Вы находитесь на странице: 1из 17

BOLSA DE VALORES E MECANISMOS DE PROTEO AO INVESTIDOR BRASILEIRO

Vicente de Paulo Sampaio Cunha Junior1 Rgis Faanha Dantas2

RESUMO

Este artigo tem como objetivo demonstrar as ferramentas disponveis no mercado acionrio brasileiro para proteo do investidor na bolsa de valores. Este tema foi escolhido com intuito de poder contribuir com a sociedade no quesito da educao financeira, sendo que um investimento seguro no mercado de aes pode colaborar para se ter uma qualidade de vida financeira melhor e alcanar tambm a independncia financeira. Para tanto, o estudo aborda a importncia de se investir com segurana, analisando os riscos de investimento no mercado de renda varivel, bem como os meios existentes para minimiz-los, levando em conta os tipos de perfis de cada investidor. Com a finalidade de alcanar o objetivo proposto foram utilizadas pesquisas bibliogrficas e descritivas, abordando tpicos de planejamento financeiro em renda varivel e anlise de risco. Foi identificado que os mecanismos de proteo ao investidor no anulam os riscos, mas os minimizam satisfatoriamente, permitindo ao investidor efetuar uma aplicao segura, trazendo um excelente retorno financeiro. Palavras-chave: investimento, aes, riscos, proteo ao investidor

ABSTRACT

This article aims to demonstrate the tools available in the Brazilian stock market to protect the investor in the stock market. This theme was chosen in order to be able to contribute to society in the issue of financial education, and a safe investment in the stock market can work to have a better quality of life and achieve financial independence. Thus, the study addresses the importance of investing safely, analyzing the risks of investing in the equities market as well as the existing means to minimize them, taking into account the types of profiles of each investor. In order to achieve the proposed objective were used bibliographic and descriptive research, covering topics from financial planning in variable income and risk analysis. It was identified that the mechanisms of investor protection not offset the risks, but they are
1 2

Aluno do curso de Administrao da Faculdade Estcio do Cear Doutor em Economia. Professor, orientador da pesquisa

satisfactorily minimized, allowing the investor to make a secure application, bringing an excellent financial return. Keywords: investments, shares, risks, investor protection

1 INTRODUO

Com o processo de globalizao, o mercado acionrio vem, cada vez mais, alcanando importante espao no cenrio mundial e, seguindo essa tendncia, os pases procuram abrir suas economias a fim de receber investimentos externos. Por conta desse crescimento, o mercado de capitais ganha fora entre os meios de investimento, destacando-se pela alta rentabilidade e facilidade de negociao. A Bovespa foi fundada em 23 de agosto de 1890 por Emilio Pestana, e implementada pelo governo no binio 1965-1966. Aps as reformas do sistema financeiro e do mercado de capitais realizadas pelo governo, as bolsas assumiram a caracterstica institucional que mantm at hoje, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial (PORTAL DO INVESTIDOR, 2012). Desde ento, a Bovespa vem crescendo e se modernizando, em sintonia com as novas tecnologias e tendncias. Em maro de 1999, a Bovespa lanou o sistema Home Broker, permitindo que os investidores pudessem negociar aes e opes em suas casas atravs da internet, pois at ento grande parte dos negcios era realizada atravs do prego viva-voz. No Brasil, o Home Broker prosperou rapidamente e, a partir da, os pequenos investidores passaram a ter maior participao no nmero e no volume de negcios da Bovespa (LAMEIRA, 2008). Tal crescimento atraiu pessoas de diversas classes sociais, j que no necessrio um investimento muito alto para ingressar no mercado de aes. Porm, muitos no investem por desconfiana ou falta de informao, o que acaba fazendo com que percam a oportunidade de investimento e, consequentemente, percam a chance de obter sucesso financeiro. Entretanto, existem rgos que atuam na fiscalizao do mercado de aes. No Brasil, este rgo a BSM, BM&FBOVESPA Superviso de Mercado, que tem como objetivo fortalecer a integridade do mercado de valores mobilirios.

