Вы находитесь на странице: 1из 31

1

TEONTOLOGIA
A doutrina Da trindade Pr Josias Moura de Menezes Site: josiasmoura.wordpress.com

A doutrina da trindade
A doutrina da Trindade uma das mais importantes da f

crist. Estudar os ensinos da Bblia sobre a Trindade nos traz grande luz sobre a questo que o centro de tudo o que procuramos em Deus: o que Deus em si mesmo? Aqui aprendemos que em si mesmo, em seu verdadeiro ser, Deus existe nas pessoas do Pai, do Filho e do Esprito Santo, sendo, no entanto, um s Deus.
EXPLICAO E BASE BBLICA Podemos definir a doutrina da Trindade da seguinte

maneira: Deus existe eternamente como trs pessoas, Pai, Filho e Esprito Santo; cada pessoa plenamente Deus e h um s Deus.

Na doutrina da Trindade, encontramos uma das

doutrinas que de fato distinguem o cristianismo. Entre as religies do mundo, a f crist sem igual ao alegar que Deus um mas que, ao mesmo tempo, h trs pessoas que so Deus. Ao fazer isso, apresenta-se o que, na superfcie, parece uma doutrina contraditria. Alm disso, essa doutrina no declarada de forma aberta ou explcita nas Escrituras. No entanto, mentes devotas tm sido levadas a ela quando procuram fazer justia ao testemunho das Escrituras.

A palavra Trindade significa"triunidade"ou a idia

de"trs-em-unidade". Ela usada para sintetizar o ensino da Escritura de que Deus trs pessoas, porm um s Deus.
s vezes as pessoas pensam que a doutrina da Trindade

encontrada somente no NT, no no AT. Mas se Deus desde sempre existe como trs pessoas, seria surpreendente no encontrar indicao alguma disso no AT. Embora a doutrina da Trindade no seja explicitamente encontrada no AT, diversas passagens sugerem ou do a entender que Deus existe como mais que uma pessoa.

Textos no AT que sugerem o conceito da trindade


Por

exemplo, segundo Gnesis 1.26, Deus disse: "Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana". O que o verbo no plural ("faamos") e o pronome no plural ("nossa") significam?

Uma sugesto de alguns estudiosos que Deus estaria

falando a anjos. Mas os anjos no participaram da criao do homem, nem foi o homem criado imagem e semelhana dos anjos, de forma que essa idia tambm no convence.

A melhor explanao, e a nica sustentada quase

unanimemente pelos pais da igreja e telogos mais antigos, a de que j no primeiro captulo de Gnesis existe a indicao da pluralidade de pessoas no prprio Deus. No que haja uma referncia a quantas pessoas, e no temos nada nesse texto que aborde uma completa doutrina da Trindade, mas fica implcito que mais de uma pessoa est envolvida nesse texto. O mesmo pode ser dito de Gnesis 3.22 ("Agora o homem se tornou como um de ns, conhecendo o bem e o mal"). Gnesis 11.7 ("Venham, desamos e confundamos a lngua que falam") e Isaas 6.8 ("Quem enviarei? Quem ir por nos?"). (Note a combinao de singular e plural na mesma frase no ltimo texto.)

De modo semelhante, em Salmos 110.1, Davi diz: "O

Senhor disse ao meu Senhor: 'Senta-te minha direita at que eu faa dos teus inimigos um estrado para os teus ps"'. Jesus entende corretamente que Davi est se referindo a duas pessoas separadas chamando-as "Senhor" (Mt 22.41-46), mas quem o "Senhor" de Davi se no o prprio Deus? E quem poderia dizer a Deus: "Senta-te minha direita", seno algum que o prprio Deus? Da perspectiva do NT, podemos parafrasear esse versculo do seguinte modo: "Deus Pai disse a Deus Filho: Assenta-te minha direita". Porm, mesmo sem o ensino do NT sobre a Trindade, parece claro que Davi estava cnscio da pluralidade de pessoas em Deus.

