Вы находитесь на странице: 1из 10

Um gerador de Van de Graaff uma mquina eletrosttica que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert

t Jemison van de Graaff por volta de 1929. A mquina foi logo empregada em fsica nuclear para produzir as tenses muito elevadas necessrias em aceleradores de partculas. Verses pequenas do gerador de van de graff so freqentemente vistas em demonstraes sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que conseqentemente se repelem.

Esquema de funcionamento do gerador: 1 esfera de metal, 2 eletrodo conectado a esfera, com uma escova na ponta para assegurar a ligao entre a esfera e a correia, 3 rolete superior, 4lado positivo da correia, 5 lado negativo da correia, 6 rolete inferior, 7 eletrodo inferior, 8 basto terminado em esfera usado para descarregar a cpula, 9fasca produzida pela diferena de potencial

O gerador bsico com excitao por atrito composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metlicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia so o acrlico ou o PVC. Os roletes so de materiais diferentes, ao menos um deles condutores(como Teflon e alumnio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfcie externa da correia atravs das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cpula. A cpula faz com que a carga eltrica, que se localiza no exterior dela, no gere campo eltrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuam a ser extraidas da correia como se estivessem indo para terra, e tenses muito altas so facilmente alcanadas. O terminal pode atingir um potencial de vrios milhes de Volts, no caso dos grandes geradores utilizados para experincias de fsica atmica, ou at centenas de milhares de Volts nos pequenos geradores utilizados para demonstraes nos laboratrios de ensino. Geradores profissionais utilizam sistemas eletrnicos, para depositar carga na correia, eliminando assim as instabilidades de desempenho causadas pela excitao por atrito e permitindo regulao precisa da tenso obtida. A operao dentro de cmaras de alta presso contendo gases especiais permite maior densidade de carga na correia sem ionizao, aumentando a corrente que carrega o terminal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_Van_de_Graaff

Gerador de Van de Graaff


O Gerador Van de Graaff uma mquina que utiliza uma Correia Mvel para acumular Tenso Eletrosttica muito alta na cavidade de uma Esfera de Metal. Robert Van de Graaff (1901-1967), fsico Americano, foi o criador do instrumento. Ele construiu o primeiro destes geradores, por volta de 1930, para acelerar Partculas Atmicas, Figura 1.

Figura 1: Robert J. Van de Graaff e uma das primeiras verses do Gerador Van de Graaff No interior do Gerador de Van de Graaff, a Correia Mvel est acoplada a uma Roldana de Plstico, Figura 2. Quando o Motor aciona a Roldana, a Correia fricciona a Roldana de Plstico, transferindo Cargas Negativas para ela. Enquanto o Motor continua a acionar a Roldana, as Cargas Negativas na Roldana acumulam-se e induzem Cargas Positivas na Escova de Metal de forma afiada. O Campo Eltrico, entre a Roldana e a Escova, aumenta e o ar volta da Escova Ioniza-se. As Cargas Positivas das molculas de ar so repelidas da Escova e transferidas para a superfcie da Correia. Estas Cargas Positivas so a seguir transportadas para dentro da cavidade da Esfera de Metal, que se chama Abbada, e transferidas, a partir da Escova de Metal de forma afiada, para a Abbada Esfrica, atravs da Ionizao do ar. Este processo permite acumular uma grande quantidade de Cargas Positivas na superfcie da Abbada Esfrica e o seu potencial aumenta.

Figura 2: Estrutura Bsica do Gerador de Van de Graaff Quando o Basto de Metal colocado perto da Esfera de Metal se a diferena de Tenso entre o Basto de Metal e a Esfera de Metal chegar a atingir 30,000 Volts por centmetro de ar seco. Uma Corrente flui da Esfera de Metal para o Basto de Metal, atravs do ar seco, podendo verse as correspondentes fascas, Figura 3.

