Вы находитесь на странице: 1из 4

Direitos da Mulher

Gente bem informada


Vento engarrafado no serve para empinar pipa.. Nem faz o cabelo voar...
Rubem Alves

gente protegida!

Segundo a ONU - Organizao das Naes Unidas - os direitos das mulheres so:
Direito vida; Direito liberdade e a segurana pessoal; Direito igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminao; Direito liberdade de pensamento; Direito informao e a educao; Direito privacidade; Direito sade e a proteo desta; Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua famlia; Direito decidir ter ou no ter filhos e quando tlos; Direito aos benefcios do progresso cientfico; Direito liberdade de reunio e participao poltica; Direito a no ser submetida a tortura e maltrato.

Em caso de violncia domstica, procure a DDM - Delegacia Da Mulher de Votuporanga, localizada na R. Minas Gerais no 1068. O CREAS Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social tambm est capacitado para receber e orientar mulheres em situao de violncia, sitio a Rua General Ozrio no 3073.

A violncia domstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violao dos direitos humanos.

DIREITO DA MULHER receber os encaminhamentos necessrios assim que tomado conhecimento da sua violao de direitos. Dentre esses encaminhamentos, destacam-se:
Receber orientaes acerca de seus direitos. Incluso em programas assistenciais que visam amparar a mulher, orient-la, e fortalec-la, alem de reestruturar os vnculos familiares. Acesso aos servios de Defensoria Pblica ou de Assistncia Judiciria Gratuita. Medida protetiva de urgncia e proteo acerca de sua integridade fsica e psicolgica. Encaminhamento a hospitais ou postos de sade quando necessrio. Em caso de risco de vida, a mulher e dependentes tm direito a transporte e abrigo em local seguro. Restituio de bens indevidamente subtrados pelo agressor ofendida. A mulher dever ser notificada sobre os atos processuais. Constatada a prtica da violncia domstica o juiz poder determinar o afastamento do agressor do lar ou local de convivncia com a ofendida, proibindo sua aproximao ou contato com esta, com familiares e testemunhas da mesma.

Na historia da nossa sociedade, por muito tempo, a mulher teve um papel de submisso. Porm, desde a dcada de 70, o Brasil vem acompanhando uma tendncia mundial e experimentando uma revoluo que visa colocar a mulher no papel de protagonista de sua prpria vida.

Diversas mulheres foram fundamentais para que isso acontecesse. Ao procurar defender seus direitos, acabaram por defender tambm o direito de todas ns. Como exemplo, no Brasil, podemos citar Maria da Penha, conhecida por nomear a lei que protege as mulheres do nosso pas.

Sua histria sensibilizou o mundo, mas quantas mulheres sofrem caladas dia aps dia? Quantas mulheres j nem se reconhecem mais tristes por no lembrarem como ser feliz?

Ns somos a favor do amor!


Somos a favor da mulher, e queremos ver sorrisos por ai. Sua atitude pode mudar a sua vida, a vida de sua famlia, de seus amigos, e de todos que voc ama. Ningum gosta de te ver triste. Ningum gosta de conviver com a violncia, com agresso, com atitudes que machucam. Por isso, seu papel conhecer seus direitos e ajudar a melhorar o mundo. Muita gente cresceu convivendo com a violncia e hoje acredita que ela normal!

Ajude a interromper esse ciclo. Para voc saber como se defender, deve saber tambm o que considerado errado. Portanto, saiba que: CONTRA A LEI qualquer ao ou omisso baseada no gnero que lhe cause morte, leso, sofrimento fsico, sexual ou psicolgico e dano moral ou patrimonial.
Entende-se por sofrimento fsico: Qualquer conduta que ofenda sua integridade fsica ou sade corporal. Entende-se por sofrimento sexual qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relao sexual no desejada, mediante intimidao, ameaa, suborno, coao ou uso da fora; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impea de usar qualquer mtodo contraceptivo ou que a force ao matrimnio, gravidez, ao aborto ou prostituio, ou que limite ou anule o exerccio de seus direitos sexuais e reprodutivos. Violncia patrimonial corresponde a qualquer conduta que configure reteno, subtrao, destruio parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econmicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades. Como violncia moral, entende-se qualquer conduta que configure calnia, difamao ou injria. A violncia psicolgica abrange qualquer conduta que lhe causa dano emocional, diminuio da auto-estima, prejudique, degrade, ou vise controlar suas aes e comportamentos.

Вам также может понравиться