Вы находитесь на странице: 1из 32

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO CAMPUS DE BAURU

J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers Comunicao, mdia, cultura e jovens

Bauru 2009

TALITA DE CSSIA MOTA

J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers Comunicao, mdia, cultura e jovens

Bauru 2009

TALITA DE CSSIA MOTA

J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers Comunicao, mdia, cultura e jovens

Relatrio do Projeto Experimental apresentado pela aluna Talita de Cssia Mota RA: 631299 para obteno de ttulo de Bacharel em Comunicao Social Habilitao em Jornalismo, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao.

Orientador: Prof. Dr. Cludio Bertolli Filho

Bauru 2009

TALITA DE CSSIA MOTA

J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers Comunicao, mdia, cultura e jovens

Relatrio do Projeto Experimental apresentado objetivando a obteno do ttulo de bacharel em Comunicao Social Habilitao em Jornalismo, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho.

BANCA EXAMINADORA Prof. Dr. Cludio Bertolli Filho Orientador Professor do Departamento de Cincias Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao.

Prof. Dr. ngelo Sottovia Aranha Professor do Departamento de Comunicao Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao.

Prof Dr Sandra Regina Turtelli Professora do Departamento de Cincias Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicao.

Bauru, 04 de dezembro de 2009

Dedicado minha av Dagmar. [in memoria]

AGRADECIMENTOS Agradeo ao grupo querido, Marisa, Rafael, Bianca, Dani, Natlia, Luana, Fouad, Aline, Lucas, Carla e Fbio e aos agregados Ptria, Neto e Tcia pelo apoio. Ao meu orientador, Prof. Bertolli, pelos caminhos indicados. s outras pessoas que contriburam com o texto conversando e respondendo perguntas. Tambm agradeo mais uma vez minha irm, Tcia, pelo design da capa.

De todas as vezes que a nfase dada a um determinado meio muda, toda a cultura se move. Derrick de Kerckhove

SUMRIO

1 O tema 2 Livro-reportagem: usos e escolha 3 O livro: proposta, pblico e dificuldades 4 Planejamento Grfico 4.1 Conceito da capa 4.2 Pginas Internas 4.3 Diagramao 5 Resultado final: contedo e perspectivas 6 Consideraes Finais 7 Referncias Bibliogrficas

8 12 15 18 18 19 19 21 25 27

1 O tema O Brasil est passando por um fenmeno de incorporao de signos/valores provenientes da cultura oriental e que so transmitidos atravs do consumo de cultura pop asitica. O conhecimento e a distribuio desses produtos culturais acontece atravs da mdia (internet) e feito pelos prprios fs. Basicamente, a cultura pop japonesa j est entre ns h pelo menos 20 anos, desde que a extinta Manchete fez estourar sucessos da animao na sua programao. O pblico de hoje , em grande parte, o pblico daquela poca, que cresceu descobrindo outros produtos culturais asiticos e hoje est junto com a nova gerao que tem acesso a diversas culturas pela internet. No s isso, mas o interesse pela sia, em geral, tem crescido. O nmero de sites sobre a msica desses pases tem crescido bastante, e tem surgido tambm o interesse pela cultura da Coria do Sul e China. Alm de sites e fruns dedicados exclusivamente a artistas desses pases, surgem grupos que danam suas msicas em eventos, covers e sites que indicam e disponibilizam sries e filmes. Tambm possvel ver pela quantidade de artigos e estudos sobre a cultura pop japonesa que tem sido apresentado nos ltimos anos pelo pas. Os temas vo desde os j batidos animes e mangs (da discutem vrios aspectos, do design ao feminismo), moda, msica e cinema etc. Vemos, ento, que o interesse dos fs no se restringe apenas ao consumo da msica. Toda uma produo miditica pode ser consumida por meio da internet. O interesse no assunto agora, ver como os fs se organizam e eles mesmos gerenciam a distribuio desses produtos, providenciando tradues, legendas, explicaes, da mesma maneira que aconte com as sries norte-americanas. Um exemplo desse processo o frum de discusses DBSK Fans Brasil (<http://z11.invisionfree.com/dongbangshinkifansbr>), que trabalha com sries, videoclipes (os chamados MVs e PVs) e outras produes da indstria fonogrfica sul-coreana. Alm disso, a produo desses fs comea a aumentar e a sair do ambiente virtual da internet, mostrando como o gosto foi incorporado. Surgiram vrias produes nacionais de animes, mangs e msica. Existem muitos grupos nacionais de J-rock (rock japons), como o Pathtique Poupe (considerado um dos mais

antigos) e o Persona, banda do Rio de Janeiro. Tambm h muitas bandas e grupos em So Paulo, Curitiba e em vrias cidades do nordeste, principalmente. Um grande exemplo de produo nacional de sucesso, alm das bandas claro, o Grupo Mirai de dana. Os artistas so de Belm no Par e divulgam o pop asitico atravs da dana. O grupo nasceu em 2007 com cinco integrantes e chegou a 2009 com dez membros sendo conhecidos por todo o pas. Mantm um canal no Youtube (<http://www.youtube.com/user/francokwon>), e se apresentam em festivais de dana (como o festival do SESI). No s a cultura pop japonesa, mas a coreana e a chinesa tambm tm interessado aos brasileiros, mesmo que parea ser com menos intensidade em comparao japonesa. Assim, a onda hallyu, a chamada invaso cultural coreana, tambm tem chegado ao Brasil, trazendo todos os tipos de produtos culturais do mundo pop coreano, da novelinha (dorama) boyband.
Originalmente referindo-se apenas aos astros da msica pop, atualmente o hallyu diz respeito a todo e qualquer produto cultural coreano (uma srie de TV, um ator, um filme) que faz sucesso seja local, regional ou mundialmente. Hoje em dia, as sries de TV j ultrapassaram a msica e correspondem ao produto cultural mais valorizado pela nova onda coreana. (CARVALHO, 2008, p.9)

