Вы находитесь на странице: 1из 12

Apostila Fundamentos

IGREJA PENTECOSTAL NOVA ALINA COM FILADELFIA

Batismo Nas guas

batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo... Mt 28:19

Pastor:

Fabio

Julho de 2012 So Paulo SP

Batismonasguas

Pgina 1

O Batismo nas guas

I. APRESENTAO: Parabns! Voc ao aceitar ao Senhor Jesus como nico e Suficiente Salvador, passou a integrar o povo de Deus; cuja abrangncia e existncia vem desde a Criao e est sobre toda a Terra nas mais variadas lnguas, povos e naes (Daniel 7.13-14). Ao ler este material, seja aplicado (a) e esforce-se em ler todas as passagens bblicas contidas nele. II. ORIGEM DO NOME: A palavra batismo origina-se da grega baptizo ou da latina baptismus, e significa, em ambos os casos, mergulho ou imerso. III. HISTRICO: O batismo j era praticado antes de Jesus, seus discpulos e de Joo Batista, como transparece em Joo 01.25-26. Ele foi o ministrio de Joo Batista e dos discpulos de Jesus (S. Joo 04.01-02) de quem o recebemos como parte da grande comisso: "PORTANTO IDE, FAZEI DISCPULOS DE TODAS AS NAES, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPRITO SANTO" (Mateus 28.19). Sabe-se que o batismo foi praticado desde os tempos apostlicos pelos principais grupos da Igreja Crist e, nas denominaes protestantes tem sido reconhecido como a primeira das duas grandes ordenanas at ao dia de hoje, a segunda a Ceia do Senhor. Desde cedo na histria da Igreja tem havido trs principais, mas diferentes modos de batismo: Asperso (borrifamento), Afuso (derramamento) e Imerso (mergulho). O batismo por asperso consiste em que, de posse de uma vasilha ou cuba e com as prprias mos se tome um bocado de gua derramando-a depois sobre a cabea do batizando. J o batismo por derramamento feito tendo-se o batizando dentro da gua em um tanque ou rio e ali com uma vasilha maior o ministrante derrame sobre ele, partir da cabea, um tanto de gua. O batismo por imerso requer que haja bastante gua, para que o batizando possa ser mergulhado nela, conforme detalharemos adiante. Os batismos por asperso e por afuso foram muito praticados pela igreja nos tempos de grande perseguio, como nos seus primeiros tempos aps a ascenso de Cristo, sob o domnio do imprio romano. Por serem cerimnias que no exigem lugares amplos, proporcionavam maior segurana e discrio.

Batismonasguas

Pgina 2

Nossa igreja adota o batismo por imerso, a forma mais conhecida e difundida nos meios evanglicos, por entender ser a mais legtima e estar em maior sintonia com o prprio significado do nome (imerso). Existem, no entanto circunstncias extremas em que no possvel levar o batizando at a um tanque ou rio e, excepcionalmente nestes casos, tm sido recomendados e aplicados simbolicamente os batismos por afuso ou asperso.

