Вы находитесь на странице: 1из 9

Backdraft com sada

Date: 17 septembre 2011 23:36:59 Sujet: Tactique et cas rels

Criar uma abertura no alto parece a soluo quase ideal para evitar um backdraft. Na realidade, essa ao pode realmente melhorar as coisas, mas deve ser feita em funo de uma boa anlise. Em alguns casos, o resultado pode no ser o esperado. E se quando os bombeiros chegam essa abertura j existe, as coisas se complicam um pouco mais ... Vamos ver como a sada de fumaa uma boa soluo, mas tambm casos em que a sua presena provavelmente no ser suficiente, ou pior, pode ser enganosa. Para entender o que acontece, vamos nos concentrar em duas coisas: a situao do local antes do backdraft e o desencadeamento do backdraft. O efeito do backdraft relativamente bem conhecido: exploso que atinge as pessoas localizados no caminho da onda de choque, destri mais ou menos as estruturas e assim por diante. Mas, e antes?

A fumaa preta Inicialmente temos um incndio de cmodo. As chamas que esto presentes no cmodo so chamas de difuso. Sua parte inferior adequadamente oxigenada, o que explica a progresso do fogo. Mas o topo das chamas atinge uma zona de CO e CO2, presa pelo teto. A parte superior das chamas no consegue capturar o oxignio e essa combusto incompleta (apenas na parte superior da chama) produz fumaa negra, carregada de carbono. Adicionado a isso o fato de que a chama de difuso muito sensvel ao toque: basta ela tocar uma pea de mobilirio, a parede ou teto, que ela produz fumaa tambm. Em ambos os casos (chama em uma rea sub-oxigenada ou tocando algo, ou ambos simultaneamente), a fumaa produzida preta. Sabendo que a fumaa produzida por uma perturbao da chama, podemos inferir que quando a chama desaparece, vai cessar a produo de fumaa negra. Ela pode permanecer presa no quarto, mas a produo vai parar. A fumaa branca Quando aquecemos um elemento combustvel (pedao de madeira, por exemplo), ele comea a secar, produzindo vapor de gua, visvel como

"fumaa branca". Uma vez a gua evaporada, entramos na fase de pirlise, que tambm produz fumaa branca (gases de pirlise). Em nosso cmodo, como havia fogo, havia calor, que permanece presente. Os elementos quentes vo continuar a pirolisar, mesmo quando o fogo ser extinto. O desencadeamento do backdraft A combusto consome oxignio, mas a pirlise, no. Supondo-se que no h entrada de ar, enquanto h combusto, h chama e, como h chama, h consumo de oxignio. A taxa de oxignio vai, portanto, diminuir no cmodo, at no ser mais suficiente: o fogo, ento, ir apagar-se. Mas a pirlise continuar, pois o quarto est quente e a pirlise no requer oxignio. No cmodo, a mistura de gs agora est acima do seu limite superior de inflamabilidade: rico demais para inflamar-se. Nesta fase, j que no h entrada de ar, no h mais movimento de gases. O teto de fumaa suavemente desce at o cho, os sons tornam-se surdos (pois a fumaa abafa o som). Quando abrimos a porta (por exemplo) vai entrar no ar e a fumaa sair. Primeiro, a fumaa vai sair por toda a rea da porta, uma vez que est presente at o cho. Depois, haver um movimento de suco: o ar vai entrar e se misturar com a fumaa. A mistura vai assim tornar-se inflamvel. Dois casos podem ocorrer: ou o local tem uma fumaa muito quente que, ento, sofrer auto-ignio; ou ainda h brasas. Estas, por si s, no bastam para desencadear a inflamao, mas sero ventiladas atravs da abertura. Quando elas voltarem a ter chamas, vo colocar fogo na fumaa. O poder da exploso vai depender do estado da mistura quando a ignio ocorrer. A relao entre a quantidade de ar que entra e a quantidade de fumaa que sai afetar o resultado. Por exemplo, se o ar entra em pequena quantidade e a fumaa sai muito rapidamente, podemos imaginar que, no momento da ignio, a mistura muito pobre e, neste caso, no haver nenhuma exploso. O volume de fumaa O problema que difcil saber o volume de fumaa mas, principalmente, sua evoluo. H gerao de fumaa durante um incndio, mas depois que o fogo extinto a fumaa continua a ser gerada, por pirlise. Claramente, o cmodo em modo "pr-backdfraft" no uma sala cheia com um volume de fumaa claramente definido e constante: uma sala onde a produo de fumaa continua.