A exposio ao risco depende de cada pessoa, pois cada um sabe da possibilidade de ganhos, mas tambm deve ter a conscincia de algo ocorrer errado e no alcanar o ganho esperado. Primeiramente o investidor deve estar ciente que no se pode evitar o risco por completo. A incerteza se d pela falta de conhecimento de eventos que possam afetar o resultado futuro. Para ganhar mais ser preciso correr mais riscos, podendo afirmar que a relao risco x retorno real. Porm, se expor mais a riscos no quer dizer necessariamente que haver mais retorno, mas sim de que existe uma probabilidade maior de retorno. O investidor deve estar ciente que chances de perder todo seu investimento so reais, visto que o mercado de aes se caracteriza por ser de renda varivel, podendo variar tanto positiva quanto negativamente. possvel mensurar os riscos existentes nas operaes, com objetivo de minimiz-los. Sero avaliadas as ferramentas de controle de risco e obtm-se a concluso sobre a minimizao dos riscos envolvidos na bolsa de valores. Neste trabalho foram estudados os elementos da bolsa de valores brasileira, a BM&FBOVESPA, seus riscos e os mecanismos existentes para proteo do investidor. Para este trabalho definiu-se como objetivo geral, identificar os mecanismos de proteo ao investidor minoritrio, tendo como objetivos especficos demonstrar como as estratgias de proteo so aplicadas na bolsa de valores e analisar a eficcia da adoo de prticas e ferramentas para minimizar estes riscos.

2 REFERENCIAL TERICO

A bolsa de valores basicamente um mercado onde se negocia aes, ttulos que representam uma parcela do capital de uma empresa. Para que essa negociao ocorra com segurana, existem mecanismos e ferramentas que buscam proteger o investidor e minimizar os riscos.

2.1 Mercado de capitais

O mercado de capitais um sistema de distribuio de valores mobilirios, que tem como objetivo proporcionar liquidez aos ttulos emitidos e empresas e viabilizar seu processo de capitalizao (BOVESPA, 2012).

2.1.1 Tipos de aes


Ordinrias - conferem ao acionista a participao nos resultados da empresa e do a ele direito a voto em assemblias gerais. Preferenciais - garantem ao acionista prioridade no recebimento de dividendos. Aes so ttulos de renda varivel, emitidos por sociedades annimas, que representam a menor frao do capital da empresa que o emitiu (BOVESPA, 2012).

2.2 Sociedades corretoras


So instituies credenciadas pelo Banco Central, pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e pela Bovespa e tem como principal funo promover a intermediao entre compradores e vendedores de ttulos e valores monetrios, permitindo negociar valores mobilirios no prego.

2.2.2 Home broker

Criado para o desenvolvimento da negociao com aes, o Home Broker permite a participao dos investidores no prego atravs da Internet. Para utilizar o

sistema, necessrio que o investidor seja filiado a uma corretora membro da Bovespa que possua o sistema Home Broker.
A Bovespa fornece a tecnologia necessria para que as corretoras interliguem seus sistemas de negociao da Bovespa. A reduo de custos que o sistema propicia para as corretoras possibilita que aceitem at ordens de pequenos investidores, que antes no eram economicamente viveis (CAVALCANTE; MISUMI, 2002, p.79)

2.2.2 Tipos de ordens

Os investidores podem emitir aos seus corretores vrios tipos de ordens de compra e venda de aes. As mais comuns so: A mercado executada imediatamente ao melhor preo; risco de preo insatisfatrio. Limitada fixa limites de preos, pode demorar a ser executada; executada dentro dos limites ou por preo melhor. Casada compra com recursos de venda prvia; venda para suprir recursos de compra previa; s se efetiva se executar ambas as transaes; pode especificar qual operao deve ser executada primeiro. De financiamento compra vista para vender a termo; s se efetiva se executar ambas as transaes. On stop para limitar perda/ganho; usada por investidores sofisticados. Administrada especifica somente a quantidade e caractersticas; execuo por conta da sociedade corretora. Discricionria Mandada executar por administrador de recursos de terceiro, que estabelece as condies de execuo da ordem. Indicando nomes e caractersticas das operaes dos diferentes comitentes. Os investidores compram aes atravs das sociedades corretoras. O investidor emite uma ordem de compra ou venda sua corretora e esta se encarrega de execut-la no prego. O operador da corretora, de posse das ordens de compra e de venda dos clientes, participa do prego, realizando seus negcios (CAVALCANTE; MISUMI, 2002)

2.3 Tipos de riscos

No mercado de aes existem dois grandes tipos de risco que devem ser analisados antes de realizar qualquer tipo de investimento, so eles o Risco da Empresa e o Risco do Mercado.