No NT temos vrios textos: Quando Jesus foi batizado, ... o cu se abriu, e

ele viu o Esprito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Ento uma voz dos cus disse: Este o meu Filho amado, em quem me agrado. (Mt 3.16,17). Ao mesmo tempo vemos os trs membros da Trindade executando trs atividades distintas. Deus Pai fala do cu; Deus Filho batizado, e ento ouve que o Pai fala do cu; e Deus Esprito Santo desce do cu para pousar sobre Jesus e capacit-lo para o ministrio.

No final de seu ministrio terreno, Jesus diz aos

discpulos que eles devem ir e fazer "discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo" (Mt. 28:19). Os nomes "Pai" e "Filho", retirados da idia deles como famlia, a mais ntima de todas as instituies humanas, apontam muito fortemente para as personalidades distintas do Pai e do Filho. Quando "o Esprito Santo" colocado na mesma expresso e no mesmo nvel das outras duas pessoas, difcil evitar a concluso de que o Esprito Santo tambm visto como pessoa, e de posio igual do Pai e do Filho.

10

Quando percebemos que os autores do NT

geralmente usam o nome "Deus" (gr., theos) para referir-se a Deus Pai e o nome "Senhor" (gr., kyrios) para referir-se a Deus Filho, ento fica claro que h outra expresso trinitria em I Corntios 12.4-6: "H diferentes tipos de dons, mas o Esprito o mesmo. H diferentes tipos de ministrios, mas o Senhor o mesmo. H diferentes formas de atuao, mas o mesmo Deus quem efetua tudo em todos".

11

Semelhantemente,

o versculo final de 2 Corntios trinitrio em sua forma de expresso:"A graa do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vocs" (2Co 13.14). Vemos tambm as trs pessoas mencionadas separadamente em Efsios 4.4-6: "H um s corpo e um s Esprito, assim como a esperana para a qual vocs foram chamados uma s; h um s Senhor, uma s f, um s batismo, um s Deus e Pai de todos, que sobre todos, por meio de todos e em todos".

12

As trs pessoas da Trindade so mencionadas juntas

na frase de abertura de IPedro: "escolhidos de acordo com o pr-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Esprito, para a obedincia a Jesus Cristo e a asperso do seu sangue" (IPe 1.2). E em Judas 20,21, lemos: "Edifiquem-se, porm, amados, na santssima f que vocs tm, orando no Esprito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericrdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna". E ainda 1 Joo 5:7 nos revela: Pois h trs que do testemunho no cu: o Pai, a Palavra e o Esprito Santo; e estes trs so um.

13

Trs afirmaes resumem o ensino bblico


Em certo sentido, a doutrina da Trindade um mistrio

que nunca seremos capazes de entender plenamente. Contudo, podemos entender alguma coisa de sua verdade ao resumir o ensino da Escritura em trs afirmaes:

Deus trs pessoas. Cada pessoa plenamente Deus. H um s Deus.


Vamos

examinar separadamente cada uma dessas afirmaes mais detalhadamente.

14

Primeira afirmao: Deus trs pessoas


O fato de que Deus trs pessoas significa que o Pai no

o Filho; eles so pessoas distintas. Significa tambm que o Pai no o Esprito Santo, e que eles so pessoas distintas. Significa que o Filho no o Esprito Santo. Essas distines pessoais so vistas em vrias passagens citadas na seo anterior assim como em muitas passagens adicionais do NT. Joo 1.1,2 diz: "No princpio era aquele que a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princpio". O fato de que a "Palavra" (que fica claro ser Cristo nos v 9-18) est "com" Deus mostra a distino de Deus Pai. Em Joo 17.24, Jesus fala a Deus Pai a respeito de "minha glria, a glria que me deste porque me amaste antes da criao do mundo", mostrando assim a distino de pessoas, compartilhando a glria, e o relacionamento de amor entre o Pai e o Filho antes de o mundo ter sido criado.

