Вы находитесь на странице: 1из 10

Programa Nacional Biblioteca da Escola - PNBE

Introduo: I t d
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi institudo em 28 de abril de 1997; OBJETIVO: promover o acesso cultura e o incentivo leitura nos alunos e professores por meio da distribuio de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referncia; O programa atende de forma universal e gratuita todas as escolas pblicas de educao bsica cadastradas no Censo Escolar; AexecuodoPNBErealizadadeformacentralizada,pelo A execuo do PNBE realizada de forma centralizada pelo MEC/FNDE,emparceriacomasCoordenaesEstaduaisem todooBrasil.

AvaliaoeSeleodasObras:
Quemfazaavaliaoeseleodasobras?
UmacomissocomrepresentantesdoConselhoNacionaldos Uma comisso com representantes do Conselho Nacional dos SecretariadosdeEducao(Consed),daUnioNacionaldos DirigentesMunicipaisdeEducao. g p

Critriodeseleodasobras. Ostiposegnerostextuais.

AdistribuiodelivrospeloProgramaNacional p g BibliotecadaEscola PNBE.


Geralmente,adistribuiodoslivrosfeitasescolaspelas editorasdependendodotipodeacervoedaclientelabeneficiria; Osttulossodistribudossbibliotecasescolaressegundoo nmerodematrculasregistradonoCensoEscolar. nmero de matrculas registrado no Censo Escolar

PNBEaconteceemanosalternados: 1. Emumanosocontempladasescolasdeeducaoinfantil, ensinofundamental(anosiniciais)edeeducaodejovense adultos. adultos 2. Noanoseguintesoatendidasasescolasdeensino fundamental(anosfinais)edeensinomdio. ( )

Asobrassodivididasemcincocategorias:
Anosiniciaisdoensinofundamental; Anosfinaisdoensinofundamental; Ensinomdioregular; Ensinofundamentaldaeducaodejovenseadultos; Ensino fundamental da educao de jovens e adultos; Ensinomdiodaeducaodejovenseadultos. Asobrasdistribudasincluem: Textosemprosa; Obraseversos; Livrosdeimagenselivrosdehistoriasemquadrinhos.

Em 2010 o programa distribuiu cerca de 10.700.000 livros a todas as escolas pblicas da educao infantil (86.379 escolas), do ensino fundamental (122.742 escolas do 1 ao 5 ano) e da educao de jovens e adultos (39.696 escolas). E l i d l Programa Esse ano f foram 250 li livros selecionados pelo P Nacional Biblioteca da Escola para ser distribudos s escolas.

Oprofessortambmbeneficiadocomoprograma. O professor tambm beneficiado com o programa


Os professores tambm so beneficiados com obras p direcionados orientao do ensino em cada disciplina da educao bsica.
Temcomoobjetivo: O oferecimento de um apoio pedaggico, destinado a subsidiar p p g g terica e metodologicamente os docentes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nos respectivos campos disciplinares, reas d conhecimento e etapas/modalidades d do di i li h i t t / d lid d da educao bsica.

Ocritriodeatendimentoaopblicoescolar. O ii d di bli l realizadodaseguinteforma: realizado da seguinte forma: Escolascomat250alunosrecebem100ttulos; Entre251a500estudantes,200obras; Acimade501estudantes,300ttulos.


Asescolasparaserembeneficiadasprecisamestarcadastradas As escolas para serem beneficiadas precisam estar cadastradas nosistemaeaquantidadedeacervos(delivros)segundoo sensoescolardoanoanterior.

ResultadosalcanadoscomoProgramaNacional Resultados alcanados com o Programa Nacional BibliotecadaEscola PNBE.


Com a expanso do PNBE e o PNBE do professor (que teve como p p (q objetivo subsidiar terica e metodologicamente o trabalho pedaggico do professor, alm de promover o acesso s produes da lt letrada das diversas reas d conhecimento): do d cultura l t d d di h i t ) Em 2003 foram beneficiados cerca e 18,4 milhes de alunos com distribuio aproximadamente de 1 milho de livros. J em 2010 p foram 12,6 milhes de livros que beneficiaram 40 milhes de estudantes. Facilitar o acesso cultura e informao e incentivar l l f formao do hbito da leitura nos alunos, nos professores e na populao; em que o alvo principal as escolas da rede pblica de ensino.

Pretendecontribuirparaumareflexodegestorese P d ib i fl d professoresnoquerespeitasprticasdeleituraquese desenvolvemnaescola, desenvolvem na escola formaodoprofessoresituaodoespaofsico necessrioparaaimplantaodabibliotecaescolar,deformaa integrladinmicadaescola,comoambientecentralaos processosdeaprendizagemededisseminaodeinformao. Paratanto,necessriorepensarasprticasdeleitura P t t i ti d l it desenvolvidasnassalasdeaula,bemcomoopapelda bibliotecanoprojetopoltico pedaggicodasescolas, biblioteca no projeto polticopedaggico das escolas transformandoaemumespaodeconvivncia,dedebate,de reflexoedemomentoleitura.

Вам также может понравиться