Вы находитесь на странице: 1из 33

DIREITO PENAL

PROF. VITOR SOUZA

SOLARIS - OAB / 2012 FGV

TPICOS DA 1 AULA
I NOOES GERAIS DE DIREITO PENAL 1 CONCEITO 2 FONTES II - LEI PENAL NO TEMPO 1 ANTERIORIDADE 2 SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO 3 - TEMPO DO CRIME III LEI PENAL NO ESPAO 1 TERRITORIALIDADE 2 EXTRATERRITORIALIDADE RESOLUO DE QUESTES DE CONCURSO

I . NOOES INTRODUTRIAS DE DIREITO PENAL 1.1 - CONCEITO a) CONCEITO FORMAL: conjunto de normas que qualificam certos comportamentos humanos como infraes penais, definindo seus agentes e fixandolhes sanes aplicveis. b) CONCEITO SOCIOLGICO: instrumento (ao lado dos outros ramos do direito) de controle social de comportamentos desviados, visando necessria disciplina social. Conceito que atribui uma finalidade, uma funo ao direito penal. c) Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo: so faces da mesma moeda. - DIREITO PENAL OBJETIVO: todo o conjunto de normas, inseridas ou no no Cdigo Penal, mas que, de alguma forma, regule a matria de direito penal. - DIREITO PENAL SUBJETIVO: o chamado ius puniendi o Estado, ou seja, o direito que o Estado tem (positivo) ou no (negativo) de punir aquele que viole a lei penal. EM REGRA, O PODER PUNITIVO MONOPOLIZADO PELO ESTADO. - Exceo: Lei 6.001 Estatuto do ndio.

1.2 - FONTES DO DIREITO PENAL As fontes indicam o lugar de origem, ou seja, de onde vm as normas (Fonte Material) e indicam, tambm, como as mesmas se revelam (Fonte Formal). 1.2.1 - Fonte Material: Fonte de produo das normas penais. Art. 22, I, CF/88: atribuio privativa da Unio. Art. 22. Compete privativamente Unio legislar sobre: I direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial e do trabalho; (...) Pargrafo nico. Lei complementar poder autorizar os Estados a legislar sobre questes especficas das matrias relacionadas neste artigo. 1.2.2 - Fontes Formais: forma pela qual o direito se nos

apresenta. a) Imediatas: Lei, CF/88, TIDH, Jurisprudncia (Smulas) b) Mediatas: Princpios Gerais do Direito, a doutrina e Costumes.

OBSERVAES IMPORTANTES
1) TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS (TIDH): - Com a EC Nr 45, os TIDH adquiriram o status de emenda constitucional, quando aprovadas pelo processo formal de aprovao da emenda constitucional. 2) COSTUMES: comportamentos uniformes e constantes pela convico de sua obrigatoriedade e necessidade jurdica. a) No existe costume incriminador no ordenamento jurdico brasileiro; b) Uma lei s pode ser revogada por outra lei (LICC). Enquanto no revogada a lei, tem sua aplicao e eficcia plenas. A CORRENTE QUE PREVALECE. Portanto, no h que se falar em costume abolicionista (descriminalizador).

1.4 TEORIA DA NORMA 1.4.1 Norma Penal No Incriminadora (sentido amplo): a) Explicativa b) Permissiva: - Justificante; - Exculpante. c) Complementar 1.4.2 Norma Penal Incriminadora (sentido estrito): a) Proibitivas: exemplo, art. 155, 157, 121 etc. b) Mandamentais: art. 13, 2 ; Art. 269. 1.4.3 Norma Penal Em Branco: lei que depende de complemento normativo (dado por outra norma). Que se divide em: a) Heterognea: b) Homognea: - HOMOVITELINA (HOMLOGA) - HETEROVITELINA (HETERLOGA) 1.4.4 - Tipo aberto: depende de juzo valorativo dado pelo juiz. Ex.: crimes culposos (negligncia, imprudncia e impercia).

2. LEI PENAL NO TEMPO 2.1 - ANTERIORIDADE: cominao legal.

CP. Art. 1 - No h crime sem lei anterior que o defina. No h pena sem prvia CF/88. Art. 5.

XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; CARACTERSTICAS DA LEI PENAL: - Proibio da retroatividade malfica (in mallan parten). - LEI ESCRITA: afastando a aplicao do direito consuetudinrio (costumes). - LEI ESTRITA: lei clara, taxativa, afastando a utilizao da analogia. - ANALOGIA x INTERPRETAO ANALGICA 1) Analogia: quando aplicamos a lei do caso A para situao semelhante no caso B. 2) INTERPRETAO ANALGICA: tcnica legislativa no sentido de indicar um comportamento tpico que servir de base para outros comportamentos semelhantes, de mesma natureza, exemplo, art. 121, 2. - REGRA GERAL: No Direito Penal Brasileiro vedada a analogia e amplamente utilizada a interpretao analgica.

