Вы находитесь на странице: 1из 10

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

PEDAGOGIA DA COOPERAO: DESMISTIFICANDO A SOBERANIA DA COMPETIO NAS AULAS DE EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO Marcela AVELLAR Lvia Oliveira dos SANTOS Antnio Jos Rodrigues FERREIRA ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO/SP

RESUMO Felizmente, muito se tem pesquisado e desenvolvido acerca de novas abordagens pedaggicas relacionadas ao ensino da Educao Fsica. Dentre elas, os Jogos Cooperativos vm se destacando como uma relevante temtica, comprometida com o desenvolvimento de questes relacionadas a conceitos de integrao, solidariedade e fomento de princpios de incluso - favorecendo, assim, o despertar de uma viso voltada para uma formao integral de nossos educandos. Dentro da proposta de rever o contedo desporto-competitivo, que muitas vezes acaba privilegiando a valorizao do rendimento e a segregao entre alunos, o presente estudo procurou investigar a aplicao de Jogos Cooperativos no mbito escolar, analisando o nvel de interesse, conhecimento, aceitao e satisfao a partir de sua vivncia por alunos do ensino mdio, composto em sua totalidade por indivduos adolescentes - faixa etria que de certa forma, acaba sendo rotulada pelo estigma inevitvel de competidores inatos. A fim de desmistificar tal fato, foram aplicados Jogos e atividades Cooperativas a 03 sries do ensino mdio em uma escola pblica no municpio de Cruzeiro/SP, procurando analisar o grau de interesse e motivao despertado pelo vivenciar de tais atividades, bem como o confronto entre a preferncia pelas duas correntes divergentes: Cooperao e Competio. Aps a coleta e anlise dos dados atravs de um questionrio elaborado para tal fim, verificou-se principalmente que: a) a maioria expressiva do grupo no apresentava conhecimentos prvios sobre os Jogos Cooperativos; b) houve grande aceitao das atividades Cooperativas por parte dos alunos, indicando, inclusive, interesse na continuidade da aplicao das atividades durante as prximas aulas; e c) no foi detectado entusiasmo exclusivo por nenhuma das duas categorias de Jogos (Competitivos e Cooperativos), mas sim, uma certa equivalncia na preferncia por ambas. Por fim, concluiu-se que, embora nossa sociedade e o universo educacional da Educao Fsica ainda enfatize a competitividade como eixo-central, existe um espao pleno para a ampliao de novos horizontes, estabelecendo a proposta dos Jogos Cooperativos como um caminho possvel e vlido. Unitermos: Jogos Cooperativos, Educao Fsica escolar, ensino mdio.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

INTRODUO

Segundo Deacove (1974, apud BROTTO, 1999), os Jogos Cooperativos so atividades que possuem uma estrutura alternativa onde os participantes, jogam uns com os outros, ao invs de uns contra os outros. Foram criados com o objetivo de promover o desenvolvimento do respeito mtuo, cooperao, auto-estima, igualdade entre todos, superao, entre outras habilidades interpessoais positivas. Kalina & Grynberg (1985 apud GASPARI; SCHWARTZ, S/D) relatam que o perodo da adolescncia vem sendo estudado h muito tempo, sendo caracterizado por uma fase onde o jovem busca compreender-se, descobrir sua identidade e, com isto, contesta tudo que o desvia de seu domnio tal fato propicia, muitas vezes, o aflorar de posturas essencialmente agressivas e egocntricas. Relacionar o perodo da adolescncia vivncia de Jogos Cooperativos parece estabelecer-se como uma proposta inicialmente contraditria. Porm, o objetivo central deste estudo, consiste exatamente na investigao dos efeitos de tal juno, justificando sua relevncia na tarefa de se desmistificar idias tradicionalistas que apontam

indissocialibidades entre adolescncia e competitividade. Baseando-se principalmente no referencial terico proposto pelos preceitos apontados por Correia (2009), Brotto (1999) e Orlick (1982) (apud CORREIA, 2009), este trabalho em seu formato original, realizou inicialmente um resgate bibliogrfico acerca de questes inerentes ao tema a fim de fundamentar de forma slida a aquisio de conhecimentos relevantes para a realizao da pesquisa. Foram abordados os seguintes tpicos: conceitos bsicos sobre o Jogo; caracterizao dos Jogos Cooperativos e da Pedagogia da Cooperao; resgate histrico da insero da Cooperao na trajetria da humanidade; o Mito da Competio e a relaes intrnsecas entre Cooperao e Competio. Em seguida foram tecidas algumas consideraes acerca da Educao Fsica escolar proposta no ensino mdio, expondo alguns apontamentos sobre suas principais diretrizes e metas; alm de aspectos relacionados ao perodo da adolescncia (marcado por sentimentos como: ansiedade, apreenso, agressividade e muitas dvidas) procurando registrar suas principais caractersticas no plano cognitivo, psicolgico e afetivo social e de que forma elas podem se tornar responsveis pelo desencadear de um nvel de competio exacerbada nesta fase.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

Finalizando, neste momento ser apresentada por meio deste artigo, a anlise dos resultados da pesquisa de campo realizada, confirmando o alcance dos objetivos propostos pelo estudo. Salientamos desta forma, a necessidade de maior valorizao dos contedos e comprometimento dos profissionais envolvidos com a prtica docente da Educao Fsica.

