Вы находитесь на странице: 1из 41

LEI N 13.162, DE 05 DE NOVEMBRO DE 1997.

Dispe sobre a estrutura organizacional do Ministrio Pblico do Estado de Gois, cria Cargos de Promotor de Justia, institui o Plano de Classificao de Cargos e Vencimentos de seus Servios Auxiliares e d outras providncias. A ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIS decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art.1 - Esta Lei institui o Plano de Classificao de Cargos e Vencimentos dos Servios Auxiliares do Ministrio Pblico do Estado de Gois e as respectivas carreiras, bem como dispe sobre sua estrutura organizacional e cria cargos de Promotor de Justia. Art. 2 - A estrutura organizacional do Ministrio Pblico do Estado de Gois passa a ser constituda das seguintes unidades administrativas: I - Procuradoria Geral de Justia; II - Colgio de Procuradores de Justia; III - Conselho Superior do Ministrio Pblico; IV - Corregedoria Geral do Ministrio Pblico; V - Procuradorias de Justia; VI - Promotorias de Justia. Art. 3 - O Gabinete do Procurador-Geral de Justia compreende: I - Chefia de Gabinete; II - Assessoria de Comunicao Social; III - Assessoria Jurdico-Administrativa; IV - Assessoria Tcnico-Pericial; V - Diretoria Geral; VI - Secretaria dos rgos Colegiados; VII - Centros de Apoio Operacional; VIII - Centro de Estudos e Aperfeioamento. Art. 4 Compem a estrutura da Diretoria Geral os seguintes rgos de apoio administrativo, cujas funes sero especificadas por ato do Procurador Geral de Justia, nos termos do art. 69 da Lei Complementar n 25, de 06 de julho de 1998:
- Redao dada pela Lei n 16.184, art. 15, de 27-121-2007.

I 7 (sete) Superintendncias; II 21 (vinte e um) Departamentos; III 21 (vinte e uma) Divises; IV 21 (vinte e uma) Sees. Art. 4 vedado Art. 5 - So Centros de Apoio Operacional do Ministrio Pblico do Estado de Gois: I - Da Infncia e Juventude; II - De Proteo ao Consumidor; III - De Defesa do Meio Ambiente e Patrimnio Histrico, Paisagstico, Cultural e Urbanstico; IV - De Controle Externo da Atividade Policial; V - De Defesa do Patrimnio Pblico; VI - De Defesa da Cidadania e do Deficiente Fsico; VII - De Defesa das Vtimas, Segurana e Sade no Trabalho; VIII - De Combate Criminalidade. Art. 6 - O Centro de Estudos e Aperfeioamento do Ministrio Pblico composto de: I - Diretoria; II - Vice-Diretoria; III Superviso de Estgios. Art. 7 - A Corregedoria Geral do Ministrio Pblico e as Procuradorias de Justia contaro com assessoria tcnica e com servios de apoio administrativo. Art. 8 - As Promotorias de Justia contaro com servios de apoio administrativo para o adequado desempenho de suas atribuies. Art. 9 - As atribuies dos rgos de assessoramento e apoio administrativo definidos nos artigos anteriores sero fixadas por ato do Procurador-Geral de Justia. Art. 10 - Fica atribuda gratificao por desempenho de chefia, smbolo CDMP, aos Chefes dos Departamentos descritos no artigo 4 desta lei. Art. 11 - Para atuao perante os Juizados Especiais criados pela Lei Estadual n 12.832/96, ficam acrescidos os seguintes cargos de Promotor de

Justia de provimento efetivo aos constantes do artigo 251 da Lei n 9.991/86, com as alteraes introduzidas pela Lei 11.184/90: I - 15 (quinze) na Comarca de 3 entrncia de Goinia; II - 03 (trs) na Comarca de 3 entrncia de Anpolis; III - 05 (cinco) na Comarca de 3 entrncia de Aparecida de Goinia; IV - 03 (trs) em cada uma das Comarcas de 3 entrncia de Itumbiara e Rio Verde; V - 02 (dois) em cada uma das Comarcas de 3 entrncia de Catalo, Formosa, Luzinia e Jata; VI - 01 (um) em cada uma das Comarcas de Bom Jesus , Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Cristalina, Goiansia, Gois, Goiatuba, Inhumas, Ipameri, Ipor, Itabera, Jaragu, Jussara, Mineiros, Morrinhos, Niquelndia, Piracanjuba, Porangatu, Posse, Quirinpolis, Santa Helena de Gois, Trindade, Uruau e Valparaso. Pargrafo nico - O provimento destas Promotorias de Justia dar-se- em trs anos, de acordo com o anexo IX desta lei. Art. 12 - Para a implantao do quadro previsto no art. 1, ficam criados o Quadro Permanente e o Suplementar em Extino, com as seguintes caractersticas: I - Quadro Permanente - que contm, respectivamente, os cargos de provimento efetivo e os de provimento em comisso, necessrios realizao das funes, atividades e tarefas atribudas, de forma permanente, nos termos dos Anexos que acompanham e integram esta lei; II - Quadro Suplementar - composto dos cargos que forem destinados extino quando vagarem, cujos ocupantes so os funcionrios em exerccio no Ministrio Pblico do Estado de Gois possuidores da estabilidade prevista no artigo 19, do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias. Art. 13 Os cargos de provimento em comisso, com seus nveis, denominaes, quantitativos e remuneraes, constantes dos Anexos, integram quadros prprios, tambm de natureza permanente, constituindo os Grupos Direo e Assessoramento Superior e Funo Especial de Confiana.
- Redao dada pela Lei n 14.810, de 1-07-2004, art. 43.

Art. 13 - vedado Pargrafo nico. Os ocupantes de cargos em comisso devero cumprir carga horria diria de oito horas, em regime de dedicao exclusiva.
- Acrescido pela Lei n 14.810, de 1-07-2004, art. 43.

Art. 14 - Os cargos do Quadro Permanente, de provimento efetivo, constitudo de Tcnico, Assistente e Auxiliar, dispostos em grupos, categorias, classes, quantitativos e vencimentos, so os constantes dos Anexos desta lei. Pargrafo nico - Alm das indicaes mencionadas neste artigo, constaro dos Anexos as tarefas tpicas dos cargos e os requisitos legais para

seu provimento. Art. 15 - Os encargos gratificados, com nvel de chefia, sero desempenhados por funcionrios efetivos, com observncia do critrio de confiana. Art. 16 - Para os efeitos desta lei, considera-se: I - Grupo - Conjunto de cargos que assemelhem quanto natureza do trabalho e ao grau de conhecimento exigido; II - Categoria Funcional - Conjunto de classes agrupadas pela espcie de atividade e pelo grau de conhecimento exigvel ao seu desempenho; III - Carreira - Sucesso de cargos ocupados pelo servidor durante sua vida funcional, atendidos os requisitos crescentes de complexidade e nvel de responsabilidade; IV - Cargo - Conjunto de funes substancialmente idnticas quanto natureza das tarefas executadas e s suas especificaes; V - Funo - Agregado de deveres, tarefas e responsabilidades atribudas a cada servidor; VI - Classe - Conjunto de cargos da mesma categoria de igual vencimento; VII - Nvel Funcional - Corresponde aos graus de instruo formal exigidos para o desempenho das funes inerentes aos cargos. So considerados na organizao dos Grupos Ocupacionais trs nveis: 1 - BSICO - dos cargos que exigem 1 grau; 2 - MDIO - dos cargos que exigem 2 grau; 3 - SUPERIOR - dos cargos que exigem formao em curso superior. VIII Referncia Unidade de medida que determina o vencimento inicial de cada classe do cargo.
- Acrescida pela Lei n 14.810, de 1-07-2004, art. 43.

Art. 17 - O ingresso nas categorias do Quadro Permanente dar-se- na classe e referncia iniciais, mediante concurso pblico de provas e ttulos, sendo que o tempo de servio prestado ao Ministrio Pblico do Estado de Gois ser computado como ttulo nos termos do respectivo edital. Pargrafo nico - O concurso para os cargos a serem providos nas Comarcas do interior sero realizados nas respectivas localidades. Art. 17-A. Um tero das vagas destinadas aos cargos de Oficial de Promotoria e Secretrio Auxiliar sero providas por concurso de remoo. - Redao dada pela Lei Complementar n 81, de 26-01-2011, art. 26. Art. 17-A vedado
art. 4. - Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010,

separadamente

- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

dentre

1 A apurao da referida tera parte dar-se- os rgos de entrncia final, intermediria e inicial.

2 Para o critrio do preenchimento adotar-se- por base a publicao da autorizao de preenchimento da vaga e/ou vacncia dos referidos cargos em cada entrncia.
- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

vaga

- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

ser

3 No havendo interessados ao concurso de remoo, a preenchida por concurso de ingresso.

os

- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

Art. 17-B. Ao concurso de remoo somente sero admitidos servidores declarados estveis.

que

- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

tenha

sido

Pargrafo nico. No ser admitida a inscrio de servidor punido disciplinarmente e que no tenha sido reabilitado.

