Вы находитесь на странице: 1из 16

kpmg

Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

Mdicos, inclusive anlises clnicas, eletricidade mdica, radioterapia, ultra-sonografia, radiologia, tomografia e congneres.

4.01 Medicina e biomedicina. 4.02 Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres.

Hospitais, clnicas, sanatrios, laboratrios de anlise, ambulatrios, prontos-socorros, manicmios, casas de sade, de repouso e de recuperao e congneres.

4.03 Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos-socorros, ambulatrios e congneres. 4.17 Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres.

3 4

Bancos de sangue, leite, pele, olhos, smen e congneres. Enfermeiros, obstetras, ortpticos, fonoaudilogos, protticos (prtese dentria).

4.19 Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres. 4.06 Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.11 Obstetrcia. 4.08 Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 4.13 Ortptica. 4.14 Prteses sob encomenda.

Assistncia mdica e congneres previstos nos itens 1, 2 e 3 desta Lista, prestados atravs de planos de medicina de grupo, convnios, inclusive com empresas para assistncia a empregados. Planos de sade, prestados por empresa que no esteja includa no item 5 desta Lista e que se cumpram atravs de servios prestados por terceiros, contratados pela empresa ou apenas pagos por esta, mediante indicao do beneficirio do plano.

4.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e congneres.

4.23 Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do usurio.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

7 8 9

(Vetado). Mdicos veterinrios. Hospitais veterinrios, clnicas veterinrias e congneres. 5.01 Medicina veterinria e zootecnia 5.02 Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.08 Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres.

10

Guarda, tratamento, amestramento, adestramento, embelezamento, alojamento e congneres, relativos a animais. Barbeiros, cabeleireiros, manicuros, pedicuros, tratamento de pele, depilao e congneres.

11

6.01 Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres.

12

Banhos, duchas, sauna, massagens, ginsticas e congneres.

6.03 Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres. 6.04 Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas.

13

Varrio, coleta, remoo e incinerao de lixo.

7.09 Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 7.18 Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres.

14

Limpeza e dragagem de portos, rios e canais.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

15

Limpeza, manuteno e conservao de imveis, inclusive vias pblicas, parques e jardins. Desinfeco, imunizao, higienizao, desratizao e congneres.

7.10 Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres. 7.13 Dedetizao, desinfeco, desinsetizao, imunizao, higienizao, desratizao, pulverizao e congneres. 7.12 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos. 7.09 Vide correlao para o item 13. 7.10 Vide correlao para o item 15. 7 Servios relativos a engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construo civil, manuteno, limpeza, meio ambiente, saneamento e congneres. 14.02 Assistncia tcnica. 17.01 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares.

16

17

Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos e biolgicos. Incinerao de resduos quaisquer. Limpeza de chamins. Saneamento ambiental e congneres.

18 19 20

21 22

Assistncia tcnica (Vetado). Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta Lista, organizao, programao, planejamento, assessoria, processamento de dados, consultoria tcnica, financeira ou administrativa (vetado). Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa (Vetado).

23

17.03 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

24

Anlise inclusive de sistemas, exames, pesquisas e informaes, coleta e processamento de dados de qualquer natureza.

1.01 Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.03 Processamento de dados e congneres. 2.01 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza.

25

Contabilidade, auditoria, guarda-livros, tcnicos em contabilidade e congneres.

17.16 Auditoria. 17.19 Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares.

26 27

Percias, laudos, exames tcnicos e analises tcnicas. Tradues e interpretaes.

17.09 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 17.02 Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infraestrutura administrativa e congneres. 28.01 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 17.02 Vide correlao para o item 27. 7.03 Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia. 17.18 Aturia e clculos tcnicos de qualquer natureza. 32.01 Servios de desenhos tcnicos.

28 29 30

Avaliao de bens. Datilografia, estenografia, expediente, secretaria em geral e congneres. Projetos, clculos e desenhos tcnicos de qualquer natureza.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

31

Aerofotogrametria (inclusive interpretao), mapeamento e topografia.

