Вы находитесь на странице: 1из 14

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno

MECNICA BSICA DE UM TODO-O-TERRENO MECNICA BSICA DE UM TODO-O-TERRENO


Conduzir um todo-o-terreno no fcil, ou melhor, toma-se fcil quando se pretende conduzi-lo como se fosse um carro de turismo. Mas completamente diferente conduzir um veculo em asfalto ou faz-lo em terra batida ou areia e, sobretudo, as possibilidades que um 4x4 oferece ultrapassam em muito as de um veculo preparado apenas para estrada. E no se trata unicamente das tcnicas especficas de conduo - tema de que falaremos mais adiante mas sim de saber tirar partido das capacidades de uma mecnica especialmente pensada e concebida para transpor todo o tipo de obstculos. Saber como actua a caixa redutora ou como um diferencial distribui a potncia fundamental para se sair de um atoleiro ou para vencer uma dificuldade impossvel para um carro de turismo.

A transmisso composta pelo conjunto de elementos encarregados de transferir e distribuir a potncia do motor pelas rodas. Esses elementos so: a embraiagem, a caixa de velocidades, a caixa redutora e o diferencial. Tanto a embraiagem como a caixa de velocidades convencional provm das que foram desenvolvidas para os carros de turismo, transformadas para resistirem ao maior esforo que devem suportar em veculos mais potentes. A caixa redutora e o diferencial so os elementos prprios do todo-oterreno e foram pensados e concebidos para proporcionar s rodas toda a potncia necessria para transpor os maiores obstculos e desnveis.

A transmisso

Um motor em funcionamento est em rotao constante. Para ser possvel engrenar uma velocidade a seguir a outra sem necessidade de parar o motor nem interromper a rotao da transmisso imprescindvel a existncia de um dispositivo mecnico que faa a ligao entre a volante do motor e a caixa de velocidades: este elemento a embraiagem. A maioria dos automveis quer se trate de turismo ou de todo-o-terreno utiliza uma embraiagem de disco, que consiste numa montagem de dois discos, ou pratos, um deles unido ao volante do motor e o outro acoplado ao eixo da caixa de velocidades.

Embraiagem

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno Quando ambos os discos ou pratos esto separados, a caixa de velocidades deixa de estar ligada rotao do motor, de modo que se podem engrenar as diferentes velocidades. Quando esto acoplados, toda a potncia do motor transmitida caixa de velocidades e transmisso. O mecanismo mediante o qual se actua sobre estes discos ou pratos para os separar ou unir pode ser mecnico ou hidrulico. No mecnico, a aco de embraiar ou desembraiar realiza-se por meio do pedal correspondente e de um cabo, que actua sobre uma alavanca e sobre o anel de impulso, ligado s molas ou ao diafragma. Na embraiagem hidrulica, esta aco tem lugar por meio de cilindros, um emissor e outro receptor, que facilitam a manobra da alavanca que acciona o anel de impulso. Este tipo de embraiagem costuma utilizar-se em veculos de grande cilindrada para evitar ao condutor um esforo excessivo na sua utilizao. A embraiagem um elemento mecnico que requer pouca manuteno, apesar de estar sujeito a desgaste. S um uso excessivo ou um mau hbito de conduo deixar o p apoiado inadvertidamente no pedal pode acarretar um desgaste prematuro. Isto consegue-se graas combinao de uma srie de engrenagens, ou rodas dentadas, dispostas na caixa de velocidades, que se deslocam ao longo de dois veios, o primrio e o secundrio. O veio primrio, que dispe de tantas engrenagens quantas as velocidades do veculo, est ligado ao volante do motor por meio da embraiagem e recolhe a rotao do motor. O encaixe destas engrenagens com o veio secundrio permite as diferentes desmultiplicaes que se transmitem caixa redutora e aos veios de transmisso. Deste modo consegue-se um aproveitamento da potncia do motor que respeita a seguinte equao: para maior potncia para arrancar ou para subir rampas menor velocidade e vice-versa. A aco da caixa de velocidades de um todo-o-terreno no difere grandemente da de um carro de turismo: ambas 4x4, 4x2 e mecanismo de roda livre Na maioria dos todo-o-terreno, a potncia do motor pode transmitir-se da caixa de velocidades e da caixa redutora a apenas um ou a ambos os eixos do veculo. Podemos falar ento de transmisso 4x4 (as quatro rodas so motrizes) ou de 4x2 (s as rodas de um eixo so motrizes). Alguns todo-o-terreno clssicos, como os Land Rover, dispem de traco integral, ou 4x4, de forma permanente, ou seja, o veculo circula sempre com fora motriz s quatro rodas. Outros, pelo contrrio, oferecem a possibilidade de se desactivar a traco de um dos eixos.

