Вы находитесь на странице: 1из 16

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO FACULDADE DE CINCIAS EXATAS E TECNOLGICAS ENGENHARIA DA COMPUTAO NFASE EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

ARTHUR HENRIQUE DO PRADO FRANQUELO ALLAN ESTEVAM DE SOUZA CARLOS ALEXANDRE PORFIRIO DA SILVA RONI ARAUJO NANINI

REDE DE COMPUTADORES

SO BERNARDO DO CAMPO 2012

ARTHUR HENRIQUE DO PRADO FRANQUELO ALLAN ESTEVAM DE SOUZA CARLOS ALEXANDRE PORFIRIO DA SILVA RONI ARAUJO NANINI

Monografia apresentada no curso de graduao Universidade Metodista de So Paulo, Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgica, Engenharia da Computao nfase em Software. rea de concentrao:

Orientao:

Prof. Alexandre Atanes de Jesus Prof. Andr Luiz Perin Prof. Carlos Alberto Pellegrini

SO BERNARDO DO CAMPO 2012

FICHA CATALOGRFICA

ARTHUR HENRIQUE DO PRADO FRANQUELO ALLAN ESTEVAM DE SOUZA CARLOS ALEXANDRE PORFIRIO DA SILVA RONI ARAUJO NANINI

Monografia apresentada no curso de graduao Universidade Metodista de So Paulo, Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgica, Engenharia da Computao nfase em Software.

rea de concentrao: Data de defesa: 29 de Maro de 2012 Resultado: _______________________.

BANCA EXAMINADORA Lzaro Aparecido Silva Pinto Universidade Metodista de So Paulo Paulo Sergio Sampaio Universidade Metodista de So Paulo Valter Espndola Thomaz Universidade Metodista de So Paulo Prof._________________________ Prof._________________________ Prof._________________________

LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 ARQUITETURA DA REDE ...............................................................09 FIGURA 2 PLANTA BAIXA ................................................................................11 FIGURA 3 RACK DE EQUIPAMENTOS.............................................................14 FIGURA 4 CLIMATIZAO DOS EQUIPAMENTOS..........................................15

SUMRIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. INTRODUO ..................................................................................... 8 OBJETIVO............................................................................................. 8 METODOLOGIA.................................................................................... 9 INFRAESTRUTURA DO SISTEMA....................................................... 9 ARQUITETURA DA REDE.................................................................. 12 DISPOSIO DO RACK DE EQUIPAMENTOS................................. 13 TESTES E RESULTADOS ................................................................ 14 CONCLUSO ..................................................................................... 15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................... 16

1. INTRODUO Este projeto de redes consiste basicamente em dimensionar e projetar todo o sistema de transmisso e controle de dados da clnica veterinria. Atravs disso sero nomeado e dimensionado todos os equipamentos persistente ao funcionamento do sistema, tanto na parte de hardware quanto na parte de sistemas necessrios para garantir a integridade e a funcionalidade da soluo. A partir da teremos diagramas lgicos da arquitetura e da disposio fsica dos equipamentos mostrando claramente a soluo por completa, levando o leitor a um nvel de entendimento necessrio para compreender passo a passo cada funcionalidade consistente neste documento.

2 OBJETIVOS O objetivo desde projeto contemplar toda a transmisso dos dados gerados no sistema veterinrio da clnica Dog, Cat and Friends atravs do dimensionamento fsico dos equipamentos, protocolos utilizados para garantir o controle e operao, range de IPs de cada dispositivo conectado na mesma rede e diagramas lgicos mais planta baixa dos equipamentos para melhor entendimento da soluo. Com isto possamos garantir que o sistema ir se comunicar dentre todos os dispositivos conectados de acordo com os processos de funcionamentos j desenvolvidos, gerando o acesso web entre os computadores locais e protegendo a rede interna contra invases.

METODOLOGIA Os equipamentos principais, dentre eles Switches e Servidores sero

instalados, armazenados e climatizados em um Rack de equipamentos, garantindo a integridade e segurana dos mesmos. O ambiente de armazenamento deve ser um CPD preparado para tal, com equipamentos de ar condicionado (ou similar) que garantem a temperatura ambiente em 18C. J os computadores e impressoras sero espalhados pelo ambiente conforme a utilizao no dia-a-dia. Alm disso todo o cabeamento e conexes de rede devem seguir o padro CAT5e Gigabit, afim de garantir a transmisso de dados entre os equipamentos conectados na mesma.

INFRAESTRUTURA DO SISTEMA O sistema ser constitudo fisicamente de dois servidores principais, sendo

que, o servidor A responsvel por gerenciar todo o controle da veterinria, includo de servios de WEB-Apache (para a publicao do sistema na web), Proxy-squid (para o controle interno de internet dentro da clnica veterinria), processos de autenticao e Firewall (para segurana contra invases externas no sistema). O servidor B ser dedicado unicamente para o banco de dados do sistema, assegurando toda a integridade dos dados, tanto para leitura quanto para gravao. Segue abaixo os requisitos mnimos de hardware referente aos servidores: Servidor A: Processador Intel Xeon E5606 (2.13 GHz, 8 M Cache) Memria de 6GB, 1333MHz (3x2 LV UDIMMS) Disco Rgido de 500GB SATA, 7.2K RPM, 3Gbps Unidade de SATA DVD+/-RW ROM Placa de rede INTEL GIGABIT Ethernet NIC Sistema Operacional Ubuntu Linux Server 12.04 LTS

Servidor B: Processador Intel Xeon E5606 (2.13 GHz, 8 M Cache) Memria de 6GB, 1333MHz (3x2 LV UDIMMS) Unidade RAID 1 com 8 HDs de 1TB cada Unidade de SATA DVD+/-RW ROM Placa de rede INTEL GIGABIT Ethernet Sistema Operacional Ubuntu Linux Server 12.04 LTS Alem disso, teremos 1 Switch (Modelo A do projeto) Layer 3 Cisco 3560 para administrao da rede e controle DNS e DHCP e 2 Switch (Modelo B e C) Layer 2 Cisco 2960 nas bordas atendendo os computadores pessoais da clinica. Para as estaes de trabalho do corpo administrativo e atendimento ao cliente, segue abaixo um modelo padro de especificaes mnimas para a utilizao do sistema: Processador Intel Pentium Dual CoreTM Sistema Operacional Windows 7 ou Ubuntu Workstation 12.04 LTS, ambos 32 ou 64 bits. 4GB de memria SDRAM DDR3 a 1333 MHz Unidade de disco rgido SATA de 160 GB Unidade de SATA DVD+/-RW ROM Placa de rede INTEL GIGABIT Ethernet Web-Browser Internet Explorer, Firefox ou Google Chrome. Na ultima verso disponvel.

ARQUITETURA DA REDE

FIGURA 1 ARQUITETURA DA REDE Toda a rede ser administrada diretamente pelo Switch A com servios de roteamento, DHCP, DNS, VPN (para acesso dos funcionrios externamente), SMTP (para trfego de emails) e trfego de rede. Tudo isso juntamente com os acessos do servidor A, que controla todos os acessos dos usurios via Proxy-Squid e tambm os usurios externos com o Firewall necessrio, evitando invases externas na base de dados do sistema. As estaes de trabalho PC-1 at PC-8 fazem parte do atendimento aos usurios, enquanto as estaes PC-9 at PC-20 fazem parte do corpo administrativo da clnica veterinria, todos configurados com um antivrus padro e atualizados diariamente.

Todos os equipamentos sero interligados via Cabo par-tranado (Ethernet Cat5e Gigabit), proporcionando a melhor comunicao de dados em cabeamento disponvel nos dias de hoje atravs de custo-benefcio. A partir da, a rede do sistema ser entorno do servio DHCP gerado pelo switch A, ou seja, gera endereos randmicos com o range IP de: 192.68.1.0 at 192.168.1.254 com a mscara de subrede 255.255.255.0, garantindo 254 hosts disponveis em 24 bits. Vide figura 2 com a localizao dos equipamentos mencionados conforme a distribuio na planta baixa.

Consultrio

Frmacia

CPD

PC-01

Consultrio

PC-02

Rack de Equipamentos

PC-09 PC-10 PC-11 PC-03


Consultrio

Consultrio

PC-04

Impressora 2

PC-12 PC-15

PC-13 PC-14 PC-16 PC-17


Consultrio Consultrio

PC-05 PC-18 PC-19 PC-20

PC-06

PC-07

Impressora 1 PC-08

Banheiro Masculino

Banheiro Feminino

FIGURA 2 PLANTA BAIXA

DISPOSIO DO RACK DE EQUIPAMENTOS Conforme a distribuio fsica no ambiente, o Rack de equipamentos deve ser

de no mnimo 28Us conforme figura 3, apontando todos os equipamentos de gerenciamento. Levando em considerao o tamanho do Rack para uma futura ampliao do sistema. 28 2 2 3 3 2 1 2 1 2 1 2 Patc Pane er idor er idor itc itc itc C

FIGURA 3 RACK DE EQUIPAMENTOS Por motivos de aquecimento dos equipamentos, no dever existir espao entre os mesmos, alm de posicionar os de maior sada de calor por cima, evitando o superaquecimento dos equipamentos menores. Alm de precisarem de Ar condicionado no ambiente para garantir a integridade da temperatura em 18C constante. Vide Figura 4 para mais detalhes das sadas de calor, onde as setas vermelhas correspondem o ar quente as azuis o ar frio.

FIGURA 4 CLIMATIZAO DOS EQUIPAMENTOS

TESTES E RESULTADOS Todo o sistema de redes foi testado atravs do simulador chamando Packet

Trace e apresentou o perfeito funcionamento e integrao entre os equipamentos, mostrando de forma clara que a soluo est preparada e pronta para ser implantada juntamente com o sistema veterinrio ser implantado.

CONCLUSO Diante da complexidade do projeto, adquirimos experincia nas atividades

desenvolvidas na sala de aula, o que nos ajudou a fixar o contedo apresentado. Podemos extrair desse projeto, o conhecimento em novos componentes de redes e a possibilidade de apresentar na prtica , principalmente pelo o contato direto com os equipamentos de rede e suas respectivas lgicas, possibilitando a criao de funcionamento de acordo com o desafio pr-estabelecido. Todavia conclumos que esta atividade nos tem trazido uma boa experincia na confeco e anlise de redes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

TANENBAUM, A.S. Redes de Computadores. 4 edio. Rio de Janeiro, Ed. Campus Elsevier, 2003 OLIVEIRA, J. C. Princpios de Telecomunicaes Teoria e Prtica. 2 edio. So Paulo, Ed. rica, 2007

Вам также может понравиться