Вы находитесь на странице: 1из 76

AUDITORIA CONTBIL

Conceito e Objetivo da Auditoria

Auditoria independente consiste na tcnica contbil que tem por objeto, entre outros procedimentos, o exame, por um auditor independente, das atividades, livros e documentos de uma entidade, conforme a finalidade estabelecida num contrato de prestao de servios de auditoria.

AUDITORIA CONTBIL
rgos Reguladores Nacionais
CVM IBRACON CFC e CRCs BACEN e SUSEP

rgos Reguladores Internacionais


IFAC International Federation of Accountants IASC International Accounting Standards Board FASB Financial Accounting Standards Board SEC Securities and Exchange Commission

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGATORIEDADE DA AUDITORIA INDEPENDENTE
CVM Sociedades Annimas de Capital Aberto; Lei 11.638-07 - Sociedades de Grande Porte; BACEN Bancos Comerciais e de Investimentos, Sociedades de Arrendamento Mercantil, dentre outras instituies financeiras; SUSEP Sociedades Seguradoras e Entidades de Previdncia Complementar, dentre outras, e ANS Operadoras de Planos e Seguros de Sade.

AUDITORIA CONTBIL
RESUMO

AUDITORIA CONTBIL

AUDITORIA CONTBIL
NBC PA Normas Profissionais do Auditor Independente 01 - Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurdicas e Fsicas) de Auditores Independentes 02 - Independncia 03 - Reviso Externa de Qualidade pelos Pares Ainda em vigor NBC P 1 NBC P 1.6 Sigilo NBC P 1.8 - Utilizao de Trabalho de Especialistas NBC P 1 - IT 1 - Informaes Anuais aos Conselhos Regionais de Contabilidade NBC P - IT - 3 - Regulamentao do item 1.4 Honorrios NBC P 4 - Educao Profissional Continuada NBC P 5 - Normas sobre o Exame de Qualificao Tcnica
6

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA)


NBC TA 200 Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Conduo da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria NBC TA 210 NBC TA 220 NBC TA 230 NBC TA 240 NBC TA 250 NBC TA 260 NBC TA 265 NBC TA 300 NBC TA 315 NBC TA 320 NBC TA 330 NBC TA 402 NBC TA 450 NBC TA 500 NBC TA 501 NBC TA 505 NBC TA 510 NBC TA 520 NBC TA 530 NBC TA 540 NBC TA 550 NBC TA 560 NBC TA 570 NBC TA 580 NBC TA 600 NBC TA 610 NBC TA 620 NBC TA 700 NBC TA 705 NBC TA 706 NBC TA 710 NBC TA 720 NBC TA 800 NBC TA 805 NBC TA 810 NBC TA 01
7

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)


Elaborada de acordo com a sua equivalente internacional - ISA 200 (IFAC - IAASB); Em vigor nos exerccios iniciados em, ou aps, 1 de janeiro de 2010; Explicita a obrigao de atender a todas as NBC Tas Escritas no contexto da auditoria de demonstraes contbeis executada por um auditor Devem ser adaptadas conforme necessrio s circunstncias, quando aplicadas a auditorias de outras informaes contbeis histricas (ampliao da responsabilidade)

AUDITORIA CONTBIL

Normas de Auditoria (NBC TA 200)


AUDITORIA AUMENTO DO GRAU DE CONFIANA NAS DEMONSTRAES CONTBEIS

OPINIO

OBJETIVO DA AUDITORIA

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)


Opinio da auditoria das Demonstraes Contbeis (DCs): ...apresentadas adequadamente, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. A auditoria, conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigncias ticas relevantes, capacita o auditor a formar essa opinio. A responsabilidade pela elaborao das DCs de qualquer entidade da administrao e responsveis pela governana.

10

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)


As NBC TAs no impem responsabilidades administrao ou aos responsveis pela governana e no se sobrepe s leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades.

Contudo, a auditoria em conformidade com as normas de auditoria conduzida com base na premissa de que a administrao e, quando apropriado, os responsveis pela governana tm conhecimento de certas responsabilidades que so fundamentais para a conduo da auditoria.