A cultura coreana j est presente entre ns como a japonesa tambm j algo percebido pela mdia, pelo que se pode ver em manifestaes tmidas como a matria DBSK: uma boyband coreana que voc precisa conhecer, publicada pela revista Capricho on-line. O ano de 2008 foi marcado pela comemorao do Centenrio da Imigrao Japonesa no Brasil. Durante todo esse ano aconteceram eventos dedicados aos imigrantes, descendentes e cultura, tradicional e pop. Tambm foi nesse ano que aconteceu um marco para os brasileiros fs do rock japons: dois shows do rockeiro miyavi em So Paulo, nos dias 23 e 24 de maio.1 Antes disso, a possibilidade da realizao do evento JRock Rio, que seria
realizado em 2007 com show do grupo Charlotte, j havia gerado bastante movimento
1 O nome artstico miyavi escrito na sua grafia oficial com a inicial minscula. Neste trabalho foi optado por respeitar as grafias oficiais de artistas em geral porque os fs brasileiros assim o fazem.

pelos fruns na internet. No entanto, o evento foi cancelado e o Charlotte teve posteriormente dois shows no Brasil, dia 11 de novembro, em So Paulo, e 12, no Rio de Janeiro. Fato que eles seriam apenas os primeiros. Em 2008 e 2009 muitos outros

shows (entre eles miyavi retornando, Kagrra, e Monoral), de bandas menores e de outras muito populares, foram realizados por diversas partes do Brasil, no nordeste e sudeste principalmente, mostrando como o interesse por essa cultura pop tem crescido de forma generalizada, sem discriminao de lugar, bastando ter uma conexo com a internet para que o interesse seja perceptvel. Mas, a realizao de um show no Brasil de um cantor importante do rock japons, como o miyavi, chamou a ateno da mdia com as notcas: Rockeiro japons atrai multido a So Paulo (RODEIRO, 23 maio 2008.) no Jornal da Gazeta e Msico japons rene jovens no Centro de So Paulo (VANIQUE, 23 maio 2008.), no SPTV 2 Edio. A prpria MTV Brasil desenvolveu um Blog sobre J-Rock (<http://mtv.uol.com.br/jrock/blog>). Manifestaes como essas comeam a mostrar que h no Brasil um pblico forte para esse tipo de msica. Assim, realmente percebemos que

Ns, seres humanos, intercambiamos objetos para satisfazer necessidades que fixamos culturalmente, para integrarmo-nos com outros e para nos distinguirmos de longe, para realizar desejos e para pensar nossa situao no mundo, para controlar o fluxo errtico dos desejos e dar-lhe constncia ou segurana em instituies ou rituais (CANCLINI, 2009, p.71)

O interesse crescente pela cultura pop asitica satisfaz as necessidades culturais crescentes em uma sociedade ps-moderna na qual o multiculturalismo grande. Para Maffesoli, a Ps-modernidade tende a favorecer, nas megalpoles contemporneas, ao mesmo tempo o recolhimento no prprio grupo e uma aprofundamento das relaes no interior desses grupos (MAFFESOLI, 1998, p.126.) Assim, a formao dos grupos j-rockers, k-poppers e c-poppers relacionados msica e cultura pop japonesa, sul-coreana e chinesa, respectivamente sinnimo do aprofundamento das relaes das pessoas nesses grupos de interesses culturais, pois a constituio em rede dos microgrupos contemporneos a expresso mais acabada da criatividade das massas (MAFFESOLI, 1998, p.137, grifo do autor). processo necessrio no aprimoramento cultural das sociedades, pois a

sociedade ps-moderna formada por multi identidades. Ento, percebemos nesses contatos culturais que
A maioria das situaes de interculturalidade se configura, hoje, no s atravs das diferenas entre culturas desenvolvidas separadamente, mas tambm pelas maneiras desiguais com que os grupos se apropriam de elementos de vrias sociedades, combinando-os e transformando-os. (CANCLINI, 2006, p.131)

Portanto, o contato que se d entre as culturas orientais e os brasileiros leva formao do grupo em questo de forma hibridizada. Ou seja, no uma cultura que se impe sobre a outra, mas as duas se misturam. Os valores orientais so assimilados, reinterpretados e incorporados por esses grupos. Existe uma remodelagem de identidades pelos processos comunicacionais, dessa forma a comunicao exerce papel essencial na estruturao da sociedade. Segundo Dolalquiaga (1998), enquanto a cultura organiza as identidades, as identidades organizam os significados. Assim, as comunicaes e as mdias (no caso a internet e a comunicao on-line, muitas vezes feita de f para f) se estruturam num fenmeno scio-cultural, num microgrupo. A tribo urbana ps-moderna funciona como uma famlia ampliada. H o prazer de estar junto e compartilhar interesses na forma de lazer, pois o psmodernismo leva a mudanas e cria novas maneiras de significar. Na perspectiva de Maffesoli,
O que certo que est renascendo uma outra concepo do tempo que vai privilegiar o que os romanos chamavam otium, uma espcie de frias, ou melhor, de disponibilidade social, que deseja compor o lazer, a criao e o prazer de estar junto. (MAFFESOLI, 1996, p.66, grifo do autor)

Fato que esse grupo no tem visibilidade na mdia nacional (noespecializada), as pessoas ouvem falar, mas no h entendimento do que realmente seja esse fenmeno e o que ele acarreta para as pessoas que dele fazem parte. No entanto, o entendimento e reconhecimento da mdia necessrio para a sociedade, j que as mdias so as referncias de percepo bsicas disponveis para a grande maioria das pessoas do mundo contemporneo. (LOPES, 2004, p.63). Se a mdia no reconhece, a sociedade no chega a conhecer.

