Вы находитесь на странице: 1из 15

ndice

Introduo ............................................................................................................................... 2 Sobre as competncias do Direito Administrativo ................................................................. 3 Repartio das funes do Estado .......................................................................................... 3 2.2 Funes do Estado ............................................................................................................ 4 2.3 Organizao do Estado Moambicano ............................................................................. 6 2.4 Governo ............................................................................................................................ 6 2.5 Administrao Pblica ...................................................................................................... 7 Importncia da lei ................................................................................................................... 9 Identificao da Funo Administrativa Perante as Demais Funes do Estado ................. 10 Funo administrativa e funo poltica ............................................................................... 10 Funo administrativa e funo legislativa .......................................................................... 11 Funo administrativa e funo jurisdicional ....................................................................... 11 Funo Administrativa e o Governo ..................................................................................... 11

Introduo
O Direito Administrativo estuda a Administrao de um Estado, tendo em conta o Direito Positivo, o mesmo que se desenrola atravs de normas jurdicas existentes na sociedade. Neste contexto os actos jurdicos se manifestam atravs do poder jurdico. No seio do Estudo da Administrao de um Estado, se deve ter em conta o Direito Subjectivo, que o efeito jurdico individual, aliado a Direitos e obrigaes que um titular pode ter, em torno de um bem jurdico ou da classe de bens jurdicos. O trabalho tem vrios objectivos, dentre os quais analisar a funo Administrativa do Estado, e deixar a percepo dos estudantes sobre o tema em causa, sendo que para a realizao do mesmo, foi necessrio a consulta de vrios manuais, doutrinas, internet e fichas que se debruam sobre o tema em causa. O trabalho subdivide-se em quatro subtemas que so: - Competncias do Estado, Repartio das Funes do Estado, Importncia da Lei, Identificao da Funo Administrativa perante as demais funes do Estado e Conceito de Funo Administrativa. de extrema importncia que se fale da Funo Administrativa do Estado para que haja respeito e garantia de normas estaduais, visto que as mesmas tm como finalidade alcanar o bem-estar comum.

Direito Administrativo

Pgina 2

FUNCAO ADMINISTRATIVA

Sobre as competncias do Direito Administrativo


Caractersticas do Poder Jurdico Pode ser sujeito caducidade ou decadncia, mas nunca deve ser retirado o ordenamento jurdico; Deve ser modificado por regra jurdica geral, atingindo todos os indivduos neles investidos; Dever ser assegurado constitucionalmente, para que haja garantia durante o seu exerccio. da competncia dos detentores do poder jurdico criar regras e normas baseadas no Direito e conserva-las para que haja instabilidade, a nvel politico, econmico, cultural e social. No desenvolvimento do Direito Privado, os particulares podem criar normas necessrias para a efetivao dos seus interesses, pois o Direito Estadual no instrumento nico para a satisfao de necessidades, devendo as tais normas criadas pelos particulares ir de acordo com a lei. Os interesses pblicos so considerados os mais importantes, pois os mesmos afetam a coletividade, razo pela qual o poder jurdico ligado a concretizao de interesses pblicos ou Estaduais chama-se competncia, dotado de privilgio e supremacia relativamente aos privados. As competncias devem ser redistribudas pelos rgos para que se alcance os valores do Direito. O interesse privado do Estado s admissvel quando se concilia ao interesse publico, dai que a atividade Estatal tem natureza de funo, devendo por isso ser respeitada.

Repartio das funes do Estado


Segundo Marcelo Caetano, Estado constitudo por um povo, fixado num territrio, de que senhor, e que dentro das fronteiras desse territrio institui, por autoridade prpria, rgos que elaboram as leis necessrias vida colectiva e imponham a respectiva execuo. Os poderes de Estado, na clssica tripartio de Montesquieu, so: o Legislativo, o Executivo e o Judicirio, independentes e harmnicos entre si e com suas funes reciprocamente indelegveis (art.2, 3 e 134 CRM). A cada um desses poderes atribuda uma funo de modo preferencial. Assim a funo preferencial do Poder Legislativo a

Mestre Pedro Bich

Pgina 3

elaborao de leis (funo normativa); a funo preferencial do Poder Executivo a converso da lei em acto individual e concreto (funo administrativa) e a funo preferencial do poder Judicirio a aplicao forada da lei aos litigantes (funo judicial).