Art. 17-C. As demais normas e critrios para o concurso de remoo sero fixados em Ato do Procurador-Geral de Justia e no edital que regular o certame.
- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

Art. 17-D. Os candidatos aprovados no concurso de remoo sero declarados habilitados na rigorosa ordem de classificao, sendo vedada a formao de cadastro de reserva.
- Acrescido pela Lei n 16.877, de 07-01-2010, art. 4.

Art. 18 - Os proventos de aposentadoria percebidos por servidores da Procuradoria Geral de Justia, bem como os vencimentos do pessoal do quadro suplementar, sero reajustados com observncia dos mesmos valores dos vencimentos das categorias, classes e referncias correspondentes. 1 - No havendo no Quadro Permanente categoria ou classe correspondente, para efeito de fixao dos proventos e vencimentos, estes tero por paradigma o vencimento de cargo de funes iguais ou assemelhadas. 2 - Para os efeitos previstos no caput deste artigo, consideram-se integrantes das categorias de tcnico de servios judicirios, assistentes de servios judicirios e auxiliares de servios judicirios, previstas na Lei Estadual n 11.182/90, aqueles que integram os grupos ocupacionais previstos nos anexos I, II e III desta lei, respectivamente. Art. 19 - Os vencimentos das classes de uma mesma categoria sero fixados com a diferena de cinco por cento de uma para outra, sendo que o critrio para promoo de uma classe para outra ser merecimento e antigidade, alternadamente. Art. 20 - Os ocupantes dos cargos constantes dos Quadros de que trata esta lei sero obrigatoriamente regidos pelo regime jurdico dos servidores pblicos civis do Estado de Gois. Art. 21 - vedada a designao, a qualquer ttulo, para cargos em comisso ou funes gratificadas da administrao do Ministrio Pblico do Estado de Gois, de cnjuge ou companheiro e parentes consangneos ou afins, at o

terceiro grau, de Promotores e Procuradores de Justia em atividade ou aposentados h menos de 5 (cinco) anos. Art. 22 - O Procurador-Geral de Justia far editar os atos e normas complementares para execuo desta lei. Art. 23 - As despesas decorrentes da aplicao desta lei correro conta de dotao oramentria prpria. Art. 24 - Ficam revogadas, a partir da efetivao do concurso pblico para provimento de cargos de que trata esta lei, todas as disposies legais que criam cargos e fixam vencimentos para os servios auxiliares do Ministrio Pblico do Estado de Gois. Art. 25 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao. PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIS, em Goinia, 5 de novembro de 1997, 109 da Repblica. LUIZ ALBERTO MAGUITO VILELA (DO. de 13-11-97)

ANEXO I TABELA DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DE NVEL SUPERIOR Grupo Ocupacional Nvel Superior Tcnico do Ministrio Pblico Categoria Funcional rea de Atuao Tcnico Contbil

Classes A B C

Referncia I

Quantitativo 17
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

14 I 03 15
- Redao dada pela L.C. 89, de 12-122011.

Tcnico em Comunicao Social Tcnico em Gesto


Nomenclatura modificada pela L.C. 65, de 18-12-2008, Anexo VII.

D I E

Tcnico em Planejamento e Administrao

46
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

10 Tcnico em Anlise de Sistemas Tcnico em Informtica I I 03 15


Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

12 Tcnico em I 02

Biblioteconomia Tcnico Legislativo Tcnico em Medicina Tcnico em Medicina do Trabalho


Acrescido pela L.C. 81, de 26-01-2011.

I I I

01 02

01

Tcnico em Edificaes

Engenharia Civil

08
- Redao dada pela L.C. 89, de 12-122011.

06
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

04 Engenharia Eltrica I
- Redao dada pela L.C. 89, de 12-122011.

03

01 Arquitetura e Urbanismo I 03
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

01 Tcnico em Psicologia I
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

07

04 Tcnico em Servio Social


Nomenclatura modificada pela L.C. 65, de 18-12-2008, Anexo VII.

07
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

Tcnico em Social

Assistncia I I

05 31 02
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

Tcnico Jurdico Tcnico em Estatstica

01 Tcnico em Educao Tcnico Ambiental Engenharia Agronmica I I 02 04


Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

Acrescido pela L. C. n 75, de 21-092009, art. 6.

03 01

Engenharia Ambiental

- Redao dada pela Lei Complementar n 75, de 2109-2009, art. 6.

03

01 Biologia I
Acrescido pela L.C. 81, de 2601-2011.

03

01 Gegrafo Engenharia Sanitria I I 01


- Redao dada pela Lei Complementar n 75, de 2109-2009, art. 6.

02

01
- Redao dada pela Lei n 16.184, art. 13, de 27-12-2007.

ANEXO II Cargos de Provimento Efetivo de Nvel Mdio


- Vide Lei n 16.184, art. 13, de 27-12-2007.

Grupo Operacional

Categoria Funcional Secretrio Assistente

Classe A B

Referncia II

Quantitativo
(1)

73
- Redao dada pela L.C. 89, de 12-12-2011.

Nvel Mdio

53
L.C. n 25, de 6-71998. art. 251.

43 Assistente Administrativo. Assistente do Ministrio Pblico Assistente de Informtica A B C A, B, C, D e E II 48


- Redao dada pela L.C. 89, de 12-12-2011.

38

30

Assistente Programador

Singular

II

(1)

04

L.C. n 25, de 6-71998. art. 251.

02 Assistente Fotogrfico Assistente Recepcionista Tcnico em Arquivo


- Acrescido pela Lei Complementar n 75, de 21-09-2009, art. 6.

Singular Singular A, B, C, D e E

II II I

01 02 02

Acrescido pela L.C. n 81, de 26-012011.

Tcnico em Segurana do Trabalho

02

(1) Acrescidos de 10 e 2 respectivamente pela L.C. n25/98 art. 250. ANEXO III Cargos de Provimento Efetivo de Nvel Bsico

Vide Leis Complementares n 65, de 18-12-2008, art. 4, II.

Grupo Ocupacional

Categoria

Classe

Referncia

Quantitativo
(1)(2)(3)

508
Acrescido pela L.C. n 81, de 2601-2011. art.19, II.

A Nvel Bsico Secretrio Auxiliar B C III

498
L.C. n 65, de 1812-2008, art. 4, II.

438
L.C. n 32, de 29-92000, art. 4. L.C. n 25, de 6-71998, art. 254, 2.

388

290 Auxiliar Do Ministrio Auxiliar Administrativo A B C Pblico Oficial de Promotoria A


(1) (2) (3)

III

35

B C

III

190
Acrescido pela L.C. n 81, de 2601-2011. art.19, II.

180
L.C. n 65, de 1812-2008, art. 4, II.

160
L.C. n 32, de 29-92000. art. 4. L.C. n 25, de 6-71998, art. 254, 2.

150

130 20 Auxiliar Motorista Singular III


- Redao dada pela L.C. 89, de 12-12-2011.

11 Auxiliar de Segurana Auxiliar de Copa Auxiliar Garon Auxiliar Porteiro Auxiliar Telefonista Artfice de Mecnica de Veculos Artfice de Marcenaria Artfice de Eletricidade Singular Singular Singular Singular Singular Singular III III III III III III 04 04 02 02 04 02

Singular Singular

III III

01 01

(1) Acrescidos de 98 e 20, respectivamente pela L.C. 25, de 6-7-1998, art. 254, 2. (2) Acrescidos de 50 e 10, respectivamente pela L.C. n 32/00. (3) - Acrescidos de 60 e 20, respectivamente pela L.C. n 65, de 18-12-2008, art. 4, II.

Vide Lei Complementar n 65, de 18-12-2008, art. 4, III. - Vide Lei n 16.184, 27-12-2007, art. 13.

ANEXO IV Cargos de Provimento em Comisso

Vide L.C. n 25/98, art. 254, 3, que cria 93 cargos de Assessor de Promotoria Grupo Ocupacional Comissionados Categoria Funcional Assessor de Imprensa Assessor de Procurador de Justia Smbolo DAS-1 DAS-1 Quantitativo 01

37
L.C.n 65, de 18-12-2008, art.

4, III.

36
L.C. 25, de 6-71998, art. 250.

26 Assessor de Corregedoria Assessor Administrativo DAS-1 DAS-1 01


L.C.n 65, de 18-12-2008, art. 4, III.

18

15
L.C. 25, de 6-71998, art. 250.

05 Assessor Jurdico DAS-1 DAS-4


L.C.n 65, de 18-12-2008, art. 6.

08 7 05

16.184, 27-122007.

NDS-3 Superintendente
Lei n 13.522, 4-10-1999.

CDS-1 Gerente-Executivo de Operaes


Acrescido pela Lei n 16.184, 27-122007, Anexo V

DAS-4
L.C.n 65, de 18-12-2008, art. 8.

