Вы находитесь на странице: 1из 9

FACULDADE TEOLGICA E CULTURAL DA BAHIA

Caixa Postal 254 CEP: 45.000-970 Vitria da Conquista - BA

INTRODUO TEOLOGIA
CURSO BSICO EM TEOLOGIA CURSO BACHARELADO EM TEOLOGIA

www.fatecba.com.br

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

O QUE TEOLOGIA ROMANOS 11.33-35. DEFINIO DO TERMO. Teologia, em seu sentido literal, o estudo sobre Deus (do grego , theos, "Deus"; + , logos, "palavra", por extenso, "estudo"). Este termo foi usado pela primeira vez por Plato, no dilogo A Repblica, para referir-se compreenso da natureza divina por meio da razo, em oposio compreenso literria prpria da poesia feita por seus conterrneos. A TEOLOGIA COMO CINCIA. Por outro lado, alm de classificar a Teologia como estudo, podemos tambm classific-la como cincia, visto que um conjunto organizado de conhecimentos relativos a Deus e sua relao com a criao, obtidos mediante o processo de observao, a experimentao dos fatos divinos e naturais e que possui metodologia prpria de investigao. Supera a Cincia Teolgica s demais, pelo objeto de estudo que so coisas eternas. Portanto, transcende as coisas terrenas e temporais. Como cincia tem um objeto de estudo: Deus. Entretanto como no possvel estudar diretamente um objeto que no vemos e no tocamos, estuda-se Deus a partir da sua revelao. No Cristianismo isto se d a partir da revelao de Deus na Bblia. Por isso, tambm se define "teologia" como um falar "a partir de Deus" (Karl Barth). O ALCANCE E O CONTEDO DA TEOLOGIA. Seu alcance na verdade inatingvel, inigualvel, pois trata-se de verdades eternas. O maior Telogo de todos os tempos assim exclamou: profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quo insondveis so os teus juzos e quo inescrutveis os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? (Romanos 11.33-35). As expresses inatingvel, inigualvel, profundidade, inescrutvel so usadas no sentido de inexaurvel plenitude e no no sentido de mistrio que no podem alcanar, pois o mesmo Deus quem diz: Clama a mim e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que no sabes. (Jeremias 33.3, vede tambm Jeremias 9.23; Mateus 11.25; II Timteo 3.16,17).

A TEOLOGIA E AS CINCIAS DO COMPORTAMENTO HUMANO. A Teologia no deve ser levada no mesmo patamar do ponto de vista humano. Existem cincias, como a Psicologia e a tica, que auxiliam o ser humano no conhecimento de si mesmo atravs dos seus instrumentos de trabalho e as informaes cientficas; contudo, se sobressai a Teologia por nos dirigir ao conhecimento transcendental ao conhecimento da Divindade e da o homem conhecer a si mesmo sob a tica de imagem e semelhana do seu Criador. A Filosofia, ainda que busque alcanar os mesmos objetivos, difere-se da Teologia quanto aos instrumentos usados para alcan-las. Na busca da compreenso do mundo e da vida, a Teologia mostra suas bases na crena da existncia de um Deus pessoal e criador de todas as coisas; por sua vez, a Filosofia expe a idia de sua auto existncia, sem evidenci-la ou prov-la. Assim, enquanto a Filosofia meramente especula, a Teologia sustem-se em princpios slidos.

