Вы находитесь на странице: 1из 6

Dicas para preservao do meio ambiente

Atualidades, Brasil, Dicas

O meio ambiente no somente a natureza, mas sim onde quer que ns vivamos, se polumos a natureza, estamos nos poluindo, precisamos dela como mtodo de sobrevivncia. A preservao do meio ambiente algo que bem notado para ns, nos ltimos anos fomos esquecendo a sua importncia, o resultado? Aquecimento global. Se todos tomarmos conscincia com atitudes simples, podemos reverter o caso, veja algumas dicas: 1. No corte, nem pode rvores sem autorizao. Poda drstica PROIBIDA, sem falar que ela ajuda na filtrao do oxignio, e na beleza da casa. 2. Preserve a vegetao nativa. No desmate! No coloque fogo! 3. No altere cursos De gua ou banhados, eles so protegidos por lei. Poos artesianos somente com autorizao. 4. No crie peixes sem licena. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado. 5. Respeite os perodos de proibio da pesca, se no, no teremos peixes, e esses entraro em extino. 6. No compre, nem tenha animais silvestre em casa, na floresta eles sero bem mais teis, se reproduzindo, afastando o risco de ameaas. 7. No maltrate animais silvestres ou domsticos, eles so importantes para a garantia do bioma. 8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro, se no tiver procure a prefeitura e faa a reclamao. 9. No jogue lixo no cho. Carregue-o at a lixeira mais prxima. Ensine s crianas dando exemplo. 10. Recicle ou reaproveite tudo o que puder, garrafas pets, vidro, plstico, papel, 11. Reduza o consumo, especialmente do que no puder ser reaproveitado ou reciclado, assim enviaremos menos lixo pra natureza digerir. 12. Mantenha seu veculo regulado e ande mais a p, ou de preferncia para veculos comunitrios. 13. No contribua com a poluio sonora e/ou visual, alm de fazer mal pra sade, acaba sendo poluente ao meio ambiente. 14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta, alimentas saudveis sempre, sem agrotxicos. 15. No jogue leos lubrificantes na sua rede de esgoto, eles poluem os rios e matam os peixes. 16. No desperdice gua. Um dos recursos mais importantes que est sendo ameaado devido a falta do uso consciente. 17. No desperdice energia eltrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.

18. Ensine s crianas amor e respeito pela natureza. 19. Cuide da higiene e da sua sade, comendo coisas saudveis. 20. Evite jogar materiais no degradveis (plsticos ou outros) no ambiente.

Dicas para preservar o meio ambiente


Jeanne Callegari

Com as sugestes que preparamos para voc, vai ser fcil ajudar a construir um mundo melhor para seus filhos

