Вы находитесь на странице: 1из 20

FACULDADE DE CINCIA E TECNOLOGIA DE MONTES CLAROS FACIT

VESTIBULAR 2007
S ABRA QUANDO AUTORIZADO.
1. Este caderno contm doze questes discursivas trs de Matemtica, trs de Fsica, trs de Qumica e trs de Portugus e uma redao e vale um total de 165 (cento e sessenta e cinco) pontos, assim distribudos: Para os cursos de Engenharia de Controle e Automao, Engenharia da Computao, Engenharia de Telecomunicaes: Matemtica 03 questes Valor: 30 pontos Qumica 03 questes Valor: 15 pontos Fsica 03 questes Valor: 30 pontos Portugus 03 questes Valor: 30 pontos Redao 60 pontos Para o curso de Engenharia Qumica: Matemtica 03 questes Valor: 30 pontos Qumica 03 questes Valor: 30 pontos Fsica 03 questes Valor: 15 pontos Portugus 03 questes Valor: 30 pontos Redao 60 pontos 2. Preencha, com cuidado, TINTA, o talo de identificao anexo a esta prova: Escreva seu nome em letra de forma. Transcreva o nmero do seu documento de identidade. Assine no lugar apropriado. 3. Observe o nmero colocado no alto do talo de identificao e confira se todas as pginas desta prova esto igualmente marcadas com esse nmero. NO SE IDENTIFIQUE EM NENHUMA DAS PGINAS DESTE CADERNO. A prova que apresentar qualquer sinal ou contiver expresso que possibilite a identificao do candidato ser anulada e a ela se atribuir a nota 0 (zero). 4. Leia cuidadosamente cada questo proposta e faa o que lhe solicitado, A TINTA azul ou preta no espao reservado para isso. Caso necessrio, solicite ao aplicador folhas para rascunho da redao. 5. Ao terminar a prova: Destaque o talo de identificao e deposite-o no envelope apropriado, devidamente identificado, que estar sobre a mesa do aplicador. Do mesmo modo, deposite o caderno de prova no envelope apropriado, tambm devidamente identificado, que estar sobre a mesa do aplicador. 6. Ao trmino do perodo previsto para a prova, o envelope contendo os tales de identificao e o envelope com os cadernos de prova devem ser lacrados diante dos candidatos ainda presentes.

FAA LETRA LEGVEL. DURAO DESTA PROVA: QUATRO HORAS e 30 MINUTOS

ATENO
Sr.(a) Candidato(a), Antes de comear a fazer as provas, confira se este caderno contm, ao todo 12 (doze) questes discursivas, assim distribudas: trs de Matemtica, trs de Fsica, trs de Qumica e trs de Portugus e uma redao. Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas, para que ele tome as providncias necessrias. Caso voc no observe essa recomendao, no lhe caber qualquer reclamao ou recurso posteriores. Marque a primeira e a segunda opo de curso: Primeira opo de curso:
Engenharia de Controle e Automao Engenharia da Computao Engenharia de Telecomunicaes Engenharia Qumica

Segunda opo de curso:


Engenharia de Controle e Automao Engenharia da Computao Engenharia de Telecomunicaes Engenharia Qumica

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - TALO DE IDENTIFICAO

Prova de questes discursivas e redao


NOME DO CANDIDATO:___________________________________________________
(Letra de forma)

N DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE:______________________________________ ASSINATURA:____________________________________________________________

ATENO: Escreva a resoluo COMPLETA de cada questo no espao reservado para a mesma. No basta escrever apenas o resultado final: necessrio mostrar os clculos ou o raciocnio utilizado.

