Вы находитесь на странице: 1из 51

Goinia / 2003

AGNCIA AMBIENTAL DE GOIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIRETRIZES PARA LICENCIAMENTO APRESENTAO DE PLANOS & PROJETOS AMBIENTAIS

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1. Objetivos
Objetivo desta diretriz definir a documentao necessria ao licenciamento e estabelecer critrios para apresentao dos planos e projetos ambientais de atividades potencialmente poluidoras (tratamento de resduos lquidos, tratamento e disposio de resduos slidos, emisses atmosfricas, rudos, vibraes e outros passivos ambientais) ou utilizadores de recursos naturais. Estabelecer como parte integrante do sistema estadual de licenciamento prvio, instalao e funcionamento, as atividades listadas no Anexo V da Lei N. 8544 de 17 de outubro de 1978, da resoluo CONAMA 237 de 19 de Dezembro de 1997, em seu Anexo I, e outros de relevncia que podero ser identificados pela Agncia Ambiental.

2. Aplicao
Estas diretrizes representam um instrumento para orientar o empreendedor e o profissional nos procedimentos requeridos nos instrumentos de licenciamento ambiental, como forma de gesto para a conservao do meio ambiente. Sua aplicao apresentada de forma geral para as diversas tipologias da atividade econmica, nos anexos A e B, complementando ainda com algumas tipologias especficas que tambm se relacionam com todo documento.

3. Oposio da Agncia Ambiental no Ordenamento Jurdico do Estado de Gois


uma entidade autrquica estadual, dotada de personalidade jurdica de Direito Pblico interno, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, jurisdicionada a Secretaria do Meio Ambiente, dos Recursos Hdricos e da Habitao do Estado de Gois, responsvel pela execuo da poltica de proteo, conservao e pesquisas para o aproveitamento de recursos naturais.

4. Misso da agncia ambiental


Garantir a qualidade ambiental atravs do monitoramento, da fiscalizao e do licenciamento ambiental das atividades potencialmente poluidoras.

5. Licenciamento ambiental
Procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao, ampliao e a operao de empreendimentos e atividades que utilizam recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. (Resoluo CONAMA 237).

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

5.1 Licena Ambiental Ato administrativo pelo qual o rgo ambiental competente, estabelece as condies, restries e medidas de controle ambiental que devero ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa fsica ou jurdica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. (Resoluo CONAMA 237). 5.2 Legislao Ambiental No ordenamento jurdico nacional a legislao federal traa as normas gerais enquanto as leis Estaduais e Municipais especificam-nas, cuidando das particularidades e caractersticas regionais. 5.2.1 Legislao Federal pertinente questo ambiental: Lei n6.938/81- Institui a Poltica Nacional de Meio Ambiente; Lei n9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais; Decreto n3.179/99 Regulamenta a Lei n.9.605 e estabelece as infraes administrativas lesivas ao meio ambiente. 5.2.2 Resolues do Conselho Nacional de Meio Ambiente -CONAMA: Resoluo CONAMA n01/86- estabelece definies e as diretrizes gerais para o uso e implementao da Avaliao de Impacto Ambiental (Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto Ambienta - EIA/RIMA), exigido para atividades consideradas de significativo impacto no ambiente. Resoluo CONAMA n06/86 - estabelece os modelos de publicao dos pedidos de licenciamento ambiental. Resoluo CONAMA n06/87 - estabelece normas para o licenciamento ambiental de obras do setor de energia eltrica; Resoluo CONAMA n09/87-estabelece o procedimento para realizao de audincia pblica, exigida nos projetos que contenham EIA/RIMA; Resoluo CONAMA n237/97- determina o procedimento de licenciamento ambiental, estabelecendo as licenas ambientais exigidas, prazos e outros critrios. Resoluo CONAMA n279/01- impe o procedimento ambiental para o licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos eltricos com pequeno potencial de impacto ambiental. 5.2.3 Legislao Estadual pertinente questo ambiental: Lei n 8.544, de 17 de outubro de 1978, que dispe sobre o controle da poluio do meio ambiente
4 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Decreto n1745, de 06 de dezembro de 1979, que regulamenta a lei 8.544, estabelecendo as penalidades inerentes mesma. Lei n 12.596, de 14 de maro de 1995, que institui a Poltica Florestal do Estado de Gois. Decreto n4.593, de 13 de novembro de 1995 que regulamenta a lei 12.596, estabelecendo as penalidades inerentes mesma. Lei n 13.025, de 13/01/97, que dispe sobre a pesca, aqicultura e proteo da fauna aqutica. Lei n14.241, de 29 de julho de 2002- dispe sobre a proteo da fauna silvestre no Estado de Gois e d outras providncias. 5.2.4 Legislao Municipal: A legislao ambiental municipal deve ser aplicada no municpio onde foi promulgada e dever ser necessariamente complementar s legislaes Federais e Estaduais, no podendo ser nunca, mais condescendente do que estas. 5.3 Empreendimentos sujeitos ao Licenciamento Ambiental Todas as pessoas fsicas ou jurdicas e as entidades das Administraes Pblicas Federal, Estaduais e Municipais, cujas atividades utilizem recursos primrios ou secundrios e possam ser causadoras efetivas ou potenciais de poluio ou de degradao ambiental. 5.4 Espcies de licenas ambientais emitidas pela Agncia Ambiental de Gois 5.4.1 Registro / licenciamento: Aplica-se s atividades consideradas de baixo potencial poluidor, que no se enquadram no LAS (licenciamento ambiental simplificado) e/ou no licenciamento das atividades especificadas no anexo V da lei 8.544 de 17 de Outubro de 1978 e da resoluo CONAMA 237/1997, em seu anexo I, especificadas na Portaria Agncia Ambiental N 05/2001-N. a1) Validade de 1(um) ano. a2) Documentos necessrios para a instruo processual. Requerimento: Descrio detalhada das atividades; Pessoa jurdica copia do cadastro de microempresa, pessoa fsica cpia do RG/CPF. Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR), 3 (trs) UPCs; Croqui de localizao da atividade.
5 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Outros documentos que a Agncia julgar necessrios. 5.4.2 Licenciamento ambiental simplificado (LAS) Aplica-se s atividades consideradas de baixo potencial ofensivo ao meio ambiente por sua natureza, porte e localizao discriminados no Anexo da Portaria Agncia Ambiental n 06/2001-N. b1) Documentos necessrios para a instruo processual Requerimento: Cpia da certido do registro do imvel ou similar; Cadastro de microempresa; Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR), 8 (oito) UPCs; Certido de uso do solo; Apresentar o anexo A, e o plano e projeto especfico do sistema de controle da poluio ambiental, se for o caso de (atividades geradoras de resduos lquidos, resduos slidos, emisses atmosfricas, rudos, vibraes e outros passivos ambientais); Anuncia do rgo responsvel pelo servio de saneamento pblico quando usar a rede de esgotamento sanitria, para o lanamento de efluentes lquidos. Para empreendimento que utilize como fonte de abastecimento de gua a captao direta em curso dgua, apresentar outorga de uso da gua ou dispensa da necessidade da mesma, emitida pela SEMARH.

5.4.3 LICENA PRVIA (LP) Exigida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases de sua implantao. c1) - documentos necessrios para a instruo processual Requerimento modelo - para Licena Prvia; Declarao da prefeitura municipal de que o local e o tipo de empreendimento ou atividade a ser instalada est em conformidade com o Plano Diretor / Zoneamento do municpio; Apresentar estudo ambiental prvio da rea de implantao do projeto, a ser definido pela Agncia, ressalvado os casos de empreendimento e atividades que exijam a elaborao de EIA/RIMA;
6 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Croqui de localizao e acesso rea; Publicaes da resoluo CONAMA 06/86; Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR), 5.4.4 LICENA DE INSTALAO (LI) Autoriza a instalao do empreendimento ou atividade de acordo com as especificaes constantes nos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e condicionantes, da qual constituem motivos determinantes. d1) - Documentos necessrios instruo processual: Requerimento modelo fornecido pela Agencia Ambiental; Cpia da certido do registro do imvel ou similar; Cpia do contrato social ou similar; Publicaes conforme resoluo CONAMA 006/86; Apresentar comprovante de quitao do DAR. Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78; Certido de uso do solo; Apresentar o anexo A, e o plano e projeto especfico do sistema de controle da poluio ambiental anexo B, se for o caso de (atividades geradoras de resduos lquidos, resduos slidos, emisses atmosfricas, rudos, vibraes e outros passivos ambientais); Anuncia do rgo responsvel pelo servio de saneamento pblico quando usar a rede de esgotamento sanitria, para o lanamento de efluentes lquidos. Para empreendimento que utilize como fonte de abastecimento de gua a captao direta em curso dgua, apresentar outorga de uso da gua ou dispensa da necessidade da mesma, emitida pela SEMARH.

