Вы находитесь на странице: 1из 12

Arranjo fsico de instalaes em lojas de varejo de telefonia celular (Layout)

Luciana Fares (lucianafares@yahoo.com.br) Ps-Graduao em Administrao de Empresas 2008 Faculdades Metropolitanas Unidas FMU
Resumo: Este resumo visa identificao e define as necessidades de um Sistema de Arranjo Fsico de Instalaes (Layout) em centros de trabalho. Deste estudo, foram analisados os arranjos fsicos por produto e por processo, arranjo fsico de posio fixa, modelo carga/distncia, arranjo fsico por computador. A exemplo disso foi feita uma abordagem de Layout em uma loja de varejo para exemplificar na prtica essa ferramenta que impulsiona o mercado consumidor. O planejamento de arranjo fsico (Layout) uma ferramenta que possibilita agir com objetividade na tomada de decises sobre como sero disponibilizados os centros de trabalho, de modo a facilitar o processo de produo, tornando-o rpido, eficaz e seguro. Com a concorrncia acirrada e a unificao dos mercados, as empresas convivem com uma demanda por produtos e servios com maior qualidade e para atender a essas exigncias, a flexibilidade e a adaptabilidade frente s mudanas essencial. Palavras-chave: Arranjo fsico; Layout; Produo; Modelo; Loja.

1. Introduo O Plant Layout tem como filosofia a eficincia industrial e empresarial. O planejamento de um arranjo fsico de instalaes torna o processo de tomada de decises mais prtico sob a forma de como so dispostos os centros de trabalho. Podemos elencar como centro de trabalho: um departamento, equipamentos, grupo de pessoas, mquinas, estaes de trabalhos, uma sala ou onde houver um agrupamento, etc. O Just-In-Time engloba o projeto inteiro e sua capacidade deve estar focada para a otimizao da fabricao, o custo, a qualidade e a demanda, minimizando o uso de recursos humanos e materiais, a fim de se obter uma melhoria crescente na produo, inclusive com mudanas de Layout. Dentre as mais importantes decises, esto: racionalizar o fluxo de pessoas e materiais para facilitar e aumentar a produo dentro da instalao, algumas mudanas de Layout podem originar custos considerveis e inviabilizar projetos, causar interrupes no trabalho e ainda tornar irreversveis certas mudanas fsicas. O ideal que mudanas de Layout no sejam freqentes, mas muitos fatores podem influenciar numa mudana, como por exemplo: repetio de acidentes de trabalho, mudana no volume da demanda, mudana de

produto ou servio prestado, operaes ineficientes, necessidade de distribuir eficientemente mais produtos no mercado a seus consumidores. Moreira (2001). Estamos num momento em que o varejo da telefonia celular alvo da ateno e da circulao de cada vez mais clientes, que desejam acesso tecnologia. Atualmente so mais de 134 milhes de terminais mveis (telefones celulares) ativos na nossa sociedade, sendo que a quantidade de telefones celulares em relao de telefones fixos segue a proporo de dois para um. Por serem esses nmeros to expressivos, a organizao do layout das lojas e das operadoras de telefonia mvel se faz extremamente necessrio. Assim, o objetivo desse estudo colocar em evidncia a organizao espacial e funcional de uma loja de varejo do seguimento de telefonia mvel. Isso porque, percebe-se a necessidade de oferecer agilidade na execuo dos procedimentos para uma maior produtividade e menor consumo de tempo dos clientes, dando-lhes assim mais conforto.

2. Tipos bsicos de arranjo fsico Segundo Martins e Laugeni (1998) no layout em linha as mquinas so colocadas de acordo com a seqncia de operaes e so executadas de acordo com a seqncia estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo. Na sistematizao, so agrupados os arranjos fsicos em trs tipos puros dos quais podem eventualmente, se observar tipos hbridos. Os tipos puros tm suas prprias caractersticas quanto aos custos que demandam matrias envolvidas no processo, movimentao de clientes, estoques de materiais e seu manuseio. (Moreira 2001). 1) Arranjo fsico por produto (produo contnua) 2) Arranjo fsico por processo (produo intermitente) 3) Arranjo fsico de posio fsica (produo de projetos)

2.1. Arranjo Fsico por Produto O arranjo fsico por produto usado quando necessria uma seqncia linear de operaes para a fabricao do produto, ou a prestao do servio. Neste modelo, cada centro de trabalho responsvel por uma parte especfica do produto ou servio, tornando o fluxo de pessoas ou de materiais equilibrado por meio de vrios centros para a obteno de uma determinada taxa de produo ou de prestao de servio.

