Вы находитесь на странице: 1из 3

Circuitos integrados Os circuitos integrados so circuitos electrnicos funcionais, constitudos por um conjunto de transstores, dodos, resistncias e condensadores, fabricados

num mesmo processo, sobre uma substncia comum semicondutora de silcio que se designa vulgarmente por chip. O circuito integrado propriamente dito chama-se pastilha (chip, em ingls) e muito pequeno. A maior parte do tamanho externo do circuito integrado deve-se caixa e s ligaes da pastilha aos terminais externos. Vantagens dos C.I. em relao aos circuitos com componentes discretos: Reduo de custos, peso e tamanho. Aumento da fiabilidade. Maior velocidade de trabalho. Reduo das capacidades parasitas. Menor consumo de energia. Melhor manuteno. Reduo de stocks. Reduo dos erros de montagem. Melhoria das caractersticas tcnicas do circuito. Simplifica ao mximo a produo industrial.

ESCALAS DE INTEGRAO DE CIRCUITOS INTEGRADOS (segundo C.Y.Lu e W.Y.Lee) SSI - Small Scale Integration (Integrao em Pequena Escala) (at 30 dispositivos por pastilha (chip)) MSI - Medium Scale Integration (Integrao em Mdia Escala) (de 30 a 1000 dispositivos por pastilha) LSI - Large Scale Integration (Integrao em Grande Escala) (de 1000 at 100 000 dispositivos por pastilha) VLSI - Very Large Scale Integration (Integrao em Muito Larga Escala) (de 100 000 a 10 milhes de dispositivos por pastilha) ULSI - Ultra Large Scale Integration (Integrao em Escala Ultra Larga) (mais de 10 milhes de dispositivos por pastilha) Desde 1975 o nmero de componentes por pastilha tem duplicado em cada 2 anos.

A Internet na Transformao da Humanidade A sociedade em rede, atravs da mdia e da internet, o resultado de transformaes econmicas, tecnolgicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, fenmenos esses chamados genericamente de globalizao. Falar ao telefone, escrever e-mails, consultar o saldo bancrio, efetuar pagamentos, fazer compras, realizar pesquisas na internet, fazer reservas em teatros ou cinemas, so aes que fazem parte do cotidiano de milhes de pessoas que habitam o planeta. Essas formas de comunicaes e de obteno de informaes

usando meios tecnolgicos esto to incorporadas ao modo de vida, que poucos se do conta das grandes transformaes que elas envolvem. A internet vai alm do poder das grandes empresas de comunicao. Os meios eletrnicos tambm so utilizados como canal de organizao popular, divulgao cientfica e educacional, defesa ambiental e contra informao (aquela que se contrape s notcias e anlises divulgadas pela imprensa oficial). Diversos sites da internet tm sido utilizados por comunidades, partidos polticos, grupos guerrilheiros, uma infinidade de Organizaes No-Governamentais e rgos de imprensa eletrnica de todos os matizes ideolgicos. Os zapatistas (da Frente Zapatista de Libertao Nacional), por exemplo, grupo que defende as comunidades camponesas e indgenas do Estado de Chiapas, no sul do Mxico, ganharam expresso e apoio internacional por meio de seu site.
A internet tambm um canal para a atuao de redes criminosas comandadas pela mfia, pelo narcotrfico, por grupos terroristas que a utilizam para articular aes em diversos pases do mundo, alm de divulgar mensagens de cunho racista e xenfobo, e por tantos outros grupos ligados grupos radicais religiosos, pedfilos, criminosos, etc. Os novos meios eletrnicos do a impresso de que a informao est acessvel a todas as pessoas, em todo lugar e a qualquer momento. Alm disso, leva muitos a considerar a internet como um meio democrtico de acesso informao. Mas o acesso a dados e informaes por meio de um sistema sofisticado e combinado, que envolve satlites artificiais, televiso, telefones, cabos de fibra ptica e microcomputadores, diferenciado e seletivo quanto disponibilidade de utilizao, tanto em relao aos pases como em relao s classes sociais.

Realidade Virtual Ao contrrio do que muita gente pensa, a realidade virtual no um privilgio apenas dos magos da informtica. O conceito engloba todo universo que se cria (ou que se modela, como preferem os especialistas no assunto). Assim, poderiam ser considerados como tipos de realidade virtual o cinema, o rdio ou at mesmo um livro. "Os mundos criados dentro do computador so apenas um tipo de realidade virtual", de acordo com o Alejadro Frery (Professor da UFPE). Para serem criados, esses mundos virtuais precisam ter algumas propriedades analisadas. Por exemplo: preciso saber se o objeto criado vai estar parado ou em movimento (cinemtica); que forma ele vai ter (geometria); se slido ou flcido (estado fsico) e - no caso de pessoas, animais ou seres - que comportamento vai apresentar. Uma das aplicaes mais comuns na medicina. possvel estudar tridimensionalmente qualquer parte de um rgo e fazer simulaes de intervenes cirrgicas, por exemplo. Na engenharia, a aplicao mais apropriada a criao de prottipos de construes; na arquitetura, a simulao de ambientes; na educao, a interatividade entre o assunto estudado e o que o aluno pode ver na tela do micro; na publicidade, a apresentao dos produtos em terceira dimenso. O leque de aplicaes enorme. E cada uma delas tem

possibilidades que podem ser exploradas de milhares de maneiras por quem cria o mundo virtual e por quem o visita. Robtica Os robs industriais no se parecem com os humanos, mas fazem o trabalho deles, substituindo-os no desempenho das tarefas desagradveis e nocivas para as pessoas. O conceito do rob industrial foi patenteado por George Devol, em 1954. Na aplicao industrial dos robs, que a mais generalizada, estes exercem funes repetitivas de produo direta ou de controle de processos de fabrico, em vrios ramos da indstria, nomeadamente, na indstria automvel, nuclear (utilizao dos robs em instalaes nucleares para transportar plutnio, substituindo o homem numa tarefa de alto risco), comercial, etc. As vantagens dos robs industriais podem resumir-se da seguinte maneira:

Flexibilidade; Alta produtividade; Melhor qualidade dos produtos; Aumento da qualidade da vida humana, pelo desempenho de tarefas indesejadas.

Aplicao Espacial Tambm em tecnologia espacial a robtica tem tido aplicao pois, em 1981/82, o brao robtico teve grande utilidade na elaborao de tarefas no espao, aquando dos primeiros voos do Space Shuttle Colombia. Alm disso, os robs espaciais so utilizados na explorao do espao e na inspeo remota de estaes espaciais. Aplicao na Medicina A aplicao dos robs na medicina permite a realizao de intervenes cirrgicas distncia atravs da tele operao de robs. Este tipo de cirurgia denomina-se cirurgia robtica. Aplicao em Ambientes Diversos Existem tambm tarefas a serem realizadas em lugares onde a presena humana se torna difcil, arriscada e at mesmo impossvel, como o fundo do mar ou a imensido do espao. Algumas das tarefas dos robs nestas condies so: a desativao de minas, as operaes de busca e salvamento, as pesquisas submarinas e a inspeo de locais perigosos, tais como: reas de catstrofe, vulces, reservatrios de gs, centrais nucleares e linhas de alta tenso. Devido ao rpido desenvolvimento da robtica, perfeitamente possvel que, em breve, com o nvel dos conhecimentos de robtica j adquiridos e dominados, se vejam os robs mveis tambm nos hospitais, nas lojas, nos escritrios, nas bombas de gasolina, nos transportes e nos lares, fazendo grande parte dos trabalhos domsticos.

Вам также может понравиться