Вы находитесь на странице: 1из 49

1

Os vrios sentidos da prtica etnogrfica


Alcia Ferreira Gonalves aliciafg1@hotmail.com Doutora em Cincias Sociais/UNICAMP Professora Visitante MAPP/UFC Professora Colaboradora PRODEMA/UFC O objetivo deste mini-curso (re) pensar as tenses e articulaes entre as noes de etnografia, etnologia e antropologia como constitutivos do debate epistemolgico clssico e contemporneo da disciplina antropologia. Ser realizada uma reflexo a partir de trs autores: Bronislaw Malinowski, Claude Lvi-Strauss e Clifford Geertz. A linha argumentativa desta aula gira em torno das indagaes listadas a seguir: O que se entende por etnografia? Etnografia se define como um mtodo de pesquisa? Um modo de apreender o objeto de estudo? Qual a relao entre etnografia e antropologia? Dan Sperber(1982), por exemplo, afirma que a antropologia terica e explicativa, enquanto que, a etnografia interpretativa. Para Jacobson (1991), a etnografia pode ser entendida como sendo constituda por um argumento e classificada de acordo com o marco terico conceitual subjacente ao exerccio etnogrfico, como por exemplo: etnografia estrutural, etnografia organizacional e etnografia simblica. Marcus & Cushman(1982), afirmam que o trabalho de campo fixado dentro de um texto, marca o trabalho como etnogrfico1. Supondo uma relao entre a antropologia e a etnografia, as questes a serem formuladas so as seguintes: Quais os marcos tericos que informam o fazer etnogrfico? Quais os desafios colocados para a etnografia e teoria antropolgica no cenrio contemporneo? Como utilizar o mtodo etnogrfico no estudo de objetos no convencionais da Antropologia como os processos (trans) nacionais? Esta aula est estruturada em dois tpicos: O primeiro tpico intitulado Etnografia: algumas definies -apresenta uma discusso de algumas definies de etnografia em Lvi-Strauss, Malinowski e Geertz, o objetivo deste tpico demonstrar
1

...we define an ethonography simply as an account resulting from having done fieldwork, a relatively undisciplined activity, the folklore of which has given identity to an academic discipline. Doing fieldwork is quite different from representing it within an ethnography, but just as certain conventions of documentation mark a work as history, so evidence of fieldwork, however written into a text, marks a work as ethnography.(Marcus & Cushman, 1982,p.27)

2 como o fazer etnogrfico definido diferentemente nesses autores est informado por um marco terico - conceitual que gira em torno de trs conceitos: Estrutura formulado por Lvi-Strauss; Funo elaborado por Malinowski e Cultura no marco da teoria interpretativista praticada por Geertz, implicando, deste modo em trs concepes distintas de etnografia e do fazer etnogrfico. O tpico seguinte denominado algumas notas sobre o debate contemporneo, apresenta algumas questes e reflexes iniciais acerca do debate em curso na disciplina. Tal debate aponta as perspectivas para a etnografia e antropologia nos prximos anos. Para terminar farei referencia ao caso brasileiro.

Etnografia: algumas definies Existem vrias definies de etnografia, o Dicionrio Aurlio, por exemplo, diz que etnografia uma Disciplina que tem por fim o estudo e a descrio dos povos, sua lngua, raa, religio, etc...e manifestaes materiais de sua atividade. Parte ou disciplina integrante da etnologia. Descrio da cultura material de um determinado povo.2 O Dicionrio de Antropologia organizado por Akoun(1983) define a etnografia em relao etnologia: No interior da etnologia, a etnografia a pesquisa no terreno para o estabelecimento de uma monografia. a partir destas monografias que a etnologia disciplina essencialmente comparativa tenta elaborar snteses. O etnogrfo pretende ser de algum modo o biogrfo de uma nica sociedade. Escolhe uma sociedade de pequena dimenso, o que lhe permite a construo de um estudo exaustivo (ou, pelo menos, o mais exaustivo possvel). Radcliffe-Brow relata uma reunio de professores de Oxford, Cambridge e Londres, em 1909, cujo objetivo era discutir a terminologia da Antropologia:
Acordamos utilizar etnografa como la denominacin tcnica de los trabajos descriptivos sobre pueblos analfabetos. La reconstruccin hipottica de la historia de tales pueblos se consider tarea de la etnologa y la arqueologa prehistrica. El estudio comparativo de las instituciones de las sociedades primitivas se acept como la tarea de la antropologa social, y se prefiri ya este nombre al de sociologa (Kuper, 1973,p.16)

Em outro ensaio publicado (1973), Radcliff-Brown, diferencia antropologia e etnografia:


Na antropologia, entendendo por isto o estudo dos chamados povos primitivos ou atrasados, o termo etnografia aplica-se ao que especificamente um modo de pesquisa idiogrfica, cujo objetivo dar explicao aceitvel desses povos e de sua vida social. A etnografia difere da histria pelo fato de que o etngrafo adquire conhecimento, ou pelo menos parte fundamental dele, a partir da observao ou contato diretos como povo sobre o qual escreve, e no, como o historiador, a partir de registros escritos (Radcliff-Brown, 1973, p.11).

No interior da prpria disciplina Antropologia existem vrias maneiras de se entender etnografia, ou seja, vrias definies de etnografia, nas quais cada autor em sua respectivas definies reala dimenses distintas do exerccio etnogrfico de acordo com o marco terico envolvido em tal exerccio. Por exemplo, no captulo primeiro de Antropologia Estrutural, Lvi-Strauss define etnografia distinguindo-a de etnologia3:
223

Jacobson(1991), na introduo nos apresenta algumas definies. Strauss (1989,p.34), neste texto publicado originalmente na Revue de Mtaphysique et de Morale, tem por finalidade discutir as relaes entre o mtodo histrico e a etnologia. Para Lvi-Strauss, no trata-se de uma diferena de mtodo, objetivo ou objeto, trata-se, de uma diferena de perspectiva disciplinar

4
... a etnografia consiste na observao e anlise de grupos humanos considerados em sua particularidade (freqentemente escolhidos, por razes tericas e prticas, mas que no se prendem de modo algum natureza da pesquisa, entre aqueles que mais diferem do nosso), e visando reconstituio, to fiel quanto possvel, da vida de cada um dles; ao passo que a etnologia utiliza de modo comparativo (e com finalidade que ser preciso determinar em seguida) os documentos apresentados pelo etnogrfo (Lvi-Strauss, 1989, p.14).

Lvi Strauss reala alguns aspectos que definiriam a etnografia, no caso, em relao etnologia: observao, anlise de grupos humanos (os que mais diferem do nosso est posta a diferena pela distncia cultural e geogrfica) em suas particularidades, para Lvi-Strauss, a etnografia visaria ainda a reconstituio fiel- tanto quanto possvel, da vida dos grupos humanos estudados trata-se do estudo de uma sociedade particular. Lvi-Strauss pensa a etnografia em relao etnologia definida pelo autor como Antropologia social e cultural. Sendo que a antropologia social consagra-se ao estudo das instituies consideradas como sistemas de representaes e a Antropologia cultural que se destina ao estudo das tcnicas. Neste caso a etnologia tal como definida pelo respectivo autor, faz uso dos documentos coletados pelo etnogrfo, para fins de comparao. Mais frente, no captulo XVII, no item: Etnografia, Etnologia, Antropologia Lvi-Strauss (1989,p.394), define e relaciona com mais detalhes etnografia, etnologia e antropologia. Etnografia corresponderia para o respectivo autor aos primeiros estgios da pesquisa -observao, descrio e trabalho de campo4. A busca por esse universal de natureza
abstrata pressups o estudo dos sistemas religiosos mais elementares das sociedades primitivas, neste sentido, a apreenso do universal envolveu o estudo da variabilidade cultural. Neste sentido segundo Durkheim as descries etnogrficas apresentam experincias sociais particulares que permitem ao socilogo identificar e extrair verdades universais.

Uma monografia que tem por objeto um grupo restrito, ao qual o pesquisador tem acesso por meio de uma experincia pessoal. A etnografia englobaria ainda, os mtodos e as tcnicas que se relacionam ao trabalho de campo, como a classificao, descrio e anlise dos fenmenos culturais particulares. relevante observar que para Lvi Strauss, de acordo com a minha interpretao, a etnografia representa uma etapa preliminar de um estudo e a etnologia a etapa seguinte, na qual, o material coletado pelo
que para o autor podem ser complementares: a histria organizando seus dados em relao s expresses conscientes, a etnologia em relao s condies inconscientes da vida social
4

Malinowski(1986), na pg 32, rodap 8, afirma que utiliza etnografia para os resultados empricos e descritivos da cincia do homem e etnologia para as teorias especulativas e comparativas.

5 etnogrfo seria utilizado para fins de uma anlise comparativa, que tenderia para concluses suficientemente extensas e vlidas para todas as sociedades. No captulo XVII, que faz parte da mesma coletnea de textos, Lvi Strauss(1989), faz uma distino entre etnologia e Antropologia. Neste caso, a Antropologia seria uma ltima etapa de uma mesma pesquisa, na qual seria realizada a sntese, tomando por base as concluses da etnografia e da etnologia:
Etnografia, etnologia e antropologia no constituem trs disciplinas diferentes, ou trs concepes diferentes dos mesmos estudos. So de fato, trs etapas ou trs momentos de uma mesma pesquisa (Lvi Strauss, 1989,p.396).

H uma relao de complementaridade entre etnografia, etnologia e Antropologia para o respectivo autor, na qual os procedimentos etnogrficos junto um grupo humano em sua particularidade realizados pela experincia pessoal do etnogrfo junto ao grupo seria uma etapa preliminar de construo de um conhecimento antropolgico, cuja originalidade o estudo da natureza inconsciente dos fenmenos coletivos (Lvi Strauss, 1989,p.34). Laplantine (1988, p25), diz que para Lvi-Strauss, a etnografia a coleta direta, a mais minuciosa possvel, dos fenmenos que observamos, por uma impregnao duradoura e contnua e um processo que se realiza por aproximaes sucessivas. Esses fenmenos podem ser recolhidos tomando-se notas, mas tambm por gravao sonora, fotogrfica ou cinematogrfica. A etnologia consiste em um primeiro nvel de abstrao: analisando os materiais colhidos, o objetivo do pesquisador fazer aparecer a lgica especfica da sociedade que se estuda. A antropologia, finalmente consiste em um segundo nvel de inteligibilidade: construir modelos que permitam comparar as sociedades entre si. Laplantine (1988,p25), afirma no texto que para Lvi-Strauss, o objetivo da antropologia : alcanar, alm da imagem consciente e sempre diferente que os homens formam de seu devir, um inventrio das possibilidades inconscientes, que no existem em nmero ilimitado. A noo da natureza inconsciente dos fenmenos coletivos liga a partir da perspectiva estruturalista a etnografia, a etnologia (como um primeiro nvel de abstrao) e antropologia (produo do conhecimento antropolgico, sntese terica). A noo da natureza inconsciente est relacionada ao conceito de invariantes resgatado de Kant. Deste modo, existem categorias essenciais do esprito humano que so dados a priori e obedecem a leis inconscientes; possuindo uma racionalidade e uma lgica prpria que se impe aos indivduos; essas leis so os invariantes; a estrutura que

6 dada a priori: ela os tem. Esse inconsciente universal e atemporal determina as formas de ao e, portanto, organizao social (variantes). Lvi Strauss diz que: o que dizem e inventem os homens deve ser compreendido como produes do esprito humano; que se elaboram, sem que eles tenham conscincia disso. Para Lvi Strauss eu sou pensado, sou agido, sou atravessado por estruturas que me preexistem; e esse o lugar do inconsciente transcendental. O acesso aos invariantes ( estrutura inconsciente e atemporal) seria possvel por meio do estudo da variabilidade cultural, neste momento que entra o trabalho etnogrfico5. No entanto, no basta ganhar acesso aos invariantes, preciso a partir da estrutura inconsciente elaborar leis gerais vlidas para todas as sociedades em qualquer ponto do tempo:
preciso e basta atingir a estrutura inconsciente, subjacente a cada instituio ou a cada costume, para obter um princpio de interpretao vlido para outras instituies e costumes, sob a condio, naturalmente, de estender bastante a anlise (Lvi Strauss, 1989, p.37).

Kaplan e Manners (1981), afirmam que a noo de estrutura em Lvi-Strauss, inspira-se nas teorias e metodologias dos lingistas estruturais, para quem a lngua um sistema simblico construdo arbitrariamente:
A maioria dos falantes nativos de uma lngua totalmente inconsciente das regras fonolgicas e gramaticais que esto por trs dos padres de fala abertamente expressos, embora eles sejam capazes de usar sua lngua como um instrumento de comunicao efetiva e eficientemente. Portanto, se se pode dizer que essas regras tm alguma existncia na realidade exterior mente do lingista, elas devem, como se afirma, ser de natureza subconsciente. A tarefa do lingista, ento, formular e tornar explcito aquilo que permanece oculto viso, e sepultado no inconsciente i.e., olhar alm das manifestaes de superfcie da expresso lingistica para os princpios estruturais explicar a lngua. Deve-se notar, claro, que, enquanto alguns lingistas esto primordialmente interessados em demonstrar que os princpios estruturais bsicos variam de lngua para lngua, outros tm buscado os princpios estruturais universais que subjazem a todos os idiomas. desses ltimos lingistas que Lvi-Strauss parece ter tirado a sua principal inspirao (Kaplan e Manners, 1981,p.254).

