Вы находитесь на странице: 1из 26

INTRODUO

Neste trabalho venho expor todo o estudo e pesquisa sobre: Revelia. Fase de saneamento. Providncias preliminares. Julgamento conforme o estado do processo. Extino do processo.julgamento antecipado da lide. Audincia preliminar e saneamento. Teoria geral das provas. Provas em espcie. Audincia de instruo e julgamento. Sentena. Coisa julgada Cada um destas pesquisas vem com um simples objetivo que o de mostrar aonde ser aplicado como se d este estudo, de que forma iniciado cada um deste procedimento, e onde so aplicados, e tambm tem o intuito de provocar a curiosidade e reforar estudo sobre cada um deles e preparar o aluno para enfrentar cada um desses caso e se sobre sair deles.

REVELIA
A revelia consistente na no apresentao tempestiva da contestao. Trata-se de espcie de contumcia passiva, que se junta a outras como, por exemplo, a noregularizao da representao processual (art. 13, II, CPC). H revelia quando o ru, citado, no aparece em juzo, apresentando a sua resposta, ou, comparecendo ao processo, tambm no apresenta a sua resposta tempestiva. No se pode confundir a revelia, que um ato-fato, com a confisso ficta, que um dos seus efeitos. A revelia no um efeito jurdico; a revelia encontra-se no mundo dos fatos. A revelia instituto processual conhecido desde o direito antigo, embora, a princpio, o ru fosse obrigado a comparecer em juzo, mesmo que necessria a utilizao da fora. Desde o momento em que se passou a adotar a revelia como conseqncia da inrcia do ru em face da demanda buscou-se justificar a sua aplicao. E no foram poucas as explicaes dadas para sustentar a validade dos efeitos da revelia, que variavam de cultura em cultura, como variam at hoje nos diversos ordenamentos jurdicos. EFEITOS DA REVELIA A revelia produz os seguintes efeitos: a) A presuno de veracidade dos fatos afirmados pelo demandante (efeito material); b) Prosseguimento do processo sem intimao do ru-revel (efeito processual); c) Precluso em desfavor do ru de alegar do poder de alegar algumas matrias de defesa (efeito processual, ressalvadas aquela prevista no art. 303 c/c art. 301, 4, ambos do CPC); d) Possibilidade de julgamento antecipado da lide, acaso se produza o efeito substancial da revelia (art. 330, II, CPC). Por ser muito drstica a eficcia da revelia para o ru revel. O legislador, a doutrina e a jurisprudncia criaram mecanismos para temperar tais efeitos, mitigando o rigor no tratamento contumaz.
excees ao efeito material:

a) b) c) d)

Litisconsrcio; Direito Indisponvel; Documento Essencial; Citao Ficta;

RPLICA DO AUTOR Em dois casos, h providncia preliminar consistente em facultar ao autor o direito de rplica resposta do ru: I quando o demandado, reconhecendo o fato em que se fundou a ao, outro lhe opuser impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor (art. 326);
2

II quando, em preliminar da contestao, for alegada qualquer das matrias enumeradas no art. 301 (art. 327). Em ambos os casos, para manter a observncia do princpio do contraditrio, ser facultado ao autor replicar a resposta do ru, bem como produzir prova documental, tudo no prazo de 10 dias. No caso da defesa indireta do art. 301, depois de ouvida a rplica do autor, se o juiz entender que as irregularidades ou nulidades comprovadas so sanveis, marcar prazo de at 30 dias, para que sejam supridas. A soluo, de acolhimento ou rejeio da preliminar ser dada no "julgamento, conforme o estado do processo".

REVELIA E PROVAS Da falta de contestao, presume-se ordinariamente a veracidade dos fatos afirmados pelo autor (art. 319), desde que vlida a citao. Logo, no h necessidade da fase probatria e o juiz, pela simples ausncia de resposta do ru, fica autorizado a proferir o julgamento antecipado da lide (art. 330, n II). D-se um salto da fase postulatria diretamente fase decisria. Mas h casos em que, mesmo sem a resposta do ru, o autor no se desobriga do nus de provar os fatos jurdicos que servem de base sua pretenso. Quando isto se d (art. 320), o juiz, aps escoado o prazo de contestao, profere despacho mandando que o autor especifique as provas que pretenda produzir na audincia (art. 324). O prazo de especificao fica a critrio do juiz, mas se no houver estipulao expressa no despacho, ser de cinco dias, conforme a regra do art. 185. Quando, mesmo sem a resposta do ru, o juiz se deparar com citao nula (art. 301, n I), ter de decretar a nulidade ex officio ( 4) e a revelia nenhum efeito produzir. Mandar, ento, que a diligncia citatria seja renovada, com as cautelas de direito. Embora o Cdigo tenha previsto o despacho de especificao de provas apenas para hiptese em que a revelia no produz a eficcia do art. 319, fora admitir que essa providncia preliminar tem cabimento tambm nas aes contestadas, sempre que as partes na fase postulatria no tenham sido precisas no requerimento das provas que pretendam produzir. muito comum, na praxe forense, o protesto vago e genrico nas iniciais e contestaes, "pelas provas em direito admitidas". claro que, diante disto, ter o juiz de mandar que, antes do encerramento da fase postulatria, as partes especifiquem, devidamente, as provas que iro produzir, para sobre elas decidir no saneamento.

Quando o Ministrio Pblico deva funcionar na causa (art. 82), tenham as partes requerido ou no sua audincia, caber ao juiz determinar que se lhe abra vista dos autos na fase das "providncias preliminares". Da omisso dessa providncia decorre nulidade do processo (arts. 84 e 246).

AO DECLARATRIA INCIDENTAL "Se no curso do processo, se tornar litigiosa relao jurdica de cuja existncia ou inexistncia depender o julgamento da lide, qualquer das partes poder requerer que o juiz a declare por sentena" (art. 5). A instituio da ao declaratria incidental prende-se aos limites objetivos da coisa julgada, que, segundo o art. 468, s se restringem ao mrito da causa, retratado pelo dispositivo da sentena. Dessa maneira, no fazem coisa julgada os motivos da deciso, a verdade dos fatos, em que se baseou a sentena, nem tampouco a apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo (art. 469). Assim, se uma questo prejudicial se tornou litigiosa durante o processo e a parte deseja que ela seja apreciada no apenas como razo de decidir a lide, dever suscitar o incidente do art. 5, ou seja, a ao declaratria incidental, que consiste numa ampliao da lide, atravs de cmulo sucessivo de pedidos. Dessa forma, a questo prejudicial tambm se transformar em mrito da causa e a sentena, ao apreci-la dar-lhe- soluo com fora de coisa julgada. Desde logo, deve-se excluir do conceito de questo prejudicial s matrias relacionadas com as preliminares de natureza processual, as quais no se incluem jamais nos limites da coisa julgada material. As questes prejudiciais so antecedentes lgicos da questo que forma o mrito da causa e, por isso, s se situam no plano material, ou seja, no mesmo plano de objeto da lide. Para chegar soluo do mrito da causa, por razo de lgica, o julgador no pode deixar de examinar certas questes anteriores, cuja soluo incidente condiciona aquela a ser dada lide. S h questo quando ocorre controvrsia sobre o referido antecedente lgico. Mas, para justificar a declaratria incidental, preciso que a questo seja tal, que pudesse justificar hipoteticamente um outro processo, pois, s assim, se concebe o exerccio do direito de ao, que se contm no pedido de declarao incidente. Pode-se, pois, definir questo prejudicial, para os fins do art. 5, como as "questes que, relativas a outros estados ou relaes jurdicas, se apresentem no processo
4

como mero antecedente lgico da questo principal, embora pudessem ser, por si s, objeto de processo autnomo". Se o ru contesta uma cobrana, alegando novao, pode o autor, por exemplo, propor declaratria incidental para obter o reconhecimento de ineficcia do novo contrato por vcio de consentimento ou outro defeito que o invalide, em decisrio que lhe d a segurana da res iudicata. Sem a declaratria incidental, a apreciao do vcio do contrato, ainda que favorecesse o autor, s serviria de razo para a sentena que julgasse a cobrana. No haveria coisa julgada material e o ru, em outro processo, poderia voltar a utiliz-lo para acionar o autor. A propositura da ao declaratria incidental no d lugar a uma nova autuao. como a reconveno, uma simples cumulao sucessiva de pedidos conexos, dentro do mesmo processo. Para o ru, a ao declatria pode normalmente ser manejada atravs da reconveno. Para o autor, o momento adequado para a propositura da declaratria incidental so os 10 dias seguintes intimao da contestao que tenha gerado controvrsia sobre a questo prejudicial (art. 325). Por isso, quando isto se der, o juiz deve adotar a providncia preliminar de mandar intimar o autor, abrindo-lhe o prazo decendial do art. 325, e no poder, antes de seu escoamento, proferir o julgamento conforme o estado do processo. A sentena incidente a que alude o art. 325 no deciso separada daquela que dever julgar a questo principal. Tal como se d com as causas conexas em geral, o processamento e julgamento dever ser comum. Numa s sentena o juiz resolver primeiro a questo prejudicial e, imediatamente, passar a decidir a questo principal. Quando o pedido do ru, a tramitao a da reconveno (vide n 394, retro). Quando do autor, dever ensejar ao ru oportunidade de respond-lo no prazo legal de resposta, ou seja, 15 dias (art. 321). Quando o ru for revel, necessria a renovao da citao pessoal (art. 321). Mas se estiver representado nos autos, bastar a intimao do advogado, como se d no procedimento reconvencional. Qualquer procedimento que possa, a partir da resposta do ru, seguir o rito ordinrio, dar oportunidade ao manejo da ao declaratria incidental. No se admite, porm, esse remdio processual nas aes sumrias, nem no processo de execuo, nem tampouco no cautelar.

