Вы находитесь на странице: 1из 16

Universidade Federal de Uberlndia

Faculdade de Engenharia Eltrica

Acionamentos Eltricos
Professor Dr. Marcelo Lynce Ribeiro Chaves

Estimativa dos parmetros do circuito equivalente e anlise das condies de partida de um motor de induo trifsico

Felipe Adriano da Silva Gonalves 98094

Uberlndia, 03 de julho de 2012.

Sumrio

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Objetivo ................................................................................................................................. 3 Viso geral do problema ....................................................................................................... 3 Dados nominais do motor ..................................................................................................... 3 Determinao dos parmetros do MIT ................................................................................. 3 Anlise das condies de partida do motor e clculo das resistncias de carga .................. 6 Simulao computacional ..................................................................................................... 8 6.1 6.2 Descrio da simulao ................................................................................................. 8 Valores obtidos com a simulao a partir dos grficos ............................................... 11

7. 8.

Tabela comparativa dos valores simulados e calculados .................................................... 15 Concluses........................................................................................................................... 16

1. Objetivo
Realizar a simulao de um motor de induo trifsico no software ATP com o objetivo de avaliar a condio de partida direta e o seu comportamento em condio nominal. Os parmetros do motor utilizados na simulao sero estimados de acordo com seus dados nominais, de forma garantir as exigncias impostas ao sistema eltrico.

2. Viso geral do problema


A partir dos dados nominais fornecidos os seguintes passos e consideraes foram seguidos, conforme a proposta do trabalho: i. ii. Determinar dos parmetros do circuito equivalente do motor atravs de uma estimativa com base nos dados nominais do motor. Fazer uso dos dados obtidos atravs dos clculos realizados no item anterior, preencher os atributos do componente UM3 Induction (modelo do motor de induo trifsico) no ATP, realizando os ajustes necessrios. O conjugado no eixo do motor devido carga mecnica e as perdas rotacionais foram representados por resistncias de tal forma que sero proporcionais velocidade do motor. Simular o motor em condies de partida direta, com intuito de determinar o tempo de partida do motor. Comparar os valores obtidos pela simulao com o resultado obtida a partir das expresses matemticas aproximadas. Apresentar as concluses relativas comparao dos valores obtidos pela simulao e pelas expresses analticas.

iii.

iv. v. vi.

3. Dados nominais do motor


Os dados de placa (nominais) do motor foram obtidos de acordo com o nmero de matricula 98094. Motor de induo de 4 polos Potencia nominal ( ): 200 Cv Tenso nominal ( ): 380 V Rendimento nominal ( ): 0,89 Fator de potencia ( ): 0,88 Escorregamento nominal ( ): 0,015 Razo entre corrente de partida e nominal ( ): 7,5 Inrcia do motor e da carga ( ): 10,304 Kg.m2

4. Determinao dos parmetros do MIT

Os clculos realizados para obter os parmetros do circuito equivalente do motor foram feitos, assumindo algumas consideraes de ordem prticas, que poderiam reformuladas a partir de informaes adicionais que podem ser obtidas a partir de um contato com o fabricante do motor. Consideraes: I. Tendo em mente que o motor est operando sob condies nominais, ou seja, rendimento mximo as perdas eltricas foram consideradas iguais s perdas mecnicas. Sob condies nominais o escorregamento bem pequeno, permitindo que o circuito do rotor seja considerado praticamente resistivo. O circuito equivalente utilizado para os clculos o circuito equivalente simplificado mostrado na figura 1 onde a queda de tenso nos enrolamentos do estator foi considerada desprezvel.

