Вы находитесь на странице: 1из 3

Caderneta Pessoal e Reforma ntima Muito j se disse sobre a Caderneta Pessoal dentro do movimento esprita.

E por isso, mesmo os movimentos que no a utilizam, falam dela como se a conhecessem. Mesmo que voc participe de um centro que a utilize, encontrar pessoas que ali no a compreendem e no gostem dela.

Quem escreve na caderneta e trabalha ali seus sentimentos, conseguem efetivamente entrar num estado de compreenso de si prprio que, continuamente, vai lev-lo ao autoconhecimento de si prprio.

No existe uma s maneira de se fazer a reforma ntima ou de ter auto conhecimento. Como muitos preferem, a reflexo ou meditao so outras vias. Eu diria que no devemos deixar uma pela outra, pois todas elas so complementares e assim como todas tem seus benefcios, vou colocar aqui os da Caderneta Pessoal:

- Escrever e ler faz parte da evoluo da sociedade e do nosso crescimento individual. um salto que demos, coletivamente e individualmente.

- Conhecer os sentimentos que realmente temos em diversas situaes traz um estado de compreenso sobre ns que permite ao mesmo tempo nos perdoar, nos tirar da sintonia que muitas vezes entramos e nos d o entendimento do caminho que devemos percorrer.

- A caderneta um caderninho com folhas em branco. No h uma regra para faz-la, cada um escrever do seu jeito. Se fosse uma coisa pronta, um formulrio, a sim seria uma formalizao, uma normalizao. Mas no h forma ou norma. Existem dicas que os Discpulos podem trocar entre si, dentro de suas vivncias. So maneiras de se incentivar uns aos outros sobre caminhos que descobriram em suas investidas de reforma ntima.

- Planejar sem escrever um absurdo. Se reformar sem se planejar ineficiente, como viajar sem se saber o caminho, sem mapa, sem contar com os mantimentos necessrios... Planejamento, qualquer que seja, requer que tracemos um plano e que regularmente possamos nos avaliar e nos replanejar. assim que deve ser uma caderneta, um planejamento dinmico de nossa reforma ntima. Como fazer isso de cada um, pessoal.

- Colocar data uma coisa importante para que se avalie o planejamento, ajuda. uma dica. Com o tempo se v que caderneta sem datas no do ao seu dono a sensao de tempo que importante em todos os aspctos desta encarnao, no s na reforma ntima. O tempo uma referncia vital da humanidade.

- Identificar o sentimento que se tem na anotao no uma regra, mas a razo de existir a caderneta. Sem conhecermos os sentimentos que esto por trs das atitudes e dos pensamentos e das emoes, no nos reformaremos.

A reciclagem dos erros


importante que saibamos nos situar no momento histrico que vivemos. Mas se ampliarmos mais um pouco a nossa mente e nosso raciocnio, podemos nos situar em nosso momento evolutivo em relao ao momento evolutivo do nosso planeta - nossa aldeia global. Com isso, possvel se pensar, compreender e entender que no estamos muito abaixo ou muito acima em nossa escala evolutiva. Algumas coisas sabemos e outras pensamos saber. Alguma sabemos que no sabemos e outras nem sabemos que no sabemos. Mas precisamos viver e entendemos que precisamos saber de tudo. E no precisamos. Mas insistimos e teimamos em nos colocar como quem sabe de tudo. Temos opinio para tudo. Principalmente sobre os outros. No estou falando somente da fofoca. Mas pior. Estou falando daquilo que carregamos dentro de nosso corao e que tomamos como verdade. E est longe de ser a verdade. Tomamos como verdade pois achamos que precisamos ser conclusivos sobre muitas coisas, que precisamos ter certeza de muitas coisas, que precisamos ter julgamento sobre tudo. No precisamos. Do princpio dos tempos at hoje, saindo do reino animal para o hominal, ns precisamos nos sentir seguros, pois havamos ganho o livre arbtrio e a conscincia, que misturados com o medo provindo do reino anterior, nos gerou a preconceituao sobre quem so os outros. Nos colocar de mente aberta sem conceituar quem o outro, mesmo que seja o nosso conjuge (que pensamos que conhecemos) difcil. bem mais fcil passar a rgua e cadastrar a pessoa dentro de nosso corao da maneira que entendemos. Quem so as pessoas, por conta deste nosso comportamento, algo que passamos longe de compreender. E jogamos fora diariamente a chance de conhec-las milmetro a milmetro, pois desejamos julg-las de quilmetro a quilmetro. E por isso, todos ns pensamos bobagens dos outros. E vamos morrer com isso. Desde assuntos importantes at banais vo nos acompanhar ao caixo. Os que ficaro aqui mais um pouco do que ns, vtimas de nossos preconceito pensaro: "Chegando l em cima ele vai ver que no sou assim como ele pensa. Chegando l, ele vai saber a verdade". A esperana na justia divina, pois o reino dos cus no deste mundo, correta. Porm, na prtica, nem tudo pode ser de imediato. Chegar l no plano espiritual depois de 80 anos julgando incorretamente a tudo e a todos e de uma s vez cair todas as fichas... impossvel. As coisas precisam de tempo. E nossa mente tambm se esquece de muitos detalhes. Com o tempo viramos a pgina, nem pensamos mais naquilo que nos preocupvamos faz 30 anos. O que muda em ns do lado de l a maneira de pensarmos. Como ali temos certeza que no vamos morrer, partimos do pressuposto que no sabemos quem so os outros, pois no sabemos quem somos. E conforme vo nos aparecendo as situaes que vamos nos

reciclando daquilo que pensvamos na terra. Podemos acelerar isso, se trabalharmos bastante, se formos disciplinados para tal, estudando, refletindo, orando e nos alinhando com o evangelho. Nos livros de Andr Luiz comum ver este tipo de reencontro e de reflexes sobre quem ramos. Mas muitas vezes ns no somos estimulados e uma parte do que pensamos de errado vai para um fosso que precisa ser queimado pela luz divina. Quando acendemos uma luz em nossa mente, vrios pontos se iluminam por tabela. uma teia de luz que temos em nossa mente. Puxa-se um ns e os outros tambm se influenciam. E com isso, vamos remodelando o nosso pensamento. Precisamos ir para o outro lado para cair estas fichas ou podemos realizar estas reciclagens j? Passo por coisas aqui na terra, por um lado e pelo outro, julgador e julgado. O de julgado di mais. E vejo que no quero fazer isso com outra pessoa, pois isso no se faz... Mas eu fao. bom sofrer os espinhos para lembrar sou falvel e fao

Вам также может понравиться