01

NDS-3 Chefe da Controladoria Interna


Acrescido pela L.C.n 65, de 18-122008, art. 7

DAS-4 DAS-4

01 01

Chefe da Asssoria de Comunicao Social


Acrescido pela L.C.n 65, de 18-122008, art. 7

Chefe de Cerimonial
Acrescido pela Lei n 16.184, 27-122007, Anexo V

DAS-3 DAS-2

01

Mestre de Cerimnia
Acrescido pela Lei n 16.184, 27-122007, Anexo V

01

Assessor da Promotoria de Justia do Interior


Acrescido pela Lei n 16.184, 27-122007, Anexo V

MP-2

151
L.C. n 81, de 26-01-2011.

141
L.C.n 65, de 18-12-2008, art. 4, I.

96 Asssistente de Gabinete de Procurador de Justia


Acrescido pela Lei n 16.184, 27-12-

MP-2

37 36
L.C.n 65, de 18-12-2008, art.

2007, Anexo V

4, IV.

Secretria
Extinto pela L.C. 81, de 26-01-2011, Art. 30

DAI-1

01

Secretria
Extinto pela L.C. 81, de 26-01-2011, Art. 30

DAI-2

01

Recepcionista Motorista
Extinto pela L.C. 81, de 26-01-2011, Art. 30

DAI-2

01

DAI-2 DAI-2

01 01

Garon
Extinto pela L.C. 81, de 26-01-2011, Art. 30

ANEXO V TABELA DAS TAREFAS TPICAS E PR-REQUISITOS


- Redao dada Lei n 16.184, art. 13, de 27-12-2007.

01 02

Grupo Ocupacional C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Tcnico Contbil

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

Classe A, B, C, D, E

Referncia I

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior em Cincias Contbeis e registro profissional; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da Administrao Superior do Ministrio Pbico, bem como organizar, supervisionar, orientar e dirigir a execuo das atividades contbeis, de acordo com as exigncias legais administrativas, para operar os elementos necessrios elaborao oramentria, prestao de contas e ao controle interno da situao patrimonial e financeira do Ministrio Pblico, alm de efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos sobre matria de sua rea de atuao por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoio, alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Tcnico em Comunicao Social Classe A, B, C, D, E

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

Referncia I

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior em Comunicao Social e registro profissional; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da Administrao Superior do Ministrio Pbico, bem como coordenar e executar a poltica de comunicao social do Ministrio Pblico, de acordo com as diretrizes estabelecidas, visando a um relacionamento mais efetivo entre a Instituio e a sociedade, bem como efetuar vistorias e percias; outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Tcnico em Planejamento e Administrao Classe A, B, C, D, E

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

Referncia I

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior em Administrao, ou Cincias Econmicas e registro profissional; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas

Participar da elaborao, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da Administrao Superior do Ministrio Pbico, alm de executar a gesto administrativa da Instituio, planejar, pesquisar e realizar estudos econmicos, analisar e organizar mtodos e programas de trabalho, auxiliar na elaborao do oramento, na administrao financeira e participar do planejamento estratgico institucional das reas meio e fim, bem como acompanhar a execuo de projetos prioritrios, verificando sua compatibilidade com as diretrizes e objetivos finais do Ministrio Pblico; efetuar vistorias e percias e outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Anlise de Sistemas em

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

Classes A, B, C, D , E

Referncia 1

03

Pr-requisitos Formao de nvel superior; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; elaborar projetos de sistemas; documentar os sistemas em conjunto com os usurios e as demais reas competentes; analisar e avaliar diagramas, estruturas e descries de entradas e sadas de sistemas; sugerir as caractersticas e quantitativos de equipamentos necessrios utilizao dos sistemas; analisar e avaliar as definies e documentao de arquivos, programas, rotinas de produo e testes de sistemas; identificar, junto ao usurio, as necessidades de alterao de sistemas; treinar os usurios no uso de sistemas; analisar e avaliar procedimentos para instalao da base de dados, assim como coletar dados para teste paralelo de sistemas, sugerindo as modificaes necessrias; propor a adoo de mtodos e normas de trabalho, com vistas a aperfeioar a rotina do usurio; realizar as atividades de manuteno dos sistemas em operao; elaborar pareceres, relatrios e laudos tcnicos quando ordenado por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoios; efetuar vistorias e percias e outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional

Cargos de Nvel Superior

Denominao

Classe

Referncia

Tcnico Ministrio Pblico 03

do

Tcnico Informtica

em

A, B, C,D, E

Pr-requisitos Formao de nvel superior; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; desenvolver atividades envolvendo a execuo de planejamento de configurao de softwares e hardware; utilizao de tcnicas para medio de desempenho e contabilizao do uso de recursos dos sistemas instalados; elaborao de estratgias contra sinistros e fatos afins; gerenciamento de rede de computadores; administrao de sistemas operacionais de redes; emisso de pareceres tcnicos; definio de especificao de hardware, definio de ferramentas de gerenciamento de redes, definio de elementos de redes, definio de equipamentos para transmisso, anlise e definio de servios sobre protocolos de rede, anlise e definio de servios para segurana da informao: ferial, proteo contra intruses, protocolos seguros, deteco de intruses; apoiar a definio da poltica de segurana da informao e desenvolver solues para o seu atendimento; gerenciamento do banco de dados; codificao em linguagens de definio e manipulao de dados; controle de proteo, integridade e concorrncia de banco de dados; administrao de banco de dados relacionais distribudos; projeto de bancos de dados; backup, recuperao, administrao/configurao, tunning, deteco de problemas, fundamentos e desempenho em banco de dados; modelagem de dados; orientao para implantao de sistemas; levantamento de requisitos de projetos; elaborao, reviso e manuteno e documentao de projetos; gerenciamento do andamento de projetos; apoio na definio e a adoo de padres, metodologias e processo de documentao na rea de gerenciamento de projetos; outras atividades compatveis com as atribuies do cargo, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional C L A S S I F I C A O

Cargos de Nvel Superior

Denominao Cargos de Superior Nvel

Categoria Funcional Tcnico em Biblioteconomia

Classe A, B, C ,D ,E

Referncia I

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior em Biblioteconomia e registro profissional; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico;

04

Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, bem como planejar, implantar, organizar, dirigir e executar trabalhos tcnicos, relativos s atividades arquivistas e biblioteconmicas, desenvolvendo sistemas de catalogao, classificao, referncia e conservao do arquivo e do acervo bibliogrfico, para armazenar e recuperar informaes de carter geral e especfico e coloc-las disposio dos usurios, em arquivos, bibliotecas ou em centros de documentao, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Superior

C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Tcnico Legislativo Classe A, B, C ,D , E Referncia I

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior em Direito; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Aprovao em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, bem como dar suporte tcnico jurdico na elaborao dos atos normativos internos e nos projetos de lei, alm de catalogar, compilar e divulgar aos membros do Ministrio Pblico as publicaes oficiais e toda legislao federal e estadual de interesse da instituio; organizar banco de dados jurisprudenciais e atender consultas dos rgos de execuo e Centros de Apoio, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Medicina Ministrio Pblico

03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior em Medicina e registro profissional no Conselho Regional de Medicina; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da rea da sade no mbito de atuao do Ministrio Pblico; auxiliar na interpretao de laudos e outros documentos mdicos; elaborar pareceres tcnicos relativos a questes ligadas medicina, quando requisitado por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoio Operacional ou solicitado pela administrao do MPGO; assessorar os membros do Ministrio Pblico na anlise de processos ou procedimentos administrativos que contenham questes ligadas medicina; zelar pela guarda, conservao, manuteno e limpeza dos equipamentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; manter-se atualizado em relao s tendncias e inovaes de sua rea de atuao e das necessidades do setor/departamento; participar do planejamento para aplicao de tcnicas de trabalho visando a qualidade dos servios prestados no setor de sua atuao; participar de seminrios, treinamentos, congressos e cursos visando o intercmbio e o aperfeioamento profissional em sua rea de atuao; prestar atendimento mdico preliminar nos casos de emergncia verificados na sede do Ministrio Pblico; substituir em seus afastamentos o Tcnico em Medicina do Trabalho, observadas as normas que regulamentam a profisso de mdico; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da administrao do Ministrio Pblico, observadas a regulamentao da profisso de mdico.

