Вы находитесь на странице: 1из 20

REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO APOSTILA MOODLE SUMRIO 1. Apresentao 2. Cadastramento no MOODLE 3. Acesso ao MOODLE 4. Esqueceu a senha? 5.

Acesso ao curso 6. Navegando pelo curso 7. Barra de navegao 8. Calendrio 9. Prximos eventos 10. Participantes 11. Mensagens 12. Busca nos Fruns 13. Administrao 14. Notas 15. Modificar Perfil 16. Atividades 17. Frum de notcias 18. Fruns gerais 19. Questionrio 20. Chats 21. Livro 22. Glossrio 23. Tarefas 24. Saindo do MOODLE 1. Apresentao Esta apostila uma orientao para os participantes de cursos a distncia disponveis no ambiente MOODLE da Rede de Pesquisa e Formao em Educao - REPEd. Aqui voc encontrar orientaes bsicas de acesso e utilizao do ambiente virtual de aprendizagem. O MOODLE atualmente o ambiente virtual de aprendizagem mais utilizado no Brasil e no mundo. Ele desenvolvido sob a filosofia de software livre e a REPEd o adotou como Pgina 01 02 04 05 07 09 09 09 11 11 12 14 14 14 15 15 16 16 17 17 18 19 20 20

2
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

ambiente virtual para o oferecimento de cursos a distncia. Nossa plataforma pode ser acessada a partir do endereo http://reped.mdl.gnomio.com. Com esta apostila, pretendemos orientar voc nos seus primeiros passos dentro do MOODLE, no perfil de aluno. No entanto, o ambiente MOODLE bastante intuitivo e possvel que voc precise muito pouco deste manual. Navegue sem medo de clicar !!! 2. Cadastramento no MOODLE Para ter acesso pleno ao ambiente MOODLE, necessrio ser um usurio cadastrado. Ao matricular-se em qualquer um dos cursos da REPEd, voc receber pelo e-mail cadastrado um nome (login) e uma senha para acessar o sistema. Estando cadastrado no ambiente voc poder participar de diversos cursos e com perfis diferenciados em cada um deles. Por exemplo, voc pode ser aluno de um curso e, ao mesmo tempo, e com o mesmo usurio, ter acesso a outras disciplinas no MOODLE. Caso voc ainda no possua um usurio cadastrado, entre no site da REPEd (http://reped.wordpress.com) e preencha sua ficha de inscrio para o curso desejado clicando no link ficha-de-inscricao-reped. Aps realizar a sua inscrio, voc receber login e senha. Aps receber seu login e senha, clique em cursos na barra de opes do site. (veja figura 1). Na pgina cursos voc ter acesso ao link de nossa plataforma MOODLE (veja figura 2). Basta clicar neste link que voc ter acesso a pgina de acesso a plataforma.

3
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 1: No site REPEd clique em cursos.

Figura 2: Na pgina cursos, clique no link da nossa plataforma MOODLE.

Em nossa plataforma, todos os alunos inscritos j so prcadastrados. Assim, cada participante recebe da secretaria do curso seu usurio e senha j cadastrados e no precisar fazer seu cadastro individualmente.

3. Acesso ao MOODLE

4
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

O acesso ao ambiente MOODLE ser feito a partir no endereo http://reped.mdl.gnomio.com/ (Figura 3).

Figura 3: Pgina de acesso ao MOODLE. Clique em acesso para digitar login e senha.

Figura 4: Digite seu login e senha no local indicado e clique em acesso.

5
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 5: Troca de senha no primeiro acesso.

Obrigatoriamente voc ter que trocar sua senha no primeiro acesso. Fique atento (a) orientao de que sua senha deve ter ao menos 8 caracteres, ao menos 1 nmero, ao menos uma letra maiscula e ao menos uma letra minscula.

Figura 6: Confirmao da troca de senha.