II. III.

Figura 1 Circuito equivalente simplificado do motor de induo

Os clculos realizados para encontrar os parmetros do circuito equivalente podem ser vistos abaixo: Clculo da corrente nominal: ( Corrente de partida: )

Perda total no motor: ( )

Perdas mecnicas: Considerando as perdas mecnicas iguais as perdas eltricas:

Potencia desenvolvida:

Corrente nominal do rotor:

Corrente do ramo magnetizante:

Resistncia srie do rotor:

( Resistncia srie do estator:

) (

( ( Impedncia de rotor bloqueado: )

Parmetros indutivos ( ( ): )

Em termo de indutncia considerando uma frequncia de 60Hz temos:

Reatncia indutiva do ramo magnetizante:

5. Anlise das condies de partida do motor e clculo das resistncias de carga


A partir dos parmetros do circuito equivalente do motor vrios dados a respeito das condies de partida podem ser extrados, o que extremamente importante para dimensionar contatores, disjuntores, rels trmicos, etc. Estes clculos sero mostrados logo abaixo, alm de serem calculados os valores das resistncias de carga que ser usando no circuito que simula a parte mecnica do motor. Velocidade sncrona:

Velocidade nominal:

Resistncia de carga: Neste calculo ser usado velocidade em rad/s, pois o ATP segue este padro para unidade de velocidade. ( )

Resistncia das perdas mecnicas: ( ) ( )

Conjugado nominal:

Escorregamento crtico:

( )

Velocidade do motor no escorregamento crtico:

Torque crtico: ( * ( ) ( * Tempo de partida: ( ) ( ( ) + ) ) ( ) + * ( ) ) ( ) +

Considerando o motor com uma carga constante igual a nominal, o tempo de partida pode ser obtido de forma aproximada por: ( )

Onde:

6. Simulao computacional

O software utilizado para simulao foi o ATP, para simular o motor foi utilizado o componente UM3 Induction, os parmetros inseridos no componente foram os mesmos calculados no item 4. importante salientar que os dados foram calculados com base no circuito equivalente aproximado da figura 1 que diferente do circuito equivalente que utilizado no UM3 Induction do ATP

6.1 Descrio da simulao


Na figura 2 temos uma imagem, com o componente UM3 Induction e os pontos fornecidos para conexo.

Figura 2: UM3 e seus pontos para conexo

O componente UM3 Induction faz parte dos modelos Universal Machines presentes no ATP. Este componente possui uma caixa de dialogo para que o usurio entre com todos os parmetros do motor. Esta caixa de dialogo est dividida em cinco paginas: General, Magnet, Stator, Rotor, Init. Os parmetros foram preenchidos conforme mostra a figura 3.

Figura 3 Paginas para preenchimento de parmetros no ATPDraw Na pgina General a conexo foi configurada como estrela. Como o motor possui 4 polos a caixa Pole Pairs foi preenchida com 2, frequncia de trabalho de 60Hz e a margem de convergia de iterao para velocidade do rotor foi preenchida com 0,01885. Em Magnet temos os parmetros magnticos do ramo de magnetizao do motor, este foi preenchido com Lm encontrado no item 5 em Henrys. Como no se trata de uma maquina de polos salientes a indutncia LMUD e LQMUD foram consideradas iguais. Na caixa de dilogo Stator temos os parmetros indutivos e resistivos do estator. Como o modelo do ATP foi baseado na transformao dq para desacoplar as indutncias

mtuas entre o rotor e estator esperado o usurio entre com a resistncia e indutncia dos eixos 0, d e q. Como o neutro da estrela no estar conectado os clculos realizados no eixo 0 no ter valores significativos. Todos os parmetros foram preenchidos igualmente com os valores de rs[], xs[H] calculados no item 5. Na pagina Rotor foram preenchidos os parmetros resistivos e indutivos do rotor. Nesta janela caso no h caixa de texto para eixo 0 j que o neutro do rotor no est conectado. As caixas de texto foram preenchidas com os valores de rr[], xr[H] calculados no item 5. Como o trabalho envolve a situao de partida do motor na aba Init o escorregamento do motor foi inicializado com 100%. Abaixo temos o esquema de simulao retirado do ATPDraw:

