Вы находитесь на странице: 1из 8

Universidade de Braslia Faculdade de Direito Disciplina: Introduo ao Direito II 1/2011 Aluno: Karlo Eric Galvo Dantas

TRABALHO FINAL Unidade 11 A hermenutica de Dworkin e a norma jurdica vista sob o conceito de integridade do direito. A complementaridade principiolgica entre igualdade e liberdade.

1. INTRODUO

O presente trabalho faz uma anlise de trs captulos de distintas obras de Ronald Dworkin, relacionados mesma temtica a questo da interpretao da norma jurdica sob a tica da integridade do Direito. Nesse sentido, as trs sees seguintes do trabalho se referem, respectivamente, resenha das obras trabalhadas, quais sejam: Levando os Diretos a Srio, O Imprio do Direito e Uma Questo de Princpios. Em seguida, a partir da anlise dos referidos textos, nos propomos a relacionar as idias defendidas por Dworkin com o filme Filadlfia.

2. LEVANDO OS DIREITOS A SRIO

No ltimo captulo de seu livro Levando os Direitos a Srio, intitulado Os direitos podem ser controversos?, Dworkin defende que, frequentemente, h apenas uma resposta certa para questes complexas de direito e moralidade poltica (ele insiste que razovel dizer que o processo tem por finalidade descobrir, e no inventar, os direitos das partes interessadas). No entanto, segundo o autor, h uma objeo bastante disseminada contra sua tese, a qual argumenta que, por vezes, no h uma nica resposta correta, mas vrias respostas. Segundo ele, essa objeo, se bem sucedida, pode ser destrutiva, pois a resposta correta seria fruto de apenas uma escolha dentre as vrias disponveis, e no uma deciso imposta pela razo.

Dworkin afirma que a objeo a sua tese, apesar de atrativa, no pode ser sustentada por argumentos vlidos. Ele, portanto, contesta (por meio de argumentos lgicos), dois tipos de argumentos que poderiam ser utilizados o argumento prtico (apesar de haver uma resposta correta, ela seria inacessvel) e o argumento terico (h vrias respostas igualmente vlidas, mas cada juiz acha que a sua a correta). Em defesa de sua tese, Dworkin afirma que uma proposio do direito pode ser considerada verdadeira se for mais coerente do que a proposio contrria com a teoria jurdica que justifique melhor o direito estabelecido. Em uma situao hipottica, Dworkin incorpora um filsofo, defensor da idia de que no h resposta correta, mas apenas respostas, a um debate entre juzes. Por meio do que ele chama de juzo de empate (uma resposta do tipo no h resposta correta um juzo de mesma natureza que qualquer uma das outras respostas disponveis e igualmente falvel), e utilizando-se de argumentos lgicos, o autor refuta a tese do filsofo, e afirma que impossvel manter a tese de que no h resposta correta, a no ser que sejam estabelecidas algumas premissas que permitam resistir inferncia de que uma proposio falsa quando no verdadeira. Dworkin afirma que, a partir de seus argumentos, a objeo segundo a qual no pode haver resposta certa num caso difcil j no pode ser facilmente justificada pelo senso comum ou pelo realismo. Segundo o autor, o argumento prtico em favor dessa objeo equivocado e o argumento terico completamente frgil, no podendo nem mesmo ser enunciado sem que suas afirmaes se desintegrem no mesmo fundamento que pretende contestar. Assim Dworkin conclui, ratificando sua tese: o mito de que num caso difcil s existe uma resposta correta to obstinado quanto bem-sucedido. Sua obstinao e seu xito valem como argumentos de que no se trata de um mito.

