Вы находитесь на странице: 1из 2

Queremos outros quatrocentos!

cidade de So Lus no vive um bom momento! Ela est completando 400 anos, numa situao de calamidade pblica. Os problemas so muitos e graves. Eles so causados pelo profundo atraso poltico do nosso Estado e pelas pssimas administraes de Roseana Sarney e Joo Castelo, isto , do Governo do Estado e da Prefeitura da nossa cidade. Hoje, diante do caos que nos cerca, as festas oficiais - caras e eleitoreiras - soam como um desrespeito a todos ns, a grande maioria da populao. Comeamos pela gua! Hoje, no tem gua suficiente para atender a todas as nossas famlias. gua potvel sinnimo de sade! Sua ausncia coloca em risco a vida de inmeras pessoas, principalmente crianas. Houve um retrocesso em So Lus! Atualmente, por conta da indescritvel irresponsabilidade do poder pblico, mais de 70% dos lares da cidade, esto com problema de abastecimento. Esto sem gua nas torneiras! E o governo, simplesmente, no aponta para uma soluo de curto e mdio prazo. E a prefeitura, que tem a obrigao de cobrar, no exige uma soluo! Em pleno sculo XXI, estamos merc das chuvas e dos carros pipa. Esgoto tratado tambm no tem! Apenas 30% da populao possui coleta de esgotos e 90% no tratado. Por conta disso, toda a populao da ilha, hoje, no pode tomar um simples banho de mar, sem correr o risco de contrair doenas graves. Em se tratando de So Lus, a sujeira jogada no mar (toneladas de fezes), causa tambm prejuzo a milhares de trabalhadores que ganham a vida nas praias, em torno da orla martima, como o caso de pescadores, garons, cozinheiras, vendedores ambulantes, entre outros. Andar em So Lus, hoje, tambm um problema! A insegurana aumentou muito! Muito mesmo! Parte da nossa juventude est entregue s drogas e violncia. Cad a educao pblica? Ela existe? S existe como farsa! Milhares de crianas esto fora da escola! E nem o governo, nem a prefeitura, respeitam o ano letivo. Quando tem aula, as condies para alunos e professores so as piores possveis. Os prdios so muito mal tratados (alguns fechados), onde faltam at cadeiras para os estudan-

Grito dos Excludos

tes. Tudo isso, somado a falta de direo, deixa professores e alunos sem alternativas, onde uns no tm como ensinar e outros no podem aprender. O transporte pblico imoral, os nibus so velhos e insuficientes. O trnsito, a cada dia, fica mais catico. Todos os dias ocorrem, em mdia, trs acidentes em So Lus! As maiores vtimas so pedestres, ciclistas e motoqueiros. O asfalto - quando tem - uma safadeza, sempre colocado s pressas, antes das chuvas e das eleies. Pagamos uma das passagens de nibus urbanos mais caras do Brasil! Para onde vai este dinheiro? Outra questo insuportvel a sade! Quem pode pagar utiliza hospitais privados - muito caros e muito ruins - enquanto a maioria depende de hospitais pblicos, onde os poucos que funcionam, mais parecem uma praa de guerra: em situaes mais graves, ningum sabe quem ter a sorte de sair vivo. Para piorar a situao, o nosso presente de aniversrio uma fbrica de morte! Trata-se da termeltrica a carvo, que est sendo tristemente inaugurada este ano, na rea Itaqui-Bacanga. Que bicho esse? Minha gente, ao invs de velas e parabns, ns teremos chamins! Poluio! O carvo provoca cncer! Se no houver fiscalizao, estamos fritos! Literalmente! No podemos mais deixar

isso acontecer em nossa cidade! necessrio reagir! Na verdade, a questo ambiental em So Lus uma tragdia. Progresso aqui sinnimo de devastao! Os casos da Vila Cristalina, Vinhais Velho, Taim, Cajueiro, Vila Maranho, Eugnio Pereira, Maracan, Rangedor, Rio Anil, Rio das Bicas, dos manguezais arrasados, entre outros, so exemplos tpicos da estupidez e da insensibilidade que impera em nossa elite poltica e econmica. A moradia outro problema serissimo! So Lus chega aos seus 400 anos, devastada pela especulao imobiliria, apoiada por governo e prefeitura. Desesperados por lucros imediatos, as construtoras fazem um condomnio em cima do outro, sem qualquer planejamento urbano, enquanto os pobres, por conta desses mesmos empreendimentos, so despejados de suas comunidades de forma violenta, destruindo os laos territoriais construdos ao logo dos anos, tendo que recorrer a sucessivas ocupaes e/ou palafitas. E assim So Lus vai inchando! Muito, muito, muito longe de um desenvolvimento sustentvel. Descaso, negligncia, corrupo, estupidez! So algumas palavras que definem e explicam as causas de todo este flagelo! Problemas como estes, agravam as mazelas de toda uma populao (a maioria) marcada por uma histrica desigualdade social, vivendo em