15

Foi-nos dito que Jesus continua como nosso sumo sacerdote e

intercessor diante de Deus Pai: "... Se, porm, algum pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (IJo 2.1). Cristo " capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles" (Hb 7.25). Todavia, para interceder por ns diante de Deus Pai, necessrio que Cristo seja uma pessoa distinta do Pai. Alm do mais, o Pai no o Esprito Santo, e o Filho no o Esprito Santo. Eles so distintos em diversos versculos. Jesus diz: "Mas o Conselheiro, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, lhes ensinar todas as coisas e lhes far lembrar tudo o que eu lhes disse" (Jo. 14.26). O Esprito Santo tambm ora ou intercede por ns (Rm. 8.27), indicando a distino entre o Esprito Santo e Deus Pai, a quem a intercesso feita.

16

O Esprito Santo de fato uma pessoa distinta, ou

apenas um "poder" ou "fora ativa" de Deus em operao no mundo?


A evidncia do NT forte e bem clara em nos revelar que o

Esprito Santo uma pessoa. Em primeiro lugar h os versculos mencionados anteriormente, nos quais o Esprito Santo aparece em um relacionamento coordenado com o Pai e com o Filho (Mt 28.19; I Co 12.4-6; 2Co 13.13; Ef 4.4-6; I Pe 1.2). Visto que o Pai e o Filho so ambos pessoas, a coordenao entre eles sugere fortemente que o Esprito Santo seja pessoa tambm. H passagens em que o pronome masculino Ele (gr., ekeinos) aplicado ao Esprito Santo (Jo 14.26; 15.26; 16.13,14), o que no seria de esperar pelas regras da gramtica grega, pois a palavra esprito [gr., pneuma) neutra, no masculina, e normalmente estaria relacionada ao pronome neutro ekeino. Alm disso, o nome conselheiro ou consolador (paracltos) um termo geralmente usado para falar de uma pessoa que ajuda ou d conforto e aconselha outra pessoa ou pessoas, mas usado com respeito ao Esprito Santo no evangelho de Joo (14.16,26; 15.26; 16.7).

17

Outras atividades pessoais so atribudas ao Esprito

Santo, como ensinar (Jo 14.26), dar testemunho (Jo 15.26; Rm 8.16), interceder ou orar a favor de outros (Rm 8.26,27), sondar as profundezas de Deus (ICo 2.10), conhecer os pensamentos de Deus (I Co 2.11), desejar distribuir certos dons para alguns e outros dons para outros (ICo 12.11), proibir ou no permitir certas atividades (At 16.6,7), falar (At 8.29; 13.2; e muitas ocorrncias no AT e NT), avaliar e aprovar o curso sbio de uma ao (At 15.28), e ser entristecido pelo pecado na vida dos cristos (Ef 4.30).

18

Segunda afirmao: Cada pessoa plenamente Deus


Jesus plenamente Deus. Vejamos Joo 1:1. A traduo "e a Palavra era

Deus" tem sido questionada pelas testemunhas de Jeov, que traduzem a expresso por "e a Palavra era [um] deus", sugerindo que a Palavra era simplesmente um ser celestial, mas no plenamente divino. Dizem, portanto, que theos deveria ser traduzido por "um deus". Contudo, sua interpretao no tem o apoio de nenhum especialista em grego.

19

A incoerncia da posio das testemunhas pode,

ademais, ser vista na traduo que fazem do restante do captulo. Por vrias outras razes gramaticais a palavra theos tambm est sem o artigo definido em outros lugares desse captulo, como no no versculo 12 ("o direito de se tornarem filhos de Deus"), e no versculo 18 ("ningum jamais viu a Deus"). Se as Testemunhas de Jeov fossem coerentes em seus argumentos a respeito da ausncia do artigo definido, teriam de usar a expresso "um deus" nos versculos acima citados, mas, em vez disso, traduzem "Deus" em cada caso.