11

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)

Opinio

Assegurao Razovel (Nvel elevado de segurana) Segurana razovel (reduzir o risco de auditoria a um nvel aceitavelmente baixo)

Evidncia de auditoria (apropriada e suficiente)

Distoro relevante
(Fraude ou erro)
12

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)


As NBC TAs exigem que o auditor exera o julgamento profissional e mantenha o ceticismo profissional ao longo de todo o planejamento e na execuo da auditoria e, entre outras coisas: Identificar os riscos de distoro relevante (fraude ou erro) Obter evidncias por meio do planejamento e aplicao de procedimentos de auditoria apropriadas aos riscos avaliados Formar uma opinio com base em concluses obtidas sobre as evidncias. Comunicaes decorrentes da auditoria.

13

AUDITORIA CONTBIL Normas de Auditoria (NBC TA 200)


Objetivos Gerais da auditoria: obter segurana razovel que as DCs esto livres de distoro relevante, possibilitando que o auditor expresse sua opinio sobre se as DCs foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; apresentar relatrio sobre as DCs e se comunicar como exigido pelas NBC TAs, em conformidade com as constataes do auditor Quando no for possvel obter segurana razovel e a opinio com ressalva for insuficiente, as NBC TAs exigem que o auditor se abstenha de emitir sua opinio ou renuncie (quando possvel) ao trabalho.

14

AUDITORIA CONTBIL
EXECUO DA AUDITORIA
1 - Etapas de um processo de auditoria:
Planejamento: Contratao dimensionamento do servio, proposta, aceite do cliente e assinatura do contrato; Avaliao dos riscos de auditoria, horas de execuo e testes a serem realizados, e Avaliao preliminar dos Controles Internos. Testes de Observncia; Definio da Amostra; Testes Substantivos; Elaborao do Relatrio; Definio da opinio dos auditores. A elaborao dos PTs est presente em todas etapas.

AUDITORIA CONTBIL
2 - Planejamento de Auditoria: conhecer as prticas contbeis atuais x anteriores; conhecimento do sistema contbil e C.I. (confiar); identificar os riscos da auditoria e as reas mais importantes da empresa; natureza, extenso e profundidade dos procedimentos; a existncia de partes relacionada, filiais e associadas; uso do trabalho de outros auditores internos, externos e especialistas; natureza, contedo e oportunidade dos pareceres ou relatrios entregues, e atender o prazo das entidades fiscalizadoras

AUDITORIA CONTBIL
2 - Planejamento de Auditoria:
Anlise da necessidade do cliente. Ex.: Auditoria contbil, operacional, tributria etc. Fase preliminar do planejamento coleta de informaes para conhecimento da empresa - (dimensionamento e aceitao / reteno); Formulao da Proposta de auditoria ;

AUDITORIA CONTBIL
2 - Planejamento de Auditoria:
Documentao do Planejamento : Cronograma; Programas de trabalho; Riscos de auditoria; Fraude e Erro (discusso acerca do cliente); Pessoal designado; Horas estimadas; Resumo do planejamento dos trabalhos, e Memorando de Planejamento.

AUDITORIA CONTBIL
3 - Riscos de Auditoria
O auditor deve usar julgamento profissional para avaliar o risco de auditoria e para projetar procedimentos de auditoria que garantam que esse risco foi reduzido a um nvel considerado baixo. Os riscos para o auditor externo so: Risco de Auditoria Risco inerente Risco de controle Risco de deteco

AUDITORIA CONTBIL
3 - Riscos de Auditoria
a) Risco de auditoria o risco de que o auditor d um parecer de auditoria imprprio, quando as demonstraes contbeis contiverem distores relevantes; Risco inerente a suscetibilidade do saldo de uma conta a uma distoro que poderia ser relevante, presumindo que no houvesse controles internos correlatos; Risco de controle o risco de que os controles internos deixem de prevenir ou detectar, e corrigir em tempo hbil, uma distoro, no saldo de uma conta Risco de deteco o risco de que os procedimentos de auditoria no detectem uma distoro no saldo de uma conta

b)

c)

d)

AUDITORIA CONTBIL
4 - Controles Internos

Compreende todas as medidas adotadas para a salvaguarda dos Ativos, adequacidade dos saldos contbeis e obedincia s polticas determinadas pela Administrao (Instituto Americano dos Contadores Certificados Pblicos);

Tipos de controles neste conceito: Contbeis e Administrativos.

AUDITORIA CONTBIL
Importncia dos Controles Internos
Maior conhecimento da Companhia (quanto maior a Companhia, maior a necessidade); Salvaguarda dos ativos, evitar erros e fraudes e, quando ocorrerem, a rpida identificao; Confiana na adequacidade dos saldos.