Redao dada pela Lei Complementar n 81, de 26-01-2011, art. 31.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Medicina em

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classes A, B, C ,D , E

Referncia 1

Formao de nvel superior em medicina e registro profissional; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos do setor de sade do Ministrio Pblico; auxiliar na interpretao de laudos mdicos e elaborar pareceres tcnicos

quando ordenado por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoios; firmar e conferir atestados e diagnsticos para fins de provimento de cargos, afastamentos, licenas, sindicncias e processos disciplinares; atuar, cumulativamente, como mdico de segurana do trabalho e ocupacional no mbito do Ministrio Pblico; e elaborar laudos tcnicos, quando determinado pela Chefia Imediata ou Institucional, sobre as relaes de trabalho, seus efeitos e conseqncias; realizar exames peridicos, principalmente aqueles cujas atividades exigem, ou apresentam ndice de risco maior, inclusive de readaptao funcional; identificar com outros profissionais as principais medidas de preveno e controle de fatores de risco presentes no ambiente e condies de trabalho, inclusive a correta indicao e limites do uso dos equipamentos de proteo individual (EPI); realizar exames peridicos, principalmente aqueles cujas atividades exigem, ou apresentam ndice de risco maior, inclusive de readaptao funcional; identificar com outros profissionais as principais medidas de preveno e controle de fatores de risco presentes no ambiente e condies de trabalho, inclusive a correta indicao e limites do uso dos equipamentos de proteo individual (EPI); atuar visando essencialmente promoo da sade fsica e mental dos servidores, estudando e gerenciando informaes estatsticas e epidemiolgicas relativas mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilncia da sade e do planejamento, implementao e avaliao de programas de sade, incluindo a orientao para o programa de vacinao; planejar e participar de campanhas de higiene e sade no trabalho, colaborando com a rea de segurana do trabalho; colaborar no treinamento e orientao aos servidores na preveno da sade; participar de estudos laboratoriais, percias e anlises processuais, emitindo pareceres tcnicos; esclarecer e conscientizar os servidores sobre acidentes de trabalho ocupacionais, estimulando-os em favor da preveno; manter permanentemente relacionamento com a CIPA valendo-se ao mximo das observaes, alm apoi-la, trein-la e atend-la; zelar pela segurana individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteo apropriados, quando da execuo dos servios; desenvolver suas atividades, aplicando normas e procedimentos de biossegurana; zelar pela guarda, conservao, manuteno e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; manter-se atualizado em relao s tendncias e inovaes tecnolgicas de sua rea de atuao e das necessidades do setor/departamento; participar do planejamento para aplicao de tcnicas de trabalho visando a qualidade dos servios prestados no setor de sua atuao; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Gesto Ministrio Pblico 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Possuir habilitao para direo de veculos automotores nas categorias A e B ou superior; Conhecimento de Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas

Participar da elaborao, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da Administrao Superior do Ministrio Pbico. Executar a gesto administrativa da Instituio. Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gesto tcnico-administrativas, suporte e apoio logstico visando: a produo de conhecimentos; aes de salvaguarda de assuntos sensveis; operaes de inteligncia institucional; atividades de pesquisa e desenvolvimento cientfico ou tecnolgico, direcionadas obteno e anlise de dados e segurana da informao; o acompanhamento, monitoramento e controle de eventos e indicadores estratgicos. Desenvolver recursos humanos para a gesto tcnico-administrativa e apoio logstico da atividade de inteligncia do Ministrio Pblico. Elaborar anlises conjunturais e prospectivas de cenrios. Desenvolver e operar mquinas, veculos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessrios s atividades tcnicoadministrativas e de apoio logstico da atividade de inteligncia do Ministrio Pblico. Realizar consultas a bancos de dados acerca de matrias de interesse do Ministrio Pblico. Coletar, analisar e produzir conhecimento. Coletar, analisar e produzir conhecimento; realizar consultas a bancos de dados acerca de matrias de interesse do Ministrio Pblico. Efetuar vistorias, laudos e percias na sua rea de atuao. Cumprir as deliberaes do Comit de Segurana Institucional. Operar equipamentos de segurana necessrios ao desempenho de suas atribuies. Conduzir veculos automotores destinados s atividades do MPGO, conforme habilitaes exigidas nos pr-requisitos. Compor, quando solicitado pelos rgos de execuo do MPGO, equipes de trabalho especficas com outros agentes pblicos especializados, voltadas realizao de atividades investigativas da esfera de atribuies da Instituio. Interagir com os rgos de controle de atividades financeiras nacionais e internacionais, alm dos demais rgos congneres, visando o intercmbio de informaes e a troca de experincias. Planejar, executar, coordenar e controlar atividades voltadas para a proteo de conhecimentos. Realizar diligncias em apoio produo e proteo de conhecimentos. Realizar pesquisas cientficas direcionadas obteno e anlise de dados e segurana da informao. Dirigir veculos, e operar equipamentos eletroeletrnicos e sistemas necessrios produo e proteo de conhecimentos. Manter em perfeitas condies de uso e devidamente acondicionados os equipamentos necessrios ao desempenho das atividades institucionais. Cumprir outras determinaes da Chefia Institucional ou imediata compatveis com as suas atribuies. Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da chefia imediata, mediata ou do Procurador-Geral de Justia.
Acrescido pela Lei Complementar n 81, de 26-01-2011, art. 31.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Medicina Ministrio Pblico

do Trabalho 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior em Medicina e registro profissional como mdico especialista em Medicina do Trabalho no respectivo Conselho Regional de Medicina; Ter concludo Residncia Mdica em Medicina do Trabalho ou ter Ttulo de Especialista em Medicina do Trabalho, em qualquer dos casos devidamente reconhecido e registrado pelo Conselho Regional de Medicina; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos do setor de sade do trabalho do Ministrio Pblico; auxiliar na interpretao de laudos mdicos e elaborar pareceres e laudos tcnicos quando requisitado por rgos de execuo ou da Administrao Superior do Ministrio Pblico e Centros de Apoio Operacional; firmar e conferir atestados e diagnsticos para fins de provimento de cargos, afastamentos, licenas, sindicncias e processos disciplinares; atuar no mbito da sade do trabalho e ocupacional do MPGO; elaborar laudos tcnicos, quando determinado pela Chefia Imediata ou Institucional, sobre as relaes de trabalho, insalubridade, periculosidade e incapacidade laboral; realizar exames peridicos e requisitar exames complementares, principalmente em relao s atividades que exigem ou apresentam ndice de risco maior, inclusive de readaptao funcional; identificar, se necessrio, em conjunto com outros profissionais, as principais medidas de preveno e controle de fatores de risco presentes no ambiente e condies de trabalho, inclusive a correta indicao e limites do uso dos Equipamentos de Proteo Individual (EPI) e coletiva; atuar visando essencialmente a promoo da sade fsica e mental dos servidores do MPGO, formulando e gerenciando informaes estatsticas e epidemiolgicas relativas mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilncia da sade e do planejamento, implementao e avaliao de programas de sade, incluindo a orientao para o programa de vacinao; planejar e participar de campanhas e aes de higiene e sade no trabalho, colaborando com a rea de segurana do trabalho; atuar no treinamento e orientao aos servidores quanto preveno de agravos sade; participar de estudos laboratoriais, percias e anlises processuais, emitindo pareceres tcnicos; esclarecer e conscientizar os servidores sobre acidentes de trabalho, estimulando-os em favor da preveno; manter permanente relacionamento profissional com a CIPA, valendo-se ao mximo das observaes por ela apresentada, alm de apoi-la, trein-la e atend-la; zelar pela segurana individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteo apropriados, quando da execuo dos servios; desenvolver suas atividades, aplicando normas e procedimentos de biossegurana; zelar pela guarda, conservao, manuteno e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; manter-se atualizado em relao s

tendncias e inovaes tecnolgicas de sua rea de atuao e das necessidades do setor/departamento; participar do planejamento para aplicao de tcnicas de trabalho visando a qualidade dos servios prestados no setor de sua atuao; prestar os primeiros atendimentos, em situaes emergenciais, aos membros, servidores e visitantes do Ministrio Pblico; propor a articulao e colaborao com rgos e entidades ligados preveno de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho; articular-se e colaborar com os setores responsveis pelos recursos humanos, fornecendo resultados de levantamentos tcnicos de riscos das reas e atividades para subsidiar a adoo de medidas de preveno; informar os servidores e a Diretoria-Geral sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Instituio, seus riscos especficos, bem como as medidas e alternativas de eliminao ou neutralizao dos mesmos; prestar atendimento mdico preliminar nos casos de emergncia verificados na sede do Ministrio Pblico; substituir em seus afastamentos o Tcnico em Medicina observadas as normas que regulamentam a profisso de mdico; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da chefia imediata, mediata ou do Procurador-Geral de Justia.
Acrescido pela Lei Complementar n 81, de 26-01-2011, art. 31.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do Tcnico em A, B, C, D e E I Informtica Ministrio Pblico 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior; Conhecimento da organizao e funes do Ministrio Pblico; Informtica profissional; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da Administrao Superior do Ministrio Pblico; desenvolver atividades envolvendo a execuo de planejamento de configurao de softwares e hardware; utilizao de tcnicas para medio de desempenho e contabilizao do uso de recursos dos sistemas instalados; elaborao de estratgias contra sinistros e fatos afins; gerenciamento de rede de computadores; administrao de sistemas operacionais de redes; participar de operaes quando designados pelos rgos da administrao e/ou execuo; emisso de pareceres e laudos tcnicos; definio de especificao de hardware, definio de ferramentas de gerenciamento de redes, definio de elementos de redes, definio de equipamentos para transmisso, anlise e definio de servios sobre protocolos de rede, anlise e definio de servios para segurana da informao: ferial, proteo contra intruses, protocolos seguros, deteco de intruses; apoiar a definio da poltica de segurana da informao e desenvolver solues para o seu

