Вы находитесь на странице: 1из 13

PROCESSO CIVIL III EXECUO QUESTES PARA PESQUISA

1) As fases evolutivas do direito processual podem ser divididas da seguinte maneira: a) fase sincrtica; b) fase cientfica (ou autonomista ou conceitual); c) fase instrumental. Na primeira fase, que durou at meados do sculo XIX, o direito processual era visto apenas como acessrio (apndice, captulo) do direito material. Ou seja, tinha carter secundrio, uma vez que estava misturado com o direito material. Por outro lado, a segunda fase (meados do sculo XIX at meados do sculo XX), inaugurada pelo alemo Oskar Von Blow, reconheceu a existncia da relao jurdica de direito processual distinta da relao jurdica de Direito material em funo de trs elementos essenciais: os sujeitos, o objeto e os pressupostos. Em funo de tal reconhecimento, o direito processual ganhou autonomia cientfica e legislativa do direito material o que proporcionou notvel desenvolvimento para o primeiro. Tanto que, neste perodo, foram criados os institutos fundamentais do direito processual (jurisdio, competncia, ao, processo, etc.). Contudo, houve o surgimento de um grande problema: os estudiosos estavam to envolvidos com os institutos processuais que acabaram esquecendo-se do direito material da realidade social na qual tais institutos deveriam ser aplicados. A terceira fase veio tentar solucionar a falha da fase anterior ao propor um processo pensado sobre uma perspectiva de resultados. Nesta fase mais recente, inaugurada por Cndido Rangel Dinamarco (com a obra A Instrumentalidade do Processo), o processo no deve mais ser visto como um fim em si mesmo, mas apenas como um meio (mtodo, forma) para se chegar ao fim que a realizao do direito material.

2) De acordo com Francesco Carnelutti, lide o conflito de interesse, qualificado pela pretenso de um dos interessados e pela resistncia do outro. Ou seja, na concepo lide o conflito de interesses qualificado por uma pretenso resistida. Neste sentido, explica Carnelutti que interesse a posio favorvel para a satisfao de uma necessidade assumida por uma das partes e pretenso, a exigncia de uma parte de subordinao de um interesse alheio a um interesse prprio. Enrico Liebman, por outro lado, reformulou a teoria de Carnelutti ao defender a definio de lide como sendo o mrito da causa. A lide a descrita por Liebman como uma realidade endoprocessual, consistente num conflito de interesses depois de moldado pelas partes e vazado nos pedidos formulados ao juiz, ou num conflito efetivo ou virtual de pedidos contraditrios, sobre o qual o juiz convidado a decidir. Conforme Liebman, o elemento que delimita em concreto o mrito da causa no , portanto, o conflito existente entre as partes fora do processo, e sim o pedido feito ao juiz em relao quele conflito. Contrape-se a viso jurdica de Liebman ao conceito sociolgico de Carnelutti, para quem a lide uma realidade extraprocessual, ou seja, o conflito de interesses qualificado pela pretenso de um dos interessados e pela resistncia do outro. Diz Liebman: Lide , portanto, o conflito efetivo ou virtual de pedidos contraditrios, sobre o qual o juiz convidado a decidir. Assim, modificado o conceito de lide, torna-se perfeitamente aceitvel na teoria do processo e exprime satisfatoriamente o que se costuma chamar de mrito da causa. Julgar a lide e julgar o mrito so expresses sinnimas que se referem deciso do pedido do autor para julg-lo procedente ou improcedente e, por conseguinte, para conceder ou negar a providncia requerida.

3) O princpio da instrumentalidade substancial das formas trata da possibilidade de aplicao do princpio da instrumentalidade das formas (previsto nos artigos 154 e 244 do cdigo de Processo Civil) s condies da ao e aos pressupostos processuais.

Exemplo: a falta de citao no enseja a extino do processo se esta falta for suprida pela presena espontnea do ru isso pode ser interpretado como a extenso do princpio da instrumentalidade sobre as condies da ao.