Figura 3: O Basto de Metal na proximidade da esfera de metal

Processos de Eletrizao A- Existem trs tipos de Eletrizao de corpos: por atrito; por contato; por induo. 1- Eletrizao por Atrito Tem-se a eletrizao por atrito quando atrita-se dois corpos . Ex.: pegando-se um canudinho de refrigerante e atritando-o com um pedao de papel (pode ser higinico); observa-se atravs de experimentos que ambos ficam carregados com a mesma quantidade de cargas , porem de sinais contrrios. 2- Eletrizao por Contato Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, observa-se que ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal. Ex.: tendo-se um basto carregado e uma esfera neutra inicialmente, ao tocar-se as esfera com este basto verifica-se que a esfera adquire a carga de mesmo sinal daquela presente no basto. 3- Eletrizao por Induo A induo ocorre quando se tem um corpo que esta inicialmente eletrizado e colocado prximo a um corpo neutro. Com isso, a configurao das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrario a do basto tendem a se aproximar do mesmo. Porm, as de sinais contrrios tendem a ficar o mais afastadas possvel. Ou seja, na induo ocorre a separao entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAF-UAA/gerador-van-graaff

O gerador de Van der Graaff


Van der Graaff inventou o gerador que levou seu nome em 1931, com o propsito de produzir uma diferena de potencial muito alta (da ordem de 20 milhes de volts) para acelerar partculas carregadas que se chocavam contra blocos fixos. Os resultados das colises nos informam das caractersticas dos ncleos do material que constituem o bloco. O gerador de Van der Graaff um gerador de corrente constante, enquanto que a bateria um gerador de voltagem constante, o que varia a intensidade dependendo de quais os aparelhos que so conectados. O gerador de Van der Graaff muito simples, consta de um motor, duas polias, uma correia ou cinta, duas hastes ou terminais feitos de finos fios de cobre e uma esfera oca onde se acumula a carga transportada pela cinta.

Na figura, mostrada um esquema do gerador de Van der Graaff. Um condutor metlico oco A de forma aproximadamente esfrica, est suspenso por suportes isolantes de plstico, atornilados em um p metlico C conectado a terra. Uma correia ou cinta de borracha (no condutora) D se move entre duas polias E e F. A polia F acionada mediante um motor eltrico. Duas hastes G e H so feitos de fios condutores muito finos, esto situados a altura do eixo das polias. As pontas das hastes esto muito prximas porem no tocam a cinta.

O ramo esquerdo da cinta transportadora se move para cima, transporta um fluxo contnuo de carga positiva para o condutor oco A. Ao chegar a G e devido a propriedade das pontas criado um campo suficientemente intenso para ionizar o ar situado entre a ponta G e a cinta. O ar ionizado proporciona o meio para que a carga passe da cinta a ponta G e a seguir, ao condutor oco A, devido a propriedade das cargas que so introduzidas no interior de um condutor oco (cubeta de Faraday).

Funcionamento do gerador de Van der Graaff Foi estudado qualitativamente como produzida a eletricidade esttica, quando posto em contato dois materiais no condutores. Agora explicaremos como adquire a cinta a carga que transporta at o terminal esfrico.
Em primeiro lugar, se eletrifica a superfcie da polia inferior F devido a que a superfcie da polia e a cinta so feitos de materiais diferentes. A cinta e a superfcie do rolo cilndrico (polia) adquirem cargas iguais e de sinais contrrio. Contudo, a densidade de carga muito maior na superfcie da polia que na cinta, j que as cargas se estendem por uma superfcie muito maior Suponhamos que escolhido os materiais da cinta e da superficie do rolo de modo que a cinta adquire uma carga negativa e a superfcie da polia uma carga positiva, tal como se v na figura. Se uma agulha metlica colocada prximo da superfcie da cinta, a altura de seu eixo, produzido um intenso campo eltrico entre a ponta da agulha e a superfcie da polia. As molculas de ar no espao entre ambos elementos se ionizam, criando uma ponte condutora pela qual circulam as cargas desde a ponta metlica para a cinta. As cargas negativas so atradas para a superfcie da polia, porem no meio do caminho se encontra a cinta, e se depositam em sua superfcie, cancelando parcialmente a carga positiva da polia. Porem a cinta se move para cima, e o processo comea de novo.

