdio e competncia. Belo Horizonte: Frum, 2005, p. 328.
2

4/5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02604/10

Conforme Relatrio do Ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, consignado no voto do Acrdo n 913/2005: 20.2 De fato, o controle de constitucionalidade no mbito do TCU aquele de ordem difusa, destarte, no h prejudicialidade em, a cada processo, afastar-se norma por inconstitucional, ainda que a questo esteja em debate no STF. De mais a mais, a Lei n. 9.868/98 no veda a realizao de controle difuso, ante a tentativa de afastar norma do mundo jurdico por meio do controle concentrado. Ressalva apenas a vinculao deciso do STF nas Aes Direta e Indireta de Inconstitucionalidade, o que ainda no ocorreu. 20.3 Assim, est plenamente legitimado este Tribunal, no exerccio de suas competncias constitucionais, em velar pela constitucionalidade dos atos do poder pblico, especialmente os atos de natureza infralegal, como o caso da Resoluo 388/97 do TST, que receber mais comentrios adiante. (TCU, 2005a, p. 5/6). Portanto, o objetivo precpuo do controle de constitucionalidade pelo Tribunal de Contas no o ataque direto e frontal lei ou ato normativo, visto que exerce somente o controle incidental de constitucionalidade. Themstocles Brando Cavalcante, no artigo O Tribunal de Contas rgo Constitucional Funes Prprias e funes Delegadas, citado por Jorge Ulysses Jacoby Fernandes,3 assenta o seguinte: Exerce o Tribunal de Contas o controle de constitucionalidade usando apenas da tcnica da interpretao que conduz valorizao da Lei Maior. Neste ponto tem aplicado o princpio da supremacia da Constituio. No pode, entretanto, anular ato, nem anular lei, mas apenas deixar de aplic-la por inconstitucional. (Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, RJ, 109:1-10, jul/set 1972, p. 08) (grifo nosso) Por fim, pugnou ainda a Procuradoria por representao ao Excelentssimo Senhor Governador de Estado, com vistas ao exerccio da legitimidade ad causam prevista no artigo 103, da Lex Major para a propositura de ao direta de inconstitucionalidade e/ou ao declaratria de constitucionalidade da Lei Estadual n. 9004/09 junto ao Supremo Tribunal Federal.

Op. Cit., p. 329.

5/5

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Processo TC 02604/10

VOTO DO RELATOR Em vista do exposto e em conformidade com o entendimento da representante do Ministrio Pblico Especial da Paraba, VOTO no sentido de que o Tribunal decida: a) DETERMINAR a anexao do presente processo aos autos da prestao de contas da Procuradoria Geral do Estado relativa ao exerccio de 2010, na qual est em anlise o fato aqui tratado; e b) ENCAMINHAR cpias da presente deciso e do pronunciamento do Ministrio Pblico de Contas ao Excelentssimo Senhor Governador de Estado, para as providncias que entender cabveis.

DECISO DO TRIBUNAL PLENO DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os presentes autos do Processo TC 02604/10, referentes consulta formulada pelo Senhor Jos Edsio Simes Souto acerca da exigncia de dotao oramentria na diviso dos recursos para o rateio de receita de origem privada, segundo regras definidas em lei, ACORDAM, os membros do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (TCE/PB), unanimidade, nesta data, na conformidade do voto do Relator, em: a) DETERMINAR a anexao do presente processo aos autos da prestao de contas da Procuradoria Geral do Estado relativa ao exerccio de 2010, na qual est em anlise o fato aqui tratado; e b) ENCAMINHAR cpias da presente deciso e do pronunciamento do Ministrio Pblico de Contas ao Excelentssimo Senhor Governador de Estado, para as providncias que entender cabveis. Registre-se e publique-se. TCE Sala das Sesses do Tribunal Pleno. Plenrio Ministro Joo Agripino.

Conselheiro Fernando Rodrigues Cato Presidente

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Procuradora-Geral Isabella Barbosa Marinho Falco Representante do Ministrio Pblico de Contas

Вам также может понравиться