AUDITORIA CONTBIL
Anlise dos Controles Internos Testes de Observncia
Avaliao dos controles internos atravs de leitura dos manuais de procedimentos da empresa, entrevistas e inspees fsicas das operaes QCI Crdito Faturamento e Cobrana; Evidenciao dos testes em memorandos narrativos, questionrios e fluxogramas Testes de vendas, e Definio da Amostra.

AUDITORIA CONTBIL
5 - Amostragem em Auditoria
Amostragem em auditoria a aplicao de procedimentos de auditoria a menos de 100% dos itens que compem o saldo de uma conta ou transao. Ao projetar uma amostra, deve-se considerar os objetivos de auditoria especficos, a populao da qual se deseja tirar a amostra e o tamanho da amostra. Ao determinar o tamanho da amostra, o auditor deve considerar o risco de amostragem, o erro tolervel e o erro esperado.

AUDITORIA CONTBIL
5 - Amostragem em Auditoria
O auditor deve selecionar itens de amostra de tal forma que se possa esperar que a amostra seja representativa da populao. Todos os itens da populao devem ter oportunidade de ser selecionados. Os mtodos mais comuns de seleo so: Seleo aleatria a que assegura que todos os itens da populao ou do
estrato fixado tenham idntica possibilidade de serem escolhidos. Ex: Tabela de Nmeros Aleatrios (conferir 10 NFs n. 0001 a 2000)

Seleo sistemtica a que a seleo de itens procedida de forma que


haja sempre um intervalo constante entre cada item selecionado Ex: cada 10 NF, sendo a 1 na data que se inicia

AUDITORIA CONTBIL
5 - Amostragem em Auditoria
Ao aplicar a amostragem em auditoria, o auditor pode empregar tcnicas estatsticas ou no estatsticas. Na amostragem estatstica aplicam-se procedimentos com base em leis da probabilidade e regras estatsticas. Por sua vez, na amostragem no estatstica, o auditor faz prevalecer sua experincia, seu julgamento, critrios subjetivos aliados ao conhecimento que o auditor possui da empresa. Ambas utilizam o julgamento e experincia do auditor, porm, a amostragem estatstica possibilita determinar e conhecer o risco que o auditor incorre ao emitir seu parecer. Ressalta-se que independente da escolha do auditor pela amostragem estatstica ou no estatstica, a realizao dos procedimentos de auditoria ocorrer por meio dos testes de observncia e dos testes substantivos.

AUDITORIA CONTBIL
6 Aspectos Relevantes na Auditoria
6.1 - Continuidade Normal das Atividades Responsabilidade do Auditor; Indicadores usados para anlise da continuidade. 6.2 - Processamento Eletrnico de Dados PED A consecuo da auditoria depender da avaliao do PED; Grau mnimo de conhecimento para desenvolver os trabalhos. 6.3 - Transaes e Eventos Subsequentes; 6.4 - Contingncias

AUDITORIA CONTBIL
7 - Estimativas Contbeis
uma previso quanto ao valor de um item que considera as melhores evidncias disponveis, incluindo fatores objetivos e subjetivos, quando no exista forma precisa de apurao, e requer julgamento na determinao do valor adequado a ser registrado nas Demonstraes Contbeis. As estimativas contbeis so de responsabilidade da administrao da entidade; O auditor deve ter conhecimentos suficientes sobre os controles, os procedimentos e os mtodos utilizados pela entidade no estabelecimento de estimativas que resultem em provises.

AUDITORIA CONTBIL
7 - Estimativas Contbeis
So exemplos de estimativa contbil, entre outros, os valores destinados a possibilitar os registros relativos a: a)provises para reduzir ativos ao seu valor provvel de realizao; b)provises para alocar o custo de itens do ativo durante suas vidas teis estimadas (depreciao, exausto ou amortizao); c)provises para contingncias; d)custos e despesas incorridos; e)impostos diferidos; f)provises para perdas em geral; g)provises de garantia;.

AUDITORIA CONTBIL
8 - Aplicao dos Testes Substantivos
Inspeo de ativos; Circularizaes Testes de conciliaes; Anlise de contas; Comprovao de registros contbeis e inspees de documentos, e Testes de clculo.