A polia superior E atua em sentido contrrio a inferior F, no pode estar carregada positivamente ter que ter uma carga negativa ou ser neutra (uma polia cuja superfcie metlica). Existe a possibilidade de mudar a polaridade das cargas que transporta a cinta mudando os materiais da polia inferior e da cinta. Se a cinta feita de borracha, e a polia inferior feita de nylon coberto com uma camada de plstico, na polia criada uma carga negativa e a borracha positiva. A cinta

transporta para cima a carga positiva. Esta carga como j foi explicado, passa a superfcie do condutor oco. Se usada um material neutro na polia superior E a cinta no transporta cargas para baixo. Se usado nylon na polia superior, a cinta transporta carga negativa para baixo, esta carga vem do condutor oco. Deste modo, a cinta carrega positivamente o condutor oco tanto em seu movimento ascendente como descendente. As caractersticas do gerador de Van der Graaff que dispomos no laboratrio de Fsica da E.U.I.T.I. de Eibar, so os seguintes:

Dimetro da esfera condutora 21 cm Capacidade 15 pF Tenso mxima 150-200 kV Mxima corrente 6 A

http://www.fisica.ufs.br/egsantana/elecmagnet/campo_electrico/graaf/graaf.htm

Outra experincia muito divertida e at um pouco engraada a dana dos papeis. Isso pode ser explicado porque a cpula carrega-se positivamente e como os papeis tambm possuem cargas eltricas positivas, ocorrendo repulso de cargas. http://gvdgcefet.blogspot.com.br/p/experimentos.html

ALINE
Este equipamento foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 1967) que, motivado por uma conferncia que assistira de Marie Curie, passou a se dedicar a pesquisas no campo da Fsica Atmica. Uma das consequncias destes estudos a construo do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicao direta em vrias reas doconhecimento como na medicina e na indstria. Funcionamento:

Nas escolas, este aparelho destinado ao estudo experimental da eletrosttica. Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor eltrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metlica oca. Atravs de pontas metlicas a correia recebe carga eltrica de um gerador de alta tenso. A correia eletrizada transporta as cargas at o interior da esfera metlica, onde elas so coletadas por pontas metlicas e conduzidas para a superfcie externa da esfera.

http://www.infoescola.com/fisica/gerador-de-van-de-graaff/

O gerador
Agora que voc aprendeu algo sobre eletrosttica e eletricidade esttica, fcil de entender o propsito do gerador Van de Graaff. Um gerador desse tipo um dispositivo projetado para criar eletricidade esttica e torn-la disponvel para experimentos. O fsico americano Robert Jemison Van de Graaff inventou o gerador Van de Graaff em 1931. O dispositivo, que leva seu nome, tem a capacidade de produzir voltagens extremamente altas, at 20 milhes de volts. Van de Graaff inventou o gerador para fornecer a alta energia necessria para os primeiros aceleradores de partculas. Nos Estados Unidos, esses aceleradores de partculas eram conhecidos como esmagadores de tomos por acelerar partculas subatmicas a grandes velocidades e depois as "esmagar" contra os tomos do alvo. As colises resultantes criavam outras partculas subatmicas e radiao de alta energia como os raios X. A capacidade de criar essas colises de alta energia o fundamento das fsicas nuclear e de partculas. Os geradores Van de Graaff so descritos como dispositivos eletrostticos de corrente constante. Quando uma carga colocada num gerador desse tipo, a corrente (amperagem) continua a mesma. a voltagem (tenso) que varia com a carga. No caso desse gerador, conforme voc se aproxima do terminal de sada (esfera) com um objeto aterrado, a voltagem diminui, mas a corrente permanece a mesma. De maneira oposta, as baterias so conhecidas como dispositivos de "voltagem constante" porque, quando so ligadas a um circuito, a voltagem permanece a mesma. Um bom exemplo a bateria do carro. Uma bateria de carro totalmente carregada produz cerca de 12,75 volts. Se voc acender os faris e checar a voltagem, ver que ela continua relativamente a mesma. Ao mesmo tempo, a corrente vai variar com a carga. Seus faris, por exemplo, necessitam de 10 ampres, mas seuslimpadores de pra-brisas podem necessitar de somente 4 ampres. Independentemente do que voc ligar, a voltagem continuar a mesma. Existem dois tipos de geradores Van de Graaff: para carregar, um deles usa uma fonte de energia de alta voltagem e o outro usa correias e cilindros para carregar. Falaremos aqui sobre o ltimo tipo. Esse tipo de gerador feito de:

um motor

dois cilindros uma correia duas montagens de escovas um terminal de sada (geralmente uma esfera de metal ou alumnio)

Voc pode ver essas peas na imagem abaixo.