Deste modo, para Lvi-Strauss a cultura essencialmente um sistema simblico, e seu interesse est em identificar os padres formais, isto , a forma pela qual os elementos simblicos relacionam-se logicamente uns com os outros para formar um sistema total. Por exemplo, no caso do estudo dos mitos, a anlise estrutural enfoca as relaes lgicas entre os elementos contidos no mito6:
5

De acordo com Leach (1968), ...Lvi-Strauss, est interessado em nada menos do que a estrutura da mente humana, significando estrutura no uma articulao que pode ser observada diretamente, mas uma ordenao lgica, um conjunto de equaes matemticas que podem ser demonstradas como equivalentes funcionalmente (como um modelo) ao fenmeno em discusso. 6 Goldman (1995,p.124), argumenta em seu texto que o estruturalismo de Lvi-Strauss, representa a radicalizao do projeto cientificista da disciplina e o clebre esquema etnografia etnologia antropologia que representaria as trs etapas sucessivas e necessrias do conhecimento antropolgico,

7
O mito claro, tem contedo narrativo, mas esse, conforme Lvi-Strauss e aqueles que o seguiram, no o seu principal significado, pois o mito transcende a narrativa. O que significativo o padro puramente formal dos mitos, as relaes lgicas entre os elementos contidos nos mitos. Consideradas numa escala global, as variaes evidentes dos mitos so vistas como transformaes lgicas de um conjunto de relaes estruturais duradouras. A descoberta desse ncleo bsico e estruturalmente subjacente, ento, a principal preocupao de Lvi-Strauss na anlise do mito. Pois, em ltima instncia, esse ncleo estrutural nos ir revelar a prpria estrutura do pensamento humano e a lgica binria sobre a qual repousa (Kaplan e Manners, 1981,p.256)

O objetivo da pesquisa estrutural explicar o mundo da experincia e apreender a racionalidade bsica subjacente a esse mundo de fenmenos (Kaplan e Manners, 1981,p.260). A racionalidade bsica constituda por meio do funcionamento da mente humana que opera a partir e percebe o universo em termos de discriminao e oposies binrias: alto e baixo, macho e fmea, direita e esquerda, guerra e paz. Tais relaes binrias esto na base de toda e qualquer cultura, porque expressa o modo como a mente humana opera. , esta suposta unidade psquica fundamental que permite ao estruturalismo elaborar leis gerais vlidas para todas as sociedades de todos os tempos e, o acesso estrutura inconsciente - O acesso estrutura do pensamento humano, ao funcionamento da mente humana, possvel por meio da observao dos sistema criados pela mente nas vrias sociedades: sistemas de parentesco, mitos, crenas totmicas e outros, que o etnogrfo estuda por meio dos procedimentos de trabalho de campo que envolve entre outras coisas, uma vivncia pessoal do pesquisador (que pode ser ou no a mesma pessoa) junto ao grupo estudado7. Cabe ao socilogo explicar as permanncias, a estrutura. Por exemplo, no estudo das religies, cabe identificar e explicar as leis subjacentes ao sistema. Segundo o autor, os elementos essenciais, fundamentais, elementares, constitutivos vo estar presentes em todas as religies. Para isso o estudo das sociedades primitivas, no pela observao emprica, nem nos relatos nativos, que se aprende a estrutura, mas a partir do mtodo utilizado pelo antroplogo, do comparativo e indutivo particular para o geral, elaborando leis vlidas universalmente, exerccio de abstrao do antroplogo, no na explicao nativa. A descrio etnogrfica vai lhe oferecer matria-prima para a elaborao de leis de validade geral. Portanto, na antropologia praticada por Lvi-Strauss, a definio de etnografia em relao etnologia e prpria antropologia, como etapas complementares de uma mesma
revela bem essa pretenso de um saber global sobre o homem. 7 Para uma crtica teoria estruturalista ver Kaplan e Manners (1981), cap.4.

8 pesquisa est informada por um marco terico o estruturalismo, no qual o conceito de estrutura o eixo bsico das formulaes do respectivo autor. Enfim, Lvi-strauss afirma que a recusa em si mesmo condio para a carreira de etngrafo. Neste sentido, a descoberta, reflexo sistemtica sobre a alteridade envolve para Lvi-strauss o abandono da postura etnocntrica e a prtica do relativismo. A descoberta da alteridade, da diferena cultural no envolve uma condio de superioridade e inferioridade. O respeito da condio humana, o reconhecimento de si no outro, pelo fato, de pertencerem humanidade. O ofcio de etngrafo para Lvi-Strauss envolve um duplo princpio: recusa de si mesmo (abandono da postura etnocntrica) e identificao com o outro (prtica do relativismo cultural). J anunciava Rousseau no Discurso o duplo princpio que faz parte do mesmo movimento cognitivo: recusa de si mesmo e a identificao com o outro, o estudo das sociedades primitivas, permitiria buscar a sociedade na natureza, para meditar sobre a natureza da sociedade. Bronislaw Malinowski (1922 a 1938) LSE Funo + Cultura Malinowski polons naturalizado ingls realizou a sua formao em cincias exatas: fsica e matemtica e, assim como Boas que se converteu antropologia quando esteve entre os esquims na terra de Baffin; Malinowski se converteu antropologia quando leu O ramo de ouro de James Frazer. Ambos tiveram contato com a antropologia na Alemanha, Boas em Berlim com Bastian e Malinoski em Leipzig sob a orientao de Karl Bcher e WilhelmWundt. Franz Boas nos EUA em Colmbia e Bronislaw Malinowski na Inglaterra na LSE desenvolveram e sistematizaram os princpios fundamentais do trabalho de campo, que a partir de ento se tornou a marca distintiva da antropologia nestes dois pases por contraste abordagem racionalista da escola de sociologia francesa.8 Contudo, enquanto Boas recorreu histria como recurso metodolgico, Malinowski enfatizou a relevncia da observao direta dos fatos por meio
8

Antes de1899 Spencer e Gillen realizaram trabalho de campo entre os aborgines australianos, em 1899 a expedio organizada por Cambridge ao estreito de torres (Austrlia e Nova Guin), contudo foram Boas e Maluniwski que desenvolveram de modo mais sistemtico e conferiram ao trabalho de campo um estatuto epistemolgico central na disciplina.

9 da observao participante, da imerso na cultura e da interiorizao das categorias nativas a partir da vivncia prolongada do etngrafo junto s populaes etnografadas. Neste sentido, para Malinowski o trabalho de campo e a prtica etnogrfica, fundamentada no na histria como queria Boas, mas sim, no presente etnogrfico se constituem como dimenses epistemolgicas centrais para a construo das teorias antropolgicas. A proposta metodolgica de Malinowski apresentada no primeiro captulo de sua monografia mais conhecida os Argonautas do Pacfico Ocidental (1922) est vinculada e supe uma teoria, a teoria funcionalista que est articulada a uma concepo especfica de cultura (difere de Tylor e de Boas). Neste sentido, vou discorrer sobre os pressupostos da teoria funcionalista e a seguir vou me referir metodologia e prtica etnogrfica. Articulando as duas dimenses metodologia e teoria funcionalista. Assim como Boas, Malinowski realiza uma critica s teorias evolucionistas com relao ao mtodo comparativo e concepo de historia, uma historia especulativa e denuncia tambm as ligaes dos antropologos evolucionistas com a administrao coloniais inglesa, afinal o evolucionismo teria servido como justificao terica do colonialismo europeu, particularmente do imprio britnico.9 Lecrec critica da antropologia e depois Said, que fala em cincias imperiais, incluindo a antropologia e por fim se contrape assim como Boas viso etnocntrica subjacente s teorias evolucionistas e difusionistas. O funcionalismo uma teoria que se contrape ao evolucionismo e que dialoga com a antropologia de Boas com relao ao trabalho de campo e que dialoga com os conceitos formulados por Durkheim. A teoria funcionalista formulada por Mailonowski e por RB em suas variantes enquanto o primeiro estava articulada a cultura como totalidade integrada o segundo esteve articulado noo de estrutura como relaes sociais, ambas formulaes foram influenciadas de forma significativa pelos conceitos formuladas por Drukheim na Frana, principalmente de organismo, integrao, coeso.

E o colecionador do museu, como o administrador colonial e o nosso antroplogo vitoriano evolucionista, tem uma verdadeira mania classificatria. De fato, ele concebe a Cincia do Homem como uma espcie de arte de classificao, sua tarefa sendo a de obter exemplares tpicos das etapas pelas quais tem caminhado a humanidade, no seu avano at o nosso tempo e, sobretudo, a nossa sociedade. O problema no colocar os objetos lado a lado (como fazem os museus modernos hoje em dia), mas situlos um atrs outro, dentro de um eixo temporal revelador do progresso.

10 Segundo Malinowski a disciplina deveria abandonar o seu projeto inicial que era o estudo das origens e dos estgios de evoluo atravs da histria e se colocar como objetivo a apreenso sincrnica da cultura nativa como uma totalidade integrada, coesa e coerente. A reconstituio da histria dos povos primitivos no seria possvel pela ausncia de registros escritos, por isso rejeita a abordagem diacrnica e defende a sincrnica. Neste sentido, a totalidade um suposto terico e metodolgico. Esta integrao e coerncia da cultura nativa esto articuladas ao conceito de funo e noo de sistema. A totalidade composta por vrios elementos que esto relacionados entre si e que desempenham cada qual uma funo na totalidade ou no sistema. esta a integrao funcional entre os elementos que permite o funcionamento do sistema. O fundamental a (inter) relao entre os elementos do sistema. Para Boas a integrao entre elementos em conjuntos culturais era psicolgica combinando processos conscientes e inconscientes inspirado na noo de Geist oriunda do idealismo alemo. Para Malinowski a integrao sistmica, h uma integrao funcional derivada de uma concepo sistmica de sociedade que por sua vez concebida como um organismo inspirado na biologia. Neste sentido a cultura teria como funo satisfazer as necessidades (primrias, derivadas e integrativas) de natureza biolgica por meio de suas instituies, como a famlia ou a magia. Para os evolucionistas a unidade do gnero humano residiria em certos germes elementares do pensamento, para Malinowski esta unidade estaria no plano fisiolgico. Segundo o autor, as necessidades so universais porque derivam do plano biolgico. Cada sociedade por meio da cultura e de suas instituies atende a tais necessidades de forma particular. Publicado em 1944 Uma teoria cientifica da cultura. Foi acusado de reduzir e simplificar o conceito de cultura, remetendo a relaes de causa e efeito. Foi considerado o etngrafo por excelncia, porm criticado como terico. A apreenso da cultura em sua totalidade s possvel segundo o autor a partir da vivncia prolonga do etngrafo junto populao a ser etnografada. Malinowski desenvolveu o seu trabalho de campo nas ilhas Trobriand nos anos de 1915 e 1916 e 1917 e 1918. Durante este perodo escreveu sobre a atividade econmica, parentesco, famlia, vida sexual, mitologia e magia. Segundo este autor, a totalidade da cultura poderia ser apreendida por meio da analise de um aspecto da cultura. No a partir do ponto de vista do etngrafo e sim das pessoas que vivencia aquela cultura. Neste caso o autor elegeu como unidade de anlise o KUla e a partir desta instituio ele reconstituiu em usa etnografia, no texto etnogrfico a totalidade da cultura trobriandesa.

11 No primeiro captulo dos Argonautas ele apresenta os procedimentos metodolgicos do trabalho de campo e da etnografia. Separa a etnologia que se refere s teorias especulativas da etnografia que uma cincia que se refere aos resultados descritivos da cincia do homem. Neste sentido, a etnografia envolve o trabalho de campo que sempre est atrelado a uma abordagem terica e visa a descrio ou a reconstituio da cultura como totalidade. Cultura apreendida e reconstituda do ponto de vista nativo. A primeira fase do trabalho de campo est relacionado imerso na cultura nativa e a interiorizao das categorias culturais nativas (polemica com Geertz), e ao domnio da lngua, e a observao participante que envolve a participao na vida nativa, esta fase pressupe o isolamento do etngrafo. Somente a partir da observao participante e da interiorizao das categorias nativas que se pode apreender uma totalidade integrada que para o nativo inconsciente. Desse modo, embora no dispensando o usos de informantes, substitui-o em grande parte pela observao direta, que s possvel atravs da convivncia diria, da capacidade de se entender o que est sendo dito e de participar das conversas e acontecimentos da vida da aldeia. importante ressaltar que o fundamento dessa tcnica reside num processo de aculturao do observador que consiste na assimilao das categorias incosncientes que ordenam o universo cultural investigado. Atravs desse processo, que anlogo ao aprendizado de uma lngua estranha e, como este, tambm em parte inconsciente, o observador apreende uma totalidade integrada de significados que anterior ao processo sistemtico da coleta e ordenao das informaes etnogrficas. Isto , a apreenso inconsciente da totalidade precede e permite o procedimento analtico consciente da investigao da realidade cultural. H uma preocupao com o estatuto cientfico da etnografia, deste modo, h uma etapa de coleta de dados brutos e outra etapa de interpretao, a interpretao que descobre as leis gerais, que distingue o essencial do irrelevante, que classifica e ordena os fenmenos, relacionando-os mutuamente. A fase seguinte a coleta e sistematizao dos dados. Dados coletados de informantes e da observao direta. Etnografia como cincia deveria buscar estabelecer leis gerais e identificar as regularidades da vida social. Aticulaao entre trabalho de campo e teoria, o etngrafo tem que se inspirar na teoria e estabelecer problemas antes de ir a campo. Pressupostos: 1) Dissonncia entre discurso e prticas sociais concretas, discurso nativo (racionalizaes) e comportamento; 2) Regras sociais e manipulao das regras. Concepo de individuo: Homem econmico inventado pela cincia econmica

12 liberal do sculo XIX, calcula meios e fins, maximizar os seus resultados, descolado do grupo social, individuo X pessoa. Dumont. Por isso a nfase na observao direta do comportamento concreto. Essa concepo particular de indivduo que manipula as regras sociais em proveito prprio vai estar subjacente s formulaes tericas dos autores britnicos assim como a abordagem empirista que a caracterstica central desta escola. A ultima fase consiste na redao do texto etnogrfico onde o antroplogo deve reconstituir a totalidade da cultura do ponto de vista nativo a partir do estudo de uma de suas instituies. Nos Argonautas a totalidade da cultura pode ser apreendida a partir da anlise do Kula, troca de objetos cerimoniais entre as ilhas Trobriand, por exemplo, esta instituio foi considerada uma unidade multidimensional, porque integrava os fatores econmicos, mgicos, rituais e sociais, os elementos que compe a cultura nativa. Todas as dimenses da cultura nativa estavam articuladas e demonstravam a racionalidade do comrcio praticado pelos trobriandeses. Deste modo, este tipo de troca primitiva supunha uma racionalidade, no uma racionalidade ocidental, mas sim, uma racionalidade trobriandesa. Um fato social total como diria Mauss. Malinowski esboou uma sociologia da troca nas sociedades primitivas que foi desenvolvida por Marcel Mauss No Ensaio sobre a ddiva e sistematizada por LS nas Estruturas elementares do parentesco. Para Malinoski assim como para Boas, Lvi-Strauss e muitos antroplogos o encontro com o outro, leva a um encontro consigo mesmo, diz Malinowski: Talvez, pela compreenso de uma forma to distante e estranha de natureza humana, possamos entender a nossa prpria natureza, neste sentido o sentido primeiro da investigao etnogrfica apreender o ponto de vista nativo, seu relacionamento com a vida, sua viso de seu mundo mesmo porque as pessoas desejam diferentes formas de felicidade. A apreenso do ponto de vista nativo que uma orientao fundamental no pensamento de Malinowski, ou a apreenso da cultura em seus prprios termos, reaparece na noo de descrio densa formulada por Geertz a partir de uma abordagem semitica da cultura. A seguir exponho a abordagem semitica da cultura e uma terceira concepo de etnografia: a descrio densa. Assim como, a partir da noo de Estrutura em Lvi-Strauss e do conceito de Funo em Malinowski, podemos identificar duas definies e procedimentos distintos envolvidos no fazer etnogrfico, para Geertz por meio do conceito de Cultura que encontra-se o eixo bsico de sua antropologia interpretativista e uma terceira definio de etnografia: a descrio densa. O terceiro autor a partir do qual realizo a presente