4) Sim. A sentena proferida por magistrado em outro pas pode ser executada no Brasil para isso, estas sentenas tm que ser, primeiramente, homologadas pelo STJ para, ento, poderem ser executadas (pela Justia Federal), uma vez que ser considerada um ttulo executivo judicial (artigo 566, inciso I, CPC c/c artigo 475-N, inciso VI, CPC). Procedimento Homologao: A sentena pecuniria estrangeira, para produzir efeitos no Brasil, demandar prvia homologao pelo STJ. Tal competncia est prevista no art. 105, inciso I, alnea "i", da Constituio Federal. Alm disso, o art. 483 do Cdigo de Processo Civil esclarece que a sentena estrangeira s ter eficcia no Brasil aps ser homologada, e que o procedimento da homologao da sentena estrangeira disciplinado no Regimento Interno da Corte seguindo o rito estabelecido na Resoluo de n. 9/05 do STJ. Procedimento Execuo: Uma vez homologada a sentena pecuniria estrangeira, ela ser executada por meio de carta de sentena, conforme o art. 484 do CPC (que dispe que a execuo da sentena estrangeira pecuniria ser realizada, na medida do possvel, da mesma maneira pela qual realizada a execuo da sentena nacional.). A sua execuo ser realizada perante a Justia Federal, por fora do art. 109, inc. X da Constituio Federal. O rito a ser adotada para o cumprimento da sentena estrangeira pecuniria que j foi homologada o do art. 475-J, caput do Cdigo de Processo Civil. O requerido ser citado para, em quinze dias, realizar o pagamento da importncia estipulada, sob pena de, no o fazendo, incidir multa de dez por cento do valor originrio.

5) Sim. De acordo com o artigo 566, inciso I do CPC: o credor a quem a lei confere ttulo executivo pode promover a execuo forada e, segundo o artigo 475-N, inciso III do CPC, ttulo executivo judicial a sentena homologatria de conciliao ou de transao, ainda que inclua matria no posta em juzo.

6) No. A sentena estrangeira proferida por magistrado de um pas membro do MERCOSUL no necessita passar pelo procedimento de homologao no STJ, uma vez que ser conhecida e executada atravs de carta rogatria. Isso est previsto no artigo 19 do Protocolo de Las Leas, que foi assinado em 27/06/1992 e inserido em nosso ordenamento por fora do Decreto n. 2067/96: o pedido de reconhecido e execuo de sentena e de laudos arbitrais por parte das autoridades jurisdicional ser tramitado por via de cartas rogatrias e por intermdios da Autoridade Central.

7) Sim. A multa do art. 475-J, caput do CPC no afasta a incidncia de eventual multa contratual estabelecida no acordo entabulado em juzo, pois, as referidas multas tm origens distintas: a primeira decorre ex lege, enquanto a segunda tem origem no encontro de vontades dos litigantes. No h, portanto, bis in idem.

8) No, o sincretismo no representa o fim do processo de execuo. O que houve, em verdade, foi uma relativizao da autonomia do processo de execuo. Em relao execuo dos ttulos executivos extrajudiciais, a autonomia continua existindo. No entanto, quanto aos ttulos executivos judiciais, ocorreu um afastamento da autonomia, j que no processo sincrtico h unio dos atos do processo de conhecimento e do processo de execuo.

9) Segundo o livro Curso de Execuo Civil (D. R. Hertel): - Execuo Impossvel: A execuo considerada impossvel quando, por motivos fsicos ou jurdicos, no se consegue obter o exato resultado previsto no direito material. Frustra-se, assim, a expectativa do credor nos casos de execuo impossvel. Se o devedor tem, por exemplo, a obrigao de entregar uma coisa certa e esta j no mais existe, por ter perecido, diz-se, nesse caso, que a execuo considerada impossvel. - Execuo Imprpria: Nesta modalidade de execuo no h a prtica de atos executivos, de contrio do patrimnio do devedor. So realizadas apenas medidas de ordem administrativa para que seja implementada uma

determinada deciso judicial. O registro da sentena de separao judicial no cartrio competente, por exemplo, tpico caso de execuo imprpria. A rigor, a execuo imprpria no pode ser considerada uma tpica atividade executiva.

10) O motivo da no admisso de Assistncia (ou de qualquer outra modalidade de interveno de terceiro) no processo de execuo o fato que no ser proferida uma sentena de mrito. Ou seja: o processo de execuo no um processo de sentena (no h julgamento de procedncia ou improcedncia), sendo que a situao do terceiro no discutida.

11) No. O credor pode cumular as execues, mas deve preencher determinados requisitos: identidade de credor; identidade de devedor; mesma competncia; mesmo procedimento. (art. 573 do CPC) No caso do cheque, a doutrina e a jurisprudncia so pacficas ao afirmar que ele deve ser executado perante o local do banco sacado (onde h a conta). Por isso, cheques com praas distintas no podem ser cumulados havendo impossibilidade de cumulao de execues ainda que seja o caso de incompetncia relativa (j que o legislador no fez qualquer distino quanto ao requisito de competncia). Observao: H doutrinadores que acreditam na vedao de cumulao de execues apenas nos casos de incompetncia absoluta.

