Вы находитесь на странице: 1из 3

GOMEZ, Diego J. Duquelsky. Entre a Lei e o Direito: Uma Contribuio Teoria do Direito Alternativo. Trad.

. Por Amilton Bueno de Carvalho e Salo de Carvalho. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2001.

Diego J. Duquelsky Gomez professor de Teoria Geral e Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. colaborador da crtica do direito vinculado alternatividade no seu pas. A obra Entre a Lei e o Direito produto da sua dissertao de mestrado no Master em Teoras Crticas Del Derecho y La Democracia, da Universidad Internacional de Andaluca, e discute a teoria do Direito Alternativo frente nova estrutura social mundial. O livro Entre a Lei e o Direito traz uma nova perspectiva a respeito do Movimento do Direito Alternativo, agregando novos elementos a essa teoria. Dividida em trs partes, Diego inicia com um breve estudo do Direito e do Estado na atualidade, perpassando pela evoluo da estrutura estatal at o Estado Social e sua crise, que reflete a fragilidade da regulamentao nacional frente globalizao da economia e das instituies que surgiram com ela. Em seguida, aborda a trajetria dos Movimentos Sociais aos Novos Momentos Sociais (NMS), e trata das aes do Estado em busca de desarmar as manifestaes, e das estratgias utilizadas pelos NMS para neutralizar essa disperso. Tratando especificamente do Direito Alternativo, o autor o classifica como mais que uma mera teoria, e sim um movimento e expe a funo poltica emancipadora do direito, frente aos novos interesses sociais, na criao de um novo senso comum. Ao tratar do processo que levou crise do Estado Social e das transformaes da funo do direito, na primeira parte, o autor apresenta o pensamento funcionalista de Nikklas Luhmann, segundo o qual a complexidade do sistema poltico resulta na sua legitimao, no pelo acordo entres os cidados, mas por um lado, pela passividade de todos ao aceitar as decises administrativas, e por outro, pela suposio por parte desse sistema que h tal aceitabilidade. A teoria de Luhmann traz um novo paradigma cientfico, considerando a crise do Estado de Bem-Estar fundamentalmente terica, destacando-se por ser uma viso alternativa. Diante das mudanas no mundo mercantil e da desregulamentao, e ao no atendimento das garantias jurdicas materiais e processuais, incompatveis com os ideais neoliberais, desenvolvese o direito reflexivo como uma nova forma de regulao, de carter referencial e negociador, exercendo a funo de guia da sociedade.

Na segunda parte, Diego Gomes, apoiando-se em Boaventura de Sousa Santos, afirma que a histria da modernidade vincula-se histria do capitalismo, fato que acarretou a dominao do pilar da regulao sobre o pilar da emancipao. A passagem da cidadania cvica para a cidadania social trouxe a conquista de importantes direitos sociais. Porm, a ampliao dessa cidadania afetou o campo da subjetividade atravs do desenvolvimento da burocracia e da vigilncia sobre os indivduos, suprimindo o princpio da comunidade. Diante deste novo quadro social-poltico, surgem os Novos Movimentos Sociais que defendem a volta da subjetividade acima da cidadania. O autor traa as caractersticas desses Novos Movimentos, que incluem uma orientao emancipatria e antimodernista, estrutura organizacional em forma de rede, entres outras. As tticas dos NMS dirigem-se contra o Estado capitalista, o qual exerce a funo de dispersar as contradies sociais, atravs dos elementos estruturais do Direito (a retrica, a burocracia e a violncia), convertendo o conflito social em conflito jurdico. Tratando especificamente do Direito Alternativo, o professor aborda as caractersticas e a histria do Movimento (MDA). O MDA busca um instrumento prtico-terico para os operadores jurdicos, que desejam colocar seu saber e atuao no ponto de vista de uma sociedade radicalmente democrtica. Considerando o direito como prtica de natureza discursiva, Gomez aborda os usos do direito apresentados por Amilton Bueno, para analisar os distintos sentidos da expresso Direito Alternativo. O uso alternativo do direito busca a democratizao da norma atravs de uma interpretao emancipadora, utilizando-se das contradies e ambigidades do ordenamento. Tais antinomias e lacunas so o alvo do positivismo de combate, e devem ser denunciadas pelos juristas, segundo as ideias do garantismo, a fim de contestar o no reconhecimento de conquistas histricas e democrticas j positivadas. Com o pluralismo jurdico, sustenta-se o pensamento de que o Estado no a nica fonte de normas jurdicas, mas a sociedade tambm cria suas prprias regras, que no podem ser consideradas como inferiores s estatais. Diante das transformaes sociais advindas da globalizao e com a crise do Estado Social e dos seus sistemas de controles e garantias, Gomez afirma que estamos vivendo um processo de neofeudalizao da regulao social, em que as decises tomadas fora dos Estados nacionais fogem do controle democrtico, voltando a formas neo-absolutistas do poder pblico. Com o enfrentamento e a negao desse direito vigente pelos Novos Movimentos Sociais, o Estado prope algumas medidas para solucionar o conflito, que, em suma, permitem o que no podem combater e dispersam a contradio por maior tempo possvel, e com o

redescobrimento da legalidade, os NMS possuem um aliado no Poder Judicirio, possibilitando uma iniciao a uma cultura alternativa. Cabe, assim, ao campo jurdico reconstruir a teoria do direito, com um novo senso comum jurdico, produto da luta social, combinando democracia representativa e democracia participativa, num processo de transformao emancipatria eterna. Entre a Lei e o Direito renova a temtica do Movimento de Direito Alternativo, apresentando todo o processo que levou ao surgimento dessa corrente na nova estrutura do modelo jurdico contemporneo. Na sua essncia, o Direito Alternativo visa atrelar a lei justia, levando em conta o interesse e a realidade social, recriando e revitalizando a norma. Porm, deve-se atentar a forma pela qual os ideais alternativos sero aplicados, no podendo confundir o MDA com discricionariedade na aplicao da norma. O Direito Alternativo no pode ser utilizado como alegao ao no respeito aos princpios constitucionais de uma nao. Dessa forma, o Direito Alternativo, como apresentando na obra de Diego Gomez, de fundamental importncia para a sociedade, uma vez que remete reflexo do real papel do direito na comunidade, mas desde que aplicado de modo a garantir a segurana jurdica. Esta obra traduzida direcionada para todos os brasileiros que desejem aprofundar-se na histria, natureza e objetivos do Direito Alternativo e no pensamento do crtico Diego J. Duquelsky Gomez. Entre a Lei e o Direito traz teses que realmente complementam a Teoria do
Direito Alternativo e a Teoria Crtica, possibilitando aos leitores a construo de uma nova forma de pensar e produzir direito, comprometido com o mbito social.

Resenha para a disciplina de Histria do Direito, do Primeiro Semestre do Curso Direito da Universidade da Bahia, Professora Ftima Noleto.
Aluna: Juliana Farias Costa

Вам также может понравиться