Вы находитесь на странице: 1из 5

05/08/2012

A Igreja Ester
Cumprimento a todos com a paz do nosso Senhor Jesus Cristo. Peo perdo por passar tanto tempo sem "alimentar" o blog. Mas, hoje o Senhor falou comigo e tenho uma reflexo da Palavra para compartilhar. Algo muito srio que o Senhor me revelou na Sua Santa Palavra e que tenho que profetizar. No livro de Ester, que cheio de simbolismo a respeito da relao da igreja com o Senhor Jesus (rei Assuero) e com Esprito Santo (Mardoqueu), h uma srie de ensinamentos a respeito dos dias que estamos vivendo e de como devemos agir. Se voc como eu, que cr na Palavra de Deus e sabe que somos a Igreja do Senhor. Se voc acredita que eu e voc fomos eleitos por Deus, escolhidos para trazermos a Sua luz ao mundo e dissipar as trevas que nele h. Se voc sabe que o Senhor Jesus vem buscar a Sua noiva e que essa noiva somos ns que nos chamamos Igreja do Senhor. Se voc cr nesssas verdade bblicas, ento voc precisa prestar muita ateno no que esse breve texto diz. Espero que abenoe sua vida como abenoou a minha.

O primeiro versculo, no livro, em que aparece o nome de Ester diz assim: "Este criara a Hadassa (que Ester, filha de seu tio), porque no tinha pai nem me; e era jovem bela de presena e formosa; e, morrendo seu pai e sua me, Mardoqueu a tomara por sua filha." (2:7) A primeira coisa que o Senhor nos chama a ateno, refletindo nesse versculo, para o fato de que a verdadeira Igreja do Senhor, aquela que vai subir para a glria, no foi criada por homem nenhum. Mardoqueu um tipo do Esprito Santo nesse precioso livro. O Senhor nos fala, portanto, que no foi nenhum homem, de determinada poca ou momento histrico que criou a Igreja. A Igreja de Jesus "no tinha pai nem me" porque nasceu desde a eternidade passada, no prprio seio do Pai. Muitos profetas falaram disso. Chamo a ateno para o livro de Isaas, no captulo 43. Leia ele pensando em Deus falando com a Sua Igreja e vai entender que antes mesmo de nascer, anter de ser gerado no ventre da sua me, voc e eu, que somos a Igreja, j estvamos destinados por Deus para o adorar e louvar. Isso significa que a Igreja no uma criao humana.

Foi o Senhor quem separou um povo aqui na terra para ser Dele, antes mesmo da terra existir. Na sua imensa sabedoria e misericrdia, Ele enviou o Seu Santo Esprito para cuidar de ns. Aqui h uma tremenda revelao da parte de Deus que voc precisa prestar muita ateno. O dia de pentecostes considerado por muitos estudiosos como a inaugurao da Igreja como a conhecemos. O termo em si significa "sair para fora". A Igreja um instituto divino e no uma instituio humana. A Igreja foi "adotada" pelo Esprito Santo. Foi Ele quem desceu quando o Rei Jesus subiu ao cu e veio cuidar de ns quando ficamos rfos. Se o Esprito Santo no tivesse descido e ficado conosco, seramos rfos. Pense bem, o Pai no veio at aqui, mas se fez carne atravs de seu Filho. O Filho veio e nos salvou e abriu o acesso ao Pai, mas voltou para junto Dele. Ficou entre ns e voltou aps completar sua obra. Se o Esprito Santo no viesse para cuidar e nos fazer crescer, jamais chegaramos presena do Rei. Foi o Esprito Santo, assim como Mardoqueu, que nos adotou como seus filhos e nos alimentou e nos alimenta, nos ensinou e nos ensina, nos prepara, nos molda, nos incentiva, nos corrige. Imaginemos s por um instante uma bela jovem, ainda criana, abandonada pelas ruas, chorando e perdida, sem ningum, sofrendo pela ausncia do pai e da me. Quais as chances dessa jovem virar uma rainha nos dias de hoje? Quantas belas e formosas jovens esto sendo tragadas pela prostituio, pela violncia e pelo vcio, mesmo tendo pai e me! Se o Esprito de Deus no fosse nosso protetor, nosso tutor, nosso curador, jamais chegaramos idade adulta sem ter nos desviado para outro caminho. Aprofunde mais esse conhecimento sobre a sua relao (como Igreja que ) e o Esprito Santo, lendo no livro de Ester como Mardoqueu e Ester se relacionavam. Perceba como o Esprito Santo age em sua vida, olhando o que Mardoqueu fazia por Ester. Mas h outro aspecto importantssimo, que na verdade o centro da presente reflexo, que o versculo citado fala que a Igreja do Senhor (Ester) jovem, bela de presena e formosa. Todos admiravam a beleza de Ester. Quando o Rei Assuero a viu, ficou simplesmente maravilhado. A Igreja linda aos olhos do seu Rei, Jesus, mas no s para ele (2.15). A Igreja chama ateno de todos.

