Вы находитесь на странице: 1из 16

DIREITO CIVIL: DIREITO DAS OBRIGAES CONTRATOS

EVICO
Synthesis

Sempre deixe para o dia seguinte sua resoluo de desistir.

25/11/2011

DA EVICO

2/16

1.
C ONCEITO R EQUISITOS EX TENSO DA GARANTIA

DA EVICO

Contratos onerosos Reforo ou diminuio da Responsabilidade Excluso da responsabilidade Pela excluso legal Pela excluso convencional Deteriorao posterior da coisa alienada

DIREITOS DO

EV ICTO

Indenizao pelos Frutos Indenizao por despesas contratuais Indenizao por custas judiciais e aos honorrios do advogado Indenizao por benfeitorias Quando feitas pelo evicto e no pagas pelo evictor Quando feitas pelo alienante Evico parcial

T EMAS RELACIONADOS
Aquisio em hasta pblica Aplicao da Evico
1 corrente 2 corrente

Responsabilidade
1 corrente 2 corrente 3 corrente

DENUNCIAO DA LIDE
Obrigatoriedade Denunciao per saltum 1 corrente 2 corrente 3 corrente Revelia do alienante Conseqncia jurdica para a ausncia de denunciao da lide

SUSPENSO DA PR ESCRIO

2.

APNDICE

LEGISLAO SELECIONADA JURIS PRUDNCIA SELECIONADA


Evico. Apreenso. Autoridade administrativa. AR. Incluso. Ru. Prazo decadencial. Declaratria. Compra e venda. Procurao.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

3/16

Sumrio

C ONCEITO
Etimologia - lat. evict o, nis 'evico, recuperao de uma coisa perdida'

A evico, regulada a partir do art. 447, consiste em uma garantia contratual protetiva do adquirente que vem a perder a posse e a propriedade da coisa, em virtude do reconhecimento judicial ou administrativo de direito anterior de outrem. Ou seja: evico a perda da coisa por deciso judicial ou administrativa1 que importe em legtimo reconhecimento de que o bem transferido pertencia a outra pessoa distinta do transferidor, e por via de conseqncia, no poder ser utilizada pelo adquirente.
Segundo a Cespe/UNB: A evico uma garantia que recai sobre o alienante e tem como fundamento a obrigao do alienante de garantir ao adquirente, ainda que em hasta pblica, o uso e gozo da coisa. A evico se d pela perda definitiva da propriedade, da posse ou do uso da coisa, seja por ato judicial ou extrajudicial, a outrem que tenha direito anterior ao contrato aquisitivo, isto , baseada em causa preexistente ao contrato.

Quem protegido pela garantia legal da evico o adquirente, porque se ele vir a perder a posse e a propriedade da coisa por conta de reconhecimento anterior de terceiro, ele protegido porque pode voltar-se contra o alienante.

Na vigncia do cdigo passado a doutrina costumava apontar como o requisito para a evico a sentena, pois o artigo 1.117 I, do cdigo revogado aludia perda da coisa por deciso judicial. Tal concluso equivocada, pelo reconhecimento de que h atos administrativos ligados ao Poder de Polcia que vo permitir o desapossamento de um bem por via extrajudicial, como seria o c aso de um automvel roubado ser apreendido pela Polic ia Rodoviria Federal. Com o legtimo ato de apreenso, j estar autorizado o adquirente a propor a a o indenizatria contra o alienante.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

4/16

EVICO

SENTENA JUDICIAL (doutrina clssica)

Ato Administrativo
(STJ vide RESP 1.047.882/RJ)

Bem ($)

Aplica-se aos contratos onerosos, em regra

Adquirente (evicto ou evencido)

Alienante (responsvel)

3 (evictor ou evencente)

Apresenta melhor fundamentao jurdica

Garantia (447 e 450)

Direitos do evicto (salvo estipulao em contrrio em contrato comutativo)

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

5/16

REQUISITOS
So: Perda total ou parcial da propriedade, posse ou uso da coisa alienada; Onerosidade da aquisio (art. 447); Ignorncia, pelo adquirente, da litigiosidade da coisa (art 457); Anterioridade do direito do evictor; Denunciao da lide ao alienante (no a posio do STJ)

EXTENS O DA

GARANTIA

Art. 447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evico./// Subsiste esta garantia ainda que a aquisio se tenha realizado em hasta pblica.