Quando o motor ligado, o cilindro inferior (carregador) comea a girar a correia. Como a correia feita de borracha e o cilindro inferior coberto com fita de silicone, ele comea a produzir uma carga negativa enquanto a correia gera uma carga positiva. fcil entender porque esse desequilbrio de cargas acontece olhando nas sries triboeltricas: o silicone mais negativo que borracha; portanto, o cilindro inferior captura eltrons da correia enquanto esta passa por ele. importante perceber que a carga no cilindro muito mais concentrada do que a carga na correia. Por causa dessa concentrao de carga, o campo eltrico do cilindro muito mais forte do que o da correia no lugar onde o cilindro e a escova inferior se juntam. A carga negativa mais forte comea agora a fazer duas coisas: 1. repelir os eltrons prximos das pontas da montagem da escova inferior - os metais so bons condutores, pois eles so basicamente tomos positivos cercados por eltrons fceis de mover. A montagem da escova agora tem pontas de fio que esto carregadas positivamente, porque os eltrons foram para longe das pontas, na direo da ligao e do suporte do motor; 2. tirar molculas de ar prximas dos seus eltrons - quando um tomo perde seus eltrons, chamado de plasma, o quarto estado da matria. Assim, temos eltrons livres e tomos de ar positivamente carregados entre o cilindro e a escova. Os eltrons so repelidos do cilindro, que tem poucos eltrons, e atrados para as pontas da escova enquanto os tomos positivos so atrados para o cilindro negativamente carregado. Os ncleos atmicos (com carga positiva) das molculas de ar tentam se mover na direo do cilindro negativamente carregado, mas a correia est no caminho. Agora ela est revestida pela carga positiva, que as leva para longe do cilindro.

Enquanto houver ar entre o cilindro inferior e a montagem da escova, o gerador Van de Graaff continuar a carregar a correia. Teoricamente, o gerador pode continuar a carregar para sempre. Infelizmente, sujeira e outras impurezas no ambiente vo limitar a verdadeira carga que se desenvolve na esfera. A correia, como a deixamos, est positivamente carregada e girando em direo ao cilindro superior e montagem da escova superior. Como foi usado nylon para o cilindro superior, este quer repelir a carga da correia. A montagem da escova superior conectada parte interna da esfera e fica prxima ao cilindro superior e correia. Os eltrons na escova se movem para as pontas dos fios, pois so atrados para a correia, que est positivamente carregada. Uma vez que o ar se quebra como antes, os ncleos atmicos positivos do ar so atrados para a escova. Ao mesmo tempo, os eltrons livres no ar vo para a correia. Quando um objeto carregado encosta no interior de um recipiente de metal, o recipiente fica com toda a carga, deixando o objeto neutro. O excesso de carga aparece na superfcie de fora do recipiente. Nesse caso, o recipiente a esfera. atravs desse efeito que o gerador Van de Graaff capaz de atingir suas imensas voltagens. Para o gerador, a correia o objeto carregado, entregando continuamente uma carga positiva para a esfera. Um ltimo lembrete antes de voc construir seu gerador: normalmente, um material neutro usado para o cilindro superior, para que a correia torne-se neutra quando a esfera sugar a carga em excesso. Como foi usado um cilindro superior de nylon, que positivo nas sries triboeltricas, a correia entrega mais carga positiva e torna-se negativa. Essa uma tcnica usada para duplicar sua corrente. A correia positiva em um dos lados conforme se aproxima do cilindro superior e negativa do outro lado medida que se aproxima do cilindro inferior.

http://ciencia.hsw.uol.com.br/geradores-van-de-graaff2.htm

Вам также может понравиться