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno Quando se circula em asfalto no na realidade necessria a traco integral. Os carros de turismo cumprem perfeitamente a sua funo com a traco num nico eixo, sem que isso afecte quer a segurana quer as prestaes do veculo. Alm disso, a traco 4x4 implica um maior consumo de combustvel. Contudo, no h dvida de que em condies difceis asfalto escorregadio por causa da chuva, neve ou lama ou em estradas de montanha com muitas curvas a traco integral oferece uma maior aderncia ao solo e maior segurana. O condutor de um todo-o-terreno aprender por si prprio quando convm ou no ligar a traco integral, ponderando as razes de segurana e de consumo de combustvel. Alguns 4x4 esto equipados, alm disso, com um mecanismo de roda livre, que desliga o eixo dianteiro do diferencial quando se circula s com traco retaguarda. Com isso pretende-se evitar que as rodas tenham de arrastar desnecessariamente o conjunto do diferencial, sobretudo na conduo em cidade, com a consequente poupana no consumo de combustvel. Para accionar o mecanismo de roda livre, que costuma estar montado na prpria roda, o todo-o-terreno tem de estar parado e a transmisso tem de estar em posio 4x2. Para voltar a ligar a traco 4x4, o condutor deve parar o veculo e accionar manualmente o mecanismo. No entanto hoje em dia j veculos que fazem esta operao automaticamente sem ter de parar ou sair do veculo.

O diferencial um elemento mecnico da transmisso de grande importncia para garantir a estabilidade do veculo em curva e a aderncia das rodas motrizes em superfcies irregulares e escorregadias. Tem uma funo redutora, ou seja, em determinadas circunstncias reduz a rotao do motor aumentando o binrio de rotao na roda. a resposta a um problema bsico de conduo: quando um veculo entra numa curva, a(s) roda(s) motriz(es) que se encontram no interior da mesma percorrem uma distncia menor do que as que se situam no exterior. Sem este mecanismo, as rodas de ambos os lados girariam mesma velocidade, mas, como percorrem distncias diferentes, a do interior perderia aderncia ao solo, ao passo que a do exterior seria arrastada. O diferencial tem pois a funo de repartir a

O diferencial

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno potncia do motor de forma proporcional aderncia. Este facto, que nos carros de turismo carece de importncia, pois o diferencial actua automaticamente sem a interveno do condutor, reveste-se de grande interesse na conduo de um todo-o-terreno. De facto, muitas vezes, sair de um atoleiro ou de uma situao comprometida depender do conhecimento deste efeito e de saber abord-lo adequadamente. O diferencial no actua quando um veculo circula em linha recta numa superfcie regular. Contudo, por assim dizer, quando detecta que uma roda perde aderncia e patina (percorre uma distncia maior mesma velocidade, no caso de uma curva), o diferencial reduz o nmero de voltas dessa roda, aumentando o binrio de rotao, ou seja, aumentando a potncia. Isto consegue-se mediante um conjunto solidrio com a roda de coroa, pea que recolhe a potncia do motor por meio de um pinho de ataque e que, por sua vez, dispe de pinhes cnicos engrenados perpendicularmente entre si. Os pinhes montados paralelamente roda de coroa denominam-se planetrios e encaixam no semieixo, encarregado de dotar a roda de traco. Outras engrenagens, denominadas satlites, esto montadas num eixo fixado na caixa mediante chumaceiras. Assim, quando se entra numa curva e a roda exterior forada a efectuar um percurso maior que a roda interior, o planetrio desta ltima gira mais lentamente do que o oposto e fora ao mesmo tempo os satlites, permitindo deste modo que as rodas percorram distncias diferentes. Quando a aderncia das quatro rodas ao solo a mesma, o diferencial s actua nas curvas. O problema surge quando as rodas de lados diferentes devem aderir a superfcies desiguais. Por exemplo, quando uma roda motriz est num charco com lama e a do outro lado sobre rocha ou piso seco. Neste caso, o diferencial detecta a perda de aderncia e envia maior potncia para a roda que patina, retirando-a, portanto, roda que tem aderncia. Como fcil de compreender, esta forma de actual o diferencial em terrenos irregulares no facilita em absoluto a tarefa de sair de um atoleiro; muito pelo contrrio, dificulta-a, pois tratar-se-ia precisamente de dotar a roda com maior possibilidade de aderncia da potncia necessria para superar o obstculo. o problema minimizado com a