2 Livro-reportagem: usos e escolha O livro-reportagem um veculo utilizado no Brasil de forma a contribuir com a mdia impressa na explorao de assuntos que, por necessidade de um espao maior ou falta de tempo, entre outros motivos possveis, no conseguem ou no podem ser abordados com a profundidade necessria em revistas e jornais. Segundo Edvaldo Pereira Lima no livro Pginas Ampliadas, o livroreportagem herdou do Realismo Social do sec. XIX as caractersticas de descries minuciosas das cenas e o enriquecimento da narrativa com detalhes que em outros aspectos seriam deixados de lado, sendo incorporados pela prtica jornalstica. Alm disso, o livro-reportagem no Brasil diferente dos existentes em outros pases, nos Estados Unidos e alguns pases da Europa, onde essa mdia j mais desenvolvida, mais antiga e mais utilizada. No entanto, o livro-reportagem tambm tem uma histria aqui, sendo seu primeiro grande expoente Os Sertes, considerado uma produo hbrida entre o romance e o jornalismo, e por isso mesmo o incio do livro-reportagem brasileiro. A incorporao da grande reportagem pelo livro, passa pela abertura de espao para que a grande reportagem fosse veiculada pelas mdias brasileiras. Assim, o primeiro veculo que conseguiu destaque para a publicao de grandes reportagens foi o semanal O Cruzeiro, que foi lanado em 1928. A revista atingiu seu pice na dec. de 1950 e veio a decair na dcada seguinte, sendo substituda (seu espao editorial) em 1965 pela revista Realidade. Esse foi outro veculo que marcou a histria, pois inovou abordando qualquer tema, dando liberdade de pauta, utilizando personagens annimas, observao participante e embasamento em documentos, caractersticas que seriam herdadas por vrios veculos e jornalistas e tambm pelo livro-reportagem. No entanto, a revista Realidade no chegou a atingir o nvel de aprofundamento que o livro-reportagem pode conseguir, pois cometeu alguns erros que a impediram de conseguir tal feito. Apesar de ser cone da liberdade esttica do jornalismo brasileiro, deixou lacunas ao abordar tema nico e pecou em contextualizao quando utilizava reportagem-conto, no chegado ao nvel de experimentalismo do new journalism norte-americano. Porm, muitos dos jornalistas que escreveram os primeiros livros-reportagem, que inclusive

alcanaram sucesso de abordagem e aceitao/vendas, saram de sua redao e tambm do Jornal da Tarde, entre eles Fernando Morais, Ruy Castro e Zuenir Ventura. No contexto atual da sociedade brasileira, o livro-reportagem um veculo aceito na reconstruo de fatos e histrias de importncia nacional e internacional, sendo mais comuns nas livrarias na categoria biografia, mas tambm abordando qualquer tema antigo ou atual, at porque, e ainda segundo o conceito de Edvaldo Pereira Lima, o livro-reportagem est no nvel de capacidade de interpretao da atualidade (LIMA, 1993, p.22), pois
O livro reportagem cumpre um relevante papel, preenchendo vazios deixados pelo jornal, pela revista, pelas emissoras de rdio, pelos noticirios da televiso. Mais do que isso, avana para o aprofundamento do conhecimento do nosso tempo, eliminando, parcialmente que seja, o aspecto efmero da mensagem da atualidade praticada pelos canais cotidianos da informao jornalstica. (LIMA, 1993, p.16)

Faz isso se utilizando de ampliao horizontal (amplitude quantitativa no nmero de informaes e dados) ou, ainda, ampliao vertical (amplitude qualitativa com anlises, interpretaes etc de reas afins ao assunto em questo). Isso possvel porque, no campo da comunicao, o livro-reportagem um veculo no-peridico cujas reportagens tm amplitude maior do que as dos veculos peridicos. Dessa maneira, o livro-reportagem um veculo miditico que deve ser utilizado no aprofundamento do assunto junto a outros meios de comunicao, pois enquanto estes promovem a informao sobre um assunto, o livro-reportagem transforma a informao em conhecimento. Outra caracterstica essencial desse veculo que se torna possvel a construo da reportagem documental (tambm chamada de quote-story), que caracterizada pela utilizao de citaes que complementam e esclarecem o assunto e dados que conferem fundamentao (LIMA, 1993, p.28), fazendo o aumento/aprofundamento qualitativo da informao (ampliao vertical). Ainda segundo o conceito de Edvaldo Pereira Lima, existem alguns tipos de contedo propostos pela comunicao de massa, entre eles os contedos chamados osmotpicos. Os contedos desse tipo procedem da corrente de relao cultural,

contatos, convergncias de valores, ritos, smbolos, formas, estilos e contedos das sociedades, grupos e culturas particulares. Podendo ser classificado, de acordo com as classificaes de tipos de livro-reportagem do mesmo autor), como Livroreportagem nova conscincia, cuja temtica aborda questes recorrentes das novas correntes comportamentais, sociais, culturais, econmicas e religiosas que podem surgir em todas as partes do mundo. Dessa forma, Busca no deixar a audincia desprovida de meios para compreender seu tempo, as causas e origens dos fenmenos que presencia, suas consequncias no futuro. Vai fundamentar sua leitura da realidade na elucidao dos aspectos que em princpio no esto muito claras. Almeja preencher os vazios informativos, conforme a terminologia de Luiz Beltro. (LIMA, 1993, p.25)