Aps a troca de senha voc receber uma mensagem de confirmao de senha alterada. Guarde bem sua nova senha e seu login. Voc precisar deles durante todo o curso. 4. Esqueceu a senha? Caso tenha perdido seu nome de usurio ou sua senha, voc poder solicitar que outra senha seja gerada automaticamente pelo sistema e

6
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

enviada para o seu email. Isso pode ser feito atravs do link "Esqueceu o seu nome de usurio ou a sua senha?", existente no menu de acesso localizado na tela principal (ver Figura 7).

Figura 7: Solicitao de troca de senha.

Ao clicar nesse link voc ser redirecionado a uma tela onde dever informar o endereo de e-mail que voc cadastrou (ver Figura 8). Feito isso, o sistema pedir uma confirmao se voc deseja realmente trocar sua senha (ver figura 9).

7
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 8: Solicitao de troca de senha.

Figura 9: Confirmao de troca de senha.

Confirmando a troca de senha, o sistema enviar para o seu e-mail uma mensagem informando sua nova senha. 5. Acesso ao curso Para ter acesso a algum curso no MOODLE, necessrio que o cadastro no curso seja efetivado. Nos cursos REPEd este cadastro feito automaticamente. Conforme a figura 10, Altere o idioma se necessrio.

8
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 10: Se o curso estiver em ingls altere para portugus no canto superior direito.

Figura 11: Clique no curso que voc deseja acessar.

9
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

6. Navegando pelo curso A pgina principal do curso (figura 12) dividida em 3 colunas. A coluna central corresponde programao do curso. As outras colunas contm diversas caixas com finalidades diversas; a presena ou no de cada uma destas caixas depender da organizao proposta pelo professor. Vamos ver algumas destas caixas.

Figura 12: Pgina principal do curso.

7. Barra de Navegao A barra de navegao do MOODLE, mostrada na figura 13 abaixo, permite que voc veja o caminho que voc fez para chegar na pgina que voc est acessando no momento. Permite tambm que voc retorne s pginas visitadas anteriormente de uma maneira rpida e fcil, apenas clicando no link da pgina que voc deseja retornar. O nome em negrito mostra a pgina na qual voc est localizado, e os nomes em azul so links para as pginas que voc pode retornar.

Figura 13: Barra de navegao do MOODLE.

8. Calendrio O calendrio um recurso que permite a voc visualizar eventos cadastrados (que podem ser do curso ou do grupo, ou mesmo do ambiente

10
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

MOODLE da REPEd como um todo) e tambm o cadastro de eventos pessoais por voc. Os dias nos quais esses eventos iro ocorrer sero marcados de acordo com a legenda mostrada na figura 14 abaixo.

Figura 14: Tela do calendrio.

Voc poder ver os eventos que aconteceram nos meses anteriores ou que ainda esto por acontecer nos meses seguintes, clicando nas setas de navegao que se localizam na parte de cima do calendrio, ao lado do nome do ms Para visualizar os detalhes de um evento, basta clicar no dia no qual esse evento est marcado para acontecer. Para incluir um evento pessoal, basta clicar no nome do ms no calendrio e aparecer uma pgina para incluso de novos eventos.

11
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

9. Prximos eventos Na caixa de prximos eventos (ver figura 15) sero mostrados os eventos mais prximos cadastrados no calendrio, em ordem cronolgica. Alm disso, ela possui um link para que voc possa ver uma tela do calendrio mais detalhada, e um outro link para que voc possa criar um evento de usurio.

Figura 15: Tela de prximos eventos.

10. Participantes A caixa de participantes permite que voc veja todos os professores e alunos que esto participando do curso. Basta clicar no link Participantes (ver figura 16) que voc ser redirecionado a uma pgina mostrando todas as pessoas inscritas e os professores que esto ministrando o curso.

Figura 16: Box de participantes do curso.

12
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Na pgina de participantes (figura 17) voc ter acesso ao perfil de cada participante, bastando, para isso, clicar no nome ou na foto de cada um deles.

Figura 17: Relao de participantes do curso.

11. Mensagens A caixa de mensagens (ver figura 18) permite a visualizao de mensagens enviadas especificamente para voc, por usurios do MOODLE REPEd.

