Вы находитесь на странице: 1из 4

Principais impostos

Todos pagam impostos, direta ou indiretamente a estrutura administrativa de um pas composto de forma a assegurar ao estado, seja ele federal estadual ou municipal a arrecadao de impostos dos contribuintes. Os impostos que pagamos podem ser federais quando destinado ao governo federal, estaduais quando destinado ao governo estadual ou municipal quando e imposto for para o governo municipal. O imposto uma quantia em dinheiro, calculada em moeda oficial do pas e geralmente baseada em percentuais sobre um fator gerador. Esse fator gerador pode ser: Patrimonial, Renda ou Consumo. Patrimonial: Neste caso os impostos iro incindir sobre determinado patrimnio, como o caso do IPTU (imveis), IPVA (automveis) e ITR (propriedades rurais). Renda: Neste caso o imposto calculado considerando a renda de uma pessoa, fsica ou jurdica durante determinado perodo. Um bom exemplo o Imposto de Renda. Consumo: Aqui os impostos podem ser cobrados de forma indireta, ou seja, quando uma pessoa adquire determinado produto ou servio, ela j est pagando o imposto que est embutido no valor da compra. Isto ocorre, por exemplo, com o ICMS, IPI e ISS.

Impostos federais
Os impostos federais so aqueles destinados unio ou governo federal.
Tipo de Imposto IR - Imposto de Renda sobre o Lucro Lquido Tipo de Atividades Comrcio, Indstria e Servios Alquota 15% Base de Clculo Lucro lquido Observao Se o lucro lquido for superior a R$ 20.000 por ms, haver um adicional de 10% sobre o excedente.

CSLL -Contribuio Social sobre o Lucro Lquido PIS - Programa de Integrao Social

Comrcio, Indstria e Servios Comrcio, Indstria e Servios

9%

Lucro Lquido

1,65%

Valor da Venda

COFINS - Contribuio Financeira Social

Comrcio, Indstria e Servios

7,6%

Valor da Venda

IPI - Imposto Produtos Industrializados

Indstria

Varivel

Valor da Venda

O imposto sobre a venda dever ser compensado com o imposto sobre a compra. O imposto sobre a venda dever ser compensado com o imposto sobre a compra. O imposto sobre a venda dever ser compensado com o imposto sobre a compra.

II - Imposto de Importao ICMS - Imposto de Circulao de Mercadorias e Servios.

Importao Indstria e Comrcio

Varivel Varivel De 0% a 25%

Valor da Importao Valor da Venda

O imposto sobre a venda dever ser compensado com o imposto sobre a compra

ISS - Imposto sobre Servios

Servios

INSS Instituto Nacional do Seguro Social.

Varivel De 2% a 5% 8%,9 e 11%

Valor da Venda

Percentual do salrio de cada empregado

O valor da contribuio varia segundo o ramo de atuao.

IOF Imposto sobre Operaes Financeiras. IRPF Imposto de Renda Pessoa Fsica. IRPJ Imposto de Renda Pessoa Jurdica.

nas operaes de crdito

0,38 A 1,5% 15% 15%

Renda do cidado. lucro das empresas.

mais um adicional de 10% sobre a

parcela da base de clculo, apurada mensalmente, que exceder a R$20 mil.

ITR Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Servio.

0,03% at 20%.

Percentual do salrio de cada trabalhador com carteira assinada depositado pela empresa.
parcela dos proventos e penses de valor igual ao teto fixado para os benefcios pagos pelo INSS aos trabalhadores da iniciativa privada.

8%

(CPSS)Contribuio para o Plano de Seguridade do Servidor Pblico

11%

a contribuio no incidir sobre a

Impostos estaduais
Os impostos estaduais so aqueles destinados aos governos dos estados. So eles: ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias. Incide tambm sobre o transporte interestadual e intermunicipal e telefonia. IPVA Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores. ITCMD Imposto sobre a Transmisso Causa Mortis e Doao. Incide sobre herana

Impostos municipais
Os impostos municipais so aqueles destinados ao governo municipal. So eles: IPTU Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. ISS Imposto Sobre Servios. Cobrado das empresas.

ITBI Imposto sobre Transmisso de Bens Inter Vivos. Incide sobre a mudana de propriedade de imveis Como visto acima a carga tributria grande no Brasil. Um problema que ocorre em alguns casos a chamada bi-tributao ou os impostos em cascata, onde ocorre por mais de uma vez a tributao sobre um mesmo fato gerador.

Вам также может понравиться