Вы находитесь на странице: 1из 5

XXIII Encontro Nac. de Eng.

de Produo - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

Metodologia para implantao do PBQP-H em empresas construtoras no Noroeste Fluminense: um estudo de caso.
Alex Alves Gomes (Faculdade Redentor / UNIG / SENAI-Itaperuna) alexalvesgomes@bol.com.br

Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia para implantao do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) no Noroeste Fluminense. Este metodologia foi desenvolvida para implantao deste Sistema de Qualidade em 5 (cinco) empresas construtoras da regio. Foi percebido caractersticas muito particulares nas empresas desta regio, que motivou a elaborao de uma metodologia prpria para as empresas desta regio. Palavras chave: PBQP-H, Sistema da Qualidade, ISO 9002.

1) Introduo: O setor da Construo Civil caracterizado pelo elevado ndice de desperdcio de materiais e recursos humanos, ms condies de trabalho e pouca mecanizao, resultando numa produtividade incompatvel com a mdia industrial geral. O Brasil vive um momento favorvel implantao de sistemas de qualidade, devido ao maior nvel de exigncia por parte da sociedade em relao a insumos, produtos e servios, assim como pela crescente concorrncia interna cada vez mais acirrada, fruto do processo de globalizao que permeia os diversos setores do pas. Frente a este quadro, as empresas construtoras esto buscando mtodos e processos mais eficientes, que demandam mo-de-obra mais qualificada, propiciando aumento da produtividade e melhoria da qualidade das edificaes. O PBQP-H Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade Habitacional tem sido um importante fator indutor que tem levado as empresas construtoras a procurarem instrumentos que melhorem a qualidade e produtividade de seus produtos e servios. A exemplo do que j vm ocorrendo em So Paulo, atravs do Programa Qualihab, as empresas que queiram obter financiamentos de rgos pblicos para construo de unidades habitacionais, bem como prestarem servios aos rgos governamentais federais, estaduais e municipais devem possuir um Sistema da Qualidade, baseado nos critrios da norma NBR - ISO 9002, submetido auditoria por organismo credenciado junto ao INMETRO (OCCs).

2) Caractersticas das empresas do Noroeste Fluminense: A Regio Noroeste Fluminense (Estado do Rio de Janeiro) composta por 13 (treze)
ENEGEP 2003 ABEPRO 1

XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

municpios, sendo o quinto maior territrio do Estado do Rio de Janeiro, com 5.835 km2, o que representa cerca de 12% de toda a rea interiorana. O principal municpio Itaperuna. Segundo dados do ltimo Censo do IBGE, a populao total da regio de cerca de 298 mil habitantes, o que equivale a 2,2% da populao do Estado, apresentando tambm um PIB de 0,93% do PIB Estadual. (CIDE 1999) A Unidade Operacional do SENAI RJ em Itaperuna, com apoio do SEBRAE-RJ, formou um grupo de 5 (cinco) empresas construtoras da regio, com o objetivo de capacit-las visando obteno de certificao pela ISO 9002/94 PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat). As empresas construtoras do Noroeste Fluminense so caracterizadas pelo quadro funcionais enxutos o empresrio acumula diversas funes inclusive de responsvel tcnico pelas obras . Uma outra caracterstica relevante destas empresas o grande nmero de obras pblicas executadas. Inicialmente foi percebida alguma resistncia por parte dos funcionrios das empresas quanto implantao do sistema de qualidade, visto que algo inteiramente novo na regio. As empresas encontraram muitas dificuldades para se adaptar a esta cultura, que em sua fase inicial gera muitos documentos e registros, gerando o receio da burocratizao da empresa. Durante as visitas para verificao da situao atual das empresas, foram identificados os seguintes problemas: No existem procedimentos ou rotinas de trabalhos documentados para padronizar e controlar a execuo dos Processos Construtivos. Foram observadas durante visitas nos canteiros de obras situaes que caracterizavam desperdcios de material e mo-de-obra. No foram identificados procedimentos para rastreabilidade de materiais que poderiam ser considerados crticos para a execuo dos servios. No h avaliao formal dos prestadores de servios e fornecedores de materiais. No foram apresentados registros relativos padronizao de servios de empreiteiros. No h procedimentos padronizados para avaliao da qualidade do Projeto. As empresas no apresentam procedimentos documentados para entrega de obra, avaliao ps-ocupao e elaborao de Manual do Usurio. Falta de iniciativas para investimento em treinamento de mo-de-obra e novas tecnologias. No esto definidos os critrios que orientem a organizao e o controle de documentos e registros nos processos gerenciais e produtivos. Foram observadas deficincias quanto s aes na rea de segurana do trabalho.

ENEGEP 2003

ABEPRO

XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

3) Programa Brasileiro de Qualidade e Produtivdade no Habitat PBQP-H: O PBQP-H foi institudo em dezembro de 1998, com o objetivo de contribuir para a constituio de um mercado habitacional competitivo, ampliar o acesso moradia e possibilitar a reduo dos custos final das unidades sem perda de qualidade Este programa foi inserido como um dos programas do Plano Plurianual 2000-2003 (PPA) Avana Brasil, sendo discutido e estruturado entre os mais diversos segmentos da cadeia produtiva da indstria da construo civil, sendo de responsabilidade da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidncia da Repblica. O PBQP-H tambm um dos instrumentos do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferncia do Habitat II 1996) (fonte: Site - www.pbqp-h.gov.br). Este sistema de qualificao possui um carter evolutivo, onde estabelecido nveis pelos quais as empresas so avaliadas e classificadas: D, C, B e A (nesta ordem). Os principais benefcios para as empresas com a implantao do PBQP-H o aumento da competitividade, atravs da reduo de desperdcios, capacitao profissional, utilizao de materiais e componentes de melhor qualidade e adequao as normas tcnicas. Quanto ao setor pblico, a utilizao do seu poder de compra beneficiar na seleo dos fornecedores de maior qualidade, otimizando o uso dos recursos pblicos, solicitando o certificado de qualificao no processo licitatrio.

