Вы находитесь на странице: 1из 6

Voc est pronto para utilizar a tecnologia na Educa?

Os computadores e ferramentas como a internet esto cada vez mais presentes nos processos de ensino e de aprendizagem. O teste a seguir ajuda voc a avaliar se j est integrado a esta onda de novidades

Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula


Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas so imprescindveis para a turma avanar
Amanda Polato (Amanda Polato)

TICs, tecnologias da informao e comunicao. Cada vez mais, parece impossvel imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminao de computadores, internet, celulares, cmeras digitais, e-mails, mensagens instantneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reaes variadas. Qual destes sentimentos mais combina com o seu: expectativa pela chegada de novos recursos? Empolgao com as possibilidades que se abrem? Temor de que eles tomem seu lugar? Desconfiana quanto ao potencial prometido? Ou, quem sabe, uma sensao de impotncia por no saber utiliz-los ou por conhec-los menos do que os prprios alunos? Se voc se identificou com mais de uma alternativa, no se preocupe. Por ser relativamente nova, a relao entre a tecnologia e a escola ainda bastante confusa e conflituosa. NOVA ESCOLA quer ajudar a pr ordem na baguna buscando respostas a duas questes cruciais. A primeira delas: quando usar a tecnologia em sala de aula? A segunda: como utilizar esses novos recursos? D para responder pergunta inicial estabelecendo, de cara, um critrio: s vale levar a tecnologia para a classe se ela estiver a servio dos contedos. Isso exclui, por exemplo, as apresentaes em

Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou no!), os jogos de computador que s entretm as crianas ou aqueles vdeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. "Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar contedos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas", afirma Regina Scarpa, coordenadora pedaggica de NOVA ESCOLA. Da soma entre tecnologia e contedos, nascem oportunidades de ensino - essa unio caracteriza as ilustraes desta reportagem. Mas preciso avaliar se as oportunidades so significativas. Isso acontece, por exemplo, quando as TICs cooperam para enfrentar desafios atuais, como encontrar informaes na internet e se localizar em um mapa virtual. "A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da rea de inovao educativa da Organizao dos Estados Ibero-Americanos para a Educao, a Cincia e a Cultura (OEI). Em outros casos, porm, ela dispensvel. No faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animao se podemos ter a experincia real. As dvidas sobre o melhor jeito de usar as tecnologias so respondidas nas prximas pginas. Existem recomendaes gerais para utilizar os recursos em sala (veja os quadros com dicas ao longo da reportagem). Mas os resultados so melhores quando considerada a didtica especfica de cada rea. Com o auxlio de 17 especialistas, construmos um painel com todas as disciplinas do Ensino Fundamental. Juntos, teoria, cinco casos reais e oito planos de aula (trs na revista e cinco no site) ajudam a mostrar quando - e como - computadores, internet, celulares e companhia so fundamentais para aprender mais e melhor.

Nove dicas para usar bem a tecnologia


O INCIO Se voc quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratgia apoiar-se nas experincias bem-sucedidas de colegas. O CURRCULO No planejamento anual, avalie quais contedos so mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessrias ao mundo de hoje, podem ser inseridas. O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o bsico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrnico e mecanismo de busca faz parte do cardpio mnimo. O ESPECFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que voc compreende as funes elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula. A AMPLIAO Para avanar no uso pedaggico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de incluso digital do MEC) so boas opes. O AUTODIDATISMO A internet tambm ajuda na aquisio de conhecimentos tcnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos. A RESPONSABILIDADE Ajude a turma a refletir sobre o contedo de blogs e fotologs. Debata qual o nvel de exposio adequado, lembrando que cada um responsvel por aquilo que publica. A SEGURANA Discutir precaues no uso da internet essencial, sobretudo na comunicao online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegao segura.