5.4.5 LICENA DE FUNCIONAMENTO (LF) Autoriza a operao da atividade ou empreendimento, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta nas licenas anteriores, com as medidas de controle ambientais e condicionantes determinadas para a operao. Os documentos necessrios para a primeira licena de funcionamento so os mesmos exigidos para a renovao da licena de funcionamento, especificado no item renovao de licena, porem ressaltamos que os projeto e planos ambientais apresentados para a obteno da L.I., devero estar todos implantados. 5.4.6 Renovao de licena
7 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

As renovaes das licenas de funcionamento devero ser requeridas com antecedncia mnima de 120 (cento e vinte) dias da data de validade da licena anterior, ficando este prorrogado at a manifestao definitiva do rgo. O no cumprimento deste prazo pelo empreendimento torna-o irregular perante o rgo ambiental. 5.4.7 Licena florestal h1) Produtos e Subprodutos Florestais Carvo vegetal, dormentes, postes, estacas, moures e similares; Plantas ornamentais, medicinais, aromticas, razes e bulbos.- Sementes florestais.- Mudas florestais; Palmito e similares. h2) Fbrica e indstria de produtos e subprodutos florestais artefatos de madeira, cip, vime, bambu e similares; artefatos de madeira, espetos para churrasco, esquadrias, pequenos mveis, caixa embalagens, estrados, armaes de madeira e assemelhados; mveis, palhas para embalagens, gaiolas, viveiros e poleiros de madeira, carrocerias e assemelhados; beneficiamento de plantas ornamentais, medicinais, aromticas e assemelhadas; - beneficiamento e conserva de palmito, erva-mate, leos essenciais, resinas e corantes; beneficiamento de plantas ornamentais, medicinais, aromticas e assemelhadas; beneficiamento e conserva de palmito, erva-mate, leos essenciais, resinas e corantes; madeira compensada, contraplacada; cavacos, palhas, briquetes, paletas de madeira, paletas de carvo e assemelhados; fsforo, palito, prensado, aglomerado, chapas de fibras, produtos destilados de madeira, madeira serrada, madeira laminada, desfolhada e fraqueada; pasta mecnica, celulose e papel e papelo; casa de madeira. h3) Extrato e fornecedor de produtos e subprodutos florestais toretes, toras, dormentes, moures, palanques, varas, esteios, cabos de madeiras, estacas, casaca de madeira e similares; lenha; palmito e similares;
8 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

leos essenciais; plantas ornamentais, medicinais, aromticas, razes e bulbos; vime, bambu, cip e similares; xaxim; fibras; resina, goma, cera

h4) Tratamento de madeira usina de tratamento de madeira. h5) Empreendimentos florestais administrador florestal; cooperativa florestal; associao florestal. h6) Beneficiamento de madeira

-serraria.

5.4.8 Licenciamento de pescado i1) - licena para pesca cientfica, esportiva, amadora, subaqutica e artesanal. i2) - licena para aqicultura. i3) - transporte e comercializao do pescado. i4) - introduo de qualquer espcie extica em territrio goiano. 5.4.9 Outros documentos j1) - Autorizaes; j2) - Declaraes; j3) - Selos florestais; j4) - Guias florestais; j5) - Averbao de reserva legal.

6. Prazo de vigncia das licenas ambientais e renovao


Os prazos de vigncia das licenas ambientais so variveis em razo da complexidade e grau de potencial poluidor da atividade, sendo definidos pela Portaria 291/82 da Agncia Ambiental.
9 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

A renovao da licena de funcionamento de um atividade ou empreendimento dever ser requerida com antecedncia mnima de cento e vinte dias da expirao do prazo de validade, fixado na respectiva licena ambiental. 6.1 Clculo do prazo de vigncia das licenas ambientais Portaria 291/82: O prazo de vigncia das licenas ambientais leva em considerao dados como tamanho, potencial poluidor, atividade, etc. Essas variveis so simbolizadas pela letra W(fator de complexidade) da frmula abaixo que multiplicada pelo fator de correo ao lado, determina o tempo de vigncia da licena. W1 e 1,5...........................................................03 anos; W 2 e 2,5..........................................................02 anos; W3....................................................................01 anos;

7. Estudos ambientais necessrios para o licenciamento.


De acordo com a complexidade do empreendimento sero necessrios os seguintes estudos ambientais: a Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para atividades de significativo impacto ambiental e as discriminadas na Resoluo CONAMA n01/86; b Plano de Gesto Ambiental (PGA); c Plano de Controle Ambiental (PCA) e Projeto de Controle Ambiental(PCA); d Relatrio Ambiental Simplificado (RAS); e Plano de Manejo; f Plano de Recuperao de reas Degradadas - PRAD; g Declarao de Viabilidade Ambiental - DVA; h Outros. 7.1 Responsabilidade pela realizao dos estudos ambientais Resoluo CONAMA 237/1997 Art.11 Os estudos necessrios ao processo de licenciamento devero ser realizados por profissionais legalmente habilitados, as expensas do empreendedor.

10

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

8. Fluxograma do licenciamento ambiental


1.Definio pela Agncia Ambiental, juntamente com o empreendedor, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessrios ao processo de licenciamento 2.Requerimento da licena; -Apresentao dos documentos exigidos para cada licena; -Pagamento do DAR; -Publicao, nos casos que couber de acordo com a Resoluo n06/86. -Outros documentos, estudos e projetos considerados necessrios

3.Anlise da documentao pela rea tcnica e jurdica, realizando vistorias, quando necessrias

4.Solicitao de esclarecimentos e complementaes, em decorrncia da anlise dos projetos, documentos e estudos, caso seja necessrio 5. Audincia pblica, nos casos de empreendimentos que exijam EIA/RIMA ou prevista na legislao.

6.Solicitao de esclarecimentos e complementaes, em decorrncia da realizao da audincia pblica

7.Emisso conclusivo

de

parecer

tcnico

8.Deferimento ou indeferimento do pedido de licena, dando-se a devida publicidade

11

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

9. Publicaes
As publicaes destinam-se a comunicar ao pblico de que a o empreendedor est pleiteando junto a Agencia Ambiental licena para exercer determinada atividade que pode afeta-lo. Feitas s expensas do empreendedor elas devem aparecer no Dirio Oficial do Estado ou da Unio e em um jornal de grande circulao na rea em que se localiza o empreendimento. As publicaes so realizadas de acordo com a Resoluo CONAMA N. 0061986. 9.1 Instrues para publicao em peridicos A publicao dos pedidos de licenciamento, em quaisquer de suas modalidades, sua renovao e a respectiva concesso de licena dever ser encaminhada para publicao, no primeiro caderno do jornal, em corpo 07 ou superior, no prazo de at 30 (trinta) dias corridos, subseqentes data do requerimento e/ou da concesso da licena. 9.2 Instrues para publicao em Dirio Oficial do Estado ou da Unio A publicao dos pedidos de licenciamento em quaisquer de suas modalidades, sua renovao e a respectiva concesso de licena, dever ser feita no Dirio Oficial do Estado ou no da Unio, obedecendo aos critrios constantes da Portaria n 011/69, de 30 de junho de 1983, da Diretoria Geral do Departamento de Imprensa Nacional, e publicada at 30 (trinta) dias corridos, subseqentes data do requerimento e/ou da concesso da licena. 9.3 Instrues quanto aos itens que devero constar na publicao. Para publicao dos Pedidos de Licenas, renovao e respectivas concesses, em quaisquer de suas modalidades, devero constar: a) - nome da empresa e sigla (se houver) b) - sigla do rgo onde requereu a licena c) - modalidade da licena requerida d) - finalidade da licena e) - prazo de validade de licena (no caso de publicao de concesso da licena) f) - tipo de atividade que ser desenvolvida h) - local de desenvolvimento da atividade

12

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

9.4 Modelos para publicaes a) publicaes de requerimentos em peridicos l (Nome da empresa - sigla) torna pblico que requereu (nome do rgo onde requereu a Licena), a (tipo da Licena), para (atividade e local) Foi determinado estudo de impacto ambiental e/ou no foi determinado estudo de impacto ambienta

b publicaes de requerimentos em dirio oficial (Nome da empresa - sigla) torna pblico que requereu (nome do rgo onde requereu a licena), a Licena (tipo de licena), para atividade e local. Foi determinado estudo de impacto ambiental e/ou no foi determinado estudo de impacto ambiental.

c publicaes de concesso de licena em peridico (Nome da empresa - sigla) torna pblico que recebeu do (a) (nome do rgo que concedeu a Licena), para (finalidade de Licena), com validade de (prazo de validade) para (atividade e local).

d publicaes de concesso de licena em dirio oficial (Nome da empresa - sigla) torna pblico que recebeu do (a) (nome do rgo que concedeu a licena), a Licena (tipo da licena), com validade de (prazo de validade) para (atividade e local).

13

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

e publicaes de requerimento para renovao de licena em peridico. (Nome da empresa - sigla) torna pblico que requereu (nome do rgo que concedeu a licena) a renovao de sua Licena (tipo de Licena) at a data x, para (atividade e local).

f publicaes de requerimento para renovao de licena em dirio oficial (Nome da empresa. - sigla) torna pblica que requereu (nome do rgo onde requereu a licena) a renovao de sua Licena (tipo de licena) pelo prazo de validade, para (atividade e local). g publicaes de concesso de renovao de licena em peridico (Nome da empresa - sigla) torna pblico que recebeu do (a) (nome do rgo que concedeu) a renovao da Licena (tipo de licena) at a data x, para (atividade e local).

h publicaes de concesso de renovao de licena em dirio oficial (Nome da empresa. - sigla) Torna pblico que recebeu do(a) (nome do rgo que concedeu) a renovao da licena (tipo de Licena) at a data x, para (atividade e local).

10. Fiscalizao ambiental


Fiscalizao Ambiental um procedimento administrativo para atendimento s infraes ao meio ambiente, podendo ser viabilizada via programao sistemtica ou por denncias feitas pela populao ou instituies. Pode ser realizado tanto pelos rgos de meio ambiente da Unio, como dos Estados e Municpios. O rgo responsvel pela fiscalizao ambiental em nosso Estado a Agncia Ambiental.
14 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

10.1 Instrumentos da fiscalizao ambiental a - Advertncia - a intimao do infrator para fazer cessar a irregularidade sob pena de imposio de outras sanes; b - Auto de Inspeo Documento emitido em funo de vistoria realizada junto aos estabelecimentos pblicos ou privado; c - Auto de Infrao Documento que registra o descumprimento de norma ambiental e consigna a sano pecuniria cabvel. d - Termo de Embargo e Interdio/Apreenso e Depsito d1 - embargo: a suspenso ou proibio da execuo de obra ou implantao de empreendimento; d2 - interdio: a limitao, suspenso ou proibio do uso de construo, exerccio de atividade ou conduo de empreendimento; d3 - apreenso: ato material decorrente do poder de polcia e que consiste no privilgio do poder pblico de assenhorear-se de objeto ou de produto da fauna ou da flora silvestre.