1) indicado a produtos altamente padronizados, sem grande diversificao, com alta escala de fabricao e continuamente; 2) O fluxo de produo previsvel o que permite o manuseio e transporte automticos; 3) Sistema que permite o ajuste diversas escalas de produo, porm, o indicado se manter em uma linha de produo alta, visto que os investimento financeiros so grandes, devido ao extenso nmero de equipamentos especficos e feitos para atingir altos volumes. 4) Altos custos fixos so originados por processo de produo para baixos custos unitrios tanto de mo-de-obra, quanto de materiais.

CT1

CT2

CT3

CTn

CT1

CT2

CT3

CT4

CT 5

CT6

CTn

FIGURA 1.1 - Arranjo Fsico por Produto (sistemas contnuos) - operao em srie. Fonte: Moreira (2003). As vantagens do arranjo fsico por produto so: baixo custo da unidade do produto devido ao grande nmero de produo, baixo custo de treinamento, manuseios simples, alta produtividade, estoques com baixo volume. As desvantagens so: trabalho repetitivo, desmotivador, sistema rgido, o que torna o projeto ou processo inflexvel s mudanas e altos custos associados baixa demanda, taylorismo.

2.3. Arranjo Fsico por Processo

No arranjo fsico por processo, os centros de trabalho so agrupados de acordo com a funo que desempenham. As pessoas ou materiais se movem de um posto a outro dependendo da necessidade. Exemplo disso so os hospitais, bancos, consultrios, etc. Na indstria, demonstra que mquinas de uma mesma funo so agrupadas em departamentos, funcionrios e os produtos vo de encontro s mquinas certas at a prxima operao. Esse mesmo grupo de mquinas serve a diversos produtos diferentes o que aumenta a flexibilidade do sistema a mudanas no processo ou projeto do produto.

Exemplo de Layout de uma mini-fbrica:

FIGURA 2.1 - Tornando o Layout enxuto com base no conceito de mini-fbricas num ambiente de multiprodutos. Fonte: Silva, Alessandro. (2002).

Para Moreira (2001), as principais caractersticas e vantagens do arranjo fsico por processo so:

1) Adaptao produo de uma linha diversificada de produtos ou prestao de servios; 2) Cada produto passa pelos centros de trabalho adequados o que forma uma rede de fluxos; 3) As taxas de produo so consideravelmente baixas; 4) Os equipamentos so comercialmente disponveis sem a necessidade de caractersticas diferentes; 5) Os custos fixos por produto so menores, mas os custos unitrios de matria-prima e mode-obra so altos; 6) Os equipamentos so mais baratos que no arranjo por produto o que leva a custos fixos menores.

As desvantagens significativas podem ser classificadas em:

1) Os estoques tendem a ser elevados o que pode bloquear a eficincia do sistema; 2) Ao ter que trabalhar com diversos produtos e caractersticas particulares, a produo tornase complexa; 3) O manuseio de materiais tende a ser pouco eficiente; 4) Custos unitrios maiores que no caso do arranjo fsico por produto.

2.4. Arranjo Fsico por Posio Fixa

O arranjo fsico de posio fixa usado na realizao de projetos e difere em geral de fatores como peso, tamanho e formato. Em todos os casos, envolve certo grau de imobilidade do produto e sua caracterstica principal a baixa produo. Raramente um produto ser idntico a outro. Um exemplo disso a produo de edifcios, ferrovias, avies e obras de arte, principalmente. Alm disso, essa produo envolve atividades diferentes o que leva a uma enorme variao de habilidades das pessoas envolvidas, somando-se a isso, os esforos empreendidos nessas atividades especficas.

3. Desenvolvimento do Arranjo Fsico por Processo

No arranjo fsico por processo, a forma com que as mquinas ou departamentos esto dispostos um fator que deve ser considerado, pois exige um grande movimento de pessoas ou materiais. A tcnica mais comum na elaborao do arranjo fsico por processo so os templates. Os templates so movidos por tentativa e erro, inserido num modelo em escala das paredes e colunas de instalao. O uso do computador para desenvolver tais modelos de grande utilidade. Moreira (2001). 3.1. O Modelo Carga/Distncia O modelo carga/distncia no uma soluo perfeita, exceto se forem testadas todas as posies possveis entre os departamentos envolvidos. O mtodo consiste num arranjo inicial que vai melhorando aos poucos em funo de algum critrio que pode ser classificado como o custo de movimentao ou distncias percorridas. Moreira (2001).

Exemplo de problema padro:

1) Existem n departamentos a serem distribudos num espao total; 2) So conhecidas as necessidades individuais de espao para cada departamento; 3) Se os custos de locomoo forem diferentes, conforme o par de departamentos que se considere, ento esses custos devem tambm ser conhecidos.