13
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 18: Acesso ao Box de mensagens.

Para enviar uma mensagem para algum, basta clicar no nome ou foto do mesmo e, na tela de visualizao do perfil, clicar em 'Enviar mensagem' (figura 19). Estas mensagens so pessoais, somente quem enviou e quem recebeu tm acesso s mesmas.

Figura 19: Perfil do participante.

14
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

12. Busca nos Fruns Esse recurso do MOODLE permite que voc procure por um tpico nos fruns existentes no curso. Para isso digite a palavra que deseja pesquisar e clique no boto "vai" para fazer a busca.

Figura 20: Box de busca nos fruns.

13. Administrao A caixa Administrao (fugura 21) permite que voc tenha acesso a algumas opes mais avanadas de seu cadastro. Ela possui links para que voc visualize suas notas e modifique informaes do seu perfil.

Figura 21: Caixa de administrao.

14. Notas A opo notas permite a visualizao das notas atribudas s diversas atividades do curso. Nem todas as atividades tero uma nota associada, apenas aquelas determinadas pelos professores e coordenadores do curso. Para ver que notas foram atribudas s suas atividades do curso, basta clicar no link Notas localizado no menu de adminstrao (figura 21) e ser mostrada uma lista com os nomes das atividades realizadas durante o curso e suas respectivas notas.

15
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Voc poder clicar no nome de uma atividade que estiver nessa lista para obter um relatrio detalhado sobre a mesma. 15. Modificar Perfil O Perfil um recurso muito importante num curso a distncia. Ele til para que os participantes possam se conhecer atravs das informaes disponibilizadas por cada um deles. Como os cursos REPEd geralmente so 100% a distncia, fundamental que cada participante atualize seu perfil pessoal, possibilitando, assim, que todos se conheam melhor. Para modificar seu perfil, clique no link Modificar perfil na caixa administrao. Voc ser redirecionado para uma nova tela (ver figura 22) na qual voc poder adicionar/modificar algumas informaes sobre voc e alguns detalhes do seu cadastro no MOODLE.

Figura 22: Tela de alterao do perfil do usurio.

16. Atividades O MOODLE oferece uma grande variedade de atividades que podem ser utilizadas nos cursos. A seleo destas atividades feita pelos professores responsveis por cada curso. Cada atividade selecionada pode ser configurada a partir de algumas opes, tambm de acordo com o desejo dos professores. Estas atividades normalmente aparecem na coluna principal do curso, onde consta a programao do mesmo. Abordaremos aqui algumas destas atividades.

16
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

17. Frum de Notcias O frum de notcias um espao normalmente destinado divulgao de avisos e outras informaes importantes que sero postadas no decorrer do curso. 18. Fruns gerais O frum um recurso que permite que voc interaja com os outros participantes do curso. A participao nos fruns fundamental para a construo do grupo em um curso a distncia, j que atravs dele que os participantes tm a possibilidade de se conhecer melhor e conversar sobre questes do curso e outros assuntos pertinentes. O frum pode ser utilizado, por exemplo, para discutir sobre suas dvidas sobre determinada questo ou assunto em um curso; mas pode tambm ser um espao para discusses mais amplas que se tornem pertinentes durante o decorrer do curso. Na tela do curso voc poder identificar o frum pelo cone: . Na tela principal do frum (figura 23) voc ser capaz de procurar por dvidas de outros alunos digitando o nome do tpico que deseja visualizar ao lado do boto Buscar no frum, e clicando nesse mesmo boto. Sero mostrados todos os tpicos com os assuntos que tenham o texto semelhante ao texto digitado.

Figura 23: Tela do frum. Em destaque, a caixa de Busca.

Clicando no ttulo do tpico, voc poder visualizar a discusso que j est acontecendo sobre aquele tpico, com todas as mensagens enviadas por cada um dos participantes. Para responder a uma mensagem j postada basta clicar no link Responder em baixo de cada mensagem. Voc tambm poder criar um novo tpico de discusso (caso esta opo esteja ativada pelo professor) clicando no boto Acrescentar um novo tpico de discusso que o redirecionar para a tela de criao de tpico.

