Вы находитесь на странице: 1из 4

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS INTERPRETAO TCNICA ICPC 16

Extino de Passivos Financeiros com Instrumentos Patrimoniais Correlao s Normas Internacionais de Contabilidade IFRIC 19

ndice REFERNCIAS ANTECEDENTES ALCANCE QUESTES CONSENSO DATA DE TRANSIO

Item 1 23 4 5 11 12 13

ICPC_16

Referncias
Pronunciamento Conceitual Bsico Pronunciamento Tcnico CPC 10 Pagamento Baseado em Aes Pronunciamento Tcnico CPC 15 Combinao de Negcios Pronunciamento Tcnico CPC 23 Polticas Contbeis, Mudana de Estimativa e Retificao de Erro Pronunciamento Tcnico CPC 26 Apresentao das Demonstraes Contbeis Pronunciamento Tcnico CPC 38 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensurao Pronunciamento Tcnico CPC 39 Instrumentos Financeiros: Apresentao

Antecedentes
1. Um devedor e um credor podem renegociar os termos de um passivo financeiro mediante a emisso de instrumentos patrimoniais prprios do devedor para o credor, tendo como resultado a extino parcial ou total desse passivo. Essas operaes so muitas vezes denominadas debt for equity swaps.

Alcance
2. Esta Interpretao trata da contabilizao por uma entidade quando as condies de um passivo financeiro so renegociadas e resultam na emisso de instrumentos patrimoniais da entidade ao seu credor para a extino total ou parcial do passivo financeiro. Esta Interpretao no trata da contabilizao por parte do credor. A entidade no deve aplicar esta Interpretao s operaes em situaes em que: (a) o credor tambm direta ou indiretamente scio ou acionista que est agindo nessa sua qualidade de scio ou acionista direto ou indireto; (b) o credor e a entidade so controlados pela mesma parte ou partes, antes e depois da operao e a essncia da transao inclui a distribuio de capital pela entidade, ou contribuio para a entidade; (c) a extino do passivo financeiro por meio da emisso de instrumentos patrimoniais est em conformidade com as condies originais do passivo financeiro.

3.

ICPC_16

Questes
4. Esta Interpretao aborda as seguintes questes: (a) So retribuio paga, de acordo com o item 41 do Pronunciamento Tcnico CPC 38, os instrumentos patrimoniais de uma entidade emitidos para extinguir a totalidade ou parte de um passivo financeiro? (b) Como a entidade deve mensurar inicialmente os instrumentos patrimoniais prprios emitidos para extinguir tal responsabilidade financeira? (c) Como a entidade deve contabilizar qualquer diferena entre o valor contbil do passivo financeiro extinto e a mensurao inicial dos instrumentos patrimoniais emitidos?

Consenso
5. A questo da emisso dos instrumentos patrimoniais da entidade a um credor para extinguir a totalidade ou parte de um passivo financeiro retribuio paga em conformidade com o item 41 do CPC 38. A entidade deve remover um passivo financeiro (ou parte de passivo financeiro) de seu balano patrimonial quando, e apenas quando, for extinto, de acordo com o item 39 do CPC 38. Quando instrumentos patrimoniais prprios emitidos para o credor para extinguir a totalidade ou parte de um passivo financeiro so inicialmente reconhecidos, a entidade deve mensur-los pelo valor justo dos instrumentos patrimoniais emitidos, a menos que o valor justo no possa ser mensurado. Se o valor justo dos instrumentos patrimoniais prprios emitidos no puder ser mensurado, os instrumentos patrimoniais prprios devem ser mensurados pelo valor justo do passivo financeiro extinto. Ao mensurar o valor justo de um passivo financeiro extinto que inclua caracterstica de demanda (por exemplo, depsito vista), o item 49 do CPC 38 no deve ser aplicado. Se apenas parte do passivo financeiro extinto, a entidade deve avaliar se parte da retribuio paga refere-se a uma modificao dos termos da responsabilidade que remanesce. Se parte do valor pago se refere a uma modificao dos termos da parte remanescente do passivo, a entidade deve alocar a retribuio paga entre a parte da responsabilidade extinta e a parte do passivo remanescente. A entidade deve considerar todos os fatos e circunstncias relevantes relativos operao ao fazer essa alocao. A diferena entre o valor contbil do passivo financeiro (ou parte do passivo financeiro) extinto e a retribuio paga deve ser reconhecida no resultado do perodo em conformidade com o item 41 do CPC 38. Os instrumentos
ICPC_16

6.

7.

8.

9.

patrimoniais prprios devem ser reconhecidos inicialmente e mensurados na data em que o passivo financeiro (ou parte desse passivo) for extinto. 10. Quando apenas parte do passivo financeiro for extinto, o valor dever ser atribudo de acordo com o item 8 desta Interpretao. A importncia atribuda parte remanescente do passivo financeiro far parte da avaliao se as condies dessa parcela remanescente tiverem sido substancialmente modificadas. Se o passivo remanescente tiver sido substancialmente alterado, a entidade deve contabilizar a alterao como extino da obrigao original e o reconhecimento de novo passivo como requerido pelo item 40 do CPC 38. A entidade deve divulgar o ganho ou a perda reconhecido de acordo com os itens 9 e 10 como item separado na demonstrao do resultado ou em nota explicativa.

11.

Data de transio
12. 13. (Eliminado). A entidade deve aplicar uma alterao de prtica contbil de acordo com o Pronunciamento Tcnico CPC 23 a partir do incio do primeiro perodo comparativo apresentado.

ICPC_16

Вам также может понравиться