Вы находитесь на странице: 1из 9

Instituto Embeleze Formao Profissional

Trabalho sobre Cuidados Com Ps De Portadores De Diabetes

Aluna: Neide Tambelli Curso: Manicure, Pedicure e Unhas Artsticas Turma: Noite

Maio 2012

CUIDADOS DIABETES

COM

PS

DE

PORTADORES

DE

Um dos principais medos dos portadores de diabetes serem vtimas de p diabtico, tipo de leso que quando no bem combatido pode levar incapacitncia e, em situao ainda mais difcil, amputao do membro. Entre os cuidados que ajudam a prevenir e combater o problema est a higienizao eficiente. Nesse sentido, entra em ao o trabalho do podlogo que, quando preparado para lidar com a situao, se torna um eficaz aliado contra as temveis leses. P Diabtico Exige Cuidados Especiais Dificuldade de cicatrizao pode levar necessidade de amputao - Odair de Oliveira Os sintomas que caracterizam a - doena so insensibilidade ( dor, ao calor), adormecimento e formigamento dos dedos. Um sapato apertado, por exemplo, ou uma pisada em algo perfurante pode passar despercebido. No estgio inicial, esses sinais surgem e desaparecem alternada mente. Mas com a evoluo da doena, tornam-se constantes. Esse cenrio facilita o aparecimento de leses na regio que, normalmente, s so percebidas em estgio avanado. O descuido pode levar necessidade de amputao. Vale lembrar que, s no Brasil, existem cerca de 7 milhes de diabticos e que cada portador apresenta 40 vezes mais chances de amputao do que os no-diabticos. Para o diabtico, o surgi mento de leses no p pode ser apenas uma questo de tempo. No toa que uma das

maiores preocupaes desse grupo. So fatores de incapacidade e o tratamento no dos mais fceis. De acordo com a podloga Joseane Maria de Frana, especialista em p diabtico, a insuficincia circulatria na regio que dificulta a cicatrizao no tecido local. Segundo ela, a podologia, quando- exercida por profissionais qualificados, pode ser um bom suporte para as pessoas que convivem com esse tipo de problema. O trabalho que fao com um portador de diabete bem diferente daquele que fao com os outros clientes.

PRINCIPAIS CUIDADOS
Os cuidados so redobrados, pois no pode haver corte, no se tira cutcula e no se pode trabalhar com material cortante. Tambm no permitido raspar ou lixar em excesso e em outros casos, no se deve nem mesmo lixar, principalmente quando o p est inchado, frio ou quente, explica Joseane, que fez especializao nos Hospitais das Clnicas (HC) e Brigadeiro e trabalhou por dois anos com uma equipe de cirurgia vascular no hospital Ipiranga, da rede estadual. O papel do podlogo no tratamento do p diabtico secundrio. Isso no significa dizer que no importante. Ao contrrio. A quem tem diabetes, os especialistas recomendam ateno redobrada com a regio, o que inclui reforo nas medidas higinicas. A podologia importante na preveno do problema e no suporte daqueles que j apresentam as leses. Orientamos a respeito do melhor calado para o dia-a-dia e sobre os cuidados para que no se machuque, pois sabido que uma simples leso pode evoluir para a necessidade de amputao do dedo ou mesmo de todo o p, ressalta a podloga. Higienizao Fundamental s quem tem profundos

conhecimentos de p diabtico pode oferecer auxilio Cuidar dos ps de um diabtico no para qualquer um. Quem convive com o problema provavelmente j foi alertado pelo seu mdico

dos riscos de se deixar cuidar por pessoas no-qualificadas e que pouco ou nada entendem dos cuidados que se deve ter nessas situaes. A falta de circulao, que impede uma irrigao eficiente nas extremidades dos ps, permite que um simples cor te evolua para uma necrose (morte do tecido) ou gangrena (evoluo da necrose). A tcnica do podlogo e o conhecimento so bem mais amplos do que os de um manicure ou pedicure. E preciso saber examinar um p diabtico, observando se tem ou no fissura ou mico se, saber fazer o corte corre to da unha e orientar a pro curar um especialista mdico em alguns casos, afirma Joseane Maria de Frana, podloga da Companhia da Sade Center Norte. Esses profissionais so peas importantes no auxlio medicina e preveno e combate de problemas relaciona dos aos ps. Eles tm o conhecimento de anatomia, fisiologia, podopatias e o do mnio de tcnicas e instrumentos essenciais para lidar com. O diabetes melito pode interferir no funcionamento de vrias regies do corpo. Um dos problemas trazidos por essa doena o p diabtico, um tipo de neuropatia que traz srios transtornos e graves conseqncias para aqueles que portam esse quadro - esse tipo de paciente. Na opinio da podloga, durante uma anlise de p diabtico, podem ser encontradas alteraes nos nervos (neuropatia), pontos de presso anormal, alteraes nos vasos e alteraes de temperatura e cor do p. A cada sesso, busca-se limpar e higienizar o local, faz- se o corte adequado das unhas e so dadas dicas simples e importantes, como o que calar e como calar, explica. Segundo ela, o prazo de retomo de cada pessoa depende do quadro clnico de cada um. Para alguns, recomendado voltar clnica a cada trs meses; para outros, esse tempo cai para apenas um ms. Ouso de palmilhas especiais, aleita Joseane, s com indicao mdica e os sapatos devem ser adequados para o usurio.

