Вы находитесь на странице: 1из 2

CONFERNCIAS INTERAMERICANAS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

As Conferncias Interamericanas de Direito Internacional Privado ou mais comumente chamada de CIDIP(s) so realizadas por iniciativa da Organizao dos Estados Americanos (OEA) que o mais antigo organismo regional do mundo. A origem desta organizao remonta Primeira Conferncia Internacional Americana, quer foi realizada em Washington, D.C., de outubro de 1889 a abril de 1890. Resultou assim na criao da Unio Internacional das Repblicas Americanas, comeando a enredar uma rede de disposies e instituies, iniciando o que ficaria conhecido como Sistema Interamericano, o mais antigo sistema institucional internacional. A OEA foi fundada em 1948 com a assinatura da Carta da EOA emendada posteriormente sendo que entrou em vigor primeiramente na data de dezembro de 1951. A Organizao foi criada para alcanar nos Estados membros, como estipula o Artigo 1 da Carta, uma ordem de paz e de justia, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaborao e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independncia. Atualmente, congrega os 35 Estados independentes das Amricas. A organizao possui como pilares a democracia, os direitos humanos, o

desenvolvimento e a segurana. Como fonte anterior s CIDIP(s), temos o Cdigo de Bustamante, originado na Conveno de Havana de 1928, que foi incorporado pelo Brasil atravs do Decreto 18.871/40. Devido as Conferncias Interamericanas serem mais atuais e seguirem o critrio cronolgico, a partir da dcada de 70, elas passaram a vigorar com as novas matrias, sendo que quando no h conflito, prevalece o Cdigo de Bustamante. Quando incorporadas ao Direito Brasileiro, por Decreto Legislativo, as CIDIP(s) tornamse fontes imediatas, ressaltando que mesmo quando no incorporadas, elas podem vir a ser usadas como as mesmas. As CIDIP(s) so reunies especializadas e visam discutir determinados assuntos colocados em pauta previamente, com intuito de promover harmonizao e uniformizao do direito internacional privado. Ao final da Conferncia, so criadas Convenes Interamericanas de Direito Internacional Privado, de acordo com o discutido. Simplificando, a sigla CIDIP designa tanto a realizao da Conferncia quanto os frutos da mesma, as Convenes.

Um ponto importante a ser ressaltado, sendo tambm uma caracterstica destas Conferncias que os temas propostos para as CIDIP(s) so previamente apresentados na Conferncia anterior. No Brasil a maior aplicabilidade das CIDIP(s) est relacionada com as Cartas Rogatrias, vindo em seguida a restituio internacional de menores. Uma importante inovao foi implementada pela CIDIP V, ao permitir ao juiz a aplicao das regras da Lex Mercatoria (constitui uma consolidao dos usos, costumes e de certas expectativas concernentes ao comrcio internacional, que se destina a complementar o direito nacional aplicvel.) ao contrato internacional, independentemente do direito material aplicvel ao contrato. Por no favorecer aos pases integrantes do Mercosul, no foi adotado at o presente momento. Desde a metade do sculo passado, o Brasil no admite mais a autonomia da vontade para escolha deste direito, segue tambm este mesmo pensamento o STF e o Tribunal Superior do Trabalho. A aprovao ou no de uma CIDIP um trabalho que deve ser analisado de forma minuciosa. Conforme o exemplo acima, a provao da CIDIP-V poderia auxiliar na alterao do posicionamento brasileiro, mas em contrapartida as regras de direito internacional privado brasileiro ainda no admitem a autonomia da vontade das partes como elemento de conexo.

Вам также может понравиться