2.3.1 Risco da empresa

Este risco depende da capacidade financeira e da atratividade econmica da organizao. Pode ser dividido em: Risco Econmico: corresponde diretamente atividade de empresa e s caractersticas do mercado no qual est inserida. Tem relao com o fato da empresa no atingir os resultados desejados. Risco Financeiro: diz respeito ao endividamento da organizao. Empresas com baixo nvel de endividamento possuem nvel de risco financeiro reduzido e vice-versa.

2.3.2 Risco de mercado

Relaciona-se com as variaes imprevisveis do comportamento do mercado e dependem principalmente das mudanas ocorridas na economia. Identificam-se por: Risco de Liquidez: decorrente da falta de contraparte para negociar a quantia desejada de um ativo, ou falta de interesse do mercado em negoci-la, impactando no valor das aes de forma anormal. Risco de Preo da Ao: resultante das exposies s variaes de preos e volatilidades de cada ao, cestas de aes e ndices de aes.

2.4 Tipos de investidores

No mercado de aes possvel realizar um investimento dependendo do perfil de cada indivduo. Existem trs tipos de investidores que podem ser determinados pelas aes as quais esto propensos em relao aos riscos e as formas de aplicao. Conservador: define-se conservador o investidor que opta pela segurana de suas aes. Este tipo de investidor avesso aos riscos, e os analisa como possibilidades reduzidas de ganhos. Dinmico ou Agressivo: assume riscos maiores, se expondo mais em investimentos com estratgias que envolvam maiores riscos, mas que possuem uma maior chance de rentabilidade. Moderado: procura investir tanto na renda fixa como na renda varivel, seguindo caminhos seguros que forneam uma rentabilidade satisfatria ao mesmo tempo. Para este investidor a segurana importante, porm deseja retornos acima da mdia.

2.5 Ibovespa

O ndice Bovespa o principal ndice de desempenho mdio das cotaes do mercado acionrio brasileiro. Ele expressa, na forma de pontos, a evoluo dos preos das aes negociadas na Bovespa. Sua importncia vem do fato de demonstrar o comportamento dos principais papis negociados a bolsa de valores e tambm de sua tradio, j que o ndice manteve sua integridade ao decorrer de sua histria e no sofreu alteraes desde sua implementao (BOVESPA, 2012). A Bovespa atualiza a pontuao do Ibovespa em tempo real medida que aes so negociadas no prego, por meio de equaes. O principal propsito do Ibovespa de servir como indicador mdio do comportamento do mercado.

O Ibovespa possui uma metodologia simples de clculo e mantm seus dados disposio do pblico investidor, transmitindo transparncia e

confiabilidade.

3 METODOLOGIA

captulo

que

se

segue

tem

por

objetivo

demonstrar

quais

procedimentos metodolgicos foram utilizados para o desenvolvimento do estudo em questo. Tais procedimentos seguem uma estrutura voltada para alcanar o mximo de confiabilidade da pesquisa cientfica. Essa estrutura busca analisar e interpretar as informaes levantadas com o intuito de chegar aos objetivos propostos inicialmente.
Pode-se definir pesquisa como o processo formal e sistemtico de desenvolvimento do mtodo cientfico. O objetivo fundamental da pesquisa descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos cientficos (GIL, 1999, p.42).

O presente estudo, levando em conta seus objetivos, foi realizado atravs de pesquisa bibliogrfica e descritiva. Bibliogrfica, pois segundo Gil (1999), a pesquisa bibliogrfica fundamentada em material j elaborado, formado principalmente por livros e artigos cientficos. Na pesquisa bibliogrfica tem-se a vantagem de permitir ao pesquisador uma cobertura de informaes muito mais extensa que aquela que poderia investigar diretamente. A referida pesquisa foi baseada em livros, revistas especializadas, compndios de resumos de trabalhos cientficos e sites da internet, os quais abordavam assuntos referentes mercado de capitais, bolsa de valores, riscos e os mecanismos de proteo aos acionistas. Para Cervo e Berviam (2002), a pesquisa descritiva observa, registra e correlaciona fatos ou fenmenos sem manipul-los, expondo-os, como so encontrados. De acordo com Gil (1999), a pesquisa descritiva tem por objetivo principal a descrio das caractersticas de determinada populao ou fenmeno ou o estabelecimento de relaes entre variveis. Desta maneira, a pesquisa buscou

informaes histricas sobre os tipos de investidores na bolsa de valores e os ndices de risco, analisando a segurana dos investimentos no mercado de aes.