Figura 4 Esquema de simulao do ATP

No ramo da parte mecnica tem-se o capacitor representando a inrcia do motor, assim como a resistncia de perdas simbolizando as perdas mecnicas e a resistncia de carga simbolizando a carga mecnica. O valor da capacitncia foi preenchido com a inrcia de motor e da carga sabendo que para o ATP a capacitncia em F equivale inrcia em Kg.m como o capacitor deve ser preenchido em F o valor da inrcia J no item 2 foi multiplicado por 106. A resistncia de perda e da carga foram preenchidas com os valores de rcarga rperdas calculados no item 5. O ramo de inicializao foi conectado a uma fonte de corrente com valor bem baixo e seu tempo de simulao comea em -1 e termina em zero. Na este ramo poderia ser desconsiderado, entretanto o ATP pode acusar erro se no for conectado nada nele. Como o neutro da estrela est desconectado neste ponto foi conectado uma resistncia de valor bem alto (10M) de forma que a resistncia no neutro seja to pequena que no provoque efeitos no resultado final da simulao.

Para alimentar o motor foi conectado uma chave trifsica e uma fonte de tenso com valor de pico de 311V.

6.2 Valores obtidos com a simulao a partir dos grficos


Obteno corrente de partida, corrente nominal e tempo de partida:

Grfico: corrente x tempo

Fourier do grfico da corrente de 1,98s a 2s

Fourier do grfico da corrente de 1,98s a 2s Valores obtidos:

Obteno do torque crtico e do torque nominal:

Grfico: torque x tempo Valores obtidos:

Obteno da velocidade nominal, velocidade critica, escorregamento nominal e escorregamento crtico:

Grfico: velocidade x tempo

Grfico: velocidade e torque x tempo

Grfico: Torque x velocidade Valores obtidos:

Obtendo as potencias e energias

Grfico: Potencia Rcarga(vermelho) e Potencia Rperdas(verde) x tempo

Grfico: potencia no eixo x tempo Valores obtidos:

7. Tabela comparativa dos valores simulados e calculados


Unidade de medida A A s N.m N.m rad/s rad/s p.u. p.u. kW kW kW

Valores obtidos com a simulao Corrente nominal ( ) 285,56 243,3 Corrente de partida ( ) 2141,7 2130 Tempo de partida ( ) 1,8 1,67 Conjugado nominal ( ) 792,7 774,58 Conjugado crtico ( ) 3047,9 2754,4 Velocidade nominal ( ) 185,7 185,48 Velocidade crtica ( ) 164,38 164,05 Escorregamento nominal ( ) 0,015 0,015 Escorregamento crtico ( ) 0,128 0,13 Potencia desenvolvida ( ) 156,3 142,07 Perdas mecnicas ( ) 9,1 9,08 Potencia nominal ( ) 147,2 132,9 Tabela 1: comparativo entre os valores simulados e calculados

Parmetros comparados

Valores algbricos

8. Concluses
Com os parmetros estimados a partir dos dados nominais do motor podemos fazer estimativas importantes do ponto de vista de engenharia de forma garantir a segurana da instalao em que o motor ser instalado. Alem disto com as caractersticas de partida possvel dimensionar contatores, fusveis, rels eletromagntico, rels trmicos, etc. Entretanto estes clculos so aproximados e se baseiam numa srie de consideraes de ordem prtica. A simulao no ATP realizada por meio de mtodos numricos, to precisos quanto o passo de integrao, ou modelo utilizado para simulao de forma garantir um valor bem prximo do real. Inserido os parmetros aproximados calculados no item 5 no difcil perceber que apesar das consideraes feitas s formulaes garantem um valor maior do que o obtido por meio da simulao, ou seja, um acionamento eltrico poderia muito bem por questes de praticidade ser projetado com base nas expresses algbricas aproximadas, pois o fato dos valores calculados serem maiores que os simulados apenas superdimensionam o acionamento. Isto bastante interessante visto a praticidade que as frmulas oferecem, uma vez que podem ser inseridas em programas de planilhas como o Excel e apenas mudando os parmetros nominais do motor as estimativas so feitas de forma automtica e muito rpida, permitindo ao engenheiro responder com segurana e rapidez sobre o dimensionamento de um acionamento eltrico sem mesmo ter o motor em mos.

Вам также может понравиться