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno incorporao da traco integral, pois deste modo repartida a potncia do motor pelas quatro rodas reduzindo-se assim a possibilidade de o veculo patinar. Contudo, sempre se do circunstncias que tomam aconselhvel desligar a funo redutora do diferencial. Tratar-se-ia ento de dispor de um mecanismo que permitisse desligar a aco do diferencial em momentos em que a distribuio da potncia no favorvel conduo. A resposta ao problema dispor de um diferencial que se possa bloquear.

A capacidade de bloquear ou anular a aco do diferencial uma caracterstica exclusiva dos todo-o-terreno. A soluo mais simples e econmica a manual, ou seja, a que oferece ao condutor a possibilidade de ser ele a anular a aco do diferencial. O inconveniente reside no facto de, para realizar esta operao, o veculo ter de estar completamente parado, o que equivale a dizer que costuma utilizar-se quando o veculo j est atolado e no consegue sair do atoleiro. Consoante a soluo adoptada por cada fabricante, o bloqueio manual do diferencial pode realizar-se a partir do interior do habitculo, mediante um comando hidrulico, ou pelo exterior, com o sistema de roda livre descrito anteriormente.

Diferenciais blocantes

Esto concebidos para detectar automaticamente as perdas de aderncia de uma ou de vrias rodas e para actuar nessa conformidade. Existem actualmente trs tipos diferentes de diferenciais autoblocantes: Ferguson, Nospin e Torsen. Os diferenciais tipo Ferguson. Dispem de discos de frico que controlam automaticamente as diferentes velocidades de rotao das rodas motrizes de um mesmo eixo a partir de certos valores prdeterminados. Permitem at certo ponto que as rodas girem a velocidades diferentes, de modo que se garanta o funcionamento do diferencial no momento de entrar numa curva. Mas quando uma roda patina para l desse limiar, actua ento o travo dos discos de frico, de modo que se confere um binrio maior roda que gira menos ou, o que o mesmo, que tem maior aderncia. Em termos mais tcnicos, quando uma roda patina e o diferencial tende a entregar-lhe maior potncia, o mecanismo autoblocante detecta o aumento de velocidade de rotao no suporte dos satlites em relao a um dos

Diferenciais autoblocantes

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno planetrios, que se traduz num maior impulso dos satlites e da mola central sobre o planetrio que roda mais depressa, o que obriga a entrar em funcionamento a embraiagem de discos correspondente a esse planetrio. Assim, a embraiagem actua como travo sobre o planetrio, anulando o efeito do diferencial e trazendo s rodas motrizes o mesmo binrio motor. Nos diferenciais Nospin o sistema blocante accionado atravs de um mecanismo de deslizamento e salto. Quando o diferencial detecta a perda de aderncia de uma das rodas, desloca a aco dos satlites para o planetrio que gira a maior velocidade. Isto traduz-se numa diminuio da fora que a caixa de engrenagens aplica sobre o conjunto dos satlites. Ou, por outras palavras, a fora motriz desloca-se para a roda que oferece uma maior aderncia. Os diferenciais Torsen distinguem-se dos sistemas anteriores por exercerem um controlo permanente, e no apenas quando a roda patina, sobre a distribuio da potncia pelas rodas. O sistema Ferguson, por exemplo, actua quando a roda j perdeu bastante aderncia e comea a rodar em vazio, o que dificulta a sada do atoleiro. Pelo contrrio, o sistema Torsen controla permanentemente o deslizamento e corrige-o de forma automtica e muito mais rpida, evitando deslizamentos indesejveis das rodas motrizes. O diferencial Torsen consta de trs pares de satlites que casam entre si dois a dois e esto acoplados a um anel dentado que actua como parafuso sem fim. Assim, quando uma das rodas sofre o efeito de deslizamento, a maior acelerao do satlite correspondente passa para o satlite gmeo que aplica ento maior potncia roda que tem mais aderncia. O utilizador de um todo-o-terreno ter muitas ocasies de comprovar o efeito dos diferenciais autoblocantes ao longo de uma excurso pelo campo ou de uma travessia de enduro. Um conceito mais simples ajudar, em todo o caso, a clarificar estas explicaes: uma roda patina quando a fora que a move superior aderncia do pneu ao solo. A funo dos diferenciais autoblocantes, ento, consiste simplesmente em evitar que uma roda que patine absorva toda a potncia ou, o que a mesma coisa, em anular a aco do diferencial para que a potncia se reparta equitativamente por todas as rodas motrizes.