10 m

10 m

10 m

10 m

10 m

FIGURA 3.1. Retngulo de 30 m por 20 m numa possvel combinao de seis reas iguais de 100 m2. Fonte: Moreira (2001).

Quando a soluo completada, encontra-se a o resultado para o critrio adotado, sendo que o responsvel pela distribuio da rea a ser ocupada, preenche os espaos com base nas necessidades reais que o espao exige.

3.2. Uma Abordagem Qualitativa ao Problema do Arranjo Fsico Moreira, citando Mutler (1961), desenvolveu uma abordagem significativa que recebeu o nome em ingls SLP (Systematic Layout Planning) ou Planejamento Sistemtico do Arranjo Fsico. O SLP consistia em permitir que julgamentos subjetivos permitissem a formao da base para o arranjo fsico. So estabelecidos para cada par de departamentos, os graus de convenincia em ficarem prximos ou no. Para dar significado proximidade dos departamentos, so usados os seguintes parmetros:

A = Absolutamente necessrio E = Especialmente importante I = Importante O = Proximidade normal (Ordinary closeness OK) U = Indiferentes (Uniportant) X = Indesejvel

Dois departamentos devem ficar prximos, se os mesmos dividem os mesmos equipamentos, o mesmo pessoal ou os mesmo registros, se esto numa seqncia no fluxo de trabalho, ou se exigida uma comunicao entre eles. Quando o nmero de departamentos extenso, deve-se contar com o apoio de um computador para poder quantificar, substituindo letras por nmeros. Exemplo: cinco departamentos com necessidade de espaos iguais devem ser arranjados em blocos da seguinte maneira:

1 3 4

FIGURA 3.2. - Departamentos com necessidade de espaos iguais. Fonte: Moreira (2001). 4. Arranjo Fsico por Computador Quando surgiu o CRAFT na dcada de 60, surgiram tambm vrios outros aplicativos semiprofissionais e didticos com a finalidade de educar e dar ao leitor uma noo de como eram operados alguns dos mais importantes programas, que so: CRAFT, ALDEP e CORELAP. Moreira (2001).

4.1. CRAFT (Computerized Relative Allocation of Facilities) O CRAFT foi desenvolvido por Armour e Buffa (1963) e sofreu revises e ampliaes. Esse aplicativo pode solucionar problemas de grande complexidade, como por exemplo, solucionar problemas de arranjo fsico de com at 40 departamentos ou centros de trabalho. O CRAFT trabalha apenas com os produtos carga x distncia. Moreira (2001).

4.2. ALDEP (Automated Layout Design Program) O ALDEP (relatado por Seehof e Evans, 1967) diferente do CRAFT em termos de concepo. Esse sistema serve para efetuar uma rotina de melhoria contnua, visto que parte de um arranjo fsico deve ser aperfeioado; j o ALDEP atua na construo, pois constris o arranjo com base nos dados, no necessitando de um arranjo prvio. O ALDEP trabalha com at 63 departamentos e trs andares. Moreira (2001).

4.3. CORELAP (Computerized Relationship Layout Planning) Igualmente como o ALDEP, esse programa tambm uma rotina de construo e utiliza a relao de proximidade. Desenvolvido por Lee e Moore (1967) consegue trabalhar com at 70 departamentos. O ALDEP, diferentemente do CORELAP, no seleciona aleatoriamente o primeiro departamento. Para esse exemplo, calcula-se o GPT Grau de Proximidade Total (TCR Total Closeness Rating) dos departamentos e nesse caso, selecionado o de maior GPT, com base na escala a seguir:

A=6

E=5

I=4

O=3

U=2

X=1

Por exemplo: se num conjunto de seis departamentos, o departamento 1 mantm com as demais as relaes A, A, E, O, e X, seu GPT ser: 6 + 6 + 5 + 3 + 1 = 21. De posse deste resultado, aquele que obtiver o maior valor ser escolhido e alocado no centro da instalao. Moreira (2001). 5. Layout no Varejo Um Estudo de Caso Lojas MCS TIM.

Layout definido por padres de circulao e pela forma em que os equipamentos esto distribudos. A finalidade proporcionar conforto aos consumidores e agilidade aos processos de venda. Parente (2003). O Layout tambm tem o propsito de chamar a ateno dos clientes para o estilo de comunicao da empresa, seja no sentido institucional, seja no sentido comercial. Para exemplificarmos o Layout de varejo, foi visitada em 25/10/2008, uma loja que representa a TIM MCS (Oscar Freire), s 16h00min e pudemos verificar seu Layout de perto para demonstr-lo neste estudo. Abaixo demonstraremos a figura que representa a distribuio espacial de uma loja representante TIM:

FIGURA 5.1 - Representao do Layout de uma loja TIM - MCS.

