Вы находитесь на странице: 1из 23

A CARAVANA DA ILUSO alcione arajo

Acadmica: fernanda ap c. almeida Turma: 2 ano letras literatura-manh

A caravana da iluso uma obra teatral de autoria do escritor brasileiro

alcione arajo

Mineiro, natural de Januria, Alcione Arajo um dos mais engajados intelectuais do Brasil. Radicado no Rio de Janeiro h mais de trinta anos, romancista, dramaturgo, roteirista de cinema, televiso, cronista e ensasta e atua em diversas reas da vida cultural e intelectual.

Sua obra teatral est reunida em trs volumes com o ttulo geral de Teatro de Alcione Arajo.

So treze peas teatrais, entre elas, Vagas para

moas de fino trato, a caravana da iluso, doce deleite e muitos anos de vida Prmio
Molire de Melhor Autor

Escreveu quatorze roteiros cinematogrficos de longametragem, entre os quais, Nunca fomos to felizes (Prmio de Melhor Roteiro nos festivais de Gramado e Braslia), Jorge um

brasileiro e Policarpo Quaresma.

Cronista do jornal Estado de Minas, sua coletnea de crnicas Urgente a vida conquistou o Prmio Jabuti-2005. Com o romance Nem mesmo todo o oceano, Alcione Arajo ampliou os horizontes de escritor de slida carreira como dramaturgo. Em 2006 publicou Escritos na gua e Este seu olhar. Seu mais recente romance, Pssaros de vo curto, uma viagem ao Brasil do sculo passado, Como ensasta participou, entre outros, dos livros Os sete pecados do capital, Para entender o Brasil e Nossa paixo era inventar um novo tempo .

Alcione conquistou tambm um verbete no prestigiado Dicionrio

de literatura da lngua portuguesa, publicado


em Portugal, que inclui escritores, dramaturgos e filsofos das sete naes de lngua portuguesa. Desde 2001 vem contribuindo como coordenador de debates nas Jornadas Literrias de Passo Fundo.

O que a caravana da iluso?

A caravana da iluso foi escrita em 1981 e a nona pea de alcione. O tema, a estrutura da narrativa, as personagens e os dilogos so completamente diferentes das outras demais peas que o autor escreveu dandolhe uma singularidade radical

O impulso de escrever a pea surgiu de uma longa contemplao de dias, meses, anos de deslumbramento da srie de quadros de Pablo Picasso sobre a temtica circense, intitulada Saltimbancos, pelo prprio pintor.

Era a pobreza, a melancolia e a delicadeza dos quadros que faziam o autor Alcione transpirar emoes, para ele havia algo fatalista, inexorvel na tristeza do olhar daqueles artistas. Parecia que no aguentariam mais suportar tanta indiferena e o abandono.

Talvez, pablo picasso tivesse prenunciado o desaparecimento daquela gente.

Alcione quis ento imaginar como seria a vida de uma trupe de artistas, bailarinos e atores, saltimbancos e andarilhos

TEMA: A POBREZA E MELANCOLIA

A Trama se passa um lugar desacampado absolutamente deserto como esparsa vegetao ressequida pelo sol, destacando-se um esqulido arbusto. Um caminho se divide inesperadamente em dois, sem avisos ou indicaes. Nessas encruzilhadas, de maus pressgios, dvidas, indecises e desenlaces, o ar est sempre parado. Consta que at mesmo o vento as evita, temendo dividir suas foras. Os msticos acreditam que, em qualquer encruzilhada, um dos caminhos leva virtude e o outro perdio, um ao cu e o outro ao inferno, um felicidade e o outro desgraa, um ao apocalipse e o outro salvao

Os prticos concluem apressadamente que dois caminhos distintos s podem levar a lugares distintos; enquanto os esperanosos suspeitam sempre que se pode chegar ao mesmo lugar por diferentes caminhos

PERSONAGENS

BUFO LORDE BELA ZIGA ROTO

A CARAVANA DA ILUSO RETRATA a sina de uma estranha famlia de andarilhos que percorria desertos e infinitos caminhos, visando manter a tradio de seus passados.

escrita em apenas um ato, esse conhecido como delrio em um ato.

Grande parte da obra apresenta os viajantes Bufo e Lorde, o quais eram irmos , indecisos ante uma encruzilhada, sem saber qual dos caminhos seguir.Essa escolha gera conflitos, pois um dos companheiros desejava seguir viagem pelo caminho que ligava cidade e que traria vida nova, enquanto os demais queriam seguir outro caminho, com o qual continuariam presos s tradies.

Em meio a indeciso, aparece uma cigana Ziga, que era estril, que encanta dois dos andarilhos, porm um deles desiste de conquist-la ao perceber que o outro tambm se apaixonara pela visitante. Esta, contudo, afasta-se do acampamento sem envolver-se com nenhum dos dois

Seduzido pela desconhecida, o homem decide ir para a cidade e conhecer os costumes do povo que l vive.Volta tempos depois e, totalmente modificado, percebe que sua vida est completamente diferente da de seus antigos companheiros e retorna a seu destino.Os outros, enquanto isso, decidem seguir a pena de seus ancestrais, permanecendo assim, no mesmo lugar.

Вам также может понравиться