AUDITORIA CONTBIL
Caixa
Comparar o saldo do Caixa com o Relatrio de Tesouraria utilizado pela empresa auditada; Verificar existncia de saldos credores; Observar variaes bruscas nos saldos dirios; Constatar a habilidade documental; Contagem surpresa de caixa; Sistemtica de utilizao do Fundo Fixo; Despesas gerais pagas pelo Caixa aps o encerramento do Balano e contabilizadas no exerccio seguinte (inobservncia do regime de competncia);

AUDITORIA CONTBIL
BANCOS CONTA MOVIMENTO

Conciliaes Bancrias - Pendncias; Reclassificao de saldos credores; Anlise da movimentao bancria; Circularizaes.

AUDITORIA CONTBIL
APLICAES FINANCEIRAS
Aplicaes de Liquidez Imediata
Confrontar saldo contbil com o extrato da instituio financeira; Verificar contabilizao rendimento e IR Fonte

Aplicaes em CDB e Fundos de Investimento


- Confrontar saldo contbil com o extrato da instituio financeira; - Anlise sobre o prazo de liquidao das aplicaes; - Examinar o clculo do rendimento pro-rata-tempore

AUDITORIA CONTBIL
APLICAES FINANCEIRAS
Recuperao do IRRF sobre rendimentos das aplicaes financeiras (reduo do IRPJ); Receitas financeiras de aplicaes de renda varivel devem ser registradas apenas na data do resgate (princpio contbil do conservadorismo); Receitas financeiras de aplicaes de renda fixa devem ser apropriados at 31/12, pro-rata tempore (regime de competncia).

AUDITORIA CONTBIL
CONTAS A RECEBER
Confronto entre o relatrio financeiro de contas a receber e o saldo contbil; Verificao da contrapartida em conta de Receita no resultado; Observar o adequado registro nos Livros Fiscais; Analisar a cobrana de juros no recebimento de Duplicatas em atraso; Analisar documentalmente as Faturas de valores mais expressivos; Constatar a liquidao subsequente do saldo;

AUDITORIA CONTBIL
CONTAS A RECEBER
Verificar a composio dos valores em atraso e necessidade de constituio de Proviso p/Perdas; Para dirimir a dvida sobre a contabilizao a maior ou a menor das Receitas, confrontar a Receita constante no balancete com os Livros de sada de Mercadorias ou Produtos (ICMS/IPI) e de Servios (ISS);

AUDITORIA CONTBIL
ESTOQUES
Confronto entre o Registro de Inventrio e o saldo contbil e acompanhamento do inventrio fsico Teste sobre o critrio de avaliao dos estoques; Analisar documentalmente as aquisies de valor mais expressivo; Observar o adequado registro das aquisies nos Livros Fiscais; Comparar os registros fiscais e contbeis; Verificar a necessidade de constituio de Provises (Valor de Mercado e Obsolescncia);

AUDITORIA CONTBIL
ESTOQUES
Confirmao dos gastos atravs de documentos idneos Exame do custo que est sendo atribudo ao Estoque: Custo de aquisio (materiais, fretes, seguro, impostos da importao, desembarao aduaneiro, etc.); Forma de valorizao do estoque de materiais (preo mdio Parecer Normativo CST n. 6/79); Sem contabilidade de custo integrada, os estoques de produtos acabados e em elaborao sero apurados de acordo com os seguintes critrios:
os materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das

matrias-primas adquiridas no perodo, ou em 80% do valor dos produtos acabados, determinados de acordo com o item a seguir (correspondente a 56%); os produtos acabados, em 70% do maior preo de venda do perodo, sem excluso do ICMS, quando for o caso.

AUDITORIA CONTBIL
ESTOQUES
Ajuste dos estoques ao valor de mercado
A Lei n. 6.404/76 em seu art. 183 inciso III, determina que o valor dos estoques seja deduzido de proviso (indedutvel) para ajust-lo ao valor de mercado; A partir da publicao da MP n. 449/08 (convertida em lei), o valor de mercado entende-se como sendo valor justo; Considera-se Valor Justo: das matrias-primas e dos bens em almoxarifado, o preo pelo qual possam ser repostos, mediante compra no mercado; dos bens destinados venda, o preo lquido de realizao mediante venda no mercado deduzidos os impostos e demais despesas necessrias para a venda, e a margem de lucro.

AUDITORIA CONTBIL
IMPOSTOS A RECUPERAR
-

Manuteno de Memria de Clculo com a composio do valor a recuperar e compensaes que j tenham ocorrido; Verificar a aplicabilidade de atualizaes no saldo. Exame do registro contbil e apurao dos crditos conforme legislao vigente;
IRRF s/ aplicaes financeiras; IRRF, PIS, COFINS e CSLL retidos de terceiros; Saldos Negativos de IRPJ e CSLL; Antecipaes de IRPJ e CSLL (Estimativas); Crditos de PIS e COFINS No-Cumulativo; Saldo credor de ICMS e IPI; Atualizao com base na SELIC dos crditos fiscais (pagamento indevido ou a maior, saldos negativos).