2.2 - SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO Lei penal no tempo CP. Art. 2. Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. Lei excepcional ou temporria Art. 3 - A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

2.3 - IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL REGRA GERAL CF/88, ART. 5, XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; a) Lei Nova Incriminadora: NO RETROAGE b) Lei Nova Mais Gravosa / In pejus: NO RETROAGE

2.4 - EXCEES IRRETROATIVIDADE: Art. 2 do CP: a) Lei Nova Abolicionista / Abolitio Criminis: RETROAGE b) Lei Nova Mais Benfica / In mellius: RETROAGE Observao: Os efeitos extra-penais permanecem, mesmo com a abolitio criminis, exemplo, obrigao de indenizar.

2.5 ULTRA-ATIVIDADE : Art. 3 do CP a) Leis Temporrias: So aquelas cuja vigncia vem previamente fixada pelo legislador, no prprio texto da lei. b) Leis Excepcionais: So aquelas que vigem durante situao de emergncia. * Crimes permanentes: So aqueles cuja consumao se prolonga no tempo. Ex, art. 159 CPP. Art. 303. Nas infraes permanentes, entende-se o agente em flagrante delito enquanto no cessar a permanncia. SMULA 711-STF: A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou permanncia

SUCESSO DE LEIS PENAIS NO TEMPO: VISO GERAL DA EXTRATIVIDADE

Vigncia

Revogao

Retroatividade
Nova Lei Mais Benfica

Atividade

Ultra-atividade
Lei Temporria, excepcional e a Lei Mais Benfica

2.6 TEMPO DO CRIME 2.6.1 - Teorias do Tempo do Crime: a) TEORIA DA ATIVIDADE: o crime se consuma no momento da atividade ainda que outro seja o momento do resultado. b) TEORIA DO RESULTADO: o crime se consuma no momento do resultado, no importando o momento da conduta. c) TEORIA MISTA/UBIQUIDADE: o crime se considera praticado tanto no momento da conduta quanto do resultado. O BRASIL ADOTOU A TEORIA DA: ATIVIDADE CP. Art. 4 Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

2.6.2. Importncia Prtica da Anlise do Tempo do Crime: a) Anlise da Imputabilidade do Agente: Se a conduta se deu quando o seu agente era menor de 18 anos, aplicar-se- o ECA, no importando se o resultado se deu em tempo em que o agente j tinha mais de 18 anos. b) Anlise das Circunstncias da Vtima: - Art. 121, 4o (...). Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. (Redao dada pela Lei n 10.741, de 2003). - Art. 213, 1 - Qualificadora (Redao dada pela Lei 12.015/09); Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso: (Redao dada pela Lei n 12.015, de 2009) Pena - recluso, de 6 (seis) a 10 (dez) anos. 1o Se da conduta resulta leso corporal de natureza grave ou se a vtima menor de 18 (dezoito) ou maior de 14 (catorze) anos: Pena - recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. c) Entendimento da Sucesso de Leis no Tempo.

3. LEI PENAL NO ESPAO 3.1 - TERRITORIALIDADE: Aplica-se a lei do territrio do crime, no importando a nacionalidade dos sujeitos ou do bem jurdico. Art. 5 do CP. CP. Art. 5 Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.

3.2 - TERRITRIO NACIONAL: a) Territrio Real: a poro circunscrita pelas fronteira nacionais. Nele esto contidos o solo, subsolo, mar territorial, espao areo nacional e plataforma continental: Art. 5 Caput. b) Territrio Ficto: Art. 5. 1. Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em altomar.

3.3 - EXCEES TERRITORIALIDADE CP. Art. 5. Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional - A embaixada no territrio por extenso: mas inviolvel, sendo aplicvel a lei penal do pas de origem. 2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. - No se aplica a lei brasileira em embarcaes ou aeronaves pblicas estrangeiras (Princpio da Reciprocidade).

3.4 LUGAR DO CRIME 3.4.1 - Teorias do Lugar do Crime: a) Teoria da Atividade: Lugar do crime aquele em que se realizou a conduta tpica; b) Teoria do Resultado / ou do Evento: Lugar do crime aquele em que ocorreu o evento ou o resultado, ou seja, onde o crime se consumou. c) Teoria da Ubiquidade / Mista / Unitria: o lugar do crime tanto pode ser o da ao quanto o do resultado. O BRASIL ADOTOU A TEORIA DA: UBIQUIDADE / MISTA CP. Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

PARA NO ESQUECER NA HORA DA PROVA: Lugar e Tempo do Crime

LUTA L (Lugar) + U (Ubiquidade) - T (Tempo) + A (Atividade)

3.4 EXTRATERRITORIALIDADE Aplicao da lei penal brasileira a condutas ocorridas alm de seus limites territoriais (Extraterritorialidade art. 7 do CP). 3.4.1 - EXTRATERRITORIALIDADE INCONDICIONADA: Aplica-se a lei brasileira aos fatos ocorridos no estrangeiro sem qualquer condicionante (art. 7, I, c/c o 1): Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: I - os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; 1 - Nos casos do inciso I, o agente punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.