A evico se aplica tanto nos contratos comutativos como os aleatrios, diverso dos vcios redibitrios que s se aplicam nos contratos comutativos.
(Cespe/MP-RN 2009) A aquisio de bem realizada em hasta pblica, instituda no bojo do processo de execuo, no exclui a responsabilidade do executado pela evico.

Art. 448. Podem as partes, por clusula expressa, reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade pela evico.

A garantia do adquirente pelos riscos da evico regida pelo princpio da autonomia da vontade, de modo que as partes podem reforar, diminuir ou excluir a responsabilidade. Se no houver clusula expressa neste sentido, a responsabilidade se impe.
Obs.: Tal norma se aposta nos contratos de ad eso acarretar a nulidade da mesma, artigo 424 2. A lei consumerista tambm importa em nulidade absoluta a qualquer clusula que importe em renncia de direitos, ou seja, ser nula a clusula, artigo 51, I do CDC 3.

Art. 424. Nos contratos de adeso, so nulas as clusulas que estipulem a renncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negcio. 3 Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: I - impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos produtos e servios ou impliquem renncia ou disposio de direitos. Nas relaes de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurdica, a indenizao poder ser limitada, em situaes justificveis;
2

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

6/16

A excluso da responsabilidade pela evico opera-se de duas maneiras: excluso legal (art. 457) e excluso convencional (art. 449).

A lei exclui a responsabilidade pela evico, na forma do art. 457, que traz um argumento razovel:
Art. 457. No pode o adquirente demandar pela evico, se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa.

A lei permite que o adquirente assuma o risco da evico por clusula expressa. No poder alegar a evico se a coisa se perdeu em virtude de um caso fortuito ou de fora maior, este artigo estabelece que o adquirente perde o direito a demandar pela evico se sabia que a coisa era alheia ou litigiosa. como se o mesmo estivesse celebrando um contrato de risco (aleatrio), por isso no poder alegar evico, se no estaria se beneficiando da sua prpria torpeza.

Art. 449. No obstante a clusula que exclui a garantia contra a evico, se esta se der, tem direito o evicto a receber o preo que pagou pela coisa evicta, se no soube do risco da evico, ou, dele informado, no o assumiu.

Limites clusula de non prestada evictione - A lei apenas admite a clusula de excluso da responsabilidade se o adquirente, de alguma forma, assumiu conscientemente o risco de perder a coisa pela evico, pois em tal caso teria celebrado um contrato aleatrio, expressamente disciplinado nos artigos 458 a 461. Ou seja, nos termos do art. 449, caso o contrato contenha clusula que exclui a responsabilidade pela evico, se esta se der, tem direito o evicto, pelo menos, ao preo que pagou; mas, caso esteja ciente do risco de perda e o assuma, no ter direito a nada.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

7/16

Art. 451. Subsiste para o alienante esta obrigao, ainda que a coisa alienada esteja deteriorada, exceto havendo dolo do adquirente.

A deteriorao da coisa no o bastante para alforriar4 o alienante do seu dever de indenizar o evicto nos moldes do artigo precedente, ainda que a coisa tenha o seu valor patrimonial reduzido por negligncia ou imprudncia do adquirente. Entretanto, se o adquirente deteriorar o bem com inteno manifesta de faz-lo para impor um prejuzo ao alienante, este ficar desobrigado do dever de indenizar, pois afinal de contas ningum pode se aproveitar da prpria torpeza. A prova do dolo cabe ao alienante.
Art. 452. Se o adquirente tiver auferido vantagens das deterioraes , e no tiver sido condenado a indeniz-las, o valor das vantagens ser deduzido da quantia que lhe houver de dar o alienante.
Exemplo: A venda de entulho e de outras peas de valor retiradas do prdio, tais valores devem ser deduzidos do montante da indenizao.