MATEMTICA
Texto referente questo 01 Continuando sua Viagem Pelo Brasil...
SO PAULO

Fonte:http://www.saopaulo.sp.gov.br/saopaulo/

Falar do Estado de So Paulo sempre no superlativo. o Estado com a maior populao, o maior parque industrial, a maior produo econmica, o maior registro de imigrantes e, como tambm no poderia deixar de ser, com toda a complexidade do Estado mais cosmopolita da Amrica do Sul. Foi construdo com o vigor e o duro trabalho de povos de todas as partes do Brasil e do mundo, mantendo arraigada em cada pedao desta terra a vocao para o trabalho. So 645 municpios e mais de 40 milhes de habitantes. Com a melhor infra-estrutura e mo-de-obra qualificada, So Paulo pode mesmo ser chamado de A Locomotiva do Brasil. O Estado produz de tudo, principalmente produtos de alta tecnologia. Mas o destaque no s na indstria. O paulista tambm fez da agricultura e da pecuria uma potncia. Na economia, dos 260 shopping centers existentes no pas, 94 esto localizados no Estado, sendo responsveis por mais de 200 mil empregos, e uma ampla rede atacadista e varejista espalhada pelos municpios. (Fonte: ABRASCE Associao Brasileira de Shopping Centers - julho/2005)

Questo 01
Suponha que em um dos 94 shopping centers de So Paulo a distribuio dos salrios do pessoal administrativo e de limpeza seja esta dada pela tabela a seguir: Salrio (em Reais) 350 700 1500 2500 4500 5500 8000 N de funcionrios 61 10 12 10 4 2 1

DETERMINE qual a mdia, a mediana e a moda dos salrios dessa empresa.

Pontuao

Questo 02
Carlos, um imigrante na cidade de So Paulo, logo que chegou encontrou uma casa venda no valor de R$ 120.000,00. Para no perder a oportunidade, arcou com trs quartos do valor total e fez um emprstimo correspondendo ao valor restante, a uma taxa de juros de 4% ao ms, a ser quitado em uma nica parcela ao final de cinco meses. CALCULE o valor total que Carlos pagou pela casa.

Pontuao

Total

Questo 03
Uma empresa fabricante de chocolate em p, localizada na regio do ABC em So Paulo, mandou confeccionar miniaturas de seu produto, semelhantes s caixas originais (prismas quadrangulares regulares com aresta da base e altura variando na mesma proporo). Enquanto a altura das primeiras de 16cm, a altura das miniaturas de 2cm. DETERMINE quantas miniaturas seriam necessrias para encher uma caixa original.

Pontuao

FSICA
Questo 04
Trs partculas, de mesma massa (m1= m2 = m3), so presas umas s outras e a um eixo de rotao por trs cordes sem massa, cada um de comprimento L , como mostra a figura a seguir. O conjunto gira em torno do eixo de rotao em 0 de tal forma que as partculas permanecem em linha reta (ao longo do cordo esticado). RESPONDA: m3 L m2 L m1 L 0 a) CLASSIFIQUE as velocidades angulares das partculas da maior para a menor. JUSTIFIQUE.

Pontuao

b) ACHE as razes entre as velocidades lineares das partculas (isto

v3 v2 e ). v1 v1

Pontuao

c) ACHE as razes entre as energias cinticas de rotaes das partculas (isto ,

Ec 2 Ec3 e ). E c1 E c1

Pontuao

Total

Questo 05
Na figura mostrada abaixo, so indicados trs processos isotrmicos para o mesmo gs e para a mesma variao de volume (de Vi para Vf), mas a diferentes temperaturas (T1, T2 e T3). RESPONDA:

P (presso) T1 T2 T3

a) EM QUAL dos processos o


0

trabalho realizado Vi Vf

pelo gs foi maior? EXPLIQUE.


V(volume)

Pontuao

b) CLASSIFIQUE os processos de acordo com a variao da energia interna do gs. JUSTIFIQUE a classificao.

Pontuao

c) EM QUAL dos processos a energia transferida sob a forma de calor para o gs foi maior. EXPLIQUE.

P (presso)

Pontuao

3
V

T V(volume)

Total

70

(2)

Questo 06
O circuito eltrico mostrado abaixo apresenta um conjunto de resistores R1 = 30 , R2 = 80 e R3 = 20. R1 +
R2

R3

A bateria tem 12 V, e sua resistncia interna desprezvel. RESPONDA o que se pede: a) CALCULE a corrente eltrica que flui por R1.