Exige-se, igualmente, como condio de admissibilidade da declaratria incidental que o juiz da causa principal seja tambm competente ratione materiae para a causa incidente (art. 470).

FASE DE SANEAMENTO E PROVIDENCIA PRELIMINAR


Apresentada ou no a resposta ao ru, inicia-se uma fase de procedimento ordinrio que se denomina fase de saneamento ou fase de ordenamento do processo. Durante este perodo, o magistrado se for o caso, deve tomar providencias que deixem o processo apto para que nele seje proferida uma deciso, chamada de julgamento conforme o estado do processo (art. 323 do CPC). importante notar que a atividade de saneamento do magistrado no se esgota nessa fase, que se caracteriza apenas, pela concentrao de atos de regularizao do processo. que desde o memento em que recebe a petio inicial, pode o magistrado tomar providencia para regularizar eventuais efeitos processuais a determinao de emenda da petio inicial (art. 284 do CPC) e a possibilidade do controle a qualquer tempo da questes relativas a admissibilidade do procedimento(art. 267, 3 do CPC) so exemplos disso. O dever de o magistrado sanear o processo deve ser exercido ao longo de todo procedimento, mas h uma fase em que sua atuao revela-se, mas concentrada. A fase de saneamento inicia-se aps o escoamento do prazo de reposta do ru, no entanto, possvel que, aps esse momento, a fase postulatria(que aquela em que se define o objeto do processo sobre os quais so falados na teoria da cognaojudicial) se prolongue pois o ru pode ter reconvindo ou denunciado a lide a um terceiro. possvel ainda que o autor requeira a modificao do pedido ou da causa de pedir, com o consentimento do ru, com base no art.264 do CPC. Os primeiros atos da fase de saneamento podem coincidir, portanto, com a prtica dos ltimos atos da fase postulatria. Eis, basicamente, o rol de providencia preliminar. a) Tendo sido apresentada defesa indireta, deve o juiz intimar o autor para apresentar a
sua rplica, em 10 dias(art.326-327 do CPC), que consiste na manifestao do demandante sobre os fatos novos deduzidos pelo ru em sua defesa. Se a defesa for direta, no haver intimao para a replica. Se o autor trouxer documentos na replica, o ru devera ser intimado para manifestar-se sobre eles, em 5(cinco) dias, conforme a regra do art.398 do CPC. b) Se o ru apresentar defesa direta, mas trouxer documentos, deve o magistrado intimar o autor para manifestar-se sobre eles, no prazo de 5(cinco) dias(art. 398 do CPC). c) Se o ruapresentar defesa direta, consistente na negao da relao jurdica prejudicial deduzida pelo autor, deve o juiz intimar o autor, para que possa, querendo, em processo, nos termos do arts. 5 e 325 do CPC. A ao declaratria incidental consiste em uma demanda, formulada pelo autor, para que o magistrado declare a existncia da relao jurdica prejudicial, de modo a que essa deciso possa ficar imune pela coisa

d)

e) f)

g) h)

i)

julgada material(art. 470 do CPC). O ru tambm pode promover a ao declaratria incidental, que ter, porem, natureza de reconveno. Cabe aqui repetir dizer que a ao declaratoriincidental(art. 5, 325 e 470 do CPC) tem por utilidade, transforma a analise da questo prejudicial controvertida. Posta inicialmente, como simples fundamento do pedido, a questo prejudicial ser resolvidaincidenter tantum e na forma do inciso III do art. 469, no ficara acoberta pela coisa julgada. Proposta a ao declaratria incidental, a questo prejudicial passa a ser objeto de resoluo principaliter tantum, compondoo themadecidendum; a soluo que o magistrado lhe der poder ser acobertada pela imutabilidade da coisa julgada(art. 470 do CPC). Com ao declaratria incidental, a analise da questo prejudicial muda: Deixa de ser ela simples fundamento e passa a ser objeto de deciso do magistrado. Se h defeitos processuais que possam ser corrigidos, inclusive aqueles relacionados aos requisitos de admissibilidade do procedimento, deve o juiz providenciar a sua correo, fixando, para tanto, prazo no superior a 30(trinta) dias (art. 327,fine,CPC). Se houve revelia, deve o magistrado verificar a regularidade da citao; Se, no obstante a revelia, a confisso ficta no se tiver produzido, deve o magistrado intimar o autor para especificar as provas que pretenda produzir em audincia(art. 324 do CPC). O prazo para especificao das provas e de 5(cinco) dias, aplicando-se a regra supletiva do art. 185 do CPC, tendo em vista o silencia da lei sobre o assunto. Se a revelia decorrer de citao ficta, deve o magistrado designar o curador especial (art. 9,II,CPC). Se o ru reconveio, deve o magistrado intimar o autor para contesta-lo, em quinze dias. possvel, assim, que o autor seja intimado para replicar, em dez dias, e contestar a reconveno, em quinze dias. Poder apresentar a sua manifestao em dez dias, mas no poder replicar em quinze dias, valendo-se do prazo maior da reconveno. Se o ru promover uma denunciao da lide, um chamamento ao processo ou uma nomeao autoria, o magistrado tomara as providencias inerentes a essas intervenes, tal como determinar a comunicao de terceiro cujo o ingresso no processo se pleiteia.

JULGAMENTO CONFORME O ESTADO DO PROCESSO


O julgamento conforme o estado do processo pode ter diversos contedos. Depois de cumprida as providencias preliminares(art. 323 a 327), ou no havendo necessidade delas, o magistrado examinara o processo para que tome uma dessas decises: a) Extino do processo (sentena com julgamento de mrito (art. 269) ou sem julgamento do mrito (art. 267), b)Julgamento antecipado da lide - art. 330: I)Quando a questo de mrito for s de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade deproduzir prova em audincia e II) ocorrer a revelia 7

c)Audincia preliminar ou de conciliao (art. 331) prazo mximo de 30 dias obtida a conciliao, a mesmahomologada, extinguindo-se o processo. No obtida, o juiz fixar os pontos sobre os quais a prova versar, decide incidentes at ento pendentes,defere provas a serem produzidas e designa audincia de instruo e julgamento. d) Marca audincia preliminar de conciliao(art. 331 do CPC) e) No sendo o caso de audincia preliminar, determina imediatamente a audincia de instruo e julgamento, proferindo o chamado despacho saneador, ordenando o processo para fase probatria(art. 331,2, do CPC)

EXTINO DO PORCESSO
UMA QUESTAO TERMINOLOGICA. A DECISAO PARCIAL(EXTINO IMPROPRIA DO PROCESSO)

Cuida o cdigo de processo civil, nos art.267 e 269, das hipteses da extino do processo, sem o com o julgamento do mrito, respectivamente. O legislador relaciona esses artigos sentena, visto ser esse ato que encerra o procedimento em primeira instancia, conforme o texto do 1 do art. 162. A redao do Cdigo induz o entendimento de que toda deciso judicial, que tenha por contedo uma das hiptese prevista nesse artigos, ser uma sentena. Aps a alterao legislativa, preciso compreender a sentena como o ato que encerra o procedimento na fase de conhecimento/execuo e em primeira instancia. O encerramento do procedimento fundar-se-a ora no art. 267, ora no art. 269 do CPC. O conceito de sentena tem bastante relevncia: com base nele que se saber qual recurso cabvel, pois, de acordo com o cdigo, da sentena cabe apelao(art. 513 do CPC) e da deciso interlocutria cabe agravo(art. 522 do CPC) Mas a sentena nem sempre encerrara toda a fase de conhecimento/execuo, quer porque pode haver recurso, a prolongar a vida da causa, quer porque, sendo demandada de competncia originaria de tribunal, o ato que por fim ao processo ser acordo ou deciso monocrtica de membro do tribunal(deciso do relator que indeferi a petio inicial de uma ao rescisria), e ano sentena, deciso proferida em juiz singular. Obviamente, possvel designar toda e qualquer deciso judicial de sentena, mas definitivamente no esse o sentido do 1 do art. 162 do CPC, que se refere a uma determinada modalidade de deciso judicial, com o claro objetivo de organizar o sistema recursal.