Assim, a idia de como discutir a questo do fenmeno de neotribalismo a partir das culturas pop asiticas em um Projeto Experimental para o curso de Jornalismo abriu diversas possibilidades. possvel encontrar muitas reportagens sobre o assunto, mas nada to especfico que pudesse explicar como/porque ocorrer o fenmeno e a relao que eles (as pessoas que se identificam e fazem parte do grupo) constroem com os valores apreendidos atravs desse contato entre as culturas asiticas e brasileira. Esse grupo, assim como qualquer fenmeno cultural novo para uma sociedade, para ser entendido, depende de mais do que a simples notcia. A informao deve ser acompanhada de explicaes e interpretaes, provenientes de outras reas das cincias humanas que possam traduzir seus aspectos. Era preciso explicar muitos conceitos e termos para poder desenvolver o tema, assim um produto que contivesse um grande contedo seria o ideal. Assim, o jornalismo na forma de grande reportagem em um livro-reportagem, de acordo com os aspectos explicados anteriormente, mostrou ser o melhor formato para o Projeto Experimental.

3 O livro: proposta, pblico e dificuldades Embora existam muitas publicaes sobre as culturas asiticas (e vrios produtos pop delas), no so encontrados estudos sobre os fs como um grupo e sobre o fenmeno em si, ou seja, no h um bibliografia que aborde o tema. Dessa maneira era preciso relacionar a comunicao, e assim o jornalismo (atravs do livro-reportagem), com as perspectivas da antropologia cultural e estudos culturais para construir um texto como uma grande reportagem capaz de ajudar a compreender o fenmeno. As culturas pop de diversas origens sempre geraram discusses sobre os valores de seus produtos culturais e o que acontece quando h o contato com culturas diferentes da sua origem. Isso no diferente com as culturas pop dos pases do Leste Asitico (especificamente Japo, Coria do Sul e China). O que acontece agora que os signos/valores alternativos presentes nas culturas pop desses pases tm entrado em contato com os brasileiros, o que possibilita a formao de grupos de interesse na sociedade, sendo um fenmeno possibilitado pela comunicao atravs da internet e propagado pelos prprios fs. Assim, pensando em um assunto novo para a mdia nacional e para as pessoas em geral, a principal proposta do Projeto Experimental a de entender o processo de neotribalismo que acompanha o interesse pela msica asitica no Brasil. Porm, o acesso ao significado do fenmeno social passa pela discusso desse fenmeno com os atores sociais nele envolvidos, pois Quando indivduos codificam ou decodificam mensagens, eles empregam (...) vrias formas de conhecimento e suposies de fundo que fazem dos recursos culturais que eles trazem para apoiar o processo de intercmbio simblico (THOMPSON, 1998, p.29), ou seja, era necessrio encontrar essas pessoas e conversar com elas. Como o conhecimento dessa cultura pop acontece intermediada pela comunicao na internet, foi necessrio acessar vrios sites e fruns e acompanhar as discusses. Foi assim que conhecemos e conversamos com a maioria das pessoas que tm suas falas no texto, alm de outras tambm. Ir ao evento relacionado, Anime Friends, evento realizado anualmente em So Paulo voltado principalmente animao japonesa, mas com amplo espao para as culturas pop asiticas, para ver seu funcionamento e conversar com outras pessoas tambm foi uma soluo

que ajudou para se conhecer profundamente a questo. O tema de interesse, j que um fenmeno scio-cultural. A sociedade a dimenso pblica do significado, nela que se vem os recortes e reconstrues das mensagens culturais transmitidas pelas mdias (que se constituem em diferentes possibilidades de leituras). Assim, o para a compreenso do fenmeno, pois
Em seu aspecto puramente instrumental ou racional, o pensamento individualiza, da mesma forma que, ao nvel terico, recosta e discrimina. Por outro lado, integrando-se numa complexidade orgnica, isto , abrindo espao para o afeto e para a paixo, e, tambm para o no-lgico, esse pensamento favorece a comunicao do ser/estar-junto. isto que leva, no primeiro caso ao desenvolvimento do poltico como fator de reunio desses elementos dspares. isto que permite ressaltar, no segundo caso, a preeminncia do grupo, da tribo, que no se projeta na distncia, ou no futuro, mas vive no concreto mais extremo que o presente. (...) vemos aparecer estruturas de comunicao, ao mesmo tempo, intensivas e reduzidas no espao. (MAFFESOLI, 1998 p.98)

processo de neotribalismo foi

abordado com foco nos seus membros, o que era, alm de necessrio, essencial

Outra questo importante na elaborao do Projeto Experimental foi a preocupao com o repertrio dos leitores. Considerando o desconhecimento do assunto, tornou-se necessrio explicar cada termo utilizado, assim como tambm mostrar como se constituem os cenrios musicais do Japo, Coria do Sul e China. Outra informao necessria foram as imagens de artistas, os modos de cada artista (vesturio, maquiagem, esttica em geral etc), principalmente dos estilos do rock que so valores importantes para o grupo. Assim como j foi definido por Maffesoli, Essa ligao no tem a rigidez dos modos de organizao que conhecemos. Remete, antes, a uma ambincia, a um estado de esprito, manifestase, de preferncia, atravs dos estilos de vida que vo privilegiar a aparncia e a forma (MAFFESOLI, 1998p.139), sendo algo cuja abordagem se fazia necessria. Tambm foram respeitadas as terminologias utilizadas pelo prprio grupo, inclusive o nome do grupo, que por eles mesmos so escritos com p dobrado em k-poper e c-poper no plural. Assim, os nomes dos grupos mais as questes que os relacionam na formao do fenmeno ajudaram a decidir o nome do Projeto Experimental.