13 discusso sobre as definies de etnografia e das relaes entre etnografia e teoria antropolgica, Clifford Geertz. Geertz (1989), define etnografia como a prtica de uma descrio densa a partir de um determinado suposto terico: a teoria interpretativa da cultura, na qual, o eixo bsico da proposta terica do autor gira em torno do conceito de Cultura: Geertz basic premise for a different anthropology, and hence a different social science, begins with a reconsideration of the concept of culture(...)It is this concept of culture that is, for Geertz, the key to the analysis of cultures, each of which has its own unique configuration (Shankman, 1984,p.261) O ano da publicao da Interpretao das culturas coincide com a publicao de Soft City de Jonathan Raban, um relato personalista e quase autobiogrfico da vida de Londres no incio dos anos 60 e publicado em 1974. O livro narra de uma forma intimista o cotidiano das pessoas na cidade de Londres, complexa para ser disciplinada por linhas e contornos rgidos e racionais, a cidade era um labirinto, teatro, emprio, onde o fato e a imaginao deveriam se fundir e onde as pessoas teriam a liberdade para escolher as suas prprias biografias e identidades. Ao invs da estrutura que restringe as pessoas teriam a liberdade para agir como queriam e para se tornar o que queriam. Diz Harvey que: A identidade pessoal tinha se tornado suave, fluida, interminavelmente aberta ao exerccio da vontade e da imaginao. Contudo, era fcil demais nos perder uns dos outros e de ns mesmos. Soft City pode ser considerado na viso de David Harvey (1989) o marco de origem do ps-modernismo como movimento intelectual e esttico cultural, para este autor a psmodernidade a nossa atual condio histrica. Neste sentido, o ps-modernismo um movimento abrangente e se faz presente em vrios campos do conhecimento desde a arquitetura, artes plsticas, fotografia, artes cnicas, no estilismo, msica, cinema, literatura, histria, geografia e cincias sociais, incluindo a antropologia. De uma forma ampla o ps-modernismo critica e se ope s grandes narrativas de carter totalizante, isto , as meta-narrativas que so as interpretaes tericas de larga escala pretensamente de aplicao universal, como por exemplo, o estruturalismo e o marxismo, histria dos grandes eventos e personagens, rigidez da cincia e da racionalidade, fixidez das formas arquitetnicas. Se contrape crena em um progresso linear, na imanncia de um telos subjacente a uma histria universal, s verdades absolutas, no planejamento racional. O ps-moderno em contraste privilegia a heterogeneidade, o pluralismo, a diferena, a fluidez, o hibridismo, a biografia. Os antecedentes histricos do ps-modernismo foram os movimentos sociais de contracultura dos anos 60 em vrias partes do mundo, nas

14 universidades, institutos de artes, nos movimentos sociais, como por exemplo, a reao guerra do Vietn, o movimento hippie, o movimento feminista, os movimentos revolucionrios do terceiro mundo e principalmente o movimento de protesto estudantil na Frana de 1968. Estes movimentos tinham em comum uma crtica lgica racionalista e tcnico burocrtica, totalitria e opressiva de base cientfica que se instalou no aparelho do Estado e nas instituies, como os sindicatos, partidos polticos e as universidades, eles refletiram o enfraquecimento ou a quebra da poltica de classes, e das organizaes polticas de massa associadas a essa poltica, assim como sua fragmentao em movimentos sociais separados e variados. O ps-modernismo radicaliza a crtica cincia positivista e racionalidade instrumental filha do Projeto do Iluminismo e prope uma nova esttica cultural. Na antropologia o movimento ps-moderno foi desencadeado por Clifford Geertz segundo George Marcus e Cushman (1982). Para os autores Clifford Geertz uma figura relevante porque seu trabalho marcado por uma independncia de estilo, porque marca o fim do funcionalismo e do positivismo e o incio de uma tentativa de construir uma cincia interpretativa. Geertz finds that the movement is growing to formidable proportions and that interpretative explanation is a legitimate alternative to mainstream social science(Shankman, 1984:262). Na Interpretao das culturas Geertz prope uma reformulao nos objetivos, na teoria e metodologia da disciplina, a partir de uma crtica realizada s cincias sociais positivista, particularmente, antropologia clssica (britnica, norte-americana e francesa) e s etnografias de gnero realista. De acordo com Roberto Cardoso de Oliveira (1988), as trs Escolas do pensamento antropolgico, originrias, de diferentes tradies intelectuais, caracterizaram-se entre outras coisas, pela preocupao com a ordem, isto , tinham em comum o objetivo de criarem uma nova disciplina cientfica. Deste modo, esse horizonte disciplinar ficou marcado pela idia de razo e objetividade. No primeiro captulo do livro mencionado acima Geertz indaga: em que medida a antropologia pode ser considerada uma cincia? No contexto da teoria interpretativista formulada por Geertz, a antropologia tambm uma cincia, porm uma cincia interpretativa. Geertz explcito, quando denomina a teoria interpretativa de cincia, mas, com algumas diferenas - a cincia interpretativa ao invs de buscar por regularidades, leis gerais, estruturas, funo, inspirada na semitica teria como objetivo apreender os significados: as estruturas significantes que tornam inteligveis e/ ou informam os atos de nossos sujeitos. Geertz formula o seu conceito de cultura a partir das

15 suas experincias decorrentes do trabalho de campo no Marrocos realizado com pequenos intervalos entre os anos de 1964 a 1972 e na Indonsia entre os anos de 1952 a 1971. Define como essencialmente semitico, para o autor, a cultura seria um contexto - algo dentro do qual; os acontecimentos, as instituies, os comportamentos e os processos podem ser descritos com densidade. Inspirado tambm em Max Weber definiu a cultura como uma teia de significados tecida pelos homens. Neste sentido, no precisamos mais buscar estabelecer uma relao mecnica de causa e efeito entre cultura e comportamento como o fez a antropologia norte-americana; infra-estrutura e superestrutura como fez o marxismo ou entre cultura e ao social ou estrutura e evento como o fez o estruturalismo francs. A discusso terica relativa ao conceito de cultura realizada por Geertz com as definies de cultura que trazem implcitas um suposto cientificista, que torna a antropologia uma cincia cujo objetivo a busca de leis e regularidades.
O estudo da cultura, no ponto de vista de Geertz, uma atividade mais afim com a interpretao de um texto do que com a classificao da flora e da fauna. Ela requer no tanto a atitude de um analista que busca classificar e quantificar quanto a sensibilidade de um intrprete que busca discernir os padres de significado, discriminar entre gradaes de sentido e tornar inteligvel uma forma de vida que j significativa para aqueles que a vivem (THOMPSON, 1998:176)

Trata-se de se conceber a cultura como um contexto saturado de significados e a ao social, como ao simblica, onde o simbolismo e a historicidade so imanentes ao social.
Como sistemas entrelaados de signos interpretveis (...) a cultura no um poder, algo ao qual podem ser atribudos casualmente os acontecimentos sociais, os comportamentos, as instituies ou os processos; ela um contexto, algo dentro do qual eles podem ser descritos de forma inteligvel isto , descritos com densidade (GEERTZ, 1989:24).

O acesso s estruturas de significados subjacentes aos processos, instituies e ao comportamento social enquanto campos de estudo da disciplina ou ao contexto saturado de significao torna-se possvel por meio do exerccio etnogrfico definido pelo autor como descrio densa. No primeiro captulo, onde Geertz(1989), apresenta a sua teoria, ele lana a seguinte indagao: em que medida a prtica etnogrfica uma interpretao? Para Geertz(1989), a etnografia no se define como um mtodo de pesquisa, a etnografia definida segundo o autor a partir do esforo intelectual envolvido no exerccio etnogrfico, denominado como descrio densa que envolve o desvendar dos

16 significados, neste sentido, no se trata de uma descrio das propriedades fsicas ou tcnicas do objeto, mas sim densa, onde os significados se tornam por meio da descrio etnografia explcitos. Por exemplo, uma piscadela pode ser simplesmente um movimento automtico dos olhos ou ento pode emitir significados, a tarefa do antroplogo diferenciar as piscadelas com significados dos tiques nervosos.
Em antropologia ou, de qualquer forma, em antropologia social, o que os praticantes fazem a etnografia. E justamente ao compreender o que a etnografia, ou mais exatamente, o que a prtica da etnografia, que se pode comear a entender o que representa a anlise antropolgica como forma de conhecimento. Devemos frisar, no entanto, que essa no uma questo de mtodos. Segundo a opinio dos livros-textos, praticar a etnografia estabelecer relaes, selecionar informantes, transcrever textos, levantar genealogias, mapear campos, manter um dirio, e assim por diante. Mas no so essas coisas, as tcnicas e os processos determinados, que definem o empreendimento. O que o define o tipo de esforo intelectual que ele representa: um risco elaborado para uma descrio densa, tomando emprestada uma noo de Gilbert Ryle (Geertz, 1989,p.15)

A tarefa do antroplogo que opera a partir de uma teoria interpretativista, (ao invs de buscar por leis gerais e regularidades no comportamento humano ou nas instituies sociais) ganhar acesso s estruturas de significados que tornam inteligveis, os comportamentos, as instituies e os processos. Deste modo, a descrio densa envolve a apreenso pelo antroplogo das estruturas conceituais a partir das quais o comportamento humano se torna inteligvel. Para Geertz (1989), o comportamento humano ao simblica, assim, a tarefa do antroplogo indagar o que est sendo transmitido, quais os significados subjacentes ao. Ganhar acesso s estruturas conceituais de nossos sujeitos, envolve considerar na descrio as interpretaes, as leituras que os prprios sujeitos constroem para explicar o que lhes acontece dentro do quadro fornecido pela sua prpria cultura: a frmula que eles usam para definir o que lhes acontece . O antroplogo neste cenrio escreve no texto etnogrfico no uma explicao totalizante de alcance universal sobre o fenmeno etnografado, mas sim, uma leitura provisria, parcial e datada historicamente, isto , uma interpretao das interpretaes nativas que pode ser contestada pelos seus pares na academia, por outros antroplogos em um estudo posterior na mesma aldeia e pelos prprios nativos,
Todavia, como no estudo da cultura a anlise penetra no prprio corpo do objeto isto , comeamos com as nossas prprias interpretaes do que pretendem nossos informantes, ou o que achamos que eles pretendem, e depois passamos a sistematiz-las-, a linha entre a cultura (marroquina) como um fato natural e cultura (marroquina)como entidade terica tende a ser obscurecida (...)Resumindo, os textos antropolgicos so eles mesmos interpretaes e, na verdade, de segunda e terceira mo. (Por definio, somente um nativo faz a interpretao em primeira mo: a sua cultura) (GEERTZ, 1989:25)

17

Geertz elenca um conjunto de caractersticas da descrio densa: Carter textual: a briga de galos pode ser considerada um discurso social que diz algo sobre a sociedade balinesa, passvel, portanto, de uma leitura semitica onde os significados so explicitados na descrio densa, a briga de galos permite uma leitura da cultura balinesa e dos conceitos e significados considerados relevantes do ponto de vista nativo, a briga de galos revela as paixes e obsesses balinesas, um, discurso metassocial que fala sobre a classificao das pessoas e da hierarquia nesta sociedade; 10 Interpretativa Interpreta o fluxo do discurso social e o registra em formato de texto etnogrfico Kula como instituio desapareceu ou sofreu modificaes, no entanto, os Argonautas do Pacfico Ocidental permanece como uma etnografia clssica; No se trata da imerso da cultura nativa- No estamos procurando, pelo menos eu no estou, tornar-nos nativos (em qualquer caso, eis uma palavra comprometida) ou copi-los. Somente os romnticos ou os espies podem achar isso bom mas sim, de revelar os quadros de interpretaes nativas decifrar que demnios eles crem que so. Interpretao como fico- ato de imaginao Resumindo, os textos antropolgicos so eles mesmos interpretaes e, na verdade, de segunda e terceira mo. (Por definio, somente um nativo faz a interpretao em primeira mo: a sua cultura.) Trata-se, portanto, de fices, fices no sentido de que so algo construdo , algo modelado o sentido original de fictio- no que sejam falsas, no-factuais ou apenas experimentos de pensamento Trata-se sim, de considerarmos o ponto de vista nativo, contudo, isso significa que temos acesso apenas s interpretaes nativas e de uma forma imperfeita. Problematiza a idia de veracidade do relato etnogrfico, o que os etngrafos fazem a interpretao que pode
10

O que coloca a briga de galos parte no curso ordinrio da vida, que a ergue do reino dos assuntos prticos cotidianos e a cerca com uma aura de importncia maior, no , como poderia pensar a sociologia funcionalista, o fato de ela reforar a discriminao do status (esse reforo no necessrio numa sociedade em que cada ato proclama essa discriminao), mas o fato de ela fornecer um comentrio metassocial sobre todo o tema de distribuir os seres humanos em categorias hierrquicas fixas e depois organizar a maior parte da existncia coletiva em torno dessa distribuio. Sua funo, se assim podemos cham-la, interpretativa: uma leitura balinesa da experincia balinesa, uma estria sobre eles que eles contam a si mesmos (Geertz, 1989,p.315-316)

18 ser questionada pelos seus pares e pelos prprios nativos. Carter parcial e incompleto - o antroplogo constri uma interpretao das interpretaes nativas, decorre da o seu carter parcial, historicamente datado e incompleto; Estar l e estar aqui h uma dissociao, um hiato entre a pesquisa de campo e o texto etnogrfico texto etnogrfico uma construo de traduo dos conceitos micos para os conceitos ticos O que o etngrafo faz traduzir conceitos nativos (micos) em categorias antropolgicas. O importante descobrir que diabos eles acham que esto fazendo. Desde el punto de vista del nativo. Sobre la naturaleza del conocimiento antropolgico,1994. A noo do ponto de vista nativo, implica na discusso da abordagem emic X etic, implica tambm, segundo Geertz, no fazer etnogrfico em se considerar tanto os conceitos de experincia prxima e o de experincia distante. Um conceito de experincia prxima, por exemplo, um conceito empregado por um informante para explicar, definir o que ele ou os seus prximos, pensam, sentem, imaginam. O amor, por exemplo, Geertz cita como um conceito de experincia prxima. Um conceito de experincia distante, pode ser, aqueles conceitos formulados na academia pelos Cientistas Sociais, por exemplo, o conceito de estrutura social. A verdadeira questo a ser enfrentada pelo antroplogo diz respeito ao papel desempenhado pelos dois conceitos na anlise antropolgica: 11 O, ms exactamente, en cmo deben desplegar-se esos conceptos en cada caso para producir una interpretacin de la forma en que vive un pueblo que no sea prisionera de sus horizontes mentales, como una etnografa de la brujera escrita por una bruja, ni se mantenga sistemticamente ajena a las tonalidades distintivas de sus existencias, como una etnografa de la brujera escrita por un gemetra (Geertz, 1994,p.75)

11

A discusso de fundo da noo do ponto de vista nativo, diz respeito s abordagens emics X etics. Kaplan e Manners(1981,p.268 e 276), apresentam a seguinte indagao: que objetivo terico est por trs da tentativa de se reproduzir a realidade cultural, a partir do ponto de vista nativo? enquanto uma tendncia da nova etnografia. As categorias nativas so altamente contextualizadas, enquanto que, as categorias formuladas na academia referem-se classe de fenmenos, tipos de situao, tipos culturais, que transcendem um ambiente cultural particular. Os respectivos autores afirmam que no h abordagem emic sem a etic, porque, quando o antroplogo formula conceitos nativos ele os readapta para os seus objetivos tericos, e, no processo, ele eticiza tais conceitos. Por outro lado, os autores afirmam que as categorias nativas so designadas para manter as pessoas funcionando na cultura. Pois, na maioria, elas so, como a lngua que um povo usa, aceitas e usadas irrefletidamente. As categorias dos antroplogos como antroplogos so designadas para outro fim; elas no so destinadas a reproduzir a realidade cultural, mas a mant-la compreensvel numa estrutura comparativa: Alm disso, as categorias empregadas pelo antroplogo esto sujeitas a uma constante reviso e avaliao crtica de uma forma que normalmente verdadeira para as categorias cognitivas utilizadas nas atividades dirias de uma pessoa. Assim sendo, o objetivo pelo qual a pesquisa e a descrio so feitas ir determinar se uma narrativa etnogrfica est baseada em categorias nativas (termos emic), nas categorias do antroplogo (termos etic) ou, como quase sempre, em alguma combinao dos dois.