O que a lei no quer que a responsabilidade pelo risco da evico se transforme em instrumento de locupletamento do evicto em detrimento do evictor.

DIREITO S DO EVICT O

Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: I - indenizao dos frutos que tiver sido obrigado a restituir;

Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou: II - indenizao pelas despesas dos contratos e pelos prejuzos que diretamente resultarem da evico;

Art. 450. Salvo estipulao em contrrio, tem direito o evicto, alm da restituio integral do preo ou das quantias que pagou:

Dar alforria a; resgatar, libertar, manumitir; forrar.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO
III - s custas judiciais e aos honorrios do advogado por ele constitudo.

8/16

Pargrafo nico. O preo, seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, ///e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial.

Art. 453. As benfeitorias necessrias ou teis, no abonodas ao que sofreu a evico, sero pagas pelo alienante5.

Se o retomante (evictor) no pagar ao evicto o valor das referidas benfeitorias e/ou, por analogia, das acesses, tal responsabilidade dever ser assumida pelo alienante. O artigo estabelece em favor do evicto uma espcie de responsabilidade subsidiria para o alienante.
Art. 450.Pargrafo nico. O preo, seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, ///e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial.

Art. 454. Se as benfeitorias abonadas ao que sofreu a evico tiverem sido feitas pelo alienante, o valor delas ser levado em conta na restituio devida 6.

Os valores gastos com as benfeitorias ou acesses na coisa perdida pela evico, os referidos valores sero levados em conta no momento do pagamento da indenizao do evicto.
Art. 1.222. O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo;/// ao possuidor de boa-f indenizar pelo valor atual. Art. 450.Pargrafo nico. O preo, seja a evico total ou parcial, ser o do valor da coisa, na poca em que se evenceu, ///e proporcional ao desfalque sofrido, no caso de evico parcial.

Ao evicto, como possuidor de boa-f, assegurado o direito indenizao pelas benfeitorias necessrias e teis. Assim, compete ao alienante, perante o reivindicante (Art. 1.222 do NCC), indenizar-se das benfeitorias por ele feit as e abonadas ao evicto, ou, perante este, deduzir do preo a devolver o valor das referidas benfeit orias.
6

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

9/16

Art. 455. Se parcial, mas considervel, for a evico, poder o evicto optar entre a resciso do contrato e a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido./// Se no for considervel, caber somente direito a indenizao.

Se a evico for parcial o evicto ter duas opes, se o desfalque for considervel :
Optar entre a resciso do contrato

Ou
Pedir a restituio da parte do preo correspondente ao desfalque sofrido.

Se o desfalque no for considervel: caber apenas o direito indenizatrio.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

10/16

TE MAS RELACIONAD O S

1 corrente

RESP 635.322/SP a natureza da arremao7 afasta a natureza negocial da compra e venda, por isso o arrematante no tem garantia (FUX, Alexandre Freitas Cmara)
2 corrente

Interpretao literal do CC (Marco Aurlio Bezerra de Melo)

1 corrente

Responsabilidade do Estado
2 corrente

Responsabilidade primria do exequente: assegurado ao arrematante que se veja na iminncia de ser privado da coisa em decorrncia da evico que exija judicialmente a garantia dos credores do executado que devero restituir ao evicto o valor do bem, uma vez que estes foram responsveis por levar o bem a hasta pblica e assim assumem o risco do negcio (Marco Aurlio Bezerra de Melo)
3 corrente