EXTINO DO PROCESSO SEM JULGAMENTO DE MERITO


Relaciona o art. 267 do Cdigo as hipteses de extino do processo sem julgamento do mrito. Em tais casos, a deciso no resolve a lide, logo admissvel a repetio da ao desde que se corrija o defeito que levou extino. No h, pois, coisa julgada material, que a imutabilidade da sentena fora do processo, no mundo jurdico em geral. Somente no caso do inc. V do art. 267, em que o juiz acolhe a alegao de preempo, litispendncia e coisa julgada, no possvel a renovao da demanda, por razes de ordem logica. No teria cabimento permitir a repetio da ao que foi extinta porque j repetida, como acontece naquela hiptese. Nos demais casos, desde que sanado o vicio e pagas as despesas do processo anterior extinto, noh bice a que o autor intente de novo a ao(art. 268). O primeiro motivo para extino do processo sem julgamento do mrito o indeferimento da petio inicial, conforme situao prevista no art. 295 e que adiante sero comentadas. de observar, apenas, agora, que o caso do inciso IV do art. 295(quando juiz verificar desde de logo a decadncia ou prescrio) de extino com julgamento do mrito, apesar de se tratar de deciso bastabte antecipada. Nos termos do art. 269,IV, quando o juiz pronucia a decadncia ou a 8

prescrio, decide no mrito, no importando o momento em que o faa(ao despachar a inicial, com julgamento antecipado da lide arts. 329 e 330 ou em sentena aps a dilao probatria). O inc. II do art. 267determina a extino quando o processo permanecer por mais de um ano parado por neglicencia das partes . Apsa instaurao do processo por iniciativa da parte, compete ao juiz dar-lhe o impulso necessrio para que alcance seu final(art. 262). Toda via, h atos que dependem das partes, por determinao legal ou do juiz. O principal interessado em dar andamento ao processo o autor o qual pode negligenciar sua conduo sem que com isso o ru se importe e pea providncias. Nesse caso, desinteresse bilateral, devendo o juiz extinguir o processo aps mandar intimar pessoalmente para que supra a falta em 48 horas. Pode, nesse prazo, a parte manifesta-se alegando justa causa, que poder ser apreciada pelo juiz, obedecidos, porm, os prazos mximos institudos para suspenso do processo, conforme o caso. Se tal no ocorre, deve o juiz decreta a extino, independentemente dos motivos que levaram ao abandono. O abandono pode ser exclusivamente do autor, desde que deixe de promover os atos e diligencias que competem (art. 267,III), no prazo de 30 dias. Neste caso, tambm, antes da extino e arquivamento, deve o juiz determinar a intimao pessoal da parte,cuja inercia aps 48 horas confirma o abando. A intimao pessoal justifica-se porque o desinteresse pode ser apenas do advogado e no da parte, a qual pode no ter conhecimento do estado em que se encontra o processo, o que alias, normal. Intimada pessoalmente, define-se a responsabilidade. Duas observaes so importante: a) A decretao da extino por abandono do autor(inc. III) depende de requerimento do ru, no podendo pois, ser decretada de oficio sem se ouvir o ru ou sem que o ru aceite. A desistncia da ao, para consumar-se, precisa de concordncia do ru(art. 267,4); or o abanadono uma forma de desistncia tcita, de modo que, se o ru desejar, pode pedir que o processo continue mesmo com a desistncia expressa ou o abandono at a sentena de mrito. b) Decorrido os 30 dias, diante do requerimento do ru, o juiz poder deixar de decretar a extino se o autor, comparecendo, justificando a demora, admitindo-se at a concesso de prazo adicional para que se cumpra a diligencia, se houver razo relevante. Extinguie-se tambm o processo sem julgamento do mrito se no ESTO PRESENTEos pressupostos de continuao e desenvovimento valido do processo. Para que o juiz examine o mrito necessrio que a relao processual esteja constituda de acordo com a lei, com os elementos referidos. Processo invalido provoca a invalidade de sentena , a qual so pode emergir da relao jurdica de direito publico regulargmente instaurada, porque a lei processual garantia de direito e liberdade das partes. A falta de pressuposto, porem, em determinado momento pode no acarretar desde logo a extino, O cdigo, no art. 267, IV, pressupe anterior tentativa de saneamento do processo e correo do vicio ou que o defeito seja insuprvel. O inc. V do art. 267 preve a instino do processo se o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou coisa julgado. Esses fatos so impeditivo da constituio e desenvolvimento regular do processo. So chamados pressuposto processuais objetivos-negativos, porque no podem existir para que o processo seja valido. a) A perempo a perda do direito de demandar daquela que por trs vezes deu causa extino do processo por abandono, com fundamento no inc. III do mesmo art. 267. b) A litispendncia a situao que gerada pela instaurao da relao processual, produzindo efeito negativo impedir a instaurao do processo com ao idntica(mesma parte, mesmo pedido, mesma causa de pedir). Se instaurado o segundo deve ser extinto, salvo se, por qualquer razo, o primeiro for antes extinto sem julgamento do mrito tambm. 9

c) Coisa Julgada a imutabilidade da deciso que ocorre depois de esgotado todos os recurso e que impede o conhecimento repetido da lide pelo judicirio.
EXTINO DO PROCESSO COM JULGAMENTO DE MRITO

Com salutar finalidade pratica, qual seja, a de definir quais as decises que fazem coisa julgada material e se torna imutveis, impedindo a repetio da demanda, o cdigo relacionou, tambm, as hipteses em que ocorre a sentena do mrito no art. 269. A primeira tra da soluo ordinria e natural da ao, aquela a que tendem todos os processos: Extingui-se o processo com julgamento de mrito quando o juiz acolhe ou rejeita o pedido do autor. As demais so situaes equiparados a sentena do mrito. As situaes de extino do processo prevista no art. 267 podem ser consideradas anmalas ou, pelo menos em principio, no desejadas pela ordem processual, porque o que se desja que o juiz possa examinar o pedido, acolhendo-o ou rejeitando-o, e que a questo se estabilize com a coisa julgada. Na linguagem prtica forense costumedizer que o juiz julga a ao procedente ou improcedente ou procedente em parte. A terminologia, ai, no muito correta, porque a ao(direito a obter uma sentena sobre o mrito) est presente ainda que o pedido seja improcedente, bastando a existncia das condio da ao. Mas correto seria dizer que o juiz julga o pedido procedente ou improcedente, como faz o cdigo. A definio do objeto do processo feito pelo pedido do autor. O ru, em contestao, apenas resistiu ao pedido, de modo que sempre o pedido do autor que vai ser objeto de deciso. Para que o ru formule pedido necessrio que apresente reconveno, que uma ao em que o ru se torna autor. Neste caso h ampliao objetiva do litigio, de modo que ao pedido primitivo do autor se acrescenta o pedio reconvencional. Situao anloga ocorre com pedido incidentais como o de declarao de relao jurdica prejudicial (art. 5, 325 e 40 comentados adiantes),o de declarao de falsidade ou pedidos de terceiros intervenientes, por exemplo, na oposio. Em todas essas hipteses porem sempre h novas aes e , portanto, para cada uma delas a um novo autor. Somente por exceo o juiz esta autorizado a atender ao pedido do ru independentemente de reconveno: nas chamadas aes dplices, em que a tela jurisdicional pode voltar-se contra o autor em virtude da natureza especial da ao e do tratamento legal dado a ela, por exemplo, possessria, em que o juiz pode da a proteo da posse ao ru ( art. 922), a ao de desapropriao, em que a fazenda publica pode ser condenada em valor maior do que o ofertado, ou na prestao de contas, em que o saldo final pode ser tanto a favor como contra o autor, valendo como titulo executivo(art. 918). A segunda causa de extino do processo com julgamento do mrito o reconhecimento, pelo reu, da procedncia do pedido. O reconhecimento jurdico do pedido a submisso do ru pretenso material formulada pelo autor. A aceitao do pedido unilateral e provoca extino do processo a extino do processo com julgamento do mrito, porque o reconhecimento vincula o juiz que deve pronunciar a sentena favorvel ao autor. Este no admitira o reconhecimento somente no caso de no ter o ru possibilidade perante a lei civil de fazer esta aceitao,que importa em transigncia, ou porque incapaz, ou porque o direito no comporta este tipo de manifestao de vontade. O reconhecimento jurdico do pedido se distingue da confisso. Esta consiste no reconhecimento de fatos desfavorvel ao confitente e favorveis e favorvel parte contraria (art.348). A confisso no resulta necessariamente em sentena de mrito favorvel ao autor porquepode a norma que deve ser aplicada lhe ser desfavorvel. A confisso e um elemento de prova que, no sistema do Cdigo, pode dispensar a produo das demais provas, tornando o fato incontroverso, restam, sobre a qual pode persistir, a controvrsia. J o reconhecimento do pedido extingue a prpria controvrsia. 10

Extingue-se, tambm, o processo com julgamento do mrito quando as partes transigirem. A transao importa em concesses reciprocas, trazidas ao juiz, que do mesmo modo que no reconhecimento, somente no as aceita se o direito material proibir. A transao, que pode ser espontnea ou provocada pelo convite conciliao, uma forma de autocomposio, na qual as prprias partes resolvem o litigio e o extingue no plano do direito material. Aceita a transao, o juiz profere sentena de mrito, admitindo concomitantemente a renuncia de uma das partes e o reconhecimento da outra. A caracterizao da sentena que homologa a transao como sentena de mrito importante para definir a fora da coisa julgada material que dela resulta e consequentemente para o cabimento, no caso, de ao rescisria( art. 485, VIII).

JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE


No momento do julgamento conforme o estado do processo, o juiz examinar o pedido e proferir sentena contendo sua prpria soluo para a lide, sem passar pela audincia de instruo e julgamento, quando (art. 330): a) a questo de mrito for unicamente de direito; b) mesmo sendo de direito e de fato, a questo de mrito, no houver necessidade de produzir prova em audincia; c) ocorrer revelia (art. 319). Nessas trs hipteses, a desnecessidade de audincia faz com que se elimine a incidncia do princpio da oralidade do processo de conhecimento. A sentena definitiva e tem a mesma natureza e requisitos daquela que se profere, normalmente, aps a instruo em audincia. O julgamento antecipado da lide , para Calmon de Passos, no mais do que julgamento feito aps a fase postulatria, por motivos de se haver colhido, nessa fase, todo material de prova necessria para forma a convico do magistrado (art. 330,I), ou ocorrendo a revelia (art. 330,II) Em todas as trs hipteses arroladas no art. 330, o juiz, logo aps o encerramento da fase postulatria, j se encontra em condies de decidir sobre o mrito da causa, pois: a) se a questo controvertida apenas de direito, no h prova a produzir, por absoluta irrelevncia ou mesmo por falta de objeto, certo que a prova, de ordinrio, se refere a fatos e no direitos, posto que iuranovitcuria; b) nos outros dois casos, tambm, no se realiza a audincia por desnecessidade de outras provas, alm daquelas que j se encontram nos autos (o juiz no deve, segundo o art. 130, promover diligncias inteis). Assim, se a questo de fato gira em torno apenas de interpretao de documentos j produzidos pelas partes; se no h requerimento de provas orais; se os fatos arrolados pelas partes so incontroversos; e ainda se no houve contestao, o que tambm leva incontrovrsia dos fatos da inicial e sua admisso como verdadeiros (art. 319); o juiz no pode promover a audincia de instruo e julgamento, porque estaria determinando a realizao de ato intil e, at mesmo, contrrio ao esprito do Cdigo. Observe-se que o art. 334, expressamente dispe que no dependem de prova os fatos "admitidos, no processo, como incontroversos" e aqueles "em cujo favor milita a presuno legal de existncia ou de veracidade" (nos III e IV). Por outro lado, harmoniza-se com a preocupao de celeridade que deve presidir prestao jurisdicional, e que encontra regra pertinente no art. 125, n II, que manda o juiz "velar pela rpida soluo do litgio", e no art. 130 que recomenda indeferir "as diligncias inteis ou meramente protelatrias". Sobre os casos em que a revelia no permite o julgamento antecipado da lide, veja-se o n 397, retro. A instituio do julgamento antecipado da lide deveu-se, portanto, observncia do princpio de economia processual e trouxe aos pretrios grande desafogo pela eliminao de enorme quantidade de audincias que, ao tempo do Cdigo revogado, eram realizadas sem nenhuma vantagem para as partes e com grande perda de tempo para a Justia. 11

Pode ocorrer, tambm, que os fatos apresentados, tanto pelo autor como pelo ru, estejam cumpridamente provados, seja pela aceitao, mesmo tcita, de um ou de outro, por documentos trazidos aos autos, ou ainda, como diz Barboza Moreira, mediante alguma atividade instrutria que dispense a realizao de audincia, por exemplo, a inspeo judicial de pessoa ou coisa. A deciso, contudo, sobre o cabimento ou no do julgamento antecipado no depende da convico antecipada do juiz, mas da natureza da controvrsia e da situao objetiva constante dos autos. No porque o magistrado se convenceu a respeito dos fatos que deve indeferir as provas e julgar antecipadamente. Nem porque a tese jurdica adversa. Somente no se permitira a prova se esta for, com se disse, irrelevante e pertinente. Dois erros o juiz deve evitar, porque no ele o nico rgo julgador, cabendo-lhe instruir adequadamente o processo afim que possa ser julgado, tambm, em grau de apelao: Indeferir provas pertinentes porque j se conveceu em sentido contrario e, igualmente, indeferir provas porque, em seu entender, a interpretao do direito favorece o autor. Em ambos os casos, o indeferimento de provas ou julgamento antecipado seria precipitado, com cerceamento da atividade da parte, caracterizador de nulidade. Suprimindo-se a audincia, suprimi-se automaticamente, as alegaes finais ou debates. Assim os advogados, tanto autor quanto do ru, devem dar mais nfase ao fundamento jurdico da inicial ou da contestao, uma vez que no ser dado exp-lo em novas e mais extensas alegaes, e se o juiz decidir com antecipao o litigio, em virtude de entender que depende apena de questes de direito a deciso do mrito. A falta da audincia traz, em consequncia, a falta da tentativa de conciliao por parte do juiz .nosso cdigo omisso a respeito, e , no pensar de Frederico Marques, propositadamente. Diz ele que no h lacuna alguma, aqui, que precise ser preenchida com invocao do direito comparado ou com princpios gerais de direito. O julgamento antecipado da lide, dada as convices da vida forense aqui no Brasil, tem por objetivo justamente impedir, o quanto possvel a realizao de audincia, para dar mais folga as pautas das diversas varas e juzos Toda via a conciliao deve se feita em audincia (CPC art. 447), e o julgamento antecipado e justamente para evitar audincia, esta possibilidade no esta de acordocom a sistemtica do Cdigo, sendo, pois, inaceitvel: correta a posio de Jose Frederico Marques. Controvertida a questo a respeito da possibilidade de o juiz, aps sanear o feito e marcar audincia, rever sua deciso e julgar antecipadamente. Nossa posio a de que no pode, porque, precluso o saneador, a precluso, no caso, atua tambm para o juiz.

AUDINCIA PRELIMINAR
Segundo a tradio do direito luso-brasileiro, o saneamento do processo deveria dar-se em deciso interlocutria escrita, aps o encerramento da fase postulatria. O sistema germnico adotava, porm, a audincia preliminar, destinada a preparar o feito para ingressar na fase instrutria, depois de resolvidas oralmente as questes preliminares. A Lei n 8.952, de 13.12.1994, procurando incentivar a autocomposio dos litgios, instituiu a obrigatoriedade de uma audincia de conciliao, antes de dar incio fase especfica da instruo processual (nova redao dada ao art. 331), audincia essa que, porm, no se restringe apenas busca da soluo negocial para o conflito, j que ser nela que o juiz completar a tarefa saneadora. Nosso direito positivo, destarte, aproxima-se do sistema germnico. Pela Lei n 10.444, de 07.05.2002, a denominao da audincia do art. 331, que antes era audincia de conciliao, passou a ser de audincia preliminar, tal como acontece nas fontes em que se inspirou o legislador ptrio. Essa audincia ser designada para realizao no prazo mximo de 30 dias, sempre que no for possvel o julgamento antecipado da lide (casos dos arts. 329 e 330 c/c art. 269, II a V) e que, tambm, no for cabvel a extino do processo sem apreciao do mrito (casos do art. 329 12

c/c art. 267). A ela devero estar presentes os litigantes que se podero fazer representar por procurador ou preposto, com poderes para transigir (art. 331, caput). O prprio advogado pode representar a parte na audincia, desde que investido de poder para transigir. No haver a audincia de conciliao, e sim a prolao de sentena, desde logo, quando configurada: a) qualquer das hipteses do art. 267, ou seja, petio inicial inepta, ausncia de pressuposto processual ou condio da ao, prescrio, litispendncia, coisa julgada, desistncia etc.; ou b) alguma das hipteses dos incisos II a V do art. 269, ou seja, reconhecimento da procedncia do pedido pelo ru, transao, decadncia ou prescrio, renncia pelo autor do direito em que se funda a ao. No se designar, tambm, a audincia de conciliao, quando a causa versar sobre direitos indisponveis (aes de estado, aes sobre bens pblicos etc.) (art. 331, caput).10 Promovida a audincia, se as partes chegarem ao acordo, este ser reduzido a termo e o juiz o homologar por sentena (art. 331, 1). No se alcanando a conciliao, o juiz, mesmo assim, dever extrair do contato pessoal com as partes dados importantes para simplificar o prosseguimento do feito e completar o seu total saneamento antes de passar a coleta dos elementos de prova. A lei atribui-lhe, nessa conjuntura, as seguintes providncias, que podero constar da ata da audincia ou de deciso posterior: a) fixao dos pontos controvertidos entre as partes; b) julgamento das questes processuais pendentes; c) determinao das provas a produzir; e d) designao de audincia de instruo e julgamento, se necessria (art. 331, 2). A nova sistemtica, criada pela Lei n 8.952, de 13.12.1994, como se nota, prev duas audincias distintas: uma para a conciliao, que se quer realizada com urgncia, isto , no prazo mximo de trinta dias; e outra, mais complexa, para a instruo oral, cuja designao s ocorrer depois de completamente saneado o processo, e desde que haja prova a ser colhida em audincia. Para evitar perda de tempo e energia processual, a Lei n 8.952 imps ao juiz o dever de no designar a audincia instrutria sem antes solucionar as preliminares processuais e definir quais as questes que devero ser objeto de prova em audincia (art. 331, 2). A realizao da audincia de conciliao, mesmo na eventualidade de sua frustrao, no importar na obrigatria designao da sucessiva audincia de instruo e julgamento. Pode acontecer que, aps a tentativa de acordo, o juiz se convena, por exemplo, de que a divergncia entre as partes pode ser solucionada mediante pura interpretao de contrato ou por meio de exibio ou requisio de documentos. Se tal acontecer, o juiz declarar que o processo no depende de audincia para encerrar-se e, uma vez cumprida a diligncia relativa prova documental, proferir a sentena de mrito. A Lei n 10.444, de 07.05.2002, acrescentou o 3 ao art. 31 que praticamente anulou o esforo para habituar os juzes brasileiros ao importante instituto da audincia preliminar, pois abriu-lhes a oportunidade de no realiz-la se as circunstncias da causa evidenciarem ser improvvel a transao. A lei do menor esforo conduzir grande nmero de juzes a seguir a velha rotina de marcar a audincia de instruo e julgamento sem tentar a conciliao e sem, infelizmente, efetuar a triagem que a lei destinou audincia preliminar (art. 331, 2). A ltima reforma andou na contramo das legislaes processuais mais avanadas, ao se afastar da poltica de obrigatoriedade da audincia preliminar. No s pela possibilidade de conciliao entre as partes, que a importncia dessa audincia tem sido ressaltada nas legislaes europias. Sobretudo pela definio do objeto do processo em trabalho de franca e direta cooperao entre juiz e partes, que se valoriza esse estgio procedimental, por meio do qual se concentra o tema do debate e se definem as provas pertinentes e admissveis.