AUDITORIA CONTBIL
ADIANTAMENTOS
Anlise da composio do saldo; Exame da documentao suporte da movimentao contbil; Constatar a liquidao subsequente do saldo; Verificao da existncia de valores em aberto por longo perodo de tempo.

AUDITORIA CONTBIL
DESPESAS ANTECIPADAS
Elaborar Mapa de Apropriao das Despesas; Confrontar os Mapas de cada aplice ou Contrato, com os registros contbeis mensais.

AUDITORIA CONTBIL
EMPRSTIMOS A PESSOAS LIGADAS
Classificao no grupo Realizvel a Longo Prazo; Formalizao atravs de Contratos de Mtuo; Confronto do saldo junto aos demonstrativos contbeis da outra empresa; Verificao da documentao suporte da movimentao contbil;

AUDITORIA CONTBIL
EMPRSTIMOS A PESSOAS LIGADAS
vedao da deduo como perda no recebimento de crdito junto a pessoa jurdica ligada incidncias de IOF e IRRF sobre emprstimos de mtuos

AUDITORIA CONTBIL
INVESTIMENTOS
Observar a adequada classificao (Ativo No Circulante); Verificar os requisitos para Avaliao pelo Mtodo de Custos ou pelo Mtodo de Equivalncia Patrimonial (MEP); Caso a avaliao seja pelo Mtodo de Custo:
Proviso para ajuste ao valor de mercado; Verificar movimentao e atentar para o registro dos dividendos recebidos.

AUDITORIA CONTBIL
INVESTIMENTOS
Caso a avaliao seja pelo Mtodo de Equivalncia Patrimonial:
Verificao da Memria de Clculo, atentando para: Modificaes no grau de participao; Demonstraes contbeis da Investida; Se houve auditoria independente sobre as demonstraes contbeis da Investida.

AUDITORIA CONTBIL
IMOBILIZADO
Anlise documental das principais adies; Verificar os procedimentos de baixa; Confrontar o Relatrio de Controle Patrimonial com o saldo contbil; Anlise dos Contratos de Leasing (financeiro ou operacional) ativar no caso de leasing financeiro; Verificar sobre a necessidade da utilizao do Impairment Test; Testes nos clculos das Depreciaes verificar se foi usado o critrio do tempo de vida til dos bens

AUDITORIA CONTBIL
DIFERIDO
A partir de 2008 foi eliminada a constituio de saldo no Ativo Diferido; Verificar se a empresa fez a opo pela manuteno do seu saldo aps as devidas reclassificaes para imobilizado, intangvel e/ou lucros ou prejuzos acumulados; Se fez a opo pela manuteno do saldo, testar o clculo das Amortizaes; Observar que a partir de 5/12/2008 os valores de despesas com gastos pr-operacionais devem ser registrados no resultado do exerccio; Vide Resoluo CFC n. 1.159/2009 itens 24 a 30.

AUDITORIA CONTBIL
INTANGVEL
Observar se para a alocao dos saldos nesse grupo foram atendidos todos os parmetros estabelecidos no CPC 04, a saber:

a) For favorvel que os benefcios econmicos futuros esperados


atribuveis ao ativo sejam gerados em favor da entidade; b) O custo do ativo puder ser mensurado com segurana; e c) For identificvel e separvel, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, seja individualmente ou em conjunto com um contrato, ativo ou passivo relacionado. Testes nos clculos das amortizaes irrecuperabilidade, quando aplicveis. e perdas por

AUDITORIA CONTBIL
FORNECEDORES
Comparar o saldo contbil com o controle financeiro do Contas a Pagar; Selecionar valores representativos da movimentao para anlise documental; Verificar a autorizao para compra; Observar o adequado registro das aquisies na escriturao fiscal; Conferir a contabilizao de juros incidentes sobre os pagamentos em atraso; Verificar a liquidao subsequente do saldo;

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGAES SOCIAIS, TRABALHISTAS E FISCAIS
Composio do saldo; Liquidao subsequente; Teste sobre a Base de Clculo; Anlise da forma de contabilizao das operaes; Recolhimento no prazo; Boa guarda da documentao; Confrontar com os Livros Fiscais, quando aplicvel