Liebman responsabilidade do executado; se este for insolvente, passa a ser do exequente: quem se enriqueceu indevidamente foi o executado, pois se livrou das dvidas a custa dde bens alheios, sendo obrigado a indenizar o arrematante. Mas se o executado for insolvente, poder o arrematante propor ao em face dos credores do executado, pois embora tivessem direito ao pagamento, no tinha o de ser pago pela alienao de bem de terceiro. Ou seja: Em primeiro plano (a doutrina nesse primeiro ponto pouco diverge), a ao de evico dever ser proposta contra o devedor, de cujo patrimnio a coisa perdida foi retirada; no entanto, caso esse devedor seja insolvente, o arrematante poder se voltar contra o prprio credor que recebeu o pagamento por conta de bem pertencente a terceiro. Arakn de Assis vai mais alm: Caso o credor no possa ser responsabilizado, a responsabilidade pela evico ser do Estado que permitiu que o bem fosse hasta pblica.

A alienao de imvel em hasta pblica forma originria de aquisio da propriedade.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

11/16

D ENUNCIAO

DA LIDE

Art. 456. Para poder exercitar o direito que da evico lhe resulta, o adquirente notificar do litgio o alienante imediato, ou qualquer dos anteriores, quando e como lhe determinarem as leis do processo. Pargrafo nico. No atendendo o alienante denunciao da lide, e sendo manifesta a procedncia da evico, pode o adquirente deixar de oferecer contestao, ou usar de recursos.
CPC Art. 70. A denunciao da lide obrigatria: I - ao alienante, na ao em que terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a fim de que esta possa exercer o direito que da evico Ihe resulta; Art. 76. A sentena, que julgar procedente a ao, declarar, conforme o caso, o direito do evicto, ou a responsabilidade por perdas e danos, valendo como ttulo executivo.

O ordenamento jurdico disponibiliza ao adquirente o instrumento processual denominado denunciao da lide . Superior Tribunal de Justia:
o direito que o evicto tem de recobrar o preo que pagou pela coisa evicta independe, para ser exercitado, de ter ele denunciado a lide ao alienante, na ao em que terceiro reivindicara a coisa (STJ, 3 T.. REsp 255.639-SP).
8

Min. Nilson Naves destacou:


A jurisprudncia do STJ no sentido de que a no-denunciao da lide no acarreta a perda da pretenso regressiva, mas apenas ficar o que poderia denunciar e no denunciou, privado da imediata obteno do ttulo executivo contra o obrigado regressivamente. Da resulta que as cautelas insertas pelo legislador pertinem to-s com o direito de regresso, mas no privam a parte de propor ao autnoma contra quem eventualmente lhe tenha lesado (REsp 132.258).

Com base nos arts. 70 a 76 do CPC, a denunciao da lide consiste em chamar o terceiro (litisdenunciado/denunciado) que tenha um vnculo jurdico de garantia com uma das partes (litisdenunciante/denunciante) para ingressar no processo e, alm de participar da lide principal, responder pela garantia do negcio jurdico no caso do denunciante ser vencido no processo. No mera comunicao de existncia do processo, verdadeira demanda incidental de garantia que faz participar do processo aquele que pode vir a ser responsabilizado pelo dano discutido. uma ao regressiva dentro do mesmo processo .

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

12/16

a permisso para que o denunciante demande diretamente em face do ltimo responsvel por garantir a permanncia do bem em seu patrimnio. Ex.: em demanda reivindicatria de um bem, o demandado que pretende fazer a denunciao da lide, a fim de poder exercer o direito que lhe resulta da evico. Neste caso a denunciao da lide poderia ser feita quele que alienou o bem para demandado, ou para a pessoa que alienara o bem para este ltimo (per saltum).

CC e CJF n n 29 possvel denunciao per saltum.


CJF n 29 Art. 456: A interpretao do art. 456 do novo Cdigo Civil permite ao evicto a denunciao direta de qualquer dos responsveis pelo vcio.