3. O IMPRIO DO DIREITO

O captulo VII do livro O Imprio do Direito trata da Integridade no Direito. Segundo essa teoria, defendida por Dworkin, as afirmaes jurdicas so opinies interpretativas que combinam elementos que se voltam tanto para o passado quanto para o futuro. Portanto, o direito como integridade nega tanto o convencionalismo (voltado ao passado) quanto os programas instrumentais do pragmatismo jurdico

(voltado para o futuro), porque ambas, isoladamente, no tratam da prtica jurdica em sua totalidade. O autor defende, ainda, que o direito como integridade tanto o produto da interpretao abrangente da prtica jurdica quando sua fonte de inspirao e que as proposies jurdicas so verdadeiras se constam, ou se derivam, dos princpios de justia, equidade e devido processo legal que oferecem a melhor interpretao construtiva da prtica jurdica da comunidade. Nesse texto, Dworkin faz uma comparao entre a produo de um romance em cadeia (no qual diferentes autores so responsveis por escrever um captulo de um romance a partir de captulos escritos anteriormente) e as decises judiciais. De forma anloga, tanto os romancistas quanto os juzes devem interpretar os captulos (ou decises) precedentes e criar o seu prprio captulo (deciso) da melhor maneira possvel. A tarefa de se escrever tal romance se compara complexidade de se decidir um caso difcil. Para tal tarefa, Dworkin prope duas dimenses a que os romancistas/juzes devem se submeter na questo da interpretao: a dimenso da adequao (segundo a qual a interpretao deve fluir sem lacunas carentes de explicao) e a dimenso da justificao (a definio da melhor interpretao possvel, dentre as possveis, expondo os argumentos). Nessa linha de comparao, no mbito do direito como integridade, Dworkin atribui ao juiz o papel de um autor na cadeia do direito consuetudinrio. Ele deve considerar decises anteriores (para casos que tratam de problemas semelhantes) como parte de uma longa histria que ele tem de interpretar e continuar, de acordo com suas opinies, sugerindo o melhor andamento a ser dado histria em questo. Ele ressalta, porm, que no direito, a interao entre adequao e justificao complexa trata-se de um delicado equilbrio entre convices polticas de diversos tipos. Dessa forma, na tentativa de mostrar essa complexa estrutura da interpretao jurdica, Dworkin se vale de um juiz imaginrio, o qual chama de Hrcules, nome atribudo pelo fato de ele possuir capacidade e pacincia sobre-humanas, pois essas so as virtudes necessrias para lidar com a complexidade da norma no tempo e no espao. Em sua histria hipottica, o juiz Hrcules deve decidir o caso McLoughlin. Por ser um juiz metdico e criterioso, ele seleciona, previamente, seis hipteses que possam ser correspondentes a melhor interpretao dos casos precedentes. No entanto, estas hipteses so contraditrias entre si, e, portanto, somente uma pode

prevalecer. De imediato, Hrcules rejeita trs hipteses, seja pelo fato de casos precedentes no serem coerentes com os princpios subjacentes a cada interpretao, seja por no anunciarem princpios de justia ou equidade. O direito como integridade pressupe que os juzes se encontram em situao muito diversa daquela dos legisladores, j que aqueles no tm a liberdade que prerrogativa destes (muitas vezes devem at mesmo restringir suas convices polticas em seu juzo interpretativo em favor da verdadeira histria poltica de sua comunidade). Ademais, a interpretao jurdica deve se basear numa teoria coerente que abarque a vasta rede de estruturas e decises polticas como um todo (Dworkin defende que tal tarefa no est ao alcance de um juiz real, por isso mesmo cria um juiz hercleo). Restam outras trs hipteses, cujos princpios se ajustam s decises anteriores. Hrcules deve, portanto, investig-las sobre um foco mais amplo, com maior alcance, como, por exemplo, considerar prejuzos econmicos, e no apenas os fsicos ou morais, que o caso McLoughlin parece mostrar em princpio. Hrcules prefere uma interpretao que no seja muito distante daquilo que os juzes do passado disseram e fizeram, e leva em considerao suas mais slidas convices polticas sobre o valor moral (que inclui duas virtudes: justia e equidade) para a anlise das hipteses restantes. Para ajud-lo nessa tarefa, Dworkin apresenta o conceito de prioridades locais, relacionadas diviso em reas do direito. Segundo o autor, o direito como integridade deve condenar o esprito geral da compartimentalizao do direito, pois pede que os juzes tornem a lei coerente como um todo, pelo menos at onde seja possvel. No obstante, o direito como integridade interpretativo, e a diviso do direito caracterstica da prtica jurdica que nenhuma interpretao competente pode ignorar. Diante disso, j que no pode fugir de tal prtica, Hrcules procura uma interpretao construtiva da compartimentalizao (se faz sentido opinio pblica, ela deve estimular a atitude de protesto que a integridade favorece). Esse procedimento consiste em ampliar o foco de sua anlise desde que sejam atendidos os princpios na etapa anterior. Diante de todas as variveis que envolvem a questo, Hrcules decide-se pela quinta hiptese, baseado em sua opinio de que esta deciso estava respaldada num princpio mais equitativo e mais justo do que qualquer outro que satisfizesse o critrio de adequao. A partir dessa deciso, Dworkin expe algumas

