Вы находитесь на странице: 1из 6

Fonte: www.favelabairro.vpg.com.br/leis/lei_9785.

html

LEI N 9.785, DE 29 DE FEVEREIRO DE 1999.


DOU 01.02.1999 Altera o Decreto-Lei n 3.365, de 21 de junho de 1941 (desapropriao por utilidade pblica) e as Leis ns 6.015, de 31 de dezembro de 1973 (registros pblicos) e 6.766, de 19 de dezembro de 1979 (parcelamento do solo urbano). O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 O art. 5 do Decreto-Lei n 3.365, de 21 de junho de 1941, modificado pela Lei n 6.602, de 7 de dezembro de 1978, passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 5................................................................................... ............................................................................................" "i) a abertura, conservao e melhoramento de vias ou logradouros pblicos; a execuo de planos de urbanizao; o parcelamento do solo, com ou sem edificao, para sua melhor utilizao econmica, higinica ou esttica; a construo ou ampliao de distritos industriais;" (NR) ".........................................................................................." " 3 Ao imvel desapropriado para implantao de parcelamento popular, destinado s classes de menor renda, no se dar outra utilizao nem haver retrocesso."

Art. 2 O inciso I do art. 167 da Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973, alterado pelas Leis ns 6.216, de 30 de junho de 1975, e 9.514, de 20 de novembro de 1997, passa a vigorar acrescido do seguinte item 36:

"Art. 167.. ............................................................................. I -.........................................................................................." "36) da imisso provisria na posse, e respectiva cesso e promessa de cesso, quando concedido Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios ou suas entidades delegadas, para a execuo de parcelamento popular, com finalidade urbana, destinado s classes de menor renda." "............................................................................................."

Art. 3 A Lei n 6.766, de 19 de dezembro de 1979, passa a vigorar com as seguintes alteraes:

"Art. 2 .................................................................................... .............................................................................................." " 2 (Vetado) " 3 (Vetado) 4 Considera-se lote o terreno servido de infra-estrutura bsica cujas dimenses atendam aos ndices urbansticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal para a zona em que se situe. 5 Consideram-se infra-estrutura bsica os equipamentos urbanos de escoamento das guas pluviais, iluminao pblica, redes de esgoto sanitrio e abastecimento de gua potvel, e de energia eltrica pblica e domiciliar e as vias de circulao pavimentadas ou no. 6 A infra-estrutura bsica dos parcelamentos situados nas zonas habitacionais declaradas por lei como de interesse social (ZHIS) consistir, no mnimo, de: I - vias de circulao; II - escoamento das guas pluviais; III - rede para o abastecimento de gua potvel; e IV - solues para o esgotamento sanitrio e para a energia eltrica domiciliar."

"Art. 3 Somente ser admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expanso urbana ou de urbanizao especfica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal." (NR) "............................................................................................." "Art. 4..................................................................................." "I - as reas destinadas a sistemas de circulao, a implantao de equipamento urbano e comunitrio, bem como a espaos livres de uso pblico, sero proporcionais densidade de ocupao prevista pelo plano diretor ou aprovada por lei municipal para a zona em que se situem." (NR) "............................................................................................."

" 1 A legislao municipal definir, para cada zona em que se divida o territrio do Municpio, os usos permitidos e os ndices urbansticos de parcelamento e ocupao do solo, que incluiro, obrigatoriamente, as reas mnimas e mximas de lotes e os coeficientes mximos de aproveitamento." (NR) "............................................................................................." "Art. 7..................................................................................." "Pargrafo nico. As diretrizes expedidas vigoraro pelo prazo mximo de quatro anos." (NR) "Art. 8 Os Municpios com menos de cinqenta mil habitantes e aqueles cujo plano diretor contiver diretrizes de urbanizao para a zona em que se situe o parcelamento podero dispensar, por lei, a fase de fixao de diretrizes previstas nos arts. 6 e 7 desta Lei." (NR) "Art. 9 Orientado pelo traado e diretrizes oficiais, quando houver, o projeto, contendo desenhos, memorial descritivo e cronograma de execuo das obras com durao mxima de quatro anos, ser apresentado Prefeitura Municipal, ou ao Distrito Federal, quando for o caso, acompanhado de certido atualizada da matrcula da gleba, expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis competente, de certido negativa de tributos municipais e do competente instrumento de garantia, ressalvado o disposto no 4 do art. 18." (NR) "............................................................................................." " 3 Caso se constate, a qualquer tempo, que a certido da matrcula apresentada como atual no tem mais correspondncia com os registros e averbaes cartorrias do tempo da sua apresentao, alm das conseqncias penais cabveis, sero consideradas insubsistentes tanto as diretrizes expedidas anteriormente, quanto as aprovaes conseqentes." "Art. 10. Para a aprovao de projeto de desmembramento, o interessado apresentar requerimento Prefeitura Municipal, ou ao Distrito Federal quando for o caso, acompanhado de certido atualizada da matrcula da gleba, expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis competente, ressalvado o disposto no 4 do art. 18, e de planta do imvel a ser desmembrado contendo:" (NR) "............................................................................................." "Art. 11. Aplicam-se ao desmembramento, no que couber, as disposies urbansticas vigentes para as regies em que se situem ou, na ausncia destas, as disposies urbansticas para os loteamentos." (NR) "............................................................................................." "Art. 12..................................................................................."