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

A PROPOSTA DO ESTUDO DA TEOLOGIA O CONHECIMENTO DE DEUS. A tarefa teolgica trazer luz o conhecimento de Deus, por sua prpria, livre e soberana vontade. Jamais conheceramos a Deus, se Ele prprio no tivesse revelado a ns. O termo revelao vem do grego apocalipsis, que significa levantar o vu, descobrir algo. Para ns, o ato de Deus pelo qual Ele se mostra ou comunica verdades nossa mente; Ele se torna manifesto s suas criaturas aquilo que no pode ser conhecido de nenhuma outra maneira. (Joo 15.16; Mateus 11.25-27; Hebreus 1.1-2). Deus se revela a ns pela natureza, (Romanos 1.18-22), pelo cosmos, (Salmo 19.1-4), pela histria, (Gnesis 41.1-57), e pelos fenmenos meteorolgicos (Atos 14.15-17). Deus se revela, ainda, de maneira especial, atravs dos milagres, (xodo 4.2-5; I Reis 18.24) das profecias, (Miquias 5.2; Mateus 2.6), e atravs de seu Filho, Jesus, (Hebreus 1.1,2; Colossenses 1.15; 2.9; Mateus 11.27; Joo 14.9). A INSPIRAO VERBAL E PLENRIA DA BBLIA. Esta uma questo de suma importncia para a Teologia Demonstrar que a Bblia , toda ela, divinamente inspirada por Deus. (II Timteo 3.16). A nossa segurana est em saber que os registros que incorporam a revelao de Deus so autnticos. Esta autenticidade asseverada pelo prprio Cristo e seus apstolos. (Joo 5.39; 6.63; 10.34; Lucas 24.44; Mateus 5.17; Glatas 3.10; I Pedro 1.23-25; I Corntios 2.13). A PERSONALIDADE DIVINA. Todo e qualquer conceito acerca da Personalidade Divina, deve-se levar em considerao a nossa prpria personalidade, pois fomos criados imagem e semelhana de Deus. (Gnesis 1.27). A Teologia enfrenta, neste campo, os filsofos idealistas e os telogos pantestas que negam um Deus pessoal. Os elementos constitutivos da personalidade so: (1) Intelecto ou poder de pensar. (Gnesis 18.19; xodo 3.7; Atos 15.18). (2) Sensibilidade ou poder de sentir. (Gnesis 6.6; Salmo 103.8-13; Joo 3.16). (3) Volio ou poder de vontade. (Gnesis 3.15; Salmo 115.3; Joo 6.38). Inter-relacionados a estes, temos ainda: (1) A autoconscincia. (xodo 3.14; Isaas 45.5; I Corntios 2.10). (2) A autodeterminao. (Joo 23.13; Romanos 9.11; Hebreus 6.17). Assim, atravs destes atributos e outros que veremos em estudos futuros, a Teologia estabelece a verdade de que Deus uma pessoa. A TRIUNIDADE DIVINA. O termo triunidade (ou trindade) vem do latim trinitatem (grupo de trs pessoas) e do grego trias (trs). Esta doutrina no uma verdade da Teologia Natural, mas sim da revelao. Strang, diz: A razo nos mostra a unidade de Deus, apenas a revelao nos mostra a trindade de Deus. A VERDADE DA CRIAO DOS MUNDOS. A Teologia bate de frente com a teoria Darwiniana da Evoluo das Espcies, que nega a autoria Divina da Criao. Contudo, devemos lembrar que Charle Darwin, props uma teoria, sem todavia, como diz no jargo popular: Bater o prego e esconder a cabea. So