A PARCERIA Em caso de dvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos prprios alunos. A parceria no sinal de fraqueza: dominando o saber em sua rea, voc seguir respeitado pela turma.
Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educao e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Pea, professora de Novas Tecnologias Aplicadas Educao Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educao. Reportagem sugerida por oito leitores: Alana Cristina Lorde, Vrzea da Palma, MG, Graziela Stein, Marab, PA,Jaqueline Alves Silva Soares, Caetanpolis, MG, Karla Capucho, Vitria, ES, Kelly Silva Monteiro, So Gonalo, RJ, Luciano Alves da Silva, So Loureno da Mata, PE, Nadia Pereira Marques, Cristalina, GO, e Thais Silvestre Rosa, Rio de Janeiro, RJ

Quer saber mais?


CONTATOS Andrea Vieira Zinni Cludio Bazzoni CE Presidente Kennedy, R. Santa Catarina, 1513, 86600-000, Rolndia, PR, tel. (43) 3256-1442 Colgio Mir, R. Cndido Portinari, 58, 40140-440, Salvador, BA, tel. (71) 3247-3022 EE Patriarca da Independncia, R. Rui Barbosa, 55, 13280-000, Vinhedo, SP, tel. (19) 3876-6790 EE Professor Edsson Herclyto Cerezer, R. Baro do Itaqui, 548, 96400-000, Bag, RS, tel. (53) 3242-5561 Escola da Vila, R. Barroso Neto, 91, 05585-010, So Paulo, SP, tel. (11) 3726-3578 Ivone Domingues Levon Boligian Luciana Hubner Marcia Padilha Lotito Marcos Garcia Neira Museu da Pessoa, R. Natingui, 1100, 05443-002, So Paulo, SP, tel. (11) 2144-7150 Paulo Nin Ferreira Priscila Monteiro Rosa Iavelberg Silmara Maria Cruz Paiva BIBLIOGRAFIA Educao Hoje: "Novas" Tecnologias, Presses e Oportunidades, Pedro Demo, 144 pgs., Ed. Atlas, tel. 0800171-944, 38 reais Tecnologias para Transformar a Educao, Juana Mara Sancho e Fernando Hernndez, 200 pgs., Ed. Artmed, tel. 0800-703-3444, 44 reais

1. O projeto poltico-pedaggico (PPP) de sua escola prev o uso da tecnologia unida aos contedos das disciplinas?
Sim. No. Ento, cuidado! Converse com a gesto da escola e proponha que essa reflexo seja realizada. Afinal, o uso da tecnologia no pode se restringir apenas ao contato dos alunos com a informtica. Que bom! Isso muito importante para que o trabalho com tecnologia contribua com o resultado final da aprendizagem.

2. Voc utiliza o computador para preparar suas aulas e as atividades que sero realizadas pelos alunos?
Sim. No. isso a! O computador pode te ajudar a ganhar tempo ao chegar com tudo j pronto para as aulas, a encontrar novos materiais e a ter o seu planejamento registrado por escrito, o que tambm facilita as revises futuras. Tente comear a us-lo nesses momentos. Ele pode te ajudar a ganhar tempo ao chegar com os materiais j digitalizados para as aulas, a encontrar novos materiais e a ter o seu planejamento registrado por escrito, o que tambm facilita as revises futuras.

3. Ao planejar o trabalho voltado ao ensino de um contedo especfico, voc pesquisa quais recursos (digitais ou no) podem colaborar com as aulas sobre esse tema?
Sim. No. timo! A tecnologia deve estar a servio dos contedos e no o contrrio. Ateno! Conversar com os colegas e fazer cursos so algumas das formas de conhecer novas ferramentas que podero ser teis s suas prximas aulas.

4. Voc utiliza a internet para se comunicar com outros professores, para divulgar os seus trabalhos e para buscar ideias e materiais que possam aprimorar suas aulas?
Sim. No. Muito bem! Procure sempre explorar novos potenciais do uso dessa rede. J existem, por exemplo, redes sociais que renem professores e possibilitam uma intensa troca de informaes e ideias. Ento comece a se aventurar por essa rede. Voc ver que s tem a ganhar com ela. J existem, por exemplo, redes sociais que renem professores e possibilitam uma intensa troca de informaes e ideias.