7.20 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres. 7.02 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem, pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 7.04 Demolio. 7.05 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS).

32

Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de construo civil, de obras hidrulicas e outras obras semelhantes e respectiva engenharia consultiva, inclusive servios auxiliares ou complementares (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICM).

33 34

Demolio. Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICM). Pesquisa, perfurao, cimentao, perfilagem, (Vetado), estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo e gs natural.

35

7.21 Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, gs natural e de outros recursos minerais. 7.16 Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.17 Escoramento, conteno de encostas e servios congneres.

36 37

Florestamento e reflorestamento. Escoramento e conteno de encostas e servios congneres.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

38

Paisagismo, jardinagem e decorao (exceto o fornecimento de mercadorias, que fica sujeito ao ICM). Raspagem, calafetao, polimento, lustrao de pisos, paredes e divisrias.

7.11 Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores (paisagismo vide correlao para o item 89). 7.07 Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 Calafetao.

39

40

Ensino, instruo, treinamento, avaliao de conhecimento, de qualquer grau ou natureza.

8.01 Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 8.02 Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos de qualquer natureza.

41

Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres. Organizao de festas e recepes: "buffet'' (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICM). Administrao de bens e negcios de terceiros e de consrcio (Vetado).

12.08 Feiras, exposies, congressos e congneres.

42

17.11 Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 17.12 Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros (consrcio vide correlao para o item 44). 15.01 Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de carto de crdito ou dbito e congneres, de carteira de clientes, de cheques pr-datados e congneres. 10.01 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada.

43

44

Administrao de fundos mtuos (exceto a realizada por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central).

45

Agenciamento, corretagem ou intermediao de Cmbio, de seguros e de planos de previdncia privada.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

46

Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos quaisquer (exceto os servios executados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central). Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos da propriedade industrial, artstica ou literria. Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de franquia ("franchise") e de faturao ("factoring'') excetuando-se os servios prestados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Agenciamento, organizao, promoo e execuo de programas de turismo, passeios, excurses, guias de turismo e congneres.

10.02 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e contratos quaisquer.

47

10.03 Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, artstica ou literria. 10.04 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil ( leasing ), de franquia ( franchising ) e de faturizao ( factoring ).

48

49

9.02 Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 9.03 Guias de turismo

50

Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis e imveis no abrangidos nos itens 45, 46, 47 e 48

10.05 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios. 33.01 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 10.03 Vide correlao para o item 47. 10.03 Vide correlao para o item 47.

51 52 53

Despachantes. Agentes da propriedade industrial. Agentes da propriedade artstica ou literria,

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

54 55

Leilo. Regulao de sinistros cobertos por contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis, prestados por quem no seja o prprio segurado ou companhia de seguro.

17.13 Leilo e congneres. 18.01 Servios de regulao de sinistros vinculados* a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. * conceito alterado de cobertos para vinculados

56

Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie (exceto depsitos feitos em instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central). Guarda e estacionamento de veculos automotores terrestres.

11.04 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie.

57

11.01 Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. 11.02 Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 16.01 Vide correlao para o item 97.

58 59

Vigilncia de segurana de pessoas e bens. Transporte, coleta, remessa ou entrega de bens ou valores, dentro do territrio do municpio.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

60

Diverses pblicas. a) (Vetado), cinemas, (Vetado), "txi dancing'' e congneres; 12.02 Exibies cinematogrficas. 12.06 Boates, taxi-dancing e congneres. b) bilhares, boliches, corridas de animais e outros jogos; 12.09 Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 Corridas e competies de animais. c) d) exposies, com cobrana de ingresso; bailes, "shows'', festivais, recitais e congneres, inclusive espetculos que sejam tambm transmitidos, mediante compra de direitos para tanto, pela televiso, ou pelo rdio; jogos eletrnicos; competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador, inclusive a venda de direitos transmisso pelo rdio ou pela televiso; execuo de msica, individualmente ou por conjuntos, (Vetado). 12.08 Vide correlao para o item 41. 12.07 Shows , ballet , danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e congneres.

e) f)

12.09 Vide correlao para o item 60, b. 12.11 Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador.

g)

12.12 Execuo de msica.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

61

Distribuio e venda de bilhete de loteria, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios ou prmios.