Pontuao

b) CALCULE a potncia dissipada no conjunto R2 e R3.

Pontuao

Total

8
Pontuao

QUMICA
Questo 07
A figura a seguir uma representao esquemtica da pilha de Daniell. RESPONDA o que se pede:

Voltmetro

Zn

Cu

Ponte Salina KCl (aq)

Zn2+

Cu2+

ZnSO4 (aq)

CuSO4 (aq)

a) INDIQUE as semi-reaes de oxidao, de reduo e a equao global da pilha de Daniell.

Pontuao

b) Considerando que os eletrodos esto imersos em solues de concentrao 1,0 mol. L-1 e que os potenciais de reduo para o Zn e o Cu so, respectivamente, iguais a 0,76 V e + 0,345 V, CALCULE a diferena de potencial (ddp) gerada.

Pontuao

c) O QUE ocorreria com a lmpada caso a ponte salina fosse removida da montagem? JUSTIFIQUE.
Pontuao

Total Pontuao

Questo 08
RESPONDA as seguintes questes com base no grfico de energia potencial mostrado abaixo.
250

Energia Potencial (kJ)

200 150 100 50

Coordenada da reao Coordenada da reao

a) O grfico REPRESENTA uma reao endotrmica ou exotrmica? JUSTIFIQUE

Pontuao

b) IDENTIFIQUE no grfico a posio dos reagentes, produtos e complexo ativado.

Pontuao

c) DETERMINE a energia de ativao (Eat).

Pontuao

Total

10

Questo 09
O gs hidrognio contido em um termmetro ocupa um volume de 100 cm3 quando colocado em um banho de gelo a 0 oC. Quando o mesmo termmetro imerso em um recipiente contendo uma substncia X em ebulio, o volume de hidrognio, mesma presso, de 87,2 cm3. RESPONDA: a) DETERMINE o ponto de ebulio da substncia X, em oC.

Pontuao

b) QUAL o estado fsico da substncia X, em condies ambiente (25oC e 1 atm)?

Pontuao

Total

11

PORTUGUS E REDAO
Por meio dos quadrinhos, contam-se histrias, piadas, a vida dos pensadores ilustres, a atitude dos polticos; ensina-se Histria, Biologia, Ecologia, e outros conceitos e/ou valores. Apresentamos a seguir dois desenhos de carter crtico do cartunista Jean que chama a ateno para problemas do cotidiano. Leia-os com ateno e responda s questes 10 e 11.

Questo 10

10 Na charge sobre o desemprego, QUAL a incoerncia que d o toque de humor situao retratada? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontuao

12

Questo 11

11.1) Nos quadrinhos da charge acima, QUAL a contradio da histria? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pontuao

11.2) Na charge acima o poltico apresenta-se de olhos fechados. QUE situao esse recurso visual representa, tendo em vista a temtica do texto? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pontuao