Dessa forma, o projeto J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers comunicao, mdia, cultura e jovens foi feito na perspectiva da cultura e comunicao na psmodernidade com o objetivo de atingir o pblico que faz parte do grupo abordado e estudiosos da cultura e/ou sociedade, e assim explicar algo que ainda no foi totalmente compreendido pela mdia nacional.

4 Planejamento Grfico O planejamento grfico desse projeto foi pensado para que o produto final ficasse com uma cara sria, porm no pesada. Dessa forma foram escolhidas duas fontes para o texto: Times New Roman (Times) e Georgia (Georgia). A primeira foi usada para o corpo do texto geral, enquanto a segunda foi colocada nos ttulos, subttulos e tpicos com a inteno de quebrar um pouco a seriedade da outra fonte. Para o tamanho do livro foi escolhido um formato convencional: 14 X 20.7, pois como as imagens so poucas e no muitos grandes, no havia a necessidade de um tamanho maior. Decidiu-se utilizar imagens para mostrar alguns dos artistas citados, pensando no repertrio de um possvel leitor que no conhea o cenrio musical abordado.

4.1 Conceito da capa A capa do livro J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers comunicao, mdia, cultura e jovens foi elaborada considerando-se, principalmente, a simplicidade da informao grfica. Com isso, alguns critrios foram adotados para a elaborao da capa. Assim como toda cultura moderna tem por base (evolui) uma cultura tradicional, o desenho da capa de flores de cerejeira, desenho comumente usado no Brasil para falar de cultura tradicional japonesa. Apesar de se ter outras culturas tambm no livro (sul-coreana e chinesa), a referncia cultura japonesa teve prioridade por ser mais presente e de maior destaque na mdia e no grupo estudado. Outro motivo que geralmente vemos essas flores em reportagens para fazer referncia a cultura asitica no geral, assim, considera-se que o pblico j est acostumado com essa informao visual. Dessa maneira, h a inteno de passar informao sem que seja necessria uma poluio visual. Para atingir esse objetivo foram utilizadas na capa apenas a fonte JasmineUPC (

JasmineUPC), pois uma fonte com desenho simtrico e, por

isso mesmo, sria, mas no pesada. J as cores, roxo e rosa, foram escolhidas por

serem as mais comuns nas combinaes de preto + alguma cor utilizada pelos jrockers e visto tambm no estilo Kabuki rock.

4.2 Pginas Internas Para as pginas internas foram utilizadas as fontes Times New Roman e Georgia. O texto foi escrito com Times New Roman tamanho 12, para as citaes e trechos de entrevistas foi utilizado o tamanho 11, sendo as entrevistas em itlico. As legendas das ilustraes so na mesma fonte, mas em tamanho 10. As notas de rodap so no tamanho 9. Os ttulos foram colocados em Georgia tamanho 14. J os subttulos e tpicos so em Georgia 12, sendo os tpicos em negrito. Em negrito tambm esto todos os destaques que foram considerados necessrios ao texto, j as terminologias usadas em outras lnguas, principalmente o ingls, esto em itlico. Toda a numerao das pginas feita em Georgia 10. Todo o sumrio est em Georgia 12. As notas de rodaps receberam recuo de 0.2 cm e as citaes um recuo de 2cm. Para as entrevistas, o recuo foi de 0.5cm. Assim as pginas ficariam com o peso visual equilibrado, mostrando onde texto, nota, citao ou parte de entrevista.

4.3 Diagramao A diagramao a parte que trata da disposio dos elementos grficos (entre imagens e todos os tipos de texto) existentes na capa do livro e nas suas pginas internas. A capa e a contra-capa tiveram o texto centralizados para manter o conceito de no poluio visual. O texto da contra-capa se constitui de um pargrafo do terceiro captulo da primeira parte do livro. As pginas internas receberam as imagens no meio do texto, em algumas com partes do texto ainda do lado. J as legendas foram colocadas abaixo e/ou ao lado da imagem com a fonte um pouco menor.

O objetivo dessa organizao, mantendo as imagens junto ao texto, era simplesmente a de ilustrar o texto e mesclar a informao textual com a informao grfica, pensando principalmente no repertrio dos leitores, pois todas as imagens so de artistas da sia, j conhecidos pelos membros do grupo, mas desconhecidos pela maioria dos brasileiros.

