Вы находитесь на странице: 1из 13

SEMINRIO TEOLGICO DE RESENDE

HISTRIA DAS RELIGIES


MAONARIA - SIMBOLOGIA
II

Pr Jos Roberto

Smbolos - Simbolismo - Simbologia


"O Simbolismo transforma os fenmenos visveis em uma idia, e a idia em imagem, mas de tal forma que a idia continua a agir na imagem, e permanece, contudo, inacessvel; e mesmo se for expressa em todas as lnguas, ela permanece inexprimvel. J a Alegoria, transforma os fenmenos visveis em conceito, o conceito em imagem, mas de tal maneira, que esse conceito continua sempre limitado pela imagem, capaz de ser inteiramente apreendido e possudo por ela, e inteiramente exprimido por essa imagem." - Goethe.

A Maonaria, definida atravs das instrues manicas inglesas, como um sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado por smbolos. Em sua "Encyclopedia of Freemasonry", o sbio Albert Galatin Mackey prefere ir mais longe: "A Maonaria um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela cincia do simbolismo. Este carter peculiar de instituio simblica e tambm a adoo deste mtodo genuno de instruo pelo simbolismo, emprestam Maonaria a incolumidade de sua identidade e tambm a causa dela diferir de qualquer outra associao inventada pelo engenho humano. o que lhe confere a forma atrativa que lhe tem assegurado sempre a fidelidade de seus discpulos e a sua prpria perpetuidade."

De fato, a Maonaria adotou o mtodo de instruo, ela no o inventou. A simbologia a cincia mais antiga do mundo e o mtodo de instruo dos homens primitivos. graas a ela que tomamos conhecimento hoje, da sabedoria dos povos antigos e dos filsofos. O acervo religioso, cultural e folclrico da humanidade est preservado atravs do simbolismo, desde a pr-histria. O princpio do pensamento simblico est fincado em uma poca anterior histria, nos fins do perodo paleoltico. Os mestres da humanidade primitiva, podem ser facilmente localizados, atravs de estudos sobre gravaes epigrficas. A Maonaria a legtima herdeira espiritual das sociedades iniciticas da antiguidade, porque perpetua o tradicional mtodo de instruo, no ensinamento de suas doutrinas. Nicola Aslan, em sua obra "Estudos Manicos sobre Simbolismo", divide os smbolos manicos em cinco classes principais: 1. Smbolos religiosos, msticos e tradicionais: 1-Deus, a criao e perfeio So representados pelo Selo de Salomo ou Escudo de Davi (Estrela de Davi).

2-Evocao da idia de Deus Representada pelo Tringulo, Delta Luminoso ou por Trs Pontos

3-Sol. A mais antiga representao grfica da idia de Deus. Representado pelo Crculo com um ponto central.

4-Smbolo do Poder Representado pelo TAU grego.

2. Smbolos da Arte da Construo: 1-Medida na pesquisa: Representada pelo Compasso.

2-Retido na ao: Representada simbolicamente pelo Esquadro.

3-Vontade na aplicao: Representada pelo Malho (ou Malhete).

4-Discernimento na investigao: Representado pelo Cinzel.

5-Profundeza na observao: Representada pela Perpendicular (prumo).

6-Emprego correto dos conhecimentos: Representado pelo Nvel.

7-Preciso na execuo: Representada pela Rgua.

8-Poder da vontade: Representado pela Alavanca.

9-Benevolncia para com todos: Representada pela paceta ou colher de pedreiro.

10-Trabalho constante: Representado pelo Avental.

11-O dualismo: Representado pelo Pavimento de Mosaico.

12-O Trabalho do Aprendiz: Representado pela transformao da Pedra Bruta na Pedra Polida (Pedra Cbica).

3. Smbolos hermticos e alqumicos:

1- Os quatro elementos hermticos: Representados pelos elementos clssicos: Ar, Terra, gua, Fogo.

2- Os trs princpios da Grande Obra: Representados pelo Sal, Mercrio e Enxofre.

Ainda temos outros smbolos hermticos e alqumicos, como por exemplo: -O Sol e a Lua -Coluna B (Boaz ou Booz) e Coluna J (Jachim) -O VITRIOL (Visita Interiora Terrae Rectificando Invenies Occultul Lapidem, que significa "visita o interior da terra retificando-te, encontrars a pedra oculta") Outros smbolos ocultos: e,

4- Smbolos com significado particular: 1- A unio entre os Maons, representada pela Rom.

2- A cooperao para atingir o mtuo desenvolvimento, representada pela Colmia.

3- A luz do aprendizado, do conhecimento e da revelao, representada pela Lamparina.

4- A iluminao, representada pela Estrela flamejante.

5- O conhecimento, representado pela letra G. Stima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fencio e em hebrico, Gomal em siraco e Gun em rabe. A letra G equivalente ao Gama grego - O Conhecimento - (de Gnosis). Representa o Grande Arquiteto do Universo e a cincia da Geometria.

6- O equilbrio, representado pelas colunas da Sabedoria, Fora e Beleza.

7- A imortalidade e inocncia, representadas pelo ramo de Accia.

Com muita propriedade, Jean-Pierre Bayard, em sua obra "A Franco-Maonaria", define o simbolismo: "O simbolismo a linguagem da ascese. Para alm do tempo e do espao, liga a dimenso individual quotidiana, psicolgica escala csmica, supra-individual. Pode variar na sua expresso, nas suas representaes exteriores, mas os seus fundamentos permanecem imutveis". Diz ele, que "os smbolos no so simples imagens passivas, transformadores de energia psquica, modificam a natureza secreta do homem. O smbolo no um conceito sbio, em entidade abstrata, mas sim uma lei profunda, que exerce o seu poder sobre a natureza interior do ser humano. O smbolo permite a transmisso da mensagem, veicula o elemento central da idia, para alm das diferenas de cultura e de civilizao. Ele intemporal. Em Les Cahiers du Plican, em seu n 10, Andr Pothier, destaca: ... "O smbolo oferece-se em silncio quele cujos olhos do corao "Grande Dicionrio Enciclopdico de Maonaria e Simbologia" - Nicola Aslan - Editora Artenova Rio de Janeiro - 1974. esto abertos". Fonte - Grande Oriente de So Paulo

Вам также может понравиться