19 Ou seja, para o autor, no se trata de se considerar na anlise somente o ponto de vista nativo ou os conceitos nativos de experincia prxima, trata-se de colocar tais conceitos em conexo significativa(ou o que quer que isso realmente signifique) com os conceitos formulados na academia: Comprender conceptos que, para outro pueblo, son de experiencia prxima, y hacerlo de un modo lo suficientemente bueno como para colocarlos en conexin significativa com aquellos conceptos de experiencia distante com los que los tericos acostumbran a captar los rasgos generales de la vida social, resulta sin duda una tarea al menos tan delicada, aunque un poco menos mgica, como ponerse en la piel de outro. La cuestin no estriba en situarse en cierta correspondencia interna de espritu con los informantes. Ya que sin duda prefieren, como el resto de nosotros, hacer las cosas a su modo, no creo que les entusiasme demasiando un esfuerzo semejante. Ms bien, la cuestin consiste en descifrar qu demonios creen ellos que son (Geertz, 1994,p.76)

Carter microscpico: A etnografia opera a partir de uma abordagem microscpica que pode levar aos aspectos macro polticos e econmicos Fatos pequenos podem relacionarse a grandes temas, as piscadelas epistemologia, ou incurses de carneiros revoluo. O antroplogo estuda os mesmos temas de outros cientistas sociais, como poder, opresso, economia em pequenas localidades como se realizam historicamente em sociedades determinadas. o antroplogo aborda caracteristicamente tais interpretaes mais amplas e anlises mais abstratas a partir de um conhecimento muito extensivo de assuntos extremamente pequenos. Ele confronta as mesmas grandes realidades que os outros historiadores, economistas, cientistas polticos, socilogos, enfrentam em conjunturas mais decisivas: poder, mudana, f, opresso, trabalho, paixo, autoridade, beleza, violncia. Crtica a noo de laboratrio natural, o que se encontra em pequenas localidades, cidades e vilas, no a essncia da sociedade nacional, ou as formas elementares das instituies sociais, o que encontramos so a vida social de pequenas sociedades e vilas; elas no funcionam como se fossem laboratrios naturais onde poderamos isolar alguns elementos, e postos a prova experimentalmente. Marcio Goldman critica essa noo de laboratrio natural(32) Lcus X objeto de estudo: Os antroplogos no estudam as, mas sim, nas aldeias questes especficas, como poder, opresso, relaes de trabalho.

20 O que importante nos achados do antroplogo sua especificidade complexa, sua circunstancialidade. justamente com essa espcie de material produzido por um trabalho de campo quase obsessivo de peneiramento, a longo prazo, principalmente (embora no exclusivamente) qualitativo, altamente participante e realizado em contextos confinados, que os megaconceitos com os quais se aflige a cincia social contempornea legitimamente, modernizao, integrao, conflito, carisma, estrutura...significado podem adquirir toda a espcie de atualidade sensvel que possibilita pensar no apenas realista e concretamente sobre eles, mas, o que mais importante, criativa e imaginativamente com eles (33) No se trata de construir Grandes generalizaes e formulaes de grandes teorias ou meta-narrativas, mas sim, de generalizao dentro dos casos tornar possveis descries minuciosas (36) O objetivo tirar grandes concluses a partir de fatos pequenos, mas densamente entrelaados; apoiar amplas afirmativas sobre o papel da cultura na construo da vida coletiva empenhando-as exatamente em especificaes complexas (38) Fuso de horizontes: O ponto global da abordagem semitica da cultura , como j disse, auxiliar-nos a ganhar acesso ao mundo conceptual no qual vivem os nossos sujeitos, de forma a podermos, num sentido um tanto mais amplo conversar com eles. Neste sentido, Geertz imagina que o texto etnogrfico possa se transformar em um espao dialgico, ou retrate uma fuso de horizontes, concebida desta forma, o objetivo da antropologia o alargamento do universo do discurso humano. Em obras e vida diz que: Ela consiste em ampliar a possibilidade de um discurso inteligivel entre pessoas de interesses, vises, riqueza e poder muito diferentes, porem contidas num mundo em que, amontoados como esto numa ligao interminavel, tem cada vez mais dificuldade de ficar fora do caminho uma das outras Shankman(1984), a partir de outro ngulo, aponta as limitaes da teoria interpretativa, limitaes em relao aos prprios objetivos da respectiva teoria e ao papel da objetividade. O autor citado afirma que h limitaes em relao s possibilidades de generalizao, predio, verificao, replicao e cumulatividade do conhecimento antropolgico, o que em ltima instncia tem a ver com a formao de teorias

21 antropolgicas, uma vez que as descries densas retratam culturas e cada cultura nica do ponto de vista de Geertz, impedindo deste modo a generalizao e a rplica. Portanto, h limitaes em relao s finalidades propostas para a teoria interpretativa, Shankman (1984), diz que quando Geertz fala sobre a natureza da teoria interpretativa, ele est mais interessado em possibilidades do que em tangibilidade. Por exemplo, quando Geertz afirma que o objetivo da antropologia alargar o universo do discurso humano e a tarefa da teoria tornar possvel a descrio densa. Geertz afirma que a antropologia interpretativa, uma cincia cujo progresso marcado menos pelo consenso do que um refinamento dos debates. No entanto, questiona Shankman: est realmente ocorrendo um refinamento do debate? Shankman afirma que Geertz ambguo e pouco claro em vrios aspectos. Por exemplo, no fica claro as reais diferenas entre uma cincia e uma cincia interpretativa e no fica claro tambm, a distino realizada entre objetividade e subjetividade, consequentemente no fica claro o status ontolgico do conhecimento que origina do exerccio da interpretao cultural.12 Shankman afirma que as formulaes tericas de Geertz e alguns estudos realizados, como o transe balins e o Estado teatro Negara, no nos deixa entrever o vigor desse movimento intelectual que pretende reconfigurar no s a antropologia como, todo o pensamento social:
A movement without direction,a program troubled by inconsistency, an approach that claims superiority over conventional science but is limited by the absence of criteria for evaluating alternative theories, and type cases that do not necessarily suport the interpretative theory can this be the basis for a different anthropology and a major intellectual movement?(Shankman, 1984,p.270)

Roseberry(1982), a partir da anlise da Briga de Galos, aponta alguns aspectos presentes na descrio, mas que, no entanto, esto ausentes do exerccio interpretativo. O autor cita em primeiro lugar a excluso sexual das mulheres nas brigas, tal excluso interpretada como resultado da diferenciao de status, no entanto, prossegue Roseberry, a excluso sexual no pode ser simplesmente subsumida na diferenciao de status. Qual o aspecto ausente no exerccio interpretativo realizado por Geertz? Roseberry afirma que Geertz no considera a briga de galos como um texto que foi escrito como parte de
12

The loose equation of description with analysis, analysis with explanation, explanation with description, and theory with all of these does not offer a refinement of debate based on the precision of distinctionsthat Geertz promises(...)At the same time, he offers no clarification of the ontological status of knowledge gained in the exercise of cultural interpretation, regarding this issue as unimportant(Skankman, 1984,p.264)

22 um profundo processo social, poltico e cultural. Ou seja, a cultura como texto deslocada dos processos nos quais o texto foi engendrado. Uma vez que a briga de galos apresenta conexes com a formao do mercado, do Estado e do colonialismo. Outro aspecto mencionado por Roseberry(1982), diz respeito ao status e ao sistema de castas, Roseberry, afirma que a descrio de Geertz diz pouco sobre o processo social material associados formao do status e ao sistema de castas e tal processo est conformado pelas competies polticas que ocorrem entre a casta de lordes e prncipes:
With so much maneuver, and with so many cultural texts relating to status, some attention should be paid to the different messages of these texts and to their construction in the context of status formation as an historical process(Roseberry, 1982,p.1022)

Roseberry diz que o ponto bsico de sua crtica Geertz de que o processo de criao da briga de galos no pode ser separado da histria balinesa. Ou seja, Roseberry(1982,p.1022) afirma que a metfora de texto que Geertz aplica cultura inadequada, porque descola a cultura do seu processo de criao: To see culture as an ensemble of texts or an art form is remove culture from the process of its creation. Ignorar o processo de criao da cultura desconhecer as relaes de poder e de dominao ligados ao processo de formao da hierarquia de status no caso da briga de galos. A despeito das crticas algumas imprecises e incoerncias nos estudos etnogrficos, tais como no estudo do transe balins e na briga de galos, em relao teoria interpretativa; Geertz uma figura relevante no s na disciplina como no conjunto das cincias sociais e sua proposta semitica da cultura nos remete ao debate recente na antropologia, que est relacionado um questionamento sobre a autoria e autoridade dos textos etnogrficos, ao discurso cientificista presente na teoria antropolgica e s explicaes totalizantes. O ltimo aspecto que eu gostaria de destacar da teoria interpretativa de Geertz e que envolve um novo fazer etnogrfico est intimamente ligado ao debate interno da disciplina sobre uma suposta crise, mais especificamente Clifford e Marcus (1986) referem-se crise da autoridade nas etnografias denominadas de clssicas ou de gnero realista. O que se questiona exatamente? Esse questionamento est presente em Obras e vidas de Geertz, James Clifford na experincia etnogrfica e George Marcus e Dick Cushman publicados na dcada de 80 e a experincia etnogrfica de 1994.

23
Questiona-se a autoridade e autoria dos escritos etnogrficos, questionam-se as explicaes totalizantes e o discurso cientificista que caracterizam as etnografias tradicionais.

Neste estilo h um questionamento interno prpria disciplina: questionamento quanto ao meta-discurso cientfico presente nas trs Escolas citadas acima, questionamento quanto autoria do texto -, o prprio autor que passa a ser questionado frente a seus pares na academia, frente a outro antroplogo que supostamente poder construir uma outra interpretao, ao saber nativo: ...toda descripcin etnogrfica es interesadamente casera, es siempre descripcin del descriptor, y no del descrito- a esse respeito escreve Geertz (1989):
El fin del colonialismo alter radicalmente la naturaleza de las relaciones sociales entre los que preguntan y miran y aquellos que son preguntados y mirados(...)La transformacin, en parte jurdica, en parte ideolgica y en parte real, de las gentes de las que principalmente suelen ocuparse los antropolgos, desde su antiguo estatus de sbditos coloniales al actual de ciudadanos soberanos, h altewrado por completo el contexto moral en el que el acto etnogrfico tiene lugar(...)En verdad, el derecho mismo a escribir a escribir etnografa parece estar hoy en peligro. La entrada de los pueblos en otro tiempo clonizados o marginados (portando sus propias mscaras, recitando sus propios textos) en la escena global de la economa, de la alta poltica internacional y de la cultura mundial ha hecho que la pretensin del antropolgo de convertirse en tribuna de los marginados, representante de los invisibles, valedor de los tergiversados, resulte cada vez ms difcil de sostener (Geertz, 1989,p.143)

Elege-se com isso uma sorte de saber negociado, produto de relaes dialgicas, onde pesquisador pesquisado articulam ou confrontam seus respectivos horizontes, trata-se de um encontro etnogrfico ou da fuso de horizontes de que falam os hermeneutas. O texto etnogrfico resultaria de tal fuso de horizontes, que integra de alguma maneira o saber do Outro e, se possvel, polifnico, onde as vozes dos Outros tenham chances de serem ouvidas. E mais, Clifford(1986,p.9), anuncia que uma nova figura est emergindo na cena etnogrfica, a exemplo do etnogrfo indigena:
Different rules of the game for ethnography are now emerging in many parts of the world(...)A new figure has entered the scene, the indigenous ethnographer. Insiders studying their own cultures offer new angles of vision and depths on understanding

As etnografias classificadas por Marcus & Cushman(1982), de realistas emergem a partir de dois movimentos: a formao e institucionalizao da Antropologia como disciplina acadmica no final do sculo XIX e incio do sculo XX e a formao de profissionais antroplogos para realizarem trabalhos de campo filiados tradio anglo-

24 americana.13O realismo uma conveno de gnero em literatura caracterizada por um modo de escrita que representa a realidade social e cultural como totalidade sistmica intimamente associada aos objetivos da cincia de carter positivista.Na antropologia inglesa os autores citam Bronislaw Malinowisky e na Antropologia norte-americana Franz Boas:
Despite their tweedledee and tweedledum historical development, and despite their differing theoretical orientations (cultural vs social structural), the American and British ethnographic traditions converged bu consolidating the position of ethnographic realism as the genre for anthropology, as the literary instituition serving positivist scientific goals(Marcus & Cushman, 1982,p.30).