3.4.2 - EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA:

II - os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir; b) praticados por brasileiro; c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados. Condicionantes: 2 - Nos casos do inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies: a) entrar o agente no territrio nacional; b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.

3.4.5 - EXTRATERRITORIALIDADE HIPER-CONDICIONADA: 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia.

Assinale Certo ou Errado:


1 (TRF 5 2004) A lei penal mais benfica a nica tem extraatividade: retroativa quando posterior e ultra-ativa, quando anterior. 2. (TR3 10 Concurso) A lei posterior que de qualquer forma favorecer o agente, aplica-se, retroativamente, ainda que haja sentena condenatria transitada em julgado. 3) (PGR 22 Concurso adaptada) Por serem dotadas de ultra-atividade, as leis excepcionais e temporrias aplicam-se a quaisquer delitos, desde que seus resultados tenham ocorrido durante a sua vigncia.

4) FGV 2010 OAB. Em 7 de fevereiro de 2010, Ana, utilizando-se do emprego de grave ameaa, constrange seu amigo Lucas, bemsucedido advogado, a com ela praticar ato libidinoso diverso da conjuno carnal. Em 7 de agosto de 2010, Lucas comparece delegacia policial para noticiar o crime, tendo sido instaurado inqurito a fim de apurar as circunstncias do delito. A esse respeito, correto afirmar que o promotor de justia a) dever oferecer denncia contra Ana pela prtica do crime de atentado violento ao pudor, haja vista que, por se tratar de crime hediondo, a ao penal pblica incondicionada. b) nada poder fazer, haja vista que os crimes sexuais, que atingem bens jurdicos personalssimos da vtima, s so persequveis mediante queixacrime. c) dever pedir o arquivamento do inqurito por ausncia de condio de procedibilidade para a instaurao de processo criminal, haja vista que a ao penal pblica condicionada representao, no tendo a vtima se manifestado dentro do prazo legalmente previsto para tanto. d) dever oferecer denncia contra Ana pela prtica do crime de estupro, haja vista que, com a alterao do Cdigo Penal, passou-se a admitir que pessoa do sexo masculino seja vtima de tal delito, sendo a ao penal pblica incondicionada.

5) FGV 2011 OAB - Acerca da aplicao da lei penal no tempo e no espao, assinale a alternativa correta. a) Se um funcionrio pblico a servio do Brasil na Itlia praticar, naquele pas, crime de corrupo passiva (art. 317 do Cdigo Penal), ficar sujeito lei penal brasileira em face do princpio da extraterritorialidade. b) O ordenamento jurdico-penal brasileiro prev a combinao de leis sucessivas sempre que a fuso puder beneficiar o ru. c) Na ocorrncia de sucesso de leis penais no tempo, no ser possvel a aplicao da lei penal intermediria mesmo se ela configurar a lei mais favorvel. d) As leis penais temporrias e excepcionais so dotadas de ultraatividade. Por tal motivo, so aplicveis a qualquer delito, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigncia.

6) FGV 2010 DELEGADO DE POLCIA / Amap. 43 Relativamente ao tema da territorialidade e extraterritorialidade, analise as afirmativas a seguir. I. Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra a administrao pblica, por quem est a seu servio. II. Ficam sujeitos lei brasileira, os crimes praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro ainda que julgados no estrangeiro. III. Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro os crimes contra o patrimnio da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio ou de Municpio quando no sejam julgados no estrangeiro. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

7) FGV 2010 DELEGADO DE POLCIA / Amap. Assinale a alternativa que apresente local que no considerado como extenso do territrio nacional para os efeitos penais. (A) aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro, desde que o crime figure entre aqueles que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir. (B) as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. (C) as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica, onde quer que se encontrem. (D) aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil. (E) as embarcaes e aeronaves brasileiras, a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.

10) (TJ/SP 2006) JOS foi vtima de um crime de extorso mediante sequestro (art. 159 do C. Penal), de autoria de CLVIS. O Cdigo Penal, em seu art. 4, com vistas aplicao da lei penal, considera praticado o crime no momento da ao omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questo, antes da liberao involuntria do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor uma lei nova, agravando as penas. Assinale a opo correta. a) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, frente ao princpio geral da irretroatividade da lei. b) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. c) A lei nova mais severa, aplicvel ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. d) A Lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento, considera como tempo do crime, com vistas aplicao da lei penal, o momento da ao ou omisso e o momento do resultado, aplicando-se a sano da lei anterior, por ser mais branda.