Os veculos todo-o-terreno, semelhana da grande maioria dos carros de turismo, esto equipados com sistemas de accionamento hidrulico.

Traves

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno desaconselhvel dispor de um sistema ABS, sobretudo porque a sua aco em situaes em que se corre o risco de deslizamento e de derrapagem, o sistema fica confuso e em vez de travar solta as rodas, o que numa subida que se tenha de abortar e parar, vai fazer com que o veiculo fique solto, com a consequncia de ter um grave acidente.

Quando o fabricante decide montar nos seus modelos uma determinada categoria de pneus para os seus veculos de srie no pode adivinhar a utilizao que cada condutor lhe vai dar. claro que a tendncia actual do mercado a de usar o 4x4 em todas as situaes, havendo partida a certeza de que na maioria dos casos o cliente far mais quilmetros em estrada do que em superfcies irregulares. A soluo adoptada a de pneu misto, um compromisso entre as borrachas rijas e as macias. So os chamados mud and snow, M + S. O seu comportamento correcto em circuitos de terra batida e permite circular com segurana em estrada a velocidades prximas dos 160 km/h. Entre os inconvenientes importa referir que sofrem desgaste em terrenos pedregosos e que no so ideais na lama. Os pneus rijos devem usar-se quando o todo-oterreno se destina a circular basicamente em circuitos de solo duro, com pedras e rochas, pisando pouco asfalto. De facto, so os que tm menor aderncia em estrada, pelo que no so recomendados para uma conduo mista. O desenho do piso profundo e contrastado e as paredes laterais esto reforadas para poderem roar contra superfcies duras na passagem de obstculos. Os pneus macios tm a caracterstica de suportarem melhor do que quaisquer outros a conduo a baixa presso, o que se revela particularmente til em superfcies escorregadias, em zonas de neve e em terreno arenoso. Dispem de um desenho pouco profundo e de formas mais suaves do que os pneus duros. Outro factor a ter em conta, para alm da qualidade ou d dureza dos pneus, so as suas dimenses. Regra geral, o utilizador de um todo-oterreno dever guiar-se pelas medidas que o fabricante aconselha e ter em conta que qualquer alterao afectar, em maior ou menor grau, outros elementos mecnicos do veculo. Assim, por exemplo, um pneu com seco demasiado larga endurece a direco e provoca um desgaste invulgar dos elementos que a compem. certo que uma seco larga equivale a uma maior superfcie de contacto

Pneus

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno com o solo e, por isso, a uma maior aderncia, mas um efeito semelhante pode ser obtido retirando presso dos pneus de medidas regulares. Os pneus de seces mais estreitas so mais adequados para a lama e solos escorregadios, embora se perca aderncia no asfalto e em terrenos rijos. No que respeita ao dimetro das rodas pode dizer-se que a uma maior circunferncia corresponde uma velocidade mais elevada e, pelo contrrio, pneus de menor dimetro aumentam a potncia. Em todo o caso, as diferenas so pouco significativas para o condutor pouco experiente, que far bem em utilizar sempre os pneus aconselhados pelo fabricante. Outro factor importante a estrutura. A este respeito constroem-se basicamente dois tipos de pneus: os radiais e os de estrutura cruzada. Estes ltimos so os mais econmicos; so slidos e suportam bastante bem a carga, apesar de costumarem deteriorar-se mais depressa do que os radiais. Estes so os mais comummente utilizados pelos construtores que os instalam nos diversos modelos. Tm a vantagem, em relao aos pneus de estrutura cruzada, de suportarem melhor diferentes presses, o que auxilia as tarefas de conduo em terrenos especialmente difceis. Todos os pneus dispem de uma nomenclatura gravada que permite identificar as suas prestaes. Trata-se de um conjunto de nmeros e de letras que indicam a largura do piso de rodagem, o dimetro, se se trata de um pneu radial ou de estrutura cruzada, o ndice de carga e a velocidade mxima a que se pode circular com ele. Um exemplo deste cdigo seria: 215 / 75 R 15 100 Q. O nmero 215 corresponde seco do piso expressa em milmetros. O 75 a relao entre o piso de rodagem e a altura. A letra R significa, neste caso, que o pneu radial. O 15 indica o dimetro da jante em que deve ser montado, expresso em polegadas. O 100 um cdigo que denota o peso que capaz de suportar, que, neste caso, seria de cerca de mil quilogramas. E a letra final, o Q, corresponde