Todos vem ou devem saber da sua beleza. A palavra jovem aqui empregada significa a fora, o vigor, a energia caractersticos da juventude. Significa tambm a jornada que tem pela frente. Tem muito a aprender ainda. Tem muito a viver de experincias com o Rei. A juventude da igreja no est no tempo, est nas suas caractersticas imutveis. No livro de Ester no fala da sua velhice, fala da sua obra, fala dos seus feitos. Ns fomos adotados pelo Esprito por causa daquilo que ainda temos a fazer na presena do Rei. Ele nos preparou para que pudssemos entrar na presena do Rei sabendo quem somos e de onde viemos, para, no momento certo, pedirmos a Sua redeno para todos os nossos irmos. O Senhor nos v na juventude, beleza e formosura que temos como Igreja. Aleluia! Aqui estamos ainda no primeiro versculo que fala sobre Ester. Veja quanta coisa o Senhor tem a nos ensinar nesse maravilhoso livro. Mas vou me ater a apenas mais um detalhe que voc e eu precisamos considerar com muito cuidado. Est nos versos 10 e 20 do captulo 2. "Ester, porm, no declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o no declarasse. ... Ester, porm, no declarava a sua parentela e o seu povo, como Mardoqueu lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando a criara." (Ester 2.10;20) Ester obedecia ao seu tio! Obedecemos ao Esprito Santo em tudo que ele nos manda fazer? Em 4.16, quando o povo de Israel estava ameaado e Ester (a Igreja) foi alertada por Mardoqueu (o Esprito Santo) de que ela mesma morreria, que resposta maravilhosa de Ester! Estamos prontos a responder como ela? Ela pede apenas que jejuem e orem, mas que se perecer, se morresse, no tinha problema, pois ela iria fazer o que era preciso. Ester foi constituda rainha somente para esse propsito. Deus no criou a igreja para ficar pelo seu palcio como um enfeite. Deus no nos constituiu na Terra somente para irmos at o cu e ficar sendo tratados com todo o luxo e regalias. Deus nos fez Sua Noiva, Sua Igreja, Sua Rainha para sabermos agir no momento exato e da forma correta. No nos deu um esprito de timidez e de medo, mas nos revestiu com o Seu infinito poder, que vem do nico Esprito que Santo, para termos ousadia e coragem de entregar nossa prpria vida em favor da salvao dos outros, se assim for preciso.

Quantas vezes nos acovardamos?! Ester era s uma jovem e sabia plenamente das consequncias de um gesto precipitado. Mas veja como ela fez no captulo 5. A Igreja no pode se precipitar e sair por a dando trombadas em tudo e em todos. Fazer a obra do Senhor exige planejamento. Muitas vezes, chegamos diante do Rei s para pedir e vamos derramando aquele monte de coisas diante Dele, como se Ele fosse obrigado a nos dar. Agimos como se o Senhor tivesse obrigao de nos dar o que queremos, mostrando nosso despreparo para reinar com Ele. Ester primeiro ofereceu algo ao Rei. Deu um banquete dois dias seguidos para, somente na hora exata, pedir o que precisava. Que ensinamento precioso nos d o Senhor com isso! No basta sermos uma nao de reis e sacerdotes se no soubermos reinar e ministrar. O Senhor s vai nos atender naquilo que for para nos abenoar, quando soubermos pedir da forma correta, de acordo com o que o Esprito Santo nos Ensina. No adianta ficar berrando e proferindo um monte de versculos decorados. No adianta puxar a espada e cortar a orelha do servo do sumo sacerdote. No adianta fazer fora e guerra, pois a Palavra fala que tudo vai ocorrer de acordo com o que o Senhor quer. Ele est no comando! Precisamos entender que somos Sua metade, pois foi isso que o Rei ofereceu para Ester. No somos ns que decidimos, Ele! Podemos pedir, mas quem decide Ele. Se voc prestar bastante ateno na histria, no captulo 6 est registrado que Ester no teve participao nenhuma na deciso do Rei de honrar Mardoqueu. Deus est no controle de TUDO! Aleluia!!!

Teria muitas coisas ainda para escrever aqui sobre o livro de Ester, mas vou concluir chamando ateno para o que est em 8.16: E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra.

Aps concluir sua misso, Ester, na verdade, inicia meio que uma guerra interna, uma verdadeira carnificina. O povo comeou a matar e a vingar a morte dos judeus e isso foi um momento muito duro.

Mas o que quero chamar ateno que atravs da intercesso da Igreja (Ester), atravs da sua forma de agradar ao Rei e saber o que e como pedir, que ela consegue a libertao do seu povo. Isso nos faz pensar que quando cumprirmos nosso chamado e estivermos realmente prontos para viver com o Senhor e reinar com Ele, vamos apenas poder iniciar uma luta pela libertao. O apstolo Paulo fala que a nossa luta no contra a carne e o sangue. (Efsios 6.12) Aqui no livro de Ester fica muito clara a misso da Igreja de clamar ao Senhor pela libertao do Seu povo e conseguir esse aval. Entretanto, essa libertao no vem de qualquer jeito, pois o Rei no pode desfazer uma deciso que j tomou. O Senhor no vai mudar a Sua Palavra. Passaro os cus e a terra, mas a palavra no cai (Lucas 21.33; I Pedro 1.25). Tudo o que o Rei disser e decretar se cumprir. Precisamos entender qual o nosso papel diante do Senhor, como Sua Igreja. Igreja que Ele ama, que Ele se agrada em estar junto. Que Ele sente saudade. O Senhor nos diz hoje que precisamos aprender a pedir da forma correta para podermos ajudar os outros a encontrarem a mesma salvao que encontramos. Precisamos estar atentos quilo que o Esprito Santo nos est mandando fazer e pedir que ele nos oriente quanto forma correta, para no tropearmos. Mas, o mais importante mesmo, de tudo que pode ser dito a respeito desse livro que no fala nada sobre a morte de Ester. No fala nada sobre sua velhice. No tem registrado no livro o que acontece depois. A principal lio que podemos extrair disso que a Igreja do Senhor vive com Ele SEMPRE e PARA SEMPRE! A Igreja cumpre seu papel, sua misso, mas no se separa do Rei. No h nada que vai separar o Rei da rainha que ele escolheu.

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poder separar do amor de Deus, que est em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:38-39) GLRIA A DEUS!!!

Вам также может понравиться