Вы находитесь на странице: 1из 2

RODA DA LEI ~BUDISMO

O que religio? Slide I Crena em uma fora/foras divina ou sobre humana a serem obedecidas e adoradas como as criadoras e regentes do universo. A crena em Deus, Buda Budismo O Budismo no tem um sistema rgido de doutrina ou crena esta de acordo com o esprito a letra dos prprios ensinamentos de Buda. Buda Budismo Slide III Em um de seus mais famosos pronunciamentos, Buda declarou, No aceite nada do que eu fale como verdade, simplesmente porque eu o disse. Em vez disso, analise para ter certeza se o que prego genuno ou no. Buda Budismo O Budismo, portanto, encoraja voc a usar toda a fama de suas habilidades mentais, emocionais e espirituais e suas inteligncias em vez de meramente depositar uma f cega naquilo que as autoridades do passado disseram. O Budismo oferece s pessoas que o praticam uma maneira de encontrar resposta s grandes questes da vida como Quem sou eu?, Por que estou aqui?, Qual o significado da vida?, Porque sofremos? e Como posso alcanar a felicidade duradoura?. O Budismo Religio Se esta fosse nica definio de religio, voc definitivamente teria que excluir o Budismo! Por dois motivos; I) Slide V No h um Deus: a adorao a uma sobrenatural no a preocupao central do Budismo. Deus (da forma como este termo geralmente empregado) est completamente ausente dos ensinamentos budistas algumas pessoas denominam o budismo como a religio ideal para Ateu. No h um sistema de crena: O Budismo no corresponde, primordialmente, a um sistema de crena. Embora contemple certos princpios fundamentais, a maioria dos mestres budistas encorajam ativamente seus alunos a adotarem uma atitude que seja oposta crena ou a uma f cega.

Slide IV

Slide II

II)

Aluno: Dagno Salvador/ dagno@hotmail.com

RODA DA LEI ~BUDISMO


O que fez Buda Algumas tradies budistas dizem que ele alcanou o estado do Nirvana aos 35 anos enquanto estava sentado de baixo da arvore Bodhi, h 2.500 anos. Uma das verdades fundamentais para qual Buda teria despertado do Nirvana seria para que todos os seres tenham o potencial de se tornarem Budas. Ou, assim como algumas tradies colocam, todos os seres j nascem, essencialmente, Budas eles simplesmente precisam despertar para esse fato. Filosofia de Buda A felicidade Buda uma vez disse na verdade, bastante simples: o segredo querer o que voc tem e no querer aquilo que no tem. Parece algo simples, mas definitivamente, no . Voc j tentou dominar sua mente inquieta e indisciplinada, mesmo que fosse apenas por pouco tempo? Voc j tentou domar sua raiva ou sem cimes, controlar seu medo, ou permanecer calmo e sereno diante dos altos e baixos inevitveis da vida? Em caso positivo, voc sem duvida descobriu como difcil exercer o mnimo autocontrole ou autoconscincia. Uma compreenso que mostra, efetivamente, quem voc e o que a vida, e que o liberta do sofrimento, de uma vez por todas. Slide VIII Meditao O principal objetivo da meditao bidista descobrir quem voc para que, assim, sejam findadas suas buscas e insatisfaes. O Budismo religio?

Slide IX

Slide VII Roda da Lei Slide X

Slide VI

o smbolo do Budismo representa o ciclo entre a vida e a morte onde todos estamos presos. O Budismo tem como objetivo quebrar essa roda atravs da meditao, chegando ao estado de Nirvana.

Aluno: Dagno Salvador/ dagno@hotmail.com

Вам также может понравиться