Вы находитесь на странице: 1из 6

O que desperta o desejo sexual feminino

Novos estudos sobre revelam um abismo entre o que as mulheres sentem e o que dizem sentir
Ivan Martins e Francine Lima. Com reportagem de Laura Lopes

Ida Bauer aparece nos textos de Sigmund Freud, o pai da psicanlise, sob o nome fictcio de Dora. uma moa bonita, de 15 anos, perturbada por tosses nervosas e incapacidade ocasional de falar. Chegou ao div do mdico vienense queixando-se de duas coisas: assdio sexual de um amigo da famlia e indisposio do pai em proteg-la. Freud aceitou os fatos, mas desenvolveu uma interpretao prpria sobre eles. O nervosismo e as doenas se explicavam porque a moa se sentia sexualmente atrada pelo molestador, mas reprimia a sensao prazerosa e a transformava, histericamente, em incmodo fsico. Como Ida se recusou a aceitar essa verso sobre seus sentimentos, largou o tratamento. Peter Kramer, bigrafo de Freud, diz que os sintomas s diminuram quando ela enfrentou o pai e o molestador, tempos depois. Freud estava errado; ela, certa. Anos mais tarde, refletindo sobre a experincia, Freud escreveu uma passagem famosa: A grande questo que nunca foi respondida, e que eu ainda no fui capaz de responder, apesar de 30 anos de pesquisa sobre a alma feminina, : o que querem as mulheres?. Meredith Chivers, uma jovem pesquisadora da Universidade Queen, no Canad, acredita que pode finalmente responder pergunta. Sem os preconceitos e a ortodoxia de Freud, e com recursos experimentais que ele no tinha, reuniu 47 mulheres e 44 homens em laboratrio e aplicou o mesmo teste a todos eles: viram oito filmes curtos sobre sexo, com temas variados, enquanto seus rgos genitais eram monitorados por sensores capazes de medir a ereo masculina e a lubrificao feminina. Ao mesmo tempo, Meredith pediu que indicassem, num sensor eletrnico, quanto estavam excitados com cada cena projetada. Essa era a parte subjetiva do teste.

Os resultados foram sensacionais. Meredith descobriu, primeiro, que as mulheres, sejam elas htero ou homossexuais, se estimulam com uma gama muito variada de cenas. Homem e mulher transando, mulheres transando, homens transando, quase tudo foi capaz de produzir excitao fsica nas mulheres. At cenas de coito entre bonobos (os parentes menores e mais dceis dos chimpanzs) causaram alteraes genitais nas voluntrias, embora tenham deixado os homens indiferentes. Qualquer que seja a sua orientao sexual, eles parecem ser mais focados em suas preferncias. Homossexuais se excitam predominantemente com cenas de sexo entre homens ou com cenas de masturbao masculina. Heterossexuais se interessam por sexo entre mulheres, sexo entre homens e mulheres e atividades que envolvam o corpo feminino, mesmo as no-sexuais. O estudo sugere que as mulheres so mais flexveis em sua capacidade de se interessar. Seu universo sexual mais rico.

A outra surpresa da pesquisa de Meredith, talvez sua descoberta mais importante, foi a constatao de que existe uma distncia entre o que as mulheres manifestam fisicamente e o que elas declaram sentir. As cenas de sexo entre mulheres, por exemplo, foram as que causaram maior excitao fsica entre as mulheres heterossexuais mas aparecem em segundo na lista de respostas sobre as imagens mais excitantes. Ocorre o mesmo com sexo entre dois homens. Os sensores vaginais mostram ser esse o terceiro tipo de cena que mais excita as mulheres, mas ele aparece na quinta posio nas declaraes. O fenmeno de divergncia entre corpo e mente no poupa os macacos. Meredith diz que o relato subjetivo das mulheres sobre os bonobos no coerente com a excitao fsica que elas demonstram. O que eu descobri foi que as mulheres ficaram fisicamente excitadas (com os macacos), mas no declararam se sentir dessa forma, ela disse em entrevista a POCA. Os homens demonstram um grau de coerncia mais elevado entre as medidas objetivas e subjetivas. Eles declaram gostar daquilo que fisicamente os comove, embora tambm se confundam com escolhas, por assim dizer, difceis. No instrumento em que registram suas preferncias, os homens heterossexuais marcaram as cenas de masturbao femininas como as mais excitantes, vencendo por pouco o sexo entre duas mulheres. Mas os sensores genitais mostraram coisa diferente: a vitria pertence claramente s cenas de sexo entre mulheres. A concluso que tambm entre os homens h uma diferena entre excitao mental e excitao fsica, mas ela parece ser muito menor do que entre as mulheres.