13

Nada recomendava, portanto, a transformao da audincia preliminar em simples eventualidade a ser cumprida segundo critrio pessoal do juiz.

TEORIA GERAL DAS PROVAS


Introduo. Para poder declarar a procedncia ou improcedncia do pedido, o juiz examina a questo em dois aspecto, evidentemente interligados, mas que podem ser logica e idealmente separados:
DIREITO FATO

Apesar de superada pelas modernas teorias da filosofia do direito, a explicao de que a sentena contem um silogismo bastante elucidativa e pode ser utilizada para ilustrar o processo de aplicao no caso concreto. possvel entender que o juiz, na sentena, desenvolve um raciocnio silogstico. A premissa maior e a norma jurdica, norma geral de conduta; a premissa menor a situao de fato concreta; a concluso e a deciso de procedncia ou improcedncia do pedido. Se a interpretao do direito e funo da mais alta relevanciano processo de efetivao da ordem jurdica, ela somente se torna possvel mediante a analise de uma situao de fato trazido ao conhecimento do juiz. CONCEITO DE PROVA A prova e todo elemento que pode levar o conhecimento de um fato a algum. No processo a prova todo meio destinado a converser o juiz a respeito da verdade de uma situao de fato. A palavra prova originaria do latim probatio, que por sua vez emana do verbo probare, com o significado de examinar, persuadir, demostrar. A finalidade da prova o convencimento do juiz, que o seu destino. No processo, a prova no tem um fim em si mesma ou um fim moral ou filosfico; sua finalidade pratica, qual seja, converser o juiz. No se busca a certeza absoluta, a qual, alias, sempre impossvel, mas a certeza relativa suficiente na convico do magistrado. Para isso a parte deve utilizar-se de meios juridicamente possvel, dentro dos procedimentos previsto no cdigo, no momento adequado. Os meios de prova devem ser, portanto, idneos e adequados, bem como formalmente corretos. A doutrina costuma classificar as provas segundo vrios critrios. Assim quando ao objeto, as provas podem ser diretas ou indiretas. As primeiras so as destinadas a demostrar o prprio fato principal da demanda, ou seja, aquela cuja aexistncia, se comprovada, determina a consequncia jurdica pretendida; as provas indireta so as destinadas demostrao de fatos secundrios ou circunstanciais, dos quais se pode extrair a convico da existncia do fato principal. A prova indireta e a prova de indicio. Quando o sujeito de que emana, as provas podem ser pessoais ou reais, consistindo a primeira em depoimento de testemunhas e das partes e as ultimas emobjetos ou coisas. Quanto a preparao, a prova podem ser casuais ou simples e pre-constituidas, sendo estas as previamente criadas com a finalidade probatriaem futura demanda hipottica. PROVA EM ESPECIE
DEPOIMENTO PESSOAL

Definio:Os fatos so trazido ao processo para que possa dar adequao ao caso concreto e resolver o litigio entre as partes.

14

evidente, portanto, que as partes so as que melhor conhecem os fatos subjacente causa, pois os vivenciaram. A forma escrita ordinariamente utilizada para transpor ao mundo jurdico a narrativa dos acontecimentos que antecederam a propositura da demanda. Espcie: Conquanto o Cdigo faa mera referencia ao depoimento pessoal, existem, na verdade, duas formas de depoimento: a) O depoimento stricto sensu; b) O interrogatrio previsto no art.342 No primeiro caso o requerimento compete a parte contraria, para que ocorra o depoimento em audincia de instruo e julgamento, a fim de se extrair a confisso. No segundo, cabe ao juiz requerer, em qualquer fase do processo, sempre que houver a necessidade de declarar os fatos destes. QUEM PODE DEPOR: O depoimento pessoal circunscrito exclusivamente a quem parte do processo(seja legitima ou no). Esta prerrogativa se entende aos terceiros que ingressarem no processo e assumem posio de parte na relao processual(art.50 a 80 do CPC). Conquanto prestem depoimento, as testemunhas, o perito e os assistentes tcnicos no so regulados por esse regime de prova. PROVA TESTEMUNHAL prova utilizada mediante a inquirio de pessoa que no seja parte no processo e que tenha conhecimento sobre fatos que so importantes para causa. A testemunha deve ser pessoa fsica, desprovido de interesse, que preste informao do que seus rgos sensoriais apresentaram. Em principio, todas as pessoas podem depor, exceo dos incapazes, impedido ou suspeitos, nos termos do art.405 do CPC. ADMISSIBILIDADE E VALOR DA PROVA TESTEMUNHAL Embora o sistema adotado pelo ordenamento jurdico seja o da livre convico motivada, restam ainda resqucio do antigo sistema da prova tarifada(ou legal). Verificam-se tais resqucio nas restries impostas pela lei processual, para admissibilidade desse tipo de prova. PRODUO DA PROVA TESTEMUNHAL a produo de prova ser no prazo a ser fixado pelo juiz ou, em caso de omisso, ate dez dias antes da audincia de instruo e julgamento, quando as partes devero depositar em cartrio o rol de testemunhas. O prazo e retroativo, excluindo-se o dia da audincia e incluindo o dia do final. Se a testemunha intimada a comparecer (e devera ser com antecedncia mnima de 24 horas) no se apresentar sem motivo justificado, ser conduzida coercitivamente e condenada ao pagamento das despesas com o adiamento. dever, portanto, da testemunha comparecer para depor, bem como o de dizer a verdade, sob pena de sano penal. CONFISSO - Conceito: Disciplina o art.348 que: H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrario ao seu interesse e favorvel ao adversrio. Assim, que ocorre confisso quando a parte admite a verdade de um fato do processo(que pode abranger toda a lide ou no), fato que no beneficia. Pode ser considerada confisso - No tocante ao objeto; - Fato cujo o nus da prova caberia parte contraria(art.333). A despeito de estar no rol dos meios de prova assim ser nominada pela maioria da doutrina, no se trata de meio de prova e sim da prpria prova em si. Como afirma Dirnamarco, a confisso uma declarao de conhecimento, colocando-seao lado do adversrio nos fatos a que se apresentou. Com essa declarao afirmando a inocorrncia propugnados, esta o confitente outorgado ao juiz a 15

convico necessria para julgar a lide(da porque, na poca de prova legal, a confisso era a rainha das provas). Classificao: A confisso pode ser judicialmente, divide-se em: a) Espontnea Quando parte do tirocnio da parte, independentemente de ter sido exortada para tanto. Poder ser tanto na forma escrita(por petio) ou oral(em audincia), quando, ento, ser reduzida a termo(art.349). b) Provocada Quando decorre de outro meio de prova, leia-se, depoimento strictusencu ou interrogatrio.

PROVA PERICIAL A percia um dos diversos tipos de provas existente em nosso ordenamento jurdico. Ela pode recair sobre coisas ou pessoa e pleiteada quando, no curso da ao, surgirem situao que tornem necessrio esclarecimento de fatos controversos que depende de conhecimento tcnico. comum que, durante o decorrer do processo, apaream fatos que o magistrado no conhece, em razo de se tratar de alguma cincia especifica, como medicina, engenharia, contabilidade, entre outras; para dirimir o conflito e forma o seu convencimento, faz-se necessrio esclarecer tais questes. Por esta razo, ele solicita auxilio de profissionais especializados nos diferentes ramos tcnicos existente. O profissional ora mencionado um perito que detm os conhecimento tcnicos sobre o assunto de sua especialidade. O cdigo de processo civil, no 1 do art. 145, estabelece a necessidade da escolha do perito.

AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO


Definies - algumas definies de audincia de instruo e julgamento foram apresentadas. Entre elas: Humberto Theodoro Jr: A audincia de instruo e julgamento consiste no ato processual solene realizado na sede do Juzo e que se presta para o juiz colher as provas orais e ouvir pessoalmente as partes e os procuradores. Ovdio Batista: A audincia de Instruo e Julgamento a parte mais importante de todo o processo civil, destinada no s para o contato do juiz com as partes e seus procuradores, como tambm para se produzirem as provas orais. (Nessa fase ocorre o interrogatrio das testemunhas e o depoimento pessoal das partes, quando estas forem deferidas). Outras audincias- A audincia de instruo e julgamento no a nica a ocorrer durante o processo. Outras podem acontecer, como, por exemplo: A prevista no art 804, do CPC: ... aps justificativa prvia... A prevista no art 928, in fine, do CPC: ... determinar que o autor justifique previamente o alegado, citando-se o ru para a audincia.... A prevista no art 331, do CPC: ... o juiz designar audincia preliminar a realizar-se no prazo de ...