As empresas que representam a TIM configuram suas lojas, de acordo com um padro de distribuio exigido pela empresa. Conforme figura acima, a loja est representada assim: 1 Vitrines e merchandising 2 Pr-atendimento 3 Atendimento e caixa 4 Gerncia 5 Estoque

5.1. Vitrines e merchandising

As vitrines externas seguem o padro de apresentao dos produtos (aparelhos) de acordo com a seguinte classificao: - prateleira superior: dedicada aos aparelhos tipo smartphone (aparelhos com funes similares as de um computador); - prateleira intermediria: dedicada aos aparelhos que tm funes multimdia (mp3, cmera, rdio FM, etc.);

10

- prateleira inferior: dedicada aos aparelhos com funes bsicas.

As vitrines internas so dedicadas a aparelhos bsicos e aos acessrios. Junto das vitrines internas, ficam os porta-folders, que permitem aos clientes acesso s informaes sobre servios, produtos e promoes. Na parede atrs da rea de atendimento ficam posicionados cartazetes. Estes, posicionam-se de frente para os clientes que recebem atendimento, servindo de chamarizes para a aquisio de servios e promoes complementares.

5.2. Pr-atendimento

A rea de pr-atendimento situa-se na entrada da loja. No h moblia. Compe-se apenas do atendente que direciona os clientes de acordo com suas necessidades.

5.3. Atendimento e caixa

O atendimento estruturado com mesas e cadeiras, para que os clientes sintam-se no mesmo nvel dos atendentes e percebam-se acomodados num atendimento exclusivo. Os pontos de atendimentos so equipados por computadores, que tm sistema integrado com o caixa, fazendo com que os pedidos de venda sejam formalizados e sistemicamente estejam sincronizados com o sistema de caixa, que fica ao lado da rea de atendimento e j recebe os clientes pagadores na seqncia do fluxo de vendas. Atrs dos atendentes e na direo da viso dos clientes, suspensos na parede, esto os cartazetes que contm comunicaes a respeito de promoes, novos produtos e servios que, geralmente so complementares aos produtos bsicos que so discutidos pelos atendentes e clientes mesa.

5.4. Gerncia

A posio da gerncia fica mais recuada, s vezes fora do ambiente de atendimento. O objetivo dar mais privacidade e tranqilidade para que o Gerente execute suas funes de gesto e receba clientes potencialmente mais exaltados ou com problemas de difcil soluo.

11

5.4. Estoque

O estoque mantm-se protegido, em local separado da rea de atendimento. mantido trancado chave, que fica sob a guarda do gerente ou sub-gerente.

Consideraes Finais

Neste artigo, vimos o quanto o arranjo fsico de instalaes importante para dar fluidez aos negcios, desde a fabricao at a comercializao de produtos. Tambm faz parte desse quadro a prestao de servios, onde os clientes se locomovem em torno do ambiente onde o servio prestado. Seria impossvel obter resultados positivos num negcio, se no fosse implementada essa estrutura de movimentaes. O Layout serve para organizar, facilitar movimentos, tornar o visual acolhedor, atingir um pblico alvo, proteger, seguir de normas de segurana, enfim, fazer fluir o trabalho da melhor forma possvel, com base em sistemas modernos e precisos e em estudos profundos. Planejar o Layout de instalao significa planejar a localizao de todas as mquinas, utilidade, estaes de trabalho, reas de atendimento ao cliente, reas de armazenamento de materiais, corredores, banheiros, refeitrios, bebedouros, divisrias internas, escritrios e salas de computador, e ainda os padres de fluxo de materiais e de pessoas que circulam nos prdios. Norman Gaither/Greg Frazier (2001).

Referncias Bibliogrficas

MOREIRA, Daniel Augusto. Administrao da produo e operaes. So Paulo; Pioneira Thomson Learning, 2001. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil Gesto e estratgia. So Paulo; Atlas, 2003. GAITHER, Norman/FRAZIER, Greg. Administrao da produo e operaes. Pioneira Thomson Learning, 2001. SILVA, Alessandro Lucas. Tornando o Layout enxuto com base no conceito de minifbricas num ambiente de multiprodutos. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Curitiba PR, 23 a 25 de outubro de 2002. Fonte: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR13_1050.pdf. Data de consulta: 10/10/2008, 20:15 hs. MARTINS, P. G. & LAUGENI, F. P. Administrao da produo. So Paulo: Saraiva, 1998.

12

Вам также может понравиться