atendimento; gerenciamento do banco de dados; codificao em linguagens de definio e manipulao de dados; controle de proteo, integridade e concorrncia de banco de dados; administrao de banco de dados relacionais distribudos; projeto de bancos de dados; backup, recuperao, administrao/configurao, tunning, deteco de problemas, fundamentos e desempenho em banco de dados; modelagem de dados; orientao para implantao de sistemas; levantamento de requisitos de projetos; elaborao, reviso e manuteno e documentao de projetos; gerenciamento do andamento de projetos; apoio na definio e a adoo de padres, metodologias e processo de documentao na rea de gerenciamento de projetos; outras atividades compatveis com as atribuies do cargo, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; trabalhar em regime de escala ou revezamento quando verificada a necessidade e assim determinado pela Instituio; exercer outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.
Acrescido pela Lei Complementar n 81, de 26-01-2011, art. 31.

NR

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Edificaes em

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos

Classe A, B, C , D ,E

Referncia 1

04

Formao de nvel superior: o 04 em Engenharia Civil e registro profissional; o 01 em Engenharia Eltrica e registro profissional; o 01 em Arquitetura e Urbanismo e registro profissional; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas 4.1 Tcnico em Engenharia Civil: Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, emitir pareceres tcnicos em sua rea de atuao, quando instado por rgos da administrao, de execuo e Centros de Apoio Operacional; assessorar os membros do Ministrio Pblico na avaliao de processos ou procedimentos administrativos que contenham questes ligadas engenharia civil; assessorar a equipe encarregada do planejamento e de processos licitatrios na conduo dos certames para aquisio de materiais e contratao de servios ligados sua rea de atuao; bem como elaborar projetos, efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior. 4.2 Tcnico em Engenharia Eltrica: Participar do planejamento, execuo e

avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, elaborar projetos eltricos/telefnicos e de redes de cabeamentos estruturados para edificao de prdios da Instituio; elaborar memoriais descritivos, oramentos e cronogramas para as obras de construo e reforma das sedes do MPGO; fiscalizar a execuo das obras de construo e reformas das sedes do MPGO; apresentar estudos para elaborao de polticas institucionais; emitir pareceres tcnicos em sua rea de atuao, quando instado por rgos da administrao, de execuo e Centros de Apoio Operacional do Ministrio Pblico; assessorar os membros do Ministrio Pblico na avaliao de processos ou procedimentos administrativos que contenham questes ligadas engenharia eltrica; assessorar a equipe encarregada do planejamento e de processos licitatrios na conduo dos certames para aquisio de materiais e contratao de servios ligados sua rea de atuao; bem como elaborar projetos, efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior. 4.3 Tcnico em Arquitetura e Urbanismo: Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, elaborar projetos arquitetnicos para edificao de prdios da Instituio; elaborar layout, com estudos de locao de divisrias, mobilirios e decorao dos ambientes dos prdios do MPGO; apresentar estudos para elaborao de polticas institucionais e emitir pareceres tcnicos em sua rea de atuao, quando instado por rgo da administrao, de execuo e Centros de Apoio Operacional do Ministrio Pblico; assessorar os membros do Ministrio Pblico na avaliao de processos ou procedimentos administrativos que contenham questes ligadas arquitetura e urbanismo; bem como elaborar projetos, efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Psicologia em

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A, B, C ,D ,E

Referncia 1

Formao de nvel superior em psicologia e registro profissional; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; auxiliar a execuo da gesto de recursos humanos da Procuradoria Geral de Justia; assessorar os membros do Ministrio Pblico, avaliando as condies intelectuais e emocionais de crianas, adolescentes e adultos em conexo com processos administrativos e/ou judiciais; realizar avaliao psicolgica, individual ou em grupo, por meio de consultas, entrevistas, observaes, aplicao de testes e de outros instrumentos cientficos de avaliao; firmar ou ratificar

declarao, atestado, relatrio, parecer, laudo psicolgico ou pericial; assessorar a comisso de concurso de servidores e de membros nos processo seletivos e nos cursos de formao; elaborar pareceres tcnicos quando instados pelos rgos de execuo ou administrao do Ministrio Pblico e Centros de Apoio; atender e dar o devido encaminhamento do pessoal enviado pelos rgos da administrao ou de execuo do Ministrio Pblico, elaborando relatrio circunstanciado do atendimento; elaborar, quando ordenado, pareceres tcnicos para instruir procedimentos em trmite nas Promotorias de Justia e Centros de Apoio Operacional; auxiliar na promoo da integrao dos servios do Ministrio Pblico com obras, servios, entidades e instituies; diagnosticar situaes, elaborar propostas e aes; realizar avaliao psicolgica social/familiar de membro ou servidor do Ministrio Pblico, apresentando laudo Chefia Imediata ou ao Procurador-Geral de Justia; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior; elaborar instrumentos psicolgicos especficos para avaliao de pessoal, visando subsidiar decises administrativas; auxiliar na formao de planos, programas e projetos do Ministrio Pblico; diagnosticar situaes, elaborar propostas e aes; realizar pesquisas e promover parcerias de trabalho no mbito interno e externo; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da Chefia Imediata ou Institucional.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico em Assistncia Social

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico

Classe A, B, C , D ,E

Referncia 1

03

Pr-requisitos Formao de nvel superior em servio social e registro profissional; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; auxiliar a execuo da gesto de recursos humanos da Procuradoria Geral de Justia; assessorar os membros do Ministrio Pblico na definio das polticas institucionais; elaborar laudos e relatrios para formulao de planos, programas e projetos relacionados sua rea de atuao; pesquisar sobre condies scioeconmicas das famlias quando instado por rgo da administrao ou de execuo do Ministrio Pblico; atender e dar o devido encaminhamento do pessoal enviado pelos rgos da administrao ou de execuo do Ministrio Pblico, elaborando relatrio circunstanciado do atendimento; elaborar, quando ordenado, pareceres tcnicos para instruir procedimentos em trmite nas Promotorias de Justia e Centros de Apoio Operacional; auxiliar na promoo da integrao dos servios do Ministrio Pblico com obras, servios, entidades e instituies; assessorar a comisso de concurso de servidores e de membros nos processo seletivos e nos cursos de formao; elaborar relatrios e laudos especficos para avaliao de pessoal, visando subsidiar decises

administrativas; realizar visitas, colaborar na formao de planos, programas e projetos do Ministrio Pblico; diagnosticar situaes, elaborar propostas e aes; realizar avaliao social/familiar de membro ou servidor do Ministrio Pblico quando o fato ensejador tiver correlao ou provocar reflexo nas atividades laborais, apresentando laudo Chefia Imediata ou ao ProcuradorGeral de Justia; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Jurdico

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A, B, C , D ,E

Referncia 1

Formao de nvel superior em Direito; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, auxiliar na execuo da gesto administrativa da Instituio, assessorar a Administrao Superior e os rgos de execuo do Ministrio Pblico na definio das polticas institucionais; elaborar laudos e relatrios para formulao de planos, programas e projetos relacionados sua rea de atuao, assessorar os rgos de execuo na elaborao de peas jurdicas prprias da atuao ministerial, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico Estatstica em

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos

Classe A, B, C , D ,E

Referncia 1

Formao de nvel superior em Economia ou Matemtica e registro profissional; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica;

04

Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, auxiliar na execuo da gesto administrativa da Instituio, alm de planejar, pesquisar e organizar mtodos e programas de trabalho, auxiliar na elaborao do oramento, na administrao financeira e participar do planejamento estratgico institucional das reas meio e fim, assessorar a Administrao Superior e os rgos de execuo do Ministrio Pblico na definio das polticas institucionais; elaborar laudos e relatrios para formulao de planos, programas e projetos relacionados sua rea de atuao, assessorar os rgos da Administrao no planejamento estratgico institucional, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Superior

C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Tcnico Educao em Classe A, B, C , D ,E Referncia I

Denominao Tcnico Ministrio Pblico do

03

Pr-Requisitos Formao de nvel superior- Licenciatura; Conhecimento das funes do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; auxiliar na elaborao de polticas institucionais e na formulao de planos, programas e projetos relacionados sua rea de atuao; auxiliar nas atividades dos Centros de Apoio Operacional e do Centro de Estudos e Aperfeioamento; emitir pareceres tcnicos por rgo de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoio, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO

Cargos de Nvel Superior

Denominao Tcnico do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos

Categoria Funcional Tcnico Ambiental

Classes A, B, C, D , E

Referncia 1

04

Formao de nvel superior: o 02 em Engenharia Agronmica; o 01 Engenharia Ambiental; o 01 Sociologia; o 01 Biologia; o 01 Gegrafo; o 01 Gelogo; Registro profissional; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas No mbito da sua rea de formao, os tcnicos ambientais devero auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; auxiliar na elaborao de polticas institucionais, no desenvolvimento e na execuo de projetos relacionados a educao ambiental; realizar intercmbio e articulao com entidades ambientalistas; analisar convnios, contratos e acordos de defesa do meio ambiente e do patrimnio histrico, paisagstico e cultural; elaborar laudos e pareceres tcnicos em sua rea de atuao; proceder a anlise e avaliao de EIA/RIAMs e EIBHs encaminhados ao Ministrio Pblico e dos demais processos de licenciamento ambiental; auxiliar na promoo de cursos, palestras e outros eventos de natureza tcnica; atuar como assistente nas percias e laudos tcnicos, quando requisitados e indicados pelos rgos de execuo e administrao do Ministrio Pblico e Centros de Apoio; elaborar projetos e efetuar vistorias e percias; outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Assistente de Informtica

Cargos de Nvel Mdio

Denominao Assistente do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A, B, C , D , E

Referncia 1

Formao de ensino mdio completo; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; desenvolver atividades envolvendo trabalhos de codificao e depurao de programas de

computador; codificao de rotinas lgicas indicadas pelos analistas de sistemas, executando trabalho de montagem, depurao e testes de programas; documentao de programas e rotinas; manuais de utilizao e instalao de sistemas; servios de manuteno em programas j desenvolvidos e presta auxlio ao analista de sistemas nas definies de sistemas e nos treinamentos de usurios; elaborao de pareceres, relatrios e laudos tcnicos quando ordenado por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoios; efetuar vistorias e percias; zelar pela conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Gesto Ministrio Pblico 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Possuir habilitao para direo de veculos automotores nas categorias A e B ou superior; Conhecimento de Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas Participar da elaborao, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da Administrao Superior do Ministrio Pbico. Executar a gesto administrativa da Instituio. Planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gesto tcnico-administrativas, suporte e apoio logstico visando: a produo de conhecimentos; aes de salvaguarda de assuntos sensveis; operaes de inteligncia institucional; atividades de pesquisa e desenvolvimento cientfico ou tecnolgico, direcionadas obteno e anlise de dados e segurana da informao; o acompanhamento, monitoramento e controle de eventos e indicadores estratgicos. Desenvolver recursos humanos para a gesto tcnico-administrativa e apoio logstico da atividade de inteligncia do Ministrio Pblico. Elaborar anlises conjunturais e prospectivas de cenrios. Desenvolver e operar mquinas, veculos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessrios s atividades tcnicoadministrativas e de apoio logstico da atividade de inteligncia do Ministrio Pblico. Realizar consultas a bancos de dados acerca de matrias de interesse do Ministrio Pblico. Coletar, analisar e produzir conhecimento. Coletar, analisar e produzir conhecimento; realizar consultas a bancos de dados acerca de matrias de interesse do Ministrio Pblico. Efetuar vistorias, laudos e percias na sua rea de atuao. Cumprir as deliberaes do Comit de Segurana Institucional. Operar equipamentos de segurana necessrios ao desempenho de suas atribuies. Conduzir veculos automotores destinados s atividades do MPGO, conforme habilitaes

exigidas nos pr-requisitos. Compor, quando solicitado pelos rgos de execuo do MPGO, equipes de trabalho especficas com outros agentes pblicos especializados, voltadas realizao de atividades investigativas da esfera de atribuies da Instituio. Interagir com os rgos de controle de atividades financeiras nacionais e internacionais, alm dos demais rgos congneres, visando o intercmbio de informaes e a troca de experincias. Planejar, executar, coordenar e controlar atividades voltadas para a proteo de conhecimentos. Realizar diligncias em apoio produo e proteo de conhecimentos. Realizar pesquisas cientficas direcionadas obteno e anlise de dados e segurana da informao. Dirigir veculos, e operar equipamentos eletroeletrnicos e sistemas necessrios produo e proteo de conhecimentos. Manter em perfeitas condies de uso e devidamente acondicionados os equipamentos necessrios ao desempenho das atividades institucionais. Cumprir outras determinaes da Chefia Institucional ou imediata compatveis com as suas atribuies. Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da chefia imediata, mediata ou do Procurador-Geral de Justia.

01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Medicina Ministrio Pblico 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior em Medicina e registro profissional no Conselho Regional de Medicina; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos da rea da sade no mbito de atuao do Ministrio Pblico; auxiliar na interpretao de laudos e outros documentos mdicos; elaborar pareceres tcnicos relativos a questes ligadas medicina, quando requisitado por rgos de execuo do Ministrio Pblico e Centros de Apoio Operacional ou solicitado pela administrao do MPGO; assessorar os membros do Ministrio Pblico na anlise de processos ou procedimentos administrativos que contenham questes ligadas medicina; zelar pela guarda, conservao, manuteno e limpeza dos equipamentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; manter-se atualizado em relao s tendncias e inovaes de sua rea de atuao e das necessidades do setor/departamento; participar do planejamento para aplicao de tcnicas de trabalho visando a qualidade dos servios prestados no setor de sua atuao; participar de seminrios,

treinamentos, congressos e cursos visando o intercmbio e o aperfeioamento profissional em sua rea de atuao; prestar atendimento mdico preliminar nos casos de emergncia verificados na sede do Ministrio Pblico; substituir em seus afastamentos o Tcnico em Medicina do Trabalho, observadas as normas que regulamentam a profisso de mdico; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da administrao do Ministrio Pblico, observadas a regulamentao da profisso de mdico. 01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do A, B, C, D e E I Tcnico em Medicina Ministrio Pblico do Trabalho 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior em Medicina e registro profissional como mdico especialista em Medicina do Trabalho no respectivo Conselho Regional de Medicina; Ter concludo Residncia Mdica em Medicina do Trabalho ou ter Ttulo de Especialista em Medicina do Trabalho, em qualquer dos casos devidamente reconhecido e registrado pelo Conselho Regional de Medicina; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. 04 Descrio Sumria das Tarefas Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas, pesquisas e diagnsticos do setor de sade do trabalho do Ministrio Pblico; auxiliar na interpretao de laudos mdicos e elaborar pareceres e laudos tcnicos quando requisitado por rgos de execuo ou da Administrao Superior do Ministrio Pblico e Centros de Apoio Operacional; firmar e conferir atestados e diagnsticos para fins de provimento de cargos, afastamentos, licenas, sindicncias e processos disciplinares; atuar no mbito da sade do trabalho e ocupacional do MPGO; elaborar laudos tcnicos, quando determinado pela Chefia Imediata ou Institucional, sobre as relaes de trabalho, insalubridade, periculosidade e incapacidade laboral; realizar exames peridicos e requisitar exames complementares, principalmente em relao s atividades que exigem ou apresentam ndice de risco maior, inclusive de readaptao funcional; identificar, se necessrio, em conjunto com outros profissionais, as principais medidas de preveno e controle de fatores de risco presentes no ambiente e condies de trabalho, inclusive a correta indicao e limites do uso dos Equipamentos de Proteo Individual (EPI) e coletiva; atuar visando essencialmente a promoo da sade fsica e mental dos servidores do MPGO, formulando e gerenciando informaes estatsticas e epidemiolgicas

relativas mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilncia da sade e do planejamento, implementao e avaliao de programas de sade, incluindo a orientao para o programa de vacinao; planejar e participar de campanhas e aes de higiene e sade no trabalho, colaborando com a rea de segurana do trabalho; atuar no treinamento e orientao aos servidores quanto preveno de agravos sade; participar de estudos laboratoriais, percias e anlises processuais, emitindo pareceres tcnicos; esclarecer e conscientizar os servidores sobre acidentes de trabalho, estimulando-os em favor da preveno; manter permanente relacionamento profissional com a CIPA, valendo-se ao mximo das observaes por ela apresentada, alm de apoi-la, trein-la e atend-la; zelar pela segurana individual e coletiva, utilizando equipamentos de proteo apropriados, quando da execuo dos servios; desenvolver suas atividades, aplicando normas e procedimentos de biossegurana; zelar pela guarda, conservao, manuteno e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais utilizados, bem como do local de trabalho; manter-se atualizado em relao s tendncias e inovaes tecnolgicas de sua rea de atuao e das necessidades do setor/departamento; participar do planejamento para aplicao de tcnicas de trabalho visando a qualidade dos servios prestados no setor de sua atuao; prestar os primeiros atendimentos, em situaes emergenciais, aos membros, servidores e visitantes do Ministrio Pblico; propor a articulao e colaborao com rgos e entidades ligados preveno de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho; articular-se e colaborar com os setores responsveis pelos recursos humanos, fornecendo resultados de levantamentos tcnicos de riscos das reas e atividades para subsidiar a adoo de medidas de preveno; informar os servidores e a Diretoria-Geral sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Instituio, seus riscos especficos, bem como as medidas e alternativas de eliminao ou neutralizao dos mesmos; prestar atendimento mdico preliminar nos casos de emergncia verificados na sede do Ministrio Pblico; substituir em seus afastamentos o Tcnico em Medicina observadas as normas que regulamentam a profisso de mdico; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio da chefia imediata, mediata ou do Procurador-Geral de Justia. 01 Grupo Ocupacional Cargos de Nvel Superior 02 CLASSIFICAO DENOMINAO CATEGORIA CLASSE REFERNCIA FUNCIONAL Tcnico do Tcnico em A, B, C, D e E I Informtica Ministrio Pblico 03 PR-REQUISITOS Formao de nvel superior; Conhecimento da organizao e funes do Ministrio Pblico; Informtica profissional; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas

Participar do planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da Administrao Superior do Ministrio Pblico; desenvolver atividades envolvendo a execuo de planejamento de configurao de softwares e hardware; utilizao de tcnicas para medio de desempenho e contabilizao do uso de recursos dos sistemas instalados; elaborao de estratgias contra sinistros e fatos afins; gerenciamento de rede de computadores; administrao de sistemas operacionais de redes; participar de operaes quando designados pelos rgos da administrao e/ou execuo; emisso de pareceres e laudos tcnicos; definio de especificao de hardware, definio de ferramentas de gerenciamento de redes, definio de elementos de redes, definio de equipamentos para transmisso, anlise e definio de servios sobre protocolos de rede, anlise e definio de servios para segurana da informao: ferial, proteo contra intruses, protocolos seguros, deteco de intruses; apoiar a definio da poltica de segurana da informao e desenvolver solues para o seu atendimento; gerenciamento do banco de dados; codificao em linguagens de definio e manipulao de dados; controle de proteo, integridade e concorrncia de banco de dados; administrao de banco de dados relacionais distribudos; projeto de bancos de dados; backup, recuperao, administrao/configurao, tunning, deteco de problemas, fundamentos e desempenho em banco de dados; modelagem de dados; orientao para implantao de sistemas; levantamento de requisitos de projetos; elaborao, reviso e manuteno e documentao de projetos; gerenciamento do andamento de projetos; apoio na definio e a adoo de padres, metodologias e processo de documentao na rea de gerenciamento de projetos; outras atividades compatveis com as atribuies do cargo, bem como efetuar vistorias, percias e emitir pareceres tcnicos; trabalhar em regime de escala ou revezamento quando verificada a necessidade e assim determinado pela Instituio; exercer outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Assistente Administrativo

Cargos de Nvel Mdio

Denominao Auxiliar do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A, B, C , D ,E

Referncia 1

Formao de nvel mdio; Conhecimentos sobre as funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas

Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico. Executar tarefas administrativas para gesto das reas administrativas da Procuradoria Geral de Justia, tais como: protocolo, arquivo, oramento, finanas, pessoal, material, patrimnio, informtica, rgos colegiados, controladoria, etc. aplicando princpios de organizao e mtodos; coletar, classificar e registrar dados da atuao do Ministrio Pblico nas reas meio e fim; zelar pelos equipamentos e materiais da unidade ou rgo, de acordo com o controle de estoque e tombamento; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; gerir as rotinas burocrticas da unidade ou rgo; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico em Segurana do Trabalho

Cargos de Nvel Mdio

Denominao Auxiliar do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A, B, C, D, E

Referncia 1

Formao de nvel mdio; Formao em curso tcnico de segurana do trabalho devidamente reconhecido; Conhecimentos sobre as funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; informar Chefia Imediata, atravs de parecer tcnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como cientific-lo sobre as medidas de eliminao e neutralizao; informar os servidores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminao e neutralizao; analisar os mtodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho e a presena de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminao ou seu controle; executar os procedimentos de segurana e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcanados, adequando-os as estratgias utilizadas de maneira a integrar o processo prevencionista em uma planificao em prol da eficincia; executar programas de preveno de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho nos ambientes do Ministrio Pblico, com a participao dos servidores, acompanhando e avaliando seus resultados, bem como sugerindo constante atualizao dos mesmos e estabelecendo procedimentos a serem seguidos; propor a realizao de debates, encontros, campanhas, seminrios, palestras, reunies, treinamentos e utilizao de outros recursos de ordem didtica e pedaggica com o objetivo de divulgar as normas de segurana e higiene do trabalho, assuntos tcnicos, administrativos e prevencionistas, visando evitar acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho; executar as normas de segurana referentes a projetos de construo, ampliao, reforma, arranjos fsicos e de fluxos, com vistas observncia das medidas de segurana e higiene do trabalho, inclusive por terceiros;encaminhar aos setores e reas

competentes normas, regulamentos, documentao, dados estatsticos, resultados de anlises e avaliaes, materiais de apoio tcnico, educacional e outros de divulgao para conhecimento e auto desenvolvimento dos servidores; indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteo contra incndio, recursos audiovisuais e didticos e outros materiais considerados indispensveis, de acordo com a legislao vigente, dentro das qualidades e especificaes tcnicas recomendadas, avaliando seu desempenho; cooperar com as atividades do meio ambiente, orientando quanto ao tratamento e destinao dos resduos industriais, incentivando e conscientizando o trabalhador da sua importncia para a vida; orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurana e higiene do trabalho previstos na legislao ou constantes em contratos de prestao de servios; executar as atividades ligadas segurana e higiene do trabalho utilizando mtodos e tcnicas cientficas, observando dispositivos legais e institucionais que objetivem a eliminao, controle ou reduo permanente dos riscos de acidentes do trabalho e a melhoria das condies do ambiente, para preservar a integridade fsica e mental dos servidores; levantar e estudar os dados estatsticos de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho, calcular a freqncia e a gravidade destes para ajustes das aes prevencionistas, normas, regulamentos e outros dispositivos de ordem tcnica, que permitam a proteo coletiva e individual; articular-se e colaborar com os setores responsveis pelos recursos humanos, fornecendo resultados de levantamentos tcnicos de riscos das reas e atividades para subsidiar a adoo de medidas de preveno; informar os servidores e a Diretoria-Geral sobre as atividades insalubres, perigosas e penosas existentes na Instituio, seus riscos especficos, bem como as medidas e alternativas de eliminao ou neutralizao dos mesmos; avaliar as condies ambientais de trabalho e emitir parecer tcnico que subsidie o planejamento e a organizao do trabalho de forma segura para o servidor; propor a articulao e colaborao com os rgos e entidades ligados a preveno de acidentes do trabalho, doenas profissionais e do trabalho; participar de seminrios, treinamentos, congressos e cursos visando o intercmbio e o aperfeioamento profissional; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Mdio

C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Assistente Programador Classe A, B, C , D,E Referncia II

Denominao Assistente Ministrio Pblico do

03

Pr-Requisitos Formao de nvel mdio; Conhecimentos sobre as funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; desenvolver atividades envolvendo o desenvolvimento e manuteno de programas, elaborao de diagramao e codificao em linguagem de computador, alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Mdio

C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Assistente Fotogrfico Classe A, B, C , D ,E Referncia II

Denominao Assistente do Ministrio Pblico

03

Pr-Requisitos Formao de nvel mdio. Conhecimentos sobre as funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; realizar a cobertura, filmar e registrar fotograficamente fatos de interesse da Administrao Superior do Ministrio Pblico e dos seus rgos de execuo; alm de outras atividades afins; executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critrio de seu superior.

