Вы находитесь на странице: 1из 3

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10397/11

Origem: Secretaria de Obras de Campina Grande Natureza: Licitao tomada de preos Responsvel: Alex Antnio de Azevedo Cruz Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes LICITAO E CONTRATO. Prefeitura Municipal de Campina Grande. Secretaria de Obras. Tomada de Preos. Ausncia de mculas. Regularidade do certame e do contrato dele decorrente. Recomendao. ACRDO AC2 TC 01402/12

RELATRIO Cuida-se de anlise da tomada de preos n 011/2011, seguida do contrato n 1042/2011/CJ/SECOB/PMCG, realizado pela Secretaria de Obras de Campina Grande, sob a responsabilidade do Secretrio ALEX ANTNIO DE AZEVEDO CRUZ, objetivando a execuo de obras de drenagem de guas pluviais das Ruas Delmiro Gouveia, no bairro do So Joo, e Clementino Procpio, no bairro do Jardim Tavares, em Campina Grande/PB. Documentao inicialmente encartada s fls. 02/392, a partir da qual se observam, notadamente, as seguintes informaes relacionadas ao contrato: Vencedora: GAPE Construes e Servios Ltda. Valor: R$ 259.442,40 Relatrio inicial da Auditoria, inserido s fls. 394/396, concluiu pela regularidade do certame, ressaltando a necessidade de posterior anlise do contrato, que no se encontrava anexado aos autos. Apesar de estabelecido o contraditrio e a ampla defesa, o gestor interessado quedou-se inerte, sem apresentar quaisquer esclarecimentos.

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10397/11

Instado a se manifestar, o rgo Ministerial, em parecer de lavra da ProcuradoraGeral Isabella Barbosa Marinho Falco, pugnou pela fixao de prazo autoridade competente para que enviasse o instrumento contratual firmado. Acatando a sugesto Ministerial, os membros dessa colenda Cmara exararam a Resoluo RC2 - TC 0058/12, por meio da qual fixara o prazo de 30 dias para envio do documento vindicado. Acostado aos autos o termo contratual, envidou-se anlise pelo rgo Tcnico dessa Corte de Contas, que concluiu igualmente pela regularidade. O processo no tramitou novamente pelo Ministrio Pblico de Contas, sendo agendado o julgamento para a presente sesso, dispensando-se as intimaes de estilo.

VOTO DO RELATOR A licitao, nos termos constitucionais e legais, tem dupla finalidade: tanto procedimento administrativo tendente a conceder pblica administrao melhores condies (de tcnica e de preo) nos contratos que celebrar, quanto e precipuamente se revela como instituto de concretude do regime democrtico, pois visa, tambm, facultar sociedade a oportunidade de participar dos negcios pblicos. Por ser um procedimento que s garante a eficincia na Administrao, visto que sempre objetiva as propostas mais vantajosas, a licitao, quando no realizada ou realizada em desacordo com a norma jurdica, longe de configurar mera informalidade, constitui sria ameaa aos princpios administrativos da legalidade, impessoalidade e moralidade, alm de profundo desacato ao regime democrtico, pois retira de boa parcela da atividade econmica a faculdade de negociar com a pblica administrao. No caso dos autos, conforme se observa da anlise concretizada pela Unidade Tcnica de Instruo, foram atendidas todas as exigncias legais pertinentes espcie licitatria, quanto formalizao, abertura, julgamento das propostas e homologao do certame. O contrato decorrente, igualmente, atendeu legislao pertinente. Ante o exposto, VOTO pela DECLARAO de cumprimento da Resoluo RC2 TC 00058/12 e REGULARIDADE do procedimento licitatrio ora examinado, bem como do contrato dele decorrente, encaminhando-se o processo Auditoria para acompanhamento das obras.

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10397/11

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC 10397/11, referentes ao procedimento licitatrio, sob a modalidade tomada de preos n 011/2011, seguido do contrato n. 1042/2011/CJ/SECOB/PMCG, realizados pela Secretaria de Obras de Campina Grande, sob a responsabilidade do Secretrio ALEX ANTNIO DE AZEVEDO CRUZ, objetivando a execuo de obras de drenagem de guas pluviais das Ruas Delmiro Gouveia, no bairro do So Joo, e Clementino Procpio, no bairro do Jardim Tavares, em Campina Grande/PB, ACORDAM os membros da 2 CMARA do Tribunal de Contas do Estado da Paraba (2CAM/TCE-PB), unanimidade, consoante voto do relator, em sesso realizada nesta data, em: I - DECLARAR cumprida a Resoluo RC2 TC 00058/12; II - JULGAR REGULARES o procedimento licitatrio ora examinado e o contrato dele decorrente, e III DETERMINAR a remessa dos autos Auditoria para acompanhamento e avaliao das obras. Registre-se e publique-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, 28 de agosto de 2012.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente em exerccio

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Subprocuradora-Geral Elvira Samara Pereira de Oliveira Representante do Ministrio Pblico de Contas

Вам также может понравиться