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGAES SOCIAIS, TRABALHISTAS E FISCAIS
Verificar se o ISS, ICMS, PIS, COFINS, IPI, INSS, FGTS, IPTU, IPVA esto sendo contabilizados segundo o regime de competncia, mesmo que no pagos; Verificar se a empresa mantm o controle e a contabilizao dos juros incidentes sobre o parcelamento de tributos; Certificar-se de que os documentos fiscais recebidos foram registrados adequadamente e tempestivamente, no Livro de Registro de Entrada e no Livro de Controle e Produo do Estoque, se for o caso; Examinar com ateno as operaes que apresentam tratamento fiscal diferenciado: iseno, suspenso, no-incidncia, reduo de base de clculo, alquotas, etc.;

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGAES SOCIAIS, TRABALHISTAS E FISCAIS
A subveno para investimento ser registrada contabilmente no resultado do exerccio e em seguida ser levada a Reserva de Incentivos Fiscais (Patrimnio Liquido); A subveno para custeio integra o resultado operacional da pessoa jurdica; Incentivos fiscais de reduo ou iseno - a parcela do IRPJ que deixar de ser paga pode ser registrada como Reserva de Incentivos Fiscais, antes passa pelo resultado, conforme parte final da DRE:
(=) Lucro Lquido (antes do IRPJ /CSLL) (-) Proviso da CSLL (=) Lucro Lquido (antes do IRPJ) (-) Proviso do IRPJ (+) Incentivo Subveno Governamental (Lucro da Explorao) (=) Proviso Lquida do Incentivo do IRPJ (=)Lucro Lquido do Exerccio

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGAES SOCIAIS, TRABALHISTAS E FISCAIS
Verificar se esto sendo computados na base para clculo do INSS, alm da remunerao normal, todos os valores: abonos, adicionais (noturno, periculosidade, insalubridade), comisses, etc.; Conferir a correta contabilizao das Provises de Frias e 13 salrios, as quais so dedutveis para IRPJ e CSSL, com os respectivos encargos: FGTS + INSS; Verificar se o INSS patronal, bem como o FGTS est sendo contabilizado mensalmente em conformidade com a folha de pagamento, mesmo que no pagos; Observar sobre o percentual do FAP que est sendo utilizado no clculo do INSS.

AUDITORIA CONTBIL
OBRIGAES SOCIAIS, TRABALHISTAS E FISCAIS
Certificar se esto sendo cumpridas as normas de segurana do trabalho: PPP, PCMSO, PPRA, etc.; Verificar se a empresa cumpre adequadamente as obrigaes de natureza acessria, como entrega da DIRF, GFIP, CAGED, etc.;

AUDITORIA CONTBIL
EMPRSTIMOS E FINANCIAMENTOS
Analisar os contratos, elencando seus principais pontos; Observar o adequado provisionamento dos juros; Verificar o saldo dos extratos das instituies financeiras; Teste na segregao dos saldos entre Circulante e Realizvel a Longo Prazo;

AUDITORIA CONTBIL
PATRIMNIO LQUIDO
Analisar a composio da conta Capital Social junto ao Contrato Social ou Estatuto; Exame das atas de Assemblias Gerais (Resumo das Atas); Exame do razo das contas que compem o Grupo; Atentar para o uso da rubrica Ajustes de Exerccios Anteriores; Verificar a correta classificao das contas e operaes, em observncia as prticas contbeis adotadas no Brasil, a exemplo da:
Extino: Lucros Acumulados, Reserva de Reavaliao, etc.. Manuteno: Lucros ou Prejuzos Acumulados para fins de apurao do

resultado e destinao.

AUDITORIA CONTBIL
PATRIMNIO LQUIDO
Verificar se os ajustes de exerccios anteriores tero consequncia tributria no exerccio em curso ou em outro exerccio, os quais devero ser adicionados ao Lucro Real e CSSL, pelo perodo de competncia; Verificar se houve distribuio de lucros ou dividendos aos scios e acionistas, e se no houve a incidncia do IRRF; Distribuio desproporcional a participao de cada scio ou acionista - verificar autorizao legal ou contratual, e na sua falta, a aprovao de acordo com o quorum legalmente exigido para a mudana do Estatuto ou Contrato Social.