IV. CONCEITO: O batismo nas guas , e deve sempre ser uma declarao fsica e pblica de algo que j ocorreu espiritualmente no corao do homem, pois o batismo por si s no tem sem este fato espiritual valor algum (como no tem valor uma cerimnia de casamento entre noivos que no se amam, por ex.). Por isso s deve ser ministrado a pessoas legitimamente convertidas, conforme nos instrudo na Palavra de Deus nas seguintes passagens: 1. Marcos 16.15-16: "E JESUS DISSE-LHES... QUEM CRER E FOR BATIZADO, SER SALVO..." 2. Atos 02.41: "DE SORTE QUE FORAM BATIZADOS OS QUE DE BOM GRADO RECEBERAM A SUA PALAVRA..." 3. Atos 08.36-37: DISSE O EUNUCO: EIS AQUI GUA; O QUE IMPEDE QUE EU SEJA BATIZADO? E DISSE FILIPE: LCITO SE CRS DE TODO O CORAO..." 4. Atos 18.08: "E MUITOS DOS CORNTIOS, OUVINDO-O CRERAM E FORAM BATIZADOS". V. A SIMBOLOGIA: O simbolismo do batismo est no ato do mergulho seguido pela ascenso das guas daquele que se batiza. Ao descer e subir das guas o batizando figura a imagem de Jesus Cristo quando desceu e ressurgiu da sepultura. Este smbolo se encontra no ensino de Paulo em Romanos 06.03-05 e em Colossenses 02.12. Por isso o batismo representa a morte para o mundo seguida pelo nascimento de uma nova vida com Cristo, e foi chamado por Jesus de Novo Nascimento (era o que estava ensinando a Nicodemos em Joo 03.03). O apstolo Paulo tinha esta viso e a demonstrou e ensinou em 2 Corntios 05.17 onde ele disse que a novidade de vida s possvel se houver um novo nascimento. Em sua carta aos Glatas (03.27) ele tambm ensinou que a nova vida possvel porque herdarmos a natureza de Cristo, e aprendemos que no pelas nossas foras mas pelo poder d'Ele que tudo acontece! Espiritualmente falando o batismo simboliza a morte, sepultamento e ressurreio daquele que aceita a Jesus como seu Salvador. O indivduo que se consagra a Jesus deve morrer para a velha vida do pecado: "CONSIDERAI-VOS MORTOS PARA O PECADO" (Romanos 06.11).

Batismonasguas

Pgina 3

Ao sair da gua, o batizado ressuscita para uma nova vida. O batismo simboliza tambm a lavagem espiritual efetuada pelo sangue de Jesus (leia em Atos 02.38 e Atos 16.33). Entendido at aqui, o(a) amado(a) irmo() compreender que o batismo impotente para salvar (Efsios 02.08) bem como para purificar pecados (I Joo 01.07), o que demonstra ser errnea a idia que alguns irmos s vezes tem, quando acham que ao passar pelas guas estas "levam embora" os pecados daquele que est sendo batizado (a lavagem do pecado consumada por Jesus no dia da nossa converso), dificultando a compreenso da doutrina da remisso dos pecados - (Romanos 10.09). Quando se entrega o corao a Cristo, d'Ele vem a capacitao para a nova vida. Ningum pode seguir a Jesus munido apenas de boas intenes ou por simples simpatia pela igreja ou pelo povo de Deus porque seria derrubado pela "primeira onda de tempestade". Tais recursos possuem "alicerces construdos sobre areia" e no "sobre a Rocha" que Cristo.

VI. OS PASSOS QUE PRECEDEM O BATISMO: 1. Arrependimento Arrependimento significa ter pesar de faltas prprias, mudar de opinio. O arrependimento vem quele que refletiu seu prprio estado e resolveu fazer uma mudana no curso de sua vida. Concorda com isso o pensamento do apstolo Paulo quando declara: "MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAO DO VOSSO ENTENDIMENTO". Essa transformao completa e consciente: o homem deixa o curso da vida que est seguindo para se colocar noutro completamente oposto, e o que leva-o a tomar essa atitude a operao de Deus pelo arrependimento em seu ponto mais profundo: o corao! " -ARREPENDEI-VOS!", foi uma das primeiras palavras da pregao de Jesus Cristo ao inaugurar seu ministrio (S. Marcos 01.15). 2. Confisso dos Pecados: Pode-se definir como sendo o ato de reconhecer-se pecador e necessitado da graa e purificao por Jesus. A confisso dos pecados o fruto, o resultado, a concluso da obra redentora de Cristo na vida do homem arrependido. Para voc que vai se batizar ser bom meditar nestas duas passagens bblicas: Mateus 03.05-06 e I Joo 01.09, nas quais vemos que o batismo nas guas sempre foi administrado sob confisso de pecados e que quando os confessamos, Deus no apenas nos perdoa mas transforma tambm nossa natureza pecaminosa para que no desejemos pratic-los mais. 3. Converso: Converso significa transformao, mudana de forma ou de natureza, mudana ou substituio de uma obrigao por outra. Essa interpretao mostra que a converso a seqncia do arrependimento. O arrependimento faz o homem sentir a repulsa dos seus atos maus e a converso o leva a mudar de opinio. A converso, em ltima anlise, o revestimento do homem novo ao despojar-se da velha criatura.