19.01 Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 12.14 Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por qualquer processo.

62

Fornecimento de msica, mediante transmisso por qualquer processo, para vias pblicas ou ambientes fechados (exceto transmisses radiofnicas ou de televiso). Gravao e distribuio de filmes e vdeotapes.

63

13.03 Vide correlao para o item 65. Cinematografia - o conjunto de princpios, processos e tcnicas utilizados para captar e projetar numa tela imagens estticas seqenciais (fotogramas) obtidas com uma cmera especial, dando impresso ao espectador de estarem em movimento. (Dicionrio Houaiss).

64

Fonografia ou gravao de sons ou rudos, inclusive trucagem, dublagem e mixagem sonora. Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo e trucagem. Produo, para terceiros, mediante ou sem encomenda prvia, de espetculos, entrevistas e congneres.

13.02 Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres. 13.03 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem e congneres. 12.13 Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows , ballet , danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 7.06 Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador do servio.

65

66

67

Colocao de tapetes e cortinas, com material fornecido pelo usurio final do servio.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

10

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

68

Lubrificao, limpeza e reviso de mquinas, veculos, aparelhos e equipamentos (exceto o fornecimento de peas e partes, que fica sujeito ao ICM).

14.01 Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.01 Vide correlao para o item 68.

69

Conserto, restaurao, manuteno e conservao de mquinas, veculos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto o fornecimento de peas e partes, que fica sujeito ao ICM). Recondicionamento de motores (o valor das peas fornecidas pelo prestador do servio fica sujeito ao ICM). Recauchutagem ou regenerao de pneus para o usurio final. Recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos no destinados industrializao ou comercializao.

70

14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.04 Recauchutagem ou regenerao de pneus. 14.05 Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos quaisquer.

71 72

73

Lustrao de bens mveis quando o servio for prestado para usurio final 14.01 Vide correlao para o item 68. do objeto lustrado. Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, prestados ao usurio final do servio, exclusivamente com material por ele fornecido. Montagem industrial, prestada ao usurio final do servio, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.06 Instalao e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 14.06 Vide correlao para o item 74.

74

75

Preparado por KPMG Auditores Independentes

11

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

76

Cpia ou reproduo, por quaisquer processos, de documentos e outros papis, plantas ou desenhos. Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia e fotolitografia. Colocao de molduras e afins, encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres.

13.03 Vide correlao para o item 65.

77

13.05 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia. 14.07 Colocao de molduras e congneres. 14.08 Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres.

78

79

Locao de bens mveis, inclusive arrendamento mercantil.

15.03 Locao e manuteno de cofres particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de atendimento e de bens e equipamentos em geral. 15.09 Arrendamento mercantil ( leasing ) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obrigaes, substituio de garantia, alterao, cancelamento e registro de contrato, e demais servios relacionados ao arrendamento mercantil ( leasing ).

80

Funerais.

25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. 14.09 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. 14.10 Tinturaria e lavanderia.

81

Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. Tinturaria e lavanderia,

82

Preparado por KPMG Auditores Independentes

12

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

83 84

Taxidermia, Recrutamento, agenciamento, seleo, colocao ou fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive por empregados do prestador de servio ou por trabalhadores avulsos por ele contratados.

No h descrio desse servio. 17.04 Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-de-obra. Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de 17.05 empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio.