MOMENTO DA DESIGNAO DA AUDINCIA DE INSTRUO E JULGAMENTO 16

A audincia em questo designada pelo juiz no despacho saneador (CPC, art 331, 2 in fine:... designando audincia de instruo e julgamento, se necessrio). Caractersticas da audincia de instruo e julgamento. Essa audincia pblica, como regra(CPC, art 444: A audincia ser pblica; nos casos de que trata o art 155, realizar-se- a portas fechadas). Compete ao juiz a direo dos trabalhos da audincia. (Art 446, I: Compete ao juiz em especial: I - dirigir os trabalhos da audincia). Na audincia, o juiz exerce o poder de polcia. (CPC, art 445: O juiz exerce o poder de polcia...). A audincia una e contnua. (CPC, art 455: a audincia una e contnua. No sendo possvel conclu-la num s dia, o juiz marcar o seu prosseguimento para o dia prximo.) A audincia solene. Existem formalidades processuais a serem cumpridas; h um ritual para garantir a segurana dos direitos das partes.
ATOS DA AUDINCIA

A audincia se desenvolve por meio de quatro tipos de atos: Atos preparatrios. Atos de tentativa de conciliao das partes. Atos de instruo Atos de julgamento.

ATOS PREPARATRIOS:

1) Designao da data e da hora para a realizao da audincia de instruo e julgamento. Se no houver necessidade de depoimento das partes, estas somente sero intimadas se a questo versar sobre direito patrimonial de carter privado (CPC, art 447). Todavia, o pargrafo nico do artigo determina que nas causas relativas famlia, podendo haver conciliao, haver intimao das partes. 2) Apresentao do rol de testemunhas. Se for solicitada pelas partes e o juiz deferir o pedido quanto a provas testemunhais, o rol das testemunhas deve ser apresentado dentro do prazo previsto no art 407, do CPC: o prazo judicial definido pelo juiz ou o prazo legal de 10 dias antes da audincia. 3) Tendo sido deferido o depoimento pessoal das partes (de ofcio ou a requerimento das partes), estas sero intimadas pessoalmente e alertadas, nessa intimao, que haver presuno de veracidade do que for alegado pela outra parte, quando uma das partes no comparecer audincia, ou, comparecendo se recusar a depor. (CPC, art. 343 e seus pargrafos). 4) Se houve trabalho de perito e qualquer das partes desejar esclarecimentos sobre o laudo, deve requerer ao juiz que este mande intimar o perito e assistente tcnico, formulando desde logo as perguntas sob forma de quesitos. (CPC, art 435). 5) Abertura da audincia de instruo e julgamento (CPC, art 450). No dia e hora designados, o juiz declarar aberta a audincia, mandando apregoar as partes e os seus advogados. Observao: Prego o anncio de viva voz feito pelo porteiro do frum ou pelo oficial de justia designado, convocando as partes e seus advogados a participar da audincia. 6) Adiamento da audincia. Ela poder ser adiada nas condies previstas no CPC, art 453 e seus pargrafos. Situaes em que pode ocorrer o adiamento: por conveno das partes (apenas uma vez 453, I); se no puderam comparecer, justificadamente as partes, o perito, as testemunhas ou os advogados (453, II). 7) Antecipao da audincia em relao data fixada no despacho saneador. Essa possibilidade est prevista no art 242, 2, do CPC. Nesse caso, de oficio ou a requerimento da parte, mandar o juiz intimar pessoalmente os advogados para cincia da nova designao. 17

ATOS DE TENTATIVA DE CONCILIAO

Quando pode acontecer essa tentativa, dentro da audincia de instruo e julgamento? Aps o prego e antes da instruo o juiz tentar a conciliao das partes, desde que a causa verse sobre direito patrimonial privado (disponvel). Em ocorrendo a conciliao, o juiz mandar reduzila a termo (CPC, art 448). O termo de conciliao assinado pelas partes e homologado pelo juiz ter valor de sentena (sentena homologatria) CPC, art 449. Atos de Instruo CPC, art 452 A audincia prossegue com os seguintes passos: 1. Perito e assistentes tcnicos respondero aos quesitos de esclarecimento requeridos pelas partes (CPC, 452, I). 2. O juiz tomar o depoimento pessoal do autor em primeiro lugar e depois do ru (CPC, art 452, II). 3. Depois as testemunhas sero inquiridas pelo juiz, as arroladas pelo autor e as arroladas pelo ru, nessa ordem (CPC, art 452, III). Atos de Julgamento CPC. Art 454: Terminada a instruo, o juiz dar a palavra ao advogado do autor, ao advogado do ru e aorepresentante do Ministrio Pblico, sucessivamente e pelo tempo de 20 minutos para cada um deles, prorrogveis por 10 minutos, a critrio do juiz. O 1 do artigo trata da situao em que existe litisconsorte ou terceiros. Nesse caso, o prazo total (tempo normal mais prorrogao) ser dividido por todos os do grupo, se eles no decidiram outra forma. O 2 trata do caso em que haja opoente. Nesse caso, o opoente falar em primeiro lugar, seguindo-lhes os opostos, pelo prazo de 20 minutos cada. Depois, segue-se o previsto no caput. O 3 abre a possibilidade de o debate, ao invs de ser oral, se fazer por meio de memoriais, apresentados no prazo fixado pelo juiz. Mas isso ocorrer apenas quando o caso apresentar questes complexas. O art 456, do CPC, determina que no prazo de 10 dias do encerramento do debate ou da entrega dos memorais, quando for o caso, o juiz profira sua sentena. Prolatada a sentena, o escrivo lavrar, sob ditado do juiz, termo com o resumo do ocorrido na audincia e, por extenso, os despachos e a sentena.

SENTENA
DEFINIES A seguir, a definio de alguns autores: Pontes de Miranda A sentena emitida como prestao do Estado pela sua obrigao na relao processual, quando as partes solicitam a tutela jurisdicional. Vicente Grecco Filho A sentena o ato terminativo que decide ou no a lide. Nelson Nery Jr A sentena o pronunciamento do juiz que contm algumas circunstncias dos artigos 267 e 269 e que ao mesmo tempo extingue o processo ou o procedimento do 1 grau de jurisdio, resolvendo ou no o mesmo. Abelha Rodrigues A sentena o ato culminante do processo, o ato final no primeiro grau de jurisdio. REQUISITOS 18

So cinco os requisitos, sendo que os trs primeiros so requisitos estruturais. Ento, so requisitos essncias da sentena, (CPC, art 458): Esses trs apresentados no artigo referido so: o relatrio, os fundamentos (ou motivao) eodispositivo. Tem mais a clareza e a preciso. 1. O relatrio (Art 458, I): que conter o nome das partes, a suma do pedido e da resposta e registrar, tambm, as principais ocorrncias do processo. Segundo Humberto Theodoro Jr. O relatrio o resumo de todo o processo e o intrito da sentena. Segundo Abelha Rodrigues O relatrio identifica as partes, todos os atos importantes do processo. Para Pontes de Miranda, o relatrio condio de validade da sentena. Sua falta torna nula a deciso. O relatrio pea de grande valia e de fundamental importncia. Por meio dele o juiz delimita o campo do pedido, bem como identifica a rea das controvrsias e as questes a serem resolvidas. Para Moacyr A Santos, o relatrio a sntese do processo. Para Vicente Grecco Filho, o relatrio o resumo do processo que garante que o juiz leu o processo em seus termos essenciais. Assim, o relatrio o resumo de todo o processo, possibilitando saber que o juiz conhece o processo. Prova continuada, primeira questo: Citar trs caractersticas da audincia de instruo e julgamento e coment-las. 2. Fundamento ou motivao (CPC, art 458, II). Para Abelha Rodrigues, a fundamentao faz parte do devido processo legal, pois o jurisdicionado tem o direito de saber os motivos que levaram o juiz a aceitar ou rejeitar seu pedido, ele dever saber o que convenceu o juiz quanto deciso dele. Para Ovdio Batista, fundamentao a exposio dos fundamentos de seu convencimento. O Juiz no se limitar, portanto, a expor as questes de direito, mas as analisar para mostrar os fundamentos de sua deciso. Luiz Rodrigues Wambier diz que na fundamentao expor o magistrado as razes de seu convencimento, de forma clara e de molde a que tantos quantos a lerem tendam a chegar mesma concluso que ele chegou. Em resumo, fundamentao a base do convencimento do juiz por esta ou aquela deciso. Apresenta toda a linha lgica seguida por ele. 3. Dispositivo (CPC, art 458, III). Para Humberto Theodoro Junior - Dispositivo o fecho da sentena, contendo a deciso da causa. Para Afonso Braga, a inexistncia do dispositivo resulta em mais que a nulidade da deciso, pois sentena sem dispositivo ato inexistente, deixando de haver sentena. Para Vicente Grecco Filho, dispositivo a concluso, o tpico final de que, aplicando a lei ao caso concreto, o juiz aceita ou rejeita o pedido do autor. Em resumo, dispositivo a parte da sentena na qual o juiz afirma se acolhe ou rejeita o pedido do autor. , portanto, a aplicao da lei hipottica ao caso concreto apresentado pelo autor. 4. Clareza A sentena deve ser inteligvel, isto , no suscetvel de interpretaes ambguas ou equivocadas.