AUDITORIA CONTBIL
Outras Contas Importantes
Outras Contas Devedoras; Outras Contas Credoras; Contas de Resultado Verificar se as receitas, custos e despesas so aplicveis ao perodo contbil sob exame (adoo do regime de competncia); Atentar para as oscilaes de saldos das contas ms a ms, tendo em vista o volume de negcios da entidade auditada;

Examinar para a forma de classificao das operaes e discriminao das contas na Demonstrao de Resultado do Exerccio.

AUDITORIA CONTBIL
9 Papis de Trabalho
Devem atender as normas de Auditoria: prova para emitir parecer memria de clculo (possveis revises) podem ser elaborados ou cpia de terceiros tcnicas para elaborao dos papis de trabalho lpis; cabealho; no usar verso; dados e concluso; tiques e notas; redao clara e simples; codificao dos PTs; referenciao dos PTs; dentre outros.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
11.1.3.1 Os papis de trabalho so o conjunto de documentos e apontamentos com informaes e provas coligidas pelo auditor, preparadas de forma manual, por meios eletrnicos ou por outros meios, que constituem a evidncia do trabalho executado e o fundamento de sua opinio. 11.1.3.2 Os papis de trabalho so de propriedade exclusiva do auditor, responsvel por sua guarda e sigilo. Fonte: NBC T 11 Normas de Auditoria Independentes das Demonstraes Contbeis

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Tipos de Papis de Trabalho
Papis de trabalho preparados ou fornecidos pelo cliente; Papis de trabalho dos auditores; Programa de auditoria; Memorandos de auditoria; Fluxogramas; Formulrios especficos de anlise de controles internos, e Outros papis de trabalho.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Contedo Papis de Trabalho
Informaes sobre a estrutura organizacional e legal da empresa auditada e cpias de documentos legais, contratos e atas importantes; Evidncias do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanas nesses programas; Evidncia do entendimento dos sistemas contbeis e de controle interno; Evidncias de avaliaes do risco inerente e de controle, e suas revises; Anlise de transaes e saldos; Registro da natureza, poca da aplicao e extenso dos procedimentos de auditoria executados e os resultados.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Contedo Papis de Trabalho
Evidncia de que o trabalho feito pelos assistentes foi supervisionado e revisado; Indicao de quem e quando executou os trabalhos de auditoria; Cartas de declarao recebidas da empresa; Concluses a que o auditor chegou relativas a aspectos significativos de auditoria, incluindo o modo como foram resolvidos, e Cpia das demonstraes contbeis e do relatrio do auditor.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Simbologia (tiques de auditoria)
O auditor geralmente usa vrios smbolos em seus papis de trabalho para indicar o trabalho que ele efetuou. Esses smbolos so denominados tiques, os quais devem ser acompanhados de uma explicao; Tiques so usualmente coloridos, geralmente na cor vermelha. aconselhvel a utilizao de tiques diferentes para cada trabalho efetuado, e no uma cor diferente usando o mesmo tiques;

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Critrios para elaborar Bons Papis de Trabalho
Todos os papis de trabalho (PTs) devem conter nome do cliente, nome da conta, ano da auditoria, nome do preparador e data da preparao; Todos os procedimentos solicitados no programa devem ser cumpridos e explicados; Resultados, incluindo execues, so descritos e quantificados; Concluses so suportadas utilizando notas com a explicao adequada.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Critrios para elaborar Bons Papis de Trabalho
Todos os passos dos programas de auditoria devem ser referenciados; Todos os PTs so assinados; Os PTs no devem conter itens pendentes que possam gerar questes adicionais ou dvidas para o revisor sobre o tratamento contbil adotado ou procedimentos de auditoria efetuados ou resultados obtidos; A folha de mestra de ajuste deve conter referncia, nmero e o nome da conta e todas as explicaes adequadas. Todos os ajustes propostos pela auditoria devem ser evidenciados nas folhas subsidirias e resumo de ajustes.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Critrios para elaborar Bons Papis de Trabalho
Os totais transcritos nos papis devem ser iguais aos da contabilidade, balancetes de trabalho e folhas mestras; Os formulrios preparados pelo cliente devem ser testados; Todos os valores significativos devem ser referenciados em papel de trabalho adequadamente descritos e suportando a necessidade do ajuste; Todos os pontos de recomendaes so referenciados nos papis de trabalho onde as condies requeridas para os comentrios foram observadas.