MTODO

Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo descritiva qualitativa, realizada em uma escola estadual localizada no municpio de Cruzeiro - SP, utilizando a aplicao de Jogos e atividades Cooperativas.

Amostra

O presente estudo foi aplicado a estudantes com faixa etria compreendida entre quinze a vinte anos, de ambos os sexos, sendo direcionado s 03 turmas do ensino mdio (1, 2 e 3 sries), totalizando sessenta e oito alunos. A escolha desta amostra foi feita por convenincia. Foram encaminhados termos de consentimento livre e esclarecido ao diretor da instituio escolar, bem como aos pais e/ou responsveis dos alunos participantes a fim de se esclarecerem os objetivos, o mtodo de desenvolvimento da pesquisa e obter autorizao para a realizao da mesma.

Materiais

Foram utilizados para a aplicao das atividades os seguintes materiais: 02 canetas simples, 01 garrafa de plstico, 01 rolo de barbante, 01 bola de tnis, 01 bola de plstico comum de tamanho mdio, 01 bola de plstico comum de tamanho grande, 03 cordas de 5 m de comprimento, 01 esteira de palha, 01 saco de bexigas de ltex 7.0 coloridas com 50 unidades, 01 balde pequeno, 05 bambols com cerca de 80 cm de dimetro, 01 rede de vlei, 01 bola de vlei, 01 bola de basquete, 01 paraquedas Cooperativo. Para tomada de notas e registro da participao e desenvolvimento das atividades foram utilizadas anotaes em um caderno especialmente separado para este fim e uma mquina digital da marca SONY tipo PMP Player de 10.0 mega pixels e 1 GB de memria.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

Procedimentos

Foram desenvolvidos diversos Jogos e atividades Cooperativas pelo perodo de 01 ms (10 horas/aula), durante as aulas de Educao Fsica da instituio escolhida, com participao opcional por parte dos alunos, a fim de avaliar o nvel de aceitao, motivao e interesse pelas atividades vivenciadas. A coleta dos dados para avaliao foi proposta por meio de um questionrio fechado desenvolvido especificamente para esta finalidade, entregue aos participantes no ltimo dia de realizao das atividades.

Anlise dos dados

Os dados foram analisados por valor absoluto. Foram tambm registradas, durante todas as aulas, a quantidade de participantes ativos e os no participantes, alm de opinies expressas que se fizeram relevantes para o estudo.

RESULTADOS E DISCUSSO

Tpico 01: Participao nas aulas de Educao Fsica

Nesta primeira questo, identificamos que a maioria de estudantes pesquisados (37 alunos) participam continuamente das aulas propostas; enquanto outros 20 alunos participam somente quando a atividade lhes interessa e apenas 11 alunos no participam demonstrando um nvel relativamente satisfatrio de aderncia s aulas por parte dos alunos. Tal constatao demonstra-nos um dado positivo, pois em contraposio, muitas pesquisas apontam desinteresse e/ou desvalorizao da disciplina por parte dos alunos, como no estudo realizado por Rodrigues (1996, apud LORENS; TIBEAU, 2003), com alunas de colgios de rede pblica, o qual confirma a falta de significado e motivao nas aulas de Educao Fsica escolar: as alunas entrevistadas afirmam que desconhecem o nvel terico-pedaggico das aulas e se sentem desmotivadas pela maneira como so ministradas e consequentemente faltam s aulas. Contar com uma participao

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

expressiva

nas

aulas

significa

percorrer

metade

do

caminho

na

tarefa

da

redimensionalizao educacional, pois tal fato favorece o anseio pela implantao de novos enfoques e metodologias no ensino da Educao Fsica.