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno velocidade mxima a que se pode circular com esses pneus.

Quando se diminui a presso dos pneus para obter maior aderncia, a velocidade mxima recomendvel para circular com eles inferior. Para evitar desajustes e avarias na transmisso de um veculo de traco integral permanente necessrio montar o mesmo tipo de pneus nas quatro rodas. conveniente incluir entre os acessrios uma bomba de ar com manmetro; por vezes, a soluo para transpor um obstculo passa por esvaziar um pouco o pneu. E, uma vez superado esse obstculo, a bomba permite repor a presso correcta. A operao de encher ou esvaziar deve fazer-se sempre com o pneu frio para evitar que a sua estrutura se danifique. Nos veculos com traco 4x4 opcional e quando no seja possvel encontrar o mesmo tipo de pneus, a regra instalar, pelo menos, os mesmos pneus nas rodas do mesmo eixo. As jantes de liga so mais resistentes do que as de ferro, embora se possam quebrar com um impacto forte, ao passo que as de ferro s se deformam.

A ter em conta

Quando se adquire um veculo, sobretudo quando se trata de um automvel de turismo, o utilizador costuma confiar na qualidade dos materiais e da concepo tcnica do fabricante; na realidade, quando se respeitam as recomendaes normais de manuteno, pouco provvel ter-se a surpresa desagradvel de uma avaria inesperada. E mesmo quando isso acontece, o automobilista dispe de uma rede extensssima de oficinas de mecnica, com os respectivos reboques, que solucionariam o problema. O caso do todo-o-terreno diferente porque no se pode contar com assistncia tcnica no alto de um monte ou num circuito florestal afastado dos centros urbanos. E isso, para o automobilista, implica muito mais do que um simples incmodo ou uma perda de tempo: na melhor das hipteses, se no se souber prevenir a avaria ou repar-la, a soluo passar forosamente por uma grande caminhada at encontrar ajuda. E assim, o que se tinha preparado como uma diverso, uma excurso pelo meio natural, pode converter-se num calvrio. Em seguida apresentamos uma srie de recomendaes que ajudaro o condutor a prevenir as avarias mais comuns, que com mais frequncia podem deixar o utilizador em m situao, e a solucion-las, se for caso disso.

Avarias

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno

O primeiro conselho, o mais elementar, para o utilizador de um 4x4 seguir as recomendaes do construtor no que se refere manuteno do veculo: respeitar os prazos para a mudana de leo, dos filtros, das velas, para a lubrificao das partes mveis, etc.