Fala-se de funo preferencial de cada poder do Estado porque todos os poderes praticam actos administrativos, e, em carcter excepcional admitido pela CRM, desempenham funes e praticam actos que, a rigor, seriam de outro poder. Ex.: o Poder executivo pode julgar por meio de processos administrativos e pode legislar por meio de medidas provisrias (decreto-lei art. 143 n 3, CRM). O Poder Legislativo exerce funes administrativas ao regular seus servios internos e funes judiciais ao julgar o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade (Responsabilidade Criminal art. 153 n3 CRM). Por fim, o Poder Judicirio tambm exerce funes administrativas ao regular seus servios internos e funes legislativas em casos como as resolues do Conselho Constitucional, as smulas vinculantes e as declaraes de inconstitucionalidade (neste ltimo caso, trata-se de legislador negativo). Cada Poder ser controlado pelos outros, ou seja, certos actos s podem ser praticados por um Poder com a participao de outro (s). Ex.: a nomeao de um Juiz do Tribunal Supremo deve ser feita pelo Presidente da Repblica e antecedida de indicao do prprio Presidente. O Executivo pode participar da produo legislativa por meio de medidas provisrias e projectos de lei e o Legislativo pode, inclusive por meio do Tribunal Administrativo, fiscalizar a actuao do Executivo.

2.2 Funes do Estado De acordo com Celso Antnio Bandeira de Mello (2005, p. 25), a funo do Estado ou "funo pblica, no Estado Democrtico de Direito, a actividade exercida no cumprimento do dever de alcanar o interesse pblico, mediante o uso de poderes instrumentalmente necessrios conferidos pela ordem jurdica". No mundo ocidental, unnime a existncia de trs funes pblicas: a legislativa (ou normativa), a administrativa (ou executiva) e a jurisdicional. Existem, porm, actos que no se enquadram em nenhuma delas e que terminam por compor a funo poltica.

Direito Administrativo

Pgina 4

FUNCAO ADMINISTRATIVA

A funo legislativa aquela que o Estado, de modo exclusivo, exerce por meio da edio de normas gerais e abstractas, que inovam na ordem jurdica e esto subordinadas directamente Constituio. Essa funo exercida basicamente pelo Poder Legislativo, pois, normalmente, actos dos demais poderes s tem efeitos concretos. Exceptuam-se as medidas provisrias e as leis delegadas que, a despeito de serem editados pelo Executivo, so imediatamente subordinados Constituio. Os regulamentos, que tambm so normas gerais e editadas pelo Poder Executivo, no esto compreendidos nessa funo, pois encontram-se subordinados s leis e no tm autonomia para criar obrigaes. A funo jurisdicional tambm atribuda exclusivamente ao Estado para resoluo de conflitos de interesses com fora de coisa julgada. No caso, apenas o Poder Judicirio exerce essa funo, pois, somente suas decises tornam-se imutveis (transitam em julgado) depois de esgotados os recursos ou depois de ultrapassado o prazo para sua interposio. Trata-se do sistema da jurisdio nica, segundo o qual todas as matrias podem ser apreciadas pelo Judicirio, que o nico poder competente para decidi-las de modo definitivo. A funo administrativa a funo que o Estado, ou quem lhe faa as vezes, exerce na intimidade de uma estrutura e regime hierrquicos. V-se que a funo administrativa a nica passvel de ser exercida tambm por particulares, como os que recebem uma delegao para a prestao de servios pblicos. Tambm nica presente em todos os poderes, a despeito de predominar de forma ntida no Poder Executivo. A funo poltica ou de Governo no aceita por toda a doutrina, sendo considerada por muitos apenas como uma qualidade, um atributo das altas escolhas de Governo, em qualquer um dos trs poderes. Para os que concordam com sua existncia, actos polticos so aqueles que cuidam da gesto superior da vida estatal, pressupondo decises de mbito muito mais poltico do que jurdico. Ex.: iniciativa de leis pelo chefe do Poder Executivo, a sano, o veto, a decretao de calamidade pblica e a declarao de guerra. Apesar do alto grau de independncia com que esses actos so realizados, tambm esto submetidos ao controle judicial.