4 PROTEO NA BOLSA

Por se tratar de investimentos de renda varivel, a bolsa de valores um mercado de risco, portanto se faz necessrio, ao realizar uma aplicao, faz-lo com o mximo de segurana. Na bolsa de valores existem estratgias de proteo de capital e de suma importncia conhec-las para adotar a que mais se encaixa nas necessidades do investidor. Com estas estratgias no possvel eliminar os riscos, mas sim minimiz-los de forma satisfatria, para que o investidor possa ter o retorno esperado, com o mnimo de risco possvel. A participao dos tipos de investidores na Bovespa apresentada de acordo com a tabela a seguir, onde se observa que a parcela de investidores tipo pessoa fsica muito pequena se comparada a de outros pases. Nos Estados Unidos, por exemplo, 40% da populao investe na bolsa. Na China e no Mxico, a quantidade fica 10% e 8%, respectivamente. Essa pouca participao da populao brasileira na bolsa de valores se d tanto por falta de informao, quanto por receio de aplicar seu capital em um mercado to pouco comentado no cenrio atual.
Tipos de Investidores Pessoa Fsica - Inv Individuais - Clubes de Inv Institucional Inves. Estrangeiro Emp. Priv/Publ. Instit. Financeiras Compras R$ Mil 26.409.107,00 25.136.550,00 1.272.557,00 48.552.662,00 57.825.604,00 1.528.260,00 11.397.005,00 Vendas Part. (%) 9,04 8,61 0,44 16,62 19,80 0,52 3,90 R$ Mil 25.358.965,00 24.150.929,00 1.208.037,00 46.503.109,00 60.560.556,00 1.462.310,00 12.135.308,00 30.656,00 Part. (%) 8,68 8,27 0,41 15,92 20,73 0,50 4,15 0,01

Outros 338.267,00 0,12 Total em R$ Mil (Compras + Vendas): 292.101.810,00 Quadro 1 - Participao dos Investidores na Bovespa Fonte: BOVESPA, 2012

10

Existem vrios meios que asseguram a proteo de capital dos investidores e podem ser divididos em rgos reguladores, anlises financeiras, diversificao e ferramentas de minimizao de perdas:

4.1 rgos reguladores

So entidades que visam supervisionar o mercado da bolsa de valores, assegurando o funcionamento eficiente e regular do mesmo.

4.1.1 Comisso de valores mobilirios (CVM)

um rgo oficial, governamental, que tem por objetivo fiscalizar as atividades do mercado de valores mobilirios. A Comisso de Valores Mobilirios disciplina, normaliza e fiscaliza a atuao dos integrantes do mercado mobilirio e nenhuma emisso pblica de valores mobilirios pode ser distribuda sem registro prvio na CVM. A CVM tem como atributos assegurar o pleno funcionamento dos mercados de bolsa e de balco, resguardar os titulares de valores mobilirios contra emisses irregulares e atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias ou de administradores de carteira de valores mobilirios, impedir modalidades de fraude ou manipulao com finalidade de criar condies artificiais de demanda, oferta ou preo.

4.1.2 Conselho monetrio nacional (CMN)

O CMN o rgo deliberativo mximo do Sistema Financeiro Nacional e a ele compete estabelecer as diretrizes gerais das polticas monetria, cambial e

11

creditcia; regular as condies de constituio, funcionamento e fiscalizao das instituies financeiras e disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial. O CMN formado pelo Ministro de Estado da Fazenda, pelo Ministro do Planejamento e Oramento e pelo Presidente do Banco Centra do Brasil, que se renem uma vez por ms para debaterem sobre assuntos pertinentes competncia do CMN.

4.1.3 Banco central (BACEN)

O Banco Central um rgo federal subordinado ao Ministrio da Fazenda e o principal executor do Conselho Monetrio Nacional, sendo responsvel por garantir o poder de compra da moeda nacional. No mercado de aes o Banco Central responsvel pela sua regulamentao e autorizar as instituies que nele operam. Compete ao Banco Central fiscalizar o mercado de aes, podendo punir instituies por meio de multas, suspenses e outras sanes previstas em lei. O Bacen tambm atua diretamente no mercado cambial, comprando e vendendo moeda estrangeira, com o propsito de reprimir movimentos desordenados da taxa de cmbio.