11. Contencioso administrativo


A Lei n14.233, de 8 de julho de 2002 trata do processo administrativa para apurao das infraes ambientais. O processo administrativo destinado apurao de infrao ambiental deve observar os seguintes procedimentos e prazos: I Ao autuado, ser concedido o prazo de 15 (quinze) dias para o oferecimento de defesa ou impugnao, contado da data de cincia da autuao, dirigida Assessoria Jurdica da Agncia Goiana do Meio Ambiente, que a apreciar em 30 (trinta) dias, permitida prorrogao por igual perodo, desde que expressamente motivada; II Da deciso da Assessoria Jurdica caber recurso ao Presidente da Agncia Goiana do Meio Ambiente, no prazo de 20 (vinte) dias, contado a partir da data de recebimento da intimao da mesma. III Da deciso do Presidente da Agncia Goiana do Meio Ambiente, caber recurso ao Conselho Estadual de Meio Ambiente, no prazo de 20 dias, contado da data de recebimento da intimao da mesma.

15

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

12 Critrios para apresentao do(s) e projeto(s)


12.1 O plano e o projeto ambiental devero ser entregues na Agncia Ambiental, no setor de protocolo, em uma via encadernado e acompanhado da carta de apresentao, na qual dever estar expressamente declarado a anuncia do interessado, tal como apresentado o trabalho. 12.2 Sempre que necessrio, a Agncia Ambiental solicitar, por escrito, esclarecimentos ou complementaes ao plano e/ou ao projeto, estabelecendo prazo para cumprimento das exigncias. 12.3 Uma vez findo o prazo concedido, o processo referente ao plano e/ou ao projeto, ser considerado inapto. 12.4 O interessado dever ser representado por pessoa devidamente autorizada por procurao, para atuar perante o rgo ambiental. 12.5 O plano e/ou projeto e as instalaes do sistema de controle de poluio por resduos lquidos, resduos slidos, emisses atmosfricas, rudos e vibraes geradas, visaro sempre ao atendimento das diretrizes e dos padres de qualidade, estabelecidos segundo regulamentao da Lei 8.544 de 17 de outubro de 1978, e da Resoluo CONAMA 20 de 18 de junho de 1986 e demais legislaes e normas pertinentes. 12.6 A Agncia Ambiental no assumir qualquer responsabilidade pelo cumprimento de contratos, entre o interessado e o projetista, nem aceitar como justificativa qualquer problema desse interrelacionamento.

13 Requisitos para apresentao de projetos


13.1 Ser elaborado e subscrito por profissional legalmente credenciado, com habilitao especfica do conselho de classe a que pertence. 13.2 Apresentar a ARTA Anotao de Responsabilidade Tcnica Ambiental para todos os projetos, modelo em anexo. Para os profissionais filiados ao CREA, apresentar a Anotao de Responsabilidade Tcnica ART, a apresentao da ARTA nestes casos facultativa para estes profissionais. 13.3 Apresentar em portugus, utilizando unidades de medidas oficiais do Brasil.

16

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

13.4 Execuo dos projetos e desenhos de acordo com as normas da ABNT 13.5. Dados de Caracterizao do Empreendimento. (OBS Atender no mnimo as diretrizes do Anexo A.) 13.6 O Plano e o Projeto do sistema de controle da poluio ambiental. (OBS Atender no mnimo as diretrizes do Anexo B.)

14 Responsabilidade pelo plano e projeto elaborado, implantado e sua operao.


14.1 Todos os dados contidos no plano e projeto apresentado e sua concepo, so de responsabilidade de seu(s) autor(es), as atribuies e fiscalizaes so atribuies do conselho de classe, sendo que respondem civil, penal e administrativamente pelas informaes prestadas, de acordo com a legislao em vigor; 14.2 Na implantao do plano e/ou projeto, a responsabilidade creditada ao RT. Na execuo da obra, a fiscalizao facultada ao conselho de classe, sendo que respondem administrativa, civil, penalmente pelas informaes prestadas, de acordo com a legislao em vigor; 14.3 A Agncia Ambiental de Gois, promover a avaliao dos resultados finais do sistema implantado e em operao, que devero atender aos parmetros estabelecidos nas legislaes em vigor. Ficam o(s) autor(es) do plano e/ou projeto, o responsvel tcnico pela implantao e o empreendedor, responsabilizados por todos os fatores decorrentes dos resultados alcanados.

17

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - A
1 - Dados de Caracterizao do Empreendimento 1.1 Informaes Cadastrais 1.1.1 Razo social 1.1.2 Nome do responsvel, telefone. 1.1.3 Endereo completo da empresa. 1.1.3 Endereo para correspondncia. 1.1.5 CNPJ - e Inscrio Estadual. 1.1.5 Coordenadas geogrficas do empreendimento latitude e longitude. 1.2 Natureza do estabelecimento 1.2.1 Tipo de atividade do empreendimento. De acordo com o Cdigo Nacional de Atividades Econmicas CNAE. Citar o nmero do CNAE. 1.3 Situao do empreendimento 1.3.1 Empreendimento em implantao 1.3.1.1 Previso para entrar em funcionamento 1.3.2 Empreendimento j implantado. 1.3.2.1 poca em que entrou em funcionamento 1.4 reas do empreendimento. 1.4.1 rea total construda 1.4.2 rea de atividade ao ar livre 1.4.3 rea do sistema de controle de poluio 1.4.4 rea total do terreno 1.5 Mo-de-obra 1.5.1 Escritrio 1.5.2 Indstria 1.5.3 Externos 1.5.4 Outros 1.5.5 Total 1.6 Perodo de funcionamento. Indicar o regime de funcionamento do empreendimento (horas/dia, dias/semana, semanas/ano) 1.7 Diversificao e Ampliao Previso da evoluo das atividades e ampliaes previstas

18

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.8 Informao sobre o processamento por perodo de tempo (dia, ms e ano). 1.8.1 Matrias-primas; 1.8.2 Produtos elaborados; 1.8.3 Produtos auxiliares na industrializao; 1.8.4 Produtos de limpeza 1.9 Armazenamento (matrias-primas e produtos elaborados) Forma, local e perodo de armazenamento 1.10 Relao de equipamentos Relacionar os equipamentos que fazem parte do processo produtivo, as quantidades e as capacidades. Declarar a potencia instalada. 1.11 Fluxograma geral dos processos, e/ou descrio dos processos. Quando se tratar de unidades qumicas, deve-se enviar tambm, as Folhas de Dados de Segurana de Materiais (FDMS) de todas as matrias-primas e produtos acabados utilizados nos diferentes processos. 1.12 Fonte de abastecimento 1.12.1 Relacionar todas as fontes de abastecimento de gua a serem utilizadas pela empresa (rio, ribeiro, lagoa, poos freticos, poos profundos, rede de abastecimento, etc.). 1.12.2 Indicar para cada fonte a vazo a ser captada; 1.12.3 Relacionar todos os usos das guas, tais como: consumo domstico, processo de fabricao, caldeira, refrigerao, etc. 1.13 Esgoto domstico/sanitrio Especificar a origem, a forma de tratamento e o destino final dos mesmos. 1.14Sistema de Tratamento dos resduos lquidos (esgoto) do Empreendimento. Especificar a origem, a forma de tratamento e o destino final dos mesmos 1.15 Resduos slidos. Informaes sobre resduos slidos com as quantidades dirias. Informar o destino (forma de coleta e local de disposio) a ser dado aos resduos slidos (coleta por veculos da prefeitura ou de terceiros, aterro incinerao, etc). 1.16 Informaes sobre fontes de poluio do ar.

19

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Especificar detalhadamente todas as possveis fontes de emisso de (fumaa, poeiras, gases, vapores e etc.), indicando o perodo destas emisses e as medidas de controle utilizadas. 1.17 - Informaes sobre Rudos e Vibraes. Relacionar todos os equipamentos geradores de rudos e vibraes, com o horrio de funcionamento de tais equipamentos e descrever as medidas de controle adotadas. 1.18 Informaes sobre o consumo de combustvel, quantidade (dia, ms ano). Lenha, leo combustvel e outros. 1.19 guas pluviais Apresentar descrio do sistema de captao, transporte e encaminhamento das guas pluviais. 1.20. Bacia hidrogrfica. Nome do curso dgua mais prximo do empreendimento e bacia hidrogrfica a que pertence. 1.21 Locao do empreendimento. 1.2.2 - Planta geral de locao (em escala compatvel) Relao entre o norte verdadeiro Direo dos ventos predominantes Limite de propriedade Das unidades componentes do empreendimento Indicao de rea para expanso futura Distncia do local de origem do efluente final at o corpo receptor, indicando o ponto de lanamento. OBS - Na zona rural, apresentar croquis de acesso.