Quando as chamas esto presentes, grande parte da fumaa queimada (esquerda). Mas quando no h chamas, a fumaa de pirlise no queimada. Assim, elas so emitidas em grande quantidade. Basta saber que a fumaa da foto direita produzida apenas pelo fechamento, por alguns segundos, de uma pequena caixa de madeira com um foco composto unicamente de papel e madeira, para imaginar o volume de fumaa que alguns cmodos de uma casa podem produzir. A criao de uma sada deve levar em conta a extrao da fumaa produzida inicialmente, mas tambm da fumaa que continua a ser produzida. Comparao Vamos tampar uma pia e ench-la com gua. Em seguida, fechar a torneira e abrir o dreno. Um pequeno dreno ser o suficiente para esvaziar a pia. Mas se deixarmos a torneira aberta quando abrimos a evacuao, vemos que a pia vai demorar muito mais tempo para esvaziar. Acima de tudo, se o fluxo da torneira maior que o fluxo de escape, a pia vai continuar a encher! Claramente, se a sada muito pequena e se a produo de fumaa continua grande, teremos uma sada elevada de fumaa, que poderia dar a impresso de eficcia da abertura, quando na verdade ela ser pequena demais. As presses Dentro do cmodo, uma vez que est quente, a presso interna maior do que a externa. Uma abertura no alto vai permitir a liberao da fumaa, mas no a entrada de ar. O ar poderia entrar somente se a presso externa fosse mais forte do que a presso interna. Ou seja, uma abertura no topo no vai permitir a entrada de ar. Analisemos os passos:

1. O quarto est em chamas. H uma sada de fumaa no alto e uma abertura em baixo. Deste modo, o fogo alimentado com o ar. A abertura canaliza a sada de fumaa e fixa o fogo. As pessoas evacuam o local. Observemos bem que um dos propsitos das sadas de fumaa criar uma espcie de chamin para fixar o fogo numa rea e assim ajudar na evacuao. 2. Final da evacuao. Geralmente fecha-se a porta. Portanto, no h mais a entrada de ar por baixo. O fogo no est recebendo mais ar (oxignio) e assim diminui de intensidade, e depois se apaga. 3. O fogo est extinto, mas o quarto ainda est quente. A pirlise continua, produzindo uma grande quantidade de fumaa. H, assim, ao mesmo tempo produo de fumaa por pirlise e extrao da fumaa atravs da sada. Tal como acontece na nossa pia cuja torneira est aberta ao mesmo tempo que o dreno. Salvo excees (abertura enorme ou muito pequena), teremos uma situao ambgua, evoluindo lentamente. Os sinais Vejamos agora os sinais clssicos de backdraft.
Sinais Fogo no visvel Sons surdos Justificativas Porque na maioria dos casos est apagado. Pois no h movimento de gases porque no h entrada de ar. Assim, no tem mais corrente de conveco, e a fumaa desceu ao cho e abafa o som. O calor ainda est presente, a fumaa continua a ser produzida e o seu volume aumenta a presso no cmodo. s vezes possvel sentir os vidros vibrarem.

Vidros que vibram

Sada de fumaa na A ausncia de conveco faz com que a fumaa baixe at parte inferior das o cho e a presso a faz sair por baixo das portas aberturas Fuligem nos vidros Tambm causada pela ausncia de corrente de conveco, que faz a fumaa descer at o cho e a fuligem depositar-se nas paredes e vidros.