Total

13

Questo 12: LEIA O TEXTO

ABAIXO E RESPONDA S QUESTES DE 12.1 A 12.6

TEXTO: MUITO CEDO PARA DECIDIR


Rubem Alves Gandhi casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda no haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ningum era culpado: todo mundo estava levado de roldo pelas engrenagens dessa mquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Vocs diro que felizmente esse costume nunca existiu entre ns: obrigar crianas que nada sabem a entrar por caminhos nos quais tero de andar pelo resto da vida coisa muito cruel! e... burra! Alm disso j existe entre ns remdio para casamento que no d certo. Antigamente, quando se queria dizer que uma deciso no era grave e podia ser desfeita, dizia-se: isso no casamento!. Naquele tempo, sim, casamento era deciso irremedivel, para sempre, at que a morte os separasse, eterna comunho de bens e comunho de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se at mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para comear tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ningum se horroriza, ningum grita, os pais at ajudam, concordam, empurram, fazem presso, o filho no quer tomar a deciso, refuga, est com medo. Tomar uma deciso para o resto da minha vida, meu pai! No posso agora! e o pai e a me perdem o sono, pensando que h algo errado com o menino ou a menina, e invocam o auxlio de psiclogos para ajudar... Est chegando para muitos o momento terrvel do vestibular, quando vo ser obrigados por uma mquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espao em branco o nome da profisso que vo ter. Do mesmo jeito no: a situao muito mais grave. Porque casar e descasar so coisas que se resolvem rpido. s vezes, antes de se descasar de uma ou de um, a pessoa j est com uma outra ou com um outro. Mas, com a profisso no tem jeito de fazer assim. Pra casar, basta amar. Mas na profisso, alm de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora que, na verdade, eles no tm condies de saber o que que eles amam. Mas a mquina os obriga a tomar uma deciso para o resto da vida, mesmo sem saber. Saber que a gente gosta disso e gosta daquilo fcil. O difcil saber qual, dentre todas, aquela de que a gente gosta supremamente. Pois, por causa dela, todas as outras tero de ser abandonadas. A isso que se d o nome de vocao; que vem do latim, vocare, que quer dizer chamar. um chamado, que vem de dentro da gente, sentimento de que existe alguma coisa bela, bonita e verdadeira qual a gente deseja entregar a vida. Entregar-se a uma profisso igual a entrar para uma ordem religiosa. Os religiosos, por amor a Deus, fazem votos de castidade, pobreza e obedincia. Pois, no momento em que voc escrever a palavra fatdica no espao em branco, voc estar fazendo tambm os seus votos de dedicao total sua ordem. Cada profisso uma ordem religiosa, com seus papas, com seus bispos, catecismos, pecados e inquisies. Se voc disser que a deciso no to sria assim, que o que est em jogo s o aprendizado de um ofcio para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso at dizer: Tudo bem! S que fico com d de voc! Pois no existe coisa mais chata que trabalhar s para ganhar dinheiro. o mesmo que dizer que, no casamento, amar no importa. Que o que importa se o marido ou a mulher rico. Imagine-se agora, nessa situao: voc casado ou casada, no gosta do marido ou da mulher, mas obrigado a, diariamente, fazer carinho, agradar e fazer amor. Pode

14

existir coisa mais terrvel que isso? Pois a isso que est obrigada uma pessoa, casada com uma profisso sem gostar dela. A situao mais terrvel que no casamento, pois no casamento sempre existe o recurso de umas infidelidades marginais. Mas o profissional, pobrezinho, gozar do seu direito de infidelidade com que outra profisso? No fique muito feliz se o seu filho j tem idias claras sobre o assunto. Isso no sinal de superioridade. Significa, apenas, que na mesa dele h um prato s. Se ele s tem nabos cozidos para comer, claro que a deciso j est feita: comer nabos cozidos e engordar com eles. A dor e a indeciso vm quando h muitos pratos sobre a mesa e s se pode escolher um. Um conselho aos pais e aos adolescentes: no levem muito a srio esse ato de colocar a profisso naquele lugar terrvel. Aceitem que muito cedo para uma deciso to grave. Considerem que possvel que vocs, daqui a um ou dois anos, mudem de idia. Eu mudei de idia vrias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessrio, comecem de novo. No h pressa. Que diferena faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Em tudo isso o que causa a maior ansiedade no nada srio: aquela sensao boba que domina pais e filhos de que a vida uma corrida e que preciso sair correndo na frente para ganhar. D uma aflio danada ver os outros comeando a corrida, enquanto a gente fica para trs. Mas a vida no uma corrida em linha reta. Quando se comea a correr na direo errada, quanto mais rpido for o corredor, mais longe ele ficar do ponto de chegada. Lembrem-se daquele maravilhoso aforismo de T. S. Eliot: Num pas de fugitivos os que andam na direo contrria parecem estar fugindo. Assim, Raquel, no se aflija. A vida uma criana com muitos comeos. Coloque l a profisso que voc julgar a mais de acordo com o seu corao, sabendo que nada definitivo. Nem o casamento. Nem a profisso. E nem a prpria vida... O escritor responde a uma estudante angustiada e d aos pais motivos para meditarem sobre a escolha da profisso.
Alves, Rubem. Estrias de quem gosta de ensinar O fim dos vestibulares, editora Ars Potica So Paulo, 1995, pg. 31.