Mestre Pedro Bich

Pgina 5

2.3 Organizao do Estado Moambicano Forma de Estado designa como o poder dividido em um determinado territrio. Se houver apenas um centro de poder, a forma de Estado Unitria (Moambique um Estado Unitrio art. 8 da CRM). Havendo mais de um centro de poder, a forma composta, que se divide em unies, confederaes e federaes. A ltima espcie a mais relevante de todas, caracterizando-se por um conjunto de Estados autnomos (poder limitado nos termos da Constituio) que abdicam de sua soberania (poder ilimitado no mbito interno) em favor de uma Unio. Como forma de Estado, Moambique um Estado unitrio desconcentrado, porque o poder representado a nvel das onze provncias. Assim, cabe distinguir: Estado Unitrio, isto , a Repblica de Moambique, o todo, dotado de personalidade jurdica de Direito Pblico internacional. O Estado Unitrio, como diz o prprio nome, a entidade poltica formada pelas partes componentes (provncias, distritos, postos administrativos, localidades e povoaes. Art..7 n 1 da CRM) constituindo assim pessoa jurdica de Direito Pblico interno, autnomo em relao aos Estados e a que cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado moambicano.

2.4 Governo Governo o conjunto de rgos e as actividades que eles exercem no sentido de conduzir politicamente o Estado, definindo suas directrizes supremas. No se confunde com a Administrao Pblica em sentido estrito, que tem a funo de realizar concretamente as directrizes traadas pelo Governo. Portanto, enquanto o Governo age com ampla discricionariedade, a Administrao Pblica actua de modo subordinado. Sistema de Governo o modo como se relacionam os poderes Executivo e Legislativo. Existem os seguintes sistemas de governo: a) Presidencialista: o chefe de Estado tambm o chefe de Governo e, portanto, da Administrao Pblica. o sistema adoptado em Moambique; b) Parlamentarista: a direco de Estado exercida por um presidente ou um rei, sendo que a direco de Governo fica a cargo de um gabinete de ministros, nomeados pelo Parlamento e liderado pelo primeiro-ministro; c) Semipresidencialista: tambm chamado de sistema hbrido, aquele em que o chefe de Governo e o chefe de Estado compartilham o Poder Executivo e exercem a Administrao Pblica;

Direito Administrativo

Pgina 6

FUNCAO ADMINISTRATIVA

d) Directorial: o Poder executivo exercido por um rgo coligado escolhido pela Parlamento. Ao contrrio do parlamentarismo, no h possibilidade de destituio do directrio pelo Parlamento. As formas de Governo (ou sistemas polticos) dizem respeito ao conjunto das instituies pelas quais o Estado exerce seu poder sobre a sociedade e, principalmente, o modo como o chefe de Estado escolhido. Existem trs formas: a) Presidencialismo: escolhido pelo voto (directo ou indirecto) para um mandato prdeterminado (este o modelo escolhido por Moambique no que consta do artigo 147 da Constituio da Repblica de Moambique nos nmeros 1 e 3 O Presidente da Repblica eleito por sufrgio universal directo, igual, secreto e peridico., O mandato do Presidente da Repblica e de cinco anos.); b) Monarquia: escolhido geralmente pelo critrio hereditrio, sua permanncia no cargo vitalcia - o afastamento s pode ocorrer por morte ou abdicao. A monarquia pode ser absoluta, em que a comando de Governo tambm est nas mos do monarca; ou parlamentarista, em que a comando de Governo est nas mos do primeiro-ministro; c) Anarquia: ausncia total de Governo.