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

desprovidos do conhecimento de Deus, os que propagam essa teoria, que de absoluto nada puderam provar. A f, a razo e a revelao concordam entre si que Deus a causa da Criao. Porm, quando comeamos a abordar os detalhes, descobrimos inmeros mistrios, para os quais no encontramos soluo. Isto posto, a Teologia explica melhor o porqu da Criao, e no o como. OUTRAS PROPOSTAS DO ESTUDO DA TEOLOGIA. A Teologia prope, ainda, o estudo da Queda (suas conseqncias, restaurao do homem cado e seu destino eterno); o estudo sobre a Igreja; sobre a realidade de Satans; sobre as ltimas Coisas. H ainda muitas outras propostas da Teologia que no decorrer da vida acadmica, ao aluno se lhe apresentar. AS DIVISES DA TEOLOGIA A Teologia est dividida em muitos departamentos, tendo em vista ser um vasto campo. Seu agrupamento em 6 ttulos ajuda-nos a estud-la melhor. TEOLOGIA EXEGTICA. Em sentido literal, o termo exegtica, vem da palavra grega que expressa tirar o sentido para fora do texto, sacar ou extrair a verdade. Assim, a Teologia Exegtica procura no estudo do Texto Sagrado trazer luz o seu verdadeiro sentido. Aqui se estuda as Lnguas Originais, a Arqueologia Bblica, Introduo Bblica e Hermenutica Bblica. TEOLOGIA HISTRICA. Estuda a trajetria do povo de Israel e da Igreja Crist. Aqui se estuda a Histria dos Hebreus e a Histria da Igreja. TEOLOGIA BBLICA. Sistematiza as doutrinas de acordo com as suas ocorrncias nas diversas partes da Bblia, como so apresentadas por cada escritor sacro. Aqui se estuda a Teologia Bblica do Antigo e do Novo Testamentos. TEOLOGIA SISTEMTICA. Encarrega-se de coordenar todos os ensinos das Teologias anteriores (Exegtica, Histrica e Bblica) e sistematiz-las sob os grandes ttulos do estudo teolgico. A Teologia Sistemtica tambm conhecida, principalmente como apresentada por. L. Berkhof, como Teologia Reformada. Aqui se estuda: Teologia, Cristologia, Paracletologia, Angelologia, Hamartiologia, Antropologia, Eclesiologia, Escatologia e Soteriologia. TEOLOGIA DOGMTICA. Nesta Teologia, estuda-se os credos das igrejas. Estuda-se Apologtica, Polmica, tica.

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

TEOLOGIA PRTICA. Sistematiza e ordena a aplicao das doutrinas de modo prtico e direto no homem. Aqui se estuda: Homiltica, Liturgia, Administrao Eclesistica, Educao Crist e Misses. AS FONTES DE ESTUDO DA TEOLOGIA SALMO 19; ROMANOS 12.1-2. O estudo teolgico leva-nos necessidade de se fazer diversas abordagens, justamente por ser considerada a Teologia a mais alta das cincias. Busc-la em uma nica fonte informativa seria uma inconseqncia sem precedentes, visto que o seu estudo envolve questes complexas (e eternas). Busc-la-emos ento, de acordo com os seus diversos aspectos, tipos, abordagens e divises que inter-relacionam-se atravs de fontes bsicas que se sobressai s demais que poderia e podem ser enunciadas em outros estudos teolgicos. A NATUREZA. Muitas coisas acerca de Deus, de sua existncia, de sua natureza, de seus requisitos podem ser observadas na natureza. O apstolo Paulo, em Romanos 1.19,20 nos d a entender isto, e, ainda afirma que tal conhecimento de Deus atravs da natureza torna o homem, mesmo o pago, indesculpvel diante do Criador, na prtica do pecado. No Salmo 19, o rei harpista declara o conhecimento da glria de Deus atravs desta fonte. O RACIONALISMO. No se trata do uso da razo pura e simples sistema filosfico, que tem como critrio nico da verdade a demonstrao racional, pois que, qualquer coisa que lhe escape o entendimento lgico no levada em considerao. O racionalismo tratado aqui, como fonte do estudo da teologia, no o filosfico, mas sim, o ensino do telogo Paulo de Tarso (Romanos 12.1,2) que se deixa iluminar pelo Esprito Santo, equilibra a razo e leva o homem a realidade verdadeira Deus. O MISTICISMO. O termo bsico grego mstes, iniciado nos mistrios. O misticismo o contato real ou imaginrio com o ser superior. a busca do conhecimento de Deus pelas experincias diretas que pode ser alcanado sem discurso ou intelectualidade. H um cuidado, nesse aspecto. Se esta fonte for usada prescindindo o que a Bblia diz, tomar o caminho do fanatismo, passando a ser fonte de heresias e mentiras religiosas. O verdadeiro misticismo deve levar o homem ao aprofundamento do conhecimento de Deus mediante as diretrizes da teologia. A BBLIA SAGRADA. Esta a fonte por excelncia. No pode haver Teologia sem ser buscada na Palavra de Deus. A essncia do termo Teologia estudo acerca de Deus nos impe a Bblia que tem como objetivo principal revelar Deus ao homem. Desprezar a Bblia desprezar o conhecimento genuno, autntico e verdadeiro de Deus (Joo 5.24; 1 Corntios 1.21). Todo e qualquer aspecto teolgico tem que buscar algum tipo de fundamentao na Bblia Sagrada. Algum poder fazer todos os tipos de sucos de frutas, apelar para os mais diversos sabores, contudo, haver sempre um componente indispensvel em todos eles, nas mais diversas formas ou quantidade: a gua. Assim a Bblia na Teologia.