possveis crticas/objees que podem surgir e se prope a refut-las, derrubando uma a uma com seus argumentos. Em seu texto, Dworkin tambm aborda, assim como na primeira obra estudada, a questo do ceticismo no direito, que diz respeito recusa do direito como integridade em aceitar a opinio popular de que no existem respostas corretas nos casos difceis. Mais uma vez ele desarticula as crticas por considerlas frgeis. Dworkin analisa, relativamente exigncia de adequao, a distino entre competio e contradio entre princpios. Nesses casos, exige-se um sistema no arbitrrio de prioridade, que reflita as fontes principiolgicas em um nvel mais profundo da moral poltica, mesmo que, para isso, seja necessrio declarar equivocadas algumas decises judiciais anteriores os princpios, mesmo que conflitantes, podem conviver confortavelmente dentro da mesma interpretao jurdica. Em resumo, conclui o autor que Hrcules esfora-se por chegar a um conjunto de princpios que possa oferecer integridade um sistema para transformar os diferentes laos da corrente do direito numa viso de governo dotada de uma s voz, mesmo que muito diferente das vozes dos lderes do passado.

4. UMA QUESTO DE PRINCPIO

O sexto captulo do livro Uma Questo de Princpio intitulado De que Maneira o Direito se Assemelha Literatura. Neste captulo, Dworkin argumenta que o Direito inteiramente poltico e deve ser interpretado de maneira abrangente. Prope, portanto, para melhor compreenso da interpretao jurdica, compar-la com a interpretao de outros campos do saber, em especial da literatura. O principal problema enfrentado pela doutrina jurdica analtica relativo ao sentido que se deve dar s proposies. Esse problema decorre, segundo o autor, pelo fato de essas proposies serem essencialmente descritivas, mas extremamente difcil dizer exatamente o que que elas descrevem, principalmente em casos difceis. No caso de normas jurdicas imprecisas, ou ambguas, alguns juristas defendem que elas devem ser interpretadas, aplicando tcnicas de interpretao da lei.

No entanto, Dworkin se questiona de que trata a interpretao da lei. Seria buscar a inteno do legislador? Alguns juristas mais cticos defendem que os juzes se valem desse argumento para imporem sua prpria viso acerca do que a lei deveria ter sido. Mas Dworkin defende que a interpretao deve ser dissociada da inteno do falante. Segundo ele, a interpretao deve ser mais abrangente, e prope que os juristas deveriam estudar a interpretao literria ou de outras formas artsticas, at mesmo porque na literatura foram defendidas muito mais teorias da interpretao que no Direito. Nesse sentido, Dworkin diz que no est preocupado em descobrir qual sentido o autor quis dar a determinada palavra, mas sim ao significado da obra como um todo. Ele prope a chamada hiptese esttica, na qual a interpretao de uma obra literria tenta mostrar que maneira de ler o texto revela-o como melhor obra de arte. No entanto, ele ressalta que o estilo de interpretao no pode ser desvinculado das convices tericas do crtico literrio nem de suas opinies a respeito da coerncia e da integridade na arte, a despeito de haver muitas discordncias entre os crticos acerca do que considerar como integrao. Por essa razo, a hiptese esttica de Dworkin abandona a esperana de resgatar a objetividade na interpretao. Utilizando a interpretao literria como modelo para a anlise jurdica, Dworkin tenta derrubar, em certa medida, a distino entre o autor e o crtico literrio, comparando-os ao legislador e ao juiz, respectivamente. Utiliza-se, para essa comparao, do romance em cadeia, tratado na obra O Imprio do Direito, no qual cada novo romancista deve ser, ao mesmo tempo, intrprete e criador. Segundo ele, decidir casos controversos no Direito pode ser comparado a este trabalho literrio, ou seja, o juiz deve ler tudo o que outros juzes escreveram no passado para chegar a uma opinio sobre o que esses juzes fizeram coletivamente e, como parceiro de um complexo empreendimento em cadeia, deve decidir o novo caso, pois seu trabalho continuar essa histria no futuro por meio do que ele faz agora. Assim como no romance em cadeia, uma interpretao jurdica plausvel deve ajustar-se aos captulos anteriores (Dworkin no requer que a teoria de ajuste adotada por juzes distintos seja nica) e deve, tambm, demonstrar sua finalidade e seu valor (no caso do Direito, valor poltico e no artstico, obviamente). Dworkin refuta as objees que poderiam ser feitas a sua tese de que a interpretao no Direito essencialmente poltica. Ele defende que valer-se de uma