2.5 Administrao Pblica A palavra "administrar" significa no s prestar servio, execut-lo, mas tambm dirigir, governar, exercer a vontade com o objectivo de obter um resultado til; traar um programa de aco e execut-lo. Distingue-se da propriedade no sentido de que, na administrao, o dever e a finalidade so predominantes no domnio, a vontade prevalece. Basicamente, so dois os sentidos em que se utiliza mais comumente a expresso Administrao Pblica: a) Em sentido subjectivo, formal ou orgnico, ela designa as pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer a funo administrativa em qualquer um dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio; b) Em sentido objectivo, material ou funcional, ela designa a natureza da actividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administrao Pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo. Nesse sentido a Administrao Pblica abrange:

Mestre Pedro Bich

Pgina 7

I) Fomento: actividade administrativa de incentivo iniciativa privada. So actividades de fomento: auxlios financeiros ou subvenes, financiamentos, favores fiscais e desapropriaes que favoream entidades privadas sem fins lucrativos; II) Polcia administrativa: actividade de execuo das restries impostas por lei ao exerccio da liberdade e da propriedade em benefcio do interesse colectivo. Ex.: limite de velocidade nas estradas; III) servio pblico: toda utilidade material que a Administrao Pblica executa, directa ou indirectamente, para satisfazer as necessidades colectivas. Ex.: servios de gua, luz e telefone; IV) Interveno administrativa: compreende a regulamentao e fiscalizao da actividade econmica de natureza privada, bem como a prpria actuao directa do Estado na actividade econmica, nos termos do art.101 da CRM, normalmente por meio de empresas pblicas e sociedades de economia mista H ainda outra distino que os autores costumam fazer, a partir da ideia de que administrar compreende, planejar e executar: a) Em sentido amplo, a Administrao Pblica, subjectivamente considerada, compreende tanto os rgos governamentais, supremos, constitucionais (Governo) aos quais incumbe traar os planos de aco, dirigir, comandar, como tambm os rgos administrativos, subordinados, dependentes (Administrao Pblica em sentido estrito), aos quais incumbe executar os planos governamentais; ainda em sentido amplo, porm objectivamente considerada, a Administrao Pblica compreende a funo poltica, que traa as directrizes governamentais e a funo administrativa, que as executa; b) Em sentido estrito, a Administrao Pblica compreende, sob o aspecto subjectivo, apenas os rgos administrativos e, sob o aspecto objectivo, apenas a funo administrativa, que as executa. 1. Por isso, no exacto dizer que o Poder Judicirio no pode revogar actos administrativos. Poder faz-lo se os actos tiverem origem no prprio Poder Judicirio. 2. De acordo com o magistrio de MELLO (2004, p. 62): " a Administrao Pblica exerce funo: a funo administrativa. Existe funo quando algum est investido no dever de satisfazer dadas finalidades em prol do interesse de outrem (...) Quem exerce 'funo administrativa' est adstrito a satisfazer os interesses pblicos, ou seja, interesses de outrem: a colectividade". conhecida a frase de Seabra Fagundes, segundo o qual,

Direito Administrativo

Pgina 8

FUNCAO ADMINISTRATIVA

"administrar aplicar a lei de ofcio", indicando que somente a lei pode indicar quais so as finalidades consideradas de interesse pblico.

Importncia da lei
Lei todo acto normativo escrito, de carcter genrico, oriundo dum rgo com competncia legislativa com carcter de coercibilidade. Lei em sentido amplo- abrange quaisquer normas jurdicas. Lei em sentido restrito- corresponde apenas aos diplomas emanados pela Assembleia da Repblica. A importncia da Lei extrada do princpio da legalidade, este princpio diz respeito obedincia lei, quer dizer que se no houver previso legal na lei nada pode ser feito, a pessoa s pode fazer o que a lei autoriza no caso da Administrao Pblica. Nos termos do artigo 2 n3,4 e art. 249 n 2 da CRM. Todos os poderes do Estado possuem competncia para transmitir as regras gerais. o poder legislativo e o poder executivo que dispe de competncia originria para emanar as espcies de regras jurdicas, denomina-se a competncia originria de competncia legislativa e as regras decorrentes do exerccio do poder jurdico, de regras legislativas. No sistema do direito positivo as competncias legislativas so distribudas entre o poder legislativo e o poder executivo. O uso da competncia legislativa considerado atentado ao princpio Constitucional da Isonomia. As regras legislativas tm a importncia definir metas, ou melhor as finalidades determinadas pelas normas constitucionais como interesses pblicos. O Estado de Direito rege-se pela aco e o comportamento que se aplica a garantir o respeito das liberdades civis ou o respeito pelos Direitos Humanos e pelas liberdades fundamentais. As leis servem para organizao da sociedade, como tambm se pode dizer que estas sevem para organizar um pas. Na ausncia das leis, qualquer pessoa poderia fazer o que bem intendesse, no entanto, com as leis temos deveres e principalmente direitos.