85

Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios (exceto sua impresso, reproduo ou fabricao). Veiculao e divulgao de textos, desenhos e outros materiais de publicidade, por qualquer meio (exceto em jornais, peridicos, rdios e televiso). Servios porturios e aeroporturios; utilizao de porto ou aeroporto; atracao; capatazia; armazenagem interna, externa e especial; suprimento de gua, servios acessrios; movimentao de mercadoria fora do cais.

17.06 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios.

86

10.08 Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por quaisquer meios.

87

20.01 Servios porturios, ferroporturios, utilizao de porto, movimentao de passageiros, reboque de embarcaes, rebocador escoteiro, atracao, desatracao, servios de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, servios acessrios, movimentao de mercadorias, servios de apoio martimo, de movimentao ao largo, servios de armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres. 20.02 Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres.

88

Advogados.

17.14 Advocacia.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

13

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

89

Engenheiros, arquitetos, urbanistas, agrnomos.

7.01 Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congneres. 4.12 Odontologia. 17.20 Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 4.16 Psicologia. 27.01 Servios de assistncia social. 35.01 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 15.10 Servios relacionados a cobranas, recebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de contas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de posio de cobrana, recebimento ou pagamento; emisso de carns, fichas de compensao, impressos e documentos em geral.

90 91 92 93 94

Dentistas. Economistas. Psiclogos. Assistentes sociais. Relaes pblicas.

95

Cobranas e recebimentos por conta de terceiros, inclusive direitos autorais, protestos de ttulos, sustao de protestos, devoluo de ttulos no pagos, manuteno de ttulos vencidos, fornecimentos de posio de cobrana ou recebimento e outros servios correlatos da cobrana ou recebimento (este item abrange tambm os servios prestados por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central).

Preparado por KPMG Auditores Independentes

14

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

96

Instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central; fornecimento de talo de cheques; emisso de cheques administrativos; transferncias de fundos, devoluo de cheques; sustao de pagamento de cheques; ordens de pagamento e de crditos; por qualquer meio; emisso e renovao de cartes magnticos; consultas em terminais eletrnicos; pagamento por conta de terceiros, inclusive os feitos fora do estabelecimento; elaborao de ficha cadastral; aluguel de cofres, fornecimento de segunda via de avisos de lanamento de extratos de contas; emisso de carns (neste item no est abrangido o ressarcimento, a instituies financeiras, de gastos com portes do Correio, telegramas, telex e teleprocessamento, necessrios prestao dos servios).

15.05 Cadastro, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congneres, incluso ou excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais. 15.07 Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo, inclusive por telefone, facsmile, internet e telex, acesso a terminais de atendimento, inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a rede compartilhada; fornecimento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. 15.14 Fornecimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, carto de crdito, carto de dbito, carto salrio e congneres. 15.16 Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios relacionados transferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre contas em geral. 15.17 Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques quaisquer, avulso ou por talo.

Obs.: Servios de aluguel de cofres e emisso de carns no foram contemplados pela nova lista de servios.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

15

kpmg
Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 56/87 (DL n. 406/66)

Tabela de Correlao Listas de Servios ISS Lista de Servios anexa Lei Complementar n. 116/03

97 98

Transporte de natureza estritamente municipal. Comunicaes telefnicas de um para outro aparelho dentro do mesmo municpio. Hospedagem em hotis, motis, penses e congneres (o valor da alimentao, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao imposto sobre servios de qualquer natureza).

16.01 Servios de transporte de natureza municipal. Servio sujeito incidncia do ICMS.

99

9.01 Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat , apart-hotis, hotis residncia, residence-service , suite service , hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da alimentao e gorjeta, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios). 10.10 Distribuio de bens de terceiros. 22.01 Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ,dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais.

100 101

Distribuio de bens de terceiros em representao de qualquer natureza. Explorao de rodovia mediante cobrana de preo dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais.

Preparado por KPMG Auditores Independentes

16

Вам также может понравиться