Batismonasguas

Pgina 4

"ASSIM QUE, SE ALGUM EST COM CRISTO, NOVA CRIATURA AS COISAS VELHAS J PASSARAM, EIS QUE TUDO SE FEZ NOVO"(II Corntios 05.17).

VII. BATISMO COMO REQUISITO DE SALVAO O batismo no dado como uma escolha queles que querem seguir a Jesus, pois o prprio Mestre foi claro: "AQUELE QUE NO NASCER DE NOVO (da gua e do Esprito), NO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS" (Joo 03.05). Jamais se deve desprezar o batismo: a leitura de todos os trechos usados neste pequeno estudo transmitir ao leitor a seriedade deste ritual bblico. Repare que quando Jesus foi ter com Joo Batista para por ele ser batizado, Joo lhe resistiu, mas Jesus porm lhe disse: " -DEIXA POR AGORA, PORQUE ASSIM NOS CONVM CUMPRIR TODA A JUSTIA" (Mateus 03.15).

VIII. BATISMO COMO UNIDADE Outra caracterstica importante do batismo, e que se deve conhecer, foi revelado por Paulo em Efsios 04.05 onde ele diz: "... UM S BATISMO...". Paulo no poderia, ao falar sobre a nossa unidade no corpo de Cristo, deixar de dizer que todos passamos pelo mesmo batismo. Ele mais uma evidncia da unio dos membros na Igreja; por isso ao descer s guas, o batizando est declarando sua integrao ao corpo por semelhana de batismo. IX. UM S BATISMO Quantas vezes uma pessoa deve ou pode se batizar? muitos perguntam. Encontramos no texto Sagrado base para compreendermos que o batismo, sendo um sinal fsico de uma interveno Divina, que se d graas ela e que de uma vez por todas (Hebreus 09.28), no poderia jamais ser repetido numa mesma vida, pois seria como reduzir o poder do sacrifcio de Jesus ao dos sacrifcios de animais do Velho Testamento, que no serviam seno para expiao de um nico pecado. A Bblia ensina que o sangue de Jesus nos purifica de TODO o pecado (I Joo 01.07) e que, segundo a passagem de Hebreus 06.01-02 no podemos lanar de novo o fundamento das seguintes coisas: . Do arrependimento de obras mortas; . De f em Deus; . Da doutrina dos batismos; . Da imposio das mos; . Da ressurreio dos mortos; . E do juzo eterno. Entre estes itens destacamos o terceiro, e com ele na memria pedimos ao amado que verifique a doutrina central deste ensino nos versos 04 e 06 daquela passagem, onde lemos que

Batismonasguas

Pgina 5

Aqueles que se submetem novamente a qualquer uma destas doutrinas fazem como se estivessem de novo crucificando a Jesus e novamente expondo-o ao vituprio (vergonha). Resumindo: lanar de novo o fundamento da doutrina do batismo na vida de algum que fora j iluminado, mesmo que tenha cado, seria ignorar o sacrifcio de Cristo ou pior: o texto diz ser o mesmo que exp-lo vergonha da cruz novamente, contradizendo assim a doutrina e o valor expiatrio (reconciliador) do seu prprio sangue. Portanto, no se pode lanar mo do verdadeiro batismo seno uma nica vez em nossa vida, pois ele imagem da obra redentora de Jesus que de UMA S VEZ nos livrou de todo o pecado.
X. PORQUE O BATISMO NECESSRIO PARA SE INGRESSAR NA IGREJA EVANGLICA?