Alexandre Freitas Cmara e Didier - incabvel no direito brasileiro

Tal previso poder ensejar sucessivas denunciaes da lide at que se encontre quem efetivamente operou a primeira transferncia desautorizada pela lei, ou seja, aquela que deu causa evico.
Art. 73. Para os fins do disposto no art. 70, o denunciado, por sua vez, intimar do litgio o alienante, o proprietrio, o possuidor indireto ou o responsvel pela indenizao e, assim, sucessivamente, observando-se, quanto aos prazos, o disposto no artigo antecedente.

Art. 456. Pargrafo nico. No atendendo o alienante denunciao da lide, e sendo manifesta a procedncia da evico, pode o adquirente deixar de oferecer contestao, ou usar de recursos.

Em regra, se o alienante no ofertar resposta a denunciao da lide formulada, experimentar os efeitos da revelia do artigo 319, merece considerao que o artigo 320 arrola diversas situaes em que no ocorrer os efeitos da revelia, o que vem a demonstrar que a presuno de revelia no absoluta. Por esse motivo o pargrafo nico esclarece que o adquirente no precisar oferecer contestao ou usar de recursos se a procedncia da evico for manifesta e o alienante no oferecer resposta denunciao.
Art. 319. Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Art. 320. A revelia no induz, contudo, o efeito mencionado no artigo antecedente: I - se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao; II - se o litgio versar sobre direitos indisponveis; III - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico, que a lei considere indispensvel prova do ato.

H uma lei acima do Direito.

DA EVICO

13/16

O artigo 70 dispe que obrigatria que se faa essa denunciao. Entretanto a ausncia de denunciao da lide no dever acarretar a perda do direito indenizao, podendo o adquirente exercer, at que a prescrio se efetive, a pretenso ressarcitria pela via da ao de locupletamento, sem a incluso dos valores previstos no artigo 350. STJ: mesmo no caso da evico, seria possvel a propositura de ao posterior para o recebimento do valor principal pago pelo bem. Fundamento: evitar o enriquecimento ilcito (vide RESP 880.698/DF).

SUSPEN SO DA

PRE SCRI O

Art. 199. No corre igualmente a prescrio:


I - pendendo condio suspensiva9 II - no estando vencido o prazo
(no h direito);

(no h exigibilidade);

III - pendendo ao de evico10.

Se pender ao de evico, suspende-se a prescrio em andamento; com o trnsito em julgado, o prazo prescritivo volta a correr.

Ou termo.
10

Art. 359. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer -se- a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados os direitos de terceiros.

H uma lei acima do Direito.

APNDICE

14/16

LEGISLAO SELE CIONADA


Art. 295. Na cesso por ttulo oneroso, o cedente, ainda que no se responsabilize, fica responsvel ao cessionrio pela existncia do crdito ao tempo em que lhe cedeu; a mesma responsabilidade lhe cabe nas cesses por ttulo gratuito, se tiver procedido de m-f. Art. 359. Se o credor for evicto da coisa recebida em pagamento, restabelecer-se- a obrigao primitiva, ficando sem efeito a quitao dada, ressalvados os direitos de terceiros. Art. 552. O doador no obrigado a pagar juros moratrios, nem sujeito s conseqncias da evico ou do vcio redibitrio. ///Nas doaes para casamento com certa e determinada pessoa, o doador ficar sujeito evico, salvo conveno em contrrio. Art. 568. O locador resguardar o locatrio dos embaraos e turbaes de terceiros, que tenham ou pretendam ter direitos sobre a coisa alugada, e responder pelos seus vcios, ou defeitos, anteriores locao. Art. 838. O fiador, ainda que solidrio, ficar desobrigado: III - se o credor, em pagamento da dvida, aceitar amigavelmente do devedor objeto diverso do que este era obrigado a lhe dar, ainda que depois venha a perd-lo por evico. Art. 845. Dada a evico da coisa renunciada por um dos transigentes, ou por ele transferida outra parte, no revive a obrigao extinta pela transao; mas ao evicto cabe o direito de reclamar perdas e danos. Pargrafo nico. Se um dos transigentes adquirir, depois da transao, novo direito sobre a coisa renunciada ou transferida, a transao feita no o inibir de exerc-lo. Art. 1.005. O scio que, a ttulo de quota social, transmitir domnio, posse ou uso, responde pela evico; e pela solvncia do devedor, aquele que transferir crdito. Art. 1.939. Caducar o legado: III - se a coisa perecer ou for evicta, vivo ou morto o testador, sem culpa do herdeiro ou legatrio incumbido do seu cumprimento; Art. 2.026. O evicto ser indenizado pelos co-herdeiros na proporo de suas quotas hereditrias, mas, se algum deles se achar insolvente, respondero os demais na mesma proporo, pela parte desse, menos a quota que corresponderia ao indenizado 11.