4.1.4 BM&FBOVESPA superviso de mercado (BSM)

Criada em 2007 com o objetivo de atuar na fiscalizao do mercado de valores mobilirios, buscando trazer transparncia e segurana aos investidores. As principais responsabilidades da BSM so: Fiscalizar e supervisionar os participantes do mercado e a prpria BM&FBOVESPA; Identificar violaes legislao e regulamentao vigentes, condies anormais de negociao ou comportamentos que possam colocar em

12

risco a regularidade de funcionamento, a transparncia e a credibilidade do mercado; Instaurar e conduzir processos administrativos disciplinares; Penalizar os que cometem irregularidades e Administrar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuzos (MRP). A misso da BSM zelar pela integridade dos mercados administrados pela BM&FBOVESPA e tem como objetivo ser referncia nacional e mundial em autorregulao de valores mobilirios.

4.2 Anlises

4.2.1 Anlise tcnica

A anlise tcnica, tambm conhecida como anlise grfica, conceitua-se no estudo do histrico da ao, onde so levados em conta os movimentos passados dos preos e dos volumes negociados. Neste tipo de anlise o investidor analisa o grfico do papel e deve encontrar padres fundamentais para realizar previses sobre o comportamento futuro das aes. Para a anlise tcnica, os grficos traduzem o comportamento do mercado e avaliam a participao de massas de investidores que influenciam a formao dos preos (CAVALCANTE e MISUMI, 2002). Neste modelo de anlise a prioridade so os fatores internos de oferta e demanda de mercado, capazes de analisar e interpretar as variaes do mercado. A anlise tcnica consegue traar aes para o curto prazo, definindo as tendncias e as possibilidades de riscos e d aos investidores capacidade de induzir certas formaes de preos.

13

4.2.2 Anlise fundamentalista

Baseada em analisar o valor intrnseco da organizao, a escola fundamentalista usa como base informaes de faturamento, lucro, preo de mercado, riscos e valores socioambientais. Esse mtodo tem como premissa encontrar o Valuation, que o valor que a precisa possui, com base nisso o investidor tem indicadores suficientes para saber o melhor momento de investir. A anlise fundamentalista fornece alguns indicadores que permitem ao investidor avaliar quanto valem suas aes, quanto elas podem gerar em dividendos e em quanto tempo ele pode recuperar o que investiu.

4.3 Diversificao da carteira

Diversificar a carteira de aes uma estratgia fundamental para minimizar os riscos e aumentar a possibilidade de valorizao do patrimnio do investidor que opera em longo prazo. Deve-se frisar que esta estratgia reduz apenas o risco no sistemtico, pois quando se diversifica um investimento, o capital total investido pode sofrer queda relativa a acontecimentos que afetam apenas um dos ativos que compem a carteira, neste caso os outros ativos podem reduzir as perdas totais. A diversificao da carteira contribui para minimizar os riscos de perdas de um portflio compostos por aes, analisando a melhor combinao entre riscoretorno. No entanto, diversificar uma carteira de aes s eficaz se as mesmas no forem auto-correlacionadas, pois se as aes forem do mesmo ramo de negcios, provavelmente todas iro sofrer impacto quando houver alguma variao mercadolgica no setor. Portanto necessrio que, ao se diversificar em uma carteira, optar por ativos de ramos de negcios diferentes. A forma como o investidor diversifica suas aplicaes na bolsa de valores depende do seu tipo de perfil, levando em considerao a propenso ao risco, o prazo que deseja obter rendimento e do volume de dinheiro que pretende investir.

14

4.4 Ferramentas de minimizao de perdas

4.4.1 Mecanismo de ressarcimento de prejuzos (MRP)

uma ferramenta de indenizao que a BM&FBOVESPA de Superviso de Mercado (BSM) tem para cumprir suas funes de autorreguladora. Sua funo assegurar o ressarcimento de prejuzos decorrentes de erros operacionais das corretoras na intermediao das negociaes na bolsa ou na prestao de servios de custdia. Ele pode ser acionado, principalmente, nas seguintes situaes: Inexecuo ou infiel execuo de ordens; Uso inadequado de numerrio e de valores mobilirios ou outros ativos, inclusive em relao a operaes de financiamento ou de emprstimo de valores mobilirios; Entrega ao investidor de valores mobilirios ou outros ativos ilegtimos ou de circulao restrita; Inautenticidade de endosso em valores mobilirios ou outros ativos, ou ilegitimidade de procurao ou documento necessrio sua transferncia; Encerramento das atividades. A reposio est limitada a R$ 70.000,00 por investidor e as operaes realizadas no Mercado de Balco Organizado administrado pela BVSP no contam com a proteo desse mecanismo.