Local ______________________e data _____________________________

_________________________________________ Nome e Ass. Resp. pelas informaes


20 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - B 1 Roteiro para elaborao e apresentao do plano e projeto ambiental. 1.1 Estrutura mnima: Dados de caracterizao do empreendimento (anexo A); Parmetros adotados no projeto; Escolha tcnica-econmica da melhor soluo; Memorial justificativo; Memorial de clculo; Plantas do projeto do sistema de controle da poluio; Manual de operao do sistema projetado; Cronograma de execuo. 1.2 - Observar as diretrizes especificadas pelas Normas Brasileiras Registradas NBRs e demais legislaes e normas pertinentes. 1.3 - A locao do projeto deve atender as exigncias do Art. 1 da Portaria 01/2002 da Agncia Ambiental, que estabelece a obrigatoriedade do afastamento mnimo de 200 (duzentos) metros da cota mxima de inundao do leito de qualquer manancial hdrico no estado de Gois. Casos que necessitam recorrer ao recurso do Pargrafo nico da portaria acima mencionada devem ter justificativas tcnicas fundamentadas. 1.4 - Contemplar no projeto o controle de todas as emisses geradas pelo empreendimento (resduos lquidos, slidos, emisses atmosfricas, odor, rudos, vibraes, proliferao de vetores e outros passivos ambientais). 1.5 - Avaliaes do meio social. Caracterizao da ocupao da rea de influencia; Perspectiva de gerao de emprego; Qualidade ambiental futura da rea de influencia, considerando as interaes com outras atividades; Avaliao dos impactos ambientais e estticos na rea circunvizinha; Anlise e planos de riscos ambientais; Exalao de odores, emisses atmosfricas, rudos, vibraes e outros; Trfego de veculos, transporte de resduos slidos e/ou lquidos. 1.6 Avaliaes do meio fsico. Caracterizao dos recursos hdricos presentes na rea; Classe e caractersticas do corpo receptor de efluentes lquidos; Avaliao da capacidade de autodepurao do corpo receptor para projeto de tratamento de resduos lquidos;
21 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Medidas que evitem a contaminao do lenol fretico; 1.7 - Avaliao do meio bitico. Caracterizao da fauna e flora da rea de influencia direta do empreendimento; Levantar a existncia de unidades de conservao na rea de influencia indireta, considerando o que determina a Resoluo CONAMA 013/90; Avaliar o nvel de interveno antrpica da rea; Avaliar os impactos ambientais; Propor medidas mitigadoras e ou compensatrias; 1.8 Estudo de concepo. Estimativa das caractersticas fsico-qumicas do efluente gerado; Definir a eficincia final esperada do sistema de tratamento projetado de resduos lquidos devendo estar compatvel com a vazo do curso dgua receptor e sua capacidade de autodepurao; rea disponvel para a implantao do projeto; Utilizao de tecnologias disponveis e apropriadas ao tipo de resduo gerado; Definio de critrios e parmetros do projeto; Fluxograma e Layout do projeto; Observar a obrigatoriedade da existncia de medidor de vazo antes e aps o sistema de tratamento de resduos lquidos para lanamento em curso dgua; No caso de ser desviado algum tipo de efluente para tratamento especfico, ou mesmo para seu lanamento direto ao corpo receptor, apresentar justificativa tcnica para esse fato; No caso de haver lanamentos de efluentes lquidos no solo, descrever e justificar as medidas destinadas a evitar a contaminao do lenol fretico e os resultados dos testes de infiltrao de acordo com as normas da ABNT; Estimativa de custos (construo, operao e manuteno); Outros estudos considerados necessrios para anlise do projeto. 1.9 -Unidades pr-existentes Projeto contemplando o levantamento tcnico do empreendimento prexistente: localizao e alternativas para a adequao e implantao do sistema de controle da poluio ambiental, contemplando o controle de todas as emisses geradas pelo empreendimento, problemas executivos e operacionais, locais de construo, lanamento e destinao dos resduos gerados, caracterstica do corpo receptor, etc. -Para os passivos ambientais apresentar PRPA (Plano de Recuperao de Passivos Ambientais).

22

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.10 Modulao. Que facilite a ampliao do sistema de tratamento e otimize sua operao e manuteno; Implantao do projeto por etapas deve ter justificativa tcnica; Recomendaes para operao e manuteno do sistema projetado; Apresentar manual para operao e manuteno dos sistemas projetados, descrevendo as condies de: Pr-operao, partida e operao normais; Mtodos de anlises, e amostragem de laboratrio; Paradas normais e de emergncia; Segurana; Instrues para manuteno de equipamentos especiais; Parmetros a serem analisados pela prpria indstria e/ou encomendados a laboratrios credenciados; Previso para limpeza do sistema; Indicar a existncia de By-Pass. 1.11 - Recomendaes para operao e manuteno do sistema projetado.

Apresentar manual para operao e manuteno dos sistemas projetados, descrevendo as condies de: A Manual. Pr-operao, partida e operao normal; Mtodos de anlises, e amostragem de laboratrio; Paradas normais e de emergncia; Segurana; Instrues para manuteno de equipamentos especiais; Parmetros a serem analisados pela prpria indstria e/ou encomendados a laboratrios credenciados; Previso para limpeza do sistema; Indicar a existncia de By-Pass. 1.12. Urbanizao Urbanizao da rea; 1.13. Cronograma fsico de execuo do sistema projetado Deve ser apresentado cronograma detalhado para a implantao do sistema projetado, com indicao das datas previstas de incio de implantao e incio de operao.
23 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.14. - Citar bibliografia consultada.

1.15. - Endereo eletrnico para consulta s normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT: http://www.target.%20com.%20br/ http://www.target.com.br/pesquisa/asp/ 1.16 Endereo eletrnico de sites governamentais para consulta da legislao ambiental federal e resolues do CONAMA: http://www.mma.gov.br/ http://www.ibama.gov.br/ http://www.presidencia.gov.br/ http://www.senado.gov.br/ 1.1 7 Endereo eletrnico para consulta legislao ambiental estadual: http://www.agenciaambiental.go.gov.br/ http://www.goias.go.gov.br

24

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - C 1 - Licenciamento para a Instalao de galeria de guas pluviais - DRENAGEM URBANA. a) Requerimento modelo; b) Publicaes da resoluo CONAMA 006 / 86; c) Apresentar comprovante de quitao do DAR; d) Apresentar o projeto bsico e executivo (assinado e com a ART) do sistema de drenagem urbana, OBSERVANDO AS DIRETRIZES ESPECIFICADAS PELAS NORMAS BRASILEIRAS REGISTRADAS NBRs. contendo os pontos de referncia da execuo da obra (ruas, avenidas, setor, Bairro, etc.), as distncias dos trechos das obras e obrigatoriamente o projeto de dissipador de energia no final da rede para diminuir a ao de processos erosivos. O projeto visar sempre ao atendimento das diretrizes e os padres estabelecidos segundo regulamentao da lei 8.544 de 17 de outubro de 1978, resoluo CONAMA 005 de 15 de junho de 1988 e da Resoluo CONAMA 237, de 19 de dezembro de 1997, em seu Anexo I, resoluo CONAMA 273, de 29 de novembro de 2000 e demais legislaes e normas pertinentes. Obs. Para at 1000 metros de rede continua ou secionada so dispensadas as Publicaes requeridas pela resoluo CONAMA 06/86, com a emisso do Licenciamento Ambiental Simplificado LAS.

25

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - D 1. - IMPLANTAO DE SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITRIO / ETE LICENCIAMENTO. a) Requerimento; b) Apresentar estudo prvio da rea de implantao da ETE; c) Cpia da certido do registro do imvel ou similar, da rea de implantao da ETE; d) Publicaes da Resoluo 006/86 do CONAMA. e) Apresentar comprovante de quitao do DAR; f) Certido de uso do solo. Apresentar declarao de restrio de uso do solo para a instalao de novos parcelamentos e a ocupao das faixas lindeiras a rea da ETE, por loteamentos residenciais, recreativos ou industriais na regio, abrangendo toda faixa de influencia direta pela instalao do projeto, compreendido por um raio de 500 (quinhentos) metros no mnimo, no entorno da rea de influncia direta. Apresentar o projeto bsico/executivo (assinado e com a ART) do sistema de tratamento dos esgotos urbanos, OBSERVANDO AS DIRETRIZES ESPECIFICADAS PELAS NORMAS BRASILEIRAS REGISTRADAS - NBRs; O projeto visar sempre ao atendimento das diretrizes e a padres estabelecidos segundo regulamentao da Lei 8.544 de 17 de outubro de 1978, resoluo CONAMA 20 de 18 de junho de 1986 resoluo CONAMA 005 de 15 de Junho de 1988 e da resoluo CONAMA 237 de 19 de Dezembro de 1997, em seu Anexo I, a lei 12.596 de 14 de Maro de 1995 (lei florestal do estado de Gois) regulamentada pelo decreto 4.593 de 13 de Novembro de 1995 e demais legislaes e normas pertinentes; 1.1 - Etapas do licenciamento: Licena Prvia; Licena de Instalao; Licena de funcionamento.

26

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - E 1. - IMPLANTAO OU AMPLIAO DO SISTEMA DE CAPTAO DE GUA PARA ABASTECIMENTO PBLICO Observando a resoluo CONAMA 005 de 15 de Junho de 1988. a) Requerimento modelo; b) Publicaes da resoluo CONAMA 006/86; c) Apresentar comprovante de quitao do DAR; d) Outorga do uso da gua emitida pela SEMARH; e) Apresentar Plano de Gesto Ambiental PGA, para a fonte de abastecimento de gua quando a captao definida for direta em curso dgua, abrangendo toda rea a montante desta captao; f) Quando a captao de gua em curso dgua for indireta, seguir os procedimentos do anexo Anexo J. 1.1 - Etapas do licenciamento: Licena Prvia; Licena de Instalao; Licena de funcionamento.

