Вы находитесь на странице: 1из 23

HOMEOPATIA

Dr. Adailton Salvatore Meira (Mdico Homeopata e Ginecologista) Dra. Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici (Farmacutica-Bioqumica) Dra. Iara Lcia Tescarollo Dias (Farmacutica-Bioqumica)

Sumrio
Princpios da Homeopatia Histria Fundamentos da Homeopatia
Lei dos semelhantes Experimentao no homem sadio Doses mnimas Medicamento nico

Escolas Homeopticas Processo Sade-Doena na Homeopatia Processo de Cura Classificao das Doenas Miasmas Recomendaes ao Paciente Recomendaes para Uso do Medicamento Bibliografia consultada

www .salvatoremeira.com.br

Princpios da Homeopatia
Alopatia
Princpio dos contrrios para combater as doenas Ex: antiinflamatrios e antitrmicos

Perda da viso do ser humano como um todo Muitas especialidades mdicas Muitos exames clnicos Alto consumo de medicamentos com efeitos colaterais Alto custo dos tratamentos

Homeopatia Princpio da similitude. Observao experimental de que toda substncia capaz de provocar determinados sintomas em um indivduo sadio capaz de curar, desde que em doses adequadas, um doente que apresenta sintomas semelhantes.
Viso completa do ser humano Menor consumo de medicamentos Menor custo do tratamento Melhor relao mdico x paciente
3

www .salvatoremeira.com.br

Histria
Hipcrates (468 a 377 a.C.) relatou o fenmeno da semelhana, mas no aprofundou seus estudos Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843, Alemanha) Mdico alopata, que se desiludiu com os processos de cura da poca, buscando novas formas de tratamento. 1790 traduziu a Matria Mdica de William Cullen. Passou a fazer experimentos em si mesmo ingeriu por dias a China off (quinino) e passou a ter sintomas da malria, ao parar de tomar o medicamento voltava ao normal. Deve haver portanto uma identidade entre doena e droga ingerida
www .salvatoremeira.com.br 4

Histria
Christian Friedrich Samuel Hahnemann (continuao) Similia similibus curantur (Hipcrates) Confirmou esta hiptese a partir de experimentos em pacientes sadios e doentes, com resultados positivos. Para a histria da medicina introduziu pela primeira vez a pesquisa objetiva e sistemtica. 1790 a 1796 experimentou numerosas substncias sobre sinais e sintomas provocados por drogas txicas adotou as doses infinitesimais (diluies para diminuir efeitos txicos. 1796 publicou seu 1 trabalho cientfico.

www .salvatoremeira.com.br

Histria
Cristian Friedrich Samuel Hahnemann (final) 1805 com ajuda de discpulos, publicou a primeira matria mdica homeoptica, com 27 substncias ensaiadas. 1810 publicou Organon da arte de curar. 1811 publicou Matria mdica pura. 1828 publicou Doenas crnicas, onde encontrou um fator desencadeador das reincidncias, chamado miasma. Escreveu um total de 21 livros e 25 tradues.
www .salvatoremeira.com.br

Samuel Hahnemann

Histria
No Brasil 1840 Dr. Benoit Jules Mure (mdico francs) deu incio Homeopatia. 1965 primeiras leis especficas. 1976 1. Farmacopia Homeoptica Brasileira. 1997 2. Farmacopia Homeoptica Brasileira.

www .salvatoremeira.com.br

Fundamentos da Homeopatia
Especialidade mdica e farmacutica que consiste em ministrar ao doente doses mnimas do medicamento, de acordo com a lei dos semelhantes, para evitar a agravao dos sintomas e estimular a reao orgnica na direo da cura. Quatro princpios bsicos: a lei dos semelhantes, a experimentao no homem sadio, as doses mnimas e o medicamento nico.

www .salvatoremeira.com.br

Lei dos semelhantes


Qualquer substncia capaz de provocar em um homem sadio, porm sensvel, determinados sintomas capaz de curar, desde que em doses adequadas, um homem apresente um quadro mrbido semelhante, com exceo das leses irreversveis.

Patogenesia: conjunto de sinais e sintomas fsicos ou emocionais que um organismo apresenta ao experimentar determinada substncia medicinal.
www .salvatoremeira.com.br 9

Lei dos semelhantes


Simillimum Medicamento que abrange a totalidade dos sintomas de um homem doente. Enfermidade Reao insuficiente do organismo diante da doena. Medicamento e doena podem provocar sintomas semelhantes Haver sincronismo da reao orgnica,que evoluir para melhora ou cura. Processo de dinamizao do medicamento Para evitar piora inicial do paciente e estimular a reao orgnica.
www .salvatoremeira.com.br 10

Experimentao no homem sadio


Experimentao patogensica, homeoptica ou pura. Procedimento para testar substncias medicinais em indivduos sadios para elucidar os sintomas que iro refletir sua ao.

www .salvatoremeira.com.br

11

Doses mnimas
Hahnemann No incio da experimentao: usava medicamentos na forma de tintura, no usava as doses diludas e potencializadas pela dinamizao. Aps alguns experimentos: Alm de diluir passou a imprimir agitaes violentas, chamadas de sucusses para: diminui efeitos txicos das altas doses, diminuir efeitos negativos da agravao dos sintomas, e aumento da reao orgnica.

www .salvatoremeira.com.br

12

Doses mnimas
Dinamizao: processo farmacotcnico onde se faz o uso de diluies infinitesimais e potencializadas pelas fortes agitaes na manipulao do medicamento.