No banco Se voc est economizando para a faculdade dos filhos, pea ao gerente de seu banco para aplicar o dinheiro em Investimentos socialmente responsveis. Esses investimentos so feitos em empresas que so ecolgica e socialmente corretas. No escritrio E na escola! Quer ser ecolgica e ainda fazer exerccio? Quando a distncia for pequena, use a escada em vez do elevador Carregue sua prpria caneca para o trabalho. Ou mesmo uma garrafinha de gua. Assim voc evita o enorme desperdcio de copinhos de plstico descartveis Pense duas vezes antes de imprimir alguma coisa. Assim, voc economiza tinta, energia e papel. Ensine as crianas a fazer o mesmo Ensine seu filho a no desperdiar papel, usando sempre os dois lados da folha. D para fazer desenhos, escrever listas, anotar telefones, tudo em papis j usados. Utilize o papel reciclado. mais caro, mas evita o desmatamento. Outra opo o papel ecoeficiente, feito com eucalipto plantado para isso e elaborado de maneira sustentvel. Cuidado com o lixo Sabia que o leo das frituras, se despejado na pia, polui os mananciais de gua? Evite isso doando o seu leo para instituies, como o Instituto Tringulo (www.triangulo.org.br), que fazem biodiesel e sabo com ele. Separe o lixo na sua casa. Parece difcil no comeo, mas daqueles hbitos que, uma vez adquiridos, ficam para sempre. Voc vai sentir uma dorzinha na conscincia sempre que jogar plstico no lixo normal Na cozinha Consuma produtos da estao. So mais saborosos. D preferncia, tambm, aos produtos da regio onde mora. Eles no precisam ser transportados a longa distncia e assim no poluem o ambiente Junto com os filhos, faa uma hortinha de temperos. So fceis de cuidar e cabem em pequenos vasos. As crianas vo adorar colher manjerico, organo, salsinha... Prefira alimentos orgnicos. So mais caros, mas no poluem o ambiente e so muito mais saudveis. Em vez de encher seu filho com brinquedos caros, invista na sade e no bem-estar dele. Em casa Doe as roupas que no usa mais. Chame seu filho para escolher brinquedos e doar tambm. Explique que so presentes que ele vai dar para outras crianas. O chuveiro um dos principais consumidores de energia da casa. Fora toda a gua que desce pelo ralo. Por isso, na hora do banho, seja breve. E ensine o mesmo a seu filho. Conserte goteiras e vazamentos. De gota em gota, muita gua desperdiada! Desligue os aparelhos da tomada. Mesmo em stand-by, eles consomem energia. Da mesma forma, feche a torneira sempre que estiver escovando os dentes. Use a vassoura para limpar a calada, em vez da mangueira. O volume de gua gasto com isso absurdo: 280 litros a cada 15 minutos. muito desperdcio. Troque as lmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Elas duram muito

mais tempo e economizam at um tero da energia. E apague a luz quando sair de um cmodo. Escolha eletrodomsticos com o selo do Procel (Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica). Eles so eficientes, ou seja, gastam o mnimo de energia necessrio. Aposente a secadora e use o varal para secar as roupas. Nos Estados Unidos, isso se tornou um movimento grande, para desespero de alguns vizinhos, que acham que a prtica enfeia os quintais. Por sorte, aqui no Brasil ningum liga pra isso. Nas compras Antes de comprar, avalie os custos daquele produto para o meio ambiente. S compre se realmente for importante e necessrio. Afinal, no adianta reciclar: preciso reduzir, e muito, o consumo, para proteger o planeta Abuse da tecnologia. Resolva por telefone e internet tudo o que puder, como reunies e compras. D pra comprar de tudo, livros, presentes, alimentos... E economiza tempo! Ao fazer compras, no aceite as sacolinhas de plstico. Leve sua prpria sacola de casa, dessas de pano. Os estilistas j aderiram: 110 modelos exclusivos foram criados para a campanha Eu no sou de plstico, promovida pela Prefeitura de So Paulo Compre coisas de segunda mo. Hoje existem brechs especializados em roupas infantis. Muitos livros tambm podem ser encontrados em sebos. E por que no organizar uma troca de produtos com outros pais? Acredite, divertido! No carro Ensine seu filho a nunca, jamais, em hiptese alguma jogar lixo pela janela, como latinhas, copos vazios e papel de bala. Explique que isso ajuda a evitar as enchentes e a preservar a gua que todos bebemos. Organize com outros pais um rodzio para buscar os filhos na escola. Ningum se sobrecarrega e ainda ajuda o ambiente. Se possvel, evite usar o carro. No d pra deix-lo de lado na rotina de leva-e-traz das crianas na escola, aula de ingls, natao? Tente caminhar pelo menos nos finais de semana, fazendo passeios prximos de casa. Se voc tem filhos, vai precisar de um carro grande, que consome e polui mais. Compense esse gasto adquirindo um modelo flex fuel, que aceita tambm o etanol comocombustvel. E abastea sempre com o lcool.