4) Metodologia: A metodologia proposta para implementao do sistema de qualidade PBQP-H foi dividida em quatro etapas principais: Sensibilizao: promovido um seminrio para conscientizao dos empresrios quanto importncia e necessidade da implantao do programa PBQP-H. Nesta etapa importante ressaltar ao empresrio que o PBQP-H deve ser implantado na empresa no apenas pelo fato de ser mais uma exigncia da Caixa Econmica Federal, por exemplo, para financiamento de obras. Neste primeiro grupo, algumas empresas j haviam sinalizado o interesse de implantao pois j havia sido demandadas pelos rgos financiadores a implantao do sistema de qualidade. Outras empresas crem que com a implantao do sistema de qualidade ela no s se tornar mais competitiva, como tambm facilitar o melhor andamento das obras.

Mdulos de Capacitao: consiste em reunies coletivas em que representantes das empresas envolvidos na implementao do sistema de qualidade debatem conceitos e prticas que sero desenvolvidas em cada empresa no ms subseqente e cujos resultados sero apresentados para anlise e experincia do grupo. Estes mdulos de capacitao ocorreram na Unidade Operacional de Itaperuna SESI/SENAI, onde eram apresentados s empresas os principais conceitos e tarefas a serem executadas, atravs de exposio de slides e dinmicas. As reunies coletivas contam com a presena de 3 (trs) representantes da empresa: o empresrio e mais 2 (dois) funcionrios, sendo que um deles seria designado RD
ENEGEP 2003 ABEPRO 3

XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

(representante da direo) que o responsvel pela implantao do sistema dentro da empresa, e o outro ficaria como suporte ao RD.

Visitas Tcnicas: visam o acompanhamento, avaliao e orientao do desenvolvimento das atividades propostas nos seminrios dentro de cada empresa. O objetivo destas visitas apenas acompanhar e esclarecer as eventuais dvidas que surgem no processo de implementao. Elas so feitas em cada uma das empresas para que cada dvida seja esclarecida de forma particular, de acordo com a realidade vivida pela empresa.

Auditoria Interna: a empresa submetida a uma auditoria, promovida pelo rgo capacitador no caso o SENAI a fim de se diagnosticar a real situao em que se encontra a empresa frente ao sistema de qualidade implantado, preparando a empresa, desta forma, a receber a auditoria do OCC (rgo Certificador Credenciado) para a certificao desejada.

5) Concluso: O grupo de empresas construtoras da regio Noroeste do Estado do Rio de Janeiro est atualmente implantando o nvel B do PBQP-H. Percebe-se hoje o comprometimento das empresas na implantao de sistemas de qualidade, no apenas por ser uma exigncia dos rgos pblicos, mas porque elas tm percebido a importncia do sistema dentro da empresa. Atravs do PBQP-H as empresas tm reavaliado processos, atravs do desenvolvimento de procedimentos; buscando melhoria no atendimento, atravs do cumprimento dos prazos previstos; e promovida a qualificao de sua mo-de-obra. Os representantes da direo (RD) agente principal da implantao do sistema na empresa tm encontrado muitas dificuldades no processo de sensibilizao da empresa. Os funcionrios resistem a idia da padronizao de procedimentos. Outro fato importante que no diagnstico inicial da empresa e na elaborao do organograma, o empresrio reavalia as funes desempenhadas por cada funcionrio, e at mesmo por ele, estabelecendo desta forma uma diviso de trabalho mais eficiente. Em algumas empresas o empresrio praticamente ocupava todos as funes do organograma. Para finalizar, cabe aqui ressaltar que o PBQP-H um programa pouco divulgado no interior do Rio de Janeiro.

Referncias
CIDE (1999) Anurio Estatstico do Estado do Rio de Janeiro 1998-1999. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 589p.

ENEGEP 2003

ABEPRO

XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produo - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out de 2003

SOUZA, Roberto de; et al. Sistema de Gesto da Qualidade para empresas construtoras, So Paulo; Pini 1995. FEDERAO NACIONAL DA INDSTRIA, ISO 9000 como instrumento de competitividade, Rio de Janeiro, Qualitymark, 2001. SITE OFICIAL DO PBQP-H: www.pbqp-h.gov.br

Agradecimentos: Agradeo o apoio institucional da Faculdade Redentor, da Universidade Iguau Campus V e do SENAI/RJ Unidade Operacional de Itaperuna. Fica aqui tambm registrado o agradecimento s empresas participantes deste grupo discutido neste artigo:Indstrias Reunidas de Bom Jesus, JP Engenharia e Construes, Natividade Construes, Porplan, Rocha Costa Engenharia.

ENEGEP 2003

ABEPRO

Вам также может понравиться