19

5. Preciso A sentena deve referir-se ao pedido e limitar-se por ele. No se pode dar mais do que o que foi pedido nem se pode dar menos do que o que no foi pedido. O juiz no pode decidir extra petitanemultra petita. Em termos de preciso, a sentena pode ser: precisa ou imprecisa. Ela diz-se precisa quando respeita os limites impostos pelo pedido. Caso contrrio ela dita imprecisa. Quando ela decide fora dos limites do pedido ela dita extra petita. Se o juiz julga menos que o pedido a sentena dita intra petita ou citra petita. Por exemplo, se o pedido R$ 10.000,00 mais uma moto e ele d R$ 8.000,00 mais a moto, ela dita intra (ou citra) petita. Todavia, no mesmo pedido, se ele tivesse dado R$ 15.000,00 mais a moto, teramos uma sentena ultra petita. Observao: A falta de preciso ou clareza enseja s partes a possibilidade de embargos.

Tipos de sentena:
So dois os tipos principais de sentena:

a. Sentena terminativa. (ou sentena processual) b. Sentena de mrito (ou sentena definitiva) De acordo com o art 162, do CPP, sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos art 267 e 269 do mesmo CPP, ou seja, o ato do juiz que extingue o processo sem a resoluo do mrito (art 267) ou com a resoluo do mrito (art 269). As sentenas com base no art 267 so chamadas sentenas terminativas ou sentenas processuais, porque ela pe fim ao processo, mas no termina a lide. As sentenas com base no art 269 so chamadas sentenas definitivas ou sentenas de mrito. Esta sentena sujeita apreciao dentro do prprio processo. Nas sentenas terminativas no pode haver apreciao do mrito. As sentenas definitivas tambm acabam com o processo e com a lide. Mrito a razoabilidade do pedido. O juiz faz uma valorao do pedido. No julgamento do mrito previsto no art 269, tm-se as seguintes particularidades: No caso do 269, I o prprio juiz que julga o mrito; no caso no 269, IV quem julga o mrito a prpria lei e nos demais casos (269, II, III, V) o mrito julgado pelas partes do processo. Por que nas sentenas terminativas ele no julga o mrito? Porque o processo apresenta alguma falha, algum vcio insanvel.

COISA JULGADA
O que coisa julgada? A resposta encontrada no art 467, do CPC: coisa julgada material a eficcia que torna a sentena imutvel e indiscutvel e no mais sujeita a recursos ordinrio e extraordinrio. , portanto a imutabilidade e a indiscutibilidade da sentena ou a eficcia da sentena tornada imutvel e indiscutvel. Por imutabilidade deve entender-se que ningum pode modific-la, isto , imutabilidade significa que no se pode mudar o dispositivo de coisa julgada. Relaciona, assim, os dispositivos de duas sentenas, no devendo o segundo contrariar o primeiro deles. E indiscutibilidadeque significa que a fundamentao no pode contrariar dispositivo de outra sentena anterior transitada em julgado. Relaciona, portanto, fundamentao de uma sentena com o dispositivo de outra sentena. 20

Mas, quando que a sentena se torna eficaz? Quando no cabem mais quaisquer recursos a ela. Coisa julgada a sentena que transita em julgado. A sentena faz coisa julgada porque o Estado s fornece tutela uma vez para o mesmo assunto, ou seja, o Estado s julga uma vez a mesma coisa. Na sentena, o que no faz coisa julgada? A resposta est no art 469, I, II e III: os motivos, a verdade dos fatos e a ao incidental ao processo (salvo se pedida pela parte que ela seja considerada coisa julgada), ou seja, a sentena no faz coisa julgada para o relatrio e para a fundamentao, como partes da sentena. Ento, s o dispositivo faz coisa julgada.
ALGUNS EXEMPLOS E QUESTES.

a. Numa ao de alimentos o juiz defere o pedido do autor sob a condio de que o ru o pai do autor. Tempos depois o ru pede exonerao de sua obrigao de prestar alimentos sob a alegao de no ser o pai. O juiz concede a exonerao pedida. A nova sentena ofendeu a deciso anterior que era imutvel e indiscutvel por ser coisa julgada? Sobre a questo existem dois tipos de anlise. Uma corrente admite, com base no art 471, I do CPC, que em se tratando de relao jurdica continuativa, a sentena anterior no faz coisa julgada. Por isso no h ofensa sentena anterior. A base desse entendimento tratar a questo de relao jurdica continuativa, sujeita, portanto, a clusula rebus sic stantibus. Uma outra corrente, a seguida pela professora, defende que se tratam de duas aes diferentes, com solues diferentes. O fato de ter-se relao jurdica continuativa, cada sentena tem validade para o seu tempo, para as suas condies especficas. b. Correu a primeira ao, com o juiz concedendo alimentos sob a condio de paternidade.. Na segunda ao, negatria de paternidade, a sentena diz que ele no pai. Nessas condies, a segunda sentena viola a primeira deciso? Pelo fato de a sentena transitada em julgado ser imutvel e indiscutvel, nenhum juiz pode discutir na fundamentao o dispositivo de coisa julgada em sentena de outra ao. A segunda sentena , portanto, nula. c. A e B se envolvem em acidente de trnsito. A foi considerado, em sentena, inocente, ou seja, como no tendo culpa no acidente. Ainda assim, B prope ao em face de A, para pagamento de indenizao. Para julgar a nova ao o juiz ter que julgar a culpa de A, no acidente. O juiz extingue o processo, sem julgamento do mrito, porque haver violao de coisa julgada, que indiscutvel. d. Qual a diferena entre indiscutibilidade e imutabilidade da coisa julgada? A imutabilidade significa que no se pode mudar o dispositivo de coisa julgada. Estabelece, portanto uma relao dos dispositivos de duas sentenas, de tal sorte que o da segunda sentena no pode ofender o da primeira. J a indiscutibilidadeestabelece relao entre o dispositivo e fundamentao. Como o dispositivo mais forte que a fundamentao, porque ele faz coisa julgada e ela no, a fundamentao de uma sentena no pode discutir o dispositivo de outra. e. Quais so os limites objetivos da coisa julgada? o dispositivo que estabelece a extenso da coisa julgada. f. possvel ampliarem-se os limites objetivos da coisa julgada? Sim, se houver ao incidental no processo e sobre ela seja pedida a considerao de coisa julgada. A questo incidental (prejudicial) deve ser julgada antes. Apenas, se no for pedida para seja considerada coisa julgada, a deciso dela s vale para o processo em questo. Como coisa julgada vale para situaes fora do processo. (art 5, 325 e 470, do CPC). Essa extenso corresponde em estender-se fundamentao a cobertura do dispositivo quanto coisa julgada. Tipos de coisa julgada 21

So dois os tipos: a. Coisa julgada material. O dispositivo da sentena tem efeito dentro e fora do processo. A sentena uma vez proferida , torna-se irretratvel, ou seja, o juiz no pode modificar a prestao jurisdicional. Quando estiverem esgotado todos os recurso previsto na lei processual, mas a parte pode pedir seu reexame, utilizando-se do recurso adequado, em geral dirigido a outro rgo jurisdicional. Quando estiverem esgotado todos os recurso previstos na lei processual, ou porque foram todos utilizados e decididos, ou porque decorreu o prazo de sua interposio. O fundamento da coisa julgada material a necessidade de estabilidade nas relaes jurdicas. Aps todos os recursos, em que se objetiva alcanar a sentena mais justa possvel, h necessidade terica e pratica de cessao definitiva de litigio e estabilidade nas relaes jurdicas,trornando-se a deciso imutvel. No mais se poder discutir, mesmo em outro processo, a justia ou injustia da deciso, porque e prefervel uma deciso eventualmente injusta do que a perpetuao dos litgios. No fazem coisa julgada material as sentenas que extingue o processo sem julgamento de merito, nos termos do art. 267, e salvo nos caso do inc.V, a ao pode ser repetida, sanado o defeito que impediu o julgamento do merito. Por razoes decorrente da natureza das relaes jurdicas dicutidas, no fazem, tambm, coisa julgada material: I as sentenas chamadas determinativas, que decidem algumas relaes de ordem publicas. II as sentenas proferidas em aes de alimentos, que podem ser modificadas se houver alterao da condio do alimentante ou do alimentado; III as sentenas proferidas em jurisidio voluntaria; IV as sentenas em geral, proferidas em caso de relao jurdicas continuativas, quando sobrevm modificao no estado de fato ou de direito, caso em que a parte pode pedir a reviso do que foi estatudo na sentena (art. 471,I). b. Coisa julagada formal. O dispositivo tem efeito apenas dentro do processo no qual foi deferido (Art. 267, sem julgamento do mrito). A coisa julgada apenas formal (sentena terminativa) permite ao autor entrar novamente com a ao (art 268, do CPC). Ocorre a coisa julgada formal, que a imutabilidade da deciso dentro do mesmo processo por falte de meios de impugnao possveis, recurso ordinrio ou extraordinrios. Todas as sentenas, em certo momento, fazem coisa julgada formal. Toda e qualquer sentena faz coisa julgada formal, mas apenas a sentena de mrito ou definitiva faz coisa julgada material (CPC, art 269). No pode haver nova ao sobre o mesmo assunto.Oart 495, do CPC, estabelece o prazo de dois anos, a partir do trnsito em julgado da deciso, para proposio de ao rescisria de coisa julgada. Limites subjetivos da coisa julgada (Terceiros e a coisa julgada) Existem trs tipos de sujeitos que podem ser abrangidos pela coisa julgada: a. Terceiros absolutamente indiferentes coisa julgada. Pessoas que nada tm a ver com o processo, pessoas alheias a ele. Passam longe da coisa julgada, no sendo por ela atingidos. b. Terceiros com interesse de fato na coisa julgada. Terceiros que so atingidos pela coisa julgada em suas relaes de fato. As relaes jurdicas desse terceiro no sofrem qualquer conseqncia da coisa julga. Ex. Algum, particularmente, credor de uma outra pessoa. Esta outra pessoa declarada insolvente. Sem que a relao jurdica daquele credor com seu devedor se altere ele, de fato, ter dificuldades para cobrar o valor de seu crdito. 22