Se for excluda a hiptese de que as mulheres mentem a respeito de seus sentimentos (por que fariam isso em laboratrio, protegidas pelo anonimato?), estamos de volta perplexidade registrada por Freud no texto de 1900, com um srio agravante: no apenas que um homem no entende as mulheres, mas elas mesmas que no sabem o que sentem. Ou no seria nada disso? As mulheres mentem, de forma consciente e inconsciente, diz a escritora e roteirista Fernanda Young, de 38 anos. Elas mentem para sobreviver porque, historicamente, no tm liberdade para dizer o que pensam. Acho que a maioria das mulheres se constrange diante de alguns objetos de excitao e diz que no se excita. uma questo de sobrevivncia cultural. A revista dominical do jornal The New York Times publicou dias atrs uma longa reportagem em que a sexloga Meredith, de 36 anos, discutia a sua pesquisa, publicada em 2007. O texto apresentava vrias teorias e pesquisas empricas que tentam explicar o universo sexual feminino. Curiosamente, quando combinados, os dados obtidos em laboratrio parecem confirmar aquilo que Fernanda Young afirma sem amparo estatstico: por razes ainda misteriosas (histricas e culturais, provavelmente; fsicas, quem sabe) as mulheres escondem (at de si mesmas) as suas preferncias sexuais e operam com um nvel elevado (e contraditrio) de fantasias, nem todas politicamente corretas. A sexualidade um quarto escuro, diz a escritora. Desde os relatrios pioneiros de Alfred Kinsey, escritos nos anos 1940 e 1950 do sculo XX, o meio mdico acreditava que mulheres e homens eram sexualmente assemelhados. Foi apenas em 2005 que a pesquisadora canadense Rosemary Basson sugeriu que o desejo das mulheres no segue a cronologia masculina, na qual desejo, excitao e orgasmo se sucedem, nesta ordem. De l para c, a nfase dos estudos sobre sexualidade tem estado nas diferenas entre homens e mulheres. Um dos resultados prticos dessa tendncia a percepo crescente de que o sexo nas mulheres muito mais subjetivo do que se imaginava. Nelas, os mecanismos de excitao psicolgicos parecem estar em ampla medida descolados do que ocorre no corpo. Ao contrrio dos homens, para quem ereo sinnimo de disposio, a lubrificao feminina no significa prontido para o sexo. Isso explica por que ainda no existe um Viagra feminino: ele seria intil, j que a libido das mulheres no vascular. Meredith vai mais longe. Ela especula que a lubrificao vaginal talvez seja apenas um artefato evolutivo para reduzir o desconforto e a possibilidade de ferimentos durante a penetrao. No teria nada a ver com prazer e satisfao sexual, muito menos seria sinnimo de sinal verde. Eu vivo repetindo a meus alunos que estar molhada no significa ter consentido em fazer sexo, diz ela.

A lubrificao vaginal talvez seja um artifcio evolutivo para impedir que a mulher se machuque
Esse tipo de generalizao extrada do laboratrio reflete a realidade das mulheres? Eis uma pergunta que o psiclogo tor Finotelli Jnior, terapeuta sexual na cidade de Campinas, em So Paulo, acha difcil responder. Ele examinou o estudo de Meredith a pedido de POCA e faz uma ressalva: a amostragem limitada. O nmero de voluntrios no razovel. Voc precisa de umas 200 ou 300 pessoas para extrair concluses confiveis, diz ele. Meredith trabalhou com 47 mulheres. Outra complicao a ausncia de informao sobre as voluntrias. Qual a idade, qual a classe social, qual a etnia ou a cultura das mulheres estudadas por Meredith? Ele d um exemplo prtico da limitao dessas investigaes. Seu grupo de trabalho acaba de concluir um estudo de 200 pacientes (homens e mulheres) sobre fantasias autoerticas. Descobriu que as mulheres se excitam recordando cenas de sexo com os parceiros, enquanto os homens recorrem a fantasias com mulheres atraentes. Mas isso vlido apenas para pessoas de classe mdia alta, com curso universitrio, que moram em So Paulo e procuram auxlio psicolgico, diz ele.