AUDITORIA CONTBIL
Papis de Trabalho
Critrios para elaborar Bons Papis de Trabalho
Os PTs devem ser organizados e referenciados numa ordem lgica assim como devem seguir um ndice para facilitar sua localizao; Os PTs devem ser legveis, com ttulo e cabealhos claros e devem ser colocados numa pasta ou arquivo; Cada PT deve ser numerado, para facilitar referncias a ele e arquivamento e possibilitar que as informaes sejam facilmente encontradas. A numerao pode ser efetuada por sistema numrico ou alfabtico, ou a combinao dos dois.

AUDITORIA CONTBIL
10 Relatrio de Auditoria
Extenso do trabalho delimitar o objeto do trabalho e as Demonstraes que foram auditadas Expor os pontos falhos identificados durante a anlise, e Apresentar as recomendaes da auditoria para sanar as falhas detectadas; Tipos de relatrios: Relatrios Circunstanciados (extensos / detalhados); Relatrios acerca das ocorrncias (fatos, efeitos e recomendaes).

AUDITORIA CONTBIL
11 Opinio dos Auditores Independentes
11.1 Parecer dos Auditores Independentes
O Parecer deve conter, obrigatoriamente: A quem est sendo dirigido; Indicao das peas contbeis analisadas, as normas norteadoras dos exames, a opinio do auditor e declarao expressa da concordncia ou no dos saldos apresentados nas Demonstraes Contbeis; Data do Parecer e Identificao do Auditor com sua assinatura. Tipos de Parecer Parecer sem Ressalva Parecer com Ressalva Parecer Adverso Parecer com Negativa de Opinio

AUDITORIA CONTBIL
11.1 - Parecer dos Auditores Independentes
limitao na extenso de exames implica em parecer com ressalva ou com absteno de opinio (relevncia). a incerteza em relao a fato relevante leva incluso de pargrafo de nfase indicando a NE, onde se explicita, de forma mais extensa, seu efeito. Ex: Parecer Quando a incerteza no for divulgada, o parecer toma carter de ressalva. Destacar no parecer das DCs consolidadas a opinio sobre as DCs das coligadas, inclusive mencionar quando usar parecer de outros auditores. Quando existirem DCs no-auditadas isto deve ser expresso no parecer.

AUDITORIA CONTBIL
11.2 Novos Padres/Modelos de Pareceres/Relatrios de Auditoria sobre DCs
Normas Internacionais de Auditoria ISAs 700 e 710 estabelecem novos modelos para emisso de parecer/relatrio sobre as DCs a partir de 2010; Os novos modelos /padres contemplam redao que refletem novas responsabilidades diante dos escndalos corporativos; Os tpicos a serem includos nos novos modelos/padres: Relatrio dos auditores; Responsabilidade da administrao da empresa sobre as DCs; Responsabilidade do auditor; Opinio do auditor. Discusso do ttulo a ser usado: Parecer ou Relatrio?

AUDITORIA CONTBIL
Requisitos Relatrio dos Auditores Independentes
Ttulo e Destinatrio Pargrafo introdutrio Responsabilidade da administrao sobre as DCs Responsabilidade do auditor Opinio do auditor Outras responsabilidades relativas emisso do relatrio de auditoria (sem caracterizar nfase) Assinatura do auditor e Data do relatrio Endereo do auditor independente Relatrio do auditor independente previsto por lei ou regulamento Informaes suplementares apresentadas com as demonstraes contbeis
74

AUDITORIA CONTBIL
11.2 Novos Padres/Modelos de Pareceres/Relatrios de Auditoria sobre DCs
Uso da expresso entidade ao invs de companhia nos modelos; Utilizao da expresso Relatrio com Modificao ou Parecer com Modificao nos exemplos/modelos, sempre que o parecer (ou relatrio) no for limpo ou no contiver quaisquer pargrafos adicionais. As modificaes seriam ressalvas, pargrafos de nfase ou quaisquer outros pargrafos, e Exemplos de Relatrio dos Auditores Independentes.

AUDITORIA CONTBIL
12 Carta de Responsabilidade da Administrao
NBCT 11.17 aprovada pela Resoluo n. 1.054/2005; Documento emitido pela administrao / gerncia da entidade sobre cujas Demonstraes Contbeis esto sendo auditadas; Reconhecimento por parte da administrao de sua responsabilidade pelas Demonstraes Contbeis em conformidade com as prticas contbeis adotadas no Brasil; Declarao da administrao como evidncia de auditoria; Elementos bsicos devem constar na carta de gerncia; Data da carta deve ser igual a data do parecer.

Вам также может понравиться