O que marca a conveno de gnero realista em antropologia uma determinada escrita etnogrfica que visa reconstituir a totalidade da cultura (a noo de totalidade neste gnero fundamental) e da sociedade a partir de um aspecto que a compe, a exemplo, do Kula14. A autoridade do texto etnogrfico deriva do fato de o autor ter vivido por um determinado tempo a cultura estudada, ou seja, ter experimentado um contato ntimo com os povos estudados, o que lhe permitiu testemunhar pessoalmente a respectiva cultura, que resulta na presena do autor nos textos etnogrficos.
From the very beginnings of the realist ethnography, some direct indication of fieldwork conditions and experiences was crucial to establishing the overral authority of anthropological texts s a sort of covering legitimacy under which specific arguments and claims of evidence could be made(Marcus & Cushman, 1982,p.33)

Deste modo, h uma ligao estreita entre as atividades de campo desenvolvidas pelo etnogrfo e a escrita do texto etnogrfico. Isto , as experincias de campo do etnogrfo so vitais para a estrutura narrativa de descrio e anlise do texto.
A tendncia experimental em antropologia questiona em especial a autoridade dos textos etnogrficos clssicos, representa, portanto, uma reao conveno de gnero realista.

A preocupao

com o texto etnogrfico, em especial com a escrita, isto , com as dimenses retricas e narrativas, a presena no texto de uma auto-reflexo do Autor com a prpria escrita do texto, uma caracterstica das etnografias contemporneas denominadas de experimentais
13

Realismo, uma conveno de gnero em literatura emprestada da concepo da fico literria do sculo XIX, caracterizada por um modo de escrita que tem por finalidade representar a realidade social e cultural como totalidade. De acordo com Said, citado em Marcus & Cushman(1982,p.28): Genres are essentially literary instituitions, or social contracts between a writer and a specific public, whose function is to specify the proper use of a cultural artifact. 14 We would stress the point that is was through the conjunction of these conventions within particular works that traditional ethnography managed to project that distinctive illusion of holism that notion of creating a sense of a whole world which, as we noted earlier, is the most basic characteristic of realist writing(Marcus & Cushman, 1982,p.30)

25 ou experimentos etnogrficos em oposio s etnografias realistas de tradio angloamericana. Em Obras e vidas (1988) Geertz problematiza tambm a autoria do texto etnogrfico e o carter literrio, a partir da anlise de trechos da obra de quatro autores: Lvi-Strauss (Tristes trpicos); Malinowski, Benedict, e Prithard, considera os autores fundadores de discursividade cada um a seu estilo, so autores que assinaram os seus textos com certa determinao e construram teatros de linguagem. Geertz dedica uma captulo a cada, o captulo inicial estar l e o final estar aqui apresentam a hiptese defendida pelo autor de uma fase coleta de dados brutos para a construo do texto etnogrfico, entre as duas fases h a construo de um estilo literrio e narrativo que visa persuadir o leito da veracidade da representao etnogrfica. Aborda o estatuto do texto etnogrfico, discusso retomada por James Clifford na Experincia Etnogrfica (1994). James Clifford,15 professor de historia da conscincia na Universidade da Califrnia, est vinculado aos estudos culturais. Os estudos culturais um campo de estudos interdisciplinar e que combinam teoria, ao poltica e interveno na sociedade, defende as identidades tnicas, sexuais, raciais, de gnero, religiosas, se posicionam contra qualquer tipo de excluso social baseado em critrios tnicos ou religiosos ou de gnero e defendem os particularismos e sua representao no mbito jurdico e cultural. Os conceitos centrais so identidade e cultura, nos estados unidos o intelectual de referencia Clifford e na Inglaterra Stuart Hall. Ambos criticam os conceitos formulados na tradio antropolgica clssica, ancorado em uma noo sistmica e de totalidade e o conceito de cultura como universo simblico homogneo, fechado, encerrado em si mesmo, integrado, coeso e harmnico. Os autores sinalizam para as tendncias psmodernas na antropologia. Na Experincia etnogrfica estuda a construo do texto etnogrfico das etnografias clssicas e revela seu carter literrio e autoral no contexto colonial e pscolonial, problematiza a escrita etnogrfica a partir da noo de autoridade etnogrfica, indaga, de que forma foi construda esta autoridade entre 1920 a 1950. O que est em questionamento so as representaes, a veracidade das representaes construdas sobre outros povos no-ocidentais pelos autores ocidentais. H a necessidade de realizar um debate poltico e epistemolgico sobre a escrita etnogrfica e a representao da
15

Fez ps-graduao em Harvard, no Departamento de Histria no ano de 1960. Defendeu sua tese sobre a histria da antropologia.

26 alteridade. Na verdade diz James Clifford: A experincia de trabalho de campo envolve o encontro de mltiplas subjetividades e contingncias que no podem ser controladas pelo pesquisador. A resposta encenar uma estratgia especfica de autoridade cientificamente validada, baseada numa singular experincia pessoal: a do antroplogo. A crtica recai na estratgia de autoridade encenada pelos antropologos clssicos fundamentada na legitimidade da experincia de campo, do contato prolongado e ntimo com os nativos. Em Tristes Trpicos Geertz explicita o carter literrio, afinal, trata-se de um texto etnogrfico, de um texto filosfico e de um relato de viagem inspirado na tradio literria francesa, h continuidades com tradies literrias. Em crisntemo e a espada foi identificado o mesmo estilo literrio e autoral, assim como nos Dirios de campo publicado com a autorizao da viva de Malinwoski na dcada de 60. Contudo, no a vinculao entre aspectos literrios e etnografia o ponto central do debate, mas sim, como os autores encenam uma determinada e deliberada estratgia de autoridade, legitimidade e cientificidade a partir do estilo autoral e literrio. H um tom persuasivo nas etnografias. So ricos em detalhes, so descries detalhadas da vida do povo etnografado; so escritos em primeira pessoa, h um carter testemunhal: a legitimidade est fundamentada no carter testemunhal. eu estive l e testemunhei esses eventos, o exemplo paradigmtico a etnografia do Kula. O convencimento de que os textos so realmente o resultado de os etngrafos terem realmente estado l e penetrado realmente em uma outra forma de vida, no necessariamente atravs de uma experincia de campo.
Diz Geertz em Obras e vidas: Os etngrafos precisam convencer-nos no apenas de que eles mesmos realmente estiveram l, mas ainda de que, se houvssemos estado l, teramos visto o que viram, sentido o que sentiram e concludo o que concluram (2002: 29)

James Clifford (1945) um intelectual vinculado aos estudos culturais professor de histria da conscincia na Universidade de Califrnia, se define como um historiador da antropologia.
16

Estuda a construo do conceito de cultura no contexto colonial na

antropologia clssica e problematiza a prtica etnogrfica a partir da noo de autoridade etnogrfica. Quando Clifford fala em autoridade etnogrfica o seu foco a construo do texto etnogrfico nas etnografias clssicas produzidas entre 1920 a 1950. Para ele os textos etnogrficos so produzidos dentro de situaes histricas e culturais especificas
16

Fez ps-graduao em Harvard, no departamento de Histria em 1960. defendeu sua tese sobre a histria da antropologia.

27 envolvendo relaes de poder entre etngrafo, nativo e outros atores envolvidos em contextos coloniais. Examina a posio poltica dos antropologos clssicos, Malunowski, EPrithard, e ambigidade de Maurice Leenhardt, fez trabalho de campo na Nova Calednia, era visto como radical perigoso e ao mesmo tempo fazia parte do sistema colonial. O que est em questionamento so as representaes construdas sobre o outro, a veracidade. Said fala em cincias imperiais se referindo antropologia e criticando o seu carter eurocntrico. Como definir o trabalho de campo e a prpria antropologia em um mundo em constante mudana quando as sociedades primitivas foram incorporadas de forma subalterna economia capitalista e quando antroplogos estudam as suas prprias sociedades onde no h um distanciamento geogrfico e cultural, particularmente como construir o distanciamento? H uma ligao intrnseca entre o conceito de cultura e a prtica colonial. Cultura como totalidade coesa, unvoca, consensual, integrada e harmnica e encerrada em si mesma, fundada em razes e portadoras de autenticidade e autnoma do universo exterior. Este conceito de cultura apresenta uma viso harmnica da sociedade colonizada e desconsidera as relaes de poder assimtricas entre colonizador e colonizado e entre etngrafo e etnografado. Contrape o conceito de cultura funcionalista ao de Lenhardt, cultura mudana e sincretismo e no totalidade e coeso. Neste sentido, a cultura no um universo homogneo e consensual um campo aberto, criativo, composto de subculturas, de membros e no membros e de faces rivais. O processo de descolonizao aps os anos 50 e a emergncia dos antroplogos nativos, como Tambiah e Veena Das, colocam em questionamento a legitimidade das teorias anglo-americanas. Coincide com o surgimento das teorias radicais nos anos 60 e 70 nos EUA. Ambos criticam conceitos formulados pela antropologia clssica, cultura e identidade. Porque so inadequados para analisar processos mutantes, hbridos e historicamente datados e permeados por relaes de poder e de dominao. Os estudos culturais um campo de estudos interdisciplinares que surge nos anos 60 na Inglaterra, inspirada por Raymond Willians, com suas razes na esquerda britnica. Inicialmente se contrape e nega a alta cultura da elite e se posiciona ao lado da cultura popular. uma disciplina acadmica que inclui belas artes, literatura, artes negras e cultura popular.

28 II- Algumas notas sobre o debate contemporneo O ltimo aspecto que eu gostaria de destacar da teoria interpretativa de Geertz e que envolve um novo fazer etnogrfico est intimamente ligado ao debate interno da disciplina sobre uma suposta crise, mais especificamente Clifford e Marcus(1986) referem-se crise da autoridade nas etnografias denominadas de clssicas ou de gnero realista. O que se questiona exatamente? Questiona-se a autoridade e autoria dos escritos etnogrficos, questionam-se as explicaes totalizantes e o discurso cientificista que caracterizam as etnografias tradicionais. Ocorre que este um debate que abrange o conjunto das Cincias Sociais e est ligado emergncia das tendncias denominadas de ps-modernas e da reflexividade do conhecimento. No o meu objetivo entrar na discusso sobre a ps-modernidade e a reflexividade do conhecimento, a esse respeito o livro de Harvey(1989) e de Giddens(1997), constituem a meu ver boas referncias sobre o debate, o que me interessa nestas notas apontar algumas questes do debate sobre uma suposta crise na antropologia e as respostas crise representada pelos experimentos em etnografia. Um dos representantes dessa tendncia experimental em antropologia Geertz. De acordo com Geertz, a descrio densa est relacionada com a teoria, ou o modo como ele prprio faz uso da teoria em seus estudos etnogrficos. Isto , na viso do autor, o antroplogo aborda questes e temas como, poder, trabalho, opresso e outros, no entanto, estuda tais questes em pequenas localidades. O valor da descrio etnogrfica, segundo Geertz, o fato de se poder abordar os grandes conceitos das Cincias Sociais, que nos possibilita pensar no apenas realista e concretamente sobre eles, mas, o que mais importante, criativa e imaginativamente com eles. Portanto, a proposta da descrio densa, envolve uma determinada relao pesquisador-informante: Geertz imagina que a relao pesquisador-pesquisado, possa se transformar em um espao discursivo: O ponto global da abordagem semitica da cultura, como j disse, auxiliar-nos a ganhar acesso ao mundo conceptual o qual vivem os nossos sujeitos, de forma a podermos, num sentido um tanto mais amplo, conversar com eles (Geertz, 1989,p.35) A esse respeito Roberto Cardoso de Oliveira(1988) estudando a questo da ordem e desordem na Antropologia, a partir de sua perspectiva terica particular que apresenta

29 como eixo bsico a noo de matriz disciplinar, comenta sobre as implicaes hermenuticas no fazer etnogrfico no marco da teoria interpretativa. De acordo com o respectivo autor, a matriz disciplinar comporta duas tradies: a intelectualista e a empirista, que so cruzadas pelo autor com a categoria tempo e atemporal17.: A Escola francesa de Sociologia cujo paradigma racionalista encaixada na tradio intelectualista e sincrnica, a Escola britnica paradigma estruturalfuncionalista pertence tradio empirista e sincrnica, a Escola histrico-cultural de paradigma culturalista pertenceria tradio diacrnica, e, finalmente, a Antropologia Interpretativa de paradigma hermenutico pertenceria tradio intelectualista e diacrnica. No me interessa neste texto discutir a matriz disciplinar, interessa-me somente cit-la para situar as influncias hermenutica na antropologia interpretativa de Geertz, quando este se refere possibilidade da relao pesquisador-informante se transformar em um espao discursivo. De acordo com RCO(1988), as trs Escolas do pensamento antropolgico, originrias, de diferentes tradies intelectuais, caracterizaram-se entre outras coisas, pela preocupao com a ordem, isto , tinham em comum o objetivo de criarem uma nova disciplina cientfica. Deste modo, esse horizonte disciplinar ficou marcado pela idia de razo e objetividade. O quarto paradigma: o hermenutico caracterizado de elementos conceituais opostos da ordem de uma determinada ordem que se caracteriza por domesticar eficazmente esses elementos, a saber, a subjetividade, a histria e o indivduo; estaria atualizando do ponto de vista da matriz disciplinar, a categoria da desordem como o verdadeiro impensado da disciplina:
O quarto paradigma de nossa matriz disciplinar, que chamei de hermenutico, abre seu espao na antropologia primeiramente por uma negao radical daquele discurso cientificista exercitado pelos outros trs paradigmas; em segundo lugar, por uma reformulao daqueles trs elementos que haviam sido domesticados pelos paradigmas da ordem: a subjetividade que, liberada da coero da objetividade, toma sua forma socializada, assumindo-se como inter-subjetividade; o indivduo liberado das tentaes do psicologismo, toma sua forma personalizada(portanto o indivduo socializado) e no teme assumir sua individualidade; e a histria, desvencilhada das peias naturalistas que a tornavam totalmente exterior ao sujeito cognoscente, pois dela se esperava fosse objetiva, toma sua forma interiorizada e se assume como historicidade (RCO, 1988,p.97)

RCO, retoma do paradigma os elementos que possibilitam um novo fazer etnogrfico: a intersubjetividade, a historicidade e a individualidade, e esse novo fazer
17

Para mim, uma matriz disciplinar a articulao sistemtica de um conjunto de paradigmas, a condio de coexistirem no tempo, mantendo-se todos e cada um ativos e relativamente eficientes. (RCO, 1988,p.15)

30 etnogrfico que abre a possibilidade de um espao discursivo na relao pesquisadorpesquisado. Neste estilo h um questionamento interno prpria disciplina: questionamento quanto ao meta-discurso cientfico presente nas trs Escolas citadas acima, questionamento quanto autoria do texto -, o prprio autor que passa a ser questionado frente ao saber nativo: ...toda descripcin etnogrfica es interesadamente casera, es siempre descripcin del descriptor, y no del descrito- a esse respeito escreve Geertz (1989):
El fin del colonialismo alter radicalmente la naturaleza de las relaciones sociales entre los que preguntan y miran y aquellos que son preguntados y mirados(...)La transformacin, en parte jurdica, en parte ideolgica y en parte real, de las gentes de las que principalmente suelen ocuparse los antropolgos, desde su antiguo estatus de sbditos coloniales al actual de ciudadanos soberanos, h altewrado por completo el contexto moral en el que el acto etnogrfico tiene lugar(...)En verdad, el derecho mismo a escribir a escribir etnografa parece estar hoy en peligro. La entrada de los pueblos en otro tiempo clonizados o marginados (portando sus propias mscaras, recitando sus propios textos) en la escena global de la economa, de la alta poltica internacional y de la cultura mundial ha hecho que la pretensin del antropolgo de convertirse en tribuna de los marginados, representante de los invisibles, valedor de los tergiversados, resulte cada vez ms difcil de sostener (Geertz, 1989,p.143)

Elege-se com isso uma sorte de saber negociado, produto de relaes dialgicas, onde pesquisador pesquisado articulam ou confrontam seus respectivos horizontes, trata-se de um encontro etnogrfico ou da fuso de horizontes de que falam os hermeneutas. O texto etnogrfico resultaria de tal fuso de horizontes, que integra de alguma maneira o saber do Outro e, se possvel, polifnico, onde as vozes dos Outros tenham chances de serem ouvidas. E mais, Clifford(1986,p.9), anuncia que uma nova figura est emergindo na cena etnogrfica, a exemplo do etnogrfo indigena:
Different rules of the game for ethnography are now emerging in many parts of the world(...)A new figure has entered the scene, the indigenous ethnographer. Insiders studying their own cultures offer new angles of vision and depths on understanding

A preocupao com o texto etnogrfico, em especial com a escrita, isto , com as dimenses retricas e narrativas, a presena no texto de uma auto-reflexo do Autor com a prpria escrita do texto, uma caracterstica das etnografias contemporneas denominadas de experimentais ou experimentos etnogrficos em oposio s etnografias realistas de tradio anglo-americana.