Mestre Pedro Bich

Pgina 9

Ningum deve ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se no em virtude da lei, ao abrigo do artigo 80 da CRM.

Identificao da Funo Administrativa Perante as Demais Funes do Estado


Funo administrativa uma funo bsica do Estado, ou de seus delegados, caracterizada pelo confronto entre a funo legislativa e a funo judicial. A funo administrativa activa pois em regra no depende da instigao do cidado para ser exercida, diferente do que ocorre com a funo jurdica. A funo administrativa e o Estado aplicam as regras legislativas aos casos especficos, visando a satisfao do interesse pblico atribui-se o nome de competncia administrativa o poder outorgado pelo sistema do direito positivo para expedir regras jurdicas. As regras que so referidas constituem uma aplicao de regras legislativas primrias e excepcionalmente a aplicao de regras secundaria quando elas exijam a execuo administrativa.

Funo administrativa e funo poltica


A funo administrativa varia conforme o regime e a poca, portanto a funo administrativa de hoje em Moambique no a mesma que a de 1990. Assim vamos analisar a funo administrativa conforme o regime democrtico que prevalece hoje em moambique e diremos: Quanto ao seu objecto a funo administrativa satisfaz e regula continuamente as necessidades colectivas de segurana, cultura e bem-estar; Quanto a natureza a funo administrativa executiva levando acabo diariamente uma serie de actos que certa finalidade reclama, concretizando desta forma as orientaes definidas a nvel poltico; Quanto aos limites de actuao a funo administrativa condicionada e secundaria, subordinando-se toda a sua actividade ao bloco legal, a funo poltica primria e livre, pois s tem limites ao nvel do Direito poltico e a constituio o instrumento que limita a sua actuao.

Direito Administrativo

Pgina 10

FUNCAO ADMINISTRATIVA

Funo administrativa e funo legislativa


Funo legislativa consiste em elaborar normas gerais. Abstractas e as leis normais, que regem o funcionamento do Estado e a vida econmica e social, podemos concluir que a funo politica esta ao mesmo nvel que a funo legislativa, contudo a Assembleia da Repblica por excelncia um rgo poltico. Os rgos e agentes do Estado esto em toda sua actividade funcional, sujeitos aos mandamentos das leis as exigncias do interesse pblico definido pelas funes legislativa e politica.

Funo administrativa e funo jurisdicional


A funo jurisdicional consiste em aplicar o Direito no mbito de resoluo de casos concretos a ela submetidos pelos interessados, desta forma o juiz s intervm existindo conflito o que confere ao juiz um caracter passivo, isto , a instancia tem de ser provocada no cabendo ao juiz andar a procura de conflitos para dirimir. A regra jurisdicional a aplicao da regra legislativa secundria que demanda a provocao do rgo jurisdicional para que possa haver a apreciao da lide. As regras administrativas esto sujeitas ao controle jurisdicional, embora se aproximem das regras jurisdicionais pela caracterstica de constiturem a aplicao de regras legislativas.

Funo Administrativa e o Governo


Inicialmente necessrio distinguir o Governo da administrao. O Governo na verdade o principal rgo da Administrao Central do Estado que tem a incumbncia de exercer o poder executivo, e como tal, e o rgo superior da Administrao Publica. A Administrao por seu lado uma tarefa quotidiana que desce at aos actos mais humildes, o giro do carteiro, o gesto do sinaleiro que regula o trnsito. S que muito difcil demarcar a fronteira entre a Administrao e o Governo. O poder judicirio e o poder legislativo possuem atribuies administrativas na medida do necessrio para viabilizar e regular exerccio de seus poderes tpicos, as consequncias jurdicas do exerccio de poderes administrativos por essas unidades so imputadas pessoa

Mestre Pedro Bich

Pgina 11

poltica da qual constituem reparties. O conjunto de normas jurdicas que disciplinam o exerccio da funo administrativa compreende o regime jurdico-administrativo.