27

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - F 1. - IMPLANTAO DE PROJETOS DE TRATAMENTO E DISPOSIO DE LIXO URBANO. 1.1 - SELEO DA REA - (alguns critrios importantes a serem observados): a) Distncia de at cinco quilmetros, medido a partir do permetro urbano, podendo ter distncia superior avaliando-se os custos operacionais, desde que no ultrapasse os 20 km; b) Facilidade de acesso; c) Profundidade do lenol fretico superior a dez metros (investigar na regio); d) Verificar disponibilidade para ampliaes futuras da rea; e) As tendncias de expanso urbana para a regio (crescimento da cidade); f) Ventos dominantes na regio (com direo oposta ao aglomerado urbano); g) A resistncia do solo e que no seja susceptvel a eroses (tipo de solo); h) A topografia do terreno, declividade inferior a 10%; i) distncia de colees hdricas, nascentes e veredas, superior a quatrocentos metros; j) A relao com a vizinhana distancia superior a mil metros; k) Caractersticas hidrogeolgicas da rea (formador de bacia hidrogrfica, tipo de vegetao etc.); l) Observar se existe afloramento de rocha na regio, em especial na rea; m) Zoneamento urbano (seja compatvel com o plano diretor do municpio); n) Caractersticas ambientais, (proximidade com APAS, PARQUES etc.); o) Bacia e sub-bacia hidrogrfica, onde est localizada a rea, (deve estar fora da bacia de captao de gua para abastecimento pblico). 1.2 - Projetos: a) Para municpios com populao urbana superior a 30.000 habitantes, apresentar Projetos Bsicos, Executivos e EIA/RIMA elaborado em conformidade com a resoluo CONAMA 01/86; b) Para municpios com populao urbana at 30.000 habitantes, apresentar os Projetos Bsicos, Executivos e Relatrio Ambiental, nos termos da resoluo n 308, de 21 de maro de 2002. Observaes: Na elaborao do EIA/RIMA, RA e dos Projetos Bsicos e Executivos, devem ser tambm observadas as diretrizes constantes nas Normas Brasileiras Registradas - NBRs e demais legislaes e normas pertinentes; e, Visar sempre ao atendimento das diretrizes e os padres estabelecidos segundo regulamentao da Lei 8.544 de 17 de outubro de 1978, Resoluo CONAMA 005 de 15 de Junho de 1988, resoluo n 308, de 21 de maro de 2002, resoluo CONAMA 237 de 19 de Dezembro de 1997, em seu Anexo I e Resoluo CONAMA 01/86 Art 2, inciso X e da Lei n 14.248, de 29 de julho de 2002, que dispe sobre a Poltica Estadual de Resduos Slidos e d outras providncias.
28 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.3 - Etapas do licenciamento: 1.3.1 - Licena Prvia: a) Requerimento modelo - para licena Licena prvia Prvia; b) Estudo prvio da rea; c) Croquis de localizao da rea; d) Publicaes da resoluo do CONAMA n 06/86; e) Apresentar comprovante de quitao do DAR. (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); f) Realizao de audincia pblica, nos procedimentos em que sejam obrigatrios EIA/RIMA; g) Firmatura do termo de compensao ambiental, prevista no artigo 36 da Lei Federal n9.985, de 18 de julho de 2000 e Decreto n4340, de 22 de agosto de 2002, quando o empreendimento exigir a elaborao de EIA/RIMA. 1.3.2 - Licena de Instalao: a) Requerimento modelo -para licena Licena de instalao Instalao; b) Cpia da certido do registro do imvel, da rea de implantao do projeto; c) Publicaes da Resoluo do CONAMA n 06/86; d) Apresentar comprovante de quitao do DAR. (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); e) Apresentar os projetos ambientais, bsicos e executivos. 1.3.3 - Licena de funcionamentoFuncionamento: a) Deve estar com todo projeto implantado. b) Requerimento modelo para - licena Licena de funcionamentoFuncionamento; c) Cumprimento das exigncias constante da Licena de Instalao; d) Publicaes da Resoluo do CONAMA n 06/86; e) Apresentar comprovante de quitao do DAR. (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78);

29

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - G 1. - IMPLANTAO DE ATIVIDADES AGROPECURIAS EM SISTEMA DE CONFINAMENTO. 1.1 - SELEO DA REA (alguns critrios importantes a serem observados): a) Tamanho da propriedade em relao ao tipo de atividade; b) Distncia de centros urbanos, observar se o local pretendido est localizado em zona rural; c) Verificar disponibilidade para ampliaes futuras do projeto; d) As tendncias de expanso urbana para a regio (crescimento da cidade); e) Ventos dominantes na regio; f) A topografia do terreno deve ser inferior a 10%; g) distncia de colees hdricas, nascentes e veredas, superior a duzentos metros; h) A relao com a vizinhana (distncias superiores a 1.000 m); i) Caractersticas hidrogeolgicas da rea (formador de bacia hidrogrfica, tipo de vegetao etc.); j) Caractersticas ambientais (proximidades com APAS, parques, etc.). 1.2 - Projetos: 1) Anexo B; 2) Objetivo principal da implantao do projeto; 3) Caracterizao tcnica da atividade (sistemas de criao, caractersticas dos animais, nmero total de animais, alimentao fornecida, sistema de manejo adotado, produo final esperada...); 4) Caracterizao tcnica da propriedade (mapa da propriedade com rea total, rea de reserva legal e permanente, locao da rea construda do estabelecimento no mapa, locao dos cursos dgua...); 5) Plano de controle de dpteros; 6) Produo de resduos slidos e/ou lquido em relao ao tipo de criao; 7) Mtodos de aproveitamento dos resduos produzidos; 8) Justificativa tcnica do projeto proposto; 9) (Memorial de clculo e justificativas para os projetos que contenham sistemas de controle da poluio); 10) Equipamentos utilizados para manuteno da criao e do sistema adotado; 11) Fontes de abastecimento de gua e sua utilizao na propriedade; 12) Bibliografia consultada. Observaes: Na elaborao dos Projetos Ambientais de agropecuria, devem ser tambm observadas as diretrizes constantes nas Normas Brasileiras Registradas - NBRs e demais legislaes e normas pertinentes; e,

30

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Visar sempre ao atendimento das diretrizes e os padres estabelecidos segundo regulamentao da Lei N. 8.544 de 17 de outubro de 1978, Resoluo CONAMA N 020 de 18 de Junho de 1986 e da resoluo CONAMA n237 de 19 de Dezembro de 1997, em seu Anexo I 1.3 - Etapas do licenciamento: I. II. III. Licena Prvia: Licena de Instalao: Licena de funcionamento:

31

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - H 1. - UNIDADES DE SERVIOS DE SADE: 1..1 - LICENCIAMENTO: 1.1.1 Licena de instalao e funcionamento: Para laboratrios de anlises clnicas e postos de coleta apresentar somente os documentos dos itens (a at f). a) b) c) d) Requerimento; Cpia da certido do registro do imvel ou similar; Cpia do contrato social ou similar; Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR); (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); e) Apresentar os Dados de Caracterizao do Empreendimento (DCE) deste anexo I, e projeto especfico do sistema de controle da poluio ambiental se forem o caso; f) Registro e/ou licenciamento do rgo fiscalizador de sade; g) Apresentar anuncia do rgo responsvel pelo servio de saneamento pblico quando usar a rede de esgotamento sanitria, para o lanamento de efluentes lquidos no caso de hospitais que possuem lavanderia; h) Publicaes da Resoluo 006/86 do CONAMA. 1.1.2 - Documentos para renovao do licenciamento: Para laboratrios de anlises clnicas e postos de coleta apresentar somente os documentos dos itens a at d. a) b) c) d) Requerimento com atualizao do quadro de rea; Cpia do contrato social atualizado quando houver alterao. Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR); Dados de Caracterizao do Empreendimento (DCE) do anexo I para rea ampliada; e) Publicaes da Resoluo 006/86 do CONAMA. 1.2 - DADOS DE CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO (DCE): 1.2.1 Informaes Cadastrais 2.1.1 Razo social 2.1.2 Nome do responsvel, telefone. 2.1.3 Endereo completo da empresa. 2.1.4 Endereo para correspondncia. 2.1.5 CNPJ e Inscrio Estadual. 2.1.6 Coordenadas geogrficas do empreendimento latitude e longitude.
32 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.2.2 reas do empreendimento 2.2.1 rea total construda 2.2.2 rea de atividade ao ar livre 2.2.3 rea do sistema de controle de poluio 2.2.4 rea total do terreno 1.2.3 Mo de obra 2.3.1 Escritrio 2.3.2 Profissionais de sade 2.3.3 Externos 2.3.4 Outros 2.3.5 Total 1.2.4 Especificar a forma de armazenagem de todo material de consumo, reagentes e medicamentos utilizados, tipificando cada produto e as quantidades utilizadas mensalmente. 1.2.5 Diversificao e Ampliao 1.2.5.1 Previso da evoluo das atividades e ampliaes previstas. 1.2.6 Fonte de abastecimento 2.6.1 Relacionar todas as fontes de abastecimento de gua a serem utilizadas pela empresa (rio, ribeiro, lagoa, poos freticos, poos profundos, rede de abastecimento, etc). 2.6.2 Indicar para cada fonte a vazo a ser captada. 2.6.3 Relacionar todos os usos das guas, tais como: consumo domstico, laboratrio, enfermarias, quartos e outros. 1.2.7 Esgoto domstico/sanitrio Especificar a origem, a forma de tratamento e o destino final dos mesmos. 1.2.8 Sistema de Tratamento dos resduos lquidos (esgoto) originados pela prestao de servios nas instalaes do Empreendimento. 1.2.9 - Especificar a origem, a forma de tratamento e o destino final dos mesmos. Apresentar o projeto (incluindo as plantas) do sistema de tratamento adotado. 1.2.10 Resduos slidos (com destaque). Elaborar o Plano de Gerenciamento de Resduos de Servios de Sade (PGRSS), de acordo com a Resoluo CONAMA N 283/2001. Este plano deve conter os aspectos referentes gerao, segregao, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposio final dos resduos. Os resduos tambm devem ser devidamente classificados em Grupo A, B, C ou D, de acordo com o anexo da Resoluo CONAMA N 283/2001. Este plano dever
33 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

estar devidamente assinado e com a apresentao da anotao de responsabilidade tcnica ambiental (ARTA ou RT). 1.2.11 Informaes sobre fontes de poluio do ar: Especificar detalhadamente todas as possveis fontes de emisso atmosfricas (fumaa, poeiras, gases, vapores e etc.), indicando o perodo destas emisses e as medidas de controle utilizadas. No caso de chamins, especificar a altura das mesmas. 1.2.12 - Informaes sobre Rudos e Vibraes: Relacionar todos os equipamentos geradores de rudos e vibraes, com o horrio de funcionamento de tais equipamentos e descrever as medidas de controle adotadas. 1.2.13 - Para equipamentos que utilizem produtos radioativos, apresentar a certificao da CNEN. 1.2.14 - Locao do empreendimento. a) b) c) d) Planta geral de locao (em escala compatvel) Das unidades componentes do empreendimento Relao entre o norte verdadeiro Direo dos ventos predominantes

Local ______________________e data _____________________________

__________________________ Ass. Resp. pelas informaes

34

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO - I 1. - PROCEDIMENTO PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE POSTOS E SISTEMAS RETALHISTAS DE COMBUSTVEIS, EM INSTALAES NOVAS, REFORMAS E AMPLIAES. Estabelecimentos que comercializam exclusivamente Gs Natural Veicular devero atender aos Critrios de projeto, montagem e operao de postos de gs combustvel comprimido ABNT NBR 12236 1.1 - Definio e aplicao: O licenciamento ambiental de que trata este procedimento, de acordo com a resoluo CONAMA n 273/2000, refere-se s atividades de revendedores, postos de abastecimento e comercializao de combustveis e derivados de petrleo, instalaes de sistemas retalhistas e postos flutuantes de combustveis. Devem tambm se enquadrar ao disposto neste procedimento, as empresas com unidades prprias de combustveis e derivados de petrleo. Todos os projetos devero, obrigatoriamente ser realizados de acordo com as normas tcnicas aplicveis da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), as diretrizes estabelecidas por esta Agncia e demais legislaes pertinentes. O procedimento descrito a seguir aplica-se aos estabelecimentos em processo de construo, a reformas, substituies e ampliaes de unidades de armazenamento e distribuio de combustveis e derivados de petrleo. A substituio de equipamentos deve ser entendida como a troca de equipamentos, sem o aumento da capacidade de armazenamento dos tanques ou de unidades de abastecimento de combustveis. Visando ajud-lo no processo de construo e obteno das licenas necessrias (Prefeitura, Corpo de Bombeiros, etc.) a uma boa e segura operao, informamos que podem ser necessrios, em diferentes fases da implantao do empreendimento, os seguintes projetos/levantamentos: -

Sondagens de solo (resistncia, caracterizao hidrogeolgica, etc.). Arquitetnico. Fundaes, Estruturais. Eletro-predial e de instalaes classificadas. Hidro-sanitrio e coleta de guas pluviais. Sistema de coleta e tratamento de efluentes. Instalao de tanques, bombas e tubulaes. Sistema de preveno e combate a incndios, etc.