O que vemos que estes sinais existem somente por duas razes: aumento da presso dentro do cmodo e presena de fumaa at o cho. Mas s podemos ter que essa sobrepresso e a descida da fumaa com uma condio: que no haja sada! Isto significa que a presena de uma sada vai mudar os sinais. Efeito da sada Retomemos o desenvolvimento do fogo, desta vez, imaginando a presena de uma sada. No diagrama abaixo, esquerda, sem uma sada, temos uma sobrepresso no quarto e o teto de fumaa desce at o cho. Os sinais so

visveis: a fuligem nas janelas, fumaa saindo da parte inferior da porta, temperatura uniforme, sons surdos (abafados) ... Agora imagine que temos uma sada. Uma espcie de equilbrio estabelecido entre a extrao (sada) e a produo (pirlise). Teremos um teto de fumaa que vai baixar se a pirlise produzir mais fumaa do que a sada pode extrair. Ou o inverso: se a sada maior, o teto de fumaa pode baixar ou levantar conforme a evoluo na quantidade de fumaa produzida pela pirlise.
Mas neste caso (diagrama da direita), as janelas no ficam necessariamente cobertas de fuligem, a fumaa sai pelos lados da porta, a temperatura no uniforme e os sons so claros porque no h mais fumaa na parte de baixo do cmodo. Adicionado a isso, vamos ver fumaa saindo da abertura, dando uma sensao de segurana para aqueles que pensam que ter uma sada evita quaisquer riscos. Pior ainda, se a fumaa muito quente pode pegar fogo ao sair, pelo simples fato de que ento que ele encontra oxignio que lhe faltava.

Neste caso, teremos chamas na abertura, que parecem vir do foco. A armadilha est armada: nenhum sinal emitido pela estrutura corresponde aos sinais de backdraft. Pior, as chamas visveis, os sons claros, a camada bem definida de calor, a estratificao da fumaa, so todos sinais normalmente associados ao risco de flashover, no de backdraft. No entanto, o fogo continua apagado: s h chamas na sada. Falta comburente no cmodo. Estamos, portanto, confrontados com uma iluso total. Ao abrir-se a porta do cmodo, o ar fresco ir entrar, modificar a mistura, ativar as brasas e causar um backdraft. Backdraft com chamin em um mini-simulador Durante a formao de formadores do grupo Tantad , demonstraes com mini-simulador permitem mostrar aos alunos os perigos dos backadrafts com

sada de fumaa. Aqui esto imagens extradas de um vdeo mostrando tais efeitos.

O formador deixou aberta uma sada pequena no teto e fechou a porta (foto esquerda). Assim, a fumaa sai pelo alto, e assim, no h sinais visveis na porta. O formador fecha a sada (foto da direita) e imediatamente os sinais (sobrepresso) aparecem na porta.
Na foto ao lado, a fumaa saindo no alto pegou fogo. A porta foi fechada e depois reaberta. Um backdraft est prestes a ocorrer. As chamas continuam visveis no alto, mas no dentro do local. Estas chamas no vm do foco, mas sim da inflamao da fumaa que sai da chamin. Backdraft com sada de fumaa no alto:http://www.youtube.com/watch?v=5 X5-Wp_tEZE

Mais forte ... Em muitos casos, descobrimos que backdrafts produzidos com sada de fumaa aberta foram mais violentos e ocorreram mais rapidamente. Isto provavelmente vem do fato de que, sem sada no alto, a abertura da porta serve tanto para extrair a fumaa (por cima) quanto para deixar o ar entrar (pela parte inferior) Ou seja, a superfcie para entrada de ar limitada pelo fato de que parte da superfcie da porta usado pela fumaa.