4.4.2 Ordens de compra e venda

Fazer preo mdio: consiste em aplicar, em intervalos fixos, a mesma quantidade de dinheiro em determinada ao, ou seja, dividir as compras de uma ao em mais de uma ordem. A grande vantagem dessa tcnica efetuar uma compra protegida de variaes bruscas. Essa tcnica

15

tambm possibilita que mais aes sejam adquiridas em perodo de baixa e menos aes sejam compradas em perodo de alta. Venda coberta: tem como objetivos remunerar a carteira de aes, proteger o capital e manter posio a longo prazo. A venda coberta consiste em vender uma opo de compra de um determinado ativo na mesma quantidade que possui em aes. Para realizar tal modalidade de venda, necessrio que a ao tenha liquidez o suficiente, para ento, poder lanar a mesma quantidade em opes. Essa estratgia garante um lucro imediato sobre o valor investido e serve como proteo de capital. Com a venda coberta, o investidor poder investir uma vez por ms e obter uma boa rentabilidade em torno do exerccio da ao. Stop de Venda (Stop Loss): utilizada para limitar riscos e proteger lucros, a ordem de stop um tipo de ordem especial que determina o valor mximo de perda que o investidor est disposto a assumir.

Teoricamente, uma ao pode cair a qualquer momento e, com uma ordem de stop loss, o investidor tem a garantia de que se os preos alcanarem determinado nvel, suas perdas sero interrompidas.

5 CONSIDERAES FINAIS

O estudo demonstrou que o investimento no mercado de aes possui riscos, mas que podem ser minimizados com estratgias e aes especficas. Existem tambm os rgos reguladores, responsveis pelo funcionamento regular do mercado de aes, evitando qualquer tipo de fraude, assegurando ao investidor transparncia e mxima proteo para o investimento de seu capital. A bolsa de valores possui alternativas de investimentos para todos os perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais agressivos. Podem-se realizar investimentos com o mnimo de risco, sem que haja perda de capital, porm o retorno ser bem menor do que realizar um investimento mais arriscado. Realizar um investimento em renda varivel muito mais rentvel do que qualquer investimento em renda fixa, porm deve-se ter cautela no momento de

16

escolher os papis de uma empresa, buscando o mximo de informaes sobre a mesma e orientao de um profissional capacitado e reconhecido. Verificou-se na pesquisa que no Brasil a parcela de investidores no mercado de renda varivel nfima se comparada aos Estados Unidos e, um grande motivo dessa discrepncia se d pelo medo de investir em um mercado oscilante, justamente por falta de informao e conhecimento por parte da sociedade. O objetivo geral proposto por este trabalho foi atingido, j que foi possvel demonstrar os meios de minimizao de riscos e suas finalidades para proteo do capital do investidor. Atravs dessas ferramentas, o investidor pode se sentir seguro para investir seu dinheiro sem receio de perder tudo que foi empregado e obter o retorno esperado. Apesar de oscilante, o mercado de aes mais vantajoso no tocante retorno, sendo mais atrativo para gerar riqueza.

REFERNCIAS

ARAUJO, Lauro. Derivativos: Definies, emprego e risco. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Fortaleza. Disponvel em < http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#16> Acesso em 25.Mai.2012.

BSM BM&FBOVESPA Superviso de mercados. Fortaleza. Disponvel em < http://www.bsm-autorregulacao.com.br/QuemSomos.asp> Acesso em 08 abr. 2012.

CAVALANTE, Francisco; MISUMI, Jorge. Mercado de capitais. 5 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia cientfica, 5 ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002.

COMO APLICAR NA BOLSA. Fortaleza. Disponvel em < http://www.comoaplicarnabolsa.com.br/estrategias-de-protecao-hedge/> Acesso em 01.Jun.2012.

17

GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1999.

JORNAL DO COMRCIO - Pequenos investidores ampliam presena na bolsa de valores. Fortaleza. Disponvel em < http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=13660> Acesso em 01.Jun.2012.

LAMEIRA, Valdir de Jesus. Mercado de capitais. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008

MALHEIROS, Rivadavila S. Estratgia acionaria para vencer na bolsa, 2 ed. So Paulo: Atlas, 2008.

PORTAL DO INVESTIDOR. Fortaleza. Disponvel em < http://www.portaldoinvestidor.gov.br/acadmico/EntendendooMercadodeValoresMobi lirios/OqueBolsadeValores/tabid/92/Default.aspx> Acesso: 23.abr.2012.

Вам также может понравиться