Para a Agncia Ambiental e no processo de Licenciamento Ambiental, cada empreendedor pode obter a Licena Prvia e deve obter a Licena de
35 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Instalao, que podem ser expedidas concomitantemente, a critrio da Agncia Ambiental, e Licena de Funcionamento, tal como especificado nos itens I, II e III abaixo. 1 .2 - Procedimento para obteno da Licena Prvia Para formalizar o pedido de Licena Prvia, ser necessria a apresentao dos seguintes documentos: a) Requerimento de Licena Prvia - modelo Agncia Ambiental. b) Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR); (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); c) Declarao da Prefeitura de que o local e o tipo de empreendimento ou atividade est em conformidade com o Plano Diretor / Zoneamento do municpio. d) Cumprimento da Resoluo CONAMA n 006/86 - publicao da solicitao da Licena Prvia, em um jornal de grande circulao local/regional e no Dirio Oficial do Estado. Entrega de cpias dos anncios Agncia Ambiental; e) Croqui de localizao do empreendimento, indicando a situao do terreno em relao ao corpo receptor e cursos d'gua e identificando o ponto de lanamento do efluente das guas domsticas e residurias aps tratamento, tipos de vegetao existente no local e seu entorno, bem como contemplando a caracterizao das edificaes existentes num raio de 100 m com destaque para a existncia de clnicas mdicas, hospitais, sistema virio, habitaes multifamiliares, escolas, indstrias ou estabelecimentos comerciais; f) Caracterizao hidrogeolgica com definio do sentido de fluxo das guas subterrneas, identificao das reas de recarga, localizao de poos de captao destinados ao abastecimento pblico ou privado registrados nos rgos competentes at a data da emisso do documento, no raio de 100 m, considerando as possveis interferncias das atividades com corpos d'gua superficiais e subterrneos; g) Caracterizao geolgica do terreno da regio onde se insere o empreendimento com anlise de solo, contemplando a permeabilidade do solo e o potencial de corroso; h) Classificao da rea do entorno dos estabelecimentos que utilizam o Sistema de Armazenamento Subterrneo de Combustvel-SASC e enquadramento deste sistema, conforme NBR 13.786. 1.3 - Procedimento para obteno da Licena de Instalao e Funcionamento. Para formalizar o pedido de Licena de Instalao/Funcionamento, ser necessria a apresentao dos seguintes documentos: Requerimento de Licena de Instalao/Funcionamento - modelo Agncia Ambiental. b) Certido de uso do solo;
a) 36 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

c) Contrato social ou documento similar; d) Anuncia do rgo responsvel pelo servio de saneamento pblico quando usar a rede de esgotamento sanitria, para o lanamento de efluentes lquidos. e) Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR). (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); f) Cumprimento da Resoluo CONAMA n 006/86 - publicao da solicitao da Licena de Instalao, em um jornal de grande circulao local/regional e no Dirio Oficial do Estado. Entrega de cpias dos anncios Agncia Ambiental. g) Apresentao de cpia, para anlise, do(s) projeto/desenho(s) do sistema de coleta, tratamento e destino final dos efluentes gerados pelo empreendimento. h) Plano de Gerenciamento de Riscos: i) Plano de verificao da integridade e manuteno dos equipamentos e sistemas, com os procedimentos de testes e de verificao da integridade dos sistemas / equipamentos, a documentao dos mesmos e testes realizados, e os procedimentos previstos para a correo dos problemas operacionais ou em equipamentos / sistemas. j) Plano de atendimento a incidentes / emergncias, considerando a comunicao das ocorrncias aos rgos competentes, aes imediatas previstas e a relao de recursos materiais e humanos disponveis. k) Programa de treinamento dos funcionrios, cobrindo as prticas operacionais, a manuteno de equipamentos e sistemas e resposta a incidentes. l) Desenho(s), tal como construdo, com detalhes das cavas dos tanques, material de enchimento, localizao dos tanques, isomtrico das tubulaes, relao/especificao dos materiais: de enchimento de cava(s), tanque(s), tubulao(es) e demais acessrios (as built). m) Registro do pedido de autorizao para funcionamento na Agncia Nacional de Petrleo (ANP). n) Atestado de vistoria e aprovao do Corpo de Bombeiros. 1.4 - Exigncias tcnicas complementares: 1.4.1 - Sistemas de Armazenamento Subterrneo de Combustveis (SASC). A operao de descarga de combustveis dever ser provida de: Cmara de calada impermevel e estanque para a conteno de derramamentos. Descarga selada. Vlvula antitransbordamento. 1.4.2 - Tanque de parede dupla (construdo de acordo com a norma NBR 13785), com sensor de monitoramento intersticial. Cmara de acesso boca de visita, estanque e impermevel.
37 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Vlvula de reteno de esfera flutuante para a tubulao de respiro. 1.4.3 - A unidade de abastecimento (bomba), dever ser provida dos seguintes acessrios: Cmara de conteno estanque e impermevel, com sensor de deteco de lquidos. Vlvula de reteno, junto bomba, incluindo unidades de abastecimento de Diesel. As tubulaes de abastecimento devero atender s seguintes especificaes: Trechos horizontais com inclinao 1%, no sentido de um tanque. Tubulaes de suco devero ser flexveis e no-metlicas. Tubulaes que trabalham sob presso devero ser flexveis, encamisadas e no-metlicas. Tubulaes de respiro: parte enterrada flexvel e no-metlica. parte area metlica. Tubulaes de descarga distncia devero ser flexveis e nometlicas. 1.4.4 - O sistema de filtragem de Diesel dever atender s seguintes especificaes: Cmara de conteno estanque e impermevel, com sensor de deteco de lquidos. Vlvula de reteno, junto bomba do sistema de filtragem. A tubulao entre a bomba e o filtro, a tubulao do eliminador de ar e a situada entre o reservatrio de Diesel filtrado e a bomba da unidade de abastecimento, devero ser flexveis, encamisadas e nometlicas. 1.4.5 - Sistemas de Armazenamento Areo de Combustvel (SAAC). No caso da descarga ocorrer por meio de transferncia de produto para tanque subterrneo intermedirio, o sistema de descarga dever ser provido de: Descarga selada. Cmara de calada impermevel e estanque, para a conteno de derramamentos. Vlvula antitransbordamento no interior do tanque subterrneo. Tubulaes devero atender ao disposto em 1.4 e 3.1. No caso da descarga ocorrer diretamente para tanques areos, a operao de descarga de combustveis dever ser efetuada com a bomba e o veculo de descarga localizados em rea concretada
38 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

impermevel, dotada de sistema de conteno e drenagem dirigido para a caixa de segurana, situada fora da rea de descarga e interligada a sistema Separador gua/leo (SAO). 1.4.6 - As instalaes dos tanques de combustveis devero atender s seguintes especificaes: Bacia de conteno revestida com material no-combustvel e impermevel, conforme definido na norma (ABNT) NBR 7505-1, quanto a dimensionamento, disposio dos tanques, comandos e vlvulas. Tanques devero ser dotados de dispositivo corta-chamas e vlvula de alvio (presso e vcuo), construdo e dimensionado de acordo com a NBR 7505-1. Tanques devero ter alarme antitransbordamento. Tanques horizontais devero ser apoiados em bero, permanecendo acima do nvel da bacia de conteno, facilitando a inspeo visual. Tanques verticais devero ser apoiados em bero/estrutura, ou possurem fundos de parede dupla, com sensor de vazamento para o espao intersticial. Sistema de aterramento, com eficincia atestada por laudo tcnico. Conjunto moto-bomba do sistema de recalque de produto inflamvel deve ser apropriado para a rea classificada e estar localizado fora da bacia de conteno. Medidores de nvel do tipo magntico ou de bia. 1.4.7 - As bombas, conexes e sistemas de filtragem devero ser providos de cmara de conteno estanques e impermeveis. 1.4.8 - As tubulaes devero atender as seguintes especificaes: Tubulaes enterradas flexveis. Descarga distncia flexvel e no-metlica. Suco flexvel e no-metlica. Recalque flexvel e no-metlica. Respiro flexvel e no-metlica. Tubulaes areas (descarga distncia, suco, recalque e respiro) metlicas. 1.4.9 - Itens comuns s instalaes em SASC e SAAC.

Todas as tubulaes flexveis com permeabilidade menor ou igual a 2 g/m2.dia.