1 PARTE

1 PARTE
99 PARTES DO INSUMO INERTE

1 PARTE
99 PARTES DO INSUMO INERTE

99 PARTES DO INSUMO INERTE

Insumo ativo

1CH

2CH

3CH

www .salvatoremeira.com.br

13

Medicamento nico
Durante a experimentao patogensica testa-se apenas um medicamento por vez

Obter as caractersticas farmacodinmicas da substncia testada


O medicamento nico o mais difcil de ser realizado na prtica, pois exige do mdico conhecimento profundo da matria mdica homeoptica.

www .salvatoremeira.com.br

14

Escolas Homeopticas
Unicista: o mdico prescreve um nico medicamento (o Simillum) Dose nica (Kentismo): medicamento nico e dose nica em alta potncia. Plurarista ou alternismo: dois ou mais medicamentos a serem administrados em horas distintas, atingindo a totalidade dos sintomas. Complexista: dois ou mais medicamentos a serem administrados simultaneamente ao paciente. Organicista: prescrio de medicamento visando aos orgos doentes, considerando a queixa imediata do paciente, sem levar em conta os sintomas mentais e emocionais.

Ateno: o farmacutico homeopata deve preparar o medicamento sem partidarismo.


www .salvatoremeira.com.br 15

Processo Sade-Doena na Homeopatia


Fenmeno Vital
Fora vital: mantm o organismo em harmonia. Realidade humana: fsica, emocional e mental.

Sade: estado de equilbrio dinmico que abrange a realidade humana e suas interaes com o meio. Doena: esforo da fora vital para restabelecer o equilbrio.
www .salvatoremeira.com.br 16

Processo de Cura
James Tyler Kent (1849-1916) modificou e difundiu postulados de Constantin Hering (1800-1880) como lei de cura de Hering, que so:
Os sintomas devem desaparecer na ordem inversa do seu aparecimento. A cura progride do alto do corpo para baixo. A cura progride dos rgos mais nobres para os menos nobres. O corpo exterioriza os sintomas (eczemas, urticrias, diarrias e vmitos etc). Os antigos sintomas podem reaparecer.
H controvrsias sobre o fato de que Hering postulou estas leis de cura e de que estas leis sejam vlidas em todos os tratamentos
www .salvatoremeira.com.br 17

Classificao das Doenas


Alopatia: doena crnica e aguda. Homeopatia:
Quadros agudos de uma doena podem ser conseqncias de estados crnicos ocultos. Doenas epidmicas e infecciosas: depende da fora vital do indivduo. Doenas de desvios alimentares ou higinicos. Doenas traumticas.

Para Hahnemann: doenas crnicas so explicadas pela teoria dos miasmas.


www .salvatoremeira.com.br 18

Miasmas
O organismo esgotado procura alvio reagindo atravs de 3 tipos de manifestaes:
Psora: com alergias e manifestaes cutneas, serosas e mucosas. Sicose: com verrugas ou neoformaes. Sfilis (no confundir com a doena): destruio dos tecidos atravs de lceras, fstulas e furnculos.

www .salvatoremeira.com.br

19

Recomendaes ao Paciente
O paciente deve informar ao mdico e ao farmacutico, se apresentar:
Diabetes, pois no dever usar glbulos contendo sacarose. Alergias a lcool, intolerncia a lactose ou outras enfermidades relacionadas.

Recomendaes durante o tratamento homeoptico: Tomar medicamento na hora correta, porm qualquer mudana no estado de sade (agravamento), o mdico precisa ser comunicado. Evitar ch, caf e lcool, junto com o medicamento. Se diluir medicamento em gua, usar pouca gua, de forma que ao beber o medicamento diludo este seja absorvido na boca ou esfago. Evitar escovar os dentes usando pasta de dentes, cerca de 10 minutos antes ou depois de tomar o medicamento

www .salvatoremeira.com.br

20

Recomendaes ao Paciente
Medicamento dever ser gotejado ou dissolvido na boca, no caso de slidos (glbulos), evitar usar as mos para segurar o medicamento. Dvidas? Contatar mdico ou farmacutico Homeopata Conferir o rtulo do medicamento. Evitar a automedicao.

A Homeopatia trata o paciente, portanto voc pode recomendar o tratamento homeoptico para outras pessoas, mas NUNCA recomendar o medicamento.

www .salvatoremeira.com.br

21

Recomendaes para Uso do Medicamento


No guardar em locais com cheiro forte, excesso de luz, calor, umidade e nem prximos a aparelhos que emitem radiaes (televiso, telefones, celulares, computador, rdio, alto-falante). Guardar em local seco, caixas exclusivas, sem sol. Manter fora do alcance de crianas. No recomendar medicamentos homeopticos a amigos ou parentes. Sempre verificar a validade do medicamento. Se viajar:
Avio: No deixar o medicamento ser exposto a raios-X, em aeroportos. Procure levar o medicamento no bolso e junto a receita mdica e, se possvel, com um atestado da farmcia para seu medicamento. Carro: Evitar deixar no porta luvas, junto com celulares e expostos ao calor e luz.

www .salvatoremeira.com.br

22

Bibliografia consultada
Associaao Brasileira de Farmacuticos Homeopatas. Manual de normas tcnicas para farmcia homeoptica. 1995.80p. Farmacopia Homeoptica Brasileira. 2.ed. So Paulo, Atheneu, 1997 Fontes, O. L.; Cesar, A. T. Farmcia homeoptica : teoria e prtica. 2.ed. Manole, 2005. 354p Salvatore-Meira, A. , Pres. Dpto Homeopatia da SMCC. Comunicao pessoal, 2008. http://www.salvatoremeira.com.br/ Poltronieri, E. T. et al. A Lei de Hering Revisitada, Cultura Homeoptica, p. 10-12 , abr-mai-jun, n 11, 2005, disponvel em
http://www.escoladehomeopatia.org.br/download/CH%2011.pdf

www .salvatoremeira.com.br

23

Вам также может понравиться