Вы находитесь на странице: 1из 3

Exerccios Para Entrega Folha de respostas Nome: Gabriel Farina Nome: Leonardo Romito Nogueira Nome: Vitor dos

s Santos G. Mauri Turma: 1 Perodo: Diurno RA: RA: 12.01815-5 RA: 12.03063-5 Data: 29/08/2012

Prof.: Mesquita

Exp.1: Medidas de Massas, Volumes e Densidade; Preciso, Exatido e Erros


1) Qual a ordem de preciso ESPERADA para os instrumentos analisados no 1 item do procedimento? Explique. De acordo com o experimento, o aparelho mais preciso a bureta, seguida da pipeta, proveta e bquer. 2) Procure justificar por que a maioria dos equipamentos de laboratrio constituda de vidro. A maioria dos equipamentos de laboratrio constituda de vidro pois o vidro um material que suporta altas temperaturas, condio necessria para muitos experimentos, alm de nos dar uma maior visibilidade do experimento.

3) Considere as espcies: gua, acetona, bloco de isopor, pea de madeira e hexano. Identifique aquelas para as quais podemos falar em massa especfica. Podemos falar em massa especfica para a gua, acetona e hexano.

4) Classifique as seguintes propriedades em intensivas e extensivas: massa, presso, temperatura, volume, massa molar, quantidade de matria (nmero de mols), densidade, massa especfica, concentrao molar (molaridade). So propriedades intensivas: temperatura, massa molar, quantidade de matria, densidade e concentrao molar. J as propriedades extensivas so: massa especfica, volume e presso.

5) Qual a distino entre os termos densidade e massa especfica? Usa-se a densidade para representar a razo entre a massa e o volume de objetos slidos (ocos ou macios), e massa especfica para representar lquidos e substancias.

6) Explique por que as densidades variam com a temperatura.


Uma certa quantidade de matria pode ter seu volume aumentado, pois com o aumento da temperatura haver a dilatao, ocasionada pela separao das molculas e dos tomos. J com a diminuio da temperatura, o volume tambm diminui, ou seja, o volume diretamente proporcional temperatura.

Qumica

Exerccios Para Entrega Folha de respostas 7) Faa o desenho de um picnmetro e descreva, sucintamente, como deveria ser feita a medida da densidade de um lquido.

Para determinar a densidade de um lquido com o picnmetro deve seguir os seguintes procedimentos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Verificar se o picnmetro est limpo e livre de resduos; Pes-lo vazio e com a tampa para achar o P1; Enche-lo at a borda com o lquido que ser analisado; Tamp-lo de forma a transbordar o excesso do produto; Limpar e secar o exterior do picnmetro; Pesar o picnmetro cheio para achar o P2; P2-P1=M (massa do lquido); Adotar V como o volume declarado no certificado de calibrao do picnmetro e Determinar a densidade do lquido utilizado a frmula: D=M/V.

8) Cinco analistas realizaram a dosagem de chumbo em uma mesma amostra de gua. Os resultados das anlises, realizadas em triplicata esto listadas abaixo:

Qumica

Exerccios Para Entrega Folha de respostas 9) O que se entende por densidade relativa? Densidade relativa a relao entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substncia estabelecida como padro. No clculo da densidade relativa de slidos e lquidos, o padro usualmente escolhido a densidade absoluta da gua, que igual a 1,000 kg/dm (equivalente a 1,000 g/cm) a 4C.

10) Sob quais condies a densidade da gua pode ser considerada igual a 1000 kg/m3? A gua pode ser considerada igual a 1000 kg/m sob temperatura constante de 4C e presso atmosfrica de 1 atm.

Qumica

Вам также может понравиться