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

A NECESSIDADE DO ESTUDO DA TEOLOGIA JOO 6.63; HEBREUS 4.12 Existem religiosos que se recusam ordenar suas crenas teologicamente, contudo, o fazem instintivamente, tendo conceitos definidos dos principais assuntos teolgicos. A natureza humana e o cotidiano assim o requerem. Veremos, resumidamente, a razo desta necessidade sob o ponto de vista da necessidade do cristo. O INSTINTO ORGANIZADOR DO INTELECTO. O nosso intelecto no aceita ser apenas um depsito de fatos. Ele quer sempre unificar, sistematizar e ordenar o conhecimento destes fatos. Assim, o intelecto no se contenta em possuir certos fatos a respeito de Deus, do homem, do universo. Ele inquire quais as interrelaes entre essas pessoas e coisas e no passo seguinte, ordenar suas respostas em forma sistematizada. James Orr, em seu livro The Christian Viem of God and the World (O conceito cristo de Deus e do mundo) diz acerca da mente: Ela no se contenta com conhecimento fragmentado, mas tem constantemente a tendncia de passar dos fatos para leis, de leis para leis mais elevadas, e destas para as generalizaes mais elevadas possveis. A DESCRENA DOS NOSSOS DIAS. As cincias no ameaam tanto a Igreja como a Filosofia. As instituies educacionais colgios, faculdades, universidades e seminrios esto mesclando seus ensinos com atesmo, agnosticismo, pantesmo, unitarismos e outras correntes filosficas da psmodernidade que contraria o ensino teolgico e a crena em Deus. Os formandos nessas instituies so os disseminadores de tais filosofias nas escolas pblicas, atravs de meios de comunicao, de sociedades fraternais, polticas, sociais, filantrpicas, etc. Citao de partes isoladas e desconexas da Bblia no arma suficientemente apropriada para combater homens que atacam a Igreja com os falsos ensinos dos dias presentes. Devemos sim, colher todos os dados possveis acerca de um determinado assunto, organiz-los ordenadamente para alicerar a nossa crena, bem como para desarraigar aqueles que esto presos a sistemas filosficos contrrios a Deus e a sua Palavra. A NATUREZA DAS ESCRITURAS. Algum, para no estudar teologia, pode achar que a Bblia tal como est j suficiente, no sendo necessrio estudar a seu respeito. Outros, at cristos piedosos, temem que os estudos a desmistifique, tornando-a um livro qualquer. A essncia das Sagradas Escrituras jamais ser desmistificada, pois o Mestre proclamou: As palavras que vos digo so esprito e vida. (Joo 6.63). Pedro e Paulo tambm reconheceram sua mistificao. (Joo 6.63; Romanos 3.2; 1 Pedro 4.11). A sua penetrao no interior mstico do homem, lhe ressalta tambm esse poder. (Hebreus 4.12). Contudo, a Bblia se nos apresenta como a natureza para o cientista um conjunto de fatos desorganizados ou parcialmente organizados. A Bblia no est sistematizada ou dividida em compartimentos doutrinrios Deus no a quis assim. Isto bom, pois obriga o homem a estud-la e sistematizar suas doutrinas, harmonizando seus ensinamentos. Por exemplo, h doutrinas tratadas em um determinado livro que se completa em outro e vice-versa, e muitas vezes, at atravessando os Testamentos. (A volta de Jesus. Zacarias 14; 1 Tessalonicenses 1.7-10; e Apocalipse 19.11; 22-6).

