Вы находитесь на странице: 1из 4

AULA 7 1.

1 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA MODALIDADE a) Vantagens e desvantagens das modalidades de transportes Cada modo de transporte possui caractersticas que o tornam mais adequado em determinadas circunstncias. Os atributos mais utilizados como elementos comparativos entre as modalidades de transporte so: Investimento em Infra-estrutura; Capacidade de Transporte; Flexibilidade de Rotas e Horrios; Segurana; Rapidez e Velocidade; Consumo de Energia; Conforto; Custo Operacional; Transporte Porta-a-Porta; Poluio.

Modalidades de transportes Transporte rodovirio: este modo exige investimentos iniciais em infra-estruturas relativamente baixos para a sua implantao, porm a necessidade de manuteno, dependendo do trfego e de condies climticas, pode ter custos mais frequentemente incidentes.

A capacidade de transporte de mdia a pequena, dependendo do veculo e das caractersticas tcnicas da rodovia. A flexibilidade de rotas geralmente grande, devido densidade de malha viria. No que tange a flexibilidade de horrios, em geral bastante flexvel devido a no existncia de esquemas rgidos de controle de trfego. considerado o modo mais inseguro pelas estatsticas de acidentes. Pode chegar a velocidades elevadas, no entanto, dependente da inexistncia ou no de congestionamentos. Algo a favor da rapidez o fato deste modo proporcionar o transporte portaa-porta, ou seja, ligar diretamente os usurios as suas origens e destinos finais. O custo operacional alto em relao ao peso transportado, tornando-o mais adequado para pequenos volumes mdios de passageiros e cargas e, ainda, como complementar nos transportes de coleta e distribuio. Este modo um dos modais mais poluentes, pois apresenta altos ndices e tipos de poluio. Transporte ferrovirio: os investimentos em infra-estrutura so elevados, devido necessidade de grande resistncia e qualidade da via permanente, principalmente, em funo do peso dos trens. Alm disso, as ferrovias exigem implantao total, ou seja, no podendo ser construdas por etapas. Tambm, so necessrios investimentos em material rodante e de trao; instalaes fixas; terminais e equipamentos de carga e descarga. Possui grande capacidade de transporte, dependendo das caractersticas tcnicas de vias, veculos e terminais. A flexibilidade de rotas e horrios muito pequena, e h tambm pouca disponibilidade de malhas ferrovirias. Por outro lado, este modo muito seguro, devido existncia de esquemas rgidos de controle operacional. A velocidade operacional elevada, gozando da vantagem de trafegar em vias exclusivas. O custo operacional baixo em relao ao peso total transportado, pelo fato de ser econmico energeticamente. No possui como vantagem o transporte porta-a-porta, pela dificuldade dos trens pararem em qualquer lugar da via frrea e de no existirem vias disponveis para os pontos de origem e destino das viagens. No um modal muito poluente, sendo uma restrio onde as ferrovias so eletrificadas.

Transporte hidrovirio: se a via for francamente navegvel um dos que exigem menos investimentos em infra-estrutura. Porm, se forem necessrias obras de engenharia exige grandes investimentos. Possui grande capacidade de carga. pouco flexvel em rotas e horrios, por estar sujeito s condies de navegabilidade dos rios, como o calado e o regime de mars. seguro por haver exigncias rgidas de controle de trfego hidrovirio. Opera a baixas velocidades devido dificuldade de operao de embarcaes e das caractersticas do canal navegvel. econmico em custos operacionais, em relao ao peso total transportado. Normalmente, necessita de modo complementar. No apresenta altos ndices de poluio, sendo tido como o modo de transporte ecologicamente mais adequado. Transporte aerovirio: necessita de altos investimentos em infra-estrutura, como aquisio de aeronaves, construo e aparelhamentos de terminais (aeroportos) e, ainda, no controle de trfego areo. Possui pequena capacidade de carga, sendo mais indicado para mercadorias de alto valor agregado (produtos farmacuticos, ouro, jias, aparelhos eletrnicos). muito flexvel em rotas, apesar da necessidade de apoio terrestre, porm, bastante restrito no que se refere a horrios, devido a esquemas rgidos de controle de trfego areo e pelos horrios de chegada e partida de aeronaves nos aeroportos. seguro por haver exigncias rgidas de controle de trfego areo. o modo de custo operacional mais alto, em relao ao peso total transportado, pelo fato de no ser econmico energeticamente. No oferece, tambm, o transporte porta-a-porta. altamente poluente, com altos ndices de poluio sonora.

a.

Escolha do transporte: aspectos crticos De um modo geral, cada modo de transporte possui caractersticas que o

tornam mais adequado em determinadas circunstncias. Dificilmente, algum deles suprir simultaneamente todas as qualidades exigidas para um bom desempenho. Assim, o uso coordenado dos modos de transporte tem por objetivo o aproveitamento de forma tima das propriedades de cada modo de transporte com o

intuito de possibilitar a sua integrao. A integrao de dois modos ou mais necessria quando a situao de intermodalidade. A escolha da modalidade de transporte depender de vrios aspectos ou atributos, sendo resultado de uma anlise de multicritrios, que busca a combinao tima dentro de objetivos especificados. Existem simulaes de modelos matemticos e estatsticos para a anlise de escolha modal. Verificao de aprendizagem: acesse a Ferramenta Atividades e faa a Atividade 1 e a Atividade 2, referentes aula 7. Para ampliar seus conhecimentos, participe do Frum: voc conhece o ror caboclo? Explique com funciona.

Вам также может понравиться