Sendo um dos herdeiros evicto do bem recebido, respondero perante ele os outros herdeiros contemplados na partilha do de cujus, que tem por objetivo assegurar a igualdade na partilha e podem ser conferidas nos artigos 2.023 a 2.026 do Cdigo Civil.

11

H uma lei acima do Direito.

APNDICE

15/16

J URISPRU DNCIA SELECIONADA


Evico. Apreenso. Autoridade administrativa.
A Turma entendeu que, na espcie, o adquirente do veculo importado ignorava a litigiosidade do bem o veculo circulava no pas por fora de liminar em mandado de segurana, posteriormente cassada pois os documentos pblicos nada registravam, alm de pagar o preo de mercado ante a omisso do vendedor em avis-lo das pendncias administrativas junto Receita Federal, estando, assim, caracterizada sua boa-f. Quanto ao exerccio da evico entendeu que a autoridade aduaneira que decretou o perdimento do bem, haja vista a circulao ilegal de veculo no pas, equipara-se autoridade policial, porquanto exerce o mesmo poder de apreenso. A caracterizao da evico se d pela perda da propriedade e essa perda pode ser em decorrncia da apreenso de autoridade administrativa, e no apenas por sentena judicial . Precedentes citados: REsp 259.726-RJ, DJ 27/9/2004, e REsp 129.427-MG, DJ 15/6/1998. REsp 1.047.882-RJ, Rel. Min. Honildo de Mello Castro (Desembargador convocado do TJ-AP), julgado em 3/11/2009.

AR. Incluso. Ru. Prazo decadencial.