20

Outra

referncia chave deidade de Cristo Jesus encontrada em Filipenses 2. Ao que tudo indica, nos versculos 5-11, Paulo toma o que era um hino da igreja primitiva e o usa como base para pedir aos leitores que pratiquem a humildade. Paulo observa que "ele [Jesus], subsistindo em forma de Deus, no julgou como usurpao o ser igual a Deus" (v. 6). A palavra aqui traduzida por "forma" morph. Esse termo, tanto no grego clssico como no bblico, significa "conjunto de caractersticas que fazem com que uma coisa seja o que ". Denotando a genuna natureza de uma coisa, morph contrasta com schma, que tambm em geral traduzida por "forma", mas no sentido de formato ou aparncia superficial, em lugar de substncia. O uso de morph nessa passagem, refletindo a f da igreja primitiva, insinua uma profunda confiana na plena deidade de Cristo.

21

Outra passagem significativa Hebreus 1. O autor, cuja

identidade nos desconhecida, est escrevendo para um grupo de cristos hebreus. Ele (ou ela) faz vrias afirmaes que implicam fortemente a plena deidade do Filho. Nos versculos iniciais, o autor argumenta que o Filho superior aos anjos e nota que Deus tem falado por meio do Filho, destacou-o como herdeiro de todas as coisas e fez o universo por meio dele (v. 2). O autor descreve, ento, o Filho como o "resplendor da glria de Deus" (NVl) e a "expresso exata do seu ser". Embora talvez possa se alegar que isso s afirma que Deus se revelou por meio do Filho, no que o Filho Deus, o contexto sugere outra coisa.

22

Alm de se identificar como o Pai daquele a quem chama

Filho (v. 5), Deus citado no versculo 8 (do SI 45.6) dirigindo-se ao Filho como "Deus" e no versculo 10 como "Senhor" (do SI 102.25). O autor conclui observando que Deus disse ao Filho: "Assenta-te minha direita" (do SI 110.1). significativo que o autor bblico dirige-se a cristos hebreus, que com certeza estariam imbudos de monotesmo, de maneiras que inegavelmente afirmam a deidade de Jesus e sua igualdade com o Pai.

23

Tambm
Aqui

h referncias bblicas identificam o Esprito Santo com Deus.

que

podemos notar que h passagens em que referncias ao Esprito Santo ocorrem de forma intercambivel com referncias a Deus. Um exemplo disso Atos 5.3,4. Ananias e Safira retiveram uma parte do produto da venda de sua propriedade, fingindo que o colocavam inteiramente aos ps dos apstolos. Aqui, mentir ao Esprito Santo (v. 3) equiparado a mentir a Deus (v. 4).

24

O Esprito Santo tambm descrito como algum que possui

as qualidades de Deus e executa as obras dele. o Esprito Santo quem convence o mundo do pecado, da justia e do juzo (Jo 16.8-11). Ele regenera ou d nova vida (Jo 3.8). Em I Corntios 12.4-11, lemos que o Esprito quem concede dons igreja e exerce soberania sobre os que recebem tais dons. Alm disso, ele recebe a honra e a glria reservadas a Deus. Em ICorntios 3.16,17, Paulo lembra aos fiis que eles so o templo de Deus e que seu Esprito habita neles. No captulo 6, Paulo diz que o corpo deles um templo do Esprito Santo que neles habita. "Deus" e "Esprito Santo", ao que parece, so expresses equivalentes. Tambm h alguns trechos em que o Esprito Santo colocado em p de igualdade com Deus. Um deles a frmula batismal de Mateus 28.19; e, por fim, h I Pedro 1.2, em que Pedro dirige-se a seus leitores como os "eleitos, segundo a prescincia de Deus Pai, em santificao do Esprito, para a obedincia e a asperso do sangue de Jesus Cristo".