c. Terceiros juridicamente interessados na coisa julgada. O terceiro sofre influncia nas suas relaes jurdicas em razo da sentena transitada em julgado. Estes terceiros so de duas categorias: O terceiro cujas relaes jurdicas sofrem as conseqncias da sentena transitada em julgado. Ex: Contrato de locao e sublocao. O locador prope e vence ao de despejo contra o locatrio. As conseqncias vo recair no sublocatrio. Alis, o sublocatrio poderia ter entrado na ao de despejo como assistente do locatrio. Neste caso existem duas relaes jurdicas, uma envolvendo o locatrio e o locador e outra envolvendo o locatrio e o sublocatrio, sendo que esta segunda dependente da primeira. O terceiro que atingido diretamente pela coisa julgada. Ex: O caso de trs coproprietrios de um imvel cuja propriedade est sendo disputada por meio de ao possessria. Nessa ao apenas um dos co-proprietrios atua como autor, porque os outros dois esto viajando. O resultado da ao, declarando que o autor no dono faz com que os outros dois percam tambm a sua co-propriedade. Neste caso h apenas uma relao jurdica. O terceiro atingido pela coisa, na relao jurdica, substitudo.

A COISA JULGADA NO SO AES DE ESTADO


Estabelece a segunda parte do art. 472: Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsrcio necessrio, todos os interessados, a sentena produz coisa julgada em relao a terceiro. Nesse caso, o cdigo adotou a concepo doutrinaria dominante no direito moderno de que, no que concerne ao estado das pessoas, a sentena deve valer para todos, porque o estado da pessoa esta ligado de tal forma personalidade que ningum pode ter um estado para alguns e outros para outros, ser casado perante alguns e divorciado perante outros, e assim por diante. No direito romano da terceira fase, da cognitio extra ordinem, j se formulara o principio de que a coisa julgad no prejudicava nem beneficiava terceiros. Tal principio porem, parecia sofre uma derrogao nas causa de estado, porque, dizia-se, faziam jus quoadominis (lei perante todos). Para que nesses casos se estende-se a eficcia da sentena para todos, no direito romano exigia-se: legitimo contraditor; que no tenha havido costumcia da parte; ausncia de dolo ou coluso No direito germnico, como se viu, todas as sentena, como anifestao da vontade divina, atingiam a todos, mesmo porque proferidas coram populo. O direito medieval do glosadores e pos-glosadore acolheu a solua romana: Bartolo, Baldo, stricchio etc. Entre as legislaes moderna, algumas acolheram expressamente a validade da coisa julgada perante terceiros, tais como o cdigo processo civil portugus(art.674), que inclusive adotou os requisitos do direito romano para a produo da eficcia erga omnes. EFEITOS NEGATIVOS DA COISA JULGADA E A TRIPLICE IDENTIDADE Uma das mais importante contribuio de Libeman, entre tantas que o mestre nos legou, a doutrina do processo foi certamente a explicao, ate hoje irrefutada, de que a coisa julgada no e um efeito da sentena, mas uma qualidade de seus efeitos, ou, como prefere Barbosa Moreira, uma qualidade da prpria sentena, que a imutabilidade. Toda via, agrilhoando os conceitos, permaneceu quase como dogma a exigncia da trplice identidade, que vem do art. 1.351 do cdigo napolenico e repetida nos 1 e 2 do art. 301 do cdigo de processo civil. 23

A concepo de que a coisa julgada somente impede a mesma ao( e da advem o equivoco, porque a trplice identidade refere-se identidade das aes e no da coisa julgada) repele a anatural concepo de que a imutabilidade da coisa julgada no atua apenas nessa hiptese. Assim sabemos que: a. - O contedo da coisa julgada a imutabilidade dos efeitos da sentena ou da prpria sentena; b. - a imutabilidade atinge as partes ou sucessores( h certa divergncia doutrinaria quanto a outros terceiros, o que no e caso de discusso) c. - a imutabilidade refere-se as partes dispositivas da sentenas. Mas em que situao atua a proibio de voltar a discutir as questes j decidias? Somente se houver a mesma parte, o mesmo pedido, e a mesma causa de pedir, como exige o cdigo? De forma alguma. H muitas situaes em que a forma jurdica bsica reconhece a existncia da forma negativa da coisa julgada, mas inexiste a trplice identidade. Apontemos, exemplificativamente, apenas algumas situaes. Qual defeito da sentena de liquidao em desacordo com a sentena transitada em julgado do processo de conhecimento? A resposta natural e imediata : a ofensa a coisa julgada. Mas no h no caso, a trplice identidade. Alias h grande nmeros de decises rescindindo sentenas de liqueidao, nessa condies, com fundamento no art. 485, IV, do Codigo de Processo Civil. Se a coisa julgada atinge as parte (art. 472 do CPC)e se a imutabilidade refere-se ao dispositivo da sentena(art. 469 do CPC), s possvel concluir que essas partes, quanto ao ano em que foi decidido no dispositivo da sentena, esto proibido de volta-lo a discuti-lo, e o juiz, em face delas, esta proibido de decidi diferentemente, qualquer que seja a ao, nova ou mesma, em que se pretenda reexaminar a questo. Assim a objeo da coisa julgada do art. 301 ampla que a hiptese da repetio da ao. O que pode ocorre e que a proibio de voltar a decidir a mesma questo leva a improcedncia do pedido e no a extino do processo. Por exemplo: Se algum, depois de proferido transitado em julgado sentena que declarou a inexistncia do negocio levara improcedncia do pedido condenatrio, porque segundo o juiz no pode reexaminar a questo, mas no haver extino do processo com fundamento no art. 267, V. se, porem, o segundo juiz violar a proibio de reexaminar a existncia do negocio, sua sentena seria rescindvel, nos termos do art. 485,V. O efeito da negativa da coisa julgada consiste na proibio de volta a discutir, ou decidir, o que foi decidido no dispositivo da sentena de mrito irrecorrvel em face das mesmas partes, qualquer que seja a ao futura.

24

CONCLUSO
Com o presente neste estudo temos o que notar que o Processo de conhecimento uma srie de atos interligados ao objetivo de produzir tutela jurisdicional os atos que o compem so realizados por sujeitos tambm interligados entre si por um vnculo muito especial e tpico, que a relao jurdica processual. O mais relevante dos fatores que o identificam e diferenciam das demais espcies de processo a sentena de mrito, que s ele apto a produzir e os outros, no. A demanda que lhe d incio sempre portadora da pretenso a um bem da vida, a ser julgada; e o provimento final a ser dispensado pelo Estado juiz ser sempre o julgamento da pretenso ao bem da vida. Destinado a produzir julgamento, o processo cognitivo inclui em primeiro lugar as oportunidades para que o ru, a partir de quando trazido a juzo pela citao, possa opor s do autor as suas prprias razes, negando o que ele afirmara, introduzindo novas alegaes de fato, questionando a interpretao da lei etc.: Nisso reside o contraditrio processual, que abre caminho ao entrechoque de alegaes contrapostas e conseqente implantao de dvidas de fato ou de direito cujo sem preucupao impossvel julgar corretamente.

25

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:

DIDIER JR, Fredie. Curso de Direito Processual Civil Vol.1, 12 Edio, Editora JusPODIVM, 2010. DIDIER JR, Fredie. Paula Sarno Braga, Rafael Oliveira. Curso de Direito Processual Civil Vol.2, 4 Edio, Editora JusPODIVM, 2009. Barroso, Carlos Eduardo Ferraz de Mattos. Teoria geral do Processo e Processo de Conhecimento, Sinopse Jurdica, vol. 11, 12 edio, Editora Saraiva, 2011.
- www.direitoufba.net/artigos/artigo023 professor.ucg.br/SiteDocente/admin/.../Apostila%20-%20site.pdf intervox.nce.ufrj.br/.../direito/pc-Apostila_Processual_Civil_Ribeiro.... concursonacional.com.br/.../apostila-gratis-de-direito-processual-civil... www.iaulas.com.br/.../apostilas.../apostila-de-direito-processual-civil-i...

26

Вам также может понравиться