12) No, a regra de competncia funcional foi somente relativizada. A inovao da lei 11.232/05 possibilitou que, no caso do inciso II do art. 475-P do CPC, alm da execuo mediante o juzo que proferiu a sentena, possa haver a opo de escolha de mais dois: no atual domiclio de devedor ou no local onde se encontrarem os bens do executado.

13) No possvel a cumulao da execuo dos alimentos sob pena de penhora com a execuo dos alimentos sob pena de priso, tendo em vista a

diversidade de ritos (procedimentos) seriam dois mandados de citao distintos: - Na execuo dos alimentos sob pena de penhora (artigo 732 do CPC), o devedor citado para, no prazo de trs dias, efetuar o pagamento na forma do artigo 652 do CPC, sob pena de, no o fazendo, serem penhorados bens pertencentes ao seu patrimnio. - Por outro lado, na execuo dos alimentos sob pena de priso (artigo 733 do CPC), o devedor ter os mesmo trs dias, depois a citao, para realizar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de faz-lo, sob pena de ser preso.

14) Execuo por expropriao, desapossamento e transformao classificao desenvolvida por Cndido Rangel Dinamarco. Livro Curso de Execuo Civil (D. R. Hertel) - Execuo por expropriao: execuo que acontece nos casos de execuo genrica (destinada a cobrana de importncia em pecnia). So expropriados os bens do devedor para realizar o direito do credor. Tal expropriao realizada por meio da alienao, adjudicao ou do usufruto de imvel ou de empresa, na forma dos artigos 646 c/c 647 do CPC. - Execuo por desapossamento: ocorre nos casos de execuo especfica (cobrana de obrigao de dar, fazer ou no fazer), mas somente em relao execuo para a entrega de coisa esta realizada pela tcnica do desapossamento, em que se retira o bem em questo da esfera de disponibilidade do devedor. - Execuo por transformao: execuo realizada no caso de execuo especfica de fazer. Nesta situao, alguma coisa ser transformada em outra.

15) Schuld X Haftung. - Schuld: significa dbito, dever que, no mbito obrigacional, o dever legal de cumprimento da prestao. - Haftung: responsabilidade relativa ao dbito do devedor. Ou seja: caso o dbito no seja cumprido, surge a prerrogativa ao credor de intervir no patrimnio do devedor (ou daquele sobre quem recaa a responsabilidade pela dvida ex. o fiador)
O vnculo obrigacional se decompe em dois momentos distintos: Schuld (dbito) e Haftung (responsabilidade). Schuld o dever legal de cumprimento espontneo da prestao. Caso o dbito no seja cumprido espontaneamente, surge a prerrogativa ao credor de intervir no patrimnio do devedor (Haftung).

16) Sim. O fiador convencional (aquele cujo encargo de fiana tem origem em um contrato) possui legitimidade passiva para a ao de execuo (e no apenas o fiador judicial). A doutrina entende que no artigo 585, inciso IV do CPC, h um caso em que o legislador disse menos do que pretendia, sendo, portanto, necessria uma interpretao extensiva do dispositivo.

17) A sentena que suscetvel de comportar execuo por excelncia a sentena condenatria. As sentenas declaratrias e constitutivas no podem ser executadas, uma vez que se esvaziam em si mesmas. No entanto, a sentena declaratria ou constitutiva pode vir a possuir um eventual captulo condenatrio ou estar cumulada com uma sentena condenatria, podendo ser feita a execuo. Exemplo: ao de investigao de paternidade com pedido de alimentos. Observao: Aps o advento da Lei 11.232/05, uma parcela da doutrina passou a defender a possibilidade de execuo da sentena declaratria com a mudana no art. 475-N, inc. I do CPC (que fala que pode ser executada uma sentena que reconhece uma obrigao).

18) A priso do depositrio infiel, apesar de possvel segundo o art. 5, inciso LXVII da Constituio da Repblica, no mais possvel no Brasil tendo em vista o posicionamento firmado pelo STF sobre os tratados e convenes internacionais que tratam sobre direitos humanos. Com o julgamento do RE 466.343-SP em dezembro de 2008, o STF colocou os tratados internacionais que lecionam sobre direitos humanos em uma nova posio dentro de nosso ordenamento jurdico no mesmo patamar das normas constitucionais. Com isso, o Pacto de So Jos da Costa Rica que, em seu artigo 7, 7, no aceita priso por dvida que no seja no caso de alimentos, vigora como regra sobre o assunto.