Tpico 02: Anlise do conhecimento prvio sobre Jogos Cooperativos

De forma geral, este segundo tpico demonstrou-nos que 55 estudantes no apresentavam conhecimentos e vivncias anteriores acerca dos Jogos Cooperativos, enquanto apenas 13 estudantes j os conheciam. Tal fato no nos causa estranhamento, diante da constatao de que, muito embora tenha ocorrido o desenvolvimento de inmeras pesquisas e ampliao dos valores e metas educacionais dentro da rea de Educao Fsica, muitos educadores ainda insistem em mtodos tradicionalistas, enfocando a competio como eixo-central de suas prticas pedaggicas, em detrimento das outras propostas inovadoras. Correia (2009) nos cita que A Educao Fsica escolar, por meio de suas atividades esportivas, consolidou uma viso de que no se pode viver ou sobreviver sem competio. J Gruppi (1998 apud LORENS; TIBEAU, 2003) afirma que: as aulas de Educao Fsica perdem o significado no ensino mdio, pois no so percebidas pelos alunos como atividades recreativas e de lazer, so consideradas como uma prtica especfica da atividade esportiva. E Kolyniak (2000 apud LORENS; TIBEAU, 2003) diz que muitos profissionais colocam a Educao Fsica como disciplina, mas acabam esquecendo-se da principal funo do educador que a de elaborar e transmitir conhecimentos, pois nas suas aulas, limitam-se em comandar exerccios e atividades desportivas, caracterizando a aula como uma atividade.

Tpico 03: Participao nos Jogos e Atividades Cooperativas

Com relao participao dos alunos nas aulas, temos que: 27 alunos participaram de todas as aulas de Jogos Cooperativos, 13 alunos no participaram de nenhuma aula, 10 alunos participaram de apenas 01 aula, 9 participaram de 02 aulas, assim como tambm, outros 9 alunos participaram de 04 aulas.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

Constatamos que a maioria dos alunos participou das aulas. A pesquisa de Campassi Junior (2009) demonstra tambm que todos os alunos pesquisados em seu estudo, gostaram dos Jogos Cooperativos, pois estes promoveram maior unio e a Cooperao da turma, evitando-se a excluso, divertindo a todos e diversificando a aula.

Tpico 04: Motivao nos Jogos Cooperativos

Com relao ao nvel de motivao proposto pelos Jogos, 39 alunos declararam sentir-se motivados em participar das aulas, 19 alunos apenas s vezes, e 10 alunos no se motivaram em participar das aulas. Percebemos que a maior parte dos alunos foi motivada a participar, e atravs de nossa observao das aulas, foi possvel concluir que muitos que se sentiam excludos por falta de habilidade ou no se sentiam interessados, aderiram prtica durante as aulas. Como tambm identificado no trabalho de Lopes (2008 apud RODRIGUES; VIANA, 2010), que percebeu que seus alunos se sentiram motivados em participar e tambm percebeu um aumento na confiana aluno-professor e professor-aluno, assim o trabalho do docente com o aluno tornou-se vivel, oferecendo oportunidades para a crtica e superao do modelo de competio presente no capitalismo.

Tpico 05: Jogos Cooperativos x Jogos Competitivos

Neste item, observamos que 33 estudantes preferiram vivenciar tanto os Jogos Cooperativos como os Jogos Competitivos. A preferncia exclusiva pelos Jogos Cooperativos foi a opo de 17 estudantes, enquanto 16 preferiram vivenciar apenas os Jogos Competitivos. Por fim, 02 estudantes abstiveram-se de responder. De forma geral, este pode ser considerado um resultado curioso, pois demonstra uma quase uniformidade de opinio entre as opes propostas - o que nos leva a constatar, uma das principais questes inerentes temtica da Cooperao: aderir prtica dos Jogos Cooperativos no significa negar a importncia ou insero da Competio em nossa sociedade, e sim apresent-la como mais um caminho possvel, assim Kenner (2000, apud CORREIA, 2009) completa afirmando que a competio realmente inerente ao

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

homem, isto posto, no se deve reneg-la e/ou retir-la do convvio dos alunos, porm, preciso repensar sobre os contedos e estratgias nas aulas de Educao Fsica.

Tpico 06: Motivao no Jogo

Nesta questo, 36 estudantes se sentem mais motivados quando podem trabalhar em equipe, 29 se sentem mais motivados quando podem fazer algo em que so bons, 15 se sentem mais motivados quando podem ganhar, 10 estudantes so mais motivados quando entram em competio e 2 estudantes so motivados por outros fatores. A maioria dos alunos afirmou ser motivada pelo trabalho em equipe, confrontando os dados obtidos por Campos (S/D) que constatou que a preferncia est implcita na motivao de ganhar, de ganhar do outro, e de vencer.

Tpico 07: Aprovao dos Jogos Cooperativos

Novamente nesta questo, obtivemos um resultado bastante positivo com relao aceitao dos Jogos - foi detectado que 50 participantes demonstraram aprovao com relao s aulas; 14 participantes demonstraram nvel de interesse mdio, enquanto apenas 4 participantes desaprovaram das atividades. Numa pesquisa semelhante, Cortez (1999, apud CORREIA, 2007) nos aponta dados parecidos: as crianas gostaram da experincia com os Jogos Cooperativos e demonstraram alegria e satisfao a maior parte do tempo, alm de muita vontade e empenho para solucionar os imprevistos e dificuldades na execuo das atividades.