Obs: Apesar de no ser obrigatrio o uso em todos trechos, a utilizao de tubulao secundria flexvel (encamisamento) em todas linhas enterradas, em Postos de Servios, propicia as seguintes vantagens:
39 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Garante dupla proteo contra vazamentos nas linhas de suco e/ou recalque. Garante proteo mecnica tubulao primria, protegendo-a contra objetos pontiagudos, como pregos e ferramentas de escavao. Pode ser utilizada como tubo guia, permitindo a substituio da tubulao primria sem necessidade de quebra do piso. As reas de abastecimento devero ser dotadas de cobertura. Os pisos do estabelecimento devero ser construdos de acordo com as seguintes especificaes: A rea de descarga dever ter piso em concreto armado apropriado para as cargas, caimento para sistema de drenagem direcionado para Sistema Separador de gua/leo (SAO). No caso de descargas para tanques externos, o sistema de drenagem, da bacia de conteno, dever ser provido de caixa de segurana interligada ao Sistema Separador de gua/leo (SAO). rea de abastecimento piso em concreto armado, com caimento para sistema de drenagem, com canaletas, que dever estar localizado internamente projeo da cobertura e direcionado para sistema Separador de gua/leo (SAO). As reas de lavagem de veculos devero ter piso que no possibilite o acmulo ou infiltrao dgua, drenando o efluente para um sistema de tratamento provido de caixa desarenadora prpria interligada a Sistema Separador de gua/leo (SAO). Os efluentes lquidos do estabelecimento devero ser tratados visando o atendimento da legislao vigente, antes do lanamento em rede coletora ou corpos dgua. Os esgotos sanitrios gerados no estabelecimento devero ser segregados dos demais efluentes e lanados em rede pblica coletora ou receber tratamento no prprio local, de acordo com as normas NBR 7229 e 13969 (ABNT).

O leo usado coletado (queimado), dever ser armazenado em tanques tais como definidos pela classificao do empreendimento ou tambores localizados em rea dotada de bacia de conteno. No caso do armazenamento ser feito em tambores, a rea dever ser coberta. O leo coletado dever ser enviado para empresas de refino credenciadas pelo rgo ambiental e ANP Os resduos gerados no estabelecimento devero ter destinao adequada, atendendo a regulamentao da lei 8544, de 17 outubro

40

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

de 1978, que dispe sobre a preveno e controle da poluio do meio ambiente e demais legislaes e normas pertinentes. Os nveis de rudo emitidos pelo estabelecimento devero atender norma NBR 10151 (ABNT), conforme resoluo CONAMA n 1/90. proibida a emisso de substncias odorferas para a atmosfera, que possam incomodar a vizinhana. 1.5. - Procedimento para obteno da Renovao da Licena de Funcionamento. a) A emisso da Renovao da Licena de Funcionamento est condicionada apresentao de toda documentao necessria e ao cumprimento de exigncias tcnicas que podero ser formuladas pela Agncia Ambiental. b) Para formalizar o pedido de Licena de Funcionamento, ser necessria a apresentao dos seguintes documentos: c) Requerimento - modelo Agncia Ambiental. d) Apresentar comprovante de quitao da taxa (DAR). (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); e) Cumprimento da Resoluo CONAMA n 006/86 (publicao da solicitao da Licena de Funcionamento em um jornal de grande circulao local/regional e no Dirio Oficial do Estado). f) Laudo de estanqeidade dos sistemas e tanques instalados, feitos por firma e/ou profissional habilitado, quando ento ser necessria a apresentao de ART especfica. g) Atestados expedidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatizao e Qualidade Industrial INMETRO, ou entidades por ele credenciada, atestando a conformidade quanto fabricao, montagem e comissionamento dos equipamentos e sistemas. h) Registro do pedido de autorizao para funcionamento na Agncia Nacional de Petrleo (ANP). i) Atestado de vistoria e aprovao do Corpo de Bombeiros. j) No pedido de renovao dever apresentar os documentos comprobatrios de alteraes na titularidade dos empreendimentos, nos seus equipamentos e sistemas. 1.6 Desativao do empreendimento No caso de desativao, os estabelecimentos ficam obrigados a apresentar um plano de encerramento de atividades a ser aprovado pelo rgo ambiental competente, de acordo com a Resoluo CONAMA n273/2000.

41

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO J 1. - DIRETRIZES PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE BARRAGENS 1.1- OBJETIVO Esta diretriz tem por objetivo estabelecer os critrios Ambiental de BARRAGENS .
1.

para o Licenciamento

2 - CRITRIOS PARA O LICENCIAMENTO 1.2.1 Para fins de Licenciamento as atividades sero divididas em classes de acordo com o porte do Empreendimento, assim especificadas: 2.1.1- CLASSE I GRANDE PORTE 2.1.2 CLASSE II MDIO PORTE 2.1.3 CLASSE III PEQUENO PORTE 2.2 Sero enquadradas na Classe I, a Barragem com rea inundada igual ou acima de 100 ha. 2.2.1 A classe I, ter Licenciamento Normal, com a apresentao do Estudo de Impacto Ambiental e Respectivo Relatrio de Impacto Ambiental EIA / RIMA; 2.2.2 O valor a ser pago para a LICENA PRVIA da Classe I, ser de 60 ( sessenta) UPC de acordo com a Portaria n 136/97. 2.2.3 O valor a ser pago para a LICENAS DE INSTALAO da Classe I, ser de 125 UPC. 2.3 Sero enquadradas na Classe II, as Barragens com rea inundada abaixo de 100 at 10 ha . 2.3.1 A classe II, ter Licenciamento Normal, com a apresentao do Plano de Gesto Ambiental PGA. 2.3.2 O valor a ser pago para a LICENA PRVIA da classe II, ser o valor fixo de 24 (vinte e quatro). 2.3.3 - O valor a ser pago para a LICENAS DE INSTALAO da Classe II, ser de 75 UPC. 2.4 Sero enquadradas na Classe III, as Barragens com rea de inundao abaixo de 10 at 1 ha.

42

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

2.4.1 A classe III , ter licenciamento Ambiental Simplificado LAS, com a apresentao do Plano de Controle Ambiental PCA. 2.4.2 O valor a ser pago para o LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO LAS ser aquele definido pela Portaria n . 2.5 As BARRAGENS com rea inundada abaixo de 1(um) ha sero enquadrada no CADASTRO / LICENCIAMENTO

2.6 - O licenciamento dever ser requerido em formulrio da Agncia Ambiental, diretamente no protocolo. 1. 3 - DOCUMENTOS 3.1.- LICENA PRVIA - (LP) Requerimento DAR Publicaes conforme Resoluo CONAMA 006/86; Anuncia da(s) Prefeitura(s); Estudo Ambiental: EIA / RIMA, PGA ou PCA

3.2 LICENA DE INSTALAO (LI) Requerimento para LI ; Outorga de gua emitida pela SEMARH ; Cpia da Certido de Registro de Imveis; Contrato de Arrendamento se for o caso; Cpia do Contrato Social no caso de pessoa jurdica; DAR para LI ou LF; Publicaes da Licena requerida, conforme Resoluo CONAMA 006/86;

4 VALIDADE DAS LICENAS 4.1- LICENA PREVIA - 1 ANO 4.2 LICENA DE INSTALAO - 2 anos

43

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO K 1. - DIRETRIZES PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE ATIVIDADES DE IMPLANTAO E MELHORAMENTOS DE LINHAS DE TRANSMISSO.
1-

1-

OBJETIVO

Esta diretriz tem por objetivo estabelecer os critrios para o Licenciamento Ambiental das atividades de IMPLANTAO e MELHORAMENTOS DE LINHAS DE TRANSMISSO .
2-

2-

CRITRIOS PARA O LICENCIAMENTO

2.1 Para fins de Licenciamento as atividades sero divididas em classes de acordo com o porte da atividade, assim especificadas: 2.1.1- CLASSE I GRANDE PORTE 2.1.2 CLASSE II MDIO PORTE 2.1.3 CLASSE III PEQUENO PORTE 2.2 Sero enquadradas na Classe I, as Linhas com Tenso acima de 230 KV. 2.2.1 A classe I, ter Licenciamento Normal, com a apresentao do Estudo de Impacto Ambiental e Respectivo Relatrio de Impacto Ambiental EIA / RIMA; 2.2.2 O valor a ser pago para a LICENA PREVIA da Classe I, ser de 60 ( sessenta) UPC de acordo com a Portaria n 136/97. 2.2.3 O valor a ser pago para as LICENAS DE INSTALAO E FUNCIONAMENTO da Classe I, ser aquele definido pela Portaria n 136/97. 2.3 Sero enquadradas na Classe II, as Linhas com Tenso igual ou abaixo de a 230 KV e acima de 69 KV. 2.3.1 A classe II, ter Licenciamento Normal, com a apresentao do Plano de Gesto Ambiental PGA. 2.3.2 O valor a ser pago para a LICENA PRVIA da classe II, ser o valor fixo de 24 (vinte e quatro). 2.3.3 - O valor a ser pago para as LICENAS DE INSTALAO E FUNCIONAMENTO da Classe II, ser de 50 (cinqenta) UPCs at o limite de 10 Km de extenso , a partir deste, dever ser acrescido 4 (quatro) UPCs por Km.
44 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

2.4 Sero enquadradas na Classe III, as Linhas com Tenso igual ou abaixo de 69 KV e acima de 34 KV. 2.4.1 A classe III, ter licenciamento Ambiental Simplificado LAS, com a apresentao do Plano de Controle Ambiental PCA. 2.4.2 O valor a ser pago, aquele especificado LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO LAS. para o

2.5 As Linhas de Transmisso com Tenso igual ou inferior a 34 KV , so enquadradas no registro/licenciamento. 2.6 - O licenciamento dever ser requerido em formulrio da Agncia Ambiental, diretamente no protocolo. 3 - DOCUMENTOS 3.1 DOCUMENTOS PARA LICENCIAMENTO 3.1.1- LICENA PRVIA - (LP) Requerimento; Registro na ANEEL; DAR para LP; Publicaes conforme Resoluo CONAMA 006/86; Anuncia da(s) Prefeitura(s). Estudo Ambiental: EIA / RIMA, PGA ou PCA, de acordo com os critrios acima estabelecidos.