17
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

19. Questionrios Os questionrios so blocos de questes de mltipla escolha ou de questes dissertativas. Ao clicar no link do questionrio voc ver sua descrio e poder clicar no boto para comear a responder s perguntas (ver figura 24).

Figura 24: Tela inicial do questionrio.

Alguns questionrios podem ter limite de tempo para responder, outros podero ser respondidos aos poucos. Nesse caso, basta mandar salvar as respostas das questes, para que da prxima vez que voc acessar o questionrio precise apenas responder s questes que ficaram faltando. 20. Chats Um outro recurso disponvel em cada curso a sala de bate-papo ou chat, onde os alunos podero conversar com os outros participantes em tempo real. Para acessar a sala de bate-papo, basta procurar pelo cone na tela principal do curso, e clicar no link ao lado. A tela do bate-papo (ver figura 25) dividida em duas partes. Uma, direita, exibe todos os usurios que esto participando do bate-papo. A segunda parte, esquerda, mostra as mensagens digitadas tanto por voc quanto pelos outros participantes.

18
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Figura 25: Tela de Bate-Papo.

Para enviar uma mensagem ao bate-papo, basta escrev-la na caixa de texto onde tem escrito Mensagem, mostrada na parte de baixo da figura 25, e pressionar a tecla "Enter" no teclado. possivel dentro do bate-papo chamar a ateno de um usurio caso ele no esteja respondendo. Para isso basta clicar em bip ao lado do nome dele que aparecer na tela uma mensagem de que sua ateno est sendo chamada por voc. 21. Livro O recurso Livro dividido em duas telas, como pode ser visto na figura 26 abaixo. A tela da esquerda um sumrio, que mostra o nome de todos os captulos existentes no livro. Voc poder ler o captulo que desejar clicando no nome do captulo dentro do sumrio. Dessa forma a tela da direita ser atualizada, mostrando o contedo do captulo que foi escolhido.

Figura 26: Tela de visualizao do livro.

19
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

Na parte de cima da tela do livro possivel visualizar dois icones (destacados em verde na figura 26): um para a visualizao do contdo do captulo para impresso e o outro para a visualizao do livro inteiro para impresso. 22. Glossrio

Figura 27: Tela principal do Glossrio.

O Glossrio um recurso importante que permite a visualizao de termos e conceitos relativos ao contedo do curso. Existem duas formas de procurar a palavra desejada: uma digitando a palavra exata na caixa de texto e clicando no boto "Buscar" (circulados de vermelho na figura 27 acima). Nesse tipo de busca, existe a opo de buscar a palavra em todo o texto. Com esta opo habilitada o resultado da busca ser todos os conceitos que tenham a palavra procurada dentro do texto de sua definio. Outra forma de achar a definio de um termo atravs do ndice (circulado de verde na figura 27), onde voc pode clicar na letra do alfabeto correspondente inicial da palavra desejada.

20
REDE DE PESQUISA E FORMAO EM EDUCAO

23. Tarefas

Figura 28: Tela principal de uma tarefa.

As tarefas sero respondidas atravs de um arquivo (texto, imagem, etc...). Para editar o arquivo voc deve usar o editor de sua preferncia (fora do ambiente MOODLE). Na tela da tarefa, mostrada na figura 28, voc deve enviar o arquivo com a resposta clicando primeiramente no boto "Procurar" para procurar o arquivo no seu computador. Depois, clique no boto "Enviar este Arquivo" para enviar o arquivo contendo sua resposta a ser avaliada pelos professores. Na maioria dos casos, as tarefas tm prazos definidos; o envio do arquivo s permitido dentro do prazo especificado. 24. Saindo do MOODLE

Figura 29: Link para sair do MOODLE.

Para sair do MOODLE, procure o link sair (ver figura 29) existente no canto superior direito ou na parte inferior da tela. Ao clicar no link "Sair", voc ser redirecionado para a tela principal do MOODLE.

Вам также может понравиться