5 Resultado final: contedo e perspectivas O Projeto Experimental J-Rockers * K-Poppers * C-Poppers comunicao, mdia, cultura e jovens se tornou em um livro de 183 pginas constitudo de itens para compreender o fenmeno, entre eles o contexto, no sentido da relao entre cultura e comunicao, e o contexto das indstrias fonogrficas do pop asitico, e falas dos membros do grupo (retiradas de entrevistas) para mostrar seu ponto de vista sobre o assunto. Para compreender o fenmeno foi necessrio dividir o livro-reportagem em trs partes: A comunicao como instrumento de estruturao social e cultural, que defende a comunicao no processo de conhecimento da cultura e explica o papel da internet na questo abordada, Voc j ouviu esse som?, cuja funo contextualizar o cenrio pop asitico, e Nesse nosso mundo paralelo, que mostra os valores do fenmeno (e algumas questes diferenciando l e aqui) e como ele j visto. Assim, a primeira parte da grande reportagem tem cinco captulos, cada uma apresentando seu assunto e aprofundando em direo ao tema central (o fenmeno). O primeiro captulo trata da questo da identidade, ou seja, como acontece o reconhecimento de participao em um grupo. J introduz a perspectiva de Maffesoli do neotribalismo, processo da ps-modernidade. Assim, mesmo sendo parte de um grupo, aqueles que se apiam no princpio de individuao, de separao, estes, pelo contrrio, so dominados pela indiferenciao, pelo perder-se em um sujeito coletivo, o que chamarei de neotribalismo (MAFFESOLI, 1998, p.16). O segundo captulo mostra a presena de influncias culturais asiticas j muito recorrentes no Brasil. Por isso, tem trs subttulos para separar a contextualizao histrica das imigraes japonesa, coreana e chinesa, (presentes nessa mesma ordem), e assim mostrar como essas culturas, mesmo as mais tradicionais, so reais no pas, em alguns lugares com mais fora. No entanto, todas as partes do livro referentes histria da imigrao chinesa e sua cultura pop so menores e menos completas do que as demais. Isso aconteceu devido dificuldade de se encontrar dados e/ou fontes confiveis. O captulo seguinte explica a questo da potncia de uma cultura, no

aspecto do seu contato com uma cultura diferente e na maneira como ela sobrevive a isso. Visto que a densidade cultural de uma sociedade sempre crescente, ou seja, tudo que chega a ela (todo aspecto cultural novo) aproveitado, incorporado e/ou reinterpretado, a potncia da cultura pop asitica vai impulsionar o surgimento de um micro grupo cuja base reguladora est nela. J o quarto captulo defende a relao e importncia da comunicao via internet para a cultura em geral e especificamente nesse fenmeno. Quer mostrar que o conhecimento das culturas pop asiticas acontece quase que exclusivamente atravs desse meio de comunicao, j que a heterogeneidade de iderios, identidades, prticas e naturezas consecutivas se reflete em usos e apropriaes distintos das engrenagens comunicacionais, a includas as da Internet (MORAES, 2001, p.140). O ltimo captulo da primeira parte trata do que um f e da relao de fs de culturas pop, e das maneiras como a sociedade reage a eles, quase sempre, na defensiva. Pois, entre outros aspectos, os fs fazem a ligao do real com o imaginrio. A segunda parte do livro foi feita apenas para mostrar (e entender) o cenrio pop/da indstria cultural dos trs pases da sia, Japo, Coria do Sul e China, respectivamente, pois Investigar a sociedade dentro da Indstria Cultural uma forma de elaborar certos sentidos da cultura que a engedra (...) vamos esbarrar nas indicaes precisas daquilo que ela reproduz de ns e do que produz para ns. (ROCHA, 1995, p.45, grifo do autor). Mas, principalmente porque, mesmo que essa indstria cultural no seja feita para ns ( feita para o consumo daqueles que vivem nos pases em questo), ela nos alcana da forma que produzida (sem edies e/ou filtros culturais), processo que uma das maiores caractersticas da comunicao atravs da internet. Dessa maneira, preciso ver quais os signos valorizados por elas. Tendo isso em mente, essa parte do livro recebeu quatro captulos. Como j foi dito, feitos para contextualizar o cenrio pop asitico. Mas, o primeiro foi feito para mostrar que a cultura pop (no caso a msica, rock e pop) faz parte dos fenmenos globais, presentes de maneiras diferentes em todos os lugares. Em seguida, vm as contextualizaes asiticas, primeiro sobre o Japo, que recebeu um subitem especfico para o rock, por ser este com caractersticas singulares cujos detalhes so importantes; depois a msica da Coria do Sul e, por fim, a

msica chinesa. Decidiu-se manter a mesma ordem utilizada no captulo das imigraes para manter uma organizao e tambm porque nessa ordem o texto vem diminuindo em quantidade, sendo o captulo japons bem maior do que o chins. A terceira parte tem apenas quatro captulos antes das Consideraes Finais. O primeiro retoma a questo do neotribalismo na sociedade ps-moderna e apresenta o grupo de forma mais pontual ao assunto, falando do repertrio cultural disponvel aos membros do grupo. Depois da apresentao do grupo, o segundo captulo fala da diferena cultural entre o grupo Otaku brasileiro (fs de cultura pop japonesa, cujo fenmeno est ligado aos j-rockers) e o correspondente cultural asitico. A faz uma sntese dos aspectos negativos discutidos no livro Otaku -Filhos do Virtual (BARRAL, 2000) e mostra a importncia da msica e da moda como valores/signos de individualismo e liberdade. O capitulo trs tambm tem subitem. Primeiro explica melhor o que o Otaku e qual a sua ligao com o fenmeno, com um contexto histrico do termo e dos aspectos que acompanham a palavra no lugar de origem. Depois, o subitem traz o assunto para o Brasil e discute a utilizao do termo apresentando um episdio criado pela mdia atravs de uma notcia veiculada no programa de TV Fantstico (Universo anime inspira fuga de namorados, Fantstico, 17 jun. 2007.) que importante para o grupo, por abrir a discusso sobre falta que a mdia tem de conhecimento do assunto. Por fim, o captulo final o que fala do grupo e de seus valores, tentando levar a uma viso mais positiva do fenmeno, a partir de explicaes de seus membros. Alm disso, mais duas sees foram colocadas no livro aps as consideraes finais. Elas no foram programadas e surgiram no processo de conhecimento do grupo, principalmente atravs de conversas. A primeira o Glossrio. Ele rene, em ordem alfabtica, termos e palavras muito especficos e coisas que so assuntos (principalmente nomes de revistas, programas de TV e f clubes etc). Foi feito ao se perceber que o vocabulrio do grupo era muito amplo, o que poderia dificultar o entendimento de algum fora desse universo. O segundo, Para acessar, traz uma lista de sites em portugus que o grupo acessa e que foram aparecendo ao longo do caminho (ou sendo indicado/mencionado ou atravs de busca sobre algum artista). A maioria dos