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

UM CARTER CRISTO INTELIGENTE. Divulgam-se muitas idias errneas acerca dos estudos teolgicos e entre eles o da perda da sensibilidade espiritual, isto , que a teologia tem um efeito entorpecedor sobre a vida espiritual. Por outro lado, h alguns que pensam que crena e carter do homem vivem dissociados o que no verdade. Neste campo debatem-se dois tipos de cristos: os legalistas ou ortodoxos, e os modernistas. Os primeiros primam pela aceitao intelectual de um conjunto de doutrina, as quais so leais, mas que em muitos deles no produzem no ntimo, resultados espirituais e consequentemente no externa nenhuma ou quase nenhuma mudana no seu carter. Os segundos modernistas querem produzir uma vida boa sem observao da ortodoxia o que tambm no se consegue na totalidade. As aes do homem so resultante daquilo que ele cr e no do que diz ser. Assim sendo, os estudos teolgicos recebidos como mera teoria, nada influenciar a conduta do homem e poder entorpec-lo realmente. Todavia, se recebidos dentro dos pressupostos corretos, esses estudos sero um farol a iluminar o pensamento inteligente acerca das questes religiosas e em incentivo a uma vida pia. Assim, a Teologia no apenas indica as normas de conduta, mas tambm nos fornece os motivos para tentarmos viver de acordo com essas normas. AS CONDIES PARA O SERVIO CRISTO EFICAZ. Quem no tem conhecimento no executa bem o que faz. Vivemos em uma poca, j dita por Paulo, trabalhosa e de difcil aceitao da doutrina que leva a reflexo e maturao. (2 Timteo 3.1; 4.1-4). Muitas igrejas preferem os emocionalistas, queles que apelam para os sentimentos, para as aes imediatistas, sem exigir esforo mental, concentrao de pensamento. Bem diferentes dos crentes bereanos (Atos 17.10-12), que examinaram, isto , exercitavam o pensamento, para s e somente ento demonstrar a aceitao consciente. A histria da Igreja tem demonstrado que medida que as pessoas so instrudas na Palavra de Deus, tornam-se cristos mais firmes, mais autnticos e mais produtivos na obra de Deus. Assim, pois, h uma inter-relao definitiva entre o conhecimento bblico e o servio cristo. REQUISITOS PARA O ESTUDO DA TEOLOGIA JOO 3.1-8 A Teologia, como j vimos, uma cincia singular e para tanto seus estudantes so diferentes nas suas qualidades dos demais de outras cincias. TER UMA EXPERINCIA REGENERATIVA (Salmo 25.14). Esta experincia inclui tambm uma sensibilidade voz do Esprito Santo, alis, pelos ensinamentos de Jesus a Nicodemos, deduzimos ser impossvel a regenerao sem a ao do Esprito (Joo 3.1-8). Este mesmo Esprito deve permanecer na vida do cristo na sua misso de conduzi-lo em toda a verdade. (Joo 16.7-15). Tambm ningum melhor do que Ele para realizar esta tarefa, visto que Ele conhece o pensamento de Deus (1 Corntios 2.615). O homem regenerado ter sempre um compromisso com a verdade. HUMILDADE. Os que se propem estudar Teologia, descobrir cedo que os seus conhecimentos no se prestam a pretenses descabidas, vaidades e outros sentimentos de exaltao. Aprendero que ser dever submeterem-se com humildade a busca do conhecimento, apelando para a graa divina que ddiva dos humildes, para tornarem-se servos do Reino. (Joo 13.12-17).

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

PERSISTNCIA. O mesmo que dedicao ao estudo, a busca do saber no um preo barato a pagar. Exige o dispndio de tempo, dinheiro e renncia dos lazeres. Somente galga altos lugares na vida aqueles que so persistentes, que no se desanimam diante dos obstculos impostos no caminho do estudante. ORAO. A vida de orao incessante ser a tonificao da vida de todos os telogos. Comeando pelo prprio Jesus, passando por Paulo, os pais da Igreja, atravessando toda histria da teologia. Na verdade, sem orao contrita e sincera, impossvel fazer algo srio para Deus, pois, a orao o termmetro da vida espiritual do cristo, pois a que ele desenvolve sua comunho, sua intimidade com o objeto maior do seu estudo Deus. SERVIO. O estudo teolgico no se prestar a dar conhecimento, status a quem o faz. A misso principal da teologia de nos tornar servos de todos. Aprendendo para ensinar, para sermos teis ao nosso prximo, pois s assim os conhecimentos se fixaro em nossas mentes.