01 02

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Mdio

C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Assistente Recepcionista Classe A, B, C ,D,E Referncia II

Denominao Assistente do Ministrio Pblico

03

Pr-Requisitos Formao de nvel mdio; Informtica bsica;

04

Conhecimentos de organizao do Ministrio Pblico; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao. Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, executar tarefas administrativas para gesto das reas administrativas da Procuradoria Geral de Justia, tais como recepcionar, acompanhar e encaminhar pessoas em visita Procuradoria Geral de Justia, assegurando atendimento eficaz queles que procuram os rgos de administrao do Ministrio Pblico, auxiliar no atendimento ao pblico; receber, autuar e controlar a tramitao de processos administrativos e judiciais atinentes unidade ou rgo, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; organizar preencher e manter os livros obrigatrios da unidade ou rgo; controlar a emisso e o recebimento de expedientes; organizar o arquivo da unidade ou rgo; redigir ou digitar documentos diversos; cuidar das correspondncias; auxiliar na realizao de diligncias e audincias; organizar agenda e contatos de interesse da unidade ou rgo, com os devidos registros; zelar pelos equipamentos e materiais da unidade ou rgo, mantendo controle de estoque e tombamento; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; gerir as rotinas burocrticas da unidade ou rgo; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional C L A S S I F I C A O Categoria Funcional Secretrio Assistente

Cargos de Nvel Mdio

Denominao Assistente do Ministrio Pblico

Classe A,B,C

Referncia II

03

Pr-Requisitos Formao de nvel mdio; Conhecimentos de organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

04

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, executar tarefas administrativas para gesto das reas administrativas da Procuradoria-Geral de Justia, tais como assegurar atendimento eficaz queles que procuram os rgos de administrao do Ministrio Pblico, auxiliar no atendimento ao pblico; receber, autuar e controlar a tramitao de processos administrativos e judiciais atinentes unidade ou rgo, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; organizar preencher e manter os livros obrigatrios da unidade ou rgo; controlar a emisso e o recebimento de expedientes; organizar o arquivo da unidade ou rgo; redigir ou digitar documentos diversos; cuidar das correspondncias; auxiliar na realizao de diligncias e audincias; organizar

agenda e contatos de interesse da unidade ou rgo, com os devidos registros; zelar pelos equipamentos e materiais da unidade ou rgo, mantendo controle de estoque e tombamento; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; gerir as rotinas burocrticas da unidade ou rgo; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Secretrio Auxiliar

Cargos de Nvel Bsico

Denominao Auxiliar do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A

Referncia 1

Formao de ensino fundamental completo; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico e dos rgos de execuo, auxiliar no atendimento ao pblico; receber, autuar e controlar a tramitao de processos administrativos e judiciais atinentes unidade ou rgo, cumprindo despachos e registrando-os devidamente; organizar preencher e manter os livros obrigatrios da unidade ou rgo; controlar a emisso e o recebimento de expedientes; organizar o arquivo da unidade ou rgo; redigir ou digitar documentos diversos; cuidar das correspondncias; auxiliar na realizao de diligncias e audincias; organizar agenda e contatos de interesse da unidade ou rgo, com os devidos registros; zelar pelos equipamentos e materiais da unidade ou rgo, mantendo controle de estoque e tombamento; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; substituir temporariamente o oficial de promotoria; auxiliar na organizao das rotinas burocrticas da unidade ou rgo; compilar os dados para a elaborao do relatrio estatstico mensal das atividades desenvolvidas pela unidade ou rgo; secretariar os promotores de justia em suas atividades funcionais; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Oficial de Promotoria

Cargos de Nvel Bsico

Denominao Auxiliar do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos

Classe A, B, C , D , E

Referncia 1

04

Formao de ensino fundamental completo; Possuir carteira nacional de habilitao categorias A e B; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico, realizar diligncias; fazer notificaes, convocaes e intimaes; entregar ou receber quaisquer outros expedientes da promotoria de justia; zelar pela boa conservao do veculo da promotoria de justia; lavrar certides e informaes acerca de suas atividades; conduzir o Promotor de Justia em seus deslocamentos e viagens, quando ordenado; auxiliar no atendimento ao pblico; ajudar nas tarefas realizadas pelo secretrio auxiliar, podendo substitu-lo temporariamente, quando assim determinado pelo Promotor de Justia ou chefe imediato; receber, estocar e fornecer materiais e equipamentos da Promotoria de Justia; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Auxiliar Motorista

Cargos de Nvel Bsico

Denominao Auxiliar do Ministrio Pblico 03 Pr-requisitos 04

Classe A

Referncia 1

Formao de ensino fundamental completo; Possuir carteira nacional de habilitao categorias A e D; Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico; Informtica bsica; Ser aprovado em concurso pblico e curso de formao.

Descrio Sumria das Tarefas Dirigir os veculos do Ministrio Pblico; transportar servidores e membros do Ministrio Pblico, bem como materiais e equipamentos, auxiliando na carga e descarga destes; entregar e buscar correspondncias, processos e outros expedientes; auxiliar nas tarefas do oficial de promotoria quando ordenado pelo Promotor de Justia ou pela chefia imediata; zelar pela boa conservao do veculo utilizado, e comunicar imediatamente qualquer problema detectado; preencher relatrios acerca de suas atividades; acompanhar o Promotor de Justia em diligncias externas; outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata. ANEXO V TABELA DAS TAREFAS TPICAS E PR-REQUISITOS

- Redao dada pela Lei Complementar n 75, de 21-09-2009, art. 9.

01

Grupo Ocupacional

Cargos de Nvel Mdio

02 Denominao Assistente do Ministrio Pblico 03

CLASSIFICAO Categoria Funcional Tcnico em Arquivo Classe A, B, C, D e E Referncia I

Pr-requisitos - Formao de nvel mdio completa (2 grau), com os requisitos do art. 1, incisos III e V, da Lei federal n 6.546, de 04 de julho de 1978. - Noes bsicas de informtica. - Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico. - Ser aprovado em concurso pblico.

04

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; receber, registrar e distribuir documentos; controlar a classificao de documentos; arranjar, descrever e executar as demais tarefas necessrias guarda e conservao dos documentos, assim como prestar informaes relativas aos mesmos; preparar documentos de arquivos para microfilmagem; conservar os microfilmes para utilizao; preparar documentos de arquivos para processamento eletrnico de dados; preparar documentos para digitalizao; executar tarefas administrativas para gesto da Procuradoria Geral de Justia, tais como recepcionar, acompanhar e encaminhar a documentao recebida e expedida pelo Ministrio Pblico, assegurando eficaz gesto documental; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; gerir as rotinas burocrticas da unidade ou rgo de arquivo; propor ao setor competente a criao ou aperfeioamento de rotinas para arquivamento da documentao da Instituio; auxiliar na gesto da documentao de todas as unidades administrativas do Ministrio Pblico; zelar pela conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados; exercer outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata.

01 02 Denominao

Grupo Ocupacional CLASSIFICAO Categoria Funcional Auxiliar de Segurana

Cargos de Nvel Bsico Classe A, B, C, D e E Referncia I

Auxiliar do Ministrio Pblico 03

Pr-requisitos - Formao de nvel bsico completa. - Noes bsicas de informtica. - Conhecimento das funes e organizao do Ministrio Pblico. - Ser aprovado em concurso pblico.

04

Descrio Sumria das Tarefas Auxiliar no planejamento, execuo e avaliao de planos, projetos, programas

e pesquisas da administrao superior do Ministrio Pblico; receber, registrar e distribuir documentos referentes sua rea de atuao; auxiliar no controle de movimentao e permanncia de pessoas nas instalaes do Ministrio Pblico; atender ao pblico, prestando as informaes necessrias; comunicar respectiva chefia irregularidades pertinentes segurana das quais tomar conhecimento; auxiliar na vigilncia das instalaes anexas e externas das sedes do Ministrio Pblico; executar as tarefas atinentes segurana fsica das instalaes e de dignitrios no mbito do Ministrio Pblico; redigir e digitar; auxiliar na execuo de tarefas administrativas relativas rea de segurana do Ministrio Pblico; operar equipamentos diversos necessrios ao desempenho de suas tarefas; descrever e executar a classificao legal de documentos da rea de segurana; zelar pela conservao e guarda das ferramentas e equipamentos utilizados; exercer outras atividades afins; cumprir com as demais ordens emanadas da chefia imediata. ANEXO VI (1) Tabela de Vencimentos dos Cargos Efetivos
Vide Lei n 14.810, de 1-7-2004.

(1) Alterado pela L.C. n 25/98, art. 252. Referncia I II III Vencimento R$ 560,00 R$ 280,00 R$ 140,00

ANEXO VII Tabela de Vencimentos dos Cargos em Comisso


Vide Lei n 14.810, de 1-7-2004.

Smbolo DAS 1 CDS 1 (1) DAI 2

Vencimento R$ 621,12 R$ 559,00 R$ 149,98

Gratificao R$ 1.378,88 R$ 1.241,00 R$ 332,95

(1) Alterado pela Lei n 13.522, de 4-10-1999.

ANEXO VIII Tabela dos Valores de Encargos Gratificados


Vide Lei n 14.810, de 1-7-2004.

Smbolo CDMP

Valores R$ 120,00

ANEXO IX Cronograma de Provimento das Promotorias de Justia Comarca Goinia Anpolis 1 ano 08 2 ano 04 01 3 ano 03 02

Aparecida de Goinia Itumbiara e Rio Verde * Catalo, Formosa, Jata e Luzinia * Bom Jesus , Caldas Novas, Campos Belos, Ceres, Cristalina, Goiansia, Gois, Goiatuba, Inhumas, Ipameri, Ipor, Itabera, Jaragu, Jussara, Mineiros, Morrinhos, Niquelndia, Piracanjuba, Porangatu, Posse, Quirinpolis, Santa Helena de Gois, Trindade, Uruau e Valparaso.

08

03 02 01 08

02 01 01 09

* Os nmeros referem-se a cada uma das Comarcas.

Este texto no substitui o publicado no D.O. de 13-11-1997.

Вам также может понравиться