O Batismo, alm de tudo o que j partilhamos, demonstra tambm uma mudana de f: os judeus eram observadores da doutrina de Moiss dada por Deus, mas na poca de Jesus estes homens estavam j to longe dos princpios Divinos e to amantes das letras, que tentando serem tidos por religiosos competiam entre si sobre sua suposta religiosidade e acabaram por serem tidos como hereges, desobedientes, hipcritas, mentirosos, avarentos e duros de corao pelo prprio Jesus Cristo. Com uma f to deturpada, esta no fora reconhecida como vlida para o reino de Deus agora pregado por Jesus, e por isso, mesmo pouco antes de Jesus, Joo Batista j pregava fervorosamente queles homens e mulheres: "ARREPENDEI-VOS POIS VOS CHEGADO O REINO DOS CUS!" (S. Mateus 03.02, 06), e os batizava. Infelizmente, o mesmo acontece com as pessoas de hoje em dia: cada um querendo ser sbio aos seus prprios olhos se tem por justificados diante de Deus por mais sujos que estejam. Faz parte desta nossa poca a depravao, a impureza, a corrupo e a apostasia (falsa f). Assim, como naqueles tempos, recebemos orientao de Deus que nos revela ser esta f de nosso povo, nossa nao, igualmente repreensvel e falsa, pois no se baseia em nenhuma obra redentora, transformadora ou remidora de Jesus em suas vidas, requerendo assim, quando estas obras se tornarem verdade na vida de qualquer um deles, um justo e verdadeiro batismo. XI. O BATISMO DE CRIANAS A Bblia diz que o batismo conjuga-se com a confisso de pecados (Mateus 03.05-06), e sabemos que para algum confessar seus pecados necessrio que tenha capacidade de reconhecimento dos mesmos para ento poder naturalmente arrepender-se deles. Por isso a igreja evanglica no batiza crianas recm-nascidas ou com idade inferior a 12 anos, idade que convencionou-se como favorvel a uma atitude responsvel como o batismo, pois cremos que antes disso a criana no tem elementos para corresponder s exigncias necessrias para uma atitude consciente, considerao esta que encontra aconchego na passagem de Lucas 02.39-52 onde encontramos o menino Jesus, com doze anos (v. 42), manifestando sua grande sabedoria e graa. Concluindo, se uma criana no tem conscincia do pecado, tambm no tem da necessidade de arrependimento (Lucas 18.16).

Batismonasguas

Pgina 6

XII. Podem-se batizar pessoas cujo cnjuge no concorde com sua f ou quando no esto devidamente casados? As escrituras revelam que a salvao individual, ou seja, ningum comparecer ante o trono de Deus acompanhado. Tampouco ter padrinhos, mas falar por si mesmo. Aprendemos na Bblia que tanto o nosso chamado quanto a nossa vocao, e eleio, e capacitao e arrebatamento sero individuais. Impedir que algum se batize porque sua esposa ou marido no concorda com sua f ou porque no so devidamente casados contrariar diversos conceitos bblicos. Entretanto a igreja, aps o batismo daquele (a) que se converteu legitimamente, se empenhar para que sua vida familiar e conjugal se normalize e se regularize, ao menos diante da lei dos homens, prestando-lhes auxilio pastoral, instrutivo e at financeiro de acordo com os recursos da congregao e as particularidades de cada caso. XIII. Pode-se batizar algum que ainda possua algum vcio? Aqui temos uma questo que cada igreja possui seus prprios mtodos para tratamento, portanto importante que o candidato se informe, ou seja, informado sobre como sua igreja trata o assunto. Contudo podemos mencionar que algumas igrejas no batizam sem que a vida do batizando comprove uma converso total e uma completa mudana de hbitos na vida, como convm a um crente. Outras, porm entendem que apesar de o chamado de Deus ser decisivo na vida do novo convertido assumem que ele precisar de apoio e acompanhamento da igreja para que entenda as razes que o auxiliaro a abandonar seus vcios, considerando os casos de dependncia natural que certos indivduos desenvolvem em seus corpos. Nossa posio em particular que no se pode impedir ningum que deseje sinceramente descer s guas do batismo (Atos 8:36-37) desde que se enquadre no que ensinamos nesta apostila, pois sabemos que seu batismo ser uma grande ferramenta no fortalecimento de suas convices como aspirante carreira da f, entretanto no concordamos que aps o batismo o novo crente, que ainda possua vcios discriminados pela sociedade, tenha acesso a Santa Ceia do Senhor. A igreja dever ampar-lo com instruo, acompanhamento, orao e no tratamento de seu vcio (como as drogas, por ex.) at que possa tocar no po e no clice do Senhor de modo a no prejudicar sua santidade e reverncia. XIV. A SANTA CEIA: A MESA DO SENHOR O batismo tido como a primeira das duas grandes ordenanas da Palavra de Deus para a Igreja, a segunda a Santa Ceia. Enquanto a primeira estabelece, a segunda preserva e renova o cristo na comunho com Cristo e com sua Igreja. Qualquer pessoa que tenha tido uma experincia legtima com Deus, tenha se arrependido, confessado seus pecados e convertido seus caminhos para uma nova vida e passado pelas guas do batismo, preenche todos os requisitos indispensveis para que participe da Santa Ceia, pois atravs do Batismo o pecador "entra" na comunho da Igreja, e pela Santa Ceia ele renova e amadurece esta comunho ms a ms.