REFERNCIAS E FONTES: ANDRADE, Claudionor Correia de. Dicionrio teolgico: com definies etimolgicas e locues latinas. Rio de Janeiro. CPAD, 1996. BANCROFT, Emery H. Teologia elementar: doutrinria e conservadora. So Paulo, IBR, 1975. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica. Campinas, Luz para o caminho, 1990. BBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Rio de Janeiro, CPAD, 1995.

ATIVIDADE PROPOSTA AO ALUNO PARA AVALIAO DO APRENDIZADO: Roteiro para Entrega dos Trabalhos: Os trabalhos devero ser digitados no Formato A4, Fonte Arial, tamanho 12, Espao 1,5. Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm e esquerda 3 cm., e apresentar capa, ndice, introduo, desenvolvimento, concluso e bibliografia. Enviar uma cpia impressa para avaliao via E-mail ou pelo Correio. Avaliao: 1) 2) 3) 4) 5) De onde vem e o que significa o termo Teologia? Qual o conceito de Teologia? Podemos classificar Teologia como Cincia? Explique: Qual o alcance e o contedo da Teologia? Em que sentido so usadas as expresses: inatingvel, inigualvel, profundidade, inescrutvel, em relao aos estudos teolgicos? 6) Estabelea a diferena entre a Teologia e as Cincias do Comportamento Humano:

FATECBA Faculdade Teolgica e Cultural da Bahia.

7) Qual a tarefa da Teologia? 8) O que quer dizer revelao? 9) Cite trs meios de revelao de Deus? 10) Fale sobre inspirao verbal e plenria da Bblia. 11) Por que devemos levar em considerao nossa personalidade em relao a personalidade de Deus? 12) Quais so os elementos constitutivos da personalidade? 13) Cite uma definio de trindade. 14) Qual a teoria da criao que se ope a Teologia? 15) O que voc sabe sobre ela? 16) Por que a Teologia explica melhor a doutrina da Criao? 17) Quais as outras propostas do estudo da Teologia? 18) Qual o sentido da palavra Exegtica? 19) Quais as disciplinas da Teologia Exegtica? 20) De que trata a Teologia Histrica? 21) Quais as disciplinas que a compe? 22) Como a Teologia Bblica sistematiza a doutrina? 23) Quais as disciplinas que a compe? 24) Em sentido estrito, o que Teologia Dogmtica? 25) Quais as disciplinas que a compe? 26) Defina Teologia Prtica? 27) Quais as disciplinas que a compe? 28) Porque no podemos buscar a teologia somente em uma fonte? 29) O que determina quais as fontes teolgicas? 30) Quem e onde defende a natureza como fonte do conhecimento de Deus? 31) O que voc entende por racionalismo? 32) Qual o tipo de racionalismo ensinado por Paulo? 33) O que o misticismo? 34) O misticismo uma boa ou m fonte de teologia? Explique: 35) Quem a fonte por excelncia da Teologia? 36) O que acontece que acontece se houver desprezo desta fonte? 37) A que se compara a Bblia na Teologia? 38) Porque o nosso intelecto no aceita ser um depsito de fatos? 39) Qual a ameaa da filosofia Igreja? 40) Que arma o cristo deve usar contra as filosofias hodiernas? 41) Porque a Bblia jamais ser desmistificada? 42) Qual o benefcio que temos por a Bblia no estar sistematizada? 43) O que o estudo teolgico faz com o carter do cristo? 44) Qual o relacionamento entre conhecimento teolgico e servio cristo?

Вам также может понравиться