Direito Administrativo

Pgina 12

FUNCAO ADMINISTRATIVA

Concluso

Findo o trabalho, o grupo conclui que o Estado exerce funes que recaem ao Estado colectividade e ao prprio estado poder atravs da administrao. A funo administrativa procede aos seguintes processos: Designao de competncias, onde competir ao Estado a elaborao de normas para o reger. Observamos que a repartio das funes do Estado, bastante importante pois a partir desse meio, que retiramos a viso de que o Estado acumula os poderes num nico rgo, tornando o desenvolvimento do Estado mais lento e as ideias e decises restritas ao mesmo rgo. O Estado reparte as suas funes em trs rgos nomeadamente: Poder Legislativo a elaborao de leis (funo normativa); Poder Executivo a converso da lei em acto individual e concreto (funo administrativa) e o Poder Judicirio a aplicao forada da lei aos litigantes (funo judicial), na qual auxiliam na organizao do prprio Estado. A lei condiciona o Estado colectividade e o Estado poder, submetendo-lhes a deveres e direitos. A funo administrativa vinculativa. A administrao regula as restantes funes (legislativa, executiva e judicial) do Estado, de maneira a estabelecer uma boa estruturao, organizao e desenvolvimento do Estado. Por ltimo, conclumos que os pontos a cima referidos so tentativas de definio da funo administrativa, que no entanto, segundo alguns autores de quem nos seguimos, a funo administrativa a actividade de expedio desempenhada pelas pessoas estatais sujeitas a controlo jurisdicional numa posio privilegiada e superior diante dos particulares, para viabilizar a concretizao dos interesses pblicos.

Mestre Pedro Bich

Pgina 13

Referncias Bibliogrficas Constituio da Republica de Moambique de 2004.


ALESI, Renato. Principi di Diritto ammnistrativo, Milo: 1996. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Contedo Jurdico do princpio de igualdade.3 ed, So Paulo: Malheiros Editores, 1993. Curso de direito administrativo. 13 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2001. BANDEIRA DE MELLO, Oswaldo aranha. Princpios gerais do Direito administrativo. 2 Ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1979. BNOIT, Francis-Paul. Le droit administratif franais. Paris: Dalloz, 1968. DALLARI, Adilson Abreu. Os poderes administrativos e as relaes Jurdico administrativas. Revista de informao legislativa. Braslia: Senado Federal,

subsecretaria de edies Tcnicas, a. 36, nro 141, p. 75-87, jan./mar.1999. DE SANTI, Eurico Marcos Diniz. As Classificaes no Sistema Tributrio Brasileiro. In: Justia Tributria. So Paulo: Max Limonad, 1998.p. t. 1. FRANA, Vladimir da Rocha. Questes sobre a hierarquia entre as normas

constitucionais na Constituio de 1998. Revista da Escola Superior da Magistatura do Estado de Pernambuco. Recife: ESMAPE, v.2, nro 4, p. 467-95, abr./jun. 1997. Invalidao Judicial da discricionariedade administrativa no regime Jurdico-Administrativo Brasileiro. Rio de Janeiro, Editora Forense, 2000. Estrutura e motivao do ato administrativo. So Paulo: 2004. (Tese de doutorado. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo). GORDILLO, Agustin. Tratado de derecho administrativo (parte general). Buenos 5 ed. Buenos aires: Fundacin de derecho administrativo, 1998.t. 1. GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. So Paulo: Malheiros Editores, 1996. JZE, Gaston. Los principios generales del derecho administrativo. Trad. Carlos Garcia Oviedo.Madri: editorial Reus, 1928. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 3 ed. Trad. Joo Baptista Machado, So Paulo: Martins Fontes, 1991.

Direito Administrativo

Pgina 14

FUNCAO ADMINISTRATIVA

MAYER, Otto. Le droit administratif allemand. Paris: Giard, 1904. SEABRA FAGUNDES, Miguel. O controle dos atos administrativos pelo Poder Judicirio. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 1984. VILANOVA, Lourival. Causalidade e Relao no Direito. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2000. MACIE, Albino. Lies de Direito administrativo Moambicano. 1 Ed. Maputo, Escolar Editora, 2012. www.wikipedia.com

Mestre Pedro Bich

Pgina 15

Вам также может понравиться