12.1) Observe as duas primeiras frases do texto. A primeira frase est na voz ativa e a segunda na voz passiva. QUE IDIA o autor quis reforar com esse recurso gramatical? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontuao

15

12.2) Percebe-se uma fina ironia do autor quanto ao casamento. COMPROVE essa afirmativa com uma expresso e JUSTIFIQUE sua resposta. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pontuao

12.3) No texto, QUAL a diferena que o autor estabelece entre o gostar e o amar? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontuao

12.4) Cada profisso uma ordem religiosa, com seus papas, bispos, catecismos, pecados e inquisies. EXPLIQUE como voc entende essa metfora usada pelo autor ao se referir profisso. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontuao

Total

16

12.5) COPIE do texto o trecho em que o autor usa novamente uma metfora para exemplificar a tomada de uma deciso motivada pela limitao de conhecimento. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Pontuao

12.6) EXPLIQUE a associao feita pelo autor no seguinte trecho: Mas a vida no uma corrida em linha reta. Quando se comea a correr na direo errada, quanto mais rpido for o corredor, mais longe ele ficar do ponto de chegada. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontuao

Total

17

REDAO
INSTRUES GERAIS
1. Escolha a variedade lingstica que achar mais conveniente situao de comunicao.
2. O texto final deve ser transcrito A TINTA (caneta azul ou preta).

3. NO ser corrigida redao escrita: sem observncia do tema proposto; fora do espao prprio e dos limites definidos; na forma narrativa, em versos ou em qualquer outro molde que no o dissertativo; a lpis; e com letra ilegvel. 4. Os itens a serem avaliados na correo do texto elaborado so os seguintes:

Clareza, preciso, conciso, coeso e coerncia do texto: pertinncia ao que foi solicitado; clareza da escrita; coerncia das idias; fluncia e encadeamento das idais; capacidade de argumentao e informatividade. Adequao vocabular: propriedade vocabular; compatibilidade com o registro lingustico adotado. Organizao coerente e adequada dos pargrafos. Desempenho lingustico: estruturao sinttica adequada dos perodos; uso de articuladores apropriados; uso da ortografia oficial; emprego adequado dos sinais de pontuao.

5. A qualidade de seu texto ser avaliada no pela extenso, mas pelo contedo.

18

REDAO
Quando tinha 10 anos, Senna escreveu numa redao da escola: Sou um futuro piloto de Frmula 1. Enquanto os meninos de sua classe jogavam bola e batiam figurinha, o tmido Beco exercitava sua obsesso pilotando karts. J piloto profissional, era capaz de passar horas acertando o carro com os mecnicos. Ao contrrio de corredores cerebrais, como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, Senna no seguia estratgias de poupar o carro e acumular pontos no decorrer das provas, contentando-se com o segundo ou o terceiro lugar. Para ele, interessavam apenas vitrias e pole positions. Largou em primeiro lugar 41 vezes, mais que Fittipaldi e Piquet somados. Revista POCA, 11 de setembro, 2006. A determinao, aliada ao talento ou vocao, a chave para a realizao profissional de muitos vitoriosos. Para voc, qual a motivao ou justificativa para hoje estar prestando esse exame seletivo em busca de uma profisso? Por que escolheu engenharia? Quais suas perspectivas diante de um futuro em que a inovao e o empreendedorismo so fundamentais para permanecer no mercado de trabalho? Voc concorda com o escritor Rubem Alves quando ele diz que para escolher a profisso tem-se de saber escolher o que se ama, isto , priorizar a sua vocao? Ou voc concorda com a idia de que se deve olhar a exigncia, a demanda do mercado e adaptar-se a elas? Escreva um texto expondo seu ponto de vista. No se esquea de dar um ttulo ao texto produzido.

RASCUNHO

19

REDAO

Pontuao

20

Вам также может понравиться