25

Terceira afirmao: H um s Deus


A Escritura muitssimo clara na idia de que h um

Deus, e um somente. As trs diferentes pessoas da Trindade so um no somente em propsito e em concordncia sobre o que pensam, mas so um em essncia, possuindo a mesma natureza essencial. Em outras palavras. Deus somente um ser. No h trs deuses. H somente um Deus. Uma das passagens mais familiares do AT Deuteronmio 6.4,5: "Oua, Israel: O SENHOR, O nosso Deus, o nico SENHOR. Ame o SENHOR, O seu Deus, de todo o seu corao, de toda a sua alma e de todas as suas foras".

26

O NT tambm afirma que h somente um Deus. Paulo

escreve: "Pois h um s Deus e um s mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus" (ITm 2.5). Paulo tambm afirma que "existe um s Deus" (Rm 3.30). Finalmente. Tiago admite que at os demnios reconhecem que h um s Deus, muito embora o assentimento intelectual deles no seja suficiente para salv-los: "Voc cr que existe um s Deus? Muito bem! At mesmo os demnios crem e tremem!" (Tg 2.19). Mas claramente Tiago afirma que uma pessoa faz bem em crer que "existe um s Deus".

27

Qualquer negao das trs afirmaes que resumem o ensino bblico gera erros
essencial que afirmemos as 03 declaraes:

Deus trs pessoas. Cada pessoa plenamente Deus. H um s Deus.

importante que examinemos alguns dos erros doutrinrios a respeito da Trindade que foram cometidos na histria da igreja. Neste panorama histrico, examinaremos alguns dos erros que devemos evitar a respeito dessa doutrina. De fato, os maiores erros que surgiram devem-se negao de uma ou outra das trs afirmaes anteriores.

28

Heresias histricas com relao a trindade


O modalismo alega que h uma s pessoa que

aparece a ns de trs diferentes modos (ou "formas"). O arianismo nega a plena divindade do Filho e do Esprito Santo. O tritesmo nega que h somente um Deus. O resultado dizer que h trs Deuses.

29

Alguns conceitos errados em relao a trindade


Os judeus do tempo de Jesus davam muita nfase

unidade de Deus, e esta nfase foi trazida para dentro da igreja crist. O resultado foi que alguns eliminaram completamente as distines pessoais da Divindade, e que outros no fizeram plena justia divindade essencial da segunda e da terceira pessoas da Trindade Santa. Tertuliano foi o primeiro a empregar o termo Trindade e a formular a doutrina, mas a sua formulao foi deficiente, desde que envolvia uma infundada subordinao do Filho ao Pai.

30

Orgenes

foi mais longe nesta direo, ensinando explicitamente que o Filho subordinado ao Pai quanto essncia, e que o Esprito Santo subordinado at mesmo ao Filho. Ele desacreditou a divindade essencial destas duas pessoas do Ser Divino e forneceu um ponto de partida aos arianos, que negavam a divindade do Filho e do esprito Santo, apresentando o Filho como a primeira criatura do Pai, e o Esprito Santo como a primeira criatura do Filho. Assim, a consubstancialidade do Filho e do Esprito Santo com o Pai foi sacrificada, com o fim de preservar a unidade; e, segundo esse conceito, as trs pessoas da Divindade diferem em grau de dignidade.

31

monarquianismo dinmico via em Jesus apenas homem e no esprito Santo uma influencia divina, enquanto que o monarquianismo modalista considerava o Pai, o Filho e o Esprito Santo meramente como trs modos de manifestao assumidos sucessivamente pela Divindade. A igreja comeou a formular a sua doutrina da Trindade no sculo quarto. O Conclio de Nicia (325 A.D.) declarou que o Filho co-essencial com o Pai, enquanto que o Conclio de Constantinopla (381 A.D.) afirmou a divindade do Esprito, embora no com a mesma preciso.

Вам также может понравиться