Batismonasguas

Pgina 7

Todos estes passos so importantes visto a grande responsabilidade que repousa sobre aquele que participa da Mesa do Senhor: "PORQUE O QUE COME E BEBE INDIGNAMENTE, COME E BEBE PARA SUA PRPRIA CONDENAO, NO DISCERNINDO O CORPO DO SENHOR" (ICorntios 11.29). Note-se aqui que a Mesa do Senhor no salva, mas condena! Condena aquele que no discerne (compreende, honra) o corpo do Senhor. Entretanto, no se tenha por isso razes para no se tomar a Ceia do Senhor ao menor sinal de fraqueza: o texto Bblico ensina: "SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE FIEL E JUSTO, PARA NOS PERDOAR OS PECADOS, E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIA" ( I Joo 01.09). No difcil ento, compreender porque aquele que batizado se torna digno de participar do po e do clice do Senhor: o verdadeiro e legtimo Batismo requer responsabilidade e comunho com Deus. XV. BENVINDO FAMLIA! Se o (a) amado (a) irmo () teve o inigualvel privilgio de conhecer a Jesus, experimentando seu poder em sua vida, s resta agora atender a exortao do apstolo... "E AGORA, POR QUE TE DEMORAS? LEVANTA-TE, RECEBE O BATISMO E LAVA OS TEUS PECADOS, INVOCANDO O NOME DE JESUS" (Atos 22.16). ...e o Senhor nas pessoas do Pai, do Filho e do Esprito Santo, juntamente com a "noiva" (que a igreja), lhe do as boas-vindas famlia de Deus.

XVI. COMO MEMBRO DA IGREJA Como meditamos a pouco, batizando-se voc entra definitiva e legitimamente na comunho da igreja e a partir de ento se torna beneficirio e beneficiado responsvel pela integridade, funcionamento e manuteno dela, tanto no mbito fsico (como o prdio e seus pertences) como no espiritual (orando e consagrando-se em favor de seus ministros e membros). Simultaneamente voc passa a ser participante das bnos de Deus, e se torna mais um dos muitos instrumentos de Deus para conquista e salvao dos que ainda no conhecem o Caminho da Verdade (entre os quais esto seus parentes e amigos!). Procure informar-se com os demais irmos ou com o ministrio da igreja sobre as formas pelas quais voc pode contribuir nestas reas. A igreja cumpre com seus compromissos financeiros atravs de ofertas e dzimos voluntrios os quais se recolhe de acordo com os mtodos escolhidos por seus dirigentes. Pergunte ao seu pastor ou dirigente, ou ainda a algum irmo ou irm da igreja como voc poderia cumprir com seu dever nesta rea, pois na igreja compromisso financeiro engloba a aquisio de literaturas como folhetos, revistas para escola dominical, Bblias para evangelismo, utenslios de aula e visitas em hospitais, asilos e diversos outros lugares. Pea ao teu pastor que lhe apresente as instalaes e atividades de sua igreja e onde voc poderia estar se integrando.