Quando h uma sada, uma parte da fumaa escapa por ela, liberando uma parte da superfcie da porta, o que promove a entrada de ar. A mistura, portanto, evolue mais rapidamente. E as brasas, recebendo mais ar, pegam fogo de novo mais rapidamente, detonando a exploso. Nota: ns vemos tambm que em interveno (atendimento dos bombeiros), a abertura de uma sada no alto provoca um aumento da potncia trmica quando tambm est presente uma abertura em baixo. A razo que remover a fumaa pelo alto libera espao na entrada, o que favorece a penetrao de ar na casa. A abertura boa ou ruim? De fato, a questo no to simples. O trabalho do bombeiro deve ser feito num esprito de melhoria contnua: ele observa a situao, analisa-a, determina uma ao e executa-a. Em seguida, deve analisar a situao novamente para saber se sua ao foi bem sucedida. Com base nesta nova anlise, ele vai determinar a prxima ao a ser tomada e assim por diante. Se quando o bombeiro chega no local no h abertura para sada de fumaa, ele pode analisar a situao, criar uma sada e, em seguida, re-analisar. Pode, portanto, saber se sua ao eficaz ou no. Mas se j existe uma sada (ou mesmo um pequeno buraco no telhado), no possvel comparar a situao"antes" com "depois" da criao da sada. neste caso que precisa haver conscincia que os sinais esto perturbados. A anlise deve levar em conta esta perturbao. Se o bombeiro acredita que a anlise deu um resultado incerto, ento melhor aumentar a abertura para ter maior vazo. Assim ser possvel ver se isso realmente melhora a situao. Um caso exemplar Alguns anos atrs, os bombeiros de um centro de resgate localizada no sul de Bruxelas (Blgica) foram chamados para um incndio em um supermercado de tamanho mdio. Naquele dia, o supermercado estava fechado. Na chegada ao local, os bombeiros constataram a presena de chamas no teto. Fogo visvel, fumaa que sai, era possvel pensar que era um incndio no telhado, ou que havia fogo dentro da loja. A equipe, ento, optou por forar a porta para atacar o fogo; e ao mesmo tempo colocar a escada, com certeza para atacar o fogo visvel. Uma bservao cuidadosa das imagens mostra que, na verdade, apenas as janelas escurecidas fazem duvidar da situao. Neste caso, o fogo est apagado e a fumaa que sai de pirlise. Muito quente, ela pega fogo na sada e ento produz fumaa negra. Dentro da loja, h somente fumaa e reas quentes: o local est, portanto, em modo pr-backdraft com abertura. Sendo difcil forar a porta, os bombeiros decidem quebrar o vidro. O

bombeiro designado posiciona-se, por precauo, na esquerda da parte de vidro, para quebrar o vidro protegendo-se pela parede de tijolos. De incio, ele tenta, sem sucesso, quebrar o vidro de cima, mas consegue fazer um buraco (estimado em apenas 30 centmetros de dimetro) na parte inferior. Segue-se uma aspirao imediata de ar para o interior (efeito clssico antes de exploso). A prxima imagem fala por si ...

A ltima foto desta srie mostra o interior do local, confirmando a dificuldade de analisar-se: os livros esto muito queimados no alto, danificados pelo calor. Mas no aqueles na parte inferior. Assim, parece que nunca houve muito calor por igual no local, como no caso de um backdraft "clssico". Portanto, podemos presumir que, desde o incio at o fim do fogo, este local nunca emitiu os sinais clssicos de um backdraft, simplesmente porque foram perturbados pela sada. A soluo? Ela consistia sem dvida em agir como se a sada no existisse e criar uma ou mais outras. Pode ser o princpio mais simples. Concluso Deve-se sempre analisar a situao antes da ao, determinar a ao e verificar a sua eficcia atravs de uma anlise mais aprofundada. Se uma ao j foi realizada e no foi possvel analisar a situao antes dela, o melhor

parece ser sempre questionar a eficcia desta ao. Note tambm que o exemplo deste backdraft mostra que extremamente perigoso analisar um nico sinal e tirar concluses precipitadas. Devemos analisar o conjunto dos sinais, olhar os resultados e ver se, por acaso, um dos sinais no entraria em contradio com os outros. No incidente descrito acima, tudo parece indicar uma ausncia de risco de backdraft. Tudo, exceto a fuligem nas janelas. essa informao contraditria que deve levar o bombeiro a prestar ainda mais ateno, porque claramente "isso no normal."

Вам также может понравиться