Manuteno

Os problemas no arranque podem dever-se a avarias ou ao mau funcionamento de trs elementos bsicos: a bateria e as suas ligaes, o motor de arranque e/ou o motor. A bateria. O motor no arranca porque a bateria est descarregada ou porque as ligaes esto em mau estado. fcil detectar esta avaria: o motor de arranque comea a trabalhar mas no atinge as rotaes necessrias para forar o arranque do motor. Alm disso, as luzes e os elementos elctricos no funcionam correctamente. Geralmente, a causa destas avarias a manuteno incorrecta da bateria. Que fazer? Verificar o estado das ligaes; possvel que estejam frouxas ou que tenham acumulado xidos. Se o problema surgir no decurso de uma viagem ou excurso, dispor de um jogo de cabos de ligao para poder receber ajuda de outro veculo. No sendo possvel, sempre se pode arrancar empurrando o veculo ou deixando que deslize por um declive com uma velocidade engatada (por exemplo, a terceira). O motor de arranque. Quando se tem a certeza de que a carga da bateria est correcta as luzes acendem-se e o limpa-pra-brisas funciona, por exemplo possvel que o motor de arranque esteja avariado. No uma avaria frequente e, normalmente, este elemento avisa antes de deixar de funcionar. Que fazer? Impe-se a mesma soluo que no caso da descarga de bateria. Por isso, um bom hbito, como precauo, consiste em deixar parado o veculo num troo do caminho com uma certa inclinao, de modo que possa ganhar o impulso suficiente para arrancar com uma velocidade engrenada. Empurrar um 4x4 com um peso de mais de duas toneladas no tarefa fcil. O motor: Se no se tratar nem da bateria nem do motor de arranque, o problema est no motor do todo-o-terreno. Em primeiro lugar devem examinar-se as seguintes eventualidades que, por serem simples e bvias, se descuram com muita frequncia: a falta de gasolina ou o facto de esta no chegar aos cilindros problema tpico de um carburador sujo ou quando, devido s condies ambientais, o motor se encontra excessivamente frio.

Problemas no arranque

10

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno

Conferidas estas hipteses e se o motor continua a no arrancar, preciso observar as velas e verificar se: os elctrodos no esto excessivamente gastos, se no esto sujos de fuligem, se no esto engordurados. E, em seguida, garantir que chega corrente s velas. Para o fazer, retirar a vela com a chave adequada, colocar-lhe o respectivo cabo e apoiar a extremidade no crter; quando se acciona o motor de arranque tem de saltar uma fasca entre os bornes. Se assim no acontecer porque a corrente elctrica no chega vela. Nesse caso impe-se verificar as ligaes. Por ltimo, pode dar-se a circunstncia extrema de o motor estar gripado. Isso significa que foi submetido a um esforo excessivo sem lubrificao suficiente, o que implica uma dilatao dos mbolos no interior dos cilindros, impedindo o seu movimento. Esta avaria muito grave e exige a interveno de um mecnico. Que fazer? Se se der este caso pode tentar-se uma reparao de emergncia. Consiste em desmontar as velas (no caso dos motores a gasolina) ou os injectores (se se tratar de um motor a diesel) e verter no interior do cilindro um pouco de leo. Antes disso, ter-se- tido a precauo de encher o crter. Em seguida movem-se manualmente e com suavidade os mbolos por exemplo, empurrando o todo-o-terreno para a frente e para trs com um velocidade longa engrenada para que o leo banhe os cilindros. Deste modo, com um pouco de sorte, conseguir-se- que o veculo percorra alguns quilmetros a ttulo precrio at chegar oficina mais prxima. O motor arranca mas volta a para!: A bateria e o motor de arranque funcionam correctamente, mas o motor pra vrias vezes. Quando isto acontece diz-se que o motor est afogado, ou seja, no chega combustvel ou ar suficientes. O problema pode resultar de um carburador avariado, mal afinado ou sujo sobretudo o filtro de ar ou os pulverizadores de um filtro de combustvel obturado, de uma bomba que dificulta a passagem da gasolina ou de tubagens rotas.

Num todo-o-terreno as vibraes so, at certo ponto, normais. Quem est acostumado a conduzir um todo-o-terreno notar imediatamente que o 4x4 balana mais, vibra e produz mais rudos. E isto acontece porque se sacrifica a comodidade em favor de um melhor rendimento e de uma melhor robustez.

Vibraes

11

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno Contudo, pode acontecer que as vibraes atinjam um nvel invulgar e dever-se- ento pensar num problema mecnico. A origem da avaria pode estar: na colocao incorrecta dos cabos das velas; na desafinao do ponto do motor; numa carburao defeituosa; as vibraes aparecem quando o veculo circula em velocidade lenta; na falha de um mbolo; na fixao defeituosa do motor. Quem dispuser de alguns conhecimentos de mecnica, pode tentar efectuar a reparao correspondente, mas se o problema persistir ter de visitar uma oficina. Em princpio, as vibraes no obrigaro o condutor a suspender a viagem, embora se tome evidente a perda de potncia do motor.