In casu, os recorrentes adquiriram dois terrenos: um, dos recorridos e outro, de litisdenunciante que no fez parte da ao rescisria. Todavia, a Unio e o Incra promoveram a desapropriao por interesse social sob a alegao de que se tratava de rea de fronteira, portanto terras da Unio que foram alienadas por estado membro a ttu lo non domino. Confirmada a legalidade do decreto expropriatrio, os recorrentes ingressaram com ao contra a Unio postulando a declarao de validade de seu domnio sobre as terras expropriadas, com denunciao da lide dos recorridos e de outro litiscon sorte na condio de alienantes das reas, pedidos julgados improcedentes. Depois, os recorrentes ajuizaram nova ao, dessa vez em desfavor dos recorridos e do outro alienante o ltimo denunciou lide os prprios recorridos, dos quais havia adquirido o lote, e, aps, vendeu-o aos recorrentes. Dessa vez, os pedidos foram julgados parcialmente procedentes, com a condenao dos rus (recorridos) ao pagamento de indenizao decorrente de evico e o reconhecimento do direito do litisdenunciante de ser reembolsado do que despendesse. Houve apelao dos recorridos, sendo mantidos o dever de indenizar e o direito de regresso do litisdenunciante. Da que, inconformados, os recorridos propuseram a ao rescisria em desfavor dos recorrentes, objetivando a resciso do acrdo que julgou parcialmente procedente a ao de evico. No REsp, buscam os recorrentes a regularidade do polo passivo da ao rescisria, notadamente a incluso dos litisconsortes necessrios. Alegaram que, tendo os recorridos formulado pedido pleno de resciso do julgado atacado, deveriam obrigatoriamente ter includo no polo passivo o litisdenunciante que figurou como ru na ao em que foi proferido o acrdo rescindendo. Para a Min. Relatora, o fato de as partes terem figurado em polos distintos na ao rescindenda no impede que sejam includas no polo passivo da ao rescisria. Reconheceu a Min. Relatora que a rescisria teve por escopo unicamente anular a lide principal da ao de evico, da era indispensvel a incluso do litisdenunciante no polo passivo. Assevera ser induvidoso que, na lide principal, o litisdenunciante foi condenado ao pagamento de indenizao aos recorrentes, muito embora, em contrapartida, tenha sido assegurado a ele o reembolso frente aos recorridos, mas esse direito de regresso no o exclui da lide principal na qual mantm relao jurdico-processual com os recorrentes. Isso demonstra que o litisdenunciante tem interesse direto na lide principal e, por conseguinte, tambm o tem na ao rescisria, visto que a ao visa rescindir a coisa julgada e, como esse juzo rescindente o atinge, ele deveria ter sido chamado para a relao processual da ao rescisria. Por outro lado, entendimento j consolidado neste Superior Tribunal que, aps decorrido o prazo decadencial para a interposio de ao rescisria (art. 495 do CPC), no pode a ao ser proposta contra novo ru, sendo, consequentemente, impossvel a regularizao da relao processual nos termos do disposto no art. 47 do CPC. Com esse entendimento, a Turma deu provimento ao recurso especial, declarando a extino do processo com apreciao do mrito nos termos do art. 269, IV, do CPC, condenando os autores ao pagamento das custas processuais e dos honorrios advocatcios. Quanto ao depsito previsto no art. 488, II, do CPC, determinou que ser levantado pelos rus em partes iguais. Precedentes citados: AgRg no Ag 784.710-RJ, DJe 6/10/2010; REsp 1.159.409-AC, DJe 21/5/2010; AgRg no Ag 1.175.802-MG, DJe 15/3/2010; REsp 1.107.219-SP, DJe 23/9/2010; AgRg no REsp 737.069-RJ, DJe 24/11/2009; AR 2.009-PB, DJ 3/5/2004; AgRg nos EDcl na AR 4.363-PI, DJe 12/11/2010, e AgRg no REsp 617.072-SP, DJ 27/8/2007. REsp 863.890-SC, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 17/2/2011. STJ Informativo 463 3 turma

H uma lei acima do Direito.

APNDICE
Declaratria. Compra e venda. Procurao.

16/16

A Turma no conheceu do recurso por entender que, embora os recorrentes alegassem no ser os atuais possuidores da rea sob litgio, no h falar em ilegitimidade passiva para a causa; pois, conforme esclarecido pelo tribunal a quo, aqueles so proprietrios de parte remanescente do imvel e se obrigaram, em funo das transferncias sucessivas da rea, a responder pela evico em face dos adquirentes do terreno. Quanto ao uso de procurao falsa, tratando-se de pessoa falecida, o vcio insanvel da primeira transao gera a nulidade absoluta do contrato de compra e venda firmado com o primeiro ru. Assim, as demais vendas sucessivas tambm so nulas, pois o vcio t ransmite -se a todos os negcios subsequentes, independentemente da arguio de boa-f dos terceiros. Quanto alegada negativa de vigncia ao art. 2 do CPC, tambm entendeu o Min. Relator que o recurso no merec e conhecimento, porquanto o julgado recorrido no conferiu qualquer direito viva, reconhecendo, apenas, que ela no participou do negcio nulo. REsp 1.166.343-MS, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 13/4/2010. STJ Informativo 420 4 turma

H uma lei acima do Direito.

Вам также может понравиться