condies de pobreza, em situao de vulnerabilidade social, sem acesso as suas necessidades bsicas, sem vesturio adequado, sem trabalho, sem renda, sem emprego, sem alimentao, sem acesso a maior parte dos bens culturais, sem justia. Para muitos - principalmente mulheres de famlias pobres - a opo de renda mais fcil, nesta festa dos 400 anos, carregar bandeira de candidato rico e ladro! Esta mais uma forma de violncia, contra pessoas que j sofrem e apanham, das mais diferentes formas. E qual a soluo para tudo isso? A soluo est na nossa participao! a participao de cada mulher e cada homem do Maranho! Somos ns que precisamos nos mobilizar, nos organizar e agir, para que tudo isso no continue acontecendo! E por tudo isso, pela enorme necessidade que a sociedade tem de participar, por toda esta excluso, por este descaso das autoridades pblicas, por esta situao que nos oprime, que, no quarto centenrio de nossa cidade, ns estamos novamente promovendo o Grito dos Excludos! Queremos outros quatrocentos!!!!!!!!!! Por uma So Lus sem excluso!!!!!!!!!!

Participe deste grito! Divulgue este manifesto!

Hoje, diante do caos que nos cerca em So Lus, as festas oficiais - caras e eleitoreiras - soam como um desrespeito a todos ns, a grande maioria da populao.

Assim no d pra festejar!

So Lus chega aos seus 400 anos, devastada pela especulao imobiliria, apoiada por governo e prefeitura. Desesperados por lucros imediatos, as construtoras fazem um condomnio em cima do outro, sem qualquer planejamento urbano, enquanto os pobres, por conta desses mesmos empreendimentos, so despejados de suas comunidades de forma violenta, destruindo os laos territoriais construdos ao logo dos anos, tendo que recorrer a sucessivas ocupaes e/ ou palafitas. E assim So Lus vai inchando! Sem moradias dignas e muito, muito, muito longe de um desenvolvimento sustentvel.

Atualmente, por conta da indescritvel irresponsabilidade do poder pblico, mais de 70% dos lares de So Lus, esto com problema de abastecimento. Esto sem gua nas torneiras! E o governo Roseana, simplesmente, no aponta para uma soluo de curto e mdio prazo. E a prefeitura, que tem a obrigao de cobrar, no exige uma soluo! Em pleno sculo XXI, estamos merc das chuvas e dos carros pipa.

A questo ambiental em So Lus uma tragdia. Progresso aqui sinnimo de devastao! Os casos da Vila Cristalina, Vinhais Velho, Taim, Cajueiro, Vila Maranho, Eugnio Pereira, Maracan, Rangedor, Rio Anil, Rio das Bicas, dos manguezais arrasados, entre outros, so exemplos tpicos da estupidez e da insensibilidade que impera em nossa elite poltica e econmica. A foto da devastao na Vila Cristalina, provocada pela construo do Shopping da Ilha e da Via Expressa.

Um dos nossos presentes de aniversrio uma fbrica de morte! Trata-se da termeltrica a carvo, que est sendo tristemente inaugurada este ano, na rea Itaqui-Bacanga. Que bicho esse? Minha gente, ao invs de velas e parabns, ns teremos chamins! Poluio! O carvo provoca cncer! Se no houver fiscalizao, estamos fritos!

O trnsito, a cada dia, fica mais catico. Todos os dias ocorrem, em mdia, trs acidentes em So Lus! As maiores vtimas so pedestres, ciclistas e motoqueiros. O asfalto - quando tem - uma safadeza, sempre colocado s pressas, antes das chuvas e das eleies.

Apenas 30% da populao de So Lus possui coleta de esgotos e 90% no tratado. Por conta disso, toda a populao da ilha, hoje, no pode tomar um simples banho de mar, sem correr o risco de contrair doenas graves. A sujeira jogada no mar (toneladas de fezes), causa tambm prejuzo a milhares de trabalhadores que ganham a vida nas praias, em torno da orla martima, como o caso de pescadores, garons, cozinheiras, vendedores ambulantes, entre outros.

Assina este manifesto: Comit Padre Josimo, Comit das Assemblias Populares, CSPCONLUTAS, Unio por Moradia Popular, Jornal Vias de Fato, Irms de Notre Dame de Namur, Movimento Ocupa So Lus, PAJUP (UNDB), Quilombo Urbano, CEBS, Central de Movimentos Populares, Grupo de Mulheres da Vila Embratel, ACIB, LIDA, Irms de So Jos e So Jacinto, IDHPA, RECID, Pastoral da Comunicao, Associao de Moradores da Cidade Operria, Comunidade do Vinhais Velho, SINTRAJUF, Associao de Moradores da Vila Cristalina, PSTU, PSOL, PCB, Resistncia Petista, Mandato de Bira do Pindar, Frum de Direitos Humanos do Maranho, Mova So Lus, MST, CIBI, Pastoral da Juventude, Movimento dos Pescadores e Pescadoras, ANEL, GEDMA e Marcha Contra a Corrupo.

O transporte pblico imoral, os nibus so velhos e insuficientes. Pagamos uma das passagens de nibus urbanos mais caras do Brasil! Para onde vai este dinheiro?

Вам также может понравиться