3.1.2 LICENA DE INSTALAO e FUNCIONAMENTO (LI e LF) Requerimento para LI ou LF; Registro na ANEEL; DAR para LI ou LF; Publicaes da Licena requerida, CONAMA 006/86;

conforme

Resoluo

4 VALIDADE DAS LICENAS 4.1- LICENA PRVIA - 1 ANO 4.2 LICENA DE INSTALAO - 2 anos 4.3 LICENA DE FUNCIONAMENTO - 10 ANOS

45

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

46

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

ANEXO L 1. - DIRETRIZES DE ENQUADRAMENTO DE FONTES POLUIDORAS PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO LAS. 1.1 - CLASSIFICAO DE ATIVIDADE 1.1.1 CRIAO DE ANIMAIS Pecuria at 100 bovinos Avicultura at 25.000 aves. Suinocultura: * criao at 10 matrizes * terminao at 100 sunos Aqicultura: 3.000 a 6.000 m de lminas dgua 11.2 - IND. DE MINERAIS NO METLICOS - Cadastro de micro empresa 1.1.3 - IND. METALRGICA - Cadastro de micro empresa 1.1.4 - IND. MECNICA - Cadastro de micro empresa 1.1.5 - IND. MATERIAL ELTRICO - Cadastro de micro empresa 1.1.6 - IND. MATERIAL DE TRANSPORTE - Cadastro de micro empresa 1.1.7 - IND. MADEIRA - Cadastro de micro empresa 1.1.8 - IND. MOBILIARIA - Cadastro de micro empresa 1.1.9 - IND. PAPEL E PAPELO - Cadastro de micro empresa 1.1.10 - IND. BORRACHA- Cadastro de micro empresa 1.1.11 - IND. COUROS E PELES - Cadastro de micro empresa 1.1.12 - IND. QUIMICA - Cadastro de micro empresa 1.1.13 - IND. PROD. FARMACUTICOS - Cadastro de micro empresa 1.1.14 - IND. PERFUMARIA, SABO E VELAS - Cadastro de micro empresa 1.1.15 - IND. DE MATERIAIS PLSTICOS - Cadastro de micro empresa 1.1.16 - IND. TXTIl - Cadastro de micro empresa 1.1.17 - IND. VESTURIOS, CALADOS E ART. TECIDOS - Cadastro de micro empresa 1.1.18 - IND. PRODUTOS ALIMENTARES 1.1.18.1 - Abate de animais: Avicultura 500 aves/dia Suinocultura 10 sunos/dia Bovinocultura 10 bovinos/dia Piscicultura 500 peixes/dia Ind. de Laticnios 1.000 litros/dia; Ind. diversas - Cadastro de micro empresa 1.1.19 - IND. DE BEBIDAS E ALCOOL - Cadastro de micro empresa 1.1.20 - IND. FUMO - Cadastro de micro empresa 1.1.21 - IND. EDITORIAL E GRFICA - Cadastro de micro empresa 1.1.22 - IND. DIVERSAS - Cadastro de micro empresa 1.1.23 - SISTEMA DE IRRIGAO - At 10 hectares 1.1.24 - EXTRAO MANUAL DE AREIA E ARGILA 1.1.25 - EXTRAO DE CASCALHO - At 01 hectare ou 10.000 m ou 20.000 m
47 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

1.1.26 - OUTRAS FONTES - Anlise Individual ANEXO N 1. - IMPLANTAO DE AQUICULTURA. 1.1 - SELEO DA REA (alguns critrios importantes a serem observados): a) b) c) d) e) f) g) Distncia de centros urbanos, observar se o local pretendido est localizado em zona rural; Verificar disponibilidade para ampliaes futuras do projeto; As tendncias de expanso urbana para a regio (crescimento da cidade); A topografia do terreno deve ser inferior a 10%; A relao com a vizinhana em um raio de 1.000 m ; Caractersticas hidrogeolgicas da rea (formador de bacia hidrogrfica, tipo de vegetao etc.); Caractersticas ambientais (proximidades com APAS, parques, etc.);

1.2 - TIPOS DE LICENA As pisciculturas sero enquadradas no processo de licenciamento de acordo com a lmina dgua utilizada na criao, tendo as seguintes variaes de licenciamento. 1.2.1 CADASTRO Pequeno porte: produtores que possuem pisciculturas de at 3.000 m de lmina dgua faro somente um cadastro de registro/licenciamento, junto ao rgo ambiental, tendo este cadastro um ano de validade. 1.2.1.1 - Documentos necessrios: Requerimento Modelo da Agncia (CADASTRO); DAR Taxa de licenciamento, 3 (trs) UPCs; Documento de comprovao da existncia legal do interessado; pessoa fsica - RG e/ou CPF, se pessoa jurdica Cadastro de micro empresa. Croqui de acesso da propriedade. Outorga de agu ou documento de dispensa, emitida pela SEMARH. 1.2.2 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL SIMPLIFICADO LAS Os pequenos produtores que possuem pisciculturas entre 3.000 e 6.000 m de lmina dgua faro um Licenciamento Ambiental Simplificado junto ao rgo ambiental. Tendo esta licena validade de um ano. 1.2.2.1 Documentos necessrios: Requerimento Modelo da Agncia (LAS); DAR Taxa de licenciamento, 8 (oito) UPCs; Uso do Solo, adquirido junto prefeitura municipal;
48 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Documento do imvel ou contrato de locao, arrendamento ou autorizao do proprietrio. Outorga de gua emitida pela SEMARH. MCA- Memorial de Caracterizao de Aquicultura. Anotao de Responsabilidade tcnica do projeto. 1.2.3 LICENA DE AQUICULTURA. As pisciculturas com lmina dgua superior a 6.000 m faro um Licenciamento junto ao rgo ambiental conforme a Lei n 13.025 de 17 de janeiro de 1997, que dispe sobre a pesca, aqicultura, tendo esta licena trs anos de validade. 1.2.3.1 - Documentos necessrios: Requerimento Modelo da Agncia (LICENA DE AQUICULTURA) DAR Taxa de licenciamento; (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); Uso do Solo, adquirido junto prefeitura municipal; Certido da SANEAGO, declarando se o manancial de abastecimento pblico. Outorga de gua emitida pela SEMARH. Documento do imvel ou contrato de locao, arrendamento ou autorizao do proprietrio. Plano de controle ambiental PCA incluindo projeto especfico de Controle da Poluio Anotao de Responsabilidade tcnica do projeto. Comprovante de cumprimento da Resoluo do CONAMA n006/86. 1.2.4 LICENA PARA TANQUE REDE Visando o acompanhamento de novas tcnicas de cultivo, a Agncia Ambiental vem normatizar o uso do tanque-rede em propriedades particulares, lagos e rios estadual, de acordo com as exigncias ambientais pertinentes a este tipo de criao. O licenciamento do uso do tanque-rede se dar atravs da anlise tcnica ambiental do projeto de manejo da criao e monitoramento das aes impactantes, tendo esta licena um ano de validade. 1.2.4.1 - Documentos necessrios: Requerimento Modelo da Agncia (LICENA DE AQUICULTURA) DAR Taxa de licenciamento; (Valor calculado pelas formulas definidas no Capitulo V da Lei 8544 de 17/10/78); Documento do imvel ou contrato de locao, arrendamento ou autorizao do proprietrio.
49 OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Plano de controle ambiental PCA incluindo projeto especfico de Controle da Poluio Anotao de Responsabilidade tcnica do projeto. Memorial descritivo dos equipamentos utilizados na criao. Outorga de gua ou documento de dispensa, emitida pela SEMARH. 1.2. 5 - Projetos a serem apresentados:
a)

b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l)

Anexo B das Diretrizes para licenciamento e apresentao dos planos e projetos ambientais; Objetivo principal da implantao do projeto; Caracterizao tcnica da atividade, (sistemas de criao, caractersticas dos animais, nmero total de animais, alimentao fornecida, sistema de manejo adotado, produo final esperada...); Caracterizao tcnica da propriedade (mapa da propriedade com rea total, rea de reserva legal e permanente, locao da rea construda do estabelecimento no mapa, locao dos cursos dgua...); Plano de controle de dpteros; Produo de resduos slidos e/ou lquido em relao ao tipo de criao; Mtodos de aproveitamento dos resduos produzidos; Justificativa tcnica do projeto proposto; Memorial de clculo e justificativo para os projetos que contenham sistemas de controle da poluio); Equipamentos utilizados para manuteno da criao e do sistema adotado; Fontes de abastecimento de gua e sua utilizao na propriedade; Bibliografia consultada.

Observaes: Na elaborao dos Projetos Ambientais, devem ser tambm observadas as diretrizes constantes nas Normas Brasileiras Registradas - NBRs e demais legislaes e normas pertinentes. Os projetos devero sempre visar ao atendimento das diretrizes e os padres estabelecidos segundo regulamentao da Lei N. 8.544 de 17 de outubro de 1978, Lei n 13.025 de 13 de janeiro de 1997, que dispe sobre a pesca, aqicultura e proteo da fauna aqutica, Lei n 12.596, de 14 de maro de 1995, que institui a Poltica Florestal do Estado de Gois, Resoluo/CONAMA/N 020 de 18 de Junho de 1986 e da resoluo CONAMA 237 de 19 de Dezembro de 1997, em seu Anexo I

50

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

PORTARIA N 007/96. ARTA ANOTAO AMBIENTAL Nome do profissional

DE

RESPONSABILIDADE

TCNICA N.

Titulo profissional

Designao do conselho ou ordem de fiscalizao profissional (COP)

N. do registro UF no COP

Endereo do profissional

Telefone

Nome do contratante ou Empreendedor.

CGC ou CPF.

Endereo para correspondncia Resumo do servio ambiental objeto da anotao.

Telefone

Este documento anota perante a Agncia Ambiental de Gois a responsabilidade tcnica ambiental pelo servio descrito acima. Assinatura _________________________ Local e data __________________________ _________________________ Profissional Contratante ou Empreendedor
PARGRFO NICO - DOS PROFISSIONAIS, PESSOAS FSICAS, QUE NO FOREM VINCULADOS AO CREA SER EXIGIDO A EMISSO DO ARTA ANOTAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA AMBIENTAL, CONFORME MODELO.

51

OBS; Documento sujeito a revises peridicas.

Вам также может понравиться