Reflexologia Massagem ps e mos

A Reflexologia no somente a massagem nos ps, uma prtica de cura, onde a presso aplicada a determinadas reas dos ps, mos e ouvidos para trazer a cura para o corpo. Essas reas so chamadas de zonas ou reflexos, o corao da reflexologia a teoria de que cada zona ou reflexo corresponde a um determinado rgo do corpo. A Reflexologia costumava ser conhecida como terapia de zona e alguns profissionais ainda fazem uso deste termo. Os praticantes da reflexologia afirmam que os princpios da prtica existem h cerca de cinco mil anos. Diz-se que existem provas arqueolgicas que comprovam a prtica de reflexologia, no Egito, China e Japo desde 2700 aC. A prtica da reflexologia em si, porm, s veio ao mundo ocidental durante o sculo 19.

Como afirmado anteriormente, em reflexologia, acredita-se que o p, mo e orelha so segmentadas em diferentes zonas ou reflexos e estas zonas correspondem a uma determinada parte do corpo. Acredita-se tambm que os ps e as mos so muito sensveis, como eles tm sensores de presso que esto relacionados com o mecanismo de fuga ou luta do corpo. O fluxo de energia atravs do corpo podem ser bloqueadas nestas zonas, causando estresse e prejudicando o bom funcionamento de determinados rgos do corpo. Quando os rgos do corpo no conseguem fazer seu trabalho corretamente, as doenas se desenvolvem.

Como o corpo dividido de acordo com a reflexologia?


* P esquerdo ou mo esquerda o lado esquerdo do corpo * P direito ou mo direita o lado direito do corpo * Interiores do p / mo a espinha * lados exteriores de p / mo braos e ombros * Os dedos do p e dedos cabea e pescoo, bem como os rgos no interior * Os ossos longos dos ps / mos (o arco) cintura * rea acima do arco e debaixo dos ps (a bola do p) entre rgos da cintura e do pescoo (pulmes, corao, mama, fgado, estmago, etc) * Espao abaixo do arco (o calcanhar) rgos abaixo da cintura

Reflexologia - Ps X Corpo
Acredita-se que aplicando presso nas zonas especficas sobre os ps e as mos a energia bloqueada no corpo liberada e consegue-se incentivar os rgos correspondentes a comear a curar e funcionar como deveriam. Isso ocorre porque manipular as zonas dos ps e mos melhora a circulao e liberam endorfinas, hormnios responsveis pelo sentir-se bem do corpo. Alivia o stress e alivia a dor em um nvel mais geral.

Como uma sesso tpica de um profissional certificado da reflexologia? Inicialmente necessrio avaliar o estado geral da sua sade. Avaliando-se as adaptaes de seus ps e mos tem relao a uma resposta dor e estresse. Essas adaptaes vm em forma de ndulos, calos ou joanetes, botes sobre as articulaes dos dedos dos ps e das mos. Uma vez que a avaliao tem sido feita, manipula-se as zonas dos ps e das mos atravs de vrias tcnicas. A manipulao pode ser dolorosa, mas se torna-se muito, voc deve comunicar. Demasiada presso sobre as zonas podem causar danos ao invs de ser bom. A sesso de reflexologia sempre feita com roupas e leos ou cremes so raramente usados, ou nunca utilizados. Dentro de 30 minutos aps a sesso, voc deve sentir os efeitos da reflexologia em seu sistema. No entanto, no se deve substituir o tratamento convencional pela reflexologia. Mas se voc est se sentindo doente, v ver um mdico.

Вам также может понравиться