Batismonasguas

Pgina 8

"ASSIM QUE J NO SOIS ESTRANGEIROS, NEM FORASTEIROS, MAS CONCIDADOS DOS SANTOS E DA FAMLIA DE DEUS" (Efsios 2.19)

***

BatismoNasguas

Pgina 9

O BATISMO NAS GUAS


Aps ter lido este pequeno e resumido estudo, preencha as questes abaixo e devolva apenas estas duas folhas secretaria da igreja. Junte tambm 01 fotos 3x4 para confeco de sua carteira de membro e a ficha cadastral anexa previamente preenchida. Esperamos que este estudo tenha trazido para o(a) amado(a) irmo() valiosos conhecimentos a respeito desse maravilhoso ritual bblico: O Batismo nas guas. Questionrio: 1. Explique o significado da palavra BATISMO: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________. 2. Quais so os trs tipos de batismo mais conhecidos? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________. 03. Em que passagem bblica est escrito que os discpulos de Jesus batizavam? ________________________________________________________________________. 04. O simbolismo do batismo reside em que fato? ________________________________________________________________________. 05. Espiritualmente falando, o batismo simboliza o que? ________________________________________________________________________. 06. Onde est escrito a seguinte passagem: "ARREPENDEI-VOS, E CADA UM DE VS SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO, PARA PERDO DOS PECADOS, E RECEBEREIS O DOM DO ESPRITO SANTO"? ________________________________________________________________________. 07. Quais so os trs passos que precedem o batismo? ________________________________________________________________________. 08. O que significa ARREPENDIMENTO? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________. 09. O que significa CONVERSO? _____________________________________________________________ ____________________________________________________________. 10. Complete: A converso a seqncia do _____________________.

BatismoNasguas

P g i n a 10

11. O batismo dado biblicamente a quem quer seguir a Jesus como: (assinale com um x ) ( ) - Uma escolha, as pessoas se batizam se quiserem. ( ) - Um requisito de salvao. 12. De acordo com uma frase contida no estudo complete: Ao batizando est declarando a sua integrao ao Corpo (igreja) por... ______________ de ________________________. descer s guas, o

13. Quantas vezes uma pessoa pode ou deve se batizar? Por qu? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________.

14. Explique com suas palavras porque no se deve batizar crianas: ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________. 15. O que est escrito em .Joo 03.05? ________________________________________________________________________. 16. Quais so as duas grandes ordenanas da Palavra de Deus? 1. _________________________________________________________; 2. _________________________________________________________.

17. Quais so os efeitos delas na vida daquele que ingressa na comunho da Igreja? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________.

Nome: _________________________________________________________ Candidato para o Batismo de: ____________/ ______________/ __________.

BatismoNasguas

P g i n a 11

O DIA DO BATISMO NAS GUAS

O pastorado da igreja o(a) cumprimentam e congratulam pela iminncia de sua passagem pelas guas do batismo. A cerimnia do batismo segue um ritual cuidadosamente planejado de forma a garantir-lhe um carter solene muito especial. Para tanto, requer-se dos candidatos alguns cuidados que alistamos a seguir: 1. No dia do batismo... Procure apresentar-se em jejum caso o batismo seja na parte da manh, ou quando no, separe algumas horas pela manh do dia marcado para jejuar. Leve consigo uma muda completa de roupa para a volta; Com o fim de otimizar o tempo v trajado(a) com a roupa que usar para descer s guas; O avental do batismo ser fornecido pela igreja, entretanto, necessrio que a roupa usada pelo batizando seja de tecido grosso de modo a no marcar o corpo quando molhada; Todos os detalhes da cerimnia sero explicados durante uma reunio marcada previamente; Leve consigo seus objetos de uso pessoal, entre os quais destacamos: toalha de banho, pente ou escova de cabelo e espelho; Leve consigo tambm muita f e confiana, pois muitos ao descer s guas recebem tambm o batismo no Esprito Santo no momento do batismo; Seja responsvel pelo avental de batismo, devolvendo-o pessoa encarregada dos mesmos; Na semana que precede a data do batismo vigie, resguardando-se ao mximo, evitando que alguma cilada maligna venha a diminuir a graa e a beleza daquele dia. Envolva-se o quanto possa com as coisas de Deus como a leitura da Bblia, a comunho com os irmos da igreja e, ore bastante!

Pastor ou Dirigente

Вам также может понравиться