19) Exceptio non adimpleti contractus e Exceptio non rite adimpleti contractus. - Exceptio non adimpleti contractus: a exceo do contrato no cumprido. Ou seja: nos contratos bilaterais nenhum dos contratantes pode exigir do outro o cumprimento da prestao sem antes cumprir a sua, podendo a parte evocar, como matria de defesa, tal exceo. CC/02: Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigao, pode exigir o implemento da do outro.

- Exceptio non rite adimpleti contractus: a execuo do contrato no cumprido de modo perfeito. Em outras palavras, o direito do contratante em face daquele que no cumpre o contrato regularmente, de maneira defeituosa. CPC: Art. 581. O credor no poder iniciar a execuo, ou nela prosseguir, se o devedor cumprir a obrigao; mas poder recusar o recebimento da prestao, estabelecida no ttulo executivo, se ela no corresponder ao direito ou obrigao; caso em que requerer ao juiz a execuo, ressalvado ao devedor o direito de embarg-la.

20) Curso de Execuo Civil (D. R. Hertel) pgina: 459: A insolvncia um processo semelhante ao da falncia, mas que com esta no se confunde em decorrncia de diferenas substanciais. Uma primeira distino que pode ser estabelecida entre a falncia e a insolvncia diz respeito previso legal. A falncia regulamentada na Lei n 11.101/05, enquanto a insolvncia um procedimento previsto no Cdigo de Processo Civil, nos arts. 748 a 786-A. Outra distino, de suma importncia, que a falncia destinada ao devedor empresrio, seja ele pessoa fsica ou jurdica. De fato, se o devedor exerce a atividade de empresa, sendo uma sociedade empresria ou um empresrio individual, o procedimento a ser adotado ser o da falncia. Mas, se o devedor no for empresrio, o procedimento a ser adotado ser o da insolvncia, pouco importando se se trata de pessoa fsica ou jurdica. No caso de insolvncia, o devedor que se encontra nesse estado no obrigado a pleitear em juzo a sua auto-insolvncia (art. 759 do CPC). Mas, tratando-se de devedor empresrio, este ser obrigado a requerer em juzo que seja declarada a sua autofalncia (art. 105 da Lei 11.101/05). Outra distino que para ser requerida a insolvncia civil no h qualquer limitao de valor no ordenamento jurdico. Mas, para ser requerida a decretao da falncia do empresrio, com base em ttulo executivo protestado, h a necessidade de o valor deste ultrapassar quarenta salrios mnimos na data do pedido da quebra (art. 94, inc. I, da Lei 11.101/05). Destaca a doutrina ainda outras distines entre a falncia e a insolvncia. Enquanto aquela, por exemplo, produz efeitos diversos conforme seja considerada fraudulenta ou fortuita, esta no sofre distino alguma. Outra distino que, ao contrrio da falncia, a insolvncia civil no demanda a obrigatoriedade de ser a exordial instruda com a prova do protesto do ttulo.

21) Execuo Ilegal e Execuo Injusta. - Execuo Ilegal: aquela em que no se verificam os requisitos de ordem pblica. Na execuo ilegal, faltam condies da ao (legitimidade, interesse e possibilidade jurdica) ou verificam-se pressupostos processuais negativos (ex.: litispendncia) ou esto ausentes os pressupostos positivos (ex.: capacidade processual ou postulatria).

- Execuo Injusta: nesta execuo, no faltam os requisitos de ordem pblica, mas sim a causa debendi. Por exemplo: uma situao em que o credor ajuza a execuo de um ttulo cuja obrigao foi contrada mediante dolo, erro ou coao; ou quando o credor executa um cheque j pago.

22) Objeo de Pr-Executividade: forma de defesa do devedor mecanismo de defesa construdo pela jurisprudncia e que tem por escopo impugnar as execues ilegais.

23) Querela nullitatis insanabilis: trata-se de uma ao de defesa heterotpica (ao autnoma da execuo que visa se defender da mesma). Tem cabimento nos caos em que a execuo pautada em ttulo judicial formado sem a citao do requerido, desde que tenha transcorrido sua revelia. Essa defesa uma ao declaratria com a inteno de declarar a inexistncia de relao processual originria do ttulo executivo, a competncia para sua apreciao o juzo de 1 grau. Como a querela nullitatis insanabilis trata da inexistncia de um ato processual - e no de nulidade -, pode ser argida a qualquer tempo, no sendo aplicado a ela o prazo de dois anos da ao rescisria.