31 A tendncia experimental, identificada por Marcus e Cushman (1982) um movimento filosfico e epistemolgico de reao conveno de gnero realista que caracterizou as etnografias clssicas. Esta tendncia experimental no rompe radicalmente com a natureza das etnografias tradicionais, no entanto, ela representa e aponta para o incio de um questionamento dos objetivos e das ambies tericas da antropologia e das prticas de pesquisa de campo. A principal caracterstica das etnografias experimentais, segundo os autores, que integram na interpretao, um questionamento epistemolgico das condies nas quais a interpretao foi realizada e de como tais interpretaes so posteriormente representadas textualmente como um discurso objetivo sobre objetos pesquisados. Ou seja, as etnografias experimentais apresentam uma auto-reflexo da interpretao e da escrita do texto etnogrfico. As etnografias contemporneas procuram sintetizar o debate clssico hermeneuta entre a reflexo filosfica sobre a natureza da interpretao cuja nfase recai sobre a explicitao da atividade interpretativa e uma tentativa metodolgica de criar uma cincia interpretativa:
The major characteristic shared by experimental ethnographies is that they integrate, within their interpretations, an explicit epistemological concern for how they have constructed such interpretations and how they are representing them textually as objective discourse about subjects among whom research was conducted. In a sense, contemporary ethnographic writing attempts to synthesize the classic debate on hermeneutics between philosophical reflection about the nature of interpretation, which emphasizes the openendedness of interpretative activity, and the methodological attempt to create a science of interpretation, which emphasizes the possibility fo systematic, self-contained interpretations (Marcus & Cushman, 1982,p.25-26)

As etnografias classificadas por Marcus & Cushman(1982), de realistas emergem a partir de dois movimentos: a formao e institucionalizao da Antropologia como disciplina acadmica e a formao de profissionais antroplogos para realizarem trabalhos de campo filiados tradio anglo-americana.18 Na antropologia inglesa os autores citam Malinowisky e na Antropologia norteamericana, Boas:
Despite their tweedledee and tweedledum historical development, and despite their differing theoretical orientations (cultural vs social structural), the American and British
18

Realismo, uma conveno de gnero em literatura emprestada da concepo da fico literria do sculo XIX, caracterizada por um modo de escrita que tem por finalidade representar a realidade social e cultural como totalidade. De acordo com Said, citado em Marcus & Cushman(1982,p.28): Genres are essentially literary instituitions, or social contracts between a writer and a specific public, whose function is to specify the proper use of a cultural artifact.

32
ethnographic traditions converged bu consolidating the position of ethnographic realism as the genre for anthropology, as the literary instituition serving positivist scientific goals(Marcus & Cushman, 1982,p.30).

O que marca a conveno de gnero realista em antropologia uma determinada escrita etnogrfica que visa reconstituir a totalidade da cultura (a noo de totalidade neste gnero fundamental) e da sociedade a partir de um aspecto que a compe, a exemplo, do Kula19. A autoridade do texto etnogrfico deriva do fato de o autor ter vivido por um determinado tempo a cultura estudada, ou seja, ter experimentado um contato ntimo com os povos estudados, o que lhe permitiu testemunhar pessoalmente a respectiva cultura, que resulta na presena do autor nos textos etnogrficos.
From the very beginnings of the realist ethnography, some direct indication of fieldwork conditions and experiences was crucial to establishing the overral authority of anthropological texts s a sort of covering legitimacy under which specific arguments and claims of evidence could be made(Marcus & Cushman, 1982,p.33)

Deste modo, h uma ligao estreita entre as atividades de campo desenvolvidas pelo etnogrfo e a escrita do texto etnogrfico. Isto , as experincias de campo do etnogrfo so vitais para a estrutura narrativa de descrio e anlise do texto. A tendncia experimental em antropologia questiona em especial a autoridade dos textos etnogrficos clssicos, representa, portanto, uma reao conveno de gnero realista, a figura citada por Marcus e Cushman (1982) Geertz, de acordo com os autores, Geertz uma figura relevante porque seu trabalho marcado por uma independncia de estilo e porque marca o fim do funcionalismo e o incio de uma tentativa de construir uma cincia interpretativa. Marcus & Cushman, afirmam que h nos experimentos etnogrficos mudanas nas convenes, no texto em questo os autores citam trs: 1- como se estabelece a autoridade do texto; 2- como so comunicadas ao leitor a autenticidade e plausibilidade da interpretao, e 3- como diferentes leitores recebem os escritos etnogrficos. A autoridade do texto estabelecida no somente pela presena do autor nas culturas estudadas, a autoridade estabelecida de acordo com as orientaes hermeneuta: o ato interpretativo concebido como uma espcie de traduo que ocorre por meio de um suposto dilogo entre o intrprete e o intepretado, que depende em parte, de se colocar em questionamento os pressupostos e os (pr)conceitos
19

do prprio pesquisador em

We would stress the point that is was through the conjunction of these conventions within particular works that traditional ethnography managed to project that distinctive illusion of holism that notion of creating a sense of a whole world which, as we noted earlier, is the most basic characteristic of realist writing(Marcus & Cushman, 1982,p.30)

33 relao sua prpria cultura, quando da anlise da cultura do outro e/ou da cultura de que faz parte, tal dinmica representa um passo em direo um modo dialtico de anlise. Deste modo, h uma auto-reflexo epistemolgica presente nos experimentos etnogrficos, relacionada explicitao nos textos da diferena cultural a partir do questionamento dos valores e dos pressupostos da cultura da qual faz parte o etnogrfo. Como consequncia h uma separao entre o etnogrfo e sua representao da diferena, e a sugesto implcita no texto de que a cultura nativa radicalmente distinta da nossa cultura, tal tcnica retrica, de acordo com os autores, um contraste da conveno de gnero realista, que representa nos textos o ponto de vista nativo.
The espistemological worrying in experimental ethnographies can be seen as a philosophical meditation that carries on in public a radical questioning of the ethnographers preunderstanding and assumptions. This both prepares the way for and ornaments descriptions and analyses that, as representations of native worlds, may otherwise appear so strange and implausible to a readership, set in its common sense expectations, as to stimulate an overwhelming skepticism. By detailing his own epistemological shock or surprise at critical points in the narrative, the ethnographer leads his reader toward a particular stance in relation to cultural differences(Marcus & Cushman, 1982,p.47)

A autoridade deriva em parte desta espcie de saber negociado fruto de uma relao supostamente dialgica entre o informante e o antroplogo. H duas caractersticas: 1- autoridade dispersa no texto, fruto de um saber negociado entre informante e etnogrfo e 2- uma auto-reflexo das atividades de campo, explicitadas no texto e que depois influenciam a constituio das teorias antropolgicas e o questionamento dos pressupostos culturais da cultura da qual faz parte o etnogrfo. A segunda caracterstica presente nos experimentos etnogrficos, a autoreflexo do prprio autor que explcita no texto e que suporta as afirmaes e argumentos do prprio texto, estabelecendo deste modo uma presena narrativa do autor no respectivo texto. Por exemplo, nos textos so apresentadas as experincias de campo, a presena da primeira pessoa no texto, ou a intruso de testemunhos pessoais - tais relatos das experincias vividas no campo pelo etnogrfo representam nos experimentos, uma base retrica da autoridade que legitima o que dito e afirmado sobre o outro. A apresentao dos dados realizada de uma forma implcita do dilogo entre o informante e o antroplogo, ou ento, o etnogrfo como tradutor ou observador separado do que ele interpreta, est presente novamente uma relao dialgica.20
20

Para uma crtica tendncia experimental em antropologia ver Sangren(1988). O referido autor dirige uma crtica ao discurso ps-modernista, o ponto bsico da crtica do autor est relacionado questo da autoridade dos textos etnogrficos.

34 No entanto, Ginzburg no artigo O Inquisidor como antroplogo a partir de uma analogia entre inquisidores e antroplogos, questiona as supostas estruturas dialgicas que se estabelecem no processo de investigao, mais especificamentenas nas notas de campo do antroplogo.21 Este autor, questiona e nos apresenta a questo da assimetria ou desigualdade de posies entre os antroplogos e seus informantes, tal como ocorria nos processos da Inquisio da Idade Mdia entre inquisidores e rus, para tanto, o autor recorre noo de textos dialgicos, inspirada no gnero literrio de Dostoievsky:
Claro que, nesses textos, as personagens em conflito no se encontravam em igualdade de circunstncias (o mesmo se pode dizer, embora num contexto diferente, a respeito dos antroplogos e seus informadores). Esta desigualdade, em termos de poder (real ou simblico), explica porque que a presso exercida sobre os rus pelos inquisodores para lhes arrancar a verdade que eles procuravam era quase sempre bem sucedida. Estes julgamentos tornavam-se assim, no s repetitivos mas tambm mondicos, na medida em que as respostas dos rus no eram mais do que o eco das perguntas dos inquisidores. Em alguns casos temos um verdadeiro dilogo: podemos ouvir vozes distintas, podemos detectar um choque entre verdades diferentes ou mesmo contraditrias(Ginzburg,p.208)

Deste modo, o autor afirma que no h textos neutros, o dito no discurso sempre parcial, enfim, preciso questionar as condies nas quais se formou uma determinada estrutura dialgica presente nas notas dos antroplogos e posteriormente na escrita etnogrfica, na medida em que: no h textos neutros; at mesmo um inventrio notorial implica um cdigo que tem de ser decifrado. Est posta o problema da interpretao e a sada para o impasse estaria talvez, na possibilidade de fazer emergir no texto vozes contraditrias que expressam, em ltima instncia uma realidade contraditria. Os experimentos em etnografia, envolvem um novo modo de se fazer etnografia e novos objetos de estudo. Este novo fazer apresenta algumas caractersticas: 1- interdisciplinar: a emergncia deste novo fazer etnogrfico est localizada dentro de novas esferas de trabalho interdisciplinar, como estudos de mdia, estudos sociais da cincia e tecnologia e estudos culturais; 2- e o objeto de estudo envolve a noo de multilocalidade: multi-sited objects of study. Marcus(1995) A idia bsica implcita na noo de multi-sited de que as transformaes contemporneas caracterizadas por dois aspectos centrais: o sistema-mundo e o

21

Ginzburg (p.296), diz que: o que os juzes da Inquisio tentavam extorquir s suas vtimas no afinal, to diferente daquilo que ns procuramos diferentes eram sim os meios que usavam e os fins que tinham em vista.

35 movimento ps-moderno22 apresentam desafios e anunciam novas possibilidades teoria antropolgica e ao exerccio etnogrfico:
The American Anthropological Associations (AAAs) 1994 Survey of Departments reports the following predictions by department chairs concerning directions of anthropology in the next 25 years:1. There will be greater emphasis on the contemporary world and processes of global change; 2- anthropology will be more interdisciplinary; and 3- sociocultural anthropology will find it increasingly advantageous to involve its faculty...such as sustainable development, world ecology, environmental studies, comparative global perspectives, global interdependence and internationalization(Kearney, 1995,p.547)

Deste modo, o estudo etnogrfico no qual o objeto era etnografado a partir de uma nica localidade supostamente autnoma dos processos exteriores inadequado para se etnografar situaes contemporneas, a exemplo dos movimentos migratrios e dos processos transnacionais. A multi-sited ethnography parte do seguinte pressuposto: h transformaes culturais localizadas, no entanto, tais mudanas ocorrem no contexto do sistema-mundo, da a orientao em se considerar as conexes entre vrias localidades e entre as vrias localidades e o sistema-mundo:
For ethnographers interested in contemporary local changes in culture and society, singlesited research can no longer be easily located in a world system perspective(...) Ethnography moves from its conventional single-site location, contextualized by macroconstructions of a larger social order, such as the capitalist world system, to multiple sites fo observation and participation that cross-cut dichotomies such as the local and global, the lifeworldand system(Marcus, 1995,p. 95 e 98)

A idia bsica envolvida neste novo fazer etnogrfico denominado por Marcus(1995) de multi-sited ethnography a de que o processo de pesquisa e investigaco abrange vrios locais conectados entre si em relaco ao objeto de estudo a exemplo, dos estudos sobre migraco - Migration studies are perhaps the most common
contemporary research genre of this basic mode of multi-sited ethnography (Marcus, 1995,p.106)
22

A referncia sobre sistema-mundo Wallerstein (1984) e sobre a ps-modernidade Harvey(1989). A argumentao central de Wallerstein que o moderno sistema mundial toma a forma de uma economiamundo capitalista, que teve sua origem na Europa no sculo XVI e implicou a transformao de um modo de produo tributrio ou redistributivo especfico, na Europa Feudal, em um sistema social qualitativamente diferente. A partir de ento a economia-mundo se estendeu geograficamente at abarcar todo o globo; tem seguido um modelo cclico de expanso e contrao e uma localizao geogrfica varivel dos papis econmicos( el fluxo e refluxo das hegemonias, os movimentos ascendentes e descendentes dos distintos centros, periferias e semiperifierias), e tem sofrido um processo de transformao secular, incluindo o avano tecnolgico, a industrializao, a proletarizao e o surgimento de uma resistncia poltica estruturada dentro do prprio sistema, transformao que est em marcha.