9) Em 15/12/2005, ocorre em toda a regio norte do pas forte estiagem, ocasionando situao de calamidade pblica pela falta de chuva. As reservas de guas dos Estados afetados alcanam nveis baixos, faltando inclusive gua potvel para a populao. Em virtude de perodo anormal, editada lei que tipifica a conduta de uso desnecessrio de gua. Em 15/01/2006 a estiagem acaba, com a chegada das chuvas, normalizando por completo o abastecimento da gua na regio afetada, ocasionando auto-revogao da lei que tipificou a conduta de uso desnecessrio de gua. Em 18/12/2005, Joo da Silva flagrado lavando seu carro e responsabilizado por tal conduta. Em 15/01/2006, o processo referente conduta de Joo da Silva est em fase de instruo criminal. Assinale a opo correta. a) Por fora dos efeitos da abolitio criminis o processo arquivado imediatamente. b) O processo continua seu curso normal, mesmo com a revogao da lei; c) Por fora dos efeitos da novatio legis in mellius e do abolitio criminis simultaneamente o processo arquivado imediatamente. d) Por fora dos efeitos da novatio legis in mellius o processo arquivado e) N.D.A

6) (TJ/SP 2006) JOS foi vtima de um crime de extorso mediante sequestro (art. 159 do C. Penal), de autoria de CLVIS. O Cdigo Penal, em seu art. 4, com vistas aplicao da lei penal, considera praticado o crime no momento da ao omisso, ainda que outro seja o momento do resultado. No curso do crime em questo, antes da liberao involuntria do ofendido, foi promulgada e entrou em vigor uma lei nova, agravando as penas. Assinale a opo correta. a) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, frente ao princpio geral da irretroatividade da lei. b) A lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. c) A lei nova mais severa, aplicvel ao fato, porque sua vigncia anterior cessao da permanncia. d) A Lei nova, mais severa, no se aplica ao fato, porque o nosso ordenamento, considera como tempo do crime, com vistas aplicao da lei penal, o momento da ao ou omisso e o momento do resultado, aplicando-se a sano da lei anterior, por ser mais branda.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


7. (MP/PR-2008/adaptada) Quanto ao tempo do crime, a lei penal brasileira acolheu a teoria da ao ou da atividade, critrio indicativo de que nos delitos permanentes a conduta se protai no tempo pela vontade do agente e o tempo do crime o de sua durao, como se d no crime de sequestro e crcere privado.

8. (Polcia Civil / SC 2008): O ordenamento penal brasileiro aplicvel, em regra, ao crime cometido no territrio nacional. O Brasil adotou o princpio da territorialidade temperada: aplica-se a lei brasileira ao crime cometido no Brasil, mas no de modo absoluto, pois ficaram ressalvadas as excees constantes de convenes, tratados e regras de direito internacional.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


9. (TRF3 10 Concurso/adaptada) Pelo princpio da territorialidade, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro, e as embarcaes e aeronaves mercantes de bandeira brasileira, onde quer que se encontrem. 10. (MP/PR 2008/adaptada) Deduz-se do art. 6 do C. Penal que o direito ptrio adotou, quanto ao lugar do delito, a teoria da ao ou da atividade, estabelecendo-o como sendo aquele onde se realizou a ao ou omisso. 11. (Polcia Civil/CE 2006) A lei penal brasileira pode ser aplicada aos crimes praticados contra o Presidente da Repblica em qualquer lugar do mundo. Tal possibilidade baseada na aplicao da Soberania do Estado.

QUESTES DE CONCURSOS Assinale Certo ou Errado:


12. (OAB/DF-2004) Na aplicao da lei penal no tempo, o Cdigo Penal em vigor: a) Mantm a obrigatoriedade do carter restritivo da novatio legis in mellius. b) Permanece fiel ao critrio da retroatividade irrestrita da lei mais benigna. c) Acolhe a retroatividade da lei mais benigna, desde que o fato ainda no transitado em julgado. d) S aceita a retroatividade no caso de abolitio criminis. 13. (MPU/MPDFT-2002) No que consiste a aplicao da lei penal no tempo, assinale a alternativa incorreta. a) A abolitio criminis faz cessar a execuo da sentena condenatria e todos os efeitos penais decorrentes da deciso. b) A abolitio criminis faz cessar a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime, a qual decorre da sentena penal condenatria. c) A lei penal mais benigna possui retroatividade e ultra-atividade d) A lei excepcional, cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

O maior obstculo ao progresso no a ignorncia, e sim a iluso do conhecimento.

AT A PRXIMA!!!

Вам также может понравиться