24) Prescrio Intercorrente: aquela verificada aps o requerimento da execuo, devendo ser vista como uma penalidade ao credor que no diligente. A doutrina tem reconhecido a prescrio intercorrente em sede de execuo, j que, ao abandonar a ao executiva por um perodo superior ao do prazo prescricional, o credor far com que ocorra a consumao da prescrio.

25) Objeo de Ps-Executividade: um meio de defesa do executado para alegar matria de ordem pblica aps (por isso: ps) a fase de expropriao dos bens; possibilitando, por exemplo, a alegao de ilegitimidade ad causam ativa.

26) A liquidao de sentena consiste num procedimento para a apurao do quantum debeatur, ou seja, um procedimento destinado a atribuir um valor ao ttulo executivo. - Uma vez que a execuo no pode ser requerida se o ttulo for ilquido, faze-se necessrio, anteriormente, a requisio de sua liquidao para que o quantum debeatur possa ser incorporado ao ttulo. - Existem trs modalidades de liquidao: por artigos, por arbitragem, e por clculos do contador. - Liquidao Imprpria: a liquidao realizada nas aes coletivas, em que caber ao credor demonstrar em sede de liquidao tanto o quantum debeatur, como a prpria legitimidade para requer-lo.

27) Quanto possibilidade de fixao de astreintes contra a Fazenda Pblica, podemos verificar diferentes posicionamentos doutrinrios a favor ou contra. Duas so as questes mais problemticas em relao ao tema: a origem do dinheiro para o pagamento da multa e o sistema de pagamento de crditos pecunirios da por parte da Fazenda Pblica (os precatrios). No entanto, mesmos com tais problemas, a doutrina posiciona-se majoritariamente a favor da fixao de astreintes em razo da busca pela isonomia, pela celeridade processual e por um processo justo.

28) So duas as modalidades, espcies de hasta pblica: o leilo e a praa. - Leilo: destinado venda de bens mveis; realizado no lugar que o juiz designar; e conduzida pelo leiloeiro. - Praa; destina-se venda de bens imveis; realiza no trio do frum; alm de ser conduzida pelo serventurio da justia.

29) A deciso interlocutria liminar (com carga condenatria), embora no esteja includa no rol do artigo 475-N do CPC, tambm ttulo executivo. Faz-se, portanto, uma interpretao extensiva no inciso I do referido dispositivo para haver a incluso das decises liminares. Alm disso, o prprio art. 273, pargrafo 3 do CPC estabelece a possibilidade de execuo de deciso interlocutria liminar.

30) Aparentes so aquelas condenaes que, mesmo se apresentando como sentenas condenatrias, no dispem de eficcia suficiente para efetivamente realizar a execuo forada. Exemplo de condenao aparente : a condenao da Fazenda Pblica a pagar dinheiro tendo em vista que a Constituio (art. 100, caput e 2) e a lei (art. 730, CPC) vedam prtica de atos executivos sobre seu patrimnio. Em outras palavras, a execuo por precatrio uma falsa execuo porque no se faz mediante a invaso do patrimnio da Fazenda Pblica, tornado a condenao apenas nominal (aparente). 31) Teoria da ao como direito potestativo (Chiovenda). - Esta teoria prev a faculdade do autor em ingressar com uma ao, desde que haja um direito e que, esse direito, possa ser postulado pelo seu titular tendo em vista o interesse em uma deciso favorvel possibilitando a atividade jurisdicional em face do adversrio do autor. Nesta teoria, a provocao a condio para a atuao da vontade concreta da lei. 32) Sim. A execuo imediata (em que o cumprimento da deciso realizase como continuao natural do processo que foi inaugurado, sem a implementao de nova relao processual) da sentena penal condenatria com trnsito em julgado ir ocorrer quando o juiz criminal fixar o valor mnimo da indenizao cvel. 33)

34) Fungibilidade Progressiva X Fungibilidade Regressiva. - Fungibilidade Progressiva: ocorre quando se pede Tutela Cautelar e o juiz concede Tutela Antecipada. - Fungibilidade Regressiva: verifica-se quando se pede Tutela Antecipada e h a concesso de Tutela Cautelar.

35) Efeito Repositivo: aquele em que permite que o mesmo juiz prolator da sentena a reveja. Significa a mesma coisa que juzo de retratao.

Вам также может понравиться