36 A investigaco multi-localizada desenhada em torno de canais, caminhos, conjunes, conexes entre localidades e entre localidades e o sistema-mundo, nos quais o etnogrfo estabelece alguma forma de presena fsica, estas conexes entre as diversas localidades definem de fato, o argumento da etnografia. Kearney(1995), prope uma antropologia da globalizao e transnacionalizao, na qual a unidade de anlise transcende a dimenso local e considera as influncias nolocais envolvendo o objeto de estudo. Um novo objeto de estudo seria os movimentos e os fluxos de informao, capital, smbolos e commodities nos espao global e transnacional. A idia bsica estudar as conexes entre as dimenses local e global e/ou nacional e transnacional. Por exemplo no estudo dos processos transnacionais, tais processos so ancorados na nao e ao mesmo tempo transcendem o espao nacional: transnational corporations operate worldwide but are centered in one home nation(kearney, 1995,p.548) No caso citado acima o estudo etnogrfico transcende a dimenso nacional e observa tambm o espao que vai alm das fronteiras nacionais.

37 No Brasil, ecos do debate sobre uma suposta crise ressoaram na polmica entre Fabio Wanderley e Mariza Peirano no inicio da dcada de 90 (Florestan Fernandes nos anos 30 j tinha acusado o empirismo da antropologia). Fbio W na Anpocs critica o empirismo e o estilo jornalstico das etnografias que estariam comprometendo os cnones cientficos das cincias sociais, o problema a proliferao de estudos etnogrficos baseados principalmente em longos e tediosos relatos micos. A defesa da etnografia foi feita por Peirano em dois artigos: Os antropologos e suas linhagens publicado em 1990 e A favor da etnografia publicada em 1992. Nestes artigos realiza uma defesa apaixonada da prtica etnogrfica e da disciplina. Esclarece que a especificidade da antropologia frente a outras cincias sociais a pesquisa de campo norteada pelas teorias antropolgicas e sociolgicas. O exemplo citado o Kula de Malinowski, a etnografia surge do confronto entre as categorias sociolgicas, antropolgicas, psicolgicas e lingsticas da poca com a viso mica dos trobriandeses sobre o Kula. Neste confronto haviam resduos no explicados pelas teorias convencionais o Kula troca de objetos cerimoniais articulava todas as dimenses da sociedade trobriandesa, economia, magia, mito, ritual, parentesco e economia. Essa descoberta etnogrfica permitiu anos depois a Mauss formular o seu conceito de fato social total e Polany teorizar sobre a grande transformao e LS teorizar sobre a troca de mulheres nas estruturas elementares do parentesco. Neste sentido, so as monografias que constituem a riqueza da disciplina. do confronto entre as categorias antropolgicas e sociolgicas e as categorias micas no trabalho de campo que o conhecimento antropolgico se desenvolve. 23 a descoberta etnogrfica no um dilogo entre pesquisador e nativo, mas sim, entre a teoria acumulada da disciplina e o confronto com uma realidade que traz novos desafios para ser entendida e interpretada; um exerccio de estranhamento existencial e terico, que passa por vivncias mltiplas e pelo pressuposto da universalidade da experincia humana. Este estranhamento o antroplogo aprendeu a reconhecer, no incio, longe de casa (PEIRANO, 1992:9). Neste sentido uma boa formao em antropologia envolve necessariamente o estudo das teorias antropolgicas explicitas nas etnografias clssicas e contemporneas que devem ser lidas em sua totalidade pelos estudantes. A segunda advertncia que Peirano faz que a m feitura de algumas etnografias se deve ao fato de que enfatizam
23

A antropologia tem projeto formular uma idia de humanidade construda pelas diferenas, resultado do contraste dos nossos conceitos com outros conceitos nativos. Se este feedback entre pesquisa e teoria constitui o procedimento bsico do conhecimento cientifico em geral, eke assume uma dimenso mais dramtica na antropologia porque nela a pesquisa tem como caracterstica ser pesquisa de campo (PEIRANO, 1992:4).

38 apenas a retrica e os relatos etnogrficos em si mesmos em detrimento da densidade terica, a autora diz que os relatos etnogrficos devem sempre estar articulados uma teoria. E uma boa etnografia deve ser to rica que possa sustentar uma reanlise dos dados iniciais, passvel de ser reatualizada, como as etnografias realizadas por Malinowski, Pritchard e Turner. Enfim, uma boa etnografia envolve simultaneamente densidade terica e riqueza etnogrfica. Marcio Goldman em seu artigo (1995) anurio antropolgico aponta as limitaes dos conceitos clssicos e das metodologias para estudar as sociedades complexas. Inspirado em Adam Kuper afirma que a idia central de que a prpria noo de sociedade primitiva que permitiu a oposio entre primitivo e civilizado, e uma determinada representao dessa oposio que valoriza os atributos da civilizao em desvaloriza os atributos das sociedades primitivas legitimando as relaes de poder e de dominao entre a Europa e suas colnias com a mediao do antroplogo. A hiptese defendida em seu artigo de que as teorias e metodologias antropolgicas sempre foram formuladas tendo como referencia a sociedade ocidental. A noo de laboratrio natural empregado para estudar as sociedades primitivas estava de acordo com os princpios do mtodo cientifico. A possibilidade de identificar princpios elementares, essncia, resqucios, de elementos tambm presentes nas sociedades civilizadas. A possibilidade de isolar princpios universais e classifica-los, testa-los pela experincia emprica. Mesmo estudando as sociedades nacionais a tendncias de estudar pequenso grupos como camponeses, ndios, negros, e outros. Assim como as noes de totalidade, de que as culturas seriam totalidades integradas, coesas e harmnicas e autnoma do universo exterior. As etnografias contemporneas desmentem a noo de laboratrio natural, como diz Geertz, o que encontramos em pequenas aldeias e vilas no um modelo simplificado de nossa prpria sociedade, mas sim, a vida social de pequenas aldeias e vilas. As concepes e noes clssicas que informaram historicamente o fazer etnogrfico apresentam limitaes. Aponta as limitaes das noes de totalidade, de sistema e de laboratrio natural e a afirma que atualmente quando praticamos a antropologia de ns mesmos precisamos radicalizar a experincia da alteridade, do estranhamento e do auto-questionamento. Morelli afirma Que preciso descobrir-se o antroplogo diferente de si mesmo isto , esforar-se por alcanar um distanciamento to grande em relao aos seus modos de sentir, agir e pensar por ele compartilhados com os sujeitos objeto de seu estudo, que

39 se torne possvel reconstruir de alguma maneira a situao primordial de alteridade (1995:3). Quando estudamos a nossa prpria sociedade temos que radicalizar a experincia da alteridade e construir um distanciamento intelectual. Morelli defende a relevncia do estabelecimento do dilogo entre etngrafo e informante como instrumento de entendimento antropolgico e de conhecimento recproco na situao etnogrfica, partilha com RCO. Se reconheo que o outro com quem me defronto tambm pensa, tambm tem suas prprias formas de verbalizar o que pensa e tambm age informado por uma concepo prpria de mundo, ento no preciso me calar diante dele, guardar para mim o que eu estou pensando com medo de impor-lhe minhas prprias idias. Diga eu o que disser, minhas palavras sero por ele interpretadas em seus prprios termos, nos quais ele com certeza retrucar, iniciando-se assim um dialogo que, inclusive, poder ser revelador de algo que ambos desconhecamos enquanto nos mantnhamos presos em nossas prprias vises particulares do mundo(5). Como conciliar a abordagem microscpica e a exigncias de uma abordagem macroscpica nos estudos das sociedades de grande escala? Como definir sociedades complexas sem cair na velha dicotomia etnocntrica: sociedades primitivas e complexas? Qual o papel da antropologia na sociedade contempornea?

Marcio Goldman em seu artigo (1995) anurio antropolgico aponta as limitaes dos conceitos clssicos e das metodologias para estudar as sociedades complexas. Inspirado em Adam Kuper afirma que a idia central de que a prpria noo de sociedade primitiva que permitiu a oposio entre primitivo e civilizado, e uma determinada representao dessa oposio que valoriza os atributos da civilizao em desvaloriza os atributos das sociedades primitivas legitimando as relaes de poder e de dominao entre a Europa e suas colnias com a mediao do antroplogo. O estudo das sociedades complexas permitiu colocar em questo os modelos conceituais formulados para o estudo das sociedades primitivas, como a noo de totalidade, integrao, coeso, conscincia coletiva, solidariedade mecnica. No que esses modelos sejam inadequados para a analise da nossa prpria sociedade, simplesmente, eles eram limitados para o estudo das sociedades primitivas. Aponta as limitaes das noes de totalidade, de sistema e de laboratrio natural e a afirma que atualmente quando praticamos a antropologia de ns mesmos precisamos radicalizar a experincia da alteridade, do

40 estranhamento e do auto-questionamento. Morelli afirma Que preciso descobrir-se o antroplogo diferente de si mesmo isto , esforar-se por alcanar um distanciamento to grande em relao aos seus modos de sentir, agir e pensar por ele compartilhados com os sujeitos objeto de seu estudo, que se torne possvel reconstruir de alguma maneira a situao primordial de alteridade (1995:3). A noo de laboratrio natural empregado para estudar as sociedades primitivas estava de acordo com os princpios do mtodo cientifico. A possibilidade de identificar princpios elementares, essncia, resqucios, de elementos tambm presentes nas sociedades civilizadas. A possibilidade de isolar princpios universais e classifica-los, testa-los pela experincia emprica. Mesmo estudando as sociedades nacionais a tendncias de estudar pequenos grupos como camponeses, ndios, negros, e outros. Assim como as noes de totalidade, de que as culturas seriam totalidades integradas, coesas e harmnicas e autnoma do universo exterior. As etnografias contemporneas desmentem a noo de laboratrio natural, como diz Geertz, o que encontramos em pequenas aldeias e vilas no um modelo simplificado de nossa prpria sociedade, mas sim, a vida social de pequenas aldeias e vilas. As concepes e noes clssicas que informaram historicamente o fazer etnogrfico apresentam limitaes. Quando estudamos a nossa prpria sociedade temos que radicalizar a experincia da alteridade e construir um distanciamento intelectual. Morelli defende a relevncia do estabelecimento do dilogo entre etngrafo e informante como instrumento de entendimento antropolgico e de conhecimento recproco na situao etnogrfica, partilha com RCO. Se reconheo que o outro com quem me defronto tambm pensa, tambm tem suas prprias formas de verbalizar o que pensa e tambm age informado por uma concepo prpria de mundo, ento no preciso me calar diante dele, guardar para mim o que eu estou pensando com medo de impor-lhe minhas prprias idias. Diga eu o que disser, minhas palavras sero por ele interpretadas em seus prprios termos, nos quais ele com certeza retrucar, iniciando-se assim um dialogo que, inclusive, poder ser revelador de algo que ambos desconhecamos enquanto nos mantnhamos presos em nossas prprias vises particulares do mundo(5). Marcio Goldman afirma que precisamos desconstruir a noo de sociedades complexas e reatualizar a teoria antropolgica e os seus mtodos. Assim como os psmodernos deve iniciar com uma critica aos supostos cientificistas e assumir o carter de historia, no seu sentido forte, Paul Veyne, a objeto como fato social total e praticar um conhecimento que no mutile a realidade etnografada. A disciplina deve se dedicar ao

41 estudo das tramas em que as categorias tempo e espao so apenas um meio em que as tramas se desenvolvem em liberdade. Os objetos de estudo so processos, tramas, objetivaes, Pensar as categorias explicativas no com as iluses de estabilidade, fixidez e rigidez, mas sim como heterogneas, fluidas, hibridas, dinamicas, mutantes. No se trata mais de opor as dimenses macro e micro e universal e particular, porque o micro o plano dos processos de objetivao que fazem aparecer e que sustentam os objetos que encontramos no nvel macro-sociolgico. A idia de que se algum tipo de totalidade existe, s pode se localizar no plano de objetivao, no no objetivado. Os estudos localizados permitem identificar princpios universais, a partir do Kula, Mauss elabooru a teoria da reciprocidade e Polany elaborar a sua teoria da grande transformao no mundo ocidental. Foi a etnografia de Pierre Clastres entre os amerndios que permitiu a Deleuze e Guattari a identificarem os princpios de defesa contra o poder estatal em sociedades com Estado. Os estudos localizados permitem o reconhecimento de universais. Neste sentido o termo sociedades complexas deve, portanto, ter o mesmo destino do de sociedades primitivas, entendido sempre entre aspas, como se diz, e remetendo simplesmente para o contexto em que o observador deve buscar um certo afastamento. Para usar uma expresso de Yves Delaporte, eu diria que o termo ganha algum sentido quando a distancia entre sujeito e objeto de conhecimento deve ser substitudo por um esforo de distanciamento, uma espcie de distanciamento moral que, no entanto, como sugere Morelli, no suprime o dilogo, ou melhor demanda o dialogo entre observador e observado. Ao invs de uma observao participante de longa durao em uma nica localidade isolada o universos exterior realizada nos moldes malinowskianos, Goldman fala de uma observao intermitente e observao flutuante de longussima durao realizada em sociedades de larga escala e onde o observador est sempre em situao de pesquisa, sua ateno pode ser exigida a qualquer instante, a uma semelhana com a pratica psicanaltica, seria uma espcie de escuta psicanaltica. Por fim a escolha do objeto deve nos levar a uma critica permanente do campo terico e da sociedade na qual se desenvolve o estudo. Reside a especificidade no estudo das dimenses no to claras da sociedade, porque excluda do campo do conhecimento de outras disciplinas. Goldman cita os estudos de Foucalt em torno da loucura, da priso e da sexualidade como fundamentais a uma antropologia critica, como critica cultural como sugerem George Marcus e Fischer.

