Вы находитесь на странице: 1из 3

1) Com o declnio do pensamento aristotlico e com a entrada do novo modelo mecnico da fsica de Newton, foi aplicado uma nova

concepo do corpo e um novo saber sobre o homem. Enquanto a nova fsica transformava o mundo fechado em universo infinito, Descartes se propunha a investigar os domnios da subjetividade. A subjetividade ento passa a ser constitudo e o conhecimento e a verdade. Desde Descartes, a representao o lugar de morada da verdade, sendo o problema central o de saber se chegamos a ela pela via da razo ou pela via da experincia. Descartes dota a subjetividade de ideias e princpios inatos, fornecendolhe a garantia divina contra o isolamento absoluto. O recurso de se trabalhar com ideias inatas e aos princpios lgicos universais como estruturadores da subjetividade; faz com que se retire uma ideia de homem numa forma individualizada. Penso, logo sou tem o objetivo de trazer uma essncia humana, muito ligada a uma conscincia (verdade).

2) A psicanlise traz a ideia que a conscincia um mero efeito de superfcie do Inconsciente. A partir deste momento, a subjetividade deixa de ser entendida como um todo unitrio, identificado com a conscincia e sob o domnio da razo, para ser uma realidade dividida em dois grandes sistemas o Inconsciente e o Consciente. A psicanlise ento passa a no ocupar nenhum lugar existente; ela opera uma ruptura com o saber existente e produz o seu prprio lugar.

3) No estudo de Foucault, a loucura no se apresentava como uma substncia que tendo permanecido longo tempo ocultado pela ignorncia, fez finalmente seu aparecimento sob a visada aguda racionalidade. Literalmente, a loucura no existia, o que existia era a diferena e o lugar da diferena. O ponto de vista mais significativo da viso cartesiana da loucura que, a loucura no atingia o pensamento, mas apenas o homem. No havia, segundo Descartes, um pensamento louco. Loucura e pensamento eram dois termos que podem ser definidos por excluso, pois o pensamento era regulado pela razo; opondo-se loucura. O homem pode ficar louco, o pensamento no.

4) Antes de aparecer no indivduo, a loucura j estava presente como disposio hereditria. Na impossibilidade de apontar um substrato material da loucura, isto , de localizar no corpo do indivduo a substncia louca, a psiquiatria procurava esse substrato na famlia do louco. A hereditariedade familiar passa a ser, desta forma, o modo de substancializao da loucura. A loucura era doena sem corpo, ela era literalmente uma doena mental.

5) Na medida em que o trauma no de ordem fsica, ressurge a necessidade de o paciente narrar sua histria pessoal para que o mdico pudesse localizar o momento traumtico responsvel pela histeria. O que Charcot no esperava era que dessas narrativas surgissem sistematicamente histrias cujo componente sexual desempenhasse um papel preponderante. Estava selado o pacto entre a histeria e a sexualidade; pacto esse que foi recusado por Charcot e que se transformou em ponto de partida e ncleo central da investigao freudiana. 6) nos primeiros trabalhos junto a Bruer que Freud lana uma noo que vai desempenhar um papel fundamental na elaborao da teoria psicanaltica: a noo de defesa. Quando Freud abandona a hipnose e solicita de seus pacientes que procurem se lembrar do fato traumtico que poderia ter causado os sintomas, Freud verifica que tanto a sua insistncia quanto os esforos do paciente esbarravam com uma resistncia, para que as ideias patognicas se tornassem conscientes. 7) Por trs razes; a primeira: a fonte psquica da excitao to inesgotvel que a tenso eternamente reativada; a segunda: o psiquismo no pode funcionar como o sistema nervoso e resolver a excitao atravs de uma motora imediata, capaz de evacuar a tenso (no psiquismo, toda resposta inevitavelmente mediatizada por uma representao, que s pode efetuar uma descarga parcial); e a terceira: Freud denomina de recalcamento o objetivo de recalcamento no tentar evitar o desprazer que reina no inconsciente, mas evitar o risco extremo que o eu correria por satisfazer a exigncia pulsional de maneira integral e direta. 8) O sistema Inconsciente: Tem por misso, escoar a tenso o mais depressa possvel e tentar atingir o prazer absoluto.

Compe-se exclusivamente de representantes pulsionais; Freud os denomina de representaes inconscientes; tambm chamados de representantes de coisa por elas consistirem em imagens.

As representaes de coisa so de natureza principalmente visual e fornecem a matria com que se moldam os sonhos e, em especial, as fantasias.

As representaes inconscientes de coisa no respeitam os limites da razo, da realidade ou do tempo o inconsciente no tem idade. O sistema inconsciente funciona segundo os mecanismos de

condensao e deslocamentos, destinados a favorecer uma circulao fluente de energia. Os sistemas pr-consciente/ consciente: Esse grupo busca igualmente o prazer, mas, diferindo do inconsciente, tem por misso redistribuir a energia energia ligada e esco-la lentamente, seguindo as indicaes do Princpio da realidade. Os representantes dessa rede so chamados representaes prconscientes e representaes conscientes. As representaes pr-conscientes so representaes de palavra. As representaes conscientes, so compostas de uma representao de coisa, agregada representao da palavra que designa essa coisa.

Os dois sistemas buscam a descarga, ou seja, o prazer; enquanto o primeiro tende ao prazer absoluto e obtm apenas um prazer parcial; o segundo, por sua vez, visa obter e obtm um prazer moderado.

Вам также может понравиться