prprios fs, com exceo de alguns oficiais, como o responsvel por trazer shows ao Brasil, o Yamato Music Station (<http://www.yamatomusicstation.com.br/>). Com esse Projeto Experimental concludo espera-se diminuir as dvidas sobre a existncia de tal fenmeno, alm de facilitar sua compreenso para estudiosos de cultura e sociedade, para a mdia e tambm para pessoas que conhecem algum que se diz j-rocker, k-poper ou c-poper. Deixar claro que o fenmeno de neotribalismo com as culturas pop asiticas algo j muito forte no Brasil e, por isso, merece a ateno da mdia, tambm um objetivo.

6 Consideraes Finais Vemos que na sociedade brasileira emergem novos grupos e novos padres comportamentais baseados em valores culturais diferentes. A manifestao do fenmeno j-rocker, k-poper e c-poper apenas mais um dos muitos possveis, e que podem ser cada vez mais frequentes e diferentes com a propagao do acesso a internet. Isso possvel porque a comunicao na internet proporciona o conhecimento de outras culturas como elas so produzidas (a indstria cultural de outros pases chega a diversos lugares). Em outras palavras, o conhecimento de culturas pop diversas se torna mais fcil e acessvel, pois no existem filtros ou qualquer tipo de interferncia alm daquela que j feita para a veiculao no pas de origem. Dessa maneira, a opo pelo consumo cultural da msica asitica indicativo de que seus valores so bem aceitos por aqueles que a consomem. Alm disso, o surgimento de neotribalismo relacionado a esse processo mostra que o fenmeno mais profundo do que aparenta ser, e que o gosto musical no algo vazio de significado. Antes processo de reinterpretao e identificao com essas culturas (seus produtos culturais, signos e valores etc). Por isso, preciso conhecer o grupo que est presente na nossa sociedade e que reflexo do ps-modernismo, cuja principal caracterstica a existncia de multi identidades e valores. Nesse contexto, de fenmeno scio-cultural, os meios de comunicao, como veculos que estruturam a realidade social e cultural, so importantes e o papel da internet, comunidades e redes sociais em geral so essenciais. O grupo algo recente na sociedade brasileira. Apenas de trs anos para c o Brasil tem recebido shows de artistas importantes, e por isso mesmo o fenmeno no conhecido pelos outros brasileiros (que no fazem parte do grupo). Assim, as culturas pop asiticas (mesmo sua existncia) uma novidade para a maioria das pessoas. Esse no conhecimento gera problemas para quem faz parte do grupo, mesmo brigas como se pode ver no livro. Por isso, aponta para a necessidade de reconhecimento e legitimao pela

mdia nacional para que, ento, a sociedade tambm possa conhecer, visto que a mdia constitu os parmetros que temos da sociedade. Facilitar o conhecimento e compreenso desse fenmeno e de seus membros o que se pretende atingir com este Projeto Experimental.

7 Referncias Bibliogrficas ARAJO, Fernanda. Moi Dix Mois, metal com esttica gtica nipnica. Revista Rock Brigade Virtual. Disponvel em: <http://www.rockbrigade.com.br> Acesso: 11 dez. 2007. BARRAL, tiene. Otaku Os filhos do virtual. So Paulo: SENAC, 2000. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construo social da realidade. 19. ed. Petrpolis: Vozes, 2000. BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representao Elementos para uma reflexo crtica sobre a idia de regio. In: ___________. O poder simblico. Lisboa: Bertrand/Defel, p.107-132. CAMARGO, Pedro Miguel Prayer. J-Music, introduo e conceitos bsicos. Revista Anime Do. Collection n05 (Revista n 61) .So Paulo: Escala. CANCLINI, Nstor Garca. Consumidores e cidados. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. CARVALHO, Ludmila Moreira Macedo de. Repensando o melodrama no contexto asitico: um estudo sobre a srie televisiva sul-coreana Dae Jang Geum. Contemporanea, vol. 6, n 1. Jun.2008. DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rooco, 2001. DA MATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heris: para uma sociologia do dilema brasileiro. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. DOLALQUIAGA, Celeste. Megalpolis: sensibilidades culturais contemporneas. So Paulo: Studio Nobel, 1998. (Coleo Megalpolis) FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura: globalizao, ps-modernismo e identidade. So Paulo: Studio Nobel: SESC, 1997 (Coleo Megalpolis). GEERTZ, Clifford. Uma descrio densa: Por uma teoria interpretativa da cultura. In:_________. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p.13-41.