Preservao- O seu papel


Eis algumas coisas que voc pode fazer para realmente evitar danos ao meio ambiente:

No jogue leos lubrificantes na sua rede de esgoto o No fique tentado a trocar voc mesmo o leo do motor de seu carro e jogar o leo velho no ralo. Este leo vai chegar com certeza a um rio e em segunda instncia, ao mar, podendo causar muitos danos. Entre eles a morte de plnctons, mariscos, mamferos e aves marinhas. o Os postos de gasolina encaminham periodicamente os resduos provenientes das trocas de leo de volta s

refinarias, onde so processados em outros produtos (graxa, por exemplo). Se voc trocar seu leo em casa, guarde o leo velho e o entregue num posto de gasolina. Estima-se que 90% do leo que polui os mares tem origem no continente (restos industriais e municipais), contribuindo os navios para os outros 10%, sendo que destes a maior parte vem da lavagem dos tanques e liberao de lastros de leo e no de acidentes com vazamentos, como se poderia supor. Na realidade os grandes vazamentos de leo, embora catastrficos, no total respondem por uma quantidade muito pequena da poluio martima por leo.

Evite jogar materiais no degradveis (plsticos ou outros) no ambiente. o Certifique-se de que o lixo que voc est depositando ser devidamente encaminhado. Se no houver um programa de coleta no local onde voc estiver (um camping numa regio afastada, por exemplo), provavelmente o lixo ser enterrado ou incinerado em condies desfavorveis. Nesse caso, o melhor a ser feito guardar todo o lixo no biodegradvel (plsticos, vidros) e no caminho de volta deix-lo em uma cidade. o O plstico tem uma alta durabilidade e embora no oferea perigo qumico por produtos de sua degradao, constitui um grande problema no sentido de ser confundido com alimento pelos animais marinhos. Com frequncia mamferos e aves marinhos, alm de tartarugas, alimentam-se com pedaos de material plstico (sacolas) e no raro morrem em decorrncia disso. o Outro problema envolvendo material plstico o causado por redes de pesca velhas que so descartadas no mar, que oferecem perigo para mamferos marinhos que ficam presos nessas redes at a morte.

Uma curiosa exceo: na cidade de Mongagu (SP) h uns 12 anos mais ou menos, foi realizado um projeto para favorecer a procriao de peixes na regio prxima ao per, frequentado por pescadores. Tal projeto envolvia nada menos do que o lanamento dentro da gua de vrios fardos de pneus velhos amarrados uns aos outros, formando ninhos para os peixes.

Outros produtos nocivos vida marinha: o Detergentes com fosfatos o Fertilizantes o Cloro

Evite comprar produtos cuja produo esteja ligada extrao no renovada o Evite comprar mveis feitos com madeiras de lei (mogno, por exemplo), a no ser que se tenha certeza que a matria-prima foi proveniente de reas de extrao controlada e renovada. o No compre em hiptese alguma espcimes silvestres, vegetais ou animais, pois no h nenhum tipo de controle sobre esse tipo de extrao. Vale lembrar que a posse de espcimes silvestres atualmente considerada crime inafianvel.

No contribua diretamente para o desmatamento o Se possuir uma propriedade com mata original, preservea ao mximo, especialmente em se tratando de matas ciliares (nas margens de cursos e reservatrios de gua). o Queimadas, evidentemente, so intensamente destrutivas no sentido de que eliminam a cobertura vegetal original, cujas folhas caducas constituem uma importante fonte de matria orgnica para o solo. Assim

sendo, o que estraga o solo no a ao direta do calor, e sim a eliminao da fonte de matria orgnica. H diversos motivos para no se acender uma fogueira, mas bom saber que elas no "matam" o solo, uma espcie de crendice entre algumas pessoas. Na realidade em locais onde foram acesas fogueiras anteriormente o que se v um solo totalmete recuperado, indistinguvel do restante da rea. Caso a fogueira seja imprescindvel deve-se tomar cuidado para que o fogo no se alastre, mantendo uma fogueira de pequenas dimenses, facilmente controlvel. Lembrar-se tambm de sempre apagar a fogueira completamente aps seu uso.

Economia dos recursos naturais o Um dos grandes problemas atuais a administrao das fontes de gua e energia (eletricidade, combustveis), e tudo o que se fizer no sentido de economiz-las efetivamente uma ao de preservao.

Вам также может понравиться