Este tipo de problemas resulta, na maioria dos casos, de um motor em mau estado, quer porque se exigiu demasiado dele, quer por se tratar de um veculo com muito uso. A perda de potncia afecta a conduo do todo-o-terreno e no preciso ter muita experincia para o perceber. No uma avaria que impea a circulao do veculo, mas sim um sintoma de que alguma coisa no funciona correctamente. importante detectar a tempo essa perda de potncia, porque, sobretudo nas viagens longas, se no for resolvida pode acabar numa avaria de difcil soluo. Ao menor sinal de que algo falha, de que o comportamento do motor em situaes difceis no o habitual, deve realizar-se uma verificao do motor mediante a observao dos gases de combusto no tubo de escape. Em princpio, um motor a gasolina que funcione correctamente, no deve produzir fumos em grande quantidade; os motores diesel libertam mais fumos, mas nunca em quantidade excessiva. Para fazer esta anlise e evitar confuses, a observao deve realizar-se com o motor quente e, sendo possvel, se se dispuser de um segundo veculo, circulando em vrios regimes de motor e a diferentes velocidades.

Problemas de perda de potncia

Um fumo branco indicativo da presena de vapor de gua nos gases de combusto; se no existe avaria, deve desaparecer pouco depois de o motor estar a trabalhar. Caso contrrio, se o fumo for persistente e abundante, pode pensar-se em algum problema, por exemplo, uma fuga na junta da cabea que permita a entrada de gua de arrefecimento.

Motores diesel.

12

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno Um fumo negro e denso pode indicar uma mistura excessivamente rica de combustvel ou, em todo o caso, um desajuste na bomba de injeco. Deve verificar o dispositivo previamente. Nestas condies, o veculo perde alguma potncia e acelerao e consome mais, mas pode-se circular com relativa tranquilidade. Se o fumo negro aparecer apenas nos regimes altos, quando se solicita potncia ao motor, possvel que se trate de um filtro de ar sujo. Um fumo azulado denota a presena de leo na mistura de combustvel. normal e no representa nenhum risco de avaria, aparecendo quando o motor est muito tempo a trabalhar ao ralenti, mas deve desaparecer quando se inicia o andamento. Se assim no acontecer e o fumo azulado estiver presente a qualquer velocidade, quase certo que o leo se introduz na cmara de combusto pelos segmentos ou entre o mbolo e o cilindro; contudo, antes de se alarmar convm verificar se o leo do motor o mais adequado, porque um leo demasiado fluido ou demasiado quente pode provocar o mesmo efeito.

O fumo negro tambm denota nestes motores a combusto de uma mistura demasiado rica em gasolina; este sintoma acompanhado de um elevado consumo e, se o fumo for muito abundante, de perda de potncia. Se se retirarem as velas observar-se- que esto enegrecidas pelo carvo. preciso verificar se o mecanismo do starter funciona correctamente, se o filtro do ar no est demasiado sujo ou se, devido ao seu mau funcionamento, o carburador no entrega demasiada gasolina mistura. O fumo azulado denuncia, em quase todas as ocasies, a presena de leo na mistura de combustvel. Em veculos novos ou pouco rodados, isto pode dever-se ao facto de a densidade do leo que se est a utilizar no ser a recomendada pelo fabricante para o motor em questo; mudando de leo deve desaparecer o fumo. Em veculos com muito uso, a problemtica outra: com toda a segurana e devido a desafinao do motor ou desgaste de segmentos e mbolos, o leo penetra na cmara de combusto. Neste caso no existe risco imediato de avaria, ou seja, o veculo no deixar o condutor apeado, mas deve solucionar-se quanto antes o problema e, enquanto tal no for feito, verificar constantemente o nvel do leo para evitar que o crter fique seco e o motor gripe. O fumo branco provocado, tal como nos motores diesel, pela presena de vapor de gua nos gases de combusto. Quase sempre esta avaria surge por causa de uma junta da cabea do motor em mau estado ou com fissuras. Se o fumo no for demasiado

Motores a gasolina.

13

Tcnicas e Dicas Clube Todo Terreno denso, o motor aguentar um percurso relativamente longo, embora com perda de potncia. Em todo o caso, imprescindvel a visita a uma oficina.

14

Вам также может понравиться