42 Paula Monteiro (USP) em dois artigos escritos em 1993 e 1997 publicados no peridico Novos Estudos Cebrap, discute os desafios contemporneos postos disciplina em tempos de globalizao como uma resposta s provocaes dos antroplogos norteamericanos que anunciaram uma crise, debate que chegou entre ns no final da dcada de 80. Na verdade, o que hoje espanta os que estudam a globalizao a persistncia, e mesmo a renovao, das diferenas em contextos de intensa interao social. A despeito de um discurso hegemnico que est presente em vrios campos do conhecimento como sociologia, economia e antropologia que afirma um processo acelerado em curso de homogeneizao econmica e cultural, e concomitantemente o enfraquecimento das identidades, das culturas, a autora reafirma que o papel da antropologia problematizar o lugar da diferena cultural no mundo contemporneo, globalizado, ligado por uma lgica sistmica, por uma economia-mundo nos dizeres de Wallerstein expanso do sistema capitalista para as regies perifricas, processo que se acelera aps a segunda guerra mundial- dominao econmica pela incorporao de outras regies lgica da expanso e acumulao capitalista, h tambm o processo de dominao cultural que est ligada s relaes de poder. Sahlins encontro cultural os nativos no so agentes passivos porque integram a lgica do colonizador em termos da lgica nativa (re) significam24. A questo central apresentada pela autora diz respeito aos desafios tericos colocados pela Antropologia no cenrio contemporneo, caracterizado pela globalizao, nos dizeres da autora. O processo mundial de expanso do capitalismo para a periferia do globo. A autora defende a idia de que a expanso da lgica capitalista para outros sistemas culturais leva, por um lado, aproximao das culturas e gera, por outro, mecanismos de reposio de novas diferenas. 165 O papel da antropologia (re) colocar, indagar, questionar o problema da alteridade das diferenas, ou como a diferena se (re) constri atualmente. Nesta indagao h de se considerar a reordenao trans sistmicas do mundo de acordo com a lgica da acumulao capitalista - h uma correlao de foras que no pode ser ignorada a (re) significao realizade dentro dos limites dessa correlao de foras.164 no h como ignorar a lgica sistmica que estrutura o encontro colnia Balandier. Partindo destes conceitos chave: sistema mundo e resignificao a autora Assim, caberia antropologia o desafio de analisar essa complexa dialtica em que os processos deexpanso da cultura se somam e sobrepem aos processos de diferenciao tnica e
24

Cf. Cosmologias do capitalismo: o setor trans-pacifico do sistema mundial (1988) e o Pessimismo sentimental, porque a cultura no um objeto em extino.

43 cultural. A mesma lgica global que, atravs dos meios de comunicao e do mercado, integra cada mais o mundo repe num outro nvel as diferenas. De que maneira a antropologia poderia, pois, dar conta dessa dialtica da integrao/separao? 174 Seria preciso tornar possvel uma etnografia dos processos mundiais de integrao capaz dos modos especficos como, integrando-se, as diversas culturas repem suas diferenas A autora prope uma antropologia dos processos globais, nesta perspectiva qu estuda a partir de 1986 a igreja catlica, a autora sublinha as dimenses universais e globais da instituio religiosa, h uma dimenso transnacional que no pode ser ignorada. H uma estratgia trasnancional de difuso e transplante dos valores caros Igreja, O projeto evangelizao 2000, apoiado nas novas tecnologias de comunicao e informao como a internet e a tv via satlite ou a cabo, est em curso uma nova onda de evangelizao para o globo. Uma antropologia que se proponha a levar em conta processos de mundializao tem que definir o seu recorte etnogrfico. Qual a perspectiva adotar? Do estado-naao, das elites dominantes, da Igreja, como articular as duas dimenses nacional e global? As etnografias realizadas nos moldes clssicos apresentam seria limitaes. A atuao da igreja catlica no Brasil nos permite realizar uma etnografia que explicite o modo como as lgicas universais se encarnam nas vivencias locais. A religio como objeto ou campo de estudos continua a ser alvo de bastante interesse dos antropologos no Brasil. Realo duas etnografias. Vagner Dias O antroplogo e sua magia publicado em 2000 e de Marcio Goldman Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos publicado em 2003. Goldman mais avesso aos modismos e combina tcnicas tradicionais de pesquisa de campo com modernas. A inovao que deixa de conceber a religio como sistema cultural encerrado em si mesmo, e pensa a democracia no Brasil a partir da religio, do movimento negro em Ilhus. Articula, portanto, religio e poltica. Estuda a poltica em Ilhus a partir das relaes mantidas pelo movimento negro com os polticos (465)Praticando o que chama de etnografia intermitente ou flutuante, caracterizada pelo ritmo descontinuo e visitas mais ou menos curtas distribudas ao longo de um perodo mais longo. No dispensa o dirio de campo e a convivncia prolongada embora intermitente com os seus nativos, problematiza o distanciamento, como construir o distanciamento? Trata-se de uma etnografia em movimento, que no dispensa alguns procedimentos tradicionais nos moldes de Malinowski. Eduardo Viveiros de Castros compartilha desta noo. claro,

44 que existem antropologos mais avessos aos modismos. O campo nos moldes de uma escuta psicanaltica que implica na complexa dialtica entre o eu e o outro que se modificam mutuamente na experincia etnogrfica, devir de Guattari, o movimento atravs do qual um sujeito sai de sua prpria condio por meio de uma relao de afetos que consegue estabelecer com uma condio outra. O artigo est inserido em uma proposta mais ampla de se construir uma etnografia da democracia, pesquisador do NUAP. Combina as aspectos micros e macros, pensar o processo mais amplo da democracia no pas a partir de uma etnografia do movimento negro religioso. Assim como Luis Roberto de Oliveira se dedica ao estudo etnogrfico do sistema jurdico. Neste sentido, trata-se, sim, de uma tentativa de elaborao de uma inteligibilidade que permita uma melhor compreenso de nosso prprio sistema poltico. (2003:460). No Brasil Gustavo Lins Ribeiro (UNB) em artigo publicado em 2005 fala de uma antropologia mundial, de poder, cosmopoliticas e teoria antropolgica. Gustavo Lins Ribeiro, no seu texto Antropologias Mundiais, publicado em 2005, fala em uma rede de antropologias mundiais (RAM). A rede tem por objetivo pluralizar as vises prevalecentes das varias antropologias nacionais (www.ram-wam.org), contribuindo para a formulao de uma antropologia diversificado, que compreende no debate as condies sociais, epistemolgicas e polticas da sua prpria produo. Trata-se de um frum de discusso entre as vrias antropologias produzidas em vrios pontos do globo.

Referncias AKOUN, Andr(org.). Dicionrio de antropologia. Portugal : Verbo, 1983. CLIFFORD, James e MARCUS, George(ed). Writing culture. The poetics and politics of ethnography. Califrnia: University of Califrnia Press, 1986. DURHAM, Eunice (Org). Malinowski, Coleo Grandes Cientistas Sociais, 55. So Paulo: tica, 1986. GEERTZ, Clifford. Conocimiento local. Ensayos sobre la interpretacin de las culturas. Barcelona: Paidos, 1994.

45 ________. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Livros tcnicos e cientficos Editora SA, 1989. GIDDENS, Anthony et al. Modernizao reflexiva. So Paulo: UNESP,1997. GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antroplogo: uma analogia e as suas implicaes. IN: GINZBURG, Carlo et al. s/d/p. pp. 203-214. GOLDMAN, Marcio. Antropologia e sociedades complexas e outras questes. IN: Anurio antropolgico. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1995. pp. 113-153.. HARVEY, David. A condio ps-moderna. So Paulo: Loyola, 1989. 349p. JACOBSON, David. Reading Ethonography. New York: State University of New York Press, 1991. 135p. KAPLAN, David e Manners, Robert. Teoria da cultura. 2 ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1981. 305p. KEARNEY, M. Pp.547-565. KUPER, Adam. Antroplogos e antropologia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1973. LAPLANTINE, Franois. Aprender Antropologia. So Paulo:Brasiliense, 1988.205p. nativo. Sobre la naturaleza del conocimiento antropolgico. Paidos, 1994. Pp. 73-90. LEACH, Edmund. As idias de L.Strauss. So Paulo: Cultrix, 1968. MARCUS, George. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography. Califrnia, Annual Review of anthropology. Vol.24, 1995. Pp. 95-117. MARCUS, George e DICK, Cushman. Ethnographies as texts. Califrnia, Annual Review of Anthropology, 1982, 11:25-69. OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o pensamento antropolgico. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1988. 201p. RADCLIFF-BROWN. Estrutura e funo na sociedade primitiva. Petrpolis:Vozes, 1973. 269p. ROSEBERRY, William. Balinese cockfights and the seduction of anthropology. New York, Social research, winter, 1982. pp. 1013-1028. SANGREN, Steven. Rhetoric and the social authority of ethnography. Current Anthropology, 1988, vol.29,n03, junho. Pp. 405- 436. IN: GEERTZ, Clifford Conocimiento local. Ensayos sobre la interpretacin de las culturas. Barcelona: The local and the global: the anthropology of globalization and Califrnia, Annual Review of anthropology. Vol. 24, 1995. transnationalism. A micro-histria e outros ensaios. Lisboa: Difel,

46 SHANKMAN, Paul. The thick and thin: On the interpretative theoretical program of Clifford Geertz. Current Anthropology, junho, 1984, vol.25, n03. pp.261-280. SPERBER, Dan. O saber dos antroplogos. Lisboa: Edies 70, s/d/p. 145p. STRAUSS, Lvi. Introduo: Histria e Etnologia. IN: Antropologia Estrutural. 3ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Pp. 13- 41. THOMPSON, . Ideologia e cultura moderna. Vozes, 1990. WALLERSTEIN, Immanuel. El moderno sistema mundial II. El mercantilismo y la consolidacin de la economa-mundo europea, 1600-1750. Mxico: Siglo Veintiuno editores, 1984. 524p. Bibliografia
CALDEIRA Teresa. A presena do autor e a ps-modernidade em antropologia, Novos Estudos Cebrap (21) 1988, p. 134-157. ______. Cidade de muros. Crime, segregao e cidadania em So Paulo. So Paulo: ED.34, 2000. CLIFFORD, James e MARCUS, George(ed). Writing culture. The poetics and politics of ethnography. Califrnia: University of Califrnia Press, 1986. 305p. ______. A experincia etnogrfica. Antropologia e literatura no sculo XX. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

CORREA, Mariza.

As iluses da liberdade: a escola de nina Rodrigues e a

Antropologia no Brasil. Bragana Paulista: Edusf. _____. A antropologia no Brasil (1960-1980). Historia das Cincias Sociais no Brasil. MIceli (org). _____. Histria da antropologia no Brasil (1930-1960). So Paulo: Edies Vrtice, 1987. vol1.
DURHAM, Eunice (Org). Malinowski, Coleo Grandes Cientistas Sociais, 55. So Paulo: tica, 1986.

______. O nativo em carne e osso. IN: DURHAM, Eunice. A reconstituio da realidade. Um estudo sobre a obra etnogrfica de Bronislaw Malinowski. So Paulo: Editora tica, 1978.

47

GEERTZ, Clifford. Conocimiento local. Ensayos sobre la interpretacin de las culturas. Barcelona: Paidos, 1994. ______. Anti anti-relativismo. So Paulo, RBCS, n8, v, 3, out, 1988. ______. Obras e vidas. O antroplogo como autor. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002. ________. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Livros tcnicos e cientficos, 1989. ______. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. GIDDENS, Anthony et al. Modernizao reflexiva. So Paulo: UNESP,1997. 264p. GINZBURG, Carlo. O inquisidor como antroplogo: uma analogia e as suas implicaes. IN: GINZBURG, Carlo et al. A micro-histria e outros ensaios. Lisboa: Difel, s/d/p. pp. 203214. GOLDMAN, Marcio. Antropologia e sociedades complexas e outras questes. IN: Anurio antropolgico. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1995. pp. 113-153.. ______. Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos. Etnografia, antropologia e poltica em Ilhus, Bahia. So Paulo, Revista de Antropologia, Usp, 2003, v.46, n2. JACOBSON, David. Reading Ethonography. New York: State University of New York Press, 1991. 135p. KAPLAN, David e Manners, Robert. Anlise formal. IN: KAPLAN, David e Manners, Robert. Teoria da cultura. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. KEARNEY, M. The local and the global: the anthropology of globalization and

transnationalism. Califrnia, Annual Review of anthropology. Vol. 24, 1995. Pp.547-565. KUPER, Adam. Antroplogos e antropologia. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1973. LEACH, Edmund. As idias de Lvi-Strauss. So Paulo: Cultrix, 1968. MARCUS, George. Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited

ethnography. Califrnia, Annual Review of anthropology. Vol.24, 1995. Pp. 95-117. MARCUS, George e DICK, Cushman. Ethnographies as texts. Califrnia, Annual Review of Anthropology, 1982, 11:25-69.

48
MONTERO, Paula. Questes para a etnografia numa sociedade mundial. So Paulo, Novos Estudos CEBRAP, jul, 1993, p.161-177. ______. Globalizao, identidade e diferena. So Paulo, Novos Estudos CEBRAP, nov, 1997, p.47-64. ______. Antropologia no Brasil: tendncias e debates. IN: FILHO, Wilson Trajano; RIBEIRO, Gustavo Lins (orgs). O campo da antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: Contracapa/ABA, 2004. p.117-142. MORELLI, Rita de Cssia. Relativismo hoje uma tentativa antropolgica de acertar contas com a moralidade. Campinas, Unicamp/IFCH, Primeira Verso, 60, ag.1995. 43p. OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o pensamento antropolgico. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1988. PEIRANO, Mariza. O encontro etnogrfico e o dilogo terico. Braslia, Anurio

Antropolgico, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1986. p.249-264. ______. A alteridade em contexto a antropologia como cincia social no Brasil. Braslia, Srie Antropologia, 255, 1999. ______. Os antroplogos e suas linhagens. Braslia, Srie Antropologia, 102, 1990. 12p. ______. A favor da etnografia. Braslia, Srie Antropologia, 130, 1992. ______. A anlise antropolgica dos rituais. IN: PEIRANO, Mariza. O dito e o feito. Ensaios de antropologia dos rituais. Rio de janeiro: Relum-Dumar, 2001. p. 17-40. RADCLIFF-BROWN. Estrutura e funo na sociedade primitiva. Petrpolis:Vozes, 1973. 269p. ROSEBERRY, William. Balinese cockfights and the seduction of anthropology. New York, Social research, winter, 1982. pp. 1013-1028. SANGREN, Steven. Rhetoric and the social authority of ethnography. Current

Anthropology, 1988, vol.29,n03, junho. Pp. 405- 436. SHANKMAN, Paul. The thick and thin: On the interpretative theoretical program of Clifford Geertz. Current Anthropology, junho, 1984, vol.25, n03. pp.261-280.

49
SILVA, Vagner Gonalves da. O antroplogo e sua magia. Trabalho de campo e texto etnogrfico nas pesquisas antropolgicas sobre religies afro-brasileiras. Editora da Universidade de So Paulo, 2000. SPERBER, Dan. O saber dos antroplogos. Lisboa: Edies 70, s/d/p. 145p. STRAUSS-Lvi, Claude. Introduo: Histria e Etnologia. IN: Antropologia Estrutural. 3ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. Pp. 13- 41. ______. A noo de estrutura em etnologia. IN: Antropologia Estrutural. 3ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. p. 313-360. So Paulo:

Вам также может понравиться