GRAIEB, Carlos. O Japo Pop. Revista Veja. Edio 1835, n 1, ano 37. 7 jan. 2004. HIRASAKI, Cesar. Pequena Londres. Revista Made in Japan. n 116. ano 10. So Paulo: JBC. IANNI, Octavio. Teorias da globalizao. 4 ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1997. IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1997. IORI. Breve histria do j-rock. Revista Neo Tokyo. n 16. So Paulo: Escala. IORI. Breve histria do j-rock parte 2. Revista Neo Tokyo. n 17. So Paulo: Escala. IORI. Dir en grey na dianteira da invaso nipnica. Revista Rock Brigade Virtual. Disponvel em: <http://www.rockbrigade.com.br>. Acesso em: 11 dez 2007. IORI. X JAPAN: Os veteranos deuses do j-rock. Revista Rock Brigade Virtual. Disponvel em: <http://www.rockbrigade.com.br>. Acesso em: 11 dez. 2007. IORI. B'z: a dupla de ouro do rock japons. Revista Rock Brigade Virtual. Disponvel em: <http://www.rockbrigade.com.br>. Acesso em: 11 dez. 2007. KERCKHOVE, Derrick de. A Pele da Cultura Uma investigao sobre a nova realidade electrnica. So Paulo: Mediaes. LEMOS, Andr; CUNHA, Paulo (orgs.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. LVY, Pierre. O que o Virtual? So Paulo: Ed 34, 1996. Coleo TRANS. LIMA, Edvaldo Pereira. Pginas Ampliadas: o livro-reportagem como extenso do jornalismo e da literatura. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. (Coleo Momento).

LOPES, Lus Carlos. O culto s mdias: interpretao, cultura e contratos. So Carlos: UFSCar, 2004. LULL, James. Significao em ao. In: RECTOR, Mnica; NEIVA, Eduardo (orgs.) Comunicao na era ps-moderna. Petrpolis: Rio de Janeiro, Vozes, 1995. MACHADO, Carlos Alberto. Animencontros: o hibridismo cultural miditico como consequncia do relacionamento na formao de novos costumes juvenis. Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao, XXXII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. NP Comunicao e Culturas Urbanas: Curitiba, Panar, 2009. MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: o declnio do individualismo nas sociedades de massa.2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1998. MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparncias. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996. MARTIN-BARBERO, Jess. Dos meios s mediaes comunicao, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. MATTI, Jean-Franois. A barbrie interior: Ensaio sobre o i-mundo moderno. So Paulo. Editora UNESP, 2002 p.37 MORAES, Dnis de. O concreto e o virtual: mdia, cultura e tenologia. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. NAGADO, Alexandre. O mang no contexto da cultura pop japonesa e universal. In: LUYTEN, Sonia Bibe. (Org.) Cultura Pop Japonesa: mang e anim. So Paulo: Hedra, 2005.

NOGUEIRA, Tnia. O Japo est na moda. Revista poca, edio n 516. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com>. Acesso em: 30 abr. 2009.

ORTIZ, Renato. Mundializao e cultura. So Paulo: Brasiliense, 2000. PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. So Paulo: Contexto, 2007. POETA, Patrcia (reprter). Universo anime inspira fuga de namorados. In: Rede

Globo de Comunicao: Fantstico, 17 jun. 2007. Redao Capricho. DBSK: uma boyband coreana que voc precisa conhecer. Disponvel em: <http://www.capricho.com.br> Acesso em: 02 out. 2008. REVISTA MADE IN JAPAN. n 117, ano 10. Editora JBC. Edio Histrica Bilnge. ROCHA, Everardo P. Guimares. A sociedade do sonho: comunicao, cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995. p.155 RODEIRO, Carla (reprter). Rockeiro japons atrai multido a So Paulo. In: TV Gazeta: Jornal da Gazeta, 23 maio 2008. ROGANTI, Margareth Ap. A imigrao coreana: o processo de fixao e ascenso social dos imigrantes e descendentes no bairro do Bom Retiro. Dissertao (Mestrado em Sociologia). Araraquara: UNESP, 2003. RONSINI, Veneza V. Mayora. Mercadores de sentido: consumo de mdia e identidades juvenis. Porto Alegre: Sulinas, 2007. SAITO, Hiroshi; MAEYAMA, Takashi. Assimilao e integrao dos japoneses no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes/Edusp, 1973. (Estudos Brasileiros IV). SANTAELLA, Lcia. Cultura das Mdias. So Paulo: Experimento, 1996. SANTOS, Roberto Elsio dos. As teorias da comunicao: da fala internet. So Paulo: Paulinas, 2003. Taliana. Glossrio do KoME. Disponvel em: <http://www.kome-world.com/br/articles-285-glossario-do-kome.html>. Acesso em: 26 out. 2009. THOMPSON, John B. A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. Time JaME. Charlotte no Brasil (10/10/2007). Disponvel em: <http://jmusicamerica.com/br> Acesso em: 30 abr. 2009.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, So Paulo. LEU Laboratrio de Estudos Urbanos, Instituto de Estudos da Linguagem. Coreanos no Brasil. Disponvel em: <http://www.labeurb.unicamp.br/elb> . Acesso em: 16 out. 2008. VANIQUE, Glria (reprter). Msico japons rene jovens no Centro de So Paulo. In: Rede Globo de Comunicao: SPTV 2 Edio, 23 maio 2008. YOSHIKI, Leandro. A Relao rock japons, a moda e os fs. Disponvel em: <http://www.nanigoto.com.br>. Acesso em: 30 out. 2007. Wikipedia. Kpop. Disponvel em: < http://en.wikipedia.org/wiki/K-pop>. Acesso em: 30 out. 2007.

Вам также может понравиться