AT TU, SMIO Bonobos em um momento de atividade sexual. O que eles fazem no deixa as mulheres indiferentes

Um dos indicadores de que a pesquisa de Meredith chegou perto do alvo que a sua concluso mais espetacular a separao entre o corpo e a mente sexual das mulheres no surpreende tanto assim os especialistas, sobretudo as mulheres que conhecem a intimidade das outras mulheres. Os homens sabem o que tm de sentir; as mulheres, no, diz a psicanalista Diana Corso, de Porto Alegre. As mulheres querem ser queridas, desejadas, aceitas. Elas se confundem quando tm de explicar o seu prprio desejo. Essa percepo sobre a relativa passividade do desejo feminino, da sua dependncia, est cada vez mais presente na literatura sobre sexualidade. Meredith Chivers fala do poder de ser desejada como um dos componentes mais fortes do desejo das mulheres, uma rea que ela deseja estudar no futuro. Outra pesquisadora citada na reportagem do New York Times, Marta Meana, da Universidade de Nevada, sustenta que o desejo feminino depende diretamente da urgncia demonstrada pelo homem. Para as mulheres, ser desejada o orgasmo, diz ela. por isso, afirma, que relaes estveis, duradouras e... mornas, tendem a esfriar as mulheres.

O desejo feminino parece depender diretamente da urgncia demonstrada pelo homem em copular
Como ocorre com muitos elementos da vasta e contraditria psique humana, h consequncias perversas na opo sexual das mulheres pelo prazer do outro. Uma delas a divergncia entre o que o corpo diz e o que a mente ouve, capturada no estudo de Meredith. A outra, perturbadora, a fantasia do estupro. Os especialistas pisam em ovos ao falar sobre isso, mas o fato que as mulheres tm fantasias recorrentes de serem submetidas pela fora. Por trs disso, encontra-se, aparentemente, a iluso narcisista (e excitante) de ser to atraente, to irresistvel, que os homens seriam incapazes de conter sua luxria. As fantasias de estupro so muito mais recorrentes do que as pessoas imaginam, diz o terapeuta Finotelli. Isso quer dizer que essas mulheres gostariam de ser estupradas? No. No. E, mais uma vez, no. Trata-se de uma fantasia ntima que dispara desejos sexuais. Ela no esconde a vontade oculta de sofrer a violncia srdida de um estupro. As mulheres querem ser encostadas no muro, mas no colocadas em perigo, diz Marta Meana. Elas querem um homem das cavernas atencioso. Quem seria capaz de cumprir tal papel? Denzel Washington, responde a pesquisadora. Ele transmite esse tipo de poder e um bom homem. O.k., vai.

TROGLODITA AFETUOSO Pesquisadora diz que o ator Denzel Washington simboliza o ideal feminino de fora e carinho

Ao preconizar a diviso radical da libido das mulheres entre mente e corpo, os novos estudos de sexualidade criam um dilema. Se essa diviso expressa a natureza profunda das mulheres, ento h nas fmeas da espcie humana um duplo comando sexual. De um lado, o corpo, capaz de demonstrar excitao at mesmo durante um estupro, como forma de proteo. Do outro, a mente, dividida entre fantasias de prazer arriscado e a necessidade emocional de intimidade e proteo. Se essa duplicidade corpo-mente for de fato a realidade feminina, h simplesmente de entend-la e adaptar-se a ela. Uma tarefa para homens e mulheres. Mas existe a possibilidade de que essas constataes reflitam apenas o passivo cultural e psicolgico das fmeas da linhagem humana. Elas so submetidas ao controle sexual dos machos desde o Paleoltico (h dois milhes de anos) e apenas nas ltimas trs ou quatro dcadas foram emancipadas, parcialmente. A terrvel realidade dos estudos psicolgicos que voc no consegue separar o que cultural do que biolgico, diz Meredith. Ainda bem, j que a nossa vida se passa simultaneamente nas esferas biolgica e cultural. Mas, o que fazer diante do dilema? Carmita Abdo, professora da Universidade de So Paulo e mdica do Hospital das Clnicas de So Paulo, uma das mais respeitadas especialistas brasileiras em sexualidade humana, prefere trabalhar com a hiptese teraputica. Ela sugere, por exemplo, que a mulher fique atenta aos sinais genitais, como uma forma de intensificar seu prprio desejo. As pesquisas mostram que as mulheres tm muito mais dificuldade que os homens em perceber as prprias alteraes. Finotelli exemplifica com um fato singelo: diz que muito comum que as mulheres mais inibidas expliquem o eventual intumescimento dos mamilos como frio, mesmo quando a temperatura ambiental e subjetiva est muito elevada. apenas natural que essas mulheres no reconheam os sinais de excitao genital e nem se deixem carregar por eles, como fazem os homens. Esse o terreno em que a informao pode ter uso teraputico, no qual as pesquisas podem servir como guia. Essa a especialidade de pessoas como Carmita. Quanto atvica dificuldade em explicar o que querem, afinal, as mulheres, ela d de ombros. A quem interessa responder essa pergunta?, diz a mdica. A dvida que mantm o interesse por elas. Touch.

Вам также может понравиться