Tpico 08: Desejo de Continuidade quanto aos Jogos Cooperativos

51 estudantes responderam de forma positiva quanto continuidade da aplicao das atividades por seu professor, enquanto 17 estudantes declararam que no teriam interesse em tal continuidade. Fato tambm comprovado pela pesquisa de Campassi Junior (2009) que nos relata as opinies expressas pelos alunos participantes: por mim ficaria o resto do ano somente com Jogos Cooperativos.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

CONCLUSO

A partir da realizao da presente pesquisa foi possvel concluir que a maioria dos alunos gosta das aulas de Educao Fsica, porm no conhecia a abordagem dos Jogos Cooperativos. Ainda assim, houve grande aceitao das atividades propostas. No foi detectado entusiasmo exclusivo por nenhuma das duas categorias de Jogos (Competitivos e Cooperativos), mas sim, uma certa equivalncia na preferncia por ambas. Observamos ainda, considervel interesse na turma quanto continuidade do trabalho desenvolvido com os Jogos Cooperativos. Por fim, o alcance de tais resultados sugere a necessidade de reviso dos contedos e metodologias de ensino propostas nas aulas de Educao Fsica, atribuindo-se maior ateno diversificao destes e ampliao quanto abrangncia de novas abordagens tal tarefa, estabelece-se assim, como item primordial na busca de uma explorao competente de to importante universo pedaggico.

REFERNCIAS

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz. Educao Fsica escolar: uma proposta de diretrizes pedaggicas. Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte, Bauru, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BROTTO, Fbio Otuzi. Jogos Cooperativos: se o importante competir, o fundamental cooperar. So Paulo: Projeto Cooperao, 1999.

BROTTO, Fbio Otuzi. Jogos Cooperativos: o Jogo e o esporte como exerccio de convivncia. 3 ed. Santos/ SP: Projeto Cooperao, 2001.

CAMPASSI JUNIOR, Jos. Jogos Cooperativos - uma proposta de incluso nas aulas de Educao Fsica. Disponvel em www.diaadiaeducao.pr.gov.br. Acessado em 06 de outubro de 2011.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

CAMPOS, Fabiano. Jogos Cooperativos x Jogos competitivos uma perspectiva da preferncia dos alunos, entre os Jogos Cooperativos e Jogos competitivos. Disponvel em: www.cdof.com.br. Acessado em 01 de setembro de 2011.

COLL, C.; PALCIOS, J; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicolgico e educao. Psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995.

CORREIA, Marcos. Jogos Cooperativos e Educao Fsica escolar: possibilidades e desafios. www.efdesportes.com. Revista Digital EFDESPORTES, Buenos Aires, Ano 12, n. 107, 2007. Acessado em 06 de outubro de 2011.

CORREIA, Marcos. Trabalhando com Jogos Cooperativos. Campinas. 3 ed. - So Paulo: Papirus, 2009.

GSPARI, Jossett; SCHWARTZ, Gisele. Adolescente, esporte e qualidade de vida. Motriz, Rio Claro, v. 7, n. 2, 2001. Disponvel em:

www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/07n2/gaspari.pdf, Acessado em 23 de maro de 2011. LIKKEL. Adolescncia desenvolvimento cognitivo e moral. Disponvel em: www.amigonerd.net. Acessado em 06 de outubro de 2011.

LORENS, Camila; TIBEAU, Cynthia. Educao Fsica no ensino mdio: estudo exploratrio sobre os contedos tericos. www.efdeportes.com Revista Digital EFDEPORTES, Buenos Aires, Ano 9, n. 66, 2003. Acessado em: 25 de outubro de 2011.

MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, Marcos Garcia. Educao Fsica na adolescncia: construindo o conhecimento na escola - So Paulo. Phorte, 2000. OLIVEIRA, Maria. Identidade, narrativa e desenvolvimento na adolescncia: uma reviso crtica. Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 427-436, 2006. Acessado em 25 de outubro de 2011.

IV SEMINRIO DE METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAO FSICA DA FACULDADE DE EDUCAO DA USP - SEMEF -

RODRIGUES, Juliana; VIANA, Helena. Motivao das adolescentes na prtica da Educao Fsica escolar. www.efdesportes.com Revista Digital EFDESPORTES, Buenos Aires, Ano 15, n. 149, 2010. Acessado em 25 de outubro de 2011.

SOLER, Reinaldo. Jogos Cooperativos. 2 ed. Rio de Janeiro, Sprint: 2003.

Вам также может понравиться