5. Voc conhece os hbitos dos seus alunos em relao ao uso da tecnologia e procura munici-los de sugestes para que eles aproveitem os momentos online para aprender e se desenvolver?
Sim. No.

timo, mas veja esta dica: mesmo se sua escola no possui computadores pode passar atividades para eles fazerem em casa ou em outros espaos. E aproveite para conversar com eles sobre os cuidados que garantem a segurana nos contatos realizados no mundo online e sobre a qualidade e a diversidade das fontes encontradas na internet. Fique atento! Procure conhecer, pois mesmo se sua escola no possui computadores pode passar atividades para eles fazerem em casa ou em outros espaos. E aproveite para conversar com as crianas e os adolescentes sobre os cuidados que garantem a segurana nos contatos realizados no mundo online e sobre a qualidade e a diversidade das fontes encontradas na internet.

6. Voc est sempre atento s oportunidades de formao sobre o uso da tecnologia na Educao, sejam elas dentro da sua prpria escola ou em outras instituies?
Sim. No. Muito bem! Como sempre h novas tecnologias, voc precisa se manter atualizado. H vrias opes, inclusive em cursos a distncia e, como h sempre novas tecnologias, voc precisa se manter atualizado.

7. Qual dessas aes NO pode ser incrementada com a criao de um blog:


Comunicao com os alunos. Divulgao do seu trabalho. Comunicao com os pais. Aplicao de provas. Cuidado! Prefira fazer a avaliao em ambientes seguros, com o controle das postagens realizadas. O blog pode ser uma ferramenta eficiente para aproxim-lo dos pais e mant-los informados sobre o planejamento das aulas. O blog pode ser uma ferramenta til para fazer o registro dos trabalhos dos alunos e compartilhar experincias com outros professores. O blog pode ser uma ferramenta eficiente de comunicao com os seus alunos.

8. O que se deve fazer antes de uma aula que utilize equipamentos e recursos tecnolgicos?
Definir bem os objetivos a serem atingidos. Testar os equipamentos e ter sempre um plano B. Calcular o tempo que ser gasto com as atividades. Todas as alternativas.

Muito bem! Planejamento fundamental. timo! Sempre teste os equipamentos e faa um backup dos arquivos importantes. Isso mesmo! Elaborar seu plano de aula essencial para o bom andamento das atividades. Parabns! Se voc d conta de todos os itens acima, significa que planeja bem os recursos que ir utilizar nas aulas.

9. Qual dessas caractersticas NO tpica dos nativos digitais?


Quando se trata de tecnologia, executam mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Compartilham suas ideias e seus conhecimentos na internet. Leem muito na internet, mas poucos livros. Tm dificuldade com o ingls. Os nativos digitais so multitarefas. Eles so capazes de ler enquanto ouvem msica, por exemplo. Isso mesmo! O ciberespao lugar de socializao para os nativos digitais. Os nativos digitais leem menos livros, mas 80% de suas aes na internet envolvem leitura. No! Os estrangeirismos da internet no so empecilhos para a navegao dos nativos digitais.

10. O que se pode encontrar em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)?


Correio eletrnico. Agenda. Publicao de textos e arquivos. Todas as alternativas. Sim! O correio eletrnico facilita a troca de ideias entre educadores e estudantes. Sim! Que tal montar um calendrio com as prximas atividades da turma? Sim! O AVA permite a publicao de arquivos e o compartilhamento com os estudantes. Aproveite! Os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem todos os recursos listados acima e mais! Nos AVAs as atividades ultrapassam o espao e o tempo da sala de aula.

Intencionalmente, no oferecemos aqui nenhum resultado ou classificao em perfil, uma vez que o objetivo no quantificar o conhecimento sobre o uso de tecnologia na Educao. A reflexo sobre o tema a principal meta.

Вам также может понравиться