teoria poltica no uma corrupo da interpretao, mas parte do que significa interpretao. Por fim, ele reitera que poltica, arte e Direito esto unidos, de algum modo, na filosofia.

5. O FILME FILADLFIA

O filme Filadlfia retrata a discriminao da homossexualidade. O personagem interpretado pelo ator Tom Hanks, um advogado em ascenso, sabotado no escritrio em que trabalha, aps ser descoberto portador do vrus da AIDS, ao ponto de ser demitido por supostamente ser homossexual. Diante disso, ele resolve ajuizar uma ao de indenizao contra os scios do escritrio, e, a partir da, se desenvolve a trama do filme, que nos leva a questo dos princpios do Direito, em especial os princpios fundamentais da igualdade e da liberdade. A principal relao que podemos fazer do filme com as idias de Dworkin diz respeito ao entrechoque de valores, aspecto indissocivel de qualquer interpretao da norma jurdica. Se ambos princpios igualdade e liberdade esto previstos pela Constituio, hierarquicamente equivalentes, qual deve prevalecer no julgamento do caso? O advogado homossexual deve ser tratado igualitariamente aos demais funcionrios ou o escritrio tem liberdade para demiti-lo em razo de sua doena e de sua opo sexual? Que diferenas so constitucionalmente admissveis? Para Dworkin, esse julgamento s admite uma sentena, e s pode ser obtida a partir do caso concreto. Pelo seu conceito de integridade do direito, que prega a interpretao da norma a partir de uma viso abrangente, que requer justia e equidade, se satisfeitos os critrios de adequao, a resposta correta s pode ser encontrada mediante imerso total no conflito, buscando a essncia da moral poltica. Retornando ao filme, no julgamento do caso, a corte, mediante o conflito entre dois princpios fundamentais, d ganho de causa ao personagem de Tom Hanks. Admite, portanto, que a igualdade, naquele caso concreto, era o princpio que melhor representava a moral poltica e a justia.

6. CONCLUSO

Dworkin resgata o problema da aplicao da norma jurdica. Para tanto, prope o conceito de integridade do direito para a questo hermenutica. Sua tese defende que a soluo para um caso complexo nica, que, no entanto, depende de um encadeamento de idias, indissociveis de valores morais e polticos, e devem atender a requisitos de adequao e justificao. Os trs textos abordados neste trabalho tematizam essa questo e do suporte analise do filme Filadlfia sob a tica do conflito entre princpios constitucionais. Para o autor, os princpios, mesmo que conflitantes, podem conviver confortavelmente dentro da mesma interpretao jurdica, mas o caso concreto requer apenas uma soluo a leitura que faz o texto literrio ser artisticamente melhor.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a srio. Trad. Nelson Boeira. So Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 429-445. _______________. O imprio do direito. Trad. Jefferson Luiz Camargo. Rev. Gildo S Leito Rios. So Paulo: Martins Fontes, 2007, 2 ed. p. 271-331. _______________. Uma questo de princpios. Trad. Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 2001, 1 ed. 2 reimp. p. 217-249. FILADLFIA. Direo de Jonathan Demme. Los Angeles: Clina Estetico e Tristar Pictures, 1993. 1 dvd NTSC (128 min). Son. Leg. Color.

Вам также может понравиться