"Pargrafo nico. O projeto aprovado dever ser executado no prazo constante do cronograma de execuo, sob pena de caducidade da aprovao." "Art. 13. Aos Estados caber disciplinar a aprovao pelos Municpios de loteamentos e desmembramentos nas seguintes condies:" (NR) "............................................................................................." "Art. 16. A lei municipal definir os prazos para que um projeto de parcelamento apresentado seja aprovado ou rejeitado e para que as obras executadas sejam aceitas ou recusadas." (NR) " 1 Transcorridos os prazos sem a manifestao do Poder Pblico, o projeto ser considerado rejeitado ou as obras recusadas, assegurada a indenizao por eventuais danos derivados da omisso. 2 Nos Municpios cuja legislao for omissa, os prazos sero de noventa dias para a aprovao ou rejeio e de sessenta dias para a aceitao ou recusa fundamentada das obras de urbanizao." "Art. 18..................................................................................." "I - ttulo de propriedade do imvel ou certido da matrcula, ressalvado o disposto nos 4 e 5;" (NR) "............................................................................................." "V - cpia do ato de aprovao do loteamento e comprovante do termo de verificao pela Prefeitura Municipal ou pelo Distrito Federal, da execuo das obras exigidas por legislao municipal, que incluiro, no mnimo, a execuo das vias de circulao do loteamento, demarcao dos lotes, quadras e logradouros e das obras de escoamento das guas pluviais ou da aprovao de um cronograma, com a durao mxima de quatro anos, acompanhado de competente instrumento de garantia para a execuo das obras;" (NR) "............................................................................................." " 4 O ttulo de propriedade ser dispensado quando se tratar de parcelamento popular, destinado s classes de menor renda, em imvel declarado de utilidade pblica, com processo de desapropriao judicial em curso e imisso provisria na posse, desde que promovido pela Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios ou suas entidades delegadas, autorizadas por lei a implantar projetos de habitao. 5 No caso de que trata o 4, o pedido de registro do parcelamento, alm dos documentos mencionados nos incisos V e VI deste artigo, ser instrudo com cpias autnticas da deciso que tenha concedido a imisso provisria na posse, do decreto de

desapropriao, do comprovante de sua publicao na imprensa oficial e, quando formulado por entidades delegadas, da lei de criao e de seus atos constitutivos." "Art. 26.................................................................................... ............ ................................................................................." " 3 Admite-se, nos parcelamentos populares, a cesso da posse em que estiverem provisoriamente imitidas a Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e suas entidades delegadas, o que poder ocorrer por instrumento particular, ao qual se atribui, para todos os fins de direito, carter de escritura pblica, no se aplicando a disposio do inciso II do art. 134 do Cdigo Civil. 4 A cesso da posse referida no 3, cumpridas as obrigaes do cessionrio, constitui crdito contra o expropriante, de aceitao obrigatria em garantia de contratos de financiamentos habitacionais. 5 Com o registro da sentena que, em processo de desapropriao, fixar o valor da indenizao, a posse referida no 3 converter-se- em propriedade e a sua cesso, em compromisso de compra e venda ou venda e compra, conforme haja obrigaes a cumprir ou estejam elas cumpridas, circunstncia que, demonstradas ao Registro de Imveis, sero averbadas na matrcula relativa ao lote. 6 Os compromissos de compra e venda, as cesses e as promessas de cesso valero como ttulo para o registro da propriedade do lote adquirido, quando acompanhados da respectiva prova de quitao." "Art. 40.................................................................................... .............................................................................................." " 5 A regularizao de um parcelamento pela Prefeitura Municipal, ou Distrito Federal, quando for o caso, no poder contrariar o disposto nos arts. 3 e 4 desta Lei, ressalvado o disposto no 1 desse ltimo." "Art. 43..................................................................................." "Pargrafo nico. Neste caso, o loteador ressarcir a Prefeitura Municipal ou o Distrito Federal quando for o caso, em pecnia ou em rea equivalente, no dobro da diferena entre o total das reas pblicas exigidas e as efetivamente destinadas." "Art. 50.................................................................................... .............................................................................................."

"Pargrafo nico. ..................................................................... .............................................................................................". "II - com inexistncia de ttulo legtimo de propriedade do imvel loteado ou desmembrado, ressalvado o disposto no art. 18, 4 e 5, desta Lei, ou com omisso fraudulenta de fato a ele relativo, se o fato no constituir crime mais grave." (NR) "Art. 51. ................................................................................." "Pargrafo nico. (Vetado) "Art. 53-A. So considerados de interesse pblico os parcelamentos vinculados a planos ou programas habitacionais de iniciativa das Prefeituras Municipais e do Distrito Federal, ou entidades autorizadas por lei, em especial as regularizaes de parcelamentos e de assentamentos. Pargrafo nico. s aes e intervenes de que trata este artigo no ser exigvel documentao que no seja a mnima necessria e indispensvel aos registros no cartrio competente, inclusive sob a forma de certides, vedadas as exigncias e as sanes pertinentes aos particulares, especialmente aquelas que visem garantir a realizao de obras e servios, ou que visem prevenir questes de domnio de glebas, que se presumiro asseguradas pelo Poder Pblico respectivo." Art. 4 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 29 